Blog Santo Antônio
Notícias

A Secretaria de Saúde de Barreiras informa mais um óbito em decorrência da Covid-19 na tarde desta quarta-feira (29), no Hospital do Oeste. Dessa vez, a paciente de 78 anos que tinha hipertensão arterial, estava internada desde o dia 14 de julho e não resistiu às consequências da doença.

A Secretaria de Saúde se solidariza com familiares e amigos da paciente e reitera o compromisso com a defesa intransigente da vida mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica de todas as pessoas que venham necessitar de atendimento acometido pela Covid-19.

Em tempo, reforça o pedido à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, cumprindo os decretos municipais, mantendo o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos sempre que possível.

Barreiras-BA, 29 de julho de 2020

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Nesta quarta-feira, 29, três pacientes receberam alta por cura, no Pronto Atendimento Coronavírus de Barreiras. O paciente Fabrício Dias Menezes, de 37 anos, deu entrada para internamento no dia 23, Henes Aires de Santana, de 63 anos, no dia 24 e Thaizy da Silva Pires, de 27 anos, no dia 25. Todos foram liberados em bom estado de saúde para o retorno ao convívio familiar, após cumprimento dos protocolos adotados pela unidade de referência, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, os pacientes foram monitorados com o empenho e dedicação da equipe multiprofissional do P.A. Coronavírus, composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e equipe administrativa.

“Ofertamos a assistência médica 24 horas aos pacientes atingidos pela Covid-19. Ressaltamos que a gestão não tem medido esforços para combater o vírus, mas a colaboração da população é imprescindível. Por isso, evite aglomerações, reuniões em casa, idas desnecessárias aos ambientes de uso coletivo e não esqueça do uso da máscara e do álcool gel. Nosso objetivo maior é a preservação da vida”, destacou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

O bairro mais populoso de Barreiras receberá a tão sonhada obra de pavimentação asfáltica, em todas as ruas da localidade, a partir desta quarta-feira, 29. O anúncio e a ordem de serviço foram realizados pela gestão municipal no início da manhã, na Rua Presidente Dutra, respeitando o distanciamento social e as medidas sanitárias recomendadas neste período de pandemia.

Em 2017, na primeira etapa do Programa Pavimenta Barreiras, a Prefeitura beneficiou o Bairro Santa Luzia com cerca de 35 mil metros quadrados de pavimentação. Em 2019, 18 ruas localizadas entre as avenidas Castelo Branco e José Bonifácio, também foram contempladas com a aplicação do asfalto novo. Agora com as obras de macro e microdrenagem em fase conclusiva, as máquinas retornam a campo para executar a completa pavimentação do bairro.

“A Prefeitura de Barreiras transformou a Capital do Oeste no maior canteiros de obras da Bahia. Aqui no Santa Luzia, já realizamos duas etapas de pavimentação alcançando alguns quarteirões e ano passado iniciamos as obras de macro e microdrenagem que já encontram em fase conclusiva, o que representa um olhar sensível da gestão às necessidades desta comunidade. Estamos em um grande bairro e a atenção que sua população recebeu não poderia ser diferente”, destacou o secretário de infraestrutura João Sá Teles.

Moradora do bairro há 14 anos, a dona de casa Maria Barreto acompanhou de longe, mas atenta, a assinatura da ordem de serviço. “Cheguei aqui quando tudo era mato, a vida sempre foi muito difícil sem o asfalto, a partir de agora muda tudo. Estou muito feliz”, comentou.

Além dos benefícios do Pavimenta Barreiras e da construção do canal de drenagem, a comunidade também já foi contemplada com a inauguração da Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA, e está em fase avançada mais uma unidade de saúde e o CEPROESTE – CER II.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio





A Prefeitura de Barreiras segue com importantes investimentos na infraestrutura e saúde do município, com objetivo de garantir mais qualidade de vida aos moradores por meio dos Projetos Saúde Humanizada e Pavimenta Barreiras. As obras de pavimentação em asfalto e bloquetes, bem como a construção de uma Unidade de Saúde lançados no final do mês de junho, avançam no Bairro Riachinho.





As obras de pavimentação mista, em asfalto e bloquetes para a urbanização, da localidade estão sendo executadas com recursos próprios do município. Conforme informação da Secretaria Municipal de Infraestrutura será realizada a pavimentação asfáltica na Avenida Agenor Ribeiro, a principal do Bairro, e todas as demais receberão a pavimentação em bloquetes. Dona Iraci Conceição mora há 30 anos na Rua Domingos, uma das primeiras a receber a pavimentação em bloquetes e relata as mudanças com o início das obras.

“Vivemos de promessas há 30 anos, e sei que agora a mudança na infraestrutura de nosso bairro chegou. Tenho um pequeno comércio, sofria muito com a poeira, e agora tudo está ficando mais fácil e limpo, sem falar na facilidade que teremos para atendimento médico no posto de saúde que também está em construção”, disse Iraci.





A pavimentação em bloquetes é uma alternativa eficiente para a melhoria da infraestrutura e que está sendo implantada em vários bairros da cidade, principalmente nas comunidades rurais e em ruas que ainda não possuem esgotamento sanitário, sujeitas à novas ligações de água.

“O Bairro Riachinho é o primeiro bairro da região leste da cidade às margens da BR 242. Após anos, pela primeira vez, está recebendo a atenção merecida da Prefeitura. Aqui terá uma pavimentação mista, com asfalto, bloquete e ainda a execução de sarjetas e meios-fios nas ruas do Bairro”, pontuou João Sá Teles, secretário de infraestrutura.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 75 (setenta e cinco) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 41 (quarenta e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 10 e 83 anos e 34 (trinta e quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 83 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 85 (oitenta e cinco) resultados, sendo que 11 (onze) testaram negativo e 74 (setenta e quatro) testaram positivo. Os 11 (onze) casos que testaram negativo trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 50 anos e 03 (três) pessoas do sexo masculino com idades entre 23 e 84 anos.

Já os 74 (setenta e quatro) casos que testaram positivo, trata-se de 43 (quarenta e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 19 e 83 anos. Destas, 35 (trinta e cinco) são sintomáticas, sendo 12 (doze) profissionais de saúde, 07 (sete) tiveram contato com casos confirmados e 01 (uma) preencheu os requisitos para coleta. E 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 07 e 76 anos. Destes, 20 (vinte) são sintomáticos, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 10 (dez) tiveram contato com casos confirmados e 01 (um) preencheu os requisitos para coleta. Dos 74 (setenta e quatro) casos positivos, 60 (sessenta) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 289 (duzentos e oitenta e nove) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.411 (um mil quatrocentos e onze) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 735 (setecentos e trinta e cinco) estão recuperados, 633 (seiscentos e trinta e três) estão em isolamento domiciliar, 24 (vinte e quatro) estão internados e o município registra 19 (dezenove) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 339 (trezentos e trinta e nove).

Barreiras contabiliza hoje 6.407 (seis mil quatrocentos e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.581 (mil quinhentos e oitenta e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

Uma parceria entre a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), está pavimentando 22 quilômetros da Linha Timbaúba, uma das principais rodovias para o agronegócio na região Oeste do Estado. A obra beneficia o trecho entre o município de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.

De acordo com o convênio com a Patrulha Mecanizada da ABAPA, a gestão municipal fica responsável pela cessão de 220 mil litros de óleo diesel para o funcionamento das máquinas. A parceria estabelece ainda que a Prefeitura Municipal disponibilizará engenheiros civis, agrônomos e técnicos ambientais em caso de necessidade.

De acordo com o secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Eduardo Yamashita, a intervenção na Linha Timbaúba vai contribuir para a circulação de pessoas, mercadorias e da própria safra.

"A estrada abrange uma área agrícola com cerca de 50 mil hectares produtivos e beneficiará cerca de 300 famílias, sendo fundamental para melhorar a trafegabilidade e a logística do agronegócio da região", comentou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 30 (TRINTA) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: quinze pacientes do gênero masculino, entre 19 e 62 anos; quinze pacientes do gênero feminino, entre 21 e 81 anos. Um dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 871 (oitocentos e setenta e um) casos confirmados da Covid-19 e 08 (oito) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Desde que a pandemia do novo coronavírus se instalou, as atividades do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), localizado no bairro da Morada da Lua, seguem de forma remota, com o uso, principalmente, de smartfones. Na sexta-feira (24), os participantes foram presenteados com um kit especial em comemoração ao Dia dos Avós, celebrado no domingo (26).

A coordenadora do CRAS II, Carla Quinteiro, explica que a ideia foi de promover a integração, mesmo que à distância e, ainda, valorizar os avôs do grupo. “Como o momento requer distanciamento social, mesmo sem nos reunir, buscamos valorizar nossos idosos. Sabemos que o convívio é fundamental para afastar a solidão, propiciar amizades, aumentar a autoestima, melhorar a integração com familiares, dentre outros e, como essa integração não pode acontecer no momento, tentamos minimizar a distância com gestos de carinho”, disse.

A frequentadora do grupo de convivência, D. Cícera, foi uma das contempladas com o kit, ao receber, falou com saudades dos encontros do grupo de idosos do CRAS II. “Nós íamos toda semana, é um momento em que temos de construir esses relacionamentos, com muita autoestima e a qualidade de vida, não vejo a hora disso tudo passar e voltarmos para nossas atividades semanais”, enfatizou.

A secretária de Assistência Social, Adriana Souza, destaca que é no envelhecimento que as relações sociais tendem a diminuir, pois nesse período da vida ocorre a perda dos papéis sociais, geralmente ocorrem alterações na família e nas relações interpessoais. “Por isso a importância do serviço de convivência que é realizado pelos CRAS, com essa situação de pandemia da COVID-19 estamos trabalhando remotamente com esses grupos. É muito importante que se pense em um envelhecimento com boa qualidade de vida”, explicou a secretária.

Fonte: DIRCOM/PMB

 



 

O início da semana foi de comemoração para os pacientes Irailde Cavalcante, 41 anos, e Nilvo Schwingel, 64 anos, que retornaram para seus lares curados da Covid-19 nesta segunda-feira (27). Ambos deram entrada no Pronto Atendimento Coronavírus apresentando desconforto respiratório, tosse seca e dor torácica, após cumprimento do protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, receberam alta na Unidade Hospitalar mantendo boa saturação em ar ambiente e sem novas queixas.



Conforme o secretário de saúde, Anderson Vian, os pacientes foram considerados aptos para o convívio social após o período necessário para o internamento e o monitoramento realizado pela equipe multiprofissional do P.A. Coronavírus, composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e equipe administrativa.

 

“Temos no Hospital Municipal Eurico Dutra uma equipe multiprofissional que se doa diariamente no enfrentamento à Covid-19. O trabalho direcionado segue as determinações do Ministério da Saúde e tem proporcionado muitos momentos como esse vivenciados hoje por mais dois barreirenses que retornam curados para seus lares. Reforçamos a população o entendimento sobre o novo coronavírus, é preciso manter os cuidados individuais como higienização das mãos, uso de máscaras e o distanciamento social para evitar a propagação do vírus”, pontuou o secretário.

 

 

Fonte: DIRCOM/PMB



Por meio do sistema eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), integrado ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), terá início nesta terça-feira (28), em Salvador, a primeira turma de aula teórica remota do curso de formação de condutores, com 50 alunos. Durante a semana, as autoescolas que aderiram ao novo modelo deverão anunciar a abertura de novas turmas, na capital e no interior.

A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no enfrentamento à Covid-19, mas não é obrigatória para os alunos. Aqueles que desejarem aguardar o retorno das aulas presenciais não terão prejuízos econômicos. O prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses, foi prorrogado para 18 meses.

As aulas virtuais terão que ser validadas pelo Detran-BA. A autoescola deverá enviar ao órgão, em 72 horas, um relatório contendo as seguintes informações: identificação do estabelecimento, data e horários de início e término da aula, registro facial biométrico dos alunos e instrutores, conteúdo oferecido e quantidade de candidatos, com a presença de cada um confirmada virtualmente.

Já para a retomada das aulas e exames práticos, o Detran-BA está finalizando os protocolos de segurança sanitária, que deverão ser seguidos pelas autoescolas. O órgão vai publicar uma portaria com as regras para a reabertura dos estabelecimentos. A previsão é que em 15 dias, no máximo, as atividades presenciais recomecem nos cursos de direção veicular.

Fonte: Detran-BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

Nesta sexta-feira (24), das 16h30 às 18h45, foi realizada operação policial de intensificação de abordagens no município de Luís Eduardo Magalhães visando aumentar a sensação de segurança da comunidade, aumentar a ação ostensiva da Polícia Militar e prevenção o acontecimento de crimes.

 

LOCAL: Bairros Santa Cruz, adjacentes e Balneário Rio de Pedras e Jardim das Acácias.

 

RECURSOS: Efetivo de 12 policiais militares embarcados nas VTR 9.8511, 9.8513, 9.8514, 9.8515 e 9.8516.

 

ABORDAGENS:
✅ 120 pessoas abordadas;
✅ 05 estabelecimentos comerciais abordados 
✅ 10 veículos quatro rodas abordados;
✅ 08 veículo duas rodas abordados;;

 

Fonte: Blogbraga/85CIPM

Uma sexta-feira de alegria para a equipe multiprofissional que atua no Pronto Atendimento Coronavírus, com a comemoração da vitória de mais um paciente curado de Covid-19 no Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras.

Dessa vez, o morador de Barreiras, do sexo masculino e de 60 anos, retorna para casa curado após ficar uma semana internado na unidade hospitalar e seguir todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde, mantendo boa saturação em ar ambiente e sem novas queixas.

Conforme o secretário de saúde, cada vitória vencida é motivo de muita comemoração para toda equipe da saúde e reforça o cuidado permanente que a Prefeitura de Barreiras tem mantido frente ao combate do novo Coronavírus.

“Agradecemos sempre a Deus por cada vitória de cura da Covid-19 na nossa cidade e região Oeste. Nos últimos dias tivemos um grande número de pessoas acometidas dessa doença, por isso, a Prefeitura de Barreiras tem realizado ações pontuais, como orientação em bairros com maior índice de contágio com o objetivo de evitar a propagação do novo Coronavírus. Precisamos que a população também assume essa responsabilidade, principalmente aos finais de semana com a utilização de máscaras, higienização das mãos e principalmente, o distanciamento social, evitando aglomerações”, pontuou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |