Blog Santo Antônio
Notícias

Nos dias  23 e 24, aconteceu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, ocorreu o 1º dia do Arraiá do Cidadão, no bairro Santa Cruz. A 85ª CIPM reforçou o policiamento no evento, empregando diversas patrulhas e posicionando policiais em Postos Elevados de Observação, contando com o apoio da Guarda Municipal e SUTRANS.

Além do policiamento dentro do circuito da festa, algumas guarnições da 85ª CIPM, Cipe Cerrado e Rondesp Oeste, atuaram nas imediaçõO reforço no policiamento promoveu forte ação de presença e segurança ao cidadão durante os festejos.

No primeiro dia do Arraiá do Cidadão, foram obtidos os seguintes resultados:  159 pessoas abordadas. 04 pessoas conduzidas à DP por vias de fato. 01 pessoa, que encontra-se em liberdade condicional, conduzida à DP para averiguação e uma pessoa conduzida à DP por posse de drogas.es do local da festa e nos demais Bairros da cidade.

Fonte: 85ª CIPM

Historicamente, entre os meses de julho e outubro é o período em que é registrado o maior número de casos de incêndios florestais no oeste baiano. Os órgãos ambientais e a população da região já começam a ficar em alerta por conta dos focos de calor registrados a partir do próximo mês. Preocupados com isso, o subcomitê de prevenção e combate a incêndios florestais da região oeste da Bahia, do qual a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) faz parte, já começa a se articular e planejar ações do Programa Bahia Sem Fogo para este ano.

O grupo se reuniu nesta semana, na unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Barreiras, para apresentar os resultados da edição passada e traçar as estratégias de atuação na região, incluindo as áreas monitoradas pela Aiba nos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães.

Segundo os dados apresentados, em 2016, a atuação do subcomitê conseguiu reduzir 63% da área atingida pelo fogo na unidade de São Desidério. Em áreas que pertencem aos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães essa queda foi de 43%, se comparada às áreas queimadas ao ano anterior.

Ao apresentar esse resultado, o analista ambiental da Aiba, Eneas Porto, ressaltou que, juntas, as duas unidades de monitoramento representam uma área de cerca de 800 mil hectares. “As ações de monitoramento de focos de calor e articulação para combates a incêndios florestais mostram-se cada vez mais importantes para minimizar os impactos causados pelo fogo, como perdas em áreas produtivas e áreas destinadas à conservação em Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APP) localizadas no perímetro da propriedade rural, o que fomenta a manutenção da biodiversidade e dos mananciais hídricos”, avalia.

Além da Aiba, o subcomitê conta, ainda, com a parceria do Inema, Corpo de Bombeiros, Ibama Prevfogo, secretarias do Meio Ambiente de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, agricultores da região, além de Sindicatos Rurais e ONGs. Representante de todas essas entidades compareceram à reunião.

Durante o evento, a representante do Inema, Fabíola Cotrim, destacou a importância do Programa Bahia Sem Fogo para articulação entre diferentes setores para redução da incidência de focos de calor e, consequentemente, de área queimada na região, fomentando a pluralidade de representes no subcomitê.

Orientações

A diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, ressaltou alguns cuidados que a população pode adotar para prevenir que haja ocorrências de incêndios. Segundo ela, durante o período crítico, é importante evitar qualquer situação que possa desencadear incêndios. “Isso não quer dizer proibição do uso do fogo. Em casos de necessidade em propriedade rural, por exemplo, é obrigatória a Declaração de Queimada Controlada (DQC), conforme prevê a legislação. Além disso, alguns cuidados como treinamento das brigadas para combate, manutenção de aceiros; informar aos vizinhos a data e o horário da prática; atenção à direção do vento e à temperatura”, pontuou.

Alessandra também lembrou que o responsável por provocar incêndio poderá ser punido, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais. As penalidades vão desde a reclusão, que varia de seis meses a quatro anos; à aplicação de multa, cujos valores variam de acordo com a gravidade da infração cometida, podendo chegar a R$ 50 milhões. As autuações podem ser feitas em área rural ou urbana, e realizadas por órgãos federais, estaduais e municipais.

Fonte: ASCOM AIBA

Fonte: Publicidade

Clique na Imagem e confira!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade









Na manhã de hoje, (23/06), os vereadores de Luís Eduardo Magalhães estiveram reunidos com o Prefeito Municipal, Sr. Oziel Oliveira (PDT), e com os representantes da Caixa Econômica Federal, para solicitar, em caráter de urgência, a instalação de uma nova agência no bairro Santa Cruz.

Foi o crescente número de atendimentos e a insatisfação em relação aos atendimentos da Caixa, que levaram os parlamentares a cobrar das autoridades competentes uma solução rápida e eficaz em relação ao problema.  

Ao ouvir as reivindicações dos vereadores, o prefeito Oziel Oliveira confirmou a doação da área para a construção da nova agência da Caixa Econômica no bairro Santa Cruz e asseverou que o projeto de lei será encaminhado o mais breve possível para a Câmara Municipal.

O superintendente da Caixa, Sr. Francisco Oliveira se mostrou bastante interessado e disse que fará o possível para que a nova agência se concretize.

Também, em respostas as reivindicações apresentadas pelos vereadores na semana passada, Francisco certificou a abertura de mais uma agência lotérica, a qual será instalada na Rua São Francisco – bairro Mimoso II, e que em decorrência da mesma, no próximo mês de Julho, serão abertos os editais para contratação.

Na oportunidade, o Sr. Jackson Almeida de Souza – gerente regional, disse que a partir da próxima semana, em favor das melhorias cobradas pelos parlamentares, a agência contará com mais um gerente para o atendimento, e que será instalado mais um caixa eletrônico, o que segundo Jackson, irá “desafogar” os atendimentos do lado externo da agência. Por fim, o gerente também disse que para conforto da população, será instalado um bebedouro na agência.

Estiveram representando a Caixa Econômica Federal (CEF), o Sr. Francisco Ricardo da Silveira- superintendente regional, Sr. Jackson Almeida de Souza- gerente regional, Sr. Márcio José- gerente local e Sr. Josenildo Sales-supervisor de atendimentos. Também esteve presente o Sr. Ricardo Knupp - Secretário de Finanças do município.

Fique por dentro de tudo que acontece na Câmara de vereadores, acesse: www.cmlem.ba.org.br.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Prefeito: Oziel Oliveira

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, despachou mais uma vez no sentido de garantir a antecipação do pagamento dos salários do mês de junho. A ação, embora não seja inédita (desde que assumiu a administração do município, Oziel determinou que os pagamentos dos salários sejam efetuados antes do término do mês), deixou os funcionários animados, na certeza de que poderão curtir as festas juninas com mais tranquilidade.

“O prefeito Oziel vem cumprindo seus compromissos e tínhamos certeza que poderíamos contar com os salários nas contas para curtirmos o Arraiá do Cidadão até o sol raiar! Dito e feito! Comemorou Myrlon, servidor da administração.

Oziel Oliveira foi enfático ao falar sobre a determinação:

“Estamos antecipando o salário de junho para que os nossos servidores aproveitem melhor o São João. Isso é valorização do servidor, sem nossos dedicados funcionários devidamente motivados, não existe administração competente. A antecipação dos salários deste mês não é um fato isolado, é compromisso da minha gestão desde que assumi e pelos próximos 4 anos.” Afirmou o Prefeito.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade



No Oeste da Bahia, o Sebrae Conecta chegou aos municípios de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães. A primeira fase do programa foi o Encontro com Especialista, que atendeu os segmentos de panificação, beleza e estética, materiais de construção, varejo de alimentos, bares e restaurantes e moda. Ao todo, 566 empresas participaram desse evento.

As outras cinco fases serão realizadas no decorrer de todo o ano, e consistem na aplicação do Método de Acompanhamento do Desempenho Empresarial (Sebrae MEDE), participação em missões empresariais, Sebraetec (programa de consultoria em tecnologia e inovação para micro e pequena empresa), Showroom de Negócios, fórum de avaliação das ações e o encerramento.  De acordo com Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, “a estratégia de atuar por segmento facilita a entrega de soluções customizadas para os nossos clientes e fortalece a rede de cooperação entre as empresas participantes, tornando-as mais competitivas", destacou.

Foi o que aconteceu com Ângelo Roberto, proprietário da empresa Matec Materiais para Marcenaria em Barreiras. Ângelo participou do encontro com especialista de Materiais de Construção e percebeu que poderia melhorar ainda mais seu negócio, através do Sebrae Conecta. O empresário aderiu ao Sebrae MEDE. “As expectativas para a participação são as melhores, pois nosso setor tem muito potencial. O Sebrae MEDE nos ajudará a melhorar nossas ações, nos tornando mais competitivos no mercado através da inovação”, finalizou.

O Sebrae MEDE conta com um método de abordagem continuado e estruturado para atendimento aos empreendimentos de micro e pequeno porte, com o objetivo de desenvolver a maturidade gerencial. A solução utiliza o princípio do “conhecer para gerenciar”, gerando uma melhoria do nível de desempenho empresarial, propondo torná-lo mais competitivo no mercado.

Setores específicos - Com o intuito de atender as especificidades de cada setor, o Sebrae desenvolveu um programa de soluções em gestão mais direcionadas, que contempla a realidade e peculiaridades de cada segmento. Lançado em todo o estado da Bahia, o Sebrae Conecta tem como objetivo auxiliar o empresário a identificar as potencialidades e fragilidades de sua empresa através de um diagnóstico individualizado. O diferencial é o monitoramento e acompanhamento das ações sugeridas pelos consultores do Sebrae nos empreendimentos que aderiram ao programa, as empresas poderão ainda avaliar e comparar seus indicadores de gestão com outras do mesmo segmento que atuam no estado da Bahia.

Mais informações sobre o Sebrae Conecta podem ser obtidas na unidade da instituição em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari, ou ainda através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Ascom Sebrea

Clique na Imagem e confira!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta quarta (21), mais um incêndio criminoso atingiu o lixão de Luís Eduardo Magalhães, o sexto apenas este mês e o de maior proporção.

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e uma força-tarefa foi montada para debelar as chamas, desde o início da tarde. Além dos Bombeiros, se juntaram à causa, alguns dos guardas municipais e servidores das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente, empregando máximo esforço humano e de maquinário para que o crime não se convertesse em tragédia.

“Não creio que quem esteja causando estes incêndios tenha noção do tamanho do risco no qual coloca toda a sociedade. Não apenas os que moram nas adjacências, mas toda a população de Luís Eduardo que se vê forçada a respirar o ar contaminado. Ademais, o meio ambiente também sofre, é o que mais demora a se recompor. Esta força-tarefa não vai parar até atingirmos o controle do foco de incêndio. Terminada esta etapa, vamos partir para descobrirmos os culpados, que deverão ser responsabilizados pelo ato inconsequente.” Garantiu o Tenente Rodrigues, Comandante do Corpo de Bombeiros no município.

No final da tarde as chamas já haviam sido controladas e foi realizado o trabalho de resfriamento do solo para que novos focos não surgissem.

Denuncie anonimamente qualquer iniciativa criminosa de atear fogo ao lixão, por meio do telefone 98802-0800 e ajude a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros a zelar pelo bem-estar dos luíseduardenses.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Um termo de parceria e cooperação técnica foi assinado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). O documento garante a divulgação da biometria também nas contas de energia.

A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal baiano nesta quarta-feira, 21.

A partir do termo, as contas da Coelba serão impressas com informações sobre o procedimento, que é obrigatório para os eleitores de Salvador e de mais 51 cidades baianas.

“O TRE abraça e agradece a parceria, que é muito importante. Pra nós será muito bem-vindo. É uma causa nossa, é de todo mundo”, afirmou o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

Durante quatro meses, de setembro até dezembro, os eleitores receberão a mensagem de convocação nas contas.  Quem não atender ao chamado terá o título cancelado e com isso, o eleitor terá restrições no CPF – o que pode acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais –, não poderá emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

“Para nós é um prazer. Além de disponibilizar a mensagem nas contas de energia, queremos também dizer que está à disposição do TRE uma unidade móvel da Coelba, pois também queremos contribuir para que o serviço de recadastramento biométrico chegue aos bairros e comunidades carentes”, anunciou o presidente da Coelba Fernando Arronte.

Atualmente, dos 1.940.125 eleitores de Salvador, apenas 369.061 (19,02%) já têm a digital cadastrada. O TRE-BA alerta para que os eleitores compareçam a um dos locais de atendimento da Justiça Eleitoral e realizem o procedimento até o próximo dia 19 de dezembro, quando o judiciário entrará em recesso (Lei 5.010, de 30 de maio de 1966).

Além dos presidentes do TRE e da Coelba participaram da cerimônia de assinatura o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira, o superintendente comercial, Emanuel Lopo, a gerente de Comunicação, Amine Darzé e assessora de Imprensa, Magali Paterson da Coelba

Fonte: TRE-BA

Barreiras - O Sebrae Bahia selecionou 18 instituições de todo o estado para participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para o Ensino Superior, e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) é uma das contempladas. O programa, que conta com um edital de chamada pública anualmente, oferecerá capacitação à instituição em um modelo de educação com metodologias que promovem habilidades empreendedoras. Em contrapartida, a universidade fornecerá todo o material e instalações para os docentes nas atividades do projeto.

O programa visa contribuir na construção de um novo perfil de aluno, contribuindo no  processo de uma linguagem adequada e compromisso com a realidade local. Por meio dele, 19 professores da instituição serão capacitados pelo Sebrae para aplicar ações de incentivo ao empreendedorismo por meio de uma disciplina ofertada, como cursos de Empreendedorismo, Empreendedorismo e Inovação, e um Projeto de Extensão Social que deve capacitar cerca de 800 estudantes da UFOB nos campi de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

O coordenador de Criação e Inovação da UFOB, Erick Rojas, acredita que o projeto vai dar um suporte teórico e metodológico aos cursos de graduação sobre os novos conceitos de empreendedorismo inovador. “Assim, cria-se uma massa crítica capaz de identificar oportunidades e estabelecer links para colaborar com o desenho de um ecossistema inovador, gerando impacto positivo sobre a Região Oeste da Bahia”, pontuou Erick.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, diz que o papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância no contexto do ensino formal. “É necessário preparar os estudantes para os novos desafios do mercado de trabalho, no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito profissional”, avaliou Emerson. “Desenvolver características empreendedoras é imprescindível para se diferenciar e, sobretudo, buscar novas oportunidades de negócios dentro da sua formação acadêmica”, destacou.

A assinatura do convênio deve acontecer até o final do mês de junho, e a disciplina deve ser implantada no próximo semestre letivo.  Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Bendita Silveira, 132, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, informa a toda população que o funcionamento da Feira Livre de Barreiras – CAB, que ocorre aos sábados em virtude do feriado do dia 24 de junho, será antecipada para esta sexta-feira, 23.

Fonte: DIRCOM/Prefeitura de BARREIRAS

Fonte: Grupo Santo Antonio

Valores serão aplicados no pagamento dos cerca de 20 mil plantões policiais nas cidades que possuem tradição de festas juninas

O esquema de segurança das festas juninas que ocorrem em todas as regiões do estado já está pronto! Mais de 250 municípios da Bahia estão contemplados na Operação São João 2017, que este ano teve o investimento de cerca de R$ 6 milhões para que os festejos, tradicionais nas cidades nordestinas, transcorram na paz e na alegria.

Serão disponibilizados mais de 20 mil plantões, distribuídos entre as polícias Militar, Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros, sem contar as escalas ordinárias. O número é uma crescente considerável em relação ao mesmo período de 2016, onde apenas pouco mais de 13 mil plantões foram disponibilizados. A quantidade de cidades atendidas com o reforço também aumentou se comparada ao ano passado.

É um grande esforço que o Governo do Estado faz, nesse período de crise, para garantir a tranquilidade para que os baianos possam curtir com suas famílias, uma das festas mais tradicionais do nordeste”, explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que lembrou ainda que o Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, em Salvador, que funcionará 24 horas por dia, e a qualquer ocorrência de maior relevância, as ações serão coordenadas direto da unidade.

A tecnologia a favor da segurança também será utilizada com as duas Plataformas de Observação Elevada – veículo com câmeras acopladas, que fazem o videomonitoramento in loco em grandes eventos. As imagens, além de serem acompanhadas por policiais que atuam no espaço, também são observadas por profissionais do Centro de Operações e Inteligência da SSP. Os municípios de Amargosa, Ibicuí e Eunápolis receberão o apoio logístico dos veículos.

Efetivo

Só a PM disponibilizará mais de 17 mil plantões, com a atuação de policiais em escalas extras. As unidades operacionais, além de contemplar as ações cotidianas de policiamento, também atuarão nos entornos dos grandes eventos, terminais marítimos, de transbordo e aeroportos. O Batalhão de Polícia Rodoviária também estará a postos com a “Operação Paz no Trânsito”, nos grandes corredores rodoviários, que levam para os tradicionais municípios nesse período. Todas as unidades especializadas da PM estarão envolvidas na operação.

Já a Polícia Civil, contará com a mobilização de 1.169 profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães, nas delegacias territoriais dos municípios baianos que celebram os festejos juninos. O Corpo de Bombeiros Militares mobilizará um efetivo de 2.035 profissionais, e o DPT, além de atuar com o efetivo normal durante os festejos juninos, terá escalas extras em Irecê e Senhor do Bonfim, que contará também com uma unidade móvel, e a atuação de quatro peritos criminais e quatro técnicos.

Fonte: Ascom SSP

Clique na Imagem e confira!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio







O presidente da Câmara de Barreiras, Gilson Rodrigues, e os vereadores, Otoniel Teixeira, João Felipe, Carlos Costa, Nereu, Hipólito, Silma Alves e B.I, prestigiaram na manhã de hoje, 20, a solenidade que marcou a participação do município de Barreiras no processo de cadastramento biométrico. “É importante o envolvimento de toda a sociedade neste trabalho. Nós precisamos zelar por esse sistema democrático. A Câmara está à disposição como parceira e também como instituição que preza pela atenção e o cuidado da democracia”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

A assinatura do convenio entre a prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral, foi feita pelo prefeito Zito Barbosa e o presidente do TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. A partir de agora o município passa a apoiar o cadastramento eleitoral por meio de estrutura física e trabalhos educativos para que até 31 de janeiro de 2018 sejam alcançados 100 por cento do eleitorado. O prefeito Zito Barbosa disse que o município vai dispor funcionários para atender os eleitores e um espaço com boa localização para que todos tenham acesso e comodidade.

Barreiras está entre as 52 cidades baianas em processo de recadastramento biométrico obrigatório, forma que torna o processo de votação eletrônico seguro. As etapas são as seguintes: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. O Tribunal Regional Eleitoral pretende atingir cerca de 3 milhões de eleitores identificados biometricamente.

Fonte: ASCOM - Câmara de Barreiras

A Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães deve votar na noite desta terça-feira, 20, uma alteração à Lei 156 de 2004, que “impõe obrigatoriedade de identificação dos veículos municipais ou que prestem serviços ao município”. Lei essa que tinha servido de justificativa para os sete vereadores que votaram contrários ao projeto de Kenni Henke, apresentado no mês de abril.

Na oportunidade, Cleidi Bosa (PSD), Raimundo Nacional (PTN), Mardônio da Rocha (SD), WGS Guinho (SD), Luciano Santos (PSC), Santil (PDT) e Victor do Ferro Velho (PDT), alegaram que não havia a necessidade de uma nova lei que versasse sobre o mesmo assunto.

Kenni Henke e outros colegas como Carlos Koch (PSC), utilizaram da premissa de que uma nova lei substituía a anterior e que o projeto de Henke era mais completo, no entanto, a tentativa não prosperou.

A alteração à Lei foi apresentada por todos os vereadores e deve ser aprovado por unanimidade. As informações da Câmara de Vereadores de LEM você acompanha no Blog do Douglas Batista.

Fonte: ASCOM A Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |