Blog Santo Antônio
Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
Estão abertas as inscrições do projeto "Arte-LEM: encontros de música, teatro, poesia e dança" promovido pela UFOB. As oficinas acontecerão no período de 30/10 a 04/11/17 no Centro Cultural de LEM com turmas nos três turnos. Também será ofertado, para professores da Educação Básica, somente no dia 30/10, o minicurso "Oratória para professores". As inscrições, que são gratuitas e abertas a toda comunidade, podem ser realizadas na UFOB campus de LEM (Bairro Santa Cruz) ou no Centro Cultural de LEM (próximo a Rodoviária). No ato da inscrição, os participantes que não são estudantes ou funcionários da UFOB devem entregar xerox de documento da identidade. Aproveite essa oportunidade! 😉🎶🎭📚📜🕺🏻💃🏻
 
INFORMAÇÕES: UFOB-LEM
UFOB - Luís Eduardo Magalhães  
 
Universidade
Endereço: R. Itabuna, 1278 - Bairro Santa Cruz, Luis Eduardo Magalhães - BA, 47850-000
Telefone:(77) 3639-5600
Fonte: UFOB













Empresários, comerciantes e potenciais empreendedores de Luís Eduardo Magalhães contam agora com um espaço adequado para receberem orientações e até mesmo legalizarem seus empreendimentos com menos burocracia. O município inaugurou na última terça-feira (03), a Sala do Empreendedor, que tem o apoio da unidade regional do Sebrae, localizado em Barreiras. O evento foi feito a um 1 dia do início da maior feira de negócios e entretenimento do oeste da Bahia – EXPOLEM.

“Esse realmente é um momento especial para o nosso comércio. A Sala do Empreendedor vai viabilizar a formalização de muitas atividades, gerando benefícios para o setor e município”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

Além do Chefe do Executivo Municipal, também participaram da cerimônia, o Vice-Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Kolln; o Gerente Regional do Sebrae, Émerson Cardoso; o Secretário de Indústria e Comércio, Célio Donizete; o Presidente da Acelem, Joter Arcanjo; secretários municipais; vereadores; empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Célio Donizete, comentou: “consultores darão orientações sobre compras públicas e participação em licitações, linhas de crédito e financiamento, abertura de empresas de uma forma mais ágil e desburocratizada”. Já o Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Émerson Cardoso, destacou: “o que nós temos hoje é o empreendedorismo muito forte para a sobrevivência, mas o empreendedorismo para a competitividade, visando crescimento e formação de empregos, precisamos de informação e de um espaço que esteja à altura desses empreendedores. Esse foi o primeiro diálogo que tive com o prefeito Oziel Oliveira, e na oportunidade, estamos inaugurando a Sala do Empreendedor”.

De acordo com Oziel, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceiro do município nesta ação e o responsável por capacitar o agente de desenvolvimento local, que realizará o atendimento. “Estimular o desenvolvimento do comércio e da indústria é uma das características de todas as minhas gestões. O Sebrae é um grande apoiador neste processo que impulsiona o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios, dinamizando a economia local, favorecendo a geração de mais emprego, ampliando a renda e melhorando a vida dos munícipes”, enfatizou.

Após a solenidade, foi realizada no auditório do Hotel Saint Louis, a palestra “O Futuro é Digital”, em comemoração aos 45 anos do Sebrae, que mostrou como o apoio a uma pequena iniciativa pode se tornar um caso de sucesso. O palestrante Renato Mendes, criador e coordenador das estratégias de negócios da Netshoes, explicou como a empresa, que começou numa pequena loja, se tornou uma gigante do comércio eletrônico brasileiro. “Este é um grande exemplo a ser seguido e o caminho é formalizar a atividade, buscar capacitação e definir estratégias de atuação”, concluiu o prefeito.

A Sala do Empreendedor funciona na Secretaria de Indústria e Comércio, na Rua José Cardoso de Lima, 415, no centro da cidade. De acordo com dados do Sebrae, Luís Eduardo Magalhães tem hoje 4.500 microempreendedores individuais formalizados.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade


Eduardo Athayde da WWI trouxe valorosas ideias para atração de investidores internacionais

Exauridos de tanto reclamar da deficiência no suprimento de energia, da falta de redes distribuição, das más condições das redes elétricas no campo e da péssima qualidade da eletricidade provida pela concessionária, produtores do oeste baiano, representados pelos Sindicatos dos Produtores Rurais ligados ao sistema da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB/SENAR) e pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), juntamente com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o WorldWatch Institute (WWI), realizaram na tarde do dia 28 de setembro o Workshop sobre Energias Renováveis no Agronegócio.

O evento superou todas as expectativas e reuniu no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) cerca de 250 agricultores, representantes das agroindústrias, técnicos e estudantes, interessados em escrever uma nova história para o futuro da região através da autossuficiência energética e da geração distribuída proporcionada pelas energias renováveis alternativas.


André Barbosa da CTS apresentou as grandes possibilidades da energia solar

Após a abertura realizada pela Presidente do SPRLEM Carminha Missio, que destacou a importância de trazer o  worshop para região, otimizando e levando aos produtores a possibilidade de cada um poder criar sua própria fonte de energia produtiva, o palestrante Eduardo Athayde da WWI deu o tom do que seria o evento: gerenciamento do conhecimento com o olhar do futuro. Ele fez diversas proposições de como a região, que tem um tremendo potencial de solo, água e energia a ser explorado, pode negociar para atrair os investimentos internacionais.

Sandro Yamamoto da ABEEólica colocou a Bahia como destaque nacional na energia eólica

O Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, afirmou o compromisso em implementar uma matriz energética diversificada e limpa para alavancar os empreendimentos agroindustriais e gerar mais empregos na região.

Ao longo do evento foram apresentadas cinco alternativas para a produção de energias renováveis: energia solar, eólica, energia da biomassa, biogás e PCH/GCHs.


O Prefeito Oziel Oliveira confirmou o incentivo às energias renováveis

A energia solar, principalmente a fotovoltaica, foi bastante enfatizada no Workshop, com apresentações de André Barboza do Centro de Consultoria e Treinamento Solar (CTS), André Weber da SunHybrid e Marcos Weirich da Fockink. Ficou evidente que, em virtude da alta radiação na região, seja no sistema on-grid (ligado à rede de transmissão) ou off-grid (sistemas isolados), a energia solar apresenta grande viabilidade para redução dos valores das contas de energia dos consumidores de pequena ou grande escalas, para geração distribuída em fazendas solares, ou bombeamento de água, inclusive para tocar sistemas de irrigação maiores, como pivôs centrais, muito comuns em nossa região.


Dr. Dilcio da EMBRAPA demonstrou as enormes potencialidades da região no campo da energia da biomassa

O Sandro Yamamoto da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) demonstrou como aproveitar os ventos para produzir eletricidade. Segundo Sandro, a região ainda tem seu potencial eólico relativamente desconhecido. Entretanto, há indicativos suficientes para justificar a instalação de medidores mais precisos, que visam justificar economicamente a instalação de parques eólicos para gerar energia de baixo custo que atuam na complementariedade ao sistema convencional, inclusive contribuindo com estabilização da rede. Outro ponto de alta relevância foi a apresentação do mercado livre de compra de energia, que pode resultar em economia de 10 a 20% na conta dos grandes consumidores. 


Cleber Leites da ABRAPCH mostrou as diversas vantagens das CGHs e PCHs

A geração de energia por meio da biomassa foi tema da palestra do Dr. José Dilcio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que evidenciou a conversão do material vegetal que sobra das plantações em eletricidade ou biocombustível. Nesse contexto, o biogás que é gerado na fermentação da matéria orgânica foi bem explorado nas apresentações do Dr. Water Stinner, do Centro Alemão de Biomassa que falou diretamente da Alemanha, do Prof. Danilo Gusmão do Centro de Energias Renováveis da Universidade do Estado da Bahia e de Marcos Weirich da Fockink. Ficou claro que o aproveitamento dos resíduos agrícolas, animais ou vegetais, das agroindústrias, e até mesmo das cidades, é definitivamente uma alternativa a se r trabalhada. Na superação dos desafios de inovação tecnológica da utilização da biomassa, as empresas podem auxiliar as instituições de pesquisa através da Lei do Bem, que criou incentivos fiscais para realização de experimentos aplicados.

As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) foram apresentadas pelo Cleber Leites da ABRAPCH, que ressaltou o baixo impacto ambiental e o baixo custo da energia geradas por esses empreendimentos. Outro ponto evidenciado foi o grande potencial hídrico da região, que pode ter os reservatórios de água para ambos: irrigação e produção de energia. Ao contrário do que se pensa, as PCHs e CGHs não reduzem a vazão dos cursos d’água.

Prof. Danilo Gusmão da UNEB e Carminha Missio do SPRLEM apresentaram os próximos passos para a implantação de mais projetos de energias renováveis no oeste da Bahia

Ao final, Carminha Missio e o Prof. Danilo Gusmão enfatizaram a viabilidade técnica e econômica de projetos de energias renováveis na região, não somente como alternativas, mas como atores principais no fornecimento desse insumo primordial para o desenvolvimento nas fazendas, ou como um novo e atrativo negócio que está surgindo na região com a geração distribuída, promovendo segurança energética, economia e sustentabilidade.

Vídeos das palestras estão disponibilizados no www.facebook.com/cenerauneb

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM













A terça-feira (3) foi especial para os integrantes do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). As celebrações, que marcaram o Dia Nacional do Idoso, reuniram cerca de 120 pessoas na Chácara Parque das Aves, em Luís Eduardo Magalhães. Durante a programação, elas receberam orientações referentes às medidas de prevenção do câncer de próstata e participaram de palestras sobre osteoporose, diabetes e os cuidados necessários com o coração.

"As comemorações seguem durante todo o mês. Os idosos merecem toda atenção da nossa equipe de governo. Amamos, cuidamos e respeitamos estas pessoas que tanto fizeram por nós”, destacou a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson.

Os idosos também participaram de um almoço e se divertiram ao som do autêntico forró pé de serra. Presente no evento, o prefeito Oziel Oliveira fez questão de ressaltar a importância de render homenagens à turma da “Melhor Idade”, que tanto trabalhou e ajudou na construção do nosso município. “Os idosos necessitam de cuidado especial. É importante ter uma rede preparada e com profissionais dispostos a garantir a segurança, o conforto e principalmente o atendimento médico para eles. Tenham certeza de que a “Melhor Idade” sempre teve e continuará contando com nosso apoio”, encerrou o chefe do executivo municipal.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
03
Out / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

O fim de semana foi movimentado no Estádio Coronel Aroldo, com a realização das finais do Campeonato Municipal da 1ª e 2ª divisões de Luís Eduardo Magalhães. Ao todo, o evento organizado pela Secretaria de Esporte, reuniu 40 equipes e cerca de 600 jogadores.

Na final da 1ª divisão, o Maclarem venceu o Santa Cruz por 1 a 0 e garantiu a taça. Já na 2ª divisão, o AMONI goleou Os Veteranos por 4 a 1 e também assegurou o título. Para o Secretário Municipal de Esportes, Elton Almeida, o apoio de outras secretarias e da Liga Desportiva foi fundamental para o sucesso da competição. “Está muito claro para todos que o trabalho realizado pela equipe de governo apresentou excelentes resultados. Quero agradecer também aos atletas que priorizaram o jogo limpo e toda a equipe de arbitragem que teve uma grande atuação”, frisou Elton Almeida.

A premiação total para os jogadores que se destacaram, para as equipes vencedoras e as que chegaram à fase final, foi de R$ 35 mil, cujo valor já foi distribuído entre eles.

“Fiquei muito satisfeito com o campeonato municipal e desde já agradeço o empenho dos funcionários da Secretaria de Esporte e de todos os envolvidos. Agora, vamos avaliar todos os aspectos e ver o que podemos melhorar ainda mais no ano que vem”, encerrou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
Não é preciso andar muito por Luís Eduardo Magalhães para perceber que as atividades físicas ganham cada vez mais espaço nas ruas e academias da cidade. Uma das modalidades que mais cresce é a corrida de rua, realidade comprovada na Corrida do Algodão, realizada no último fim de semana, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, como forma de comemoração dos resultados da última colheita da pluma. De acordo com a organização, o evento esportivo contou com a participação de 750 atletas, divididos nas categorias: 1 km para crianças; provas de 5 e 10 km para adultos (masculino e feminino).

Participaram do evento, a Secretária Municipal de Governo, Katerine Rios; o Secretário Municipal de Saúde, Felipe Melhem, além do prefeito Oziel Oliveira, que destacou, “apoiar o esporte é uma marca da nossa administração e a comprovação está aqui: centenas de competidores participando de uma disputa limpa, onde o importante não é ganhar, e sim, competir”.

A corrida de 10 km, prova principal, reuniu 81 homens e 48 mulheres. No masculino, o vencedor foi Giomar Pereira da Silva, com o tempo de 33 minutos e 9 segundos. Entre as mulheres, a vitória foi para Edilza Alves Guimarães, que fechou o percurso em 43 minutos e 12 segundos.

CORRIDA DA PRIMAVERA 2017

A competição ocorrida nas ruas do bairro Jardim Paraíso foi uma prévia da Corrida da Primavera, que será realizada pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. A disputa pretende incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a prática esportiva entre pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. “Além dos benefícios físicos e mentais, o esporte é fator de inclusão social, proporcionando autoestima e novas amizades. Por isso que a prefeitura continuará apoiando todas as modalidades praticadas na cidade”, garantiu Oziel.

A Corrida da Primavera acontecerá no dia 22 de outubro. A largada está prevista para as 6 horas da manhã, no Bairro Santa Cruz e terá provas com percursos em categorias com 1, 2, 5 e 10 Km. Quem desejar maiores informações deve ligar para o número (77)99989-0746.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM















A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães iniciou neste domingo (1º) uma operação para reorganizar a feira livre do bairro Santa Cruz. Servidores das Secretarias de Indústria e Comércio e Agricultura, fiscais dos tributos e da vigilância sanitária transferiram os comerciantes não cadastrados que atuavam na área externa da feira, para um local no interior do estabelecimento.

“Esse é um trabalho educativo que não vai prejudicar ninguém. O que pretendemos é simplesmente reorganizar o espaço e regularizar a situação de quem está na informalidade”, disse o prefeito Oziel Oliveira.

Durante a ação, os comerciantes receberam orientações de como formalizar uma microempresa individual, bem como regularizar o cadastro junto à prefeitura, e ainda ganharam um prazo para normalização da situação. De acordo com o Secretário de Indústria e Comércio, Célio Donizete, são muitas as vantagens de quem sai da informalidade, entre elas a possibilidade de financiamentos e a participação constante em treinamentos promovidos pelo SEBRAE. Todo o processo é feito na Secretaria de Indústria e Comércio, localizada na Rua José Cardoso de Lima, 415, no centro da cidade. “Tudo é muito rápido. Os interessados devem comparecer munidos de RG, CPF e comprovante de endereço”, explicou o secretário.

O trânsito no entorno da feira também foi fiscalizado. Motoristas que trafegavam em sentido proibido ou estacionavam os veículos em locais inadequados receberam orientações dos agentes da SUTRANS e guarda municipal de como proceder da forma correta. As fiscalizações vão continuar e serão estendidas a todas as feiras do município.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM










Foi concedida na última sexta-feira (29), a Dispensa Ambiental para início da construção das três passarelas de pedestres na faixa de domínio da BR 242/BA, na zona urbana do município de Luís Eduardo Magalhães.

A obra, que marca um enorme progresso na infraestrutura da cidade, tem grande impacto social, pois garantirá segurança e mobilidade para os milhares de transeuntes que atravessam diariamente a BR para trabalhar, estudar e desenvolver as diversas atividades do cotidiano.

“A construção dessas passarelas é um pleito antigo dos luíseduardenses, e nós, nos empenhamos ao máximo para que a execução dos serviços fosse iniciada no menor espaço de tempo possível. Agora, o sonho começa a se tornar realidade. Milhares de pessoas terão garantido seu direito de ir e vir com segurança e dignidade.” Disse o prefeito Oziel Oliveira.

O empreendimento é resultado de uma parceria entre o DNIT e a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Vale ressaltar que o bom relacionamento de Oziel e da Secretária Estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, na Câmara Federal, no Senado e no Ministério dos Transportes, foi fundamental para que o município fosse contemplado com uma obra deste vulto de investimento.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
30
Set / 2017

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras, vem a público manifestar solidariedade aos pais, amigos e familiares da criança Pedro Vasco de seis anos, falecido no dia 28 de setembro de 2017, em tempo esclarece que:

Pedro Vasco deu entrada na noite do dia 24 de setembro, no Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel com sintomas de febre, dores de cabeça e dores de ouvido. Na naquela data recebeu medicação injetável para aliviar a dor, esperou-se o tempo necessário para avaliação médica e em seguida a criança foi liberada sem dor e sem apresentar qualquer outra reação.

No dia 25 de setembro, o paciente voltou a ser atendido na unidade municipal de saúde, desta vez com dores na perna direita, foi atendido pelo médico plantonista, que após avaliação o liberou com receita médica, nesta data o paciente não foi medicado na unidade de saúde.

No dia 28 de setembro, Pedro não passou por atendimento no Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel. O paciente não passou mal na unidade municipal de saúde e nem tão pouco foi encaminhado em estado grave desta para o Hospital do Oeste. 

Salientamos que todas as informações aqui relatadas se encontram devidamente atestadas mediante prontuário médico pra fins de direito nos arquivos do Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel. Salientamos ainda que em conformidade com a política da Secretaria Municipal de Saúde o Emilly Raquel presta atendimento humanizado a uma média de 2.400 pacientes mês, não havendo qualquer registro de ocorrência que macule a imagem do ótimo serviço prestado nesta unidade.

Por fim, nos solidarizamos com a família neste momento de dor e saudade, rogando-lhes amparo e conforto espiritual.

 

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS









 

O Projeto SAMU na comunidade acontece até o final desse ano em vários bairros de Barreiras mostrando suas funções e ações para estudantes de diversas escolas.

Com o objetivo de levar à comunidade orientações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e sua atuação na sociedade, a equipe do SAMU aborda em suas palestras o espírito de solidariedade, ações de socorros e solicitação de ajuda, condutas corretas nos casos de urgência e emergência com alunos e educadores, e enfatizam a importância dos serviços de atendimentos às emergências e as formas correta de acionamento.

A manhã dessa quinta-feira, 28, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal de 1° grau Povoado Baraúna receberem a equipe do SAMU, e um dos temas mais esperados foi as técnicas de primeiros socorros. Luís Leite de 10 anos fez questão de aprender na prática essas técnicas e ficou atento aos detalhes.

“Gostei demais de aprender a salvar alguém e como entrar em contato com o SAMU. Compreendi que o trote prejudica o trabalho desenvolvido pela equipe do SAMU e como podemos auxiliar o paciente até a chegada deles”, disse entusiasmado.

Além de esclarecer a respeito da função 192, a equipe orientou o uso adequado do serviço, o combate ao trote e a contribuição do SAMU para a melhoria da saúde da população. Segundo as coordenadoras do Projeto, Corine Moura e Deusanita Fonseca, essa iniciativa aproxima o SAMU da comunidade.

“Até o mês de dezembro iremos percorrer 10 bairros de Barreiras, conversando com estudantes e comunidade escolar da importância do SAMU para a sociedade, reforçar o uso correto do 192 e entender que somos parceiros. O SAMU contribui de forma positiva para uma saúde mais humanizada no nosso município”, destacaram.

 

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |