Blog Santo Antônio
Notícias

Válido até esta sexta-feira (14), o decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, foi prorrogado até o dia 30 de agosto. A medida foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).
 
O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Transporte intermunicipal

A prorrogação da determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continua suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Também na medida publicada nesta sexta-feira, mais duas cidades baianas terão o transporte suspenso a partir deste sábado (15): Brotas de Macaúbas e Jacaraci. Além disso, a alteração do decreto autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Sebastião Laranjeiras, município com 14 dias ou mais sem novos casos da doença.

Confira a lista completa de municípios:

No total, a Bahia possui 353 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
A Bahia registra um aumento de 21% de unidades certificadas pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável


 
Os produtores baianos de algodão, provam que estão fazendo o dever de casa em quesitos importantes como o da sustentabilidade. Com o fechamento da safra 2019/2020, o Programa Brasileiro Responsável (ABR), que certifica a fibra dentro de rigorosos padrões internacionais, registrou um recorde na produção de algodão certificado na Bahia, alcançando mais de 487 mil toneladas de pluma provenientes de fazendas aprovadas pelo programa ABR e licenciadas pelo protocolo Better Cotton Initiative (BCI). Na região Oeste, pólo produtor no Estado, as unidades certificadas pelo programa passaram de 66, na safra anterior, para 80 na atual, contabilizando um aumento de 21% e um total de 245.219 hectares certificados como algodão sustentável.
 
De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), os agricultores estão conscientes em relação aos novos padrões de consumo e produção estabelecidos pelo mercado mundial, o que fortalece um modelo sustentável nesse cenário. Trata-se, de acordo com a Abapa, de uma nova diretriz não só para a cadeia produtiva do algodão, mas aplicável a todos os demais setores, alicerçada principalmente, nos princípios da dignidade humana, relações justas de trabalho e a interação entre a capacidade produtiva e o meio ambiente. E, apesar da safra 2019/2020 ter sido marcada pela redução de cerca de 5% na área plantada de algodão no estado, a cotonicultura baiana mostrou elevação em sua produtividade.
 
“A safra 2019/2020, foi repleta de situações adversas. Devido a pandemia de Covid -19, houve a necessidade de se alterar a modalidade de auditoria para que não se cancelasse as atividades do projeto, e não prejudicasse aqueles que já estavam com seus compromissos firmados com a pluma certificada”, explica a coordenadora de sustentabilidade da Abapa, Bárbara Bomfim. Já o presidente da associação, Júlio Cézar Busato reforça que apesar de todos esses novos desafios enfrentados pelos agricultores baianos, a adesão ao ABR foi satisfatória e o nível de conformidade demonstrado após processo de auditoria, altíssimo. “Obtivemos um crescimento de mais de 2% na área certificada na região Oeste, o que demonstra que o programa tem muito a crescer e contribuir para a propagação das boas práticas relacionadas a sustentabilidade. Mas, principalmente, que nossos agricultores estão comprometidos em produzir cada vez mais, em menores áreas e em conformidade com todos os critérios exigidos pelo programa”, avalia Busato.
 
O Programa ABR tem como alicerce o incremento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas unidades produtivas de algodão na Bahia e em todo o Brasil, por meio das entidades ligadas à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia já colheu 50% da área total nesta safra 2019/2020, com previsão de uma produtividade de 300 arrobas de fibra/hectare em uma área total de 313.566 mil hectares. A produção estimada é de 1,5 milhão de toneladas de algodão (fibra e caroço).  Cerca de 40% do algodão baiano é exportado para países asiáticos, como Indonésia, Bangladesh e Vietnã, e 60% é comercializado para as indústrias têxteis no Brasil. A Bahia contribui com a participação de 25% da safra nacional, sendo considerada a área agrícola com a maior produtividade de algodão não irrigado do mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa


 
Os moradores da localidade Angélica Ayres, no Rio de Ondas, estão comemorando e acompanhando de perto a fase conclusiva da pavimentação asfáltica na avenida principal. A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, coordena a frente de trabalho com equipes de homens e máquinas, que estão executando em ritmo acelerado para entregar a obra nesta sexta-feira (14). A urbanização da área valoriza o potencial turístico da comunidade, com ganho na qualidade de vida dos moradores.



A movimentação chamou a atenção dos jovens, que sentados nas calçadas acompanhavam o vai e vem do rolo compactador, finalizando a pavimentação. O estudante Gabriel, de 16 anos, com os olhos fixos no trabalho ressaltou que o asfalto trará benefícios para todos. “Agora poderemos andar de bicicleta sem medo de cair nos buracos, não haverá mais poeira e olhando toda dedicação dos trabalhadores, fico imaginando que um dia também eu gostaria de ajudar, porque o asfalto melhora a vida das pessoas”, comentou o jovem.



Serão aplicados mais de 15 mil metros quadrados de pavimento asfáltico, com recursos próprios do município através do Programa Pavimenta Barreiras. A rua que dá acesso ao Clube BNB, Casa do Rio e setor de chácaras já está concluída, e a avenida principal desde a BR 242, passando pela ponte sobre o Rio de Ondas até a entrada que dá acesso ao Vau da Boa Esperança está sendo pavimentada.





No Mercado Padre Cícero, a comerciante Lilian elogiava toda agilidade e qualidade do serviço, que já está mudando a rotina em seu comércio. “Tenho 25 anos e nasci aqui nessa comunidade, e sinceramente, não tínhamos mais esperança que o asfalto pudesse chegar. Fico emocionada com essa nova imagem, todos os dias os moradores elogiam e sabemos que o movimento na temporada de férias vai melhorar. A Prefeitura está realizando sonhos e ajudando melhorar nossa qualidade de vida”, disse.



O secretário de infraestrutura, João Sá Teles, agradeceu a compreensão dos moradores com o fechamento da ponte para execução da pavimentação, ressaltando as melhorias positivas na mobilidade e movimentação comercial nos bares e restaurantes.



“Todos os dias, temos obtido um feedback positivo dos moradores e comerciantes que residem na localidade Angélica Ayres. Mesmo com o fechamento da ponte, durante estes dias, todos contribuíram utilizando a via de acesso pela UFOB, ajudando assim, para que nossas equipes trabalhassem tranquilamente dentro do cronograma. A primeira etapa, com a pavimentação em asfalto novo já está sendo finalizada, é mais um compromisso que a Prefeitura está cumprindo com a população de Barreiras", finalizou o secretário.

Fonte: Dircom

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 52 (cinquenta e dois) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 33 (trinta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 76 anos e 19 (dezenove) pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 67 anos.

 

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 257 (duzentos e cinquenta e sete) resultados, sendo que 158 (cento e cinquenta e oito) testaram negativo e 99 (noventa e nove) testaram positivo. Os 158 (cento e cinquenta e oito) casos que testaram negativo trata-se de 93 (noventa e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 04 e 73 anos e 65 (sessenta e cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 79 anos.

 

Já os 99 (noventa e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 51 (cinquenta e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 06 meses e 67 anos. Destas, 31 (trinta e uma) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 14 (quatorze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 06 (seis) preencheram os requisitos para coleta. E 48 (quarenta e oito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 06 e 90 anos. Destes, 30 (trinta) são sintomáticos, 12 (doze) tiveram contato com casos confirmados e 06 (seis) preencheram os requisitos para coleta. Dos 99 (noventa e nove) casos positivos, 60 (sessenta) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 107 (cento e sete) dos 158 (cento e cinquenta e oito) que testaram negativo, totalizando 167 (cento e sessenta e sete) que não foram diminuídos dos 483 (quatrocentos e oitenta e três) que aguardavam resultado.

 

A Secretaria de Saúde registra atualmente 2.475 (dois mil quatrocentos e setenta e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.230 (um mil duzentos e trinta) estão recuperados, 1.185 (um mil cento e oitenta e cinco) estão em isolamento domiciliar, 17 (dezessete) estão internados e o município registra 43 (quarenta e três) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 448 (quatrocentos e quarenta e oito).

 

Barreiras contabiliza hoje 7.999 (sete mil novecentos e noventa e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 2.803 (dois mil oitocentos e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

 

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Bahia, que já lidera a geração de energia eólica no Brasil, foi protagonista ao ajudar a região Nordeste a bater recorde de produção no país na primeira semana de agosto. Durante os dias 02 (3,3 Gigawatts), 05 (3,3 GW), 06 (4,4 GW) e 07 (3,4 GW) deste mês, o estado foi o que mais produziu energia proveniente das usinas eólicas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia produzida na região seria suficiente para atender 94% da demanda do Nordeste durante 30 dias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), no acumulado do primeiro semestre, a energia eólica foi responsável por 48,2% da matriz de geração da Bahia. 

“A energia eólica é uma realidade na Bahia. No acumulado do primeiro semestre de 2020, o estado representou 32,4% da energia eólica gerada no país. A tendência é que a nossa participação cresça ainda mais com os 123 novos parques contratados, que devem entrar em operação até 2025. Isso é um novo mundo, é energia limpa da Bahia para o Brasil”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

Segundo a SDE, os 123 parques, em construção e com construção prestes a se iniciar, têm capacidade instalada de 3,5 GW. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos. Com as novas usinas, a Bahia pode alcançar 7,7 GW de potência instalada em eólica.  

Atualmente, o estado tem 4,2 GW de capacidade instalada, com 172 parques em operação, em 20 municípios. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade ultrapassa os R$ 16,5 bilhões e foram gerados mais de 45,9 mil empregos diretos na fase de construção desses parques. 

Fonte: Ascom/SDE

A Secretaria Municipal de Saúde registra o 43º óbito por consequência da Covid-19, em Barreiras. O paciente hipertenso, de 70 anos de idade, faleceu no dia 10 de agosto, segunda-feira, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado via exame RT – PCR, nesta quinta-feira, 13.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde se solidariza com os familiares e amigos do paciente, reafirmando a defesa pela vida e mantém todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas às pessoas que venham a necessitar de atendimento específico para Covid-19 no município de Barreiras.

Em tempo, reforça o apelo à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus, com o cumprimento dos decretos municipais, distanciamento social, evitando aglomerações, fazer o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos sempre que necessário.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 51 (CINQUENTA E UM) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: vinte e três pacientes do gênero masculino, entre 04 e 65 anos; vinte e oito pacientes do gênero feminino, entre 16 a 83 anos. Quatro dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.682 (mil, seiscentos e oitenta e dois) casos confirmados da Covid-19 e 15 (quinze) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

O arsenal bélico seria utilizado a assalto a carro-forte de valores. A ação contou com o apoio de policiais militares lotados em Senhor do Bonfim e Jaguarari.

Na noite dessa quarta-feira (12), equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização em frente a unidade operacional policial (UOP), em Senhor do Bonfim (BA), quando deu ordem de parada a uma caminhonete FORD/ Ranger, com placas de Irecê (BA).

O comando não foi atendido e o condutor empreendeu fuga na rodovia, em alta velocidade e em total desrespeito as condutas prudentes de trânsito.

Teve início um acompanhamento tático que se prolongou por cerca de oito quilômetros, quando os ocupantes abandonaram a Ranger e fugiram a pé em direção ao matagal. Foi acionado apoio da Polícia Militar, que de pronto atendeu ao chamado e guarnições prestaram auxílio na ação para localizar os suspeitos.

Em uma revista minuciosa no carro, os policiais encontraram 40 “bananas” de explosivos (dinamites) do tipo emulsão encartuchada; pavis detonantes e apetrechos que são utilizados na detonação de material explosivo.

A caminhonete possuía adulterações nos elementos identificadores e suspeita-se que o arsenal bélico seria utilizado na prática de cometimento de crimes.

Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

Fonte: PRF

O crime de descaminho representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite dessa quarta-feira (12), apreendeu na região oeste da Bahia celulares, relógios, notebook avaliados aproximadamente em 280 mil reais. A carga era transportada em um ônibus interestadual que vinha de Brasília (DF) e tinha como destino Tutoia (MA).

Durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional (Km 800 da BR 242), em Barreiras (BA), PRFs abordaram um ônibus interestadual, conduzido por um homem de 56 anos.

Procedeu-se uma fiscalização detalhada e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, três caixas com celulares e eletrônicos de última geração, sem o devido despacho aduaneiro. Ao todo foram apreendidos os seguintes produtos: 20 (vinte) celulares IPHONE 11 Pro Max; 20 (vinte) Apple Watch Series 5; e 05 (cinco) notebooks MACBOOK PRO 13-inch.

Questionado, o motorista disse que as caixas foram embarcadas na cidade de Brasília (DF) e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas.

Após verificar a carga, foi possível identificar o remetente e o destinatário dos equipamentos que seriam entregues em Teresina (PI).

Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA).

Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

 

Fonte: PRF

A Bahia, que já lidera a geração de energia eólica no Brasil, foi protagonista ao ajudar a região Nordeste a bater recorde de produção no país na primeira semana de agosto. Durante os dias 02 (3,3 Gigawatts), 05 (3,3 GW), 06 (4,4 GW) e 07 (3,4 GW) deste mês, o estado foi o que mais produziu energia proveniente das usinas eólicas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia produzida na região seria suficiente para atender 94% da demanda do Nordeste durante 30 dias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), no acumulado do primeiro semestre, a energia eólica foi responsável por 48,2% da matriz de geração da Bahia. 

“A energia eólica é uma realidade na Bahia. No acumulado do primeiro semestre de 2020, o estado representou 32,4% da energia eólica gerada no país. A tendência é que a nossa participação cresça ainda mais com os 123 novos parques contratados, que devem entrar em operação até 2025. Isso é um novo mundo, é energia limpa da Bahia para o Brasil”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

Segundo a SDE, os 123 parques, em construção e com construção prestes a se iniciar, têm capacidade instalada de 3,5 GW. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos. Com as novas usinas, a Bahia pode alcançar 7,7 GW de potência instalada em eólica.  

Atualmente, o estado tem 4,2 GW de capacidade instalada, com 172 parques em operação, em 20 municípios. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade ultrapassa os R$ 16,5 bilhões e foram gerados mais de 45,9 mil empregos diretos na fase de construção desses parques.

Fonte: Ascom/SDE

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 48 (quarenta e oito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 28 (vinte e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 17 e 47 anos e 20 (vinte) pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 76 anos. Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 210 (duzentos e dez) resultados, sendo que 107 (cento e sete) testaram negativo e 103 (cento e três) testaram positivo.

Os 107 (cento e sete) casos que testaram negativo trata-se de 58 (cinquenta e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 85 anos e 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 77 anos. Já os 103 (cento e três) casos que testaram positivo, trata-se de 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 84 anos. Destas, 28 (vinte e oito) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 15 (quinze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 09 (nove) preencheram os requisitos para coleta.

E 51 (cinquenta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 e 84 anos. Destes, 22 (vinte e dois) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 16 (dezesseis) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (um) profissional de saúde e 13 (treze) preencheram os requisitos para coleta. Dos 103 (cento e três) casos positivos, 67 (sessenta e sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 60 (sessenta) dos 107 (cento e sete) que testaram negativo, totalizando 127 (cento e vinte e sete) que não foram diminuídos dos 518 (quinhentos e dezoito) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 2.376 (dois mil trezentos e setenta e seis) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.201 (um mil duzentos e um) estão recuperados, 1.118 (um mil cento e dezoito) estão em isolamento domiciliar, 15 (quinze) estão internados e o município registra 42 (quarenta e dois) óbitos.

Já os casos que aguardam resultado somam 483 (quatrocentos e oitenta e três). Barreiras contabiliza hoje 7.893 (sete mil oitocentos e noventa e três) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 2.645 (dois mil seiscentos e quarenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais. Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados.

A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

Nesta quarta-feira (12), a 83ª CIPM e a BCS/Santa Luzia realizaram a doação de 500 máscaras descartáveis aos transeuntes do centro comercial de Barreiras.

Diante do número crescente de casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus no município de Barreiras, o Comando da Unidade entende que o uso de máscaras por toda a população, como forma de proteção, e a educação quanto à necessidade dos hábitos de prevenção e profilaxia são necessários e cada vez mais devem ser fomentados.

Polícia Militar da Bahia - "PM e Comunidade na Corrente do Bem!"

83ª CIPM/Barreiras

A Paz é Fruto da Justiça

Fonte: BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ Barreiras

Até o dia 22 de agosto, continua em vigor a restrição da locomoção noturna nas ruas de Barreiras

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 12, na sede do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) destacou a continuidade das ações fiscalizatórias no Município de Barreiras, para garantir o respeito às medidas restritivas do Decreto 161 de 07 de agosto de 2020. Dentre elas, o impedimento da locomoção noturna em vias públicas, equipamentos e praças, das 19h às 5h. As restrições em vigor fazem parte do enfrentamento ao novo Coronavírus.

Além da colaboração mútua entre os integrantes das forças de segurança, Guardas Civis Municipais, Cootrans e Fiscais que trabalham todos os dias em pontos específicos e estratégicos com o objetivo de coibir irregularidades que possam prejudicar a saúde da população, neste período de pandemia. Segundo o secretário Júnior Sampaio, a restrição de locomoção tem sido mais respeitada a cada dia. “Somos um município com um fluxo intenso de veículos diariamente, principalmente pelas rodovias que cortam Barreiras, mas desde o decreto da restrição de locomoção, o número de veículos circulando à noite caiu muito. Notamos também que os pedestres são os que mais estão alertas em relação aos horários”, pontuou o secretário.

Além do secretário municipal de segurança cidadã e trânsito, participaram da reunião o comandante do CPRO, Cel. Osival Cardoso e o subcomandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) Ten. Cel. Camilo Uzêda.

“A Polícia Militar através do Comando Regional e suas Companhias presentes no município tem feito um trabalho de apoio e parceria nas ações de combate ao novo Coronavírus, desde o início da pandemia, como nas barreiras sanitárias, fiscalizações ao comércio, do cumprimento dos decretos municipal e estadual. As ações têm surtido um resultado muito positivo, a população tem se conscientizado e acolhido nossas recomendações sem grandes problemas. Pretendemos melhorar ainda mais esse trabalho, com a implantação ainda hoje de ações e estratégias que discutimos na reunião”, destacou o comandante da CPRO.

Outro ponto importante abordado foi a conduta dos entregadores de estabelecimentos comerciais em vias urbanas no período noturno. “É importante que os entregadores dos aplicativos de delivery e estabelecimentos comerciais, mantenham a prudência ao conduzir. Com as ruas vazias, muitos veem a oportunidade de abusar da velocidade, e todos que forem flagrados desrespeitando as leis serão punidos conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito”, reforçou Júnior Sampaio.

Fonte: DIRCOM

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, 63, afirma que é factível o estado de São Paulo iniciar a vacinação contra o coronavírus em janeiro de 2021. O Butantan, instituição pública ligada ao governo paulista, fez acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac para testar e produzir em larga escala a vacina. Os ensaios clínicos acontecem em seis estados e vão envolver 9.000 voluntários em 12 centros de pesquisa. "Tem muita gente dizendo que é otimismo demais. Isso pode ser relacionado a outras vacinas, não a essa [chinesa]", diz o médico, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

Nesta terça (11), a Rússia aprovou a sua vacina e disse que pretende usá-la em grande escala até outubro. O governo do estado de São Paulo afirmou que não deve participar da pesquisa ou da produção com os russos. "O instituto [Butantan] já está totalmente empenhado na pesquisa da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac Biotech", diz a nota.

A entrevista de Covas à reportagem foi feita antes do anúncio russo. O diretor do Butantan acredita que o estudo chinês é atualmente o mais avançado do mundo. "É a vacina que pode chegar mais rapidamente ao mercado", afirmou.

A vacina depende de resultados positivos de eficácia e segurança para obter registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na China, ela já está sendo produzida e aguarda autorização de uso emergencial.

"A vacina da chinesa Sinovac já está em processo de produção. Chegou muito rapidamente nessa fase porque eles já tinham iniciado o seu desenvolvimento lá atrás, quando teve a epidemia de Sars [Síndrome Respiratória Aguda Grave]. A China tem hoje quatro vacinas em fases adiantadas com base nisso. Com o coronavírus, foi uma adaptação, simplesmente mudou o vírus. Por isso que ela foi feita em três, quatro meses. É uma vacina que já está pronta, esperando autorização para uso emergencial. Existem outras sendo usadas emergencialmente por lá. O Exército chinês já está vacinando. Demonstrada a segurança, o procedimento [na China, em relação às normas regulatórias] é diferente", declarou.

O diretor ainda fez a previsão que o Brasil terá, em outubro 5 milhões da vacina chinesa. Em novembro, 5 milhões e em dezembro mais 5 milhões. O registro na Anvisa ainda é a grande incógnita: "De qualquer maneira, essas 15 milhões de doses estarão produzidas e há uma grande probabilidade de os resultados esperados aparecerem."

Fonte: Bahia Notícias

Equipes da Vigilância em Saúde desenvolvem diariamente ações de prevenção e controle a Covid-19 na sede e zona rural de São Desidério. O trabalho na cidade se concentra nas filas das agências bancárias, praças, estabelecimentos comerciais e em pontos mais movimentados da cidade.

As orientações são de alerta sobre a necessidade do uso da máscara para proteção própria e dos outros cidadãos. As ações continuam enquanto houver movimentação de pessoas para recebimento do auxílio, aposentadorias e realização de outros serviços bancários.

As equipes também realizam visitas às pessoas que estão chegando na cidade para orientar sobre o cumprimento da quarentena e cobram o isolamento domiciliar das pessoas que estão suspeitas ou positivas para a Covid-19.

“Esse é um trabalho constante, estamos visitando estabelecimentos para ver se estão cumprindo as medidas estabelecidas em decreto, orientando sobre o uso obrigatório e correto da máscara, ajudando na organização das filas bancárias e pedimos a todos que se conscientizem para que possamos passar por esta pandemia da melhor forma possível”, revela a coordenadora da Vigilância, Luzeni Alves.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Postos da rede SAC retomaram a emissão de passaporte. O serviço está disponível nos postos SAC Barra e Salvador Shopping, na capital, além de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista, no interior do Estado. O procedimento para solicitar o documento continua o mesmo. É preciso acessar o site da Polícia Federal (PF) (www.gov.br/pf) e preencher o cadastro. A entrega do documento em um dos postos SAC disponíveis deve ser previamente agendada através do SAC Digital.

Para ter acesso à plataforma, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem às unidades com atendimento especial, praticando a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizando máscaras de proteção e buscando atendimento nos postos apenas se já tiverem realizado o agendamento, no dia e horário pré-estabelecidos.

Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção; e controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários, como determinado pelo Decreto Estadual 19.529/20.

Fonte: Ascom/Saeb

Ibipitanga, Palmeiras, Santana e Serra do Ramalho terão o transporte suspenso a partir de quinta-feira (13). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12).

Fica suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibitiara, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 350 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |