Blog Santo Antônio
Notícias

Os laboratórios Serum Institute e Bharat Biotech, da Índia, emitiram nota conjunta na manhã desta terça-feira (5), assegurando o fornecimento global de vacinas contra a Covid-19 produzidas no país.

O comunicado vem após o CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, afirmar, no último domingo (3), que não haveria permissão do governo local para a exportação dos imunizantes. A fala suscitou preocupações no Brasil, já que a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com Universidade de Oxford, principal aposta do Ministério da Saúde para imunização dos brasileiros, é fabricada em solo indiano.

– As duas companhias comunicam a intenção conjunta de desenvolver a produção e [o] fornecimento de vacinas contra a Covid-19 para a Índia e o mundo. Vacinas são um bem de saúde pública global e têm o poder de salvar vidas e [de] acelerar o retorno da economia à normalidade o mais cedo possível – diz a nota. Não há citação específica, contudo, ao imunizante da AstraZeneca e da Oxford.

Responsável pela polêmica, Poonawalla compartilhou o comunicado dos laboratórios em seu Twitter e chamou o suposto veto à exportação das vacinas de “falha de comunicação”.

– As exportações de vacinas são permitidas a todos os países. […] Estamos todos unidos na luta contra esta pandemia – publicou.

A possibilidade de veto à exportação por parte do governo indiano preocupou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que articula a importação de 2 milhões de doses prontas do imunizante. O Itamaraty chegou a ser acionado para tentar reverter a situação junto a Nova Délhi.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antônio

O novo ministro do TurismoGilson Machado, afirmou nesta segunda-feira (4) que o setor “não suporta um novo lockdown”. Em artigo de sua autoria publicado pela Folha de São Paulo, o Gilson ressaltou que a temporada de verão 2020/2021 será decisiva para a recuperação ramo, que foi duramente impactado pela pandemia.

– É consenso, tanto entre empresários quanto [entre] trabalhadores dos segmentos turísticos, que o setor não suporta um novo lockdown. As perdas serão fatais para muitas empresas e para os empregos que elas geram. É importante notar que, após meses de isolamento forçado, aprendemos a conviver com o coronavírus e a tomar todos os cuidados necessários para nos proteger do contágio.

O ministro criticou ainda o antagonismo entre a saúde e a economia, ressaltando que a retomada do Turismo é crucial para o sustento de milhares de trabalhadores do ramo.

– Não podemos deixar milhares de chefes de família em todo o país sem seu ganha-pão. Promover o retorno de nossas atividades com segurança, assegurar a proteção aos turistas e trabalhadores não devem ser vistos como [exercícios] antagônicos, mas como processos perfeitamente complementares, além de necessários. […] Não podemos mais nos dar ao luxo de, em nome de uma falsa premissa, a de que saúde e [a] preservação de empregos caminham separados, permitir passivamente o fechamento de atividades fundamentais à sobrevivência de milhares de trabalhadores, além de cercear unilateralmente o direito de ir e vir de milhões de brasileiros.

Gilson Machado destacou que o segmento é responsável por 8,1% do PIB brasileiro e alertou para a perda de 25% dos postos de trabalho no setor.

– Perdemos aproximadamente 25% dos postos de trabalho, segundo membros do “trade” turístico. Índice bem menor que o observado em outros destinos, como o Caribe, com 70%. E isso só foi possível graças à agilidade e liderança do presidente Jair Bolsonaro. Mas esse número ainda é alarmante. Ainda mais em um país com quase 14 milhões de desempregados – frisou.

MEDIDAS
O ministro mencionou ainda que o governo federal vem tomando, desde o início da pandemia, medidas para evitar o desmonte do turismo nacional e assegurar uma retomada das atividades. Ele citou “protocolos de biossegurança, ações de crédito de apoio, principalmente para o pequeno e o microempreendedor”.

Gilson finalizou o artigo fazendo elogios ao presidente Jair Bolsonaro e expressando sua esperança por bons resultados no Ministério do Turismo em breve.

– Temos, pela primeira vez na nossa história, um presidente visionário e defensor do fortalecimento do turismo e um “trade” unido em prol da retomada. Agora é colocar o pé na estrada e fazer com que a política federal para o turismo chegue a cada canto deste país e consiga fazer a diferença e promover o desenvolvimento regional. Esse é meu compromisso e acredito que teremos, em breve, excelentes resultados para celebrar.​

Gilson Machado assumiu o cargo de chefe do Ministério do Turismo em 17 de dezembro. Ele foi nomeado pelo presidente após a exoneração de Marcelo Álvaro Antonio devido a conflitos com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Fonte: Pleno News

Após ser cantado por quase um século sem grandes discussões ou polêmicas a respeito de seu conteúdo, o hino do estado do Rio Grande do Sul virou alvo de uma polêmica criada por vereadores do PSOL, PT e PCdoB em Porto Alegre (RS). Segundo os parlamentares, um dos trechos da canção, que é entoada desde 1933, teria conteúdo racista.

– Não temos obrigação nenhuma de cantar um verso que diz que o nosso povo não tem virtudes, por isso foi escravizado. O hino foi elaborado em um contexto de guerra, no qual a única forma de escravização era sobre a população negra, que lutou na guerra sob promessa de liberdade, que não tiveram – disse o vereador Matheus Gomes (PSOL).

A recusa quanto a cantá-lo aconteceu durante a cerimônia de posse, na última sexta-feira (1°), quando os parlamentares permaneceram sentados durante a execução do hino. A postura do vereador do PSOL provocou uma chuva de críticas a ele nas redes sociais. Muitos alegaram que o sentido da frase não é racista; antes, tem a ver com a relação do Rio Grande do Sul com o Império.

O trecho do hino que causou discussões diz que o “povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. Apesar da alegação de racismo feita pelos parlamentares de esquerda, membros de movimentos de tradição gaúcha refutaram a acusação e apontaram que a bancada negra perde tempo com polêmicas desnecessárias, em vez de discutir assuntos mais importantes.

– Enquanto a bancada negra fica sentada e não canta o hino, nosso povo perde um precioso tempo de ser protagonista de uma nova história. Este é nosso tempo. Precisamos sair das amarras, lutar com as armas do respeito e da igualdade e quebrar alguns preconceitos próprios – declarou Julia Dutra, diretora de Manifestações Individuais e Espontâneas do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O HINO
Com letra de Francisco Pinto da Fontoura, música do Comendador Maestro Joaquim José de Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real, a versão atual do hino é do ano de 1933, sendo esta a terceira adaptação feita para a canção, que teve sua primeira edição em 1838.

A letra atual da canção, porém, sofreu uma alteração em 1966, quando foi oficializada como Hino Farroupilha ou Hino Rio-Grandense, por força da lei 5.213, de 5 de janeiro de 1966. Na ocasião, foi suprimida a segunda estrofe por conta de termos descontextualizados em relação à cultura gaúcha, tais como “Atenas” e “romanos”.

Confira a letra do atual hino gaúcho, na íntegra:

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o Vinte de Setembro
O precursor da liberdade.

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Mas não basta, pra ser livre,
Ser forte aguerrido e bravo.
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Fonte: Pleno News

O deputado federal Marco Feliciano utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (5), para fazer novas críticas à TV Globo. Em sua conta do do Twitter, ele ressaltou a cobertura jornalística da emissora e disse que é preciso “consertar” o “monstro”.

– Assistir [a]o Jornal Nacional é ter a certeza do quanto nós, legisladores, falhamos miseravelmente na nossa missão de produzir uma Lei de Imprensa minimamente razoável. Como uma concessão pública pode servir para criar um monstro? Temos que consertar isso! Brasil em 1º lugar – escreveu.

Fonte: Pleno News

Em seu primeiro dia de trabalho em 2021, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira (5) que o Brasil está ”quebrado”. Para apoiadores, ele disse que não “consegue fazer nada” e citou como exemplo as mudanças na tabela do Imposto de Renda (IR).

– O Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, tá. Teve esse vírus, potencializado pela mídia que nós temos, essa mídia sem caráter – afirmou Bolsonaro a um apoiador na saída do Palácio da Alvorada.

A ampliação da isenção do IR é uma das promessas de campanha de Bolsonaro. Em 2019, o presidente chegou a retomar o assunto algumas vezes ao afirmar que a ampliação estava sendo estudada pelo governo.

Atualmente, quem ganha até R$ 1,9 mil por mês está isento de declarar o IR. Bolsonaro já chegou a dizer que gostaria de aumentar a isenção da tabela do IR para quem ganha até cinco salários mínimos (hoje, R$ 5,5 mil) até o final de seu mandato. A ideia, contudo, já enfrentava resistência por parte da equipe econômica em 2019, quando as contas do governo ainda não estavam afetadas pela crise do novo coronavírus.

Na conversa com apoiadores nesta terça, Bolsonaro também voltou a intensificar as críticas à mídia, que segundo ele realiza um “trabalho incessante de tentar desgastar” o governo.

– Vão ter que me aguentar até o final de 2022. Pode ter certeza aí – afirmou.

Bolsonaro retomou o expediente normal no Palácio do Planalto após 17 dias sem compromissos oficiais e dias de recesso, divididos entre o litoral de Santa Catarina, em São Francisco do Sul, e o litoral de São Paulo, no Guarujá.

A agenda pública dele desta terça inclui reuniões com os ministros Fábio Faria, das Comunicações, Fernando Azevedo, da Defesa, Braga Netto, da Casa Civil, e Pedro Cesar Nunes, ministro interino da Secretaria-Geral, além do presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães.

De tarde, em meio às negociações de uma vacina contra a Covid-19, Bolsonaro fará uma visita técnica ao Ministério da Saúde.

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma MP (Medida Provisória) que estabelece um processo simplificado para a compra de vacina contra a Covid-19 e de insumos necessários para a imunização da população.

 

 

A medida permite que o poder público celebre contratos sem licitação para aquisição de imunizantes e insumos, inclusive antes do registro sanitário conferido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

O Palácio do Planalto destaca que o início da vacinação da população só será permitido para imunizantes que recebam o aval da Anvisa.

 

A MP tem força de lei e pavimenta o caminho para o governo comprar vacinas no mercado internacional.

 

A administração Bolsonaro tem sido criticada pelo atraso e por gargalos na organização da campanha nacional de imunização, que ainda não tem uma data oficial para ser iniciada. Outros países, inclusive da América Latina, já começaram a imunizar os chamados grupos prioritários.

 

A norma editada por Bolsonaro permite, por exemplo, que a administração pública possa realizar pagamentos antecipados para a compra de vacinas contra o coronavírus.

 

Em outro trecho, a MP estabelece que a Anvisa poderá conceder autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de qualquer vacina contra o vírus desde que ela tenha recebido luz verde de autoridades sanitárias de Estados Unidos, União Europeia, Japão, China ou Reino Unido.

 

Pela MP, profissionais de saúde que administrarem a vacina que tenha recebido autorização para uso emergencial pela Anvisa deverão avisar os pacientes sobre "potenciais riscos e benefícios do produto".

 

Para o ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto, a exigência da comunicação é uma "bobagem sem tamanho".

 

"Seja emergencial ou não, a segurança e a qualidade da vacina não estão comprometidas por conta do tipo de registro que está sendo decidido. O registro emergencial não diminui a análise que é feita da vacina. Estão fazendo essa confusão por causa dessa bobagem que o Bolsonaro fala de que as pessoas vão virar jacaré", disse.

 

Em meados de dezembro, Bolsonaro se queixou que a Pfizer, uma das fabricantes mundiais da vacina, não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais.

 

"Se tomar [vacina] e virar um jacaré é problema seu. Se virar um super-homem, se nascer barba em mulher ou homem falar fino, ela [Pfizer] não tem nada com isso", afirmou.

 

O presidente tem questionado a eficácia de vacinas e levantado dúvidas sobre possíveis efeitos colaterais, embora os principais laboratórios que desenvolvem imunizantes contra a Covid tenham relatado episódios adversos leves.

 

Em um guia sobre o uso emergencial de vacina, a Anvisa estabelece que empresas que solicitem autorização temporária precisam garantir que os pacientes serão informados sobre os "benefícios e riscos significativos e conhecidos e potenciais associados ao uso emergencial da vacina".

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antônio

Fonte: Grupo Santo Antônio

Foliões de todo o Brasil estão em contagem regressiva para uma data que ainda não tem previsão de chegada: o Carnaval 2021.

Com a pandemia do novo coronavírus, as cidades onde ocorrem as principais festas cancelaram ou suspenderam os eventos para não causar aglomeração e evitar a proliferação da Covid-19.

 

A certeza é de que em fevereiro, mês previsto para o Carnaval, entre os dias 13 e 16 em 2021, a festa não acontecerá em Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

As cidades ainda avaliam se vão transferir os pontos facultativos para outras datas. 

Belo Horizonte

Na capital mineira, o Carnaval está suspenso. A cidade – que tem como forte o desfile de blocos – informou à CNN que seguirá o calendário definido por Salvador e Rio de Janeiro.

“Ainda não há nenhuma definição e o diálogo permanece constante com toda a cadeia produtiva do Carnaval. A decisão de uma nova data depende das condições sanitárias acompanhadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura além de medidas que possam garantir a segurança dos foliões”, disse a PBH em nota.

Também estão suspensas as festas particulares, independentemente do uso de espaços públicos ou privados.

“Não há nenhuma previsão legal para realização de festas em clubes, casas de festas ou em outros espaços e eventos que estão com os alvarás suspensos”, garantiu.

Sobre o feriadão, a prefeitura informou que uma eventual transferência dos pontos facultativos ainda será discutida pelo município.

Florianópolis

Com tradição no Sul em desfiles de escola de samba, Florianópolis também atrai turistas na data em razão das praias na ilha.

De acordo com a prefeitura, já está decidido que a festa está vetada para 2021, tanto em relação ao evento das agremiações no sambódromo quanto aos blocos de rua. 

O anúncio do veto foi em 21 de dezembro pelo prefeito Gean Loureiro (DEM). A prefeitura afirma que as festas “não devem acontecer, enquanto a população não é vacinada”. O feriadão está mantido.

São Paulo

Em São Paulo, a prefeitura diz que o Carnaval 2021 não está cancelado, mas condicionada a festa “à imunização da população contra a Covid-19 e, por conta disto, não há uma data definida”.

Em nota, a cidade informou que já articulou conversas com Salvador sobre a definição de uma data conjunta.

“A ideia é estender as tratativas para outros centros carnavalescos como as cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, para que o Carnaval 2021 possa acontecer em todas as cidades brasileiras na mesma data, mantendo a tradição cultural e sua potência turística”, explicou.

Salvador

Conhecido pelos desfiles de blocos na orla, Salvador anunciou  a suspensão do Carnaval 2021 enquanto não existirem condições sanitárias adequadas, sobretudo, a disponibilização de uma vacina contra a Covid-19.

É o mesmo posicionamento adotado em 27 de novembro pelo então prefeito ACM Neto (DEM).

“Sobre a manutenção da data como feriado ainda não há resolução”, afirma a nova gestão, de Bruno Reis (DEM).

Em Salvador, a prefeitura ratificou que não existe permissão para realização de festas.

 

Recife

O frevo em Recife não acontecerá em 2021 em razão do decreto anunciado em 17 de dezembro de 2020 pelo governo de Pernambuco, que cancelou a atividade em todo o estado.

O prefeito João Campos (PSB) reunirá na quarta-feira (6) com seu secretariado para “discutir como amparar toda a extensa cadeia produtiva e criativa tradicionalmente envolvida na realização do maior e mais autêntico ciclo festivo da cidade, diante do cancelamento da festa”.

A mesma decisão abrange as festas particulares. Já quanto ao feriado, o calendário está mantido.

Rio de Janeiro

A RioTur, pasta responsável pela festa, informou apenas que ainda não existe uma definição da data para o Carnaval 2021. A certeza é de que não será em fevereiro.

A autarquia afirma que, “em breve”, o prefeito Eduardo Paes (DEM) anunciará as medidas a serem adotadas sobre a festividade, em alinhamento com as entidades de escolas de samba e blocos.

Fonte: CNN Brasil

O Banco do Brasil anunciou a venda de 1.404 imóveis com descontos de até 70% que fazem parte do plano de desinvestimentos da instituição. Podem ser comprados terrenos, casas e apartamentos com valores que vão de R$ 15 mil a R$ 21,7 milhões. As ofertas vão até o dia 15 deste mês.

A maior parte dos imóveis está na região Nordeste, com 590 oportunidades, cujos descontos chegam a até 65%. A região Centro-Oeste traz 349 ativos que alcançam descontos de até 70%.

Como pesquisar os imóveis disponíveis?

Para saber mais sobre os imóveis em oferta, é preciso acessar o site Seu Imóvel BB e aplicar os filtros de acordo com o interesse – região, tipo de imóvel, valor ou situação (ocupado ou desocupado). A plataforma foi lançada pelo BB em abril de 2020.

O BB diz que garante o pagamento de todas as despesas vinculadas ao imóvel até a transferência da propriedade ao comprador, como impostos, taxas de energia, água e gás e condomínio.

O diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do Banco do Brasil, Ricardo Forni, afirma que o BB tem investido em tecnologia para facilitar as transações, inclusive quando se trata da oferta de imóveis. “Como prestador de serviços, o BB procura oferecer comodidade ao seu cliente na realização dos negócios. Na venda dos imóveis não é diferente. Por isso, lançou o Seu Imóvel BB, em uma iniciativa que abrange desde a oferta de imóveis até um serviço de pós-venda, tudo de forma online”, afirma.

O banco assegura que todos os imóveis ofertados estão quitados e são de propriedade do BB.

770 imóveis vendidos em 2020

Na ação do BB do ano passado, a instituição vendeu 770 imóveis próprios, liberados do uso e advindos de crédito de contratos descumpridos. Um total de 684 foram vendidos por meio da plataforma da instituição, e o restante por leilão on-line e venda direta. 

Ao longo do ano passado, as regiões que mais chamaram a atenção dos compradores foram o Sudeste e o Sul, que tiveram 389 e 167 imóveis vendidos, respectivamente.

Fonte: CNN Brasil

A polícia da Escócia prendeu Margaret Ferrier, uma parlamentar britânica acusada de desrespeitar o isolamento após ter testado positivo para a Covid-19. De acordo com a polícia, ela pegou um trem mesmo com o diagnóstico positivo para a doença.

"Nós podemos confirmar que nossos agentes prenderam hoje e prestaram queixas contra uma mulher de 60 anos que é alegadamente culpada de uma conduta desrespeitosa", disse o porta-voz da Polícia da Escócia.

"Isso foi feito após uma investigação liderada pela Polícia da Escócia que apurou quebra de protocolos e medidas de contenção do coronavírus entre os dias 26 e 29 de setembro de 2020", finalizou.

Em setembro, Ferrier teve o resultado positivo para a doença, logo após ter participado de uma sessão parlamentar em Westminster. Então, ela pegou o trem em uma viagem de mais de 640 km para voltar à Escócia. Seu partido, o Scottish National Party (SNP, "Partido Nacional Escocês") suspendeu a parlamentar logo após o ocorrido.

Fonte: CNN Brasil

Em um ano em que a saúde foi o tema mais importante, os convênios médicos tiveram aumento na procura. No geral, foram 225 mil beneficiários a mais de outubro de 2019 a outubro de 2020, totalizando 47,2 milhões de pessoas com cobertura. Esse crescimento ocorreu principalmente pela procura maior por planos coletivos por adesão, com um aumento de 128 mil beneficiários no período. Mas esses convênios não têm reajuste limitado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e o aumento da mensalidade depende do uso dos serviços. Quanto mais beneficiários usarem, maior será o custo. Além disso, há pessoas que abrem uma empresa de fachada apenas para ter o plano e incluir beneficiários, o que é uma fraude.

Muitos consumidores abrem uma empresa, mesmo como microempreendedor individual, aderem a esse tipo de convênio, incluem seus familiares e acreditam que serão beneficiados por mensalidades menores que as de um plano individual.

A professora universitária Eliana Loureiro é um exemplo. Ela abriu uma empresa para receber pelas aulas online que ministrou durante a pandemia. Com receio de precisar de serviços médicos com a Covid-19, ela decidiu contratar um plano por adesão e incluiu o filho e o irmão no convênio. Como realmente usa a empresa, a contratação do plano foi legal. Ela fez essa opção porque esse tipo de contrato ficaria mais barato do que o individual ou familiar. Mas, recentemente, soube que os boletos ficarão bem mais pesados nos próximos meses. O percentual, que não é regulado pela ANS, ainda será definido pela operadora, mas pode superar 30%.

“Eu fiquei cinco anos sem plano de saúde e eu não tinha me atentado para a questão do reajuste. Em um momento de pandemia eu me preocupei com o tempo de carência do convênio e se haveria cobertura para teste de Covid-19. Eu nem pensei em perguntar sobre o aumento no valor das mensalidades”, conta a professora.

Agora ela não pode cancelar o plano. Isso só será possível depois que o contrato completar um ano.

O aumento dos planos individuais, regulado pela ANS, foi de 8,14% no ano passado. Com a pandemia, as mensalidades ficaram congeladas e esse reajuste será aplicado neste ano. Para chegar ao valor do reajuste dos convênios individuais, a ANS considera o Índice de Valor das Despesas Assistenciais (IVDA) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Já o reajuste dos planos coletivos empresariais e por adesão são calculados pelas próprias operadoras e não há um teto para contabilizar esse percentual. Ele é definido a partir dos custos que a operadora teve como o conjunto de beneficiários.

De acordo com advogado especialista em direito do consumidor Alexandre Ricco, o reajuste para os planos individuais geralmente é mais equilibrado, já que são calculados pela ANS. “Os planos de saúde coletivos por adesão apresentam características que são negativas e precisam ser analisados com cuidado por quem vai aderir a esses convênios. Isso porque os consumidores não têm a possibilidade de negociar as cláusulas do contrato. Isso também acontece com o preço do convênio e com o valor do reajuste. Já os planos individuais e familiares estão cobertos pela ANS”, explica o advogado.

Fraudes

Outro sinal de alerta para os planos coletivos por adesão são as fraudes. Isso porque há casos em que uma microempresa é criada apenas para inclusão de beneficiários nos convênios. De acordo com superintendente executivo da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), Marcos Novais, por causa do grande número de falsos coletivos, instrumentos de fiscalização foram criados. “A penalidade é o próprio cancelamento do contrato. É importante destacar que foi criada uma ferramenta de controle para isso. Então a operadora precisa verificar que empresa está ativa na Receita Federal para dar continuidade ou não ao contrato”, diz.

Já na avaliação do advogado especialista em direito do consumidor, as irregularidades impactam não só sistema de planos de saúde, mas também os usuários, as clínicas e os hospitais, além do preço e do valor da mensalidade e do reajuste dos planos. “Muitos fraudadores constituem pessoas jurídicas de forma indevida para contratar planos coletivos por adesão. Por outro lado, existem pessoas que promovem a venda desses planos de forma indevida admitindo quem não tem legitimação para ser incluído nesse modelo”, destaca Alexandre Ricco.

Fonte: CNN Brasil

"Afim de esclarecer  a publicação que torna sem efeito a minha nomeação como Secretário de Segurança, publicada agora a noite (04), no Diário Oficial do município de Luis Eduardo Magalhães, explico que não posso assumir dois cargos público ao mesmo tempo, ou seja ainda não saiu a minha liberação (agregação) na PM para que eu João Paulo Alves, possa ser nomeado Secretário de Segurança do Município. 

Por fim, Ad Cerrado foi nomeado interinamente até que seja publicada minha agregação na PM para que definitivamente eu seja nomeando Secretário de Segurança Pública.

Todos os documentos necessários já foram enviados ao Governo do Estado para que saía o mais breve possível".

Fonte: Blog Braga

O “sumiço” de um dos homens mais ricos do planeta, o chinês Jack Ma, gerou questionamentos pelo mundo. Fundador do site Alibaba, Jack Ma não foi mais visto em público após fazer críticas contra o governo da China há dois meses.

O episódio mais emblemático diz respeito a um show de talentos na África. Jack Ma era um dos jurados da atração, mas teve sua foto excluída do site e de um vídeo promocional sobre o último episódio do programa. O episódio do Heróis de Negócios da África foi gravado em outubro.

Uma porta-voz do Alibaba informou à agência Reuters que a ausência ocorreu devido a um conflito de agenda.

Na última vez que o bilionário apareceu em público, ele criticou o sistema regulatório da China e disse que os bancos chineses são responsáveis por desacelerar o processo de inovação de empresas.

As declarações custaram caro a Jack Ma. O presidente chinês, Xi Jinping, ordenou a suspensão da oferta pública de ações (IPO, em inglês) do Ant Group, de propriedade do empresário.

Jack Ma é o segundo homem mais rico da China e possui uma fortuna avaliada em 50 bilhões de dólares.

Fonte: Pleno News

A reunião entre representantes das três fabricantes de seringas e membros do Ministério da Saúde, na tarde de segunda-feira (4), definiu que as fábricas vão fornecer 30 milhões de seringas e agulhas para o governo federal até o final do mês de janeiro, para a futura campanha de vacinação contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

De acordo com Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), as empresas SR, Injex e BD “abriram seus corações” para ajudar o governo neste momento difícil e irão produzir 10 milhões de unidades cada.

O primeiro lote firmado é uma compra emergencial. O edital para a compra das seringas e agulhas deve sair na próxima semana. As empresas sugeriram ao governo que a seringa e agulha sejam compradas juntas, por ser uma forma de economizar na esterilização, na embalagem e no transporte.

De acordo com o secretário da Abimo, as empresas não produzem o suficiente para estoque; toda a produção é para atender o atual consumo, para o plano de vacinação rotineiro do governo e para o uso em hospitais e farmácias. O Brasil produz cerca de 1.3 bilhões de unidades/ano. Para a vacinação contra a Covid-19, o aumento desses produtos será de, no mínimo, mais de 300 milhões, nos próximos doze meses.

Fonte: Pleno News

Nesta segunda-feira (4), uma das filhas do traficante Fernandinho Beira-Mar assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Fernanda Costa tem 49 anos e terminou as eleições como suplente do MDB nas eleições do ano passado.

Ela assumiu o cargo após a Prefeitura de Duque de Caxias nomear o vereador Sandro Lelis como secretário de Serviços Públicos do município. Com isso, Fernanda Costa ganhou o direito de assumir a vaga na Câmara. Ela havia conseguido 3.999 votos.

Fernanda Costa é cirurgiã dentista e já havia disputado as eleições em 2016 pelo PP. Na ocasião, ela conquistou 3.098 votos, mas não conseguiu uma vaga.

Já seu pai, o traficante Fernandinho Beira-Mar, está preso desde 2001. Ele já foi condenado a penas que somadas chegam a quase 320 anos de prisão por crimes como homicídios, tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Fernandinho Beira-Mar Foto: Folhapress/Ricardo Borges

Fonte: Pleno News

Mais um homicídio foi registrado em Barreiras, o terceiro em apenas quatro dias.

O crime aconteceu por volta das 21h desta segunda-feira (04), na rua Vasco da Gama no bairro Santa Luzia.

De acordo com informações colhidas no local junto à Polícia, a vítima identificada como Josival Severino de Macedo, apelidado de Galego, que trabalha com compra e venda de motos e veículos, teria ido cobrar uma multa referente a motocicleta Honda/CG que havia comprado.

Segundo relatos, teria acontecido uma discussão e pelo menos três pessoas, sendo que uma delas com uma pistola e outras com arma branca correram atrás da vítima que nem teve tempo de subir na motocicleta. Foi alcançado esfaqueado e alvejado com pelo menos cinco tiros de pistola .45 em via pública.

O SAMU foi acionado, mas nada pôde fazer a não ser constatar o óbito. Três viaturas da 83 CIPM deram suporte e isolaram a área.

Logo depois a Polícia Civil e equipe do Departamento de Polícia Técnica, compareceram no local iniciando as investigações e perícia na vítima que foi removida para o necrotério.

A Polícia recebeu informações de que a motocicleta da vítima estava em frente à casa do suspeito, localizada na rua Alvorada, bem próximo da rua Vasco da Gama onde aconteceu o crime. Mas quando foram até o local a mesma já havia sido retirada, não se sabe por quem, a suspeita recai sobre o autor do crime que não foi encontrado na residência.

Pessoas da família e amigos estavam indignados com tamanha violência praticada.

A Polícia agiu com rapidez e já prendeu um dos suspeitos de participação no crime. A motocicleta que seria da vítima também foi recuperada, e passará por perícia. As investigações continuam.

Fonte: Blog Braga

A pouco mais de duas semanas do fim do governo de Donald Trump nos Estados Unidos, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, escreveu em sua conta oficial no Twitter que o relacionamento do país com o Brasil “está no nível mais elevado”.

– Juntamente com o governo de Jair Bolsonaro, assinamos um novo acordo comercial de três partes, designamos o Brasil como um importante aliado não pertencente à Otan e lançamos o Diálogo da Estrutura Ambiental EUA-Brasil – escreveu o secretário.

Pompeo publicou uma foto em que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Em outubro de 2020, a 15 dias das eleições presidenciais dos EUA, os governos dos dois países fecharam acordos de facilitação de comércio, para acelerar e desburocratizar as vendas, de boas práticas regulatórias e anticorrupção. O pleito, contudo, foi vencido pelo democrata Joe Biden, que assume a Casa Branca em 20 de janeiro e deve aumentar a pressão sobre o Brasil em relação aos temas ambientais, principalmente no que diz respeito ao desmatamento na Amazônia.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Uma obra polêmica, esculpida a céu aberto no agreste pernambucano, está causando polêmica nas redes sociais. O motivo é o conteúdo sexual inserido em Diva, criação da artista plástica Juliana Notari. Trata-se de uma vagina desenhada em uma montanha com 33 metros de altura, 16 de largura e 6 metros de profundidade.

O conteúdo, que foi construído no parque artístico botânico Usina de Arte, em Água Preta, no município da Zona da Mata Sul, em Pernambuco, é fruto de um convênio da Usina com o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, que fica em Recife. Para a construção, cerca de 20 operários atuaram por mais de 11 meses, mesmo durante a pandemia, para entregar o item no último dia 31.

Obra que tem o formato de uma vagina foi feita em Pernambuco Foto: Reprodução

Segundo Juliana Notari, o órgão sexual gigante foi criado para “dialogar com questões que remetem à problematização de gênero, a partir de uma perspectiva feminina aliada a uma cosmovisão que questiona a relação entre natureza e cultura em nossa sociedade ocidental falocêntrica e antropocêntrica”.

A obra, porém, foi duramente criticada nas redes sociais. Muitos internautas questionaram a necessidade e o objetivo da criação. Alguns também chamaram a atenção para o fato de que ela foi construída apenas por homens negros. Outros criticaram os possíveis danos ambientais causados ao solo pela quantidade de tinta e pelo corte feito no local.

– Atrapalhar a natureza e derramar produtos químicos em nome da arte?- questionou a australiana Melanie Leontine.

 
Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |