Blog Santo Antônio
Notícias

Foi identificado na manhã desta quarta-feira (12), o corpo encontrado no canteiro da rua Enedino Alves da Paixão no bairro Santa Cruz na madrugada da última segunda-feira (10).

Trata-se de Irlon Francisco de Souza de 60 anos, natural de Baixão do Aleixo/Barra-BA.

Fonte: Polícia Militar da 85 CIPM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 35 (TRINTA E CINCO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município. Os casos se referem: quinze pacientes do gênero masculino, entre 02 e 68 anos; vinte pacientes do gênero feminino, entre 01 e 61 anos. Quatro dos pacientes tem história de contato com caso positivo.

Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo. Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica. Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.631 (mil, seiscentos e trinta e um) casos confirmados da Covid-19 e 15 (quinze) óbitos. Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 50 (CINQUENTA) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: dezenove pacientes do gênero masculino, entre 05 e 45 anos; trinta e um pacientes do gênero feminino, entre 06 e 63 anos. Cinco dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo. 

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.  

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.596 (mil, quinhentos e noventa e seis) casos confirmados da Covid-19 e 15 (quinze) óbitos. 

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. 

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

 

Tem início nesta segunda-feira (10), a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no município de Barreiras, que será referência para 36 cidades do oeste baiano, abrangendo cerca de 1 milhão de habitantes. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que estava representando o governador Rui Costa.

De acordo com o secretário, o investimento em obras é superior a R$ 16,7 milhões, com uma intervenção superior a 2,6 mil metros quadrados, e prazo de execução de 12 meses. Outros R$ 16 milhões serão investidos em equipamentos de ponta, a exemplo de um acelerador linear.

“Este é mais um passo no fortalecimento da saúde pública na Bahia, com a ampliação e descentralização de serviços de alta complexidade. Os pacientes oncológicos da região Oeste terão serviços como quimioterapia, cirurgia oncológica, além de radioterapia”, afirma Vilas-Boas.

Ainda segundo o titular da pasta estadual da Saúde, “a construção da Unacon, que estará localizada ao lado do Hospital do Oeste, evitará que pacientes oncológicos tenham que se deslocar, por exemplo, de Barreiras para Salvador, percorrendo mais de 800 km a fim de realizar o tratamento”, ressalta o secretário.

Os municípios contemplados com o serviço de oncologia são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Hospital do Oeste

Esta é a terceira etapa do projeto de ampliação da unidade, que contempla ainda 36 novos leitos, distribuídos da seguinte forma: 20 novos leitos de UTI adulto, três leitos de UTI Neonatal, dez leitos de quimioterapia e três leitos no Centro Obstétrico.

Na primeira fase foram construídos dois blocos de enfermarias com 62 leitos, que foi entregue em fevereiro deste ano. A segunda etapa, que ainda encontra-se em execução, prevê a implantação da hemodinâmica e construção de um novo necrotério.

 

Fonte: Sesab
12
Ago / 2020

AGOSTO LILÁS:


Durante o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o Agosto Lilás. A campanha busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. Em Barreiras, a Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, devido à pandemia do Coronavírus está desenvolvendo uma programação online e visita direcionada às instituições que atendem mulheres.

Este ano em especial, o Agosto Lilás comemora também os 14 anos de sanção da Lei Maria da Penha, reforçando a ampla divulgação dos direitos femininos e as formas de denúncia mesmo durante a quarentena. A coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim explica que o atendimento e monitoramento as assistidas acontecem por telefone, whatsapp e redes sociais. “Infelizmente o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, no ranking de violência doméstica, então o debate deve permanecer sempre em pauta, reforçando ações o tempo todo, mas durante o Agosto Lilás reforçamos o debate, com foco na conscientização e divulgação dos serviços disponíveis para denúncias e atendimento em Barreiras”, relatou Fabíola.
Os atendimentos entre fevereiro e julho deste ano foram afetados pelo distanciamento social, havendo aumento nas procuras por telefone, tanto pelo 180, quanto pelo telefone da unidade. "Estamos conseguindo atender as mulheres assistidas de forma remota, e houve um aumento nas denúncias anônimas por telefone", pontuou Fabíola.
A secretária de assistência social, Adriana de Souza chamou atenção para as palestras, rodas de conversa e capacitação que estão sendo realizadas no modo online, além de atendimentos. “O Agosto Lilás nos trouxe a oportunidade de interagir com todas as instituições da rede de proteção feminina nas redes sociais, compartilhando lives, capacitação e palestras. A violência contra a mulher é uma fragilidade social que merece ser discutida em todos os lugares, felizmente em Barreiras temos conseguido sensibilizar, envolver e mobilizar o engajamento pelo fim da violência contra a mulher, então seguimos com uma programação online e educativa”, ressaltou a secretária.
Canais de denúncia em Barreiras. A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.

O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Ligue 190, em situação de flagrante e denúncias de violência a mulher.

CRAM – 3611-0264 atendimento horário comercial e 77 99956-8240 em qualquer horário
Ronda Maria da Penha – 3611-3646
DEAM- Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher – 3611-9860
Defensoria Pública – 0800-071-3121 e 129

Fonte: DIRCOM/PMB

Ficam sem transporte intermunicipal a partir desta quarta-feira (12) as cidades de Brejolândia, na Bacia do Rio Corrente, no Oeste; Iramaia e Itaetê, na Chapada Diamantina; Mulungu do Morro, no Centro Norte; Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá, e Pindaí, no Sertão Produtivo, no Suodeste.

A medida visa conter a propagação do novo coronavírus em território baiano. Com as seis cidades, a Bahia tem 347 municípios sem transporte intermunicipal, o que equivale a 83,2% dos 417 do estado. Segundo o decreto, transporte intermunicipal é qualquer coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

RETORNO

No mesmo decreto desta terça-feira (11), o governador Rui Costa autorizou o retorno do transporte intermunicipal nas cidades de Matina, na região do Velho Chico, Oeste baiano; Palmeiras, na Chapada Diamantina; e Ribeirão do Largo, no Sudoeste. A justificativa é que nesses municípios não ocorreram casos novos de Covid-19 nos últimos 14 dias. O tempo é considerado para a recuperação bem como para a não transmissão do coronavírus.

No último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desta segunda-feira (10), a Bahia tinha ultrapassado a marca de quatro mil óbitos pelo novo coronavírus. Foram 4.011. Já o número de casos positivos da Covid-19 é de 194.097

Fonte: Bahia Notícias
Até o momento, 72,1% dos pacientes conseguiram se recuperar da doença



A atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada hoje (11), mostra que o Brasil tem 3.109.630 casos confirmados de covid-19 acumulados desde o início da pandemia. Desse total, 103.026 evoluíram para óbito (3,3%); 2.243.124 pacientes se recuperam da doença (72,1%); e 763.480 estão em tratamento (24,6%). 

Nas últimas 24 horas, passou a fazer parte dessa estatística 52.160 novos casos confirmados e 1.274 mortes. Atualmente, 3.580 óbitos estão em investigação. 

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 49. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1.479,7.

Desde o início da pandemia, São Paulo soma 639.562 casos acumulados de covid-19. É o estado com o maior registro da doença, seguido por Bahia (198.767), Ceará (190.550), Rio de Janeiro (182.563) e Pará (169.613). 

São Paulo também lidera o maior número de óbitos causados pela covid-19 (25.571). Em seguida estão Rio de Janeiro (14.212), Ceará (8.011, Pernambuco (7.008) e Pará (5.901).

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Dando continuidade às testagens realizadas diariamente nas Unidades de Saúde e em domicílio das pessoas sintomáticas, que se enquadram nos prazos e critérios clínicos, bem como através das demandas da Central de Teleatendimento Covid-19, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (10) testes da Covid-19 na modalidade drive-thru, em pacientes que estavam na lista de espera aguardando a coleta do exame. A ação cujo objetivo foi de realizar o procedimento com acesso rápido, aconteceu no pátio do Centro de Especialidades Leonídia Ayres, no Bairro Morada Nobre.

Nesse primeiro momento foram realizados 50 testes RT-PCR, método que identifica a presença de fragmentos genéticos do vírus em secreções respiratórias, e mais 30 testes rápidos no Laboratório da Unidade de Saúde. De acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, os testes em RT-PCR serão analisados no LACEN em Salvador e o resultado deve sair em até 72 horas.

José Afonso, morador do Bairro Santa Luzia, compareceu bem cedo na Unidade de Saúde e garantiu a testagem. “Acho uma ação válida, é muito importante para nós que estamos com sintomas realizar esse exame, uma vez que irá nos tranquilizar e saberemos como proceder após o resultado. Meu bairro é um dos que apresenta mais casos da Covid-19, por isso a população também deve se cuidar, evitando principalmente aglomerações”, destacou José.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, a ampliação dessas testagens realizadas hoje, dará mais celeridade nos resultados dos exames e contribuirá no estudo do perfil epidemiológico do município.

“As ações no combate a Covid-19 têm sido constantes desde o início dessa pandemia que se alastrou em todos os continentes. Somente hoje pela manhã, foram realizados 80 exames para o diagnóstico do novo Coronavírus, assim que os resultados ficarem prontos, as equipes da VIEP entrarão em contato com os pacientes para iniciar o monitoramento e/ou o tratamento. É importante frisar que no início desse mês de agosto, a Prefeitura de Barreiras anunciou novas ações no controle e combate à Covid-19, além das Centrais de Teleatendimento e de Triagem foram ampliados os horários de funcionamento de unidades de saúde, e ainda autorizou a aquisição de 20 mil testes rápidos, o que irá possibilitar maior eficácia no controle epidemiológico do novo Coronavírus em nosso município”, pontuou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar a DÉCIMA QUARTA E A DÉCIMA QUINTA MORTES pelo novo coronavírus no município.

Os óbitos se referem: paciente do gênero masculino, 45 anos, portador de comorbidades, internado no Hospital do Oeste – HO, há 10 dias. Apesar de todos os esforços das equipes médicas que o assistiu, o paciente não resistiu à gravidade do caso, entrando em óbito às 10h43min do dia 08/08/2020.

Paciente de gênero masculino, 26 anos, procurou clínica particular em Luís Eduardo Magalhães para tratar uma PANCREATITE. A clínica testou o paciente para o novo coronavírus, com resultado negativo, e encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do município para que fosse providenciada sua regulação para unidade hospitalar melhor preparada para a assistência necessária.

Na UPA o paciente foi novamente testado para o coronavírus, negativo. A regulação encaminhou o paciente para o Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, onde foi novamente testado negativo para o coronavírus, enquanto aguardava vaga no Hospital do Oeste – HO.

Em 31 de julho o paciente foi transferido para o HO, para tratamento da pancreatite. No HO o paciente foi diagnosticado positivo para o novo coronavírus, desenvolveu a Covid-19 e teve seu estado de saúde agravado. O agravamento do quadro determinou a necessidade de intubação, e apesar de todos os esforços da equipe médica, o paciente evoluiu à óbito às 14h44min do dia 09/08/2020.

Solidarizamo-nos com os familiares e amigos dos pacientes neste momento, ao tempo em que reiteramos que todas as medidas de assistência tem sido tomadas na intenção de minimizar dentro do possível, a dor de suas perdas.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.546 (mil, quinhentos e quarenta e seis) casos confirmados da doença, destes, 888 (oitocentos e oitenta e oito) recuperados.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

Ressaltamos que todos os procedimentos de prevenção e cuidados tem sido deliberados em consonância com as determinações da SESAB, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Cuide de sua alimentação e mantenha seu sistema imunológico fortalecido, evitando assim que outras doenças o(a) levem ao ambiente hospitalar. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 66 (SESSENTA E SEIS) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: trinta e dois pacientes do gênero masculino, entre 01 e 72 anos; trinta e quatro pacientes do gênero feminino, entre 14 e 69 anos. Três dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.546 (mil, quinhentos e quarenta e seis) casos confirmados da Covid-19 e 15 (quinze) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Fonte: Publicidade
09
Ago / 2020

FELIZ DIA DOS PAIS!

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |