Blog Santo Antônio
Notícias







Nesta sexta-feira, 15, 51 novos policiais militares, recém formados, foram apresentados à 85ª CIPM. Os policiais foram recepcionados pelo Capitão Giovanni, comandante da unidade.

O capitão deu as boas vindas e passou as primeiras orientações aos novos soldados que atuarão na área de responsabilidade da OPM.

Logo depois, oficiais da unidade se reuniram com o novo efetivo no auditório do hotel LG, onde tropa recém chegada pôde conhecer um pouco sobre a rotina e alguns procedimentos da 85ª CIPM.

Nesse primeiro momento, os novos soldados atuarão exclusivamente na cidade de Luís Eduardo Magalhães, para serem supervisionados de perto e terem todo o suporte que lhes será necessário nessa fase inicial da carreira.

Esse reforço aumentará a segurança da população e trará uma maior sensação de segurança na área de atuação da 85ª CIPM.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE











Nesta sexta-feira, 15, aconteceu mais uma Operação Saturação no município de Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 40 agentes da Segurança Pública das esferas Estadual e Municipal a bordo de 09 viaturas e 4 motos atuaram em toda a cidade com o objetivo de proporcionar sensação de segurança e coibir crimes violentos contra a vida.

Ao final da operação, foram alcançados os seguintes resultados: 
• 09 estabelecimentos comerciais abordados; 
• 253 pessoas abordadas; 
• 193 veículos abordados; 
• 23 veículos autuados;
• 08 veículos duas rodas removidos ao pátio; 
• 04 veículos quatro rodas removidos ao pátio; e 
• 02 CNH recolhidas.

Participaram da ação a 85ª CIPM, a CIPE Cerrado, a PRE, a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal e a Sutrans.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE



No mês dedicado à mulher, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, vem realizando várias atividades voltadas para atenção às mulheres. O Centro realizou uma tarde de piquenique, na quarta-feira (13), com as mulheres assistidas pelo serviço, que hoje é um dos principais suportes no atendimento e acolhimento às vítimas de violência doméstica. As atividades, que incluíram também aula de zumba, debates e roda de conversa, aconteceram no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Fabiana Grossi, professora da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB e a aula de zumba ao ar livre, conduzida pelo professor Leandro Braga.





Já na quinta-feira (14), cerca de 60 colaboradoras da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), da Faculdade São Francisco de Barreiras, participaram da palestra com o tema “Amarras Culturais e os Avanços na Luta pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. As orientações foram repassadas pela coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim, a advogada também do CRAM, Irenilta Castro e a tenente PM Nina Marques, da Ronda Maria da Penha.

Desde 2015, mas de 400 mulheres estão cadastradas no Centro. Segundo a coordenadora, as atividades diferenciadas fortalecem o vínculo de confiança com o público feminino e a luta pelo fim da violência contra as mulheres.





“Esses eventos nos permitem ratificar a importância do papel da mulher na sociedade, a essência do ser feminino e sobre como a luta para o fim da violência deve ser diária, fazendo com que elas entendam o quanto são importantes e quais os seus direitos para não permitir que nada venha fazê-las sofrer”, disse Fabiola Bomfim.

Até o final do mês outras atividades estão programadas em diversos bairros e instituições de Barreiras, com o tema Março Mulher, conforme cronograma do CRAS.



20/03 - Roda de Conversa sobre violência contra a mulher para grupo do PAIF no CRAS I

21/03 - Treinamento para acolhimento e atendimento à mulher em situação de violência para enfermeiras e técnicas de enfermagem do Hospital do Oeste (HO)

27/03 - Palestra sobre Violência contra a Mulher com grupo de Mulheres atendidas pelo CRAS III São Pedro às 09h (manhã) e às 15h

Fonte: DIRCOM/PMB

Quem gosta de artes plásticas, tem até o dia 31 de março para conhecer obras de artistas de Luís Eduardo Magalhães. É a exposição “A Arte de LEM: 19 anos da construção de uma identidade”, que está sendo realizada no Centro Cultural. Além de demonstrar a capacidade de pessoas da nossa cidade, a meta é incentivar as novas produções e despertar o interesse para a atividade.

“A cidade tem diversos ateliês e obras muito bonitas, porém uma grande parcela da população não tem conhecimento e acesso”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos.

Durante o lançamento da exposição também houve a inauguração do Salão das Artes. O espaço é destinado aos artistas locais interessados em expor os trabalhos. Outra novidade será o lançamento de um espaço para ensinar técnicas das artes plásticas e descobrir talentos.

“Com certeza teremos muitas pessoas interessadas em aprender e aprimorar os conhecimentos artísticos”, explicou o secretário de Cultura e Turismo.

O prefeito Oziel Oliveira também demostrou muita alegria com as novidades. Para o chefe do executivo municipal, além de proporcionar satisfação, as artes plásticas também podem se transformar em fonte alternativa de renda.

“O sonho de todo artista é viver da arte. Temos grandes trabalhos na cidade e alguns com grande reconhecimento internacional”, comemorou.

O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

Artistas de Luís Eduardo Magalhães premiadas no exterior:

Léia Maria Puton
Obra: Triunfo
Premiação: Melhor do Salão de Dubai, Emirados Árabes e Medalha de Ouro na Mostra Gipsi, Buenos Aires, Argentina.

Jeane Cristina M. Campanholi
Obra: Garras de Omar
Premiação: Medalha de Prata, Dubai, Emirados Árabes.

Leonice Casali
Obra: Dança Cigana
Premiação: Medalha de Bronze, Bueno Aires, Argentina.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio
A Carreta de Saúde – Hanseníase realiza diagnósticos e manejo clínico nos dias 12 e 13 na Praça Castro Alves.







Com objetivo de estimular a participação da população em ações de promoção à saúde e diagnóstico precoce da hanseníase, o município de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está recebendo o projeto “Roda-Hans”, Carreta de Saúde – Hanseníase. Os atendimentos à população tiveram início nessa manhã de terça-feira (12) e segue até amanhã (13) na Praça Castro Alves.

De iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS/Oeste), DAHW Brasil, da Novartis Brasil e Secretaria de Saúde de Barreiras, o Projeto Roda – Hans capacitou na última segunda-feira (11), no auditório da Universidade Federal do Oeste (UFOB), os médicos e enfermeiros que atuam na rede de Atenção Básica de Saúde do município, com a meta de ofertar um atendimento qualificado nas consultas diárias. Também participaram da capacitação, os profissionais de Angical, Catolândia, Baianópolis, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o médico da FUNASA vinculado ao Ministério da Saúde, Luciano Burdmann, a Carreta de Saúde – Hanseníase, possui quatro consultórios e um ambulatório. Ele alerta ainda, que o Brasil é o segundo do mundo em incidência da doença, considerada elevada.







“São mais de 130 mil casos por ano de hanseníase, e a proposta é justamente diminuir esses índices com a capacitação dos médicos da atenção básica, que estarão preparados para o diagnóstico precoce e o tratamento, visando assim, o controle e a eliminação dessa doença. A carreta identifica os casos e encaminha para o município iniciar o tratamento adequado, salientando que a hanseníase não é hereditária, e sim, uma doença infecciosa, transmitida por via respiratória, por isso, é importante iniciar o quanto antes o tratamento”, destacou.

Em Barreiras, os profissionais que atuam nas 39 unidades da Atenção Básica estão aptos para atender e fazer o primeiro diagnóstico da hanseníase. O secretário municipal de saúde, Anderson Vian, visitou a estrutura no primeiro dia de atendimento ao público, acompanhado da subsecretária Larissa Barbosa, do médico José Oliveira e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Doracir Madalena. O secretário destacou que o atendimento realizado na Unidade Leonídia Ayres é referência no tratamento da doença no município.

“A Prefeitura de Barreiras recebeu com muita presteza o Projeto “Roda-Hans”, um momento importante para capacitar os médicos que trabalham diretamente com os pacientes. No nosso município, nos preocupamos muito com o tratamento da hanseníase, assim, na Unidade Leonídia Ayres, a população pode iniciar o tratamento, que é realizado pelo SUS e totalmente gratuito. A hanseníase tem cura, e só no início desse ano, onze pessoas iniciaram o tratamento, já em 2018, foram diagnosticadas cerca de 115 pessoas com hanseníase em Barreiras, por isso, precisamos orientar cada vez mais a população para que o combate a essa doença seja eficiente”, destacou o secretário.

Fonte: DIRCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realiza nos dia 14 e 15 de março, o I Fórum do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. O evento acontece no Centro Cultural, a partir das 14h, com o credenciamento dos participantes.

Durante os dois dias de evento, os participantes vão debater as políticas públicas destinadas a assegurar às mulheres participação e conhecimento de seus direitos como cidadã, através de palestras e rodas de conversa, como também, formarão o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), com a indicação dos conselheiros e a eleição do presidente.

O CMDDM tem por finalidade acompanhar e monitorar, em todas as esferas da administração do município de Luís Eduardo Magalhães, Políticas Públicas sob a ótica de gênero, destinadas a garantir a liberdade e igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Para o prefeito Oziel Oliveira o evento é de extrema importância para discutir os direitos fundamentais da mulher, tais como o direito à vida, igualdade, liberdade, trabalho e proteção. “Luís Eduardo Magalhães já é referência para outros municípios e estados no combate à violência doméstica, através do Programa Borboleta. Com a formação desse conselho, nós vamos consolidar e expandir ainda mais as atividades voltadas às mulheres”.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Acontece na próxima quarta-feira (13), a partir das 19h no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, a abertura oficial das Oficinas Culturais 2019, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. Durante a cerimônia de abertura, haverá apresentações de representantes das oficinas de música e dança.

“Será uma noite especial em que daremos uma demonstração dos efeitos positivos que as nossas oficinas provocam nos alunos. Tenho certeza de que todos ficarão surpresos com o que produzimos aqui”, comentou o secretário da pasta, Leandro dos Santos. “Na oportunidade convido a população de Luís Eduardo Magalhães para prestigiar o nosso evento e apreciar a exposição de artes dos nossos artistas locais que estará acontecendo no Centro Cultural”, continuou.

As aulas de canto, sopro, percussivo, teclado, bateria, violão, iniciação musical, orquestra, teatro, dança (balé e jazz), ritmos, hip hop, zumba, muay thai e capoeira, são realizadas no Centro Cultural desde o início de 2017 e reúnem centenas de alunos de diversas idades.

Para participar das atividades, os interessados devem realizar a sua inscrição no Centro Cultural de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, munidos com cópias e originais dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Cada participante pode se inscrever em até três oficinas, conforme disponibilidade de vagas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

O trabalho intenso da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães para manter as áreas públicas em bom estado de manutenção tem apresentado bons resultados. Em relação aos lotes particulares, a situação é diferente. A maioria dos donos não adota as medidas necessárias de limpeza e contraria a legislação vigente, que atribui aos proprietários o dever de cuidar das áreas privadas.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, se a população colaborar toda a comunidade sairá ganhando. “Basta cada proprietário roçar e retirar a sujeira do local que haverá redução nos matagais que favorecem a ação de bandidos e o aparecimento de focos de doença, como os ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue”, comentou Marciano Pauletti.

E o chefe da pasta tem razão. Nessa época do ano, as altas temperaturas e o acúmulo de água da chuva são ideais para a reprodução do Aedes aegypti e outros animais, como escorpiões. Por isso o poder público municipal volta a pedir o apoio da população para manter os terrenos limpos e drenados.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, a Prefeitura pode multar quem comete irregularidades dessa natureza, desde que existam denúncias formalizadas. As queixas devem ser feitas pelos números (77) 3628 3800 e (77) 9 8802 0800. “Todas as denúncias serão avaliadas e não hesitaremos em aplicar as penalidades previstas na lei”, comentou a secretária Izabel de Paula.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira o município vem fazendo a parte dele e conta com o apoio da população para ajudar na melhoria da cidade. “Se cada um fizer sua parte não tenho dúvidas que teremos uma cidade mais limpa e com menores riscos para a população”, encerrou o prefeito Oziel Oliveira.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Terrenos com manutenção e bem cuidados por parte dos proprietários                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Terrenos sem os os cuidados dos proprietários            

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

A tarde do último sábado foi especial para 170 gestantes assistidas pelo programa Mãe e Filho com Amor, coordenado pelas secretarias municipais de Saúde e de Trabalho e Assistência Social. Ao longo dos últimos meses, elas participaram de palestras educativas e preventivas ministradas por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, médico, nutricionista, cirurgião dentista e assistente social, que realizaram todo o acompanhamento das gestantes e as prepararam para o inicio e o fim da gravidez, bem como a adesão ao pré-natal com consultas e exames regulares.

Segundo a secretaria de Saúde, tudo foi organizado para garantir um parto seguro para as mães e os seus bebês. As mulheres beneficiadas pelo programa também tiveram agendas específicas para a realização de ultrassonografia e exames laboratoriais. Uma delas foi Lívia de Almeida Moreira, de 24 anos. Mamãe de primeira viagem, a dona de casa garante que foi muito bem atendida pelo programa e se sente segura para o que chamou de momento mais importante da vida dela.

“Eu só tenho a agradecer toda a equipe que fez com que esse momento especial da minha vida se tornasse ainda mais inesquecível. Todos os momentos ficarão na minha memória, principalmente todos os conhecimentos que obtive nessa nova caminhada. Aqui eu recebi muito carinho, apoio e atenção”, comentou.

O prefeito Oziel Oliveira também ficou feliz com os resultados. Para ele, o acompanhamento adequado é indispensável durante a gravidez e a maior recompensa é ver a felicidade estampada nos rostos das mulheres beneficiadas. “Nós trabalhamos para isso! Para nós é sempre motivo de muita satisfação garantir o bem estar das nossas gestantes.” explicou o gestor.

“Estamos construindo a nossa Casa de Parto que vai ficar próxima da UPA. Esta unidade quando pronta, será dedicada a realização de partos normais em nosso município. Além disso, adquirimos recentemente equipamentos modernos para a nossa UTI neonatal no Hospital e Maternidade Gileno de Sá e pela primeira vez no município, dois médicos obstetras realizam plantão 24h na maternidade.”, continuou Oziel.

No final do evento, as mães foram contempladas com um kit contendo itens para os primeiros cuidados com os seus bebês e se confraternizaram com um variado lanche da tarde. De 2017 para cá, cerca de 500 gestantes já foram beneficiadas.

Também prestigiaram o evento, os secretários municipais de Saúde, Felipe Melhem e de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha; a chefe de Gabinete, Pollyane Klauck, a equipe do Programa Mãe e Filho com Amor; além de diretores e servidores das secretarias municipais.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Fonte: Grupo Santo Antonio

Acontece na próxima segunda-feira (18) ás 19 horas no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2019 em Luís Eduardo Magalhães.

A CF é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

Na ocasião as paróquias que compõem o vicariato IV, (parte geográfica da diocese que compreende Luís Eduardo e Roda Velha) apresentarão o tema deste ano da CF “Fraternidade e políticas públicas” e o lema” Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Uma oportunidade para meditarmos juntos sobre o que a Igreja como instituição formadora e evangelizadora propõe para uma sociedade mais justa e igualitária. O evento é aberto ao público, todos estão convidados a participar.

Para o Padre Onildo Novais Rodrigues, coordenador do Vicariato IV participar da construção de ocasiões como essa é integrar-se na construção de uma nova sociedade. “Todos os anos temos a alegria de participar da abertura da Campanha da Fraternidade proporcionada pela a CNBB. Nesse ano o tema proposto para reflexão é:fraternidade e Políticas Públicas. 
Todos são chamados a se empenharem nas lutas em vista do bem comum da população.”

Fonte: Assessoria de Comunicação



A tarde do último sábado foi especial para 170 gestantes assistidas pelo programa Mãe e Filho com Amor, coordenado pelas secretarias municipais de Saúde e de Trabalho e Assistência Social. Ao longo dos últimos meses, elas participaram de palestras educativas e preventivas ministradas por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, médico, nutricionista, cirurgião dentista e assistente social, que realizaram todo o acompanhamento das gestantes e as prepararam para o inicio e o fim da gravidez, bem como a adesão ao pré-natal com consultas e exames regulares.



Segundo a secretaria de Saúde, tudo foi organizado para garantir um parto seguro para as mães e os seus bebês. As mulheres beneficiadas pelo programa também tiveram agendas específicas para a realização de ultrassonografia e exames laboratoriais. Uma delas foi Lívia de Almeida Moreira, de 24 anos. Mamãe de primeira viagem, a dona de casa garante que foi muito bem atendida pelo programa e se sente segura para o que chamou de momento mais importante da vida dela.

“Eu só tenho a agradecer toda a equipe que fez com que esse momento especial da minha vida se tornasse ainda mais inesquecível. Todos os momentos ficarão na minha memória, principalmente todos os conhecimentos que obtive nessa nova caminhada. Aqui eu recebi muito carinho, apoio e atenção”, comentou.





O prefeito Oziel Oliveira também ficou feliz com os resultados. Para ele, o acompanhamento adequado é indispensável durante a gravidez e a maior recompensa é ver a felicidade estampada nos rostos das mulheres beneficiadas. “Nós trabalhamos para isso! Para nós é sempre motivo de muita satisfação garantir o bem estar das nossas gestantes.” explicou o gestor.

“Estamos construindo a nossa Casa de Parto que vai ficar próxima da UPA. Esta unidade quando pronta, será dedicada a realização de partos normais em nosso município. Além disso, adquirimos recentemente equipamentos modernos para a nossa UTI neonatal no Hospital e Maternidade Gileno de Sá e pela primeira vez no município, dois médicos obstetras realizam plantão 24h na maternidade.”, continuou Oziel.

No final do evento, as mães foram contempladas com um kit contendo itens para os primeiros cuidados com os seus bebês e se confraternizaram com um variado lanche da tarde. De 2017 para cá, cerca de 500 gestantes já foram beneficiadas.

Também prestigiaram o evento, os secretários municipais de Saúde, Felipe Melhem e de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha; a chefe de Gabinete, Pollyane Klauck, a equipe do Programa Mãe e Filho com Amor; além de diretores e servidores das secretarias municipais.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |