Blog Santo Antônio
Notícias
18
Mai / 2019

AGENDA ESPORTIVA

O fim de semana esportivo vai ser movimentado em Luís Eduardo Magalhães, com disputas em várias modalidades.

No sábado (18), a partir das 8h, o Clube Rio de Pedras recebe uma etapa do Circuito Baiano Escolar de Vôlei de Areia.

No futebol, três jogos da segunda rodada do Floraes Cup movimentam o Campo do Terrão, no bairro Santa Cruz. Na primeira partida, às 14h30, o Barça FC enfrenta o Gerais. Em seguida, tem Santa Cruz e Os Manos do JPV e na terceira partida tem Papa Tudo e River Plate.

Sábado e domingo das 9h às 11h e das 13h às 15h a Pista Júnior Polleto recebe mais uma etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra.

O domingo começa com um amistoso de Basquete. O time da Associação Bola Laranja faz um amistoso contra a seleção do Estado de Goiás. A partida será às 8h, na quadra da Escola Municipal Ottomar Schwengber.

Também no domingo tem o complemento da rodada do Floras Lea Cup de Futebol, no campo do Terrão do Santa Cruz. A partir das 8h, jogam RG Distribuidora e RB Futebol Clube. Logo em seguida é a vez do Red Bull pegar o Infra FC. Encerrando a rodada, o Tamandaré FC joga contra o Sport FC.

Também a partir das 8h, começa o Torneio Honorio’s Caldo de Futebol Society, no Campo do MEC.

No futsal feminino, o Realeza de Luís Eduardo Magalhães participa da 1º Copa da Quadra da Mantiqueira em Barreiras, a partir das 8h30. Ainda em Barreiras, a partir das 15h30, o River Plate de Luís Eduardo Magalhães pega o Vila Real, no Campeonato do Albori.

Pela Copa Oeste de Seleções Master, a equipe de Luís Eduardo Magalhães vai a Catolândia jogar contra a equipe local. O jogo será às 15h45, no estádio municipal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Na última quarta-feira (15), o prefeito Oziel Oliveira se reuniu com gestores das escolas municipais e solicitou o uso responsável dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A verba é destinada às unidades de ensino e pode ser aplicada no custeio e capital; sendo aquisição de equipamentos pedagógico, material de limpeza, manutenção predial e compra de materiais de escritório.

Durante o encontro, o chefe do executivo municipal falou sobre a importância do dinheiro e da necessidade da transparência nos investimentos para que a comunidade tenha o retorno necessário. “O planejamento é fundamental. A partir do momento em que todos definem as metas e estabelecem prazos, os bons resultados logo aparecem e os maiores beneficiados são os nossos estudantes”, comentou o prefeito.

Cintia Dourado, diretora da escola Onero Costa da Rosa, afirma que todo o gestor tem uma responsabilidade de agir com transparência ao gerir os recursos do PDDE. "Uma vez que se fala em planejamento de recursos federais é mais importante ainda, a gente recebe esses valores anualmente para gerir dentro da necessidade da escola, no que tange material de custeio e capital. Em nossa unidade reunimos com os professores e depois com os pais para que sugiram como aplicar esse recurso, depois analisamos as reais necessidades para o bem estar dos nossos alunos e toda comunidade escolar", afirmou a diretora.

Programa Dinheiro Direto na Escola - O PDDE foi criado em 1995 e tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhaes/BA

Aconteceu na noite da quinta-feira (09), o lançamento do livro “O monstrinho Cruk”, da autora Jeane Cruz de Andrade, no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães. Entusiastas da leitura, familiares e amigos da autora, além do secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos e a professora e tradutora da obra para o espanhol, Eliete Soeli Fachinello, prestigiaram o evento.

Na oportunidade Jeane realizou uma sessão de autógrafos e com a ajuda do fantoche “Luk”, personagem principal da obra, contou aos presentes como foi o processo de produção do livro, as principais fontes de inspiração para criar suas histórias, além de realizar uma breve apresentação do livro, deixando o público curioso em saber o final da história.

De acordo com a autora, o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município foi muito importante para a divulgação da obra. “Agradeço toda a equipe da secretaria que me recebeu de braços abertos, oferecendo o espaço do Centro Cultural e os meios para a divulgação do meu livro”, comentou Jeane. “Pretendo lançar ainda mais 28 livros e tenho a certeza que poderei contar novamente com o apoio da secretaria”, finalizou.

Durante o evento, o secretário Leandro dos Santos divulgou que a secretaria de Cultura e Turismo publicará em breve, um edital convidando os autores de Luís Eduardo Magalhães a lançarem também os seus livros voluntariamente no Centro Cultural.

Sobre o livro - De uma forma criativa a amável, Jeane conta a história de Luk, um garotinho que acabou não seguindo os conselhos de sua mãe e deixou o monstrinho da crueldade (Cruk), entrar no seu coração. Mas Luk logo percebe o mal que está fazendo a si mesmo e aos outros em sua volta e então expulsa de vez o Cruk do seu interior. Uma história doce e educativa, recheada de cores e esperança.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Na manhã da quinta-feira (16), fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária avaliaram a situação do lixo jogado indevidamente no final da Avenida Brasília, no bairro Mimoso I.

No local, foram encontrados restos de alimentos, lixo doméstico, caixas de papelão, garrafas plásticas, restos de materiais de construção, lixo eletrônico e pneus. Uma situação que além de provocar mau cheiro, coloca em risco a saúde da população, pois o acúmulo do material descartado de forma indevida favorece o aparecimento de ratos, animais peçonhentos e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o secretário da pasta, uma demonstração da falta de consciência de uma parcela dos moradores de Luís Eduardo Magalhães. “Não conseguimos entender porque as pessoas insistem nessa prática. Temos um sistema de coleta de lixo eficiente que abrange todos os bairros da cidade. Estamos atentos e iremos identificar e adotar as providências legais para impedir que as pessoas continuem agindo dessa forma”, comentou Alcides Meira.

O secretário destacou ainda que muitos produtos que estão sendo jogados no local poderiam ser aproveitados pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Luís Eduardo Magalhães. A separação correta dos resíduos e a venda para empresas que reaproveitam o material, proporcionam renda para os 22 integrantes da RECICLALEM.

“A nossa equipe da reciclagem está pronta para atender toda a demanda do município. A separação e entrega desse material é a fonte de sustento de dezenas de famílias e a população precisa colaborar”, finalizou Alcides Meira.

Os interessados em repassar materiais recicláveis para a Associação de Catadores devem ligar para os números (77) 3628 6688 e (77) 3628 3800. O caminhão da coleta seletiva recolherá o material em domicílio.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O trânsito é um ponto de encontro de diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade e, por este motivo, o comportamento dos usuários envolvidos é tão importante. “Quem convive diariamente no trânsito, precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte. Isso depende de uma ação pessoal e consciente”, diz Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

A mudança de comportamento é uma ação primordial para a redução de acidentes. “Para reconhecer maus hábitos é necessário sempre fazer uma autocrítica. Alterar comportamentos errados significa vencer as resistências internas”, explica Pietsak. Para a especialista, o condutor deve questionar continuamente suas ações no trânsito. “É importante saber verificar o próprio desempenho em cada nova situação e corrigir a atitude, quando necessário”, avalia.

Alguns valores são fundamentais para que os cidadãos sejam competentes em seus relacionamentos interpessoais. Essas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas e como consequência o condutor consegue manter a calma no trânsito evitando brigas, discussões e até acidentes.

Flexibilidade
As pessoas têm interesses distintos. É preciso “jogo de cintura” para evitar conflitos e buscar soluções criativas para problemas criados pelos relacionamentos. Além disso, as pessoas mais flexíveis têm melhor capacidade de adaptação quando expostas a diferentes situações ou ambientes.

Bom senso e sabedoria
Qualquer situação ou problema tem mais de uma maneira de ser interpretado ou resolvido. O controle das situações está sempre na mão de quem age com bom senso e ponderação.

Respeito
Por ser um dos valores mais importantes, o respeito é a viga mestra dos relacionamentos. É importante respeitar os outros, as diferenças individuais e a diversidade de opiniões.

Educação
Cultivar as boas maneiras, saber o valor da civilidade, tratar bem as pessoas, ser gentil e cordial são atributos indispensáveis.

Equilíbrio
Controlar o próprio temperamento é fundamental para quem quer, deseja e necessita desenvolver uma boa capacidade de se comunicar e negociar.

Paciência
As pessoas pacientes não precisam resolver tudo na hora, não são afobadas, nem tiram conclusões precipitadas.

Humildade
Reconhecer os próprios erros, com humildade e simplicidade tema propriedade de dissolver os desentendimentos na raiz. Entretanto, nos relacionamentos, poucos são aqueles que reconhecem os erros.

Colocando em prática as dicas sugeridas, o ambiente do trânsito se tornará menos agressivo e o condutor pode, dessa forma, evitar situações de risco para ele e para os demais.

Fonte: Detran-BA

A comunidade de Barrocas, a 20 km da sede de Barreiras, foi palco de uma nova ação do Projeto de Recuperação de Nascentes, resultado da parceria entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, agricultores, através da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O projeto conta ainda com a participação dos moradores das comunidades envolvidas, e, agora também o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC). O vereador Otoniel Teixeira acompanhou a ação participando de todas as atividades.

Durante a quinta-feira (9) e a sexta-feira (10), as equipes da Secretaria e parceiros estiveram na Barrocas realizando o isolamento da nascente com cercamento de aproximadamente 10.000m² de área com utilização de madeira de reflorestamento tratada, abertura de aceiros, que são o desbaste de vegetação em torno da nascente para evitar incêndios florestais, bem como, a prática de educação ambiental.

“Esse projeto tem como objetivo proteger e recuperar nascentes, aumentar a produção de água e diminuir os impactos nas épocas de secas prolongadas. O resultado esperado é a contribuição na conservação dos recursos hídricos, com a garantia de água em quantidade e qualidade para o abastecimento dos rios e da população”, explica o secretário de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior.

O Programa de Recuperação de Nascentes integra o programa macro, Barreiras Cidade Verde e Sustentável, da Prefeitura de Barreiras que prevê o desenvolvimento de ações de preservação, conservação e recuperação ambiental por meio de iniciativas voltadas a qualidade de vida, bem estar e conforto da população. O trabalho é ininterrupto e de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, ainda neste mês de maio, estão previstas as recuperações de outras duas nascentes no Município.

Para o engenheiro agrônomo da secretaria, Henrique Aragão, que acompanha o trabalho desenvolvido pelas equipes, a ação traz tanto benefícios ambientais, quanto econômicos. “A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativa e qualitativamente, beneficiando diretamente os proprietários de imóveis rurais ao terem nascentes em sua propriedade recuperadas sem nenhum custo.”

Fonte: Dircom/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio


Uma reunião realizada na última sexta-feira (10) definiu os detalhes de mais uma edição do Campeonato Varzeano de Luís Eduardo Magalhães. Este ano, a competição terá 60 times e cerca de 1.100 atletas inscritos. O início será no dia 1º de junho.

O encontro realizado no auditório da secretaria de Educação contou com a presença de representes de times, associações, árbitros de futebol e representantes da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Também compareceram o presidente da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães, Manoelito Oliveira, a deputada estadual Jusmari Oliveira e o prefeito Oziel Oliveira.

Para o chefe do executivo municipal, o Campeonato Varzeano é um dos mais importantes da cidade, porque reúne equipes de diversos bairros, atletas de idades variadas e costuma revelar talentos para os times que disputam o campeonato municipal da 1º e 2º divisões.

“Ano passado tivemos uma competição muito acirrada, com jogos bem disputados e uma excelente presença de público. Não tenho dúvidas que nesse ano não será diferente. A expectativa é grande para o início do torneio e estamos aqui para oferecer a estrutura necessária para o sucesso do campeonato”, frisou Oziel Oliveira.

Durante o encontro, a organização do Campeonato Varzeano sorteou os jogos da primeira fase e alguns times receberam o certificado de filiação à Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
13
Mai / 2019

Bicicleta Roubada

Fonte: Informe

Uma audiência pública realizada na última sexta-feira (10), no Assentamento Rio de Ondas, reuniu pequenos produtores locais e a Coelba para discutir a melhoria na oferta de energia elétrica, o aumento da capacidade de atendimento e reavaliar contratos dos moradores.

O encontro reuniu o prefeito Oziel Oliveira; a deputada estadual Jusmari Oliveira; o vereador Elton Almeida; o diretor de Agricultura, Rubens Anunciação; o gerente regional de atendimento da Coelba, Leonardo Matos; representantes de associações e moradores das Vilas I,II,II e IV.

Durante a audiência, os moradores cobraram providências à empresa no sentido de aumentar a oferta de energia no local, para o exercício de atividades ligadas à pecuária e irrigação. O gerente regional de atendimento da Coelba, explicou que a fornecedora de energia elétrica está realizando um estudo de viabilidade e garantiu empenho para atender às reivindicações. Leonardo Matos se comprometeu ainda a revisar todos os contratos dos moradores e incluí-los na categoria rural, para que eles obtenham os descontos estabelecidos pela legislação.

“Esse é o primeiro encontro de um processo que trará muitos benefícios para os moradores do Assentamento Rio de Ondas. Vamos revisar esses contratos, avaliar a necessidade de carga de cada comércio e residência e adotar as providências para atender a demanda de cada um de vocês”, explicou o gerente regional.

Para o prefeito Oziel Oliveira, esse foi mais um passo para estimular as atividades desenvolvidas no Assentamento Rio de Ondas. Além de reduzir os custos, a readequação contratual e o aumento da oferta de energia proporcionam garantias para quem pretende iniciar ou incrementar as atividades no local.

“Dessa forma as pessoas podem se planejar, adquirir equipamentos como bombas, perfurar poços artesianos e desenvolver projetos com a certeza de que não haverá prejuízos e comprometimento nas atividades agropecuárias”, explicou o chefe do executivo municipal.

Escola Agrícola – Durante a audiência pública, a deputada estadual Jusmari Oliveira anunciou o projeto de implantação de uma escola agrícola no Assentamento Rio de Ondas. A instalação da unidade será uma parceria com o governo do estado e pretende qualificar a mão de obra dos estudantes locais para desenvolver as atividades no campo.

“O governador Rui Costa está apoiando a ideia bem como representantes do agronegócio local. Aqui os alunos aprenderão tudo o que é necessário para desenvolver a atividade de técnico agrícola, garantir o sustento da família e auxiliar no desenvolvimento das atividades realizadas no Assentamento Rio de Ondas”, finalizou a parlamentar.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Entre os dias 5 e 9 de junho, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizará a primeira edição do Oeste Cup. O lançamento do evento acontecerá no dia 23 de maio, no Hotel LG, às 19h. O Oeste Cup terá disputas e apresentações de várias modalidades esportivas e deve reunir cerca de mil participantes na Praça dos Três Poderes.

O público vai acompanhar e participar de atividades como: artes marciais, corridas, basquete, moto bike, mix de atividades físicas, aulões de academias, tirolesa, veloterra, largada do Rally do Batom e a 1º Etapa da Competição Nacional do Rally Baja Jalapão 2019, que já tem a presença confirmada de pilotos de vários estados.

Quem comparecer ao evento também poderá desfrutar de uma grande praça de alimentação com comidas e bebidas típicas do oeste da Bahia e de outras regiões do país. A animação do Oeste Cup ficará sob a responsabilidade do DJ Elemental e de bandas de rock.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães disponibilizará ainda estrutura de saúde para atender possíveis ocorrências. A segurança também terá atenção especial. A Polícia Militar e a Guarda Municipal garantirão a segurança do evento, que terá videomonitoramento 24 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Começou hoje (13) e vai até o dia 18 de fevereiro de 2020, o cadastramento biométrico obrigatório para os eleitores de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o cartório eleitoral do município, o cadastramento será realizado mediante agendamento prévio através do site “agendamento.tre-ba.jus.br” para evitar filas e dar celeridade ao processo.

Pensando no eleitor que não possui acesso à internet ou que sentir dificuldades para realizar o agendamento, a prefeitura municipal em parceria com o cartório eleitoral oferecerá o serviço de agendamento nas seguintes unidades descentralizadas da secretaria de Trabalho e Assistência Social:

• Sede da secretaria de Trabalho e Assistência Social: Avenida Barreiras, nº 825 – Centro;
• CEU’s: rua Jequié, nº 1066 - Santa Cruz (ao lado da Escola Modelo);
• SCFV: rua Ibititá, s/n - Conquista (em frente ao Estádio Municipal);
• Academia da Saúde: rua Bom Jesus da Lapa, s/n – Mimoso II;
• Centro de Capacitação do Residencial Sol do Cerrado: localizado na entrada do residencial;
• Centro de Capacitação do Residencial Vista Alegre: localizado na rua principal do residencial.

O horário de atendimento nas unidades descentralizadas é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os eleitores também poderão contar com a Faculdade Dom Pedro II, localizada na Rua Ruy Barbosa, nº 750 – Centro, para realizar o agendamento. Neste ponto, o horário de funcionamento é das 7h às 13h.

Deve realizar o cadastramento das digitais todo eleitor ativo que ainda não fez o procedimento junto ao cartório eleitoral. Os eleitores que não são ativos, como as pessoas idosas, mas que desejam votar na próxima eleição, também precisam cadastrar a biometria. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral as consequências para quem não realizar o procedimento da biometria são sérias. Além de ter o título de eleitor cancelado, o CPF também poderá ser suspenso pela Receita Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |