Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio



Violência contra a mulher, vulnerabilidade e misoginia foram temas discutidos na capacitação oferecida aos profissionais de saúde do Hospital do Oeste-HO, que atendem diretamente as mulheres no serviço de saúde pública, principalmente na Atenção Básica. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 21, com foco no desdobramento e construção das estratégias de enfrentamento à situação de violência vivenciada pelas mulheres.

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras por meio do Centro de Referência de Atendimento a Mulher - CRAM participou como palestrante a convite do Serviço de Assistência Social do HO abordando assuntos sobre o “Acolhimento, Intervenção e Encaminhamentos das mulheres vítimas de violência”.







A coordenadora do CRAM e psicóloga, Fabíola Bomfim, salientou que essas estratégias auxiliarão na transformação do quadro, reduzindo ou eliminando a vulnerabilidade à violência, promovendo à saúde e os direitos a cidadania.







“O convite da assistente social, Ana Karine Bastos chegou no momento em que comemoramos o mês da mulher, e estamos numa mobilização intensa contra a violência à mulher em Barreiras. Levamos para a equipe de Saúde do HO, informações essenciais de encaminhamento até o CRAM, porque muitas mulheres chegam ao hospital para tratarem sequelas ou investigarem sintomas decorrentes de violência crônica, que geralmente ocorre tendo como autor da agressão o seu parceiro de convívio”, disse Fabíola.



A psicóloga do CRAM, Kauane Bastos também esteve presente no evento acompanhando os profissionais. Durante a capacitação, a Ten. PM Nina Marques, que comanda a Ronda Maria da Penha, levou informações sobre os dados de violência, como denunciar os agressores, feminicídio, medidas protetivas e o monitoramento das vítimas. O historiador Geremias Mascarenhas falou especificamente sobre o “Feminino e a Misoginia”, que é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres principal responsável por grande parte dos assassinatos de mulheres.

Fonte: Dircom

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os carros fumacê solicitados pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães ao governo da Bahia já estão realizando o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue no município. 

Nesta quinta-feira (21), o serviço foi realizado nos bairros Jardim das Acácias, Jardim Paraíso e no Centro da cidade. De acordo com o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, um importante reforço na luta contra o Aedes aegypti. 

“O trabalho dos carros fumacê é muito eficiente e os resultados aparecem rapidamente. Mas é importante lembrar que a população deve continuar colaborando para evitar o aparecimento de novos focos da dengue”, comentou Felipe Melhem. 

Os três carros fumacê vem auxiliar o intenso trabalho realizado pela prefeitura no combate à dengue. Os agentes de saúde, agente de combate às endemias e funcionários da secretaria de Infraestrutura estão realizando um trabalho de conscientização e limpeza em diversos bairros da cidade. O objetivo principal é eliminar os focos existentes e mostrar aos moradores a importância do apoio de todos para evitar novos casos da doença. 

“A união de todos é que vai fazer a diferença. O poder público está fazendo a parte dele. Cabe agora à população colaborar com o nosso trabalho”, finalizou o secretário Felipe Melhem.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Viajando no mundo das palavras, imaginação e criatividade, os estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, no bairro Cascalheira, vivenciaram um dia literário diferente nesta quarta-feira, 20. Com a presença do escritor mirim barreirense Arthur Ledoux, de 12 anos, as crianças interagiram e apreciaram sua coleção de miniaturas de dinossauros, que incentivaram seu primeiro livro intitulado “O Vale dos Dinossauros”.

A diretora Tatyana Santos afirmou que o encontro do escritor com os estudantes é uma forma de incentivar a leitura com foco na aprendizagem, porque a troca de experiências e exemplificação aproxima as crianças da literatura e também já mobiliza toda comunidade escolar a participar da FLIB.

“A presença do Arthur deixou as crianças eufóricas e com sede de conhecimento. Elas queriam saber como foi a experiência de escrever sobre os dinossauros, como ele iniciou o livro e toda a trajetória do escritor mirim. Realmente obtivemos um resultado positivo, já incentivando os nossos estudantes em suas criações literárias para a Feira Literária de Barreiras-FLIB, que acontece em maio”, disse a diretora Tatyana.

Num bate-papo rico e envolvente, Arthur contou um pouco sobre seu livro, a experiência de colocar no papel as ideias, o sonho de ser paleontólogo e como a literatura invadiu seu cotidiano.

“Não existe nada melhor do que unir duas coisas que gostamos, e eu pude fazer isso no meu livro, que escrevi em uma semana. Estava ansioso para falar dos dinossauros, do meu desejo de ser paleontólogo e também de escrever. O encontro com meus amigos da escola despertou ainda mais, a vontade de fazer novos livros”, relatou o escritor Arthur.

Ele ainda conversou com as turmas, testemunhando como a escola e seus professores lhe incentivaram e foram decisivos para que hoje ele se tornasse um escritor, destacando que sua família  desde cedo sempre criou um  ambiente propício ao despertar para a leitura. Em meio às conversas, Arthur convidou e incentivou os estudantes a produzirem materiais para expor durante a realização da FLIB 2019.

Fonte: DIRCOM/PMB

O Coordenador do Vicariato IV, Padre Onildo Novais Rodrigues fez a abertura e convidou a todos a rezar a oração da Campanha, que tem como tema este ano “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

Animados por músicos da Paróquia Santa Rita de Cássia o público pode acompanhar duas palestras enriquecedoras. A primeira com o Padre Alberto Dionísio da Paróquia São José, que fez a introdução ao assunto da noite explicando o surgimento da Campanha da Fraternidade em 1961 no Rio Grande do Norte e mostrando como a CF se inspirou no Concílio Vaticano II na década de 70 até assumir o formato atual. “A CF é colocada pra nós justamente na quaresma, porque para a igreja é esse o tempo de conversão e nesse tempo tem que ser feito como a mudança a partir do que o evangelho nos propõe.”

No segundo momento foi a vez do Professor Doutor em Ciência do Solo, Adilson Alves da Costa da Universidade Estadual da Bahia e membro dos círculos bíblicos do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O professor aprofundou o tema da campanha e explicou a todos os conceitos de política, políticas públicas de estado e de governo, dando exemplos claros sobre de que forma cristãos e não cristãos podem caminhar juntos e transformar a sociedade com ações efetivas. “As políticas públicas não são feitas apenas por governantes, mas também pelo povo e pelas instituições da sociedade civil organizada, precisam ser presentes no dia a dia e assim conseguir mudar realidades e tornar a sociedade um lugar mais igual e justo.”

Para finalizar o encontro o secretário de segurança, ordem pública e trânsito, Daniel Álvares falou sobre as políticas públicas já implementadas pelo governo municipal e o Padre Jaivalton Souza convidou a todos para a festa de Santa Rita de Cássia, no mês de maio.

Estiveram presentes ainda o Padre Verneson Souza da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Padre José Grigório da Silva da Paróquia São Francisco.

Fonte: Ascom.

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, realizada na próxima sexta-feira, dia 22 de março, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Este ano o tema é “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Durante as atividades serão discutidos temas como direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas para as pessoas idosas; o papel da educação na garantia dos direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e a importância dos conselhos de direitos na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O evento é aberto ao público e acontece no auditório do SENAR, que fica no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O credenciamento dos participantes inicia às 7h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA





Na sessão desta quarta-feira, 20, o presidente Eurico Queiroz Filho, colocou em pauta o Projeto de Lei nº 003/2019, de autoria do Executivo que pede autorização para a venda do terreno do antigo prédio da prefeitura, localizado na Avenida Clériston Andrade, no centro da cidade. A área total é de 3.376,92 metros quadrados.

Os vereadores da base governista defenderam e justificaram o voto favorável à solicitação da gestão municipal. De acordo com o Projeto a alienação do imóvel vai permitir a realização de investimentos, principalmente na área da saúde, garantindo, inclusive, a execução de programas previstos no Plano Plurianual, sem contar que o prédio, que já não se destina mais ao funcionamento das atividades da prefeitura municipal devido às condições de manutenção e conservação, passará a ser fonte de arrecadação de impostos.

O Projeto 003/2019 foi aprovado por 14 votos a favor e 4 contra. Todos os vereadores aliados ao prefeito Zito Barbosa afirmaram que a população precisa dos investimentos na área da saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural, e citaram os benefícios que vão ser gerados, em especial, para as comunidades mais distantes que vão ter acesso facilitado, pois, com o dinheiro da venda o município terá condições de potencializar a estrutura de atendimento. Votaram contra os vereadores Marcos Reis, José Barbosa, Beza e Nereu.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito Zito Barbosa.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores de Barreiras

A ampliação da oferta dos serviços de saúde à população de forma mais rápida é um dos compromissos do Governo Estado. Para alcançar este objetivo, uma das estratégias utilizadas é a implantação de novas policlínicas em diversas regiões da Bahia. 

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, 12 policlínicas estão em fase de construção. “Desse total, sete unidades serão entregues até o final do primeiro semestre de 2019, tendo em vista que muitas dessas obras caminham para a fase de conclusão”. 

Para as sete policlínicas que serão entregues foram investidos mais de R$ 160 milhões. Os municípios que receberão as novas unidades de atendimento até junho deste ano são: Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itabuna e Simões Filho. Os outros quatro equipamentos que devem entrar em funcionamento até o final do ano estão distribuídos entre Salvador, com duas unidades, sendo uma em Escada e outra em Narandiba; Ribeira do Pombal, São Francisco do Conde e Barreiras.  

A Bahia já conta com oito policlínicas regionais em funcionamento que atendem cerca de 4 milhões de pessoas. O secretário destaca o resultado positivo do serviço. “O índice de satisfação está próximo a 100%. Nós tivemos uma dificuldade no início para a contratação de médicos especialistas, mas essa questão já foi vencida. O processo de aprendizado evolui bastante e pretendemos ter maior agilidade no processo de contratação das unidades que serão inauguradas. Entregaremos com atendimento a todo vapor”, garante. 

As Policlínicas Regionais oferecem atendimento para até 18 especialidades diferentes. Além disso, realizam diagnóstico por imagem, incluindo tomografia e ressonância. Ainda segundo Fábio Vilas-Boas isso permite um ganho de eficiência, pois facilita que os profissionais da atenção básica possam solicitar exames mais completos, a exemplo de consultas com cardiologistas e neurologistas. 

Gestão

A gestão das policlínicas é realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram os consórcios de cada uma das unidades. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.   

O atendimento ocorre por meio do encaminhamento das unidades de atenção básica dos municípios. O transporte dos pacientes é realizado em micro-ônibus com ar-condicionado.

Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

“A autorização dada pelo governador Rui Costa para recuperação e pavimentação de 23 Km da BA 351 é mais um ganho para a região Oeste.” Com estas palavras a deputada estadual Jusmari Oliveira comemorou a iniciativa do governador Rui Costa em atender mais uma reivindicação dos moradores de Mansidão, Buritirama e Santa Rita de Cássia. “É uma obra que começa agora e que, não tenho dúvida, será concluída pelo nosso governador. De nossa parte estaremos lado a lado com o povo de nossa região para levar as reivindicações que são feitas pelas diversas comunidades” destacou a parlamentar e lembrou que a estrada vai beneficiar mais de 65 mil pessoas. Nas redes sociais, Jusmari postou o seguinte texto “Estou acompanhando o Governador, Rui Costa, no Município de Mansidão para a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de recuperação da BA 351, entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do assentamento Nova Esplanada, entrega de 1.565 CAR - Cadastro Ambiental Rural, e entrega de Abastecimento de Água dos povoados São José, Poço do Meio e Barreiro. Obras importantes e que proporcionarão grandes avanços para a população dessa região,” finalizou.

Fonte: Assessoria da Deputada Jusmari



O tema maus-tratos contra animais foi discutido no encontro promovido pela 8ª Promotoria de Justiça de Barreiras, na tarde dessa segunda-feira (18). O objetivo do encontro foi orientar e incentivar veterinários e proprietários de clínicas veterinárias a fazer os devidos procedimentos quando se depararem com animais vítimas de maus-tratos, seguindo as determinações do Código de Ética do Veterinário.

Com destaque na saúde pública e meio ambiente local, o encontro teve participação do promotor Artur Rios, secretário municipal de saúde, Anderson Vian, secretário de meio ambiente e turismo, Demosthenes Junior, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Ubirajara Marques, a presidente da Ong LOBO, Virginia Zanon, veterinários e proprietários das clínicas veterinárias de Barreiras e do Zoonoses.

De acordo com o coordenador de Zoonoses de Barreiras, umas das funções da Coordenadoria é agir contra os maus-tratos junto com a Ong LOBO, que realiza trabalhos voluntários na proteção dos animais domésticos.

“Sabemos que existem muitos casos de maus tratos em nosso município, e através das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, o Centro de Controle de Zoonoses também tem a responsabilidade de encaminhar ao Ministério Público os casos concretos. Uma vez notificada qualquer tipo de agressão, o proprietário pode pagar multa, perder a guarda do animal ou até mesmo responder judicialmente”, destacou Ubirajara Marques.

Os secretários municipais de saúde e do meio ambiente e turismo relataram o trabalho realizado na perspectiva de preservar e promover o bem-estar animal, o respeito aos seus comportamentos na sociedade e os reflexos desses cuidados com a saúde pública.

“A Prefeitura de Barreiras apoia essas condutas e realiza ações positivas voltadas para o cuidado com os animais, através do apoio financeiro e material à LOBO que cuida de animais, muitos deles vítimas de maus-tratos. O Centro de Controle de Zoonoses também realiza fiscalizações e notifica proprietários sobre as consequências de suas atitudes. É importante que os profissionais veterinários, ao constatar qualquer ato suspeito ou a prática de crueldade, abuso ou maus-tratos, devem também registrar no Ministério Público tais ações. Iremos organizar palestras e orientações em escolas e espaços públicos sobre a importância do cuidado com os animais e as consequências dos maus-tratos em nosso município”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

Fonte: Dircom

Logo após assinar a ordem de serviço autorizando início das obras da quadra poliesportiva no povoado de São José do CTI, em Barreiras, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo e comitiva, foi recebido com alegria e agradecimentos pela comunidade rural do Barrocão de Cima. A presença dos moradores e principalmente das crianças da localidade demonstraram na manhã de terça-feira, 19, Dia de São José, que a presença do prefeito marcaria uma nova história no povoado.

E para confirmar o compromisso da administração municipal com os moradores do Barrocão de Cima, que fica localizado aproximadamente a 10km da sede, o prefeito Zito Barbosa contemplou os jovens desportistas e comunidade com a assinatura da ordem de serviço para a construção imediata da quadra poliesportiva, que será entregue em 45 dias.

Ao todo serão 40 obras autorizadas, no maior programa de obras já realizado por uma prefeitura em todo o estado, executadas com recursos próprios do município, que contemplarão diversas áreas como educação, saúde, esporte, lazer e infraestrutura. Na área de esportes, 14 quadras poliesportivas serão construídas para ampliar os equipamentos público esportivos fazendo parte do Programa Brincar e Viver.

O diretor de esportes, Fernando Machado enfatizou que existem apenas sete quadras no município, e que o Governo Capital do Oeste confirma uma revolução em investimentos para concretização de equipamentos esportivos.

“Infelizmente estávamos na contramão dos investimentos na área de esporte, mas com o empenho do prefeito Zito em dois anos e três meses já estamos mudando essa realidade. Já construímos a Praça do Esporte na Santa Luzia, a quadra poliesportiva no povoado da Barroca, requalificamos e vamos entregar o Ginásio Esportivo Baltazarino Araújo Andrade, e o Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga em Barreirinhas, serão construídas as 14 quadras poliesportivas, sendo 13 na zona rural”, reforçou o diretor Fernando.

A moradora Maria da Silva, externou a felicidade de suas três filhas quando receberam a notícia que ganhariam uma quadra de esportes. “Não tem explicação esse sentimento de agradecimento e reconhecimento dos moradores do Barrocão de Cima. Minhas filhas já estão ansiosas para correr e brincar na quadra, praticar esportes e também toda comunidade que terá a oportunidade de assistir eventos culturais, que antes não eram realizados, porque não tínhamos nenhum espaço público”, disse.

O líder comunitário do Barrocão de Cima, André Luís Sampaio externou a alegria dos moradores com a construção da quadra, e a atenção da administração municipal em valorizar os desportistas da zona rural.

“Todos os moradores estão comemorando a chegada desse equipamento esportivo, na verdade era um sonho da comunidade ter um espaço para prática de esporte e lazer. Agora nosso time de futebol, nossos jovens, crianças e estudantes poderão treinar e receber times de outras localidades para campeonatos, por isso agradecemos o empenho e o olhar atencioso do prefeito Zito Barbosa, e temos certeza que ainda chegarão mais benefícios para todas as comunidades da zona rural”, comemorou André do Barrocão de Cima.

Emocionado, o prefeito Zito Barbosa agradeceu o carinho e a presença dos moradores do Barrocão de Cima e de povoados vizinhos como Boqueirão do Cirico, Bebedouro, Barrocão de Baixo, Mucambo e outras localidades que compareceram ao evento.

“Meu sentimento é de felicidade e do dever cumprido, estamos retribuindo com obras a confiança que a população de Barreiras depositou em nossa administração. Iniciamos na segunda-feira e nos próximos dias vamos completar as assinaturas de 40 ordens de serviço para execução do maior programa de obras já visto e executado pela Prefeitura de Barreiras com recursos próprios, um feito inédito na Bahia, beneficiando a zona urbana e rural, e todos os munícipes com creches, escolas, postos de saúde, pavimentação asfáltica, praças e
quadras poliesportivas”, garantiu o prefeito Zito.

Participaram ainda da solenidade os vereadores Alcione Rodrigues que representou o presidente Eurico Queiroz, Otoniel Teixeira e Cézar da Vila, além dos secretários municipais, Cátia Alencar (Educação), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), Carlos Costa (Indústria e Comércio), José Marques (Agricultura), Anderson Vian (Saúde), a chefe de gabinete Marileide Carvalho e diversas lideranças

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta quinta-feira (21), a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Caixa Econômica Federal assinarão o contrato de financiamento para a construção da sede própria do governo municipal, na Praça dos Três Poderes, e a pavimentação de importantes vias.

Serão contempladas as Avenidas Paraíso e Tancredo Neves. A segunda, é uma importante ligação entre os bairros Jardim Paraíso e Santa Cruz. No projeto, consta ainda sinalização vertical e horizontal da pista e rede de drenagem das águas pluviais.

Já a nova sede da prefeitura municipal terá três pavimentos e abrigará grande parte da administração pública de Luís Eduardo Magalhães. A área total da obra é de aproximadamente 2 mil metros quadrados.

A cerimônia de assinatura do contrato de financiamento será no auditório do Hotel Saint Louis, às 19 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |