Blog Santo Antônio
Notícias

MAIS INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO E APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR: VILA I DO ASSENTAMENTO RIO DE ONDAS RECEBERÁ ESCOLA MUNICIPAL E MERCADO DO PRODUTOR

Aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na Vila I do Assentamento Rio de Ondas, a assinatura das ordens de serviço para a ampliação e reforma completa da Escola Municipal da Vila I e a construção do Mercado do Produtor - beneficiando todos os agricultores familiares da localidade.

A obra na Escola Municipal da Vila I, proporcionará a reabertura da unidade após anos fechada e sem atividade. A escola viabilizará novamente o acesso dos estudantes a uma unidade de ensino de qualidade próximo de suas casas, com toda a infraestrutura, conforto e segurança para receber alunos, professores e funcionários.

A escola contará com 730,86 m² de área construída, duas novas salas de aula, refeitório, sala de direção, lavanderia, área de circulação, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais e quadra coberta poliesportiva.

Para a secretária de Educação, Maria Rosilene Rodrigues Sertão, mais uma demonstração da seriedade com que a qualidade do ensino na zona rural é importante para a atual gestão.

"A estrutura que será disponibilizada na Vila I do Assentamento Rio de Ondas, não perderá em nada para outras escolas que recentemente inauguramos na zona urbana de Luís Eduardo Magalhães", comentou a secretária.

Já a construção do Mercado do Produtor tem como finalidade apoiar a agricultura familiar, proporcionando aos pequenos produtores e consumidores, um local adequado para a comercialização dos produtos cultivados na localidade.

O Mercado do Produtor será construído a 35 metros da BR-020, logo na entrada da Vila I, facilitando também o acesso de compradores que trafegam pela rodovia. O prédio terá uma área de proximadamente 49 m² e contará com varanda, loja, depósito e banheiro.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Yamashita, um importante espaço que vai divulgar e alavancar a comercialização dos produtos cultivados e produzidos no Assentamento Rio de Ondas.

"Não tenho dúvidas que a conclusão desta obra resultará em aumento de renda e abertura de mercado para os produtores da localidade", concluiu Eduardo Yamashita.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A principal grande Romaria do ano, a do Bom Jesus, no Santuário do Bom Jesus da Lapa,  será realizada entre os dias 28 de julho e 05 de agosto, sem a participação dos romeiros.

A celebração religiosa, em Bom Jesus da Lapa é considerada a terceira maior romaria do Brasil e não  ocorrerá como de costume, para evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus. Neste ano, a programação será de forma online, com missas e celebrações, em vários horários ao longo de oito dias.

As festas religiosas do município, que chegam a receber dois milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro. E se em anos anteriores a expectativa era de presenciar multidões chegando ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, o novo cenário, em função da pandemia, é de menos movimento, já que a Lapa não está recebendo romeiros e a rede hoteleira vive um novo momento, sem a presença de hospedes.

A Romaria do Bom Jesus da Lapa tem  328 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no calendário cultural do município e tem se destacado como uma das três principais romarias realizadas no país, junto com a Romaria de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Fonte: Notícias da Lapa

Os três pacientes estavam internados no Hospital do Oeste

A Secretaria de Saúde de Barreiras informou que nesta terça-feira, 21, aconteceram mais dois óbitos em decorrência da Covid-19. Apesar do empenho e esforços empreendidos pelos profissionais de saúde, o paciente do sexo masculino que tinha 52 anos e era acometido de doenças cardíacas e respiratórias, tinha sido internado no Hospital do Oeste no dia 25 de junho, não resistiu e veio a óbito na unidade hospitalar regional.

O outro óbito, também do sexo masculino, 57 anos, possuía doença de Chagas e hipertensão, foi internado no Pronto Atendimento Coronavírus no dia 09 de julho e transferido para o Hospital do Oeste, no dia 12 deste mês.

Na noite desta segunda-feira, 20, foi registrado o óbito de um paciente do sexo masculino, 44 anos, que estava internado no Hospital do Oeste, desde o dia 14 de junho.

A Secretaria de Saúde se solidariza neste momento com os familiares e amigos da paciente e reafirma o compromisso com a defesa intransigente da vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas as pessoas que venham necessitar de atendimento acometido pela Covid-19.

Devido ao crescente número de casos positivos nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde reforça o pedido à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, mantendo sempre que possível o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e o cumprimento dos decretos municipais na perspectiva que diminuem a propagação do vírus.

Fonte: BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM





Facilitar o escoamento da produção agrícola e melhorar o acesso de produtores, moradores e da população em geral em localidades da zona rural de Barreiras tem sido a preocupação da administração municipal. Com frentes de trabalho espalhadas em diversas regiões, a recuperação de pontes recebe atenção especial, como forma de evitar acidentes e facilitar a trafegabilidade. Na região produtora do Vale do Rio Branco, desde de junho passado, máquinas e homens se encarregam de substituir passagens antigas por novas estruturas, mais seguras e reforçadas.

Ao todo serão 11 pontes e passagens secas que já começam a receber as adequações, intervenções que acontecem também em regiões do Rio Grande, como São José do CTI, Rio Ondas e Rio das Pedras. Próximo à localidade da Mantiqueira, a ponte do Nascimento está em fase de conclusão. Até a próxima semana a previsão é que outras cinco sejam concluídas para então mais cinco pontes receberem as obras de manutenção. Nas passagens secas, as intervenções se concentram na colocação de manilhas como na que liga ao Povoado de Palmeira.

Já as pontes de madeira, a depender do estado de conservação, serão substituídas por aduelas, como a próxima ao povoado Riacho D’Água. Nesta mesma localidade outras duas pontes estão recebendo consertos e melhorias, com eliminação de madeiras, colocação de manilhas e aumento da largura de 4,5 metros para 8 metros. “Estamos trabalhando com afinco para avançar nessas recuperações de ponte durante o período da seca.



O ritmo é acelerado e nosso maior objetivo é melhorar a qualidade de vida, principalmente de pequenos agricultores que produzem e trazem seus produtos para vender nas feiras livres e verdurões de Barreiras. As melhorias dessas pontes permitirão ainda a melhor circulação dos transportes escolares, caminhões que levam insumos e sementes até as áreas produtivas e dos demais veículos”, fala o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles.

Fonte: DIRCOM/PMB


 
Em meio ao avanço da Covid-19 nas últimas semanas na região Oeste, na tarde desta terça-feira (21), a equipe multiprofissional que compõe o Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, comemorou mais três altas hospitalares de pacientes acometidos pela Covid-19. A notícia de esperança e alegria foi confirmada após os pacientes seguirem todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

Dessa vez, os barreirenses Adenilson de Jesus, de 57 anos, Rozineres Ribeiro de Araújo, 33 anos, e Maria Miranda Pinto, de 70 anos, venceram a Covid-19 e retornaram para seus lares curados. Após apresentarem os sintomas e terem testado positivo para o novo Coronavírus, e cumprindo todos os protocolos na unidade, foram liberados mantendo boa saturação em ar ambiente, com todos os sinais vitais estáveis e sem surgimento de novas queixas.



De acordo com o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, nesta terça-feira, o município contabiliza 32 altas de pessoas curadas que estiveram internadas no P. A. Coronavírus, ele também chama a atenção dos munícipes na participação ativa contra a Covid-19.

“A cada vitória de cura da Covid-19 é uma grande alegria para todos nós, especialmente para as equipes de profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, cuidando especialmente da saúde de nossos moradores.

Nessas últimas semanas Barreiras tem tido um grande número de pessoas acometidas pela Covid-19, por isso reforçamos o pedido à população que assuma também a sua responsabilidade no controle dessa doença com ações simples, mas que evitam a propagação do vírus, como evitar aglomerações, usar máscara sempre que sair de casa, higienizar as mãos com água e sabão, usar sempre que possível o álcool em gel, sair de casa apenas se houver grande necessidade e respeitar os decretos municipais, essas são ações que demonstram amor e empatia com o próximo”, salientou.

Fonte: DIRCOM/PMB





Na tarde desta terça-feira, 21, das 15h às 18h, a polícia militar da 85 CIPM realizou em Luís Eduardo Magalhães, a “Operação Administração Presente”.

Foram empregos 17 policiais e cinco viaturas. Os bairros visitados foram: Santa Cruz, região central e Balneário Rio de Pedras. A operação intensificou as abordagens visando aumentar a sensação de segurança da população, contribuindo na prevenção do acontecimento de crimes, principalmente homicídios, roubos e tráfico de drogas.

Resultado da operação:







ABORDAGENS:
✅ 220 pessoas abordadas;
✅ 22 veículos quatro rodas abordados;
✅ 35 veículo duas rodas abordados;
✅ 06 veículos quatro rodas notificados;
✅ 04 veículos duas rodas removidos ao Pátio da SUTRANS por irregularidades;

MATERIAL APREENDIDO:
✅ 1.352 gramas de Pasta Base, utilizada para produção de cocaína apreendidas;
✅ 1.174 gramas de maconha apreendidas;
✅ 62 gramas de crack apreendidas;
✅ 28 gramas de semantes de maconha apreendidas;
✅ 04 aparelhos celulares apreendidos;
✅ 02 balanças de precisão apreendidas;
✅ Diversas embalagens para drogas apreendidas;
✅ 01 veículo VW saveiro;
✅ R$ 1.154,00 EM DINHEIRO

Fonte: :Da Redação do Blog do Sigi Vilares com informações da 85 CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 41 (QUARENTA E UM) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: vinte e dois pacientes do gênero masculino, entre 07 e 57 anos; dezenove pacientes do gênero feminino, entre 26 e 54 anos. Nenhum dos pacientes refere história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 670 (seiscentos e setenta) casos confirmados da Covid-19 e 06 (seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
Cerca de 1,9 milhão de pessoas com Nis final igual a 2 recebem o auxílio emergencial nesta terça-feira, 21



Mais 1,9 milhão de beneficiários do programa Bolsa Família recebem nesta terça-feira (21/7) a quarta parcela do auxílio emergencial de R$ 600.

O pagamento, com valores de R$ 600 ou R$ 1,2 mil, obedece ao calendário habitual do Bolsa Família, que tem como base o Número de Identificação Social (NIS).

Agora, recebem as pessoas que têm o final do NIS igual a 2. No total, 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família ganharão o auxílio nos próximos dias.

O pagamento desse lote se encerra no próximo dia 31 de julho. Mães adolescentes do Bolsa Família que foram aprovadas para receber o auxílio também entram nesse cronograma.

Confira o calendário:

  • Segunda-feira (20/7): final do Nis igual a 1
  • Terça-feira (21/7): final do NIS igual a 2
  • Quarta-feira (22/7): final do NIS igual a 3
  • Quinta-feira (23/7): final do NIS igual a 4
  • Sexta-feira (24/7): final do NIS igual a 5
  • Segunda-feira (27/7): final do NIS igual a 6
  • Terça-feira (28/7): final do NIS igual a 7
  • Quarta-feira (29/7): final do NIS igual a 8
  • Quinta-feira (30/7): final do NIS igual a 9
  • Sexta-feira (31/7): final do NIS igual a 0
Fonte: METRÓPOLES

Fonte: Grupo Santo Antonio


 
Na manhã desta segunda-feira, 20, o secretário municipal de saúde Anderson Vian, acompanhado da coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Oeste, Suzete Dias e representantes da equipe médica e administrativa do Hospital Central, realizou a última vistoria nos leitos de UTI e enfermaria contratados pela Prefeitura de Barreiras, antes da unidade receber os primeiros pacientes acometidos da Covid-19.

De acordo com Anderson Vian, a Secretaria Municipal de Saúde já está apta para fazer a regulação dos primeiros casos com quadro de moderado a grave.



“Os leitos foram contratados pela Prefeitura de Barreiras e são exclusivos para pacientes atingidos pela Covid-19. Temos um total de 20 leitos, 10 de enfermaria e 10 de UTI para atendimento à população do município que necessitar de assistência médica. A regulação será feita pela nossa unidade de referência que é o Pronto Atendimento Coronavírus, baseada na taxa de ocupação desta unidade e do Hospital do Oeste. Quando a taxa do HO superar a marca dos 80%, os pacientes de Barreiras que surgirem serão encaminhados ao Hospital Central”, explicou Anderson Vian.





Também compõem as ações de retaguarda no combate ao novo Coronavírus, a higienização de espaços públicos e de atendimento à saúde, fiscalização de estabelecimentos comerciais e do cumprimento de leis e decretos, além de ações de cidadania nos bairros.





“Oferecemos os leitos, mas trabalhamos para que a nossa comunidade não necessite. Para isso, além das iniciativas do poder público e da sociedade civil organizada é importante que cada indivíduo assuma a responsabilidade de se manter em segurança, saindo apenas quando necessário, respeitando as medidas sanitárias e de controle social”, concluiu o secretário de saúde.


Fonte: Dircom

Fonte: Grupo Santo Antonio

A macrorregião centro-norte do estado, que envolve municípios como Capim Grosso, Irecê e Jacobina, está com 100% dos seus leitos de terapia intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 ocupados. A informação foi publicada pelo governo estadual nesta segunda-feira (20).

Toda a região possui apenas cinco unidades de UTI, concentradas no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Dos cinco pacientes ocupando esses leitos, três estão respirando com auxílio de ventilação mecânica.

O centro-norte baiano tem ainda 55 leitos clínicos reservados para o tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Apenas oito dessas unidades clínicas estão ocupadas.

OESTE

A macrorregião oeste, que alcançou 100% de ocupação dos leitos de UTI (veja aqui) na última quinta-feira (16), chegou a ter um alívio nos números durante o final de semana, com a abertura de mais quatro unidades de terapia intensiva no Centro Hospitalar de Barreiras. Entretanto, a região voltou a ter todos os seus leitos ocupados por pacientes com Covid-19 nesta segunda.

As regiões sul (93%), norte (83%) e extremo-sul (81%) também possui taxas de ocupação altas em seus leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19, mesmo com as recentes contratações de unidades hospitalares pelo governo do estado nessas localidades.

No leste (74%), onde fica Salvador, e no sudoeste (72%), de Vitória da Conquista, as gestões públicas também contrataram leitos de terapia intensiva nos últimos dias e os números são um pouco melhores. Isso pode favorecer o início da primeira fase da retomada comercial na capital ainda nesta semana. 

Já as regiões centro-leste e nordeste possuem uma folga nos seus sistemas de saúde, com 43% e 58% de ocupação dos leitos de UTI, respectivamente

Fonte: :Bahia Notícias







A rotina das fiscalizações se intensificou em Barreiras, com a publicação do Decreto 135 https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2020/diario3236.pdf na quinta-feira (16). As equipes compostas pela Guarda Civil Municipal e órgãos das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura, Indústria e Comércio com o apoio da Polícia Militar, estão nas ruas, fazendo cumprir as normativas do documento. Dentre as novas medidas de combate ao coronavírus vigentes, estão o fechamento pelo período de 15 dias, de bares, distribuidoras de bebidas, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, pastelarias, quiosques, trailers e lojas de conveniências. Também, academias de ginástica, lutas, musculação, estúdios de danças, treinamentos funcionais, crossfit, natação, hidroginástica e áreas afins. Outra medida é a proibição da permanência e trânsito de público em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 05h até o próximo dia 31.





Neste domingo (19) sob a vigência do novo decreto, os profissionais percorreram o centro, bairros e zona rural da cidade, fiscalizando pontos de venda de bebidas alcoólicas e confirmaram o fechamento de bares e restaurantes, estes, poderão comercializar seus produtos com entregas em domicílio até às 20 horas. “Realizamos algumas interdições por descumprimento do novo Decreto e ontem foi o primeiro dia do toque de recolher. Tudo transcorreu na normalidade, principalmente no centro da cidade e bairros mais próximos. Nos bairros periféricos tivemos pouca dificuldade com os pequenos estabelecimentos e na zona rural, foi bem tranquilo. Durante o dia foi mais complicado e a noite, mais calmo”, avalia o diretor da vigilância sanitária, Canuto Ayres.

Antes de iniciar as diligências da noite, fiscais e coordenadores se reuniram com o secretário de Saúde Anderson Vian para os últimos detalhes sobre a atuação durante as fiscalizações. O trabalho prosseguiu nas ruas, praças e pontos que normalmente são considerados de encontros e de maiores aglomerações. Após as 21h, Barreiras estava com ruas vazias, as pessoas se recolheram em suas casas, conforme orientações dos órgãos em saúde pública, sob as orientações do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) que propôs medidas restritivas considerando a ocupação dos leitos hospitalares a análise de especialistas sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus.

“A nossa maior preocupação é com a preservação das vidas, as pessoas precisam entender que estamos vivendo um momento muito delicado. A Prefeitura de Barreiras e os profissionais que estão na linha de frente, estão arriscando as próprias vidas para proteger as nossas. Por isso, pedimos que todos colaborem, fazendo a sua parte, respeitando as medidas restritivas e as preventivas, fazendo distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão ou álcool gel. Estas fiscalizações serão mantidas, mas, mais importante é as pessoas entenderem que são fundamentais no combate ao vírus”, diz o secretário Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 106 (cento e seis) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 57 (cinquenta sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 86 anos e 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 19 e 97 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 73 (setenta e três) resultados, sendo que 11 (onze) testaram negativo e 62 (sessenta e dois) testaram positivo. Os 11 (onze) casos que testaram negativo trata-se de 07 (sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 25 e 41 anos e 04 (quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 31 e 42 anos.

Já os 62 (sessenta e dois) casos que testaram positivo, trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 83 anos. Destas, 26 (vinte e seis) são sintomáticas, sendo 20 (vinte) profissionais de saúde, 10 (dez) tiveram contato com casos confirmados, sendo 08 (oito) profissionais de saúde e 08 (oito) preencheram os requisitos para coleta, destas, 02 (duas) profissionais de saúde e 01 (uma) evoluiu para óbito. E 17 (dezessete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 64 anos. Destes, 10 (dez) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 06 (seis) preencheram os requisitos para coleta, sendo 03
(três) profissionais de saúde. Dos 62 (sessenta e dois) casos positivos, 07 (sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 338 (trezentos e trinta e oito) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 869 (oitocentos e sessenta e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 478 (quatrocentos e setenta e oito) estão recuperados, 364 (trezentos e sessenta e quatro) estão em isolamento domiciliar, 15 (quinze) pessoas estão internadas e o município registra 12 (doze) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 382 (trezentos e oitenta e dois).

Barreiras contabiliza hoje 5.732 (cinco mil setecentos e trinta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.340 (mil trezentos e quarenta) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 20 de julho de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

A Secretaria de Saúde de Barreiras registrou na noite desta segunda-feira, 20, o 12º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no Hospital Central. A paciente do sexo feminino, de 54 anos, estava internada desde o dia 17 de julho no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, e foi transferida nesta segunda-feira para o Hospital Central, apesar de todo o empenho e dedicação da equipe médica, não resistiu e veio a óbito.

A Secretaria de Saúde se solidariza neste momento com os familiares e amigos da paciente e reafirma o compromisso com a defesa intransigente da vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas as pessoas que venham necessitar de atendimento acometido pela Covid-19.

Devido ao crescente número de casos positivos nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde reforça o pedido à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, mantendo sempre que possível o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e o cumprimento dos decretos municipais na perspectiva que diminuem a propagação do vírus.

Barreiras-BA, 20 de julho de 2020

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |