Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

O avanço das pesquisas sobre a Covid-19 identificaram a possibilidade de reinfecção pela doença. O novo dado, publicizado nos últimos meses, de acordo com Fernando Araújo, diretor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), gerou impacto no andamento da pesquisa que estuda o uso do plasma convalescente de pessoas que tiveram contato com o Sars-CoV-2 no tratamento de pacientes acometidos pela doença. 

 

A Bahia, por meio da fundação, é um dos estados envolvidos na pesquisa, que tem como objetivo avaliar a resposta imunológica na imunoterapia de pacientes com a infecção e, então, identificar a eficiência da utilização do plasma de pessoas recuperadas da doença no tratamento daqueles que ainda estão doentes, a partir da possibilidade de fornecer anticorpos.

 

“Está aprovado desde abril o estudo do plasma convalescente. Ele [o plasma] está sendo utilizado para evitar que o paciente seja submetido a ventilação mecânica. A gente tem muito cuidado porque naquela época que nos inscrevemos no projeto nós não tínhamos a ideia de que poderia ter uma reinfecção”, pontua Araújo. 

 

O diretor ressalta que a utilização de plasma compassivo já é uma técnica utilizada e autorizada pela Anvisa, e “está sendo usado sem nenhum tipo de problema desde que haja paciente muito grave na UTI”. 

 

De acordo com Araújo, o método pode ser solicitado por qualquer profissional de saúde porque é regulamentado pela Anvisa.

 

Em relação ao uso no tratamento da Covid-19 a pesquisa precisou ser aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Bahia (CEP) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 

 

O plasma é um dos componentes sanguíneos. Ele representa a porção líquida do sangue e tem a função de transportar substâncias pelo corpo. A água constitui 95% de sua massa. Os outros 5% são de proteínas, sais, hormônios, nutrientes, gases e excreções. As principais proteínas do plasma são a albumina, com papel importante na manutenção da pressão osmótica do sangue, e as imunoglobulinas, importantes anticorpos.

Fonte: Grupo Santo Antônio

O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou o primeiro foragido em 2021 na noite dessa quinta-feira (7). Trata-se de um suspeito de roubo, flagrado em Salvador.

 

 

De acordo com a pasta, ele passou por um dos pontos monitorados - a SSP-BA não divulga os locais onde há câmeras com a tecnologia - e o sistema indicou 97% de semelhança com um foragido da Justiça que consta no banco de dados da SSP. O homem, então, foi abordado por uma guarnição da PM e confirmou ser o procurado.

 

"Com esse caso, chegamos a marca e 201 foragidos capturados. Trabalhamos com muita agilidade para guiarmos as equipes que estão nas ruas até os suspeitos apontados pela ferramenta tecnológica", enfatizou o coordenador de Operações do Reconhecimento Facial, tenente-coronel Neildo Freitas.

 

Após a apresentação de documentos, o suspeito foi conduzido até a Central de Flagrantes onde foi realizada a identificação humana e cumprida a ordem judicial da 12ª Vara Criminal de Salvador. Depois de prestar depoimentos e fazer exames, ele foi encaminhado para o sistema prisional.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antônio

Fonte: Grupo Santo Antônio

O Santos e Boca Juniors ficaram empatados em 0 a 0 nesta quarta-feira (6), no estádio da La Bombonera, no jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores da América. Com o resultado, o time paulista precisa ganhar no jogo de volta no Brasil para levar a melhor na disputa. Em caso de um novo empate o Boca Juniors ganha a vaga para o duelo final.

Os argentinos começaram o jogo pressionando o time santista com uma bola no travessão do atacante Sebastian Villa que posteriormente foi confirmado como impedimento. O peixe recuperou o controle e a partida seguiu equilibrada até o final do primeiro tempo.

Já na segunda etapa, Marinho (atacante do Santos) recuperou uma bola em uma disputa com o zagueiro argentino Izquierdoz e foi derrubado na área. O lance foi analisado pelos árbitros em campo e também pelo VAR, e nada foi marcado.

O jogo de volta será na Vila Belmiro, na quarta-feira (13) às 19h15. A final da Libertadores da América de 2020 será disputada sem a presença de público no Estádio do Maracanã no dia 30 de janeiro.

Fonte: CNN Brasil

A 28° rodada da série A do Campeonato Brasileiro realizada nesta quarta-feira (6) foi marcada pela derrota dos dois líderes da competição. O líder São Paulo perdeu para o Red Bull Bragantino por 4 a 2, enquanto o vice-líder Flamengo perdeu para o Fluminense por 2 a 1 e caiu para a terceira posição.

O duelo paulista aconteceu no Nabi Abi Chedid, com o Bragantino saindo na frente em um gol do meia Claudinho aos três minutos do primeiro tempo. Dez minutos depois, foi a vez do volante Raul balançar as redes para o time de Bragança paulista em um lance a com a assistência de Claudinho.

O São Paulo reduziu a vantagem com um gol de Tchê Tchê, porém o Bragantino marcou mais duas vezes: um com uma cabeçada de Fábricio Bruno após uma cobrança de falta e a outra com Arthur,que desarmou Diego Costa em um lance embaraçoso para o São Paulo. O atacante Gonzalo marcou para tricolor paulista em um lance polêmico analisado pelo VAR.

No Maracanã, o Flamengo abriu o placar com uma cabeçada do uruguaio Arrascaeta. O rubro negro manteve o resultado até os nove minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Luccas Claro cabeçou e igualou o resultado no duelo carioca. O Fluminense ainda virou com Yago Felipe que aproveito o passe errado de Filipe Luís para garantir a vitória do tricolor carioca.

Com o resultado, o São Paulo permanece sete pontos à frente do Flamengo (que tem um jogo a menos), enquanto o Fluminense se mantém no sétimo lugar e o Red Bull Bragantino na décima segunda posição da tabela. Confira como ficou a classificação da rodada. 

Outros jogos da rodada

O Campeonato Brasileiro ainda contou com mais quatro jogos nesta 24°rodada: o Athlético-PR que venceu o Botafogo por 2 a 0 no Engenhão, o Grêmio que levou a melhor no duelo com o Bahia no placar de 2 a 1, Goiás e Coritiba com a vitória dos goianos por 2 a 1 e Sport e Fortaleza, com o rubro-negro vencendo o jogo por 1 a 0.

O Sport venceu o Fortaleza por 1 a 0, fazendo a equipe nordestina cair para 15°
O Sport venceu o Fortaleza por 1 a 0, fazendo a equipe nordestina cair para 15° posição
Foto: Divulgação/Fortaleza

Confira como fica a classificação do campeonato:

Class. /Time/ Pontos/ Jogos
1° São Paulo 56 28 
2° Atlético-MG 49 27 
3° Flamengo 49 27
4° Grêmio  48 27 
5° Internacional 47 27 
6° Palmeiras 44 26 
7° Fluminense 43 28 
8° Santos  39 27 
9° Corinthians 39 27
10° Athletico-PR 37 28
11° Ceará Ceará 36 27 
12° Bragantino 34 28
13° Atlético Goianiense 34  
14° Sport  32 28 
15° Fortaleza EC 31 28 
16° Bahia  28 28 
17° Vasco da Gama 28 26 
18° Goiás  26 28
19° Botafogo 23 28 
20° Coritiba 21 28

Fonte: CNN Brasil

A Adobe eliminou o Flash Player oficialmente, o plug-in de web browser. Odiado por sua vulnerabilidade de segurança e os bugs, ele foi amplamente usado para visualizar conteúdo rico como jogos, vídeos e outras mídias online.

A letra já era dada faz tempo. Embora o Flash tenha desempenhado um papel crucial nos primeiros dias da Internet (ele era, por exemplo, a forma padrão como o YouTube reproduzia seus vídeos), o Flash se tornou obsoleto. Padrões da web abertos como HTML5 tornaram possível incorporar conteúdo diretamente em páginas da web.

Mesmo quando ainda era útil, o Flash estava longe de ser universalmente amado. Quando alguns usuários de iPhone lamentaram a falta de Flash em seus dispositivos, tornando alguns sites inutilizáveis, a Apple (AAPL) o cofundador Steve Jobs se recusaram a ceder. Em 2010, o fundador da Apple escreveu uma ácida carta aberta sobre o software, dizendo que iPhones e iPads nunca suportariam Flash, que por anos foi atormentado com bugs e vulnerabilidades de segurança.

A carta marcou o começo do fim. Um ano depois, a Adobe disse que não desenvolveria mais o software em dispositivos móveis.

O Flash Player permaneceu uma ferramenta onipresente para desktop em vários navegadores da web, com mais de 1 bilhão de usuários apenas uma década atrás, tornando-se uma vulnerabilidade particularmente útil para os hackers explorarem.

O software era um alvo notório para hackers e resultou em várias violações de segurança importantes. À medida que o HTML5 começou a superar o Flash, seu uso diminuiu. Em 2014, 80% dos usuários do Google Chrome visitaram um site com código Flash. Isso caiu para apenas 17% em 2017.

A Adobe (ADBE) anunciou seu plano de descontinuar o suporte para Flash três anos atrás. O programa de dia de “fim de vida” finalmente aconteceu em 31 de dezembro. Embora alguns sistemas operacionais e navegadores já tenham descontinuado o Flash, a Adobe está encorajando as pessoas a verificarem se o Flash Player foi desinstalado de seus dispositivos imediatamente “para ajudar a proteger seus sistemas”, porque ele não receberá mais atualizações de segurança.

A empresa publicou instruções de desinstalação para usuários de Windows e Mac. Veja como funciona:

1. Baixe um aplicativo desinstalador para Flash Player. Há um sistema diferente para cada sistema operacional; e se você usar um Mac, preste atenção na versão do sistema operacional que está usando.

2. Execute o desinstalador. No Windows, primeiro você precisa fechar todos os navegadores e programas que usam Flash. No iOS, você fará isso como parte do processo.

3. Em seguida, você pode verificar se a desinstalação foi bem-sucedida reiniciando o computador e verificando o status do Flash Player no seu computador a partir do site da Adobe.

Adeus, Flash Player.

Fonte: CNN Brasil

Um pedaço de laje de mármore romana, usada por quase uma década como um bloco para auxiliar na montagem em cavalos antes de suas origens serem reveladas, está no centro de um mistério na Inglaterra. Especialistas estão quebrando a cabeça para descobrir como o bloco acabou no jardim de um chalé na Inglaterra.

A intrincada peça apresenta uma inscrição grega que dá uma pista de suas origens e foi datada do século II d.C.

Mas suas viagens mais recentes confundiram os especialistas.

A peça foi encontrada há 20 anos pelo proprietário de uma casa em Whiteparish, uma vila no sul da Inglaterra, que a viu entre as pedras de seu jardim.

Ela a usou como um bloco em seu estábulo por quase 10 anos antes de finalmente notar uma coroa de louros esculpida em sua superfície, de acordo com um comunicado à imprensa da casa de leilões Woolley and Wallis, que está vendendo a pedra.

Will Hobbs, um especialista em antiguidades da casa de leilões, contou que artefatos como essa pedra geralmente vieram para a Inglaterra nos séculos 18 e 19, quando ricos aristocratas viajavam pela Europa aprendendo sobre arte e cultura clássicas.

“Presumimos que foi assim que ela entrou no Reino Unido, mas o que é um completo mistério é como acabou em um jardim doméstico, e é aí que gostaríamos da conta com a ajuda das pessoas”, disse Hobbs em um comunicado.

Depois de perceber o detalhe no bloco, o dono mais recente da casa a levou a um arqueólogo, que a datou do século II com origens prováveis na Grécia ou na Anatólia.

Sua inscrição diz: “O povo (e) os Jovens (homenageiam) Demétrios (filho) de Metrodoros (o filho) de Leukios”.

A placa deve ser vendida em fevereiro pela Woolley and Wallis, com uma estimativa de pré-venda de até £ 15.000 (R$ 108 mil).

Os leiloeiros estão perguntando aos residentes locais se eles conhecem alguém que viveu na área nas últimas décadas para encontrar pistas de como a laje foi encontrada no tranquilo jardim inglês.

Eles também estão perguntando se alguém envolvido na construção do chalé, construído na Common Road em Whiteparish em meados dos anos 1960, pode “lembrar as origens de alguns dos escombros usados”.

“Existem várias possibilidades de onde a pedra pode ter se originado”, disse Hobbs.

“Os casarões Cowesfield House e Broxmore House eram muito próximos de Whiteparish e foram demolidos em 1949 após terem sido usados pelo exército durante a guerra. Mas também sabemos que a casa onde hoje fica o Paulton’s Park foi destruída por um incêndio em 1963 e, portanto, possivelmente os escombros de lá foram reutilizados em canteiros de obras na área pouco depois”.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês).

Fonte: CNN Brasil

Cientistas encontraram no Rio Grande do Sul o fóssil de um animal que é apontado como a espécie que está na base da evolução das aves. O animal pré-histórico raro que é considerado como a última etapa evolutiva anterior à origem dos pterossauros, os famosos répteis voadores.

Depois de alguns anos de estudo sobre as ossadas encontradas aqui, na América do Norte, Argentina e Madagascar, os paleontólogos conseguiram identificar no Ixalerpeton polesinensis, nome científico do animal, características suficientes para afirmar que a espécie evoluiu para os primeiros animais vertebrados voadores. As conclusões foram publicadas na revista Nature.

O estudo teve a participação do Departamento de Biologia da USP e da Associação Sul Brasileira de Paleontologia. Além de cientistas brasileiros, argentinos, americanos, suíços e britânicos participaram da descoberta.

Ixalerpeton polesinensis pertence à família dos lagerpetídeos, próxima à família dos dinossauros. O animal andou sobre a terra há 230 milhões de anos e tinha um tamanho acanhado em comparação com seus descendentes, 1 metro de comprimento. O fóssil brasileiro foi encontrado em 2009 em São João do Polêsine, região central do Rio Grande do Sul, por pesquisadores da Ulbra.

Fonte: CNN Brasil

Israel está vivendo o sonho de, literalmente, todo o mundo: vacinar todos a população contra o novo coronavírus. Mais de um milhão de pessoas no país já tomaram a dose da vacina Pfizer-BioNTech, que começou a ser aplicada no dia 20 de dezembro. Estão sendo vacinadas, todos os dias, 150 mil pessoas.

Considerando que a população de Israel tem quase 9 milhões de pessoas (o tamanho do estado do Rio de Janeiro, por exemplo) isso representa que mais de 10% dos habitantes já receberam a primeira dose.

A expectativa é de que profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos e as que se encontram em grupos de maior risco possam receber a segunda dose até final de janeiro.

Segundo o ranking do Our World in Data, que, entre outros estudos, divulga o ranking do avanço da vacinação pelo mundo, Israel está muito à frente da segunda posição, o Reino do Bahrein (localizado na Ásia).

A expectativa do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu é de que, em março ou abril, metade da população já esteja vacinada e que, no meio do ano, todos os habitantes do país já tenham recebido, pelo menos, a primeira dose.

Segundo órgãos de direitos humanos e direito internacional, a vacinação também terá de incluir palestinos residentes na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza.

No entanto, o governo israelita não começou a vacinação, nem a Autoridade Palestina solicitou o procedimento. 

Mas por que Israel vacinou tanta gente em tão pouco tempo?

Se a primeira resposta que lhe veio à cabeça foi o número pequeno de habitantes, saiba que esse não é o único catalisador.

A adesão da população e a rapidez da aplicação da primeira dose da vacina se deu por conta de dois pontos importantes: uma sólida campanha nacional de vacinação e um sistema de saúde comunitário e digitalizado.

Assim como em todo mundo, Israel também luta contra as notícias falsas sobre vacinas. Para agravar a situação, o governo receava a resistência de grupos religiosos ortodoxos, que representam em torno de 10% da população.

Uma importante figura que aderiu à campanha de vacinação foi o rabino ultraortodoxo Yitzchok Zilberstein, que escreveu uma nota pública dizendo que os perigos da vacinação são “insignificantes” perto dos perigos do vírus.

Outras celebridades e autoridades religiosas também se deixaram fotografar sendo vacinadas, o que facilitou a adesão da população ortodoxa ou não.

Para dar conta da rapidez e da alta demanda, Israel conta com um sistema de saúde comunitário e totalmente digital.

O esquema é similar a uma PPP (Participação Público-Privada): todo cidadão precisa, obrigatoriamente, pagar um dos quatro planos de saúde licenciados – como se fosse um imposto – o que chama de lei Seguro de Saúde Nacional.

A diferença de preços está em alguns serviços “extras”, mas saúde básica e/ou que interfere no social já está inclusa. Ou seja, é, por lei, “gratuita”.

Fonte: CNN Brasil

Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada na noite desta quarta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou Medida Provisória (MP) que permite ao poder público a compra de insumos e vacinas contra a Covid-19 com dispensa de processo de licitação e mesmo antes da autorização para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência afirma que as medidas visam acelerar e simplificar o processo de aquisição de imunizantes em meio à pandemia.

Embora a aquisição das vacinas seja permitida previamente, o texto enfatiza que o início da vacinação só poderá ocorrer após a liberação da Anvisa. 

A MP prevê à "administração pública" a dispensa de licitação na "aquisição de vacinas e de insumos destinados a vacinação contra a Covid-19, inclusive antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial".

Apesar da dispensa de licitações, a MP observa que não fica afastada a "necessidade de processo administrativo que contenha os elementos técnicos referentes à escolha da opção de contratação e à justificativa do preço".

"Para acelerar o processo de vacinação da população brasileira contra a pandemia da Covid-19, a Medida Provisória traz ainda regras que flexibilizam as normas de licitação, possibilitando que as partes estabeleçam os termos contratuais, notadamente os que versam sobre eventual pagamento antecipado, inclusive com a possibilidade de perda do valor antecipado, hipóteses de não penalização da contratada, bem como outras condições indispensáveis para obter o bem ou assegurar a prestação do serviço", diz a Secretaria-Geral.

Fonte: CNN Brasil

Em meados de junho, quando a bolsa de valores brasileira já tinha consolidado sua saída do fundo poço e engrenado uma alta razoavelmente consistente, os memes do mercado financeiro começaram a se proliferar. "Por que eu não comprei mais?", diziam. 

É uma sensação que faz parte de vários momentos da vida e que, no imprevisível mundo da renda variável, é especialmente recorrente: depois que algo acontece, vem aquela sensação de que era óbvio, acompanhada do arrependimento por não ter feito algo a respeito –mesmo que, na verdade, não houvesse como saber. Pode ser o caso de uma ação que dispara ou de outra que despenca, por exemplo.

No ano em que a pandemia de coronavírus destroçou bolsas de valores do mundo todo, a magnitude da recuperação que veio depois deixou muita gente com esse sentimento. 

Do pior momento do Ibovespa, em 23 de março, até o último dia do ano, quando já estava praticamente de volta ao seu recorde histórico, a alta do índice de referência do mercado brasileiro foi de 87%. É como se um investimento de R$ 10.000 chegasse a R$ 18.700 em apenas nove meses.

Como a queda do começo do ano até ali tinha sido de inéditos 45%, foi o suficiente, ao fim do jogo, para basicamente zerar as perdas (o ganho do Ibovespa em 2020 foi de 3%). Quem, porém, teve a mistura de sorte com sangue frio para comprar mais ações naquele exato momento muito provavelmente saiu com ganhos astronômicos depois. 

Dos 111 papéis mais negociadas da B3, só sete terminaram o ano em um valor menor do que o que registravam no famigerado 23 de março (Grupo SBF, Cogna, Cielo, Telefônica Brasil, Carrefour, Lojas Marisa e Lojas Americanas). Veja a lista completa de ações mais abaixo. 

Nada menos do que 94 das 111 ações subiram mais de 10%, e 30 avançaram 100% ou mais. Ou seja, quem comprou uma das principais ações da B3 no pior pregão do ano saía, sem saber, com uma chance em quatro de pelo menos dobrar o valor que estava investindo. 

Altas de mais de 400%

A maior alta do período foi da petroleira PetroRio (PRIO3), que subiu 466% desde março: um investimento de R$ 10 mil nela chegaria ao fim de dezembro a R$ 56 mil. A siderúrgica CSN (CSNA3) vem na sequência, com 418% de retorno. 

A maior alta de 2020, considerado o desempenho do ano completo, foi da própria CSN, mas em tamanho bem menor –126%–, já que a conta embute também as perdas que tinham vindo logo antes. 

O “ranking da recuperação” inclui também retornos polpudos para empresas que ainda terminaram 2020 no vermelho, uma vez que tiveram algumas das piores quedas no auge da crise, mas que já subiram muito de lá para cá. 

É o caso das companhias aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4), que avançaram 243% e 185%, respectivamente, desde março –no total de 2020, ambas ainda acumulam perdas totais de 32%. A empresa de viagens CVC (CVCB3) ainda perde 50% no ano, mas de março para frente já subiu 166%. 

O levantamento foi feito pela casa de pesquisas Nord Research e leva em consideração as variações de todos os papéis que fazem ou fizeram parte do IBrX 100 no ano. O índice reúne as 100 ações de maior movimentação na bolsa. Ele é um pouco mais amplo que o Ibovespa, que é composto pelas 77 maiores.

"A bolsa caiu cerca de 50% de uma vez, o que não era justificável", diz Rafael Ragazi, analista de ações da Nord. "A pandemia não é um evento que vai derrubar o lucro das empresas pela metade para sempre. Pode ter um impacto temporário, por um ou dois anos. Foi uma queda exagerada e era uma oportunidade clara."

Veja a seguir o desempenho das principais ações da bolsa em três momentos diferentes de 2020: a "fase da recuperação" (do pregão de 23 de março até o fechamento do ano), a "fase da queda" (do começo do ano até 23 de março, auge da pandemia), e o desempenho considerando o ano completo.

Fonte: CNN Brasil

Para incentivar o pagamento em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), os governos locais costumam oferecer descontos. Em São Paulo, por exemplo, os donos de veículos que quitarem o IPVA em uma única parcela terão uma redução de 3% sobre o valor total do tributo. Na capital, a prefeitura ainda não informou os detalhes sobre o IPTU de 2021, mas, no ano passado, o abatimento também foi de 3%. 

Vale a pena pagar à vista e aproveitar o desconto? A resposta é: depende de sua situação. Primeiro, é preciso saber em qual dos três perfis se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. "É necessário ter uma reserva financeira disponível para essa finalidade. Muitas pessoas guardam recursos, mas não para pagar o IPTU e o IPVA", alerta Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). 

Quem está endividado deve optar pelo parcelamento. Domingos lembra, porém, que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso pode se tornar problema no futuro, devido aos juros altos cobrados pelas instituições financeiras. 

Nos casos em que o contribuinte tem uma reserva financeira, o educador ressalta que esses recursos poupados precisam ser maiores que o valor do imposto. "Claro que a vantagem sempre será maior que uma rentabilidade de aplicação financeira de renda fixa, uma vez que nenhuma delas rende 3% ao mês. No entanto, é preciso que a reserva financeira seja superior ao valor do imposto para não se correr o risco de ficar sem nenhuma quantia de emergência no futuro", pondera. 

O pagamento em cota única é indicado, segundo Domingos, quando o proprietário do imóvel ou do veículo tem uma situação mais confortável. "Recomento pagar de uma vez só quando a pessoa tem pelo menos dez vezes do valor do imposto guardado. Estamos ainda em uma pandemia, uma situação de vulnerabilidade empregatícia. As reservas financeiras precisam ser boas para manter outros compromissos e necessidades que podem surgir ao longo do ano."

 

Fonte: CNN Brasil

Cerca de 86% das pessoas com casos leves do novo coronavírus perdem o olfato e o paladar, mas os recuperam em até seis meses, de acordo com um novo estudo com mais de 2,5 mil pacientes de 18 hospitais europeus.

Os casos de Covid-19 foram considerados leves quando não houve evidência de pneumonia viral ou perda de oxigênio ou se o paciente pôde se recuperar em casa.

O estudo descobriu que os pacientes recuperaram o olfato, em média, após 18 a 21 dias. No entanto, cerca de 5% das pessoas não recuperaram a função olfativa em seis meses.

A anosmia, que é a perda do olfato e, portanto, do paladar, foi sugerida como um sinal precoce de Covid-19. Isso pode acontecer sem aviso, nem mesmo com o nariz entupido.

“A anosmia, em particular, foi observada em pacientes que eventualmente tiveram resultado positivo para coronavírus sem outros sintomas”, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Covid-19 moderado a grave

Comparativamente, o estudo descobriu que apenas 4% a 7% das pessoas com sintomas moderados a graves de Covid-19 perderam a capacidade de cheirar e saborear.

Pessoas com infecções moderadas  apresentavam "sinais clínicos de pneumonia" como tosse, febre e falta de ar, de acordo com o estudo. 

Aqueles com casos críticos da doença sofriam de graves dificuldades respiratórias e eram mais propensos a ser mais velhos e ter "hipertensão, diabetes, distúrbios gástricos, renais, respiratórios, cardíacos, hepáticos e neurológicos".

estudo, que foi publicado segunda-feira no Journal of Internal Medicine, encontrou uma taxa maior de disfunção olfatória em pacientes mais jovens em comparação com pacientes mais velhos, mas a associação precisa de uma análise mais aprofundada, disseram os pesquisadores.

Como testar seu olfato

Há algo que você pode fazer em casa para verificar se está perdendo o olfato e o paladar? A resposta é sim, você pode provar isso com o "teste de balas de goma".

"Você segura uma balinha com uma das mãos e tampa o nariz com a outra para que não haja fluxo de ar", disse Steven Munger, diretor do Centro de Cheiro e Sabor da Universidade da Flórida, em entrevista à CNN.

“Depois, coloca a jujuba na boca e mastiga. Digamos que seja uma jujuba de frutas. Se você sentir o sabor e a doçura da bala, sabe que tem um paladar funcional ”, disse Munger.

“Então, enquanto continua mastigando, solte o nariz. Se você estiver com o sentido do olfato, de repente sentirá todos os cheiros e identificará o sabor. É realmente uma resposta muito drástica e rápida", explicou.

"Então, se você pode ir do agridoce a um sabor único e sabe qual é esse sabor seu olfato, provavelmente, está em muito bom estado."

O nome científico desse processo é cheiro pós-nasal, no qual os odores fluem do topo da boca para a faringe nasal e para a cavidade nasal.

Mas e se você não tiver uma jujuba? Você também pode usar outros alimentos, disse o especialista em ouvidos, nariz e garganta Erich Voigt, diretor da divisão de otorrinolaringologia do sono da NYU Langone Health.

"O sentido do olfato puro seria se você pudesse sentir o cheiro de uma determinada substância que não estimule outros nervos", disse Voigt. “Se você pode sentir o cheiro de pó de café ou café, ou se você pode sentir o cheiro de alguém descascando uma laranja, esse é o sentido do olfato”, explicou ele.

No entanto, você precisa ter cuidado porque é fácil pensar que você está usando o olfato quando não está, disse Voigt.

"Por exemplo, amônia ou soluções de limpeza estimulam o nervo trigêmeo, que é um nervo irritante", disse ele. “E então as pessoas vão pensar: 'Ah, posso sentir o cheiro do cloro, posso sentir o cheiro da amônia'. Mas não, isso não é correto. Eles não estão realmente cheirando, eles estão usando o nervo trigêmeo ”, explicou.

Ainda não tem certeza se está fazendo certo? Pesquise na Internet por testes de odores com base médica.

Perda do olfato é comum além da Covid-19

Obviamente, nem todas as pessoas que falham em um teste de olfato estão infectadas pela Covid-19. Qualquer vírus respiratório, como o resfriado ou a gripe, afeta temporariamente o olfato e o paladar, às vezes até de forma permanente.

"A quantidade de inchaço que pode ocorrer no nariz devido ao efeito viral pode impedir que as partículas de odor cheguem ao topo do nariz, onde está o nervo olfatório", disse Voigt. “Quando o inchaço diminui, o olfato pode voltar”, acrescentou.

Mas também existem vírus neurotóxicos, alguns dos quais estão na categoria do resfriado comum, disse Voigt.

"Se eles são neurotóxicos, isso significa que danificam o nervo olfatório e ele se torna essencialmente não funcional", acrescentou. "Muitos desses casos podem recuperar o cheiro com o tempo, mas às vezes é uma perda permanente", explicou ele.

A perda crônica parcial ou total do olfato é incrivelmente comum, disse Munger. E afetou milhões de norte-americanos muito antes de o novo coronavírus aparecer. “Cerca de 13% da população tem um comprometimento significativo do olfato ou paladar”, disse ele.

Além do resfriado e da gripe, outras causas de perda do olfato incluem pólipos nasais, tumores, doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson, e lesões cerebrais por traumatismo craniano, incluindo a síndrome do chicote.

"Se alguém sofreu um acidente de carro ou sofreu um ferimento no pescoço ou na cabeça, isso também pode afetar os pequenos nervos que vão do cérebro ao nariz", disse Voigt. "Portanto, uma lesão no pescoço também pode causar uma perda permanente do olfato", explicou.

A perda do paladar é comumente associada à perda do olfato, porque contamos com o olfato para identificar os sabores. Mas também pode haver razões médicas: alguns medicamentos podem afetar o paladar. A quimioterapia e a radioterapia podem alterar o paladar. Outro exemplo são os danos físicos, como nervos cortados durante cirurgias dentárias.

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus em São Paulo pode levar algumas regiões do estado a regredir na reclassificação que será anunciada nesta quinta-feira (7). O alerta é do coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, em entrevista à CNN.

"A situação em São Paulo não é boa, é muito preocupante. Desde novembro observamos aumento crescente de casos, internações e óbitos, mas ainda não atingimos o pior momento que tivemos, que foi em julho. Ainda é uma situação menos grave, mas muito preocupante", analisa.

Atualmente todo o estado, com exceção à região de Presidente Prudente, seguem na fase vermelha. Menezes avalia que ter regredido todo o estado à fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, nos feriados prolongados do Natal e Ano-Novo surtiu efeitos positivos.

"Tivemos um aumento importante de isolamento social, algo que a gente não observava desde maio. Continuamos preocupados observando os indicadores todos os dias. Amanhã devemos ter uma reclassificação, é possível que alguma região tenha medidas mais restritivas do que temos hoje", adianta.

 

Fonte: CNN Brasil

O lucro da Samsung Electronics no trimestre encerrado em dezembro provavelmente subiu mais de 30%, impulsionado pelas medidas de isolamento social que incentivaram trabalho e entretenimento em casa, o que compensou queda nas vendas de smartphones, disseram analistas.

O lucro estimado aumentou 33%, para 9,5 trilhões de wons (US$ 8,75 bilhões), em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Refinitiv. A receita provavelmente cresceu 2,6%.

A Samsung, que deve anunciar os resultados preliminares do quarto trimestre na sexta-feira (1), superou as expectativas do mercado nos últimos três trimestres.

As vendas de chips de memória DRAM e NAND pela Samsung, que é a maior fornecedora mundial destes componentes, aumentaram cerca de 10% em relação ao trimestre de setembro, estimam os analistas. Os preços de chips DRAM, porém, caíram 9% devido à menor demanda de clientes que estocaram chips nos trimestres anteriores, de acordo com dados da TrendForce.

Os chips geram cerca de metade do lucro da Samsung, e a perspectiva positiva para o negócio alimentou parcialmente uma alta de 55% nas ações da empresa desde setembro.

A Samsung também é a maior fabricante mundial de smartphones, que geram a maior parte do restante do lucro do grupo. As vendas de smartphones no trimestre caíram cerca de 20% em relação ao trimestre de setembro, em parte devido à competição com o novo iPhone 12, disseram analistas.

O novo aparelho da Apple se tornou o smartphone 5G mais vendido mundialmente em outubro, apesar de ser vendido apenas por duas semanas durante o mês, ultrapassando o Galaxy Note 20 Ultra 5G, que foi o dispositivo 5G mais vendido em setembro, disse a Counterpoint Research.

A demanda pelo iPhone 12, no entanto, impulsionou as vendas de painéis OLED da Samsung, unidade que também se beneficiou de um aumento nos preços de telas LCD que foi apoiado pela demanda por TVs e notebooks.

Ainda assim, o aumento dos custos de produção de painéis e de marketing prejudicou o lucro na divisão de TVs, assim como a valorização do won em relação ao dólar norte-americano. A maior parte do lucro da Samsung é em dólares, mas os resultados são reportados em won.

Fonte: CNN Brasil

Sete pessoas de cinco países testaram positivo para a Covid-19 depois de um vôo de 18 horas Dubai para a Nova Zelândia no final de setembro, apesar de terem tomado as precauções necessárias antes do voo, de acordo com um estudo de caso publicado terça-feira (5) na revista científica Emerging Infectious Diseases.

Cinco passageiros testaram negativo vários dias antes do voo, incluindo duas pessoas que estavam na Suíça e que provavelmente levaram o vírus para a aeronave. Os passageiros que posteriormente testaram positivo para a doença estavam em assentos no corredor, em até duas fileiras de distância dos passageiros da Suíça, de acordo com a publicação.

Cinco dos sete passageiros afirmaram ter usado máscara e luvas, que não eram obrigatórios. Após a chegada na Nova Zelândia, foram levados para um centro de quarentena do governo, onde mais tarde descobriram seu diagnóstico. O estudo diz que um dos casos provavelmente foi infectado na durante a quarentena por um membro de sua família.

O estudo serve como um contraponto preventivo a outras pesquisas, que sugerem que os vírus não se espalham facilmente em aviões por causa da circulação de ar e dos sistemas de filtragem. Os autores do estudo observaram que o sistema que controla o ar da cabine provavelmente seria desligado por cerca de meia hora, durante reabastecimento na Malásia.

Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estimam que fazer o teste três dias antes de viajar reduz o risco de propagação do vírus de 5% a 9%. No entanto, o teste no dia da partida pode reduzir esse risco de 37% a 61%, segundo o artigo recente.

A edição de novembro da revista científica também destaca que os exames realizados antes da decolagem "podem não detectar os viajantes infectados que estão em seu período latente, já que não disseminam o vírus em quantidade suficiente para detecção".

Fonte: CNN Brasil

Na noite desta quarta-feira (6), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou um pronunciamento em rede nacional de televisão em que disse que o Brasil já tem vacinas, agulhas e seringas o suficiente para começar a vacinação contra a Covid-19 “ainda neste mês de janeiro”. De acordo com ele, o país também já “está preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação”.

Pazuello informou que “todos os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à sua população” e ressaltou que “seremos também exportadores de vacina para a nossa região muito em breve”.

O ministro ainda explicou que o presidente Jair Bolsonaro “assinou e enviou para publicação uma Medida Provisória que trata de medidas excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística, até a aquisição de serviços nas áreas de tecnologia da informação e publicidade”.

Veja a íntegra do pronunciamento de Pazuello:

Senhoras e senhores,

Boa noite.

Em nome do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e de todo o Governo Federal, gostaria de iniciar este pronunciamento me solidarizando com todas as famílias que perderam seus entes queridos por causa da pandemia da Covid-19. Também gostaria de agradecer a todos os profissionais de Saúde que atuam incansavelmente para salvar as vidas de nossos cidadãos. Graças à dimensão do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, mais de sete milhões de brasileiros estão recuperados.

Agradeço também aos técnicos e a toda a nossa equipe do Ministério da Saúde, que têm se empenhado para a que vacinação esteja à disposição da população o mais rápido possível.

Hoje, o Ministério da Saúde está preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O Brasil já tem disponíveis cerca de 60 milhões de seringas e agulhas nos estados e municípios. Ou seja, um número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro.

Temos, também, a garantia da Organização Pan-Americana de Saúde de que receberemos mais 8 milhões de seringas e agulhas em fevereiro, além de outras 30 milhões já requisitadas à Abimo, a Associação dos Produtores de Seringas.

Temos hoje 354 milhões de doses de vacinas asseguradas, para 2021, sendo 254 milhões de doses pela Fiocruz em parceria com a Astrazeneca, além de 100 milhões de doses pelo Butantan em parceria com a Sinovac.

Estamos em processo de negociação com os laboratórios Gamaleya, da Rússia; Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos; e Barat Biotech, da Índia.

Importante enfatizar, quanto à Pfizer, que já disponibilizou suas vacinas em vários países, mesmo em quantidades muito reduzidas, que o Ministério da Saúde está trabalhando com os representantes da empresa para resolver as imposições que não encontram amparo na legislação brasileira, entre elas: isenção total e permanente de responsabilização civil por efeitos colaterais advindos da vacinação; transferência do foro de julgamento de possíveis ações judiciais para fora do Brasil; e disponibilização permanente de ativos brasileiros no exterior para criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais.

Senhoras e senhores, o Brasil é o único país da América Latina que tem três laboratórios produzindo vacinas. Ou seja, seremos também exportadores de vacina para a nossa região muito em breve.

Esta noite, o Presidente da República assinou e enviou para publicação uma medida provisória que trata de medidas excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística, até a aquisição de serviços nas áreas de tecnologia da informação e publicidade.

A norma também prevê:

coordenação pelo Ministério da Saúde da execução do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19;
treinamentos de profissionais que vacinarão a população; e
contratação de vacinas e de insumos destinados à vacinação contra a Covid-19, antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial pela Anvisa.

Asseguro que todos os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à sua população.

No que depender do Ministério da Saúde e do Presidente da República, a vacina será gratuita e não obrigatória.

Brasil imunizado! Somos uma só nação!

Muito obrigado!

*Estadão

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |