Blog Santo Antônio
Notícias

A Justiça de São Paulo negou um pedido feito pela ex-BBB e médica Thelma Assis para excluir publicações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) das redes sociais. A decisão, tomada pela juíza Paula Fernanda Navarro, tratava de postagens em que o parlamentar acusava a médica de hipocrisia, por ela ter gravado uma campanha pró-isolamento social e, depois, ter se reunido em uma praia com amigas do reality show da Globo.

Na sentença, a magistrada afirmou que não poderia promover a retirada do conteúdo, já que as declarações feitas pelo parlamentar eram verdadeiras. A juíza ainda declarou que “o fato de o réu [Eduardo Bolsonaro] externar essa opinião contrária ao pensamento da autora [Thelma] não é, por si só, passível de controle pelo Poder Judiciário”.

– Ambas as partes envolvidas no litígio são públicas e estão sujeitas a críticas positivas e negativas em suas atividades profissionais, podendo também exercer o direito de defender as suas opiniões, que foi exatamente a atitude da autora – destacou a juíza.

Além da negativa sobre a exclusão do conteúdo, a magistrada também negou a decretação de segredo de Justiça sobre o processo, alegando que o fato de as duas partes serem pessoas públicas não seria motivo suficiente para tal determinação.

1ª parte da decisão judicial em favor de Eduardo Bolsonaro Foto: Reprodução
2ª parte da decisão judicial em favor de Eduardo Bolsonaro Foto: Reprodução
Fonte: Pleno News

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou nesta quarta-feira (20) a descoberta de uma inscrição grega de 1.500 anos, com as palavras “Cristo, filho de Maria”. Desenterrada na antiga vila de Taibe, norte de Israel, a peça representa uma das primeiras evidências de uma presença cristã do início da era bizantina.

Os pesquisadores identificaram a inscrição desbotada, que data do século 5 d.C. [Depois de Cristo], em uma parede na entrada de um fascinante edifício decorado com mosaicos geométricos. De acordo com a arqueólogoa Yardenna Alexandre, em entrevista ao The Jerusalem Post, a equipe se surpreendeu ao constatar que havia descoberto a primeira igreja bizantina no povoado de Taibe.

A doutora Leah Di Segni, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, explica que os cristãos da época usavam a expressão “Cristo, filho de Maria” como uma saudação ou bênção e com ela cumprimentavam uns aos outros na entrada do templo. Por isso, acredita-se que o termo foi inscrito acima da porta da igreja, como forma de abençoar todos que adentrassem no santuário.

Taibe foi uma vila do período bizantino entre os séculos V a VII, tornando-se posteriormente uma fortaleza na época das Cruzadas. O local não foi mencionado no Novo Testamento, mas a descoberta concretiza a tese dos pesquisadores de que havia presença de cristãos na área durante aquele tempo.

Fonte: Pleno News

O presidente da VenezuelaNicolás Maduro, fez um apelo ao novo chefe do executivo norte-americano, Joe Biden, pela mudança de posicionamento da nação acerca do governo venezuelano. Durante o Prêmio Nacional de Cultura, nesta quarta-feira (20), Maduro manifestou o desejo de “melhorar o relacionamento com os Estados Unidos” e pediu o fim do que ele chama de “demonização da revolução bolivariana”.

– Me chamou a atenção que o presidente Joe Biden falou sobre a “demonização” que fizeram a eles [Democratas]. Eles pediram para superarmos a demonização que os supremacistas e a extrema direita fizeram das forças políticas lideradas por Biden, então pensei: “podemos fazer o mesmo”. Peço ao governo dos EUA para superar a demonização que fizeram da revolução bolivariana.

A declaração de Joe Biden à qual Maduro se refere foi feita durante o discurso de posse presidencial, também na quarta-feira (20). Na ocasião, Biden disse: “Que a era sombria de demonização nos EUA comece a acabar aqui e agora” e ele prometeu promover a união entre a população.

Apesar dos pedidos de Maduro, Joe Biden não está inclinado a reconhecer o governo do venezuelano. De acordo com Anthony Blinken, indicado pelo democrata para a Secretaria de Estado, Biden vai considerar Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana, como o presidente do país. Segundo a agência Reuters, Blinken disse que Biden buscará sanções ainda mais eficazes para derrubar Maduro.

Fonte: Pleno News

Com a notícia de que não haverá Carnaval em 2021 no Rio de Janeiro, as escolas de samba que realizam o desfile anual na Marquês de Sapucaí iniciaram um processo de demissão em massa de seus funcionários. A informação, divulgada pelo colunista Leo Dias, apontou que grandes agremiações, como a Beija-Flor e a Grande Rio, dispensaram parte da equipe já na quinta-feira (21).

De acordo com a publicação, feita por Dias em sua coluna no site Metrópoles, a Acadêmicos do Salgueiro anunciou que vai emitir as cartas de demissão nesta sexta-feira (22). O colunista ainda declarou que cada escola tem na folha de pagamento entre 500 e 600 funcionários e colaboradores.

A notícia do cancelamento do Carnaval carioca de 2021 foi anunciada pelo próprio prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), na quinta-feira, pelas redes sociais. Na publicação, o gestor afirmou que o evento não poderia acontecer por conta da grande mobilização de pessoas em torno de sua realização.

– Parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o Carnaval em julho. O evento exige uma grande preparação dos órgãos públicos e das escolas de samba – escreveu Paes.

Fonte: Pleno News

Durante a tradicional live realizada na noite de quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro negou que tenha colocado sigilo de até 100 anos em seu cartão de vacinação. A informação havia sido divulgada pela revista Época, no início do mês. Na transmissão, o presidente disse que a matéria fala em “decretar sigilo”, o que, segundo ele, é mentira, já que não há qualquer ato do tipo registrado no Diário Oficial da União (DOU).

– Se eu decretei, tem um decreto. Se tem um decreto, tá publicado onde? No Diário Oficial da União. Não tem, não existe Diário Oficial da União no qual, segundo a revista Época, eu decretei 100 anos de sigilo ao meu cartão de vacina – disse o presidente.

O presidente ainda afirmou que sua cartela de vacinação está “em dia” e que, por viajar o mundo inteiro, precisa apresentar o documento em países que exigem imunização contra alguma doença. De acordo com a coluna do jornalista Guilherme Amado, a reportagem da revista fez o pedido por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), ao que a Presidência respondeu que os dados “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem” do presidente e impôs sigilo ao material.

Na quarta-feira (20), a juíza Adverci Abreu, da 20ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, negou um pedido para derrubar o sigilo imposto ao cartão de vacinação do presidente Bolsonaro. Na avaliação dela, mesmo em posse do mais alto cargo do Executivo, o presidente tem direito a privacidade.

A decisão foi tomada em uma ação popular encampada pela deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, para obrigar o presidente a apresentar o documento. Na transmissão, Bolsonaro citou a decisão judicial a seu favor.

– Depois a Gleisi Hoffman entrou na Justiça pedindo a minha carteira. Como eu sou presidente, não vou dar a resposta que ela merece – completou.

Fonte: Pleno News

Nesta quinta-feira (21), o governo dos Estados Unidos anunciou que apoiará ações sobre educação, saúde e direitos sexuais reprodutivos. O país também vai voltar a financiar organismos internacionais e organizações que trabalham com esses temas.

De acordo com o jornal o Globo, a nova postura do governo de Joe Biden acaba com a política de Donald Trump, que combatia o aborto. O anúncio indica a saída dos EUA da aliança internacional contra o aborto.

Chamada Consenso de Genebra, a aliança foi anunciada em 2020 e reuniu 32 países, como Brasil, EUA, Polônia, Iraque, indonésia, Egito, Congo, Paquistão, Arábia Saudita, entre outros.

A nova decisão do governo americano foi informada durante uma reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS). A participação dos EUA no encontro marcou sua volta à organização. Anthony Fauci, chefe da delegação americana na reunião, disse que o governo Biden vai acabar com restrições que estavam impedindo o envio de verba para organizações que tratam de planejamento familiar.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Ruan Péricles (22) chegou hoje a Barreiras, no entanto não conhece a cidade e pode ter se perdido ao deixar a residência

Familiares estão à procura de Ruan Péricles, de 22 anos. O jovem chegou hoje a Barreiras, onde a família mora, vindo de Salvador, e desapareceu por volta das 15h, ao sair de casa.

Ruan usava camisa vermelha, não conhece Barreiras e está sem celular. A residência dos familiares fica próximo ao Eurico Dutra, local onde o jovem pode estar perdido.

Qualquer informação que leve ao paradeiro do rapaz pode entrar em contato pelo telefone (71) 98781-1308, com a Polícia Militar (190) ou com o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: 17º GBM

Na noite de ontem, sexta-feira, 22, por volta das 20h50, a central d0 190 da 85 CIPM recebeu a informação de na residência de um indivíduo localizada no bairro Jardim das Oliveiras, haveria uma quantidade de droga enterrada no quintal.

Diante da informação, foi deslocada uma guarnição da ROCAM para verificar a veracidade da denúncia e ao chegar próximo ao local, os policiais perceberam que um indivíduo com características semelhantes às descritas na denúncia ao ver a aproximação da guarnição evadiu-se do local pulando um muro e tomando rumo ignorado, não sendo alcançado pela guarnição.

Na sequência, foram realizadas buscas em todo o imóvel que estava totalmente vazio, sem nenhuma mobília, e ao notar que o chão do terreno estava mexido, escavaram o local com o uso de uma enxada encontrando um balde de plástico totalmente enterrado, contendo dois tabletes e meio de uma substancia análoga a maconha em seu interior prontas para a venda, pesando aproximadamente 3,208 KG, que foi apreendido e apresentado no DISEP para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGIILANTE

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ano de 2021 começou e, com ele, várias empresas estão em busca de novos estagiários.

A multinacional H.B.Fuller, de adesivos de alta performance, por exemplo, anunciou que está com inscrições abertas para um novo programa de estágio. A companhia afirma buscar, como um dos critérios, estudantes com espírito de equipe – que ela diz fundamental para o dia a dia. 

Além da instituição, outras diversas empresas atuantes no mercado nacional e internacional estão a procura de candidatos do mais diferentes cursos.

Entre eles, estão os de administração, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas e design. Também são buscados alunos dos cursos de direito, marketing e comunicação por algumas das companhias. 

A empresa de recursos humanos, Companhia de Estágios, faz o trabalho de seleção para todas essas vagas. Confira:

H.B.Fuller

A empresa, que é líder global em adesivos de alta performance, procura estagiários que tenham "paixão profissional e atitude positiva". Além disso, a empresa também preza por pessoas que saibam trabalhar em grupo e que tenham desejo pela inovação.  

As vagas são para as unidades de Curitiba (PR), Campinas (SP) e Guarulhos (SP) e destinadas às áreas de supply chain, comercial, manufatura, engenharia, P&D, qualidade, financeiro e recursos humanos. 

O processo seletivo será composto por três testes – comportamental, lógico e inglês. Ao final, os selecionados irão passar pelo painel de gestores. 

A companhia promete salário R$ 2 mil para São Paulo e R$ 1,5 mil para Curitiba. Entre os benefícios oferecidos estão assistência médica e seguro de vida. 

As inscrições vão até o dia 19/02 no site da empresa.

Tilibra 

A produtora de papelaria a Tilibra propõe aos candidatos um contrato de estágio de dois anos. Segundo a companhia, nesse período os futuros estagiários terão suas habilidades desenvolvidas por meio de treinamentos e melhorias de processos. Os estagiários aprenderão a aplicar a teoria em suas práticas diárias.

A seleção da Tilibra irá contar com uma avaliação de "fit cultural" e competências. A primeira fase será feita por meio de um "vídeo selfie" que os candidatos enviarão. Depois, haverá uma roda de conversas com os classificados. Por último, uma entrevista individual.

A Tilibra oferece vagas para os municípios de São Paulo e Bauru. A companhia procura alunos de diferentes cursos – administração, ciências contábeis, ciências econômica, design, direito e engenharia. Para completar, também haverá vagas para estudantes de relações públicas, publicidade e propaganda, e relações internacionais.

A companhia não divulgou o salário dos estagiários, mas afirma que ele é compatível ao que é oferecido no mercado. As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro e podem ser feitos por meio do site oficial da Companhia de Estágios.

Goodyear

A fabricante de pneus Goodyear está em busca de profissionais de diversas áreas para participar do seu Programa de Estágio 2021. A nova equipe, diz a empresa, irá ser responsável pela criação de um projeto aplicável aos negócios. Tudo isso, claro, por meio da mentorias dos gestores da companhia.  

As vagas estão concentradas na cidade de São Paulo, além dos municípios de Americana e Santa Bárbara. A Goodyear não divulgou o valor do salário, mas diz ser compatível ao mercado. 

Entre os benefícios oferecidos estão assistência médica, odontologia, farmacêutica e desconto na compra de produtos Goodyear além, do seguro de vida. 

As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 6 de fevereiro.

SGS

A multinacional suíça SGS, líder global em inspeção, verificação, teste e certificação está em busca de universitários de diversos ramos. 

No programa de estágio, diz a SGS, os jovens terão a chance de interagir com diferentes setores da empresa, ampliando a experiência profissional na entidade que está presente em mais de 140 países. 

As vagas estão distribuídas em nove localidades: Barueri (SP), Piracicaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP). Fora do estado de São Paulo, há também vagas em Serra (ES), Esteio (ES), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ)

Como benefícios, a empresa ofecerá vale-refeição, vale-transporte e recesso remunerado. O salário compatível com mercado. 

As inscrições serão até o dia 5 de fevereiro por meio do site oficial

* sob supervisão de André Jankavski

Fonte: CNN Brasil

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares estão sendo coagidos a aplicar a dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em pessoas que não fazem parte do grupo prioritário contra a Covid-19. As denúncias foram feitas ao Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio, nas últimas 24 horas após o início da vacinação no estado.

Os relatos foram realizados por representantes do conselho em 46 dos 92 municípios fluminenses, incluindo a capital. Nesta sexta-feira (22), a presidente do Coren, Lilian Behring, se reúne com o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves, para apresentar formalmente as denúncias.

Em entrevista à produção da CNN, a presidente do Conselho relatou que autoridades públicas, incluindo políticos, e integrantes das equipes médicas de algumas unidades de saúde estão furando a fila da vacinação para serem imunizados. Eles estariam usando do cargo para coagir os profissionais da atenção básica, principalmente dos auxiliares e técnicos de enfermagem, que são os responsáveis pela aplicação das doses. Alguns auxiliares relatam ter recebido propostas para vender as próprias doses e aplicar em pessoas que não estão no grupo prioritário da vacinação.

Enfermeiros e técnicos que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 dos hospitais municipais Miguel Couto, na zona Sul e Ronaldo Gazolla, na zona Norte, também relatam que estão sendo preteridos a receber a primeira dose da vacina no lugar de outros profissionais, contrariando a determinação do Plano Nacional de Imunização.

Secretário promete investigar

Nessa quinta-feira, a presidente do Coren se reuniu com o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz para pedir que sejam tomadas providências. De acordo com Lilian Behring, o secretário garantiu que vai apurar todas as denúncias e punir quem praticou desvio de conduta. Se ficar constatado que o profissional ou autoridade pública furou a fila, ele não receberá a segunda dose do imunizante. O que poderia comprometer a eficácia da vacina.

O conselho também orienta os profissionais de enfermagem a acionar a força policial caso seja necessário. A presidente do Coren ressalta que há como identificar aqueles que tomaram a vacina sem autorização, através das listagens dos grupos prioritários de cada unidade de saúde.  A enfermagem compõe 63,8% dos trabalhadores do setor da saúde no estado do Rio, cerca de 263 mil profissionais.

Segundo o planejamento da Secretaria municipal de saúde, a fase atual de vacinação contemplará 34% dos profissionais de saúde.

A prefeitura afirmou que, dentro desse recorte, serão vacinados todos os profissionais que estão na linha de frente de combate contra o Covid-19, os trabalhadores de grupos de risco, que agora poderão retomar ao trabalho, e aqueles que estão atuando na campanha de vacinação, o que significa quase a totalidade das equipes de Atenção Primária. Isso corresponde a 159.523 profissionais da saúde.

Fonte: CNN Brasil

Cirurgia de correção de miopia, retirada de hemorroida e laqueadura são exemplos de cirurgias eletivas. O Ministério da Saúde define como eletivas todas as cirurgias que não são de emergência, ou seja, não precisam ser feitas em um curto período de tempo quando a vida do paciente está em risco. 

Com a pandemia da Covid-19, a realização deste tipo de procedimento ficou muito comprometida. E a normalização do atendimento ainda é incerta para 2021.

Devido à necessidade de internação na maioria das cirurgias, ficou praticamente inviável manter o fluxo normal destas operações no cotidiano do hospital: tanto pelo volume do trabalho dos médicos — que ficaram sobrecarregados com as hospitalizações do novo coronavírus e não tiveram disponibilidade para as intervenções — quanto pela segurança dos pacientes, que ficariam expostos à Covid-19 em ambiente hospitalar — ainda mais com as recentes variações do vírus.

O Hospital 9 de Julho, no centro de São Paulo, por exemplo, realizava 80 cirurgias por semana. Com a chegada do coronavírus, passou a fazer apenas 20. O diretor-executivo médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, também na capital paulista, Antonio da Silva Bastos Neto, afirmou que cerca de 40% do volume de internações no hospital antes da pandemia correspondia aos procedimentos eletivos.

Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados, os exames e consultas eletivas previstos para 2020 registraram uma queda de 32%. Isso também se relaciona à queda das cirurgias, pois em um procedimento não emergencial, são feitos mais exames e consultas de preparação pré-operatória.

"Tivemos uma queda muito grande mesmo na quantidade de procedimentos cirúrgicos eletivos. Depois de as entidades sanitárias terem mudado as recomendações [voltaram a recomendar a realização de cirurgia] e os hospitais terem adaptado o fluxo de trabalho, está acontecendo uma retomada desses procedimentos, mas eu não diria que o fluxo é igual ao de antes da pandemia", relatou o editor do Observatório da Anaph (Associação Nacional de Hospitais Privados) e CEO do Sabará Hospital Infantil, Ary Ribeiro.

O termo ‘eletiva’ explica bem o conceito desses procedimentos, que normalmente são gerados a partir de uma decisão conjunta entre paciente e médico. É preciso atenção, entretanto, para não considerar este tipo de cirurgia como sinônimo de “opcional”: em muitos casos, a cirurgia é necessária, apenas não precisa ser feita imediatamente. Por esse motivo, adiar as operações em muito tempo não é o ideal, e pode prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.

Entenda melhor quais os impactos do atraso destes procedimentos na saúde dos pacientes e no cotidiano dos hospitais:

Antes da Covid-19

Em 2019, o Ministério da Saúde elaborou uma estratégia de ampliação do acesso às cirurgias eletivas no SUS que visava aumentar a quantidade de operações deste tipo realizadas anualmente, como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos usuários do sistema.

O objetivo da nova política era zerar as filas para as intervenções cirúrgicas em âmbito nacional, e cerca de 2,4 milhões de procedimentos eletivos foram realizados no ano. 

Foram investidos R$ 100 milhões no projeto, e dado o relativo sucesso, foi estendido para 2020, com um acréscimo de R$ 250 milhões, divididos proporcionalmente ao contingente populacional de cada estado do país.

A chegada da pandemia

Com a chegada da pandemia, no entanto, os objetivos da pasta encontraram um obstáculo praticamente intransponível: as salas de espera, emergências e UTIs lotadas não deixaram espaço para que os médicos e outros profissionais envolvidos nas cirurgias eletivas pudessem assumir uma responsabilidade extra. Além disso, internar um paciente em pós-operatório — situação na qual o organismo fica mais vulnerável — em um ambiente lotado de infectados pela Covid não era uma opção.

A decisão de realizar ou não cirurgias eletivas durante o período epidêmico ficou a cargo dos Conselhos Regionais de Medicina. Durante os quase 10 meses de pandemia, os estados bloquearam e liberaram, em diferentes frequências, a realização desses procedimentos.

Cirurgias eletivas
Cirurgias eletivas, apesar de não serem emergenciais, são essenciais para manter a saúde do paciente
Foto: Jonathan Borba via UnSplash

Em São Paulo, por exemplo, no dia 19 de novembro de 2020, o secretário de Saúde do estado, Jean Carlo Gorinchteyn, bloqueou pela segunda vez o uso de leitos para procedimentos não emergenciais.

“O governo do estado de São Paulo, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e o Comitê de Contingência da Covid-19, sempre com o compromisso de garantir e preservar vidas, assina uma decreto que determina a todos os hospitais públicos, filantrópicos, e privados a não desmobilização de qualquer leito, seja ele de unidade de terapia intensiva ou de enfermaria”, disse ele.

De acordo com Bastos Neto, no início da pandemia, houve um fluxo de cancelamentos dos procedimentos, e muitos não retornaram. “No início da pandemia, muitas cirurgias foram canceladas (tanto por iniciativa de pacientes e/ou médicos) devido principalmente ao receio do contágio pelo coronavírus. Isso decorrente da disponibilidade restrita de conhecimento científico, além de informações não confiáveis que circularam abundantemente, gerando grande insegurança”, explicou.

Ary Ribeiro afirmou que esta diminuição no início da pandemia foi principalmente devido à falta de entendimento sobre a doença no momento e a necessidade de adaptação do fluxo de pacientes nos hospitais. 

"Atualmente, não acredito que seja perigoso um paciente ser internado para fazer uma cirurgia eletiva", afirmou. "A maioria dos hospitais estiveram atentos a criar mecanismos de segurança para tratar fluxos de pacientes com Covid e sem Covid de formas separadas. Uma das coisas que a gente teve que aprender em 2020 é saber como funciona dois hospitais dentro de um só".

As consequências para o paciente

Conforme os meses da pandemia passaram, o entendimento sobre o novo coronavírus, seus sintomas, transmissão e profilaxia foram aumentando, e possibilitando a criação de protocolos de segurança nas mais diversas áreas.

Na perspectiva de Bastos Neto, é necessário prosseguir com as operações, seguindo os padrões de segurança — para o médico e para o paciente — ainda que a pandemia não tenha acabado.

Internação
Além do procedimento em si, cirurgias eletivas exigem exames, medicamentos, consultas e internação
Foto: Olga Kononenko via UnSplash

“Devemos ter em mente que, a despeito da pandemia, temos alta prevalência na população de doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, respiratórias, câncer e diabetes) além de outras como ortopédicas e neurológicas, que necessitam de tratamento cirúrgico. O atraso de tratamento pode, por exemplo, mudar o estadiamento de um câncer e implicar em um tratamento mais agressivo, com mudança de prognóstico e qualidade de vida para o paciente”, explicou.

Muitos profissionais de saúde temem que o medo dos pacientes de irem ao hospital para não serem contaminados pelo coronavírus faça com que eles ignorem ou minimizem sintomas importantes e sinais de alerta para doenças graves.

Ary Ribeiro reforça que uma das principais consequências da pandemia no sistema de saúde é a criação de "passivos", ou seja, pessoas que deixam de acompanhar sua situação de saúde por diversos motivos agravados pela pandemia: medo da contaminação por Covid em hospitais e laboratórios, questões financeiras, entre outras. A falta de frequência de cuidados pode criar dificuldades como atrasos de diagnósticos importantes e atrasos no tratamento.

"É muito grave que um câncer tratável cirurgicamente em fase mais precoce só venha a ser tratado posteriormente, pois a cirurgia teve de ser cancelada, ou porque o paciente se sentiu receoso de procurar o hospital e a doença chegar em uma condição onde o tratamento cirúrgico já não terá o mesmo resultado", exemplificou ele.

O ideal, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, é tomar todos os cuidados para evitar a contaminação por Covid-19 (incluindo o isolamento social), mas ir ao médico caso tenha sintomas de qualquer doença — as unidades de saúde estão preparadas para receber os pacientes e tentam proporcionar o menor risco de contaminação possível.

Ribeiro reforça que é preciso continuar procurando atendimento médico e cumprir as recomendações de tratamento na pandemia: "É importante que os pacientes não posterguem os procedimentos que lhes forem recomendados, e não deixarem de procurar o atendimento quando precisam. O sistema precisa continuar funcionando e ele tem que se adaptar a essa convivência entre os fluxos da Covid e o restante. Os hospitais trabalharam muito nisso para garantir a segurança".

“Como instituição de saúde elaboramos protocolos clínicos, separamos fluxos de atendimento, criamos unidades dedicadas para pacientes não-Covid, capacitamos os profissionais e disponibilizamos todos os recursos necessários para a realização de cirurgias eletivas com a máxima segurança. Além disso, realizamos pesquisas para gerar conhecimento sobre o coronavírus em diferentes aspectos”, disse o diretor-executivo médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O futuro

O médico editor do Observatório da Adaph acredita que 2021 não deve ser tão diferente de 2020, em relação ao fluxo de cirurgias eletivas. Ainda que as vacinas tenham chegado no país, é muito difícil saber quais serão os resultados provocados por elas e quando vão começar a aparecer. Entretanto, com os resultados divulgados até o momento, é possível inferir que em algum momento as hospitalizações por Covid-19 devem diminuir muito e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.

Outra previsão para o futuro que causa temor é a da criação de filas para procedimentos, em especial no Sistema Único de Saúde, quando a demanda pelos procedimentos voltar a aumentar após um alívio da pandemia. "Olhando o sistema de saúde como um todo, a geração de filas é uma questão séria. Esta é uma das possíveis consequências, que pode criar uma demora no atendimento do paciente e uma piora no seu prognóstico".

*com informações de Pedro Duran e Alexa Meirelles

*sob supervisão de André Rigue

Fonte: CNN Brasil

O número de enterros realizados de vítimas da Covid-19 em Manaus, em janeiro deste ano, ultrapassou os dados de todo 2020 para a cidade. No ano passado, 1.285 sepultamentos pela doença foram contabilizados, contra 1.333 apenas nos primeiros 21 dias de 2021.

Somente nesta quinta-feira (21), 179 enterros foram feitos na capital manauara, sendo 89 deles por coronavírus – em cemitérios públicos e privados. Apenas uma família optou pelo serviço de cremação.

Os números foram levantados com base nos boletins divulgados pela prefeitura de Manaus.

O ano de 2021 ainda traz outro recorde em relação aos enterros na capital do Amazonas. O total realizado no mês de janeiro para todas as declarações (todos os tipos de morte, incluindo coronavírus), foi de 2.964 – o maior número de sepultamentos realizados em um único mês desde o início da pandemia. Em 2020, o mês com o maior registro de enterros em Manaus foi abril, com 2.433.

No ano passado, maio foi o mês que registrou mais sepultamentos pela doença, com 348. Em uma comparação com os números deste ano, janeiro de 2021 traz 283% a mais de registros de enterros.

O Amazonas registra ainda, até esta quinta-feira, 6.757 mortes pela Covid-19. Somente em Manaus, o número é de 4.502, o que corresponde a mais de 66% de todo o território do estado.

 

 

Fonte: CNN Brasil

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) é um órgão de instância colegiada, de natureza permanente e vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães.


Tem por finalidade propor diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas municipais para o desenvolvimento rural sustentável, bem como acompanhar e monitorar sua execução.


O CMDRS é uma instância de apoio a entidades, organizações e movimentos de agricultores do município, sendo responsável por exercer o controle social das políticas públicas para agricultura e para o desenvolvimento rural.


Nessa terça-feira (19), o agricultor Adelar Cappellesso foi anunciado como membro titular representando a Câmara de Vereadores.


“Muito orgulho em comunicar a população de Luís Eduardo Magalhães que começamos a receber as respostas dos ofícios encaminhados para a continuidade do Conselho. E mais feliz ainda por ter como membro titular pela Câmara, o meu amigo e representante do Agro, Adelar Cappellesso. O Conselho continuará com força total e apoio da Prefeitura Municipal”, comemorou o diretor de Agricultura do município, Kenni Henke.

Fonte: ASCOM

A secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães já concluiu o planejamento de encerramento do ano letivo 2020.

Inclusive, no último dia 18, durante reunião na sede da Secretaria, com o objetivo de tratar sobre a renovação de alguns conselheiros, da análise das orientações de conclusão das atividades remotas do ano letivo de 2020 e seu respectivo calendário, protocolo e projeto de gravação de aulas, submeteu os documentos ao Conselho Municipal de Educação, quando não foi possível ser votado.

“Durante a reunião não foi possível socializar os documentos citados na pauta da reunião, pois a presidente e a secretária do Conselho justificaram que a mudança de gestão implicaria na destituição dos mesmos. Porém, no regimento deste Conselho não dá essa prerrogativa”.

A secretaria aguarda agora a nova constituição do Conselho, para que o calendário seja definido.

“Aguardamos a constituição do Conselho com os novos integrantes para prosseguir às decisões referentes ao fim do ano letivo de 2020, bem como seu calendário e demais assuntos referentes à educação do Município de Luís Eduardo Magalhães”.

Fonte: ASCOM

A ‘Chuva de Solidariedade’ gerada em Luís Eduardo Magalhães após as fortes chuvas e os prejuízos causados pela enxurrada, tem beneficiado outras famílias em situação de vulnerabilidade no município.


Na tarde dessa quarta-feira (21), foram entregues simultaneamente nos bairros Santa Cruz e Sol do Cerrado, cestas básicas fruto da campanha iniciada no último dia 15 de janeiro pela Prefeitura, através da secretaria de Assistência Social.


“Tivemos muitas doações e como já tínhamos atendido todas as famílias afetadas, resolvemos beneficiar outras famílias também”, contou a coordenadora do Plantão Social, Carla Rodrigues.

Fonte: ASCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Planejamento, deu início a um levantamento sobre a situação das obras em andamento no município.


A primeira a sofrer interdição por meio de decreto da administração municipal, foi a de pavimentação e drenagem do Canal do Rio dos Cachorros, obra orçada em R$ 19.165.301,67 (dezenove milhões, cento e sessenta e cinco mil, trezentos e um reais e sessenta e sete centavos), resultado de um convênio com a Caixa Econômica Federal.


Desse total, R$ 7.682,437,99 (sete milhões, seiscentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e trinta e sete reais e noventa e nove centavos), já foram gastos.

O status atual de execução era de 40,09%, no momento da paralisação.


No último dia 14 de janeiro, as fortes chuvas que caíram no município mostraram a ineficiência do trabalho.


Em pontos já concluídos, a estrutura executada não suportou a quantidade de água e a enxurrada invadiu a casa de moradores do entorno, causando uma série de prejuízos materiais.


Outras obras em andamento


Escola Municipal Galinhos (43,69% concluída). Valor total: R$ 911.899,86. Recurso: Precatórios do FUNDEF.

Escola Municipal Vila 1 (45,26% concluída). Valor total: R$ 828.052,58. Recurso: Precatórios do FUNDEF.

Escola Municipal Vila 2 (30,60% concluída). Valor total: R$ 667.203,46. Recurso: Precatórios do FUNDEF.

Pista de caminhada e ciclovia da Av. JK (56,27% concluída). Valor total: R$ 1.293.027,47. Recurso: município.

Fonte: ASCOM

O prefeito Júnior Marabá, com o objetivo de fortalecer e ampliar os laços com a Polícia Militar e conhecer o funcionamento das unidades, visitou essa semana as sedes da Companhia Independente de Ações no Cerrado, (CIPE/Cerrado) e da 85º Companhia Independente da Polícia Militar, (CIPM), em Luís Eduardo Magalhães.

Na oportunidade, conversou com os comandos militares e ouviu as suas demandas.

Na CIPE Cerrado, o prefeito se reuniu com o comandante e o subcomandante, Major Anselmo e o Capitão Jefferson, o Capitão Leonardo e os Tenentes Teixeira e Vilas Boas.

Na 85º Companhia, foi recebido pelo comandante Capitão Giovanni e pelo Subcomandante, Capitão Marcelo.

Acompanharam a visita, o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Filipe Fernandes, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, João Paulo e o superintendente da Sutrans, Adê Cerrado.

Fonte: ASCOM
22
Jan / 2021

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde informa que o quantitativo de doses destinadas a vacinação de idosos com 75 anos ou mais, nessa primeira remessa acabou.

Seguimos vacinando os profissionais de saúde da linha de frente do COVID-19 e aguardamos a sinalização de nova remessa para que possamos dar continuidade a todos que se encontram nesse primeiro grupo prioritário.

Fonte: ASCOM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |