Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os proprietários de lotes deverão realizar a limpeza da sua propriedade até o dia 05 de março de 2021.

A partir dessa data, e até o dia 20 de março, a Prefeitura irá notificar os donos de lotes que não realizarem a limpeza de seus lotes.

A partir do dia 20 de março, a Prefeitura, através da secretaria de Infraestrutura, irá realizar roçagem, remoção e destinação final dos resíduos sólidos nos lotes que não atenderam a notificação feita, a um custo de 70 centavos o metro quadrado.

Esse valor será calculado, juntamente com a multa prevista pelo descumprimento do decreto, no valor de R$ 158,85 (cento e cinquenta e oito reais e oitenta centavos).

O proprietário terá que efetuar o pagamento do custo total à Prefeitura, em até 10 dias após a realização do serviço.

Caso o município não seja ressarcido, o devedor será incluído na dívida ativa.

Fiscalização
A secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão ficará responsável pela fiscalização do cumprimento das determinações previstas na lei.

Em caso de reincidência no período de um ano, a multa será aplicada em dobro.

Fonte: ASCOM
11
Fev / 2021

INFORME

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, (Sutrans), informa que a Rua Jatobá será interdita na manhã desta quinta-feira (11), para realização de asfaltamento nas imediações do canal. 

A intervenção, que seria realizada hoje, foi interrompida em função das chuvas.

A recomendação é de que os motoristas que precisarem acessar os bairros Cidade Alta e Alvorada deverão utilizar a Avenida Kichiro Murata. 

A via estará devidamente sinalizada.

Fonte: ASCOM

Continua na manhã desta quinta-feira (11), o recapeamento de um trecho da Rua Rondônia, na quadra em frente à Mimoaço. A Superintendência de Transporte e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães (Sutrans), vai realizar a sinalização do local.

O serviço, que seria realizado hoje, foi interrompido em função das chuvas.

Durante o curto período em que serão realizadas as intervenções, o motorista que precisar acessar essa região, deverá utilizar a Avenida Barreiras ou a Rua José Cardoso de Lima.

A requalificação da Rua Rondônia faz parte do ‘Programa Novo Centro’, lançado pelo prefeito Júnior Marabá. 

Na medida em que o asfaltamento for avançando, os agentes da Sutrans irão fechar outras ruas, seguindo até a Avenida JK.

A programação será atualizada diariamente e poderá sofrer alterações.

Fonte: ASCOM

Os Agentes de Endemias e de Saúde de Luís Eduardo Magalhães passaram por capacitação nesta quarta-feira (10). O vice-prefeito Filipe Fernandes, participou da abertura e destacou a importância dos trabalhadores para a saúde do município.

“Eu gostaria hoje de parabenizar todos vocês e reconhecer a importância dos senhores e das senhoras para o município. Muitas gestões tratam como custo, mas essa gestão trata como economia. Hoje o papel de vocês é fundamental para a nossa gestão”, pontuou.

No encontro, foi apresentado o projeto ‘Minha Rua Limpa’, que tem o objetivo de eliminar os focos de Dengue no Município atuando bairro a bairro. E vai funcionar em quatro frentes:

Ação 01 - Limpeza de quintais: O morador vai fazer a limpeza do quintal e deixar os resíduos sólidos na frente da casa. Esses resíduos serão recolhidos pela Prefeitura.

Ação 02 - Coleta de lixo: Serão distribuídos adesivos e panfletos com o dia e turno para coleta de lixo.

Ação 03 - Recolhimento de material de construção: O morador será impedido de colocar sobras de materiais de construção nas calçadas, como tijolos, areia e brita.

Ação 04 - Limpeza de lotes: Após a publicação do decreto 148 de 05 de fevereiro, os proprietários serão obrigados a realizar a limpeza e dar manutenção nos seus lotes.

Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Darkson Marques, a diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Fischer; a diretora de Atenção Básica, Maysa Ducatti; a Diretora de Vigilância à Saúde, Juliana Melo; a gerente de Promoção de Saúde Bucal, Jurema Gregório; a Gerente de Vigilância Epidemiológica¸ Ana Luiza Lima; o consultor Francisco Vitória; o coordenador de Endemias, Paulo Nei Pereira e o supervisor Geral de Endemias, Florisval Teles.

Fonte: ASCOM

Em mais uma ação de saúde pública, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Agricultura e Indústria e Comércio, promoveu nessa terça-feira (09), a palestra sobre regularização dos produtos de origem animal, ministrada pelo diretor do serviço de Inspeção Municipal, Claudinei pires.

Na oportunidade, os proprietários de açougues que atendem na feira do bairro Santa Cruz, puderam entender a importância da inspeção como fomento econômico e de segurança alimentar para toda a cadeia produtiva.

No encontro, o diretor de agricultura, Kenni Henke apresentou a proposta de implantação de um complexo modular de abate de aves e pescados. E o diretor de Indústria e Comércio, Gilson Sena falou sobre os projetos de adequação e melhorias para o atendimento da população que frequenta as feiras do Município.

Fonte: ASCOM

Sua fase na adolescência também não foi fácil devido a depressão, a crise de ansiedade, dentre outras coisas. Os anos foram se passando e Vânia conheceu seu esposo, com quem tem um filho, se formou como cabeleireira, mas infelizmente ainda carregava consigo o tão pesado fardo da depressão e por esta razão tinha pensamentos suicidas e atentou por diversas vezes contra a própria vida, a ponto de ir parar no hospital sem saber o que havia acontecido. 

Certo dia, após lesionar a coluna na academia ficou impossibilitada de malhar, foi então que sentiu dentro de si, a necessidade ser útil na vida de alguém, de fazer a diferença. Então teve a brilhante ideia de dançar em casa mesmo, e assim fez.

Retornou pra Divino em 2019 e decidiu convidar uma prima pra dançar juntas na sala de casa, foi então que teve início a Zumba, essa prima levou junto duas filhas, que levaram uma amiga pra dançar também, foi então que a sala ficou pequena, surgiu uma amiga muito querida que cedeu o terraço de sua casa para as aulas, foi ótimo, mas não foi o suficiente, pois a turma só foi aumentando, havendo assim a necessidade de ir para um lugar maior, migrando então para o parque de exposições. Hoje Vânia conta com o total de 37 alunas e não recebe nenhum centavo para ministrar suas aulas. Segundo Vânia, o Zumba é a realização de um sonho, sonho de fazer a diferença na vida do próximo, pois há vários relatos de alunas, que também sofriam de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, pressão alta, obesidade, entre outras coisas, que tiveram melhor qualidade de vida após a Zumba.

Para Vânia, o Zumba também é uma ferramenta de cura, pois através desse projeto sua saúde mental e psicológica tiveram um grande progresso, a ponto de ela abandonar os medicamentos que tomava por conta da depressão e crise de ansiedade.

Fonte: oimpactopublicidade

O tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza, da Polícia Militar (PM) de São Paulo, foi alvo de ofensas racistas durante sua palestra em um curso online nesta terça-feira (9). Duas pessoas invadiram a apresentação, rabiscaram mensagens com termos racistas, que também foram replicadas no chat da sala com todos os participantes. Um boletim de ocorrência foi registrado sobre o caso.

Souza coordena o Programa de Combate ao Racismo da PM de São Paulo e participava da 1ª edição do Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, realizado pelo Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O curso está sendo ministrado para mais de 2 mil alunos de todos os Estados e países vizinhos.

O IRI-USP informou em nota que, nesta terça-feira Souza, foi recebido para uma exposição sobre o programa que coordena e os desafios para o combate ao racismo no contexto da atividade policial. “Às 17:26h, um usuário começou a hostilizar o palestrante com termos racistas, chegando inclusive a tomar o controle da apresentação e rabiscar tais termos na tela compartilhada com todos os participantes. Também aparece no chat às 17:30h um outro usuário disparando injúrias racistas e foi retirado da sala pela nossa equipe”, disse o instituto.

Uma denúncia foi feita ao diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, e o registro da ocorrência foi feito no 14º DP (Pinheiros). “A Diretoria do IRI-USP manifesta repúdio a todo e qualquer ato de injúria racial que fere os princípios constitucionais da honra e dignidade da pessoa humana que balizam a parceria com a REDPPOL e as demais instituições parceiras”, declarou em nota. REDPPOL é a sigla para Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial de quem partiu a iniciativa para a realização do curso.

Em nota, a PM disse que “repudia veementemente os ataques com ofensas raciais e mensagens de ódio” dirigidos ao oficial da corporação. “Como membro do grupo revisor do Manual de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e profundo conhecedor da matéria, o tenente-coronel Souza foi convidado pela organização do curso para, justamente, expor o programa da PMESP de combate ao racismo quando, logo no início da exposição, sofreu ataque cibernético que comprometeu desenvolvimento do trabalho”, apontou.

O Estadão mostrou em dezembro que o tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza se tornou o responsável por rever os procedimentos da PM paulista para combater o racismo nas ruas do Estado. Souza foi designado para o grupo de trabalho que está reformulando o manual de direitos humanos da corporação.

“O procedimento operacional será claro: o racismo não será tolerado”, disse na oportunidade o oficial.

O ataque racista foi comentado pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, em suas redes sociais.

– A # FogoNosRacistas não subirá, não haverá artigos indignados na mídia, nem protestos do movimento negro. Para essa gente, vidas negras negras importam só quando se trata de bandidos e militantes. Minha total solidariedade ao PM e repúdio ao ataque racista! – escreveu.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Um relatório confidencial da Organização das Nações Unidas revelada pela imprensa da Coreia do Sul, nesta quarta-feira (9), indicou que a Coreia do Norte roubou mais de 300 milhões de dólares (R$ 1,6 bilhão) em criptomoedas. A quantia seria destinada a investimentos nos programas nuclear e balístico do país – o que é proibido pela comunidade internacional.

De acordo com o grupo de especialistas no controle da aplicação de punições contra a Coreia do Norte, calcula-se que “no total, o roubo de bens virtuais cometidos pelo país entre 2019 e novembro de 2020 alcança o valor de US$ 316,4 milhões”, estima o grupo.

Segundo o levantamento, o valor estimado teve origem em dois roubos cometidos no fim de 2020. As quantias foram desviadas de instituições financeiras e bolsas de valores.

O roubo só foi descoberto porque especialistas da ONU estavam investigando um ataque hacker em setembro do ano passado que resultou no “desaparecimento” de 281 milhões de dólares. Um mês depois, outra ação cibernética atribuída a hackers norte-coreanos levou 23 milhões de dólares.

– Uma análise inicial dos vetores utilizados para o ataque e os meios utilizados posteriormente para lavar a receita ilícita revela fortes vínculos com a República Popular Democrática da Coreia do Norte – afirma o relatório.

HACKERS EXPERIENTES
A Coreia do Norte é conhecida por treinar hackers que causam prejuízos a nível internacional. Sabe-se que empresas e instituições da Coreia do Sul, por exemplo, já foram alvos de ataque do vizinho. Os Estados Unidos também são um alvo comum, visto que é um dos países mais impõe sanções econômicas contra o país de Kim Jong-un.

Um dos episódios mais conhecidos dos ataques norte-coreanos aconteceu em 2014, quando a Sony Pictures Entertainment foi alvo de invasões como uma forma de retaliação pela lançamento do filme The Interview (A Entrevista), em que o ditador Kim Jong-un é ironizado.

Fonte: Pleno News

A Justiça Federal do Distrito Federal (DF) decidiu rejeitar uma denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Sara Winter por “ameaçar” o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua decisão, o juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal Criminal, ainda determinou que o MP proponha um acordo com a ativista.

Sara Winter havia sido denunciada pelo MP por injúria e ameaça contra Moraes em junho do ano passado. A medida ocorreu após ela ter sido alvo de uma ação da Polícia Federal (PF) no chamado inquérito das Fake News.

A decisão do magistrado foi publicada nesta segunda-feira (8). Ele rejeitou a acusação e afirmou que crimes contra a honra não são compatíveis com a Constituição de 1988.

“Não é razoável que alguém possa perder a liberdade ou ter direitos restringidos por dizer o que pensa, ainda que de alguma forma suas expressões possam macular a honra ou a imagem
de outrem […] As faculdades de reivindicação e protesto em nenhuma hipótese poderá o Direito Penal recortá-las, por mais aborrecedoras que essas manifestações possam se revelar”, escreveu o juiz.

Fonte: Pleno News

Uma professora de 35 anos foi presa pela Polícia da Flórida, nos Estados Unidos, por manter relações sexuais com uma aluna. Hayley Morgan Hallmark, que também é treinadora de futebol, iniciou o relacionamento com a menina ainda em 2018, quando ela tinha 15 anos. Desde então, elas passaram a ter encontros sexuais em diversos locais, incluindo a sala de aula, após os treinos. A informação é do jornal NY Post.

– A adolescente explicou que a ré e ela realizavam esses atos dentro da sala de aula, acobertando as câmeras da sala e encostando-se na porta, para que ninguém pudesse entrar – informou o relatório policial ao qual o jornal teve acesso.

De acordo com as investigações, elas se aproximaram em 2017, quando a menina ainda tinha 14 anos e estava terminando o último ano do ensino fundamental. Professora e aluna passaram a trocar mensagens de texto, que logo evoluíram para mensagens de cunho sexual e troca de fotos nuas. A partir daí, elas passaram a ter encontros sexuais após as aulas.

Ainda de acordo com o depoimento da jovem, elas também se encontravam tanto na casa da professora quanto na sua própria casa. O relacionamento terminou em agosto de 2020.

Hayley foi colocada em licença administrativa e, no dia seguinte, teve um mandado de prisão emitido. O superintendente distrital afirmou que irá recomendar a suspensão sem remuneração da professora enquanto o processo criminal estiver em andamento.

Fonte: Pleno News

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (9) que começará a experimentar reduzir a exposição de conteúdos políticos no feed de notícias dos usuários da rede social. O teste irá contemplar uma pequena porcentagem de usuários do Brasil, Indonésia e Canadá já nesta semana, informou a companhia, que também irá aplicar o experimento ao público americano nas próximas semanas. Conteúdos de contas governamentais, agências de saúde e outros órgãos oficiais regionais serão isentos do teste.

A rede social afirma que um “ponto comum” levantado pelos usuários é que eles não querem que temas políticos tomem conta do feed de notícias. Por isso, a medida tem como objetivo entender as preferências das pessoas e experimentar diferentes soluções alternativas, com a aplicação de um questionário à base de pessoas impactadas.

O Facebook frisa que a medida não irá excluir totalmente o conteúdo político da plataforma, que corresponde, em média, a 6% do que é exibido.

– Nosso objetivo é preservar a habilidade das pessoas de procurar e interagir com conteúdo político no Facebook, enquanto respeitamos o apetite de cada um pelo que fica no topo do feed de notícias – escreveu Aastha Gupta, diretor de produto da companhia.

Ao longo de 2020, a rede social de Mark Zuckerberg sofreu pressão da sociedade por permitir que campanhas de desinformação e de notícias falsas tomassem conta do feed de notícias. A empresa respondeu banindo anúncios políticos às vésperas das eleições americana, que aconteceram em novembro.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Na tarde desta quarta-feira (10), o Instagram derrubou a conta da atriz e apresentadora Antônia Fontenelle. Ela possui mais de milhões de seguidores na plataforma.

Em entrevista ao colunista Leo Dias, do portal Metrópoles, Fontenelle disse que usava o perfil para divulgar seu trabalho.

– Uso minhas redes para divulgar meu trabalho. O Instagram está uma bagunça e uma briga política. Mas até o demônio vai saber que derrubaram meu perfil e vão ter que colocar minha conta de volta – apontou.

A apresentadora também não ter publicada na rede social que possa ter ido contra as diretrizes da empresa.

– De um jeito ou de outro, só pela sacanagem que fizeram. Um Instagram com 3 milhões e 200 mil seguidores, verificado. Não postei nada que pudesse ir contra as diretrizes da rede. Vai ser resolvido de um jeito ou de outro – ressaltou.

Antônia Fontenelle também foi questionada sobre um live que fez com Marcelo Ribeiro, ator que participou do polêmico filme de Xuxa, Amor Estranho Amor.

– A live foi no meu canal do youtube e foi super respeitosa. Xuxa me mandou mensagem super fofa, agradecendo por ter entrevistado Marcelo e pela forma como conduzi. A questão foi política mesmo, e eu vou fazer um inferno até devolverem minha conta – explicou.

Fonte: Pleno News

Ao falar que a greve dos professores fracassou em São Paulo, o jornalista Augusto Nunes se pronunciou contra o filósofo, professor e escritor Paulo Ghiraldelli, que o criticou em um vídeo, publicado em dezembro de 2020.

– Apareceu um vídeo de um sujeito dizendo que estou devastado por drogas, bebidas, vida dissoluta. Fui ver o nome do cara que os professores, agora, celebram: Paulo Ghiraldelli. [Ele] se apresenta como filósofo. Vou dar alguns exemplos das obras dele, só para a gente saber com quem lida. Eu convido os professores, que gostaram do vídeo [de Ghiraldelli] a adotarem nas aulas as ‘lições’ do Paulo Ghiraldelli – declarou o jornalista.

Em seguida, o jornalista começou a expor o filósofo.

– Em 2013, ele publicou no Twitter que esperava que a Rachel Sheherazade fosse estuprada. Aí, a Rachel meteu-lhe um processo pela proa, que é o que eu vou fazer. E ele teve o desplante de dizer que hackearam, o computador dele, e publicaram essa ofensa. Ela [Rachel] provou que ele tinha feito isso [escrito o comentário no Twitter]. Além de tudo, [Paulo] é covarde. Em fevereiro de 2016, ele era professor da Universidade [Federal] Rural do Rio de Janeiro. Ele publicou um artigo cujo título é o seguinte, ‘Pedofilia Saudável: Jesus Era Pedófilo’. E [ele] justifica essa tese com a frase ‘vinde a mim as criancinhas’. E disse que Jesus já gostava das crianças, talvez até gostasse de dar de mamar às criancinhas. Terceira tese do nosso filósofo: ele disse que o coito anal foi a prática única depois que surgiu o homem porque eles demoraram milhares de anos praticando coito anal com outros homens e animais, e [somente] muitos anos depois os homens passaram a ter sexo com mulheres. (…) Esse cara, agora venerado pela esquerda, que me atacou, [também] escreveu coisas horrorosas sobre Lula, PT, [e] pede dinheiro nas redes sociais. Então, é o seguinte: primeiro eu lido com ele na Justiça – declarou.

Augusto Nunes também desafiou admiradores de Ghiraldelli a usarem os materiais citados.

– Eu ‘quero’ que todos os professores, incomodados com as críticas que eu faço, passem a seguir o filósofo de araque, que é um completo canalha, e usem o material que ele publica como material escolar. Ensinem isso às crianças, começando pela tese sobre Jesus – ironizou.

Fonte: Pleno News

A força-tarefa da Lava Jato anunciou, na quarta-feira (10), nova denúncia contra o ex-ministro José Dirceu e mais 14 investigados por formação de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude à licitação.

A peça é a primeira a ser apresentada pela Lava Jato após os trabalhos serem anexados ao Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal. A denúncia acusa Dirceu e o ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, de participar de esquema de propinas em troca de favorecimento de duas empresas de recursos humanos em contratos com a estatal.

A Procuradoria afirma que as empresas Hope Recursos Humanos e Personal Service foram favorecidas em licitações e que a competitividade das contratações pela Petrobras no setor estava sendo fraudada, pois ambas vinham vencendo processos licitatórios sequenciais em dez anos.

As acusações que baseiam a denúncia partem do resultado de uma Comissão Interna de Apuração da Petrobras que apurou os contratos firmados com as duas empresas após a 17ª fase da Lava Jato, a ‘Pixuleco’. Segundo o relatório final da comissão, as empresas de Recursos Humanos firmaram 167 contratos de prestação de serviços no total de R$ 6,88 bilhões entre outubro de 2004 a setembro de 2015. Deste total, cerca de R$ 6,11 bilhões (88%) foram contratados ou geridos pela Diretoria de Serviços, de Renato Duque.

As fraudes licitatórias incluíam fixação de preço, divisão de mercado entre concorrentes e cobertura e compartilhamento de informações sensíveis. Ao menos 24 licitações públicas ocorridas entre 2002 e 2014 teriam sido afetadas.

Um destes casos seria a contratação da Personal em 2013 para a prestação de serviços suplementares na Regional Bacia de Campos. A comissão interna da Petrobras apontou que houve um cancelamento do processo licitatório com justificativa inconsistente por parte da Diretoria Executiva, além de um direcionamento de empresas indicadas para a segunda licitação.

Em delação premiada, os operadores financeiros Milton e José Adolfo Pascowicht revelaram que Renato Duque, José Dirceu, Luiz Eduardo, Roberto Marques e Fernando Moura receberam R$ 18 milhões em propinas para beneficiar a Personal em 40 contratos e aditivos. O pagamento teria sido realizado por Arthur Edmundo Alves Costa, então sócio majoritário da Personal.

Em relação à Hope Recursos Humanos, as propinas chegaram a pelo menos R$ 30 milhões e teriam sido pagas por Raúl Andrés Ortúzar Ramírez, Rogério Penha da Silva e Wilson da Costa Ritto Filho. Todos também foram denunciados. Segundo os delatores Pascowicht, Renato Duque teria recebido cerca de 40% dos valores (R$ 240 mil) e José Dirceu, 30% (R$ 180 mil).

VEJA A LISTA DE DENUNCIADOS PELA LAVA JATO:

Arthur Edmundo Alves Costa: delito de cartel, fraude à licitação, crime de corrupção ativa

Márcio Antônio de Souza Pereira: delito de cartel, fraude à licitação

Renato de Souza Duque: delito de cartel, corrupção passiva

Eugênio Dezen: fraude à licitação

Orlando Simões de Almeida: fraude à licitação

José Eduardo Carramenha: fraude à licitação

José Dirceu de Oliveira e Silva: corrupção passiva, lavagem de dinheiro

Luis Eduardo Oliveira e Silva: corrupção passiva

Roberto Marques: corrupção passiva

Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura: corrupção passiva

Raúl Andrés Ortúzar Ramírez: corrupção ativa, lavagem de dinheiro

Rogério Penha da Silva: corrupção ativa

Wilson da Costa Ritto Filho: corrupção ativa, lavagem de dinheiro

Rui Thomaz de Aquino: lavagem de dinheiro

Luiz Eduardo Falco Pires Correa: lavagem de dinheiro

*Estadão

Fonte: Pleno News

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (10) que as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrerão entre os dias 6 e 9 de abril. Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que tenham interesse em concorrer a uma vaga em universidades públicas deverão realizar sua inscrição por meio da página do Sisu. O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 será publicado no dia 13 de abril.

Estão aptos a se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2020 que não zeraram na prova de redação e que não tenham participado como treineiros. De acordo com o MEC, as datas para os candidatos aprovados efetuarem a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino escolhida no Sisu será de 14 a 19 de abril.

Os inscritos que não forem aprovados na chamada única do Sisu ainda poderão disputar uma das vagas ofertadas através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse nesta lista será de 13 a 19 de abril. O Enem 2020 foi realizado de forma presencial nos dias 17 e 24 de janeiro e na versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano em razão da pandemia do coronavírus.

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação em que são ofertadas vagas para acesso ao ensino superior em instituições públicas federais, estaduais ou municipais. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida no Enem, que nesta edição terá a divulgação dos resultados finais dos participantes só no fim de março.

As instituições de ensino federais poderão ter vagas reservadas para quem se formou em escola pública e para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência. O candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham escolhido a mesma opção.

Veja abaixo o cronograma de inscrição do Sisu:

6 a 9 de abril: inscrições
13 de abril: resultado da chamada única
13 a 19 de abril: prazo para entrar na lista de espera
14 a 19 de abril: matrícula da chamada única

*Estadão

Fonte: Pleno News

Em um vídeo publicado por Sikêra Jr. em suas redes sociais nesta quarta-feira (10), o apresentador da RedeTV! criticou o fato de presidiários brasileiros terem direito à vacina contra a Covid-19 antes do “cidadão de bem”. Para ele, o Brasil é um “país desmantelado” por permitir a medida.

– Esse é um país desmantelado […] Qual é a resolução? Tem que vacinar primeiro os presos. Por quê? Porque é o futuro desse país. Primeiro os presos. E meu pai e minha mãe? E eu? Meu filho? Como faz? “Não, vocês podem esperar. Os presos não” – apontou.

Sikêra Jr. disse ainda não se preocupar com os presos, já que eles não estão “nem aí para sua vida”.

– Isso é palhaçada, rapaz, quer vacinar primeiro os presos… [antes do] cidadão que tá em casa preso […] ‘Tão nem aí para sua vida. Aí vou me preocupar com quem está lá dentro? Problema de quem foi para lá. Ninguém convida ninguém para presídio, não. Eles vão porque querem, porque aprontam. Tem que cuidar do cidadão de bem, que já está “arrombado” – concluiu.

 

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta terça-feira (9), a 33ª DP de Realengo ouviu funcionários do motel Queen, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para apurar a acusação de estupro do MC Maylon contra o vocalista do Molejo, Anderson Leonardo. Quatro trabalhadores do estabelecimento em Sulacap garantiram que não viram ou escutaram “nenhuma anormalidade” na suíte 104, na madrugada de 11 de dezembro do ano passado.

O gerente do motel confirmou que Anderson esteve no motel naquela madrugada, mas disse que as imagens das câmeras de segurança já tinham sido apagadas e sobrepostas com novas imagens. Ele acrescentou que há uma rotina de inspeção diária nos apartamentos e que não havia nada de incomum, como objetos quebrados ou manchas de sangue na roupa de cama.

A camareira responsável pela arrumação do local após a estadia de MC Maylon e Anderson Leonardo confirmou que não encontrou nenhuma anomalia no local. Ela também negou ter ouvido pedidos de socorro ou gritos.

Nesta quarta-feira (10), foi ouvida também a irmã do cantor, Riana, por volta das 15h30. Seu depoimento deve ser relevante para apontar mais detalhes sobre o caso, já que ela teria imagens de ambos interagindo um com outro no dia seguinte ao suposto estupro.

ENTENDA
Maycon Douglas Pinto do Nascimento Adão, mais conhecido como MC Maylon, conta que havia marcado uma reunião com Anderson Leonardo, mas o cantor teria insistido que o encontro ocorresse no motel. Lá, ele teria sido agredido e estuprado pelo vocalista do Molejo. Nesta terça-feira (9), a Polícia Civil encontrou vestígios de sangue e sêmen na peça íntima do funkeiro.

Em depoimento na última sexta-feira (5), Anderson confessou ter tido relação sexual com MC Maylon, mas de forma consentida. Ele disse ainda que passou a ser vítima de chantagem por parte do jovem e de sua mãe, Jupira Nascimento.

– Aconteceu tudo de forma consensual; foi tudo permitido. Essa acusação de estupro eu nego. Meu depoimento já foi dado aqui para todas as autoridades, e serão apuradas todas as verdades. E a verdade é que aconteceu, sim, uma coisa entre mim e ele, mas tudo permitido de ambos os lados – afirmou o cantor.

Fonte: Pleno News

Em agenda com prefeitos nesta quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que uma nova rodada de auxílio emergencial está sendo discutida, mas que o governo não tem “dinheiro no cofre” para bancar a retomada do benefício, o que deve afetar o endividamento do país.

– A arrecadação esteve praticamente equivalente no município, tendo em vista o auxílio emergencial que volta a ser rediscutido. Não é dinheiro que eu estou tirando do cofre, é endividamento. Isso é terrível também – declarou o presidente aos prefeitos.

Com o aumento de despesas públicas em função da pandemia do novo coronavírus, a dívida pública fechou 2020 em R$ 6,615 trilhões, o que representa o patamar recorde de 89,3% do Produto Interno Bruto (PIB), patamar recorde.

O agravamento da pandemia, no entanto, pressiona o governo a uma nova rodada do auxílio emergencial. Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, a equipe econômica aceita uma nova rodada de R$ 200 por três meses, desde que o Congresso aprove medidas de contenção de gastos e um novo marco fiscal para dar respaldo jurídico à retomada do benefício.

Bolsonaro ainda indicou que o governo poderá dar novo apoio aos municípios neste ano. O chefe do Executivo voltou a dizer que as medidas “na pronta linha” de combate à pandemia da Covid-19 foram tomadas por governadores e prefeitos, enquanto ao governo federal coube enviar “recursos e meios”.

– O presidente foi deixado de lado em grande parte das suas atribuições, a não ser mandar recursos e meios, o que nós fizemos. Se for preciso, no corrente ano, a gente vai continuar com esse atendimento a vocês (prefeitos) porque vocês não têm quem socorrê-los – disse o presidente em breve reunião com prefeitos no Ministério da Educação.

No ano passado, o governo federal direcionou socorro financeiro a estados e municípios para o enfrentamento da crise sanitária do novo coronavírus. Ao contrário da União, que terminou 2020 com rombo recorde nas contas públicas, governadores e prefeitos fecharam no azul no ano passado, graças à ajuda do governo federal.

Segundo Bolsonaro, é preciso conviver com a doença e voltar a trabalhar.

– Vamos ter que conviver com esse vírus, não adianta falar que passando o tempo vai resolver. Estão vendo que não vai. Novas cepas estão aparecendo. Agora, o efeito colateral do tratamento inadequado mata mais gente do que o vírus em si – afirmou o presidente.

E acrescentou:

– A economia não voltou ainda. Por isso eu apelo: quem puder abrir, abra o comércio. Vejo alguns municípios até protestando contra o respectivo governador – destacou Bolsonaro.

A conversa com os prefeitos, que durou menos de 20 minutos, não estava prevista na agenda oficial do presidente. Ele participou de uma agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que desde cedo está reunido com os prefeitos.

Após a visita ao MEC, Bolsonaro se deslocou para o Ministério da Defesa.

O chefe do Executivo participou de almoço, seguido de reunião, com o ministro da pasta, Fernando Azevedo. O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, também participou do encontro.

*Estadão

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |