Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Quem não concluiu os estudos, tem agora uma nova chance através do Programa EJA (Educação para Jovens e Adultos), que está com as matrículas abertas em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os interessados podem realizar suas matrículas em uma das seguintes escolas municipais: José Cardoso de Lima, Cezer Pelissari, Aldori Luiz Tolazzi, Marlei Terezinha Pretto e Vânia Aparecida Santos Ribeiro, que são as unidades onde serão ministradas as aulas do EJA, a partir do dia 06 de fevereiro.

Para realizar a matrícula o aluno precisa levar o documento de identidade, a certidão de nascimento, um comprovante de residência e duas fotos 3×4. A matrícula pode ser feita em qualquer horário, da manhã até a noite, enquanto a escola estiver aberta.

Segundo o Secretário de Educação, Leandro dos Santos, a idade mínima para ingressar no EJA e terminar o ensino fundamental é de 15 anos. “Esta é uma boa oportunidade para concluir os estudos e se qualificar para o mercado de trabalho. As aulas são gratuitas e realizadas no período noturno”, comentou o secretário Leandro.

Sobre o EJA – A Educação de Jovens e Adultos, antes conhecida como Supletivo, é uma modalidade educacional criada com o objetivo de democratizar o ensino do Brasil, possibilitando que pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional concluam seus estudos nos ensinos fundamental e médio.

A modalidade permite que os estudantes concluam a formação em menos tempo do que a educação regular. Ele é composto por módulos, e cada uma das etapas do EJA equivale a uma série ou ano do ensino tradicional, com duração de seis meses.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio



Com a missão de oferecer mais eficiência ao Sistema Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde de Barreiras implantou o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, com objetivo de verificar, avaliar e analisar todos os serviços ofertados à sociedade. O SGQ começou a ser implantado em dezembro e mensalmente os coordenadores e diretores das unidades de saúde do município se reúnem para discutir os resultados obtidos, como a produtividade, desafios, melhorias implantadas, problemas a serem superados, acessibilidade e inovações.

Através dessa nova metodologia adotada pela Secretaria será possível tomar decisões de forma mais segura, devido ao gestor e todos os colaboradores da rede, avaliarem juntos o desempenho em cada unidade.

Na tarde dessa terça-feira (29) a reunião aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no bairro Morada Nobre. Dessa vez, 34 coordenadores participaram do encontro e puderam conhecer as ações do Programa de Fibromialgia, CER II e Ouvidoria Pública.




De acordo com o secretário Anderson Vian, uma das principais metas do SGQ é garantir a qualidade dos serviços ofertados ao público no Sistema Municipal de Saúde, bem como na atuação dos profissionais, seja nas unidades básicas de saúde, na UPA, em programas sociais como o Idade Viva, CAPS, Farmácia Cidadã e até mesmo na Ouvidoria Pública.

“Todos os meses, iremos nos reunir para avaliar a produtividade de cada setor da Secretaria de Saúde, mostrando os pontos positivos e negativos. Essa também é uma oportunidade de todos ao mesmo tempo, conhecerem o que é realizado na rede de saúde pública de Barreiras. Para isso, cada coordenador e/ou diretor dispõe de um momento para relatar e tirar dúvidas para que possamos dessa forma garantir a satisfação no atendimento dos nossos munícipes”, destacou o secretário

Fonte: Dircom

Fonte: Publicidade

O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. As equipes estão percorrendo os bairros da cidade orientando a população sobre os riscos da doença e as formas corretas de evitar o aparecimento de focos.

De acordo com a coordenadora Cristina Barreto em 2019 foram registrados apenas dez casos da doença e a situação está controlada. “O trabalho tem surtido excelentes resultados e tenho certeza que a dengue não será mais um problema na nossa cidade”, comentou Cristina.



Um importante trabalho que está sendo realizado é o bloqueio, feito de acordo com a necessidade de cada região. O procedimento consiste na aplicação de inseticida e pulverização de uma determinada área, como um quarteirão, por exemplo.

Outro reforço importante no combate ao mosquito é o trabalho do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A equipe do NEPS ampliou o número de palestras e vistoria em pontos específicos, como bueiros e água acumulada em algumas ruas. Apesar de todo o esforço do poder público municipal no combate a dengue, a coordenadora do Núcleo de Endemias explica que todo o trabalho não apresentará resultados ainda melhores se a população não colaborar.



“Vamos evitar o acúmulo de água perto das plantas, em garrafas plásticas, pneus e vasilhas sem tampas. O armazenamento correto do lixo em sacos plásticos fechados também é fundamental. A falta de cuidados favorece o aparecimento de ambientes ideais para a proliferação do Aedes aegypti e qualquer descuido pode proporcionar sérios danos a saúde das pessoas próximas”, concluiu.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A geração de emprego e renda para Luís Eduardo Magalhães continua sendo um dos principais objetivos do prefeito Oziel Oliveira.

A implantação do polo têxtil que agregará valor à produção do algodão da região e otimizará os benefícios de geração de emprego e renda do setor, tem sido planejada juntamente à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que será a grande parceira do projeto.

Um dos maiores gargalos que impediam os avanços na busca de empresas parceiras, era a falta de capacidade em energia elétrica, o qual já está sendo superado pelo projeto de ampliação da oferta de energia a ser executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA) do Governo do Estado da Bahia.

Em visita aos estados de Pernambuco e Paraíba, o gestor mostrou as vantagens e as oportunidades que o município oferece para a implantação do polo têxtil.

“O encontro foi muito positivo e tivemos a oportunidade de mostrar a grandeza do agronegócio de Luís Eduardo Magalhães para proprietários de indústrias de fiação, tecelagem e confecções”, exclamou o prefeito.

Durante a viagem, Oziel Oliveira também conheceu o Centro de Tecnologia da Indústria Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e iniciou as tratativas para a capacitação e formação técnica de mão de obra para o polo. Além do prefeito, também estavam na comitiva, empresários do setor e a deputada estadual Jusmari Oliveira.

“Todos ficaram admirados com o potencial da nossa região e não tenho dúvidas que em pouco tempo colheremos os frutos do que foi semeado durante estas visitas”, complementou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, por meio do Programa Borboleta, realizou na tarde da segunda-feira (28) no Hotel LG, um treinamento para os novos alunos do Núcleo de Soldados da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O treinamento ministrado pela equipe do Programa Borboleta objetivou qualificar os novos policiais para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães.

Alguns dos assuntos abordados durante a capacitação foram a postura policial frente a uma situação de violência contra a mulher; o funcionamento e os protocolos do Programa Borboleta; os diferentes tipos de violência doméstica; especificações da Lei Maria da Penha e o descumprimento de medidas protetivas de urgência.

De acordo com a coordenadora do Programa Borboleta, Flávia Rizkalla, a Polícia Civil em grande parte dos casos, é a primeira forma de atendimento às mulheres vítimas de violência e por isso é de fundamental importância que esse organismo esteja preparado para realizar esse primeiro acolhimento.

Também participaram do treinamento, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares; a diretora de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Sonia Portela; a psicóloga Deuziene Cruz; a assistente social Celestiana Rocha e a advogada Dayse Garcia.

Reunião com a OAB – Ainda na manhã da segunda-feira, a equipe do Programa Borboleta também realizou uma reunião com o presidente da OAB de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Arthur Granich, objetivando firmar parcerias e realizar ações conjuntas para prevenir e coibir a violência doméstica no município

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |