Blog Santo Antônio
Notícias

A Bahia compõe a lista dos estados que ainda não aprovaram o currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental tendo como referência a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Secretaria de Educação (SEC) ainda não submeteu o texto ao Conselho Estadual de Educação, o que dificulta o cumprimento da meta estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), cuja expectativa era de que todas as unidades federativas aprovassem seus textos ainda em 2018.

De acordo com o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, o texto com a nova orientação curricular da Bahia está previsto para ser entregue ao Conselho Estadual de Educação da Bahia na segunda-feira (10). Ainda conforme Campello, currículo foi construído ao longo de um ano. “Contou com a colaboração de comitê de governanças, grupo composto por entidades protagonistas da educação básica na Bahia”, esclareceu.

A expectativa da Secretaria de Educação é de que o texto seja aprovado pelo Conselho até o início de janeiro para que o novo currículo comece a ser implementado ainda em 2019. De acordo com Campello, as mudanças seriam executadas de maneira progressiva e seriam apresentadas aos profissionais da educação estadual durante a semana pedagógica, que acontece entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

No entanto, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Tércia Contreiras, afirmou que mesmo recebendo o currículo na segunda, a entidade só deverá submetê-lo a apreciação após o recesso de 30 dias, cujo início está agendado para o dia 18 de dezembro.

A respeito do processo de avaliação, Contreiras afirmou que o texto será subordinado ao crivo dos 24 conselheiros, com atenção maior da Câmara da Educação Básica, que é o foco principal do currículo referencial. Quanto ao tempo que levará para que o texto enviado pelo governo do estado seja aprovado pelo Conselho, a presidente diz que não tem como prever, uma vez que, caso haja discordância da entidade sobre algum ponto, poderão ser feitas recomendações e o texto deverá ser devolvido para a Superintendência de Políticas para a Educação Básica para revisão.

CURRÍCULOS MUNICIPAIS

Quando aprovado, o currículo referencial servirá de parâmetro para as escolas estaduais e poderá ser adotado pelas secretarias de educação municipais do Estado. No entanto, existe a possibilidade de que cada um dos municípios opte por adaptar o texto estadual e assim criar seus próprios currículos e submetê-los aos seus conselhos municipais de educação para aprovação. Deste modo, a Bahia poderá ter até 417 currículos referenciais da educação básica, além do estadual. “É como se existisse um currículo geral, que é a referência, e currículos específicos de cada cidade. As locações culturais, econômicas e sociais podem ser incorporadas a esse currículo geral”, explicou Ney Campello.

O superintendente garantiu que entre as vantagens de cada cidade baiana criar seu próprio texto está a possibilidade dos estudantes terem acesso e conhecimento das peculiaridades da sua região. Um dos argumentos utilizados pelo superintendente é a diversidade cultural encontrada no estado. “Elas [as cidades] podem dar luz às suas características locais. Não podem ser proposições genéricas para um estado que é uma nação, porque é tão diverso”, defendeu.

Fonte: Bahia Noticias





A prefeitura de Barreiras vem investindo forte no cuidado com a saúde bucal no município, atualmente todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde ofertam atendimento odontológico, e no dia 1º de novembro o prefeito Zito Barbosa entregou à população o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que funciona na Rua Dudu Coité, nº 119, Jardim Ouro Branco. 

Como forma de ampliar esses cuidados em todo o município, cerca de 80 crianças, de 5 a 10 anos, participaram de um dia de orientação e cuidados relacionados à saúde bucal. A atividade foi realizada pela Secretaria de Saúde de Barreiras, nessa quinta-feira, 06, na Escola Municipal Adroaldo Fernando de Moraes, localizada na comunidade do Cerradão. Além de escovação coletiva, todas as crianças ganharam kits de higiene bucal.





“Sabemos que cuidar bem da boca e dos dentes é essencial para prevenir doenças, manter uma boa mastigação e formar um adulto saudável, por isso esse dia aqui no Cerradão é muito importante. Já estivemos aqui duas vezes, nos últimos trinta dias, e sempre somos acolhidos com muito carinho”, disse Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

Distante cerca de 70 km de Barreiras, a presença da unidade móvel de atendimento, no Cerradão, tem facilitado a vida dos moradores da comunidade e entorno. Além da programação educativa, 30 pacientes foram atendidos para procedimentos de extração, limpeza e restauração dentária.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também aproveitaram para dar retorno à parte do público atendido na Caravana da Cidadania, em novembro, com entrega de medicamentos, exames não laboratoriais e marcação dos procedimentos.  

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Publicidade

O primeiro Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada com recursos próprios do município, teve início na manhã dessa sexta-feira, 07, e se estenderá até o próximo domingo, 09, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Ao todo, 100 pacientes que estavam na fila de espera, alguns com mais de oito anos, irão realizar a cirurgia de catarata.

Antes do início das primeiras cirurgias, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, deu boas-vindas aos pacientes, apresentou a equipe que fará parte dos procedimentos cirúrgicos e destacou também a realização de outras cirurgias que são feitas diariamente no Hospital Eurico Dutra.

“Hoje estamos realizando o primeiro mutirão de cataratas com recursos próprios do município. Existia uma demanda reprimida de 1.500 pacientes que esperavam há muito tempo por esse momento. Desde o início da gestão do prefeito Zito Barbosa, já foram realizadas mais de 1.400 cirurgias e acreditamos que nesse fim de semana estaremos praticamente zerando a fila de espera. Esse é o resultado da saúde humanizada que tanto priorizamos no nosso município, continuaremos realizando outras cirurgias que já acontecem rotineiramente aqui no Hospital Eurico Dutra, como vesícula, varizes, hérnia, nas especialidades de otorrinolaringologia, urologia, cirurgias ortopédicas, oftalmológicas e pediátricas”, destacou.

Serão atendidos dois grupos de pacientes por dia, na manhã dessa sexta-feira 35 pacientes passaram pelo centro cirúrgico e dona Iracema Rodrigues, 60 anos, foi a primeira da fila. A moradora do bairro Arboreto I operou o olho direito e estava acompanhada de sua filha que avaliou como positivo todo o processo do atendimento.

“Essa foi uma ótima oportunidade, antes desse momento final da cirurgia realizamos todo procedimento pré-operatório através também do SUS, os exames foram encaminhados pelo próprio médico que realizou a cirurgia de catarata, esse processo de acompanhamento foi muito significante. Agradeço a atenção especial que tiveram com minha mãe, esperamos por quase um ano por esse momento, agora é preparar para a cirurgia do próximo olho”, disse Áustria Rodrigues.

Os mutirões da catarata favorecem o bem-estar e a saúde de pessoas que sofrem de uma doença silenciosa, como é o caso da catarata. Além disso, ajuda a identificar outras patologias, como glaucoma, retinopatia e oclusões arteriais. Atualmente, a catarata afeta cerca de 46 milhões de pessoas e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. A doença pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento efetivo é a intervenção cirúrgica.  “O processo pode demorar anos e em alguns pacientes levam apenas meses, depende muito de cada paciente, geralmente acontece nos dois olhos”, destacou médico oftalmologista, Samuel Reis.

A chefe de gabinete, Marileide Carvalho, o secretário municipal de infraestrutura João Sá Teles, secretário de segurança, cidadã e trânsito, Luiz Vidal, coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda, assessora especial da Secretaria de Saúde, Maria Messias Furtado e a diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Helena Luísa, e vereadores deram as boas-vindas aos pacientes nesse primeiro dia do mutirão.

“É com muita satisfação que recebemos todos esses pacientes nesse mutirão de catarata, sabemos da espera de muitos deles por esse momento. Pensando nisso, a secretaria de saúde elaborou um projeto que prontamente foi aceito pelo Prefeito Zito Barbosa, que não tem medido esforços para proporcionar à população de Barreiras uma saúde cada vez melhor. Esse mutirão irá devolver às pessoas plenas condições de realizar suas atividades diárias, o que nos deixa imensamente felizes”, destacou Ana Paula.

Fonte: DIRCOM

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, se reuniu nesta quarta-feira (5), com o Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Américo Tristão Bernardes e com o Coordenador da Área de Engenharia, Luiz Gadelha, para tratar sobre o aprimoramento da instalação e manutenção da fibra óptica no município e soluções de tecnologia para uma gestão pública mais econômica e eficiente.

Na ocasião, o gestor solicitou a troca do cabeamento de fibra óptica no município. “Hoje, em Luís Eduardo Magalhães, todo o cabeamento da fibra óptica é aéreo e isso tem vários pontos negativos, como rompimento dos cabos e consequentemente da internet causado por ventos, chuvas fortes, descargas elétricas, acidentes causados por automóveis e caminhões, entre outros fatores. A segurança das redes subterrâneas é sabidamente superior, além de colaborar para a despoluição visual da cidade, sem cabos pendurados nos postes, resistentes a rompimentos por intempéries, e mais eficientes contra as conexões clandestinas”, comentou o chefe do executivo para os representantes do MCTIC.

Segurança também foi tema do encontro. Foram discutidos o mapeamento e varredura completa da rede da Prefeitura, objetivando aprimorar a segurança e o monitoramento da mesma; e a estratégia de segurança de instalação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras do tipo OCR, no intuito de reduzir as ocorrências policiais nas entradas e saídas da cidade, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Na reunião, da qual também participaram primeira dama do município e deputada estadual eleita, Jusmari Oliveira e o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nill Teixeira, foram avaliados os softwares desenvolvidos pelo MCTIC para dar mais agilidade para a gestão, a exemplo do i-Educar, que é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal e o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) que promove a eficiência administrativa, diminuindo a utilização do papel além de proporcionar o compartilhamento de novos eventos em tempo real.

Além das discussões no gabinete, o chefe do executivo acompanhou o grupo em visita às instalações e o funcionamento do CCO (Centro de Controle Operacional) do município.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM

Luís Eduardo Magalhães pode ser a próxima cidade da região Oeste da Bahia a ter um aeroporto comercial. A iniciativa do Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira e da primeira dama do município, a Deputada Estadual Eleita, Jusmari Oliveira, caminhou a passos largos na manhã desta quinta-feira (6) em uma reunião com o Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Felipe Lindemann; o Técnico de Regulação de Aviação Civil da (ANAC), Lúcio Claudio de Araújo e o Gerente de Segurança de Aviação Civil e Coordenador de Aeroportos da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA), Jorge Faria.

Tornar o Aeródromo Luís Eduardo Magalhães, localizado na saída para Barreiras, com acesso em frente ao complexo da Bahia Farm Show em um aeroporto de tráfego aéreo comercial é mais do que um sonho para o prefeito Oziel Oliveira, constitui a oportunidade de transformar as condições econômicas da nossa região, proporcionando ligação da cidade para o mundo, tornando referência urbana para os cidadãos.

Hoje o aeroporto que atende à demanda da região é o aeroporto de Barreiras e todos que já precisaram pegar um voo sabem a dificuldade que é o deslocamento, sem contar os constantes voos cancelados e remarcados para o outro dia. “A população de Luís Eduardo Magalhães conhece bem o transtorno que é depender exclusivamente de um único aeroporto para pouso comercial na localidade”, comentou o chefe do executivo.

“Nós sabemos que o aeroporto de Barreiras, devido a sua localização, possui alguns problemas para o pouso e decolagem de aeronaves. Com o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães liberado também para esta finalidade, mais do que um ponto alternativo para o pouso, nós almejamos inserir a cidade na rota comercial de voos”, continuou o prefeito Oziel Oliveira.

Para a liberação do aeroporto no município, uma das obrigatoriedades que era a existência de um corpo de bombeiros no local já foi viabilizada pelo prefeito Oziel Oliveira. O tamanho da pista comporta desde aeronaves do porte de turbo hélice tipo ATR, utilizadas atualmente na aviação regional, até aeronaves de grande porte, a exemplo dos aviões de carga.

Fonte: Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães


O Prefeito Oziel Oliveira anunciou em primeira mão na noite da quarta-feira (5), uma boa nova que deixou todos os professores da rede pública municipal em júbilo: pela primeira vez na história do município, professores efetivos e contratados receberão seu 13º salário integral, isso é, inclusas vantagens e adicionais de regência incorporadas aos salários recebidos mensalmente.
O anúncio aconteceu durante a transmissão ao vivo do Programa da Prefeitura “A Voz do Povo” transmitido pela rádio Moderna FM e retransmitido pelas redes sociais da gestão.

Foi compromisso de campanha do prefeito Oziel, pagar o 13º salário a todos os professores do município, incluindo os contratados, que lutavam na justiça para ter reparado o erro da gestão anterior, que os deixou sem esse direito. Ao final de 2017, já à frente da cadeira do executivo municipal, todos receberam o tão sonhado salário adicional. O feito só foi possível graças ao enxugamento da máquina e ajustes de gestão que devolveram ao município a condição de acessar programas, convênios, verbas e financiamentos das esferas estadual e federal; condição essa perdida na gestão anterior.

“Estamos trabalhando desde o 1º dia da nossa gestão para que a educação seja aprimorada e para isso, é fundamental que os professores estejam felizes e motivados dentro da sala de aula. Nós começamos essa mudança com o pagamento do 13º salário para os professores contratados, no ano passado.“ Disse o prefeito.

Já em 2018, e sem anunciar o plano, o gestor convocou os secretários de Educação, Leandro dos Santos; e de Administração e Finanças, Ricardo Knupp; para um novo e enorme desafio: pagar a todos os professores o 13º integral, inclusas as vantagens e regências. Passaram então ao replanejamento nas pastas, cortando o que não era essencial e buscando soluções alternativas para chegar até aqui na condição de comunicar essa conquista.

“Através de um planejamento rigoroso ao longo deste ano, vamos conseguir pagar o 13º salário de todos os professores de forma integral! E repito, é de todos! Concursados e contratados! O pagamento realizado desta forma, nunca aconteceu antes em Luís Eduardo Magalhães e eu tenho a certeza de que as festas de final de ano para essas famílias serão ainda mais especiais. Nossa educação já é a melhor do oeste, caminharemos agora para transformá-la na melhor da Bahia!”. Comemorou Oziel Oliveira.

Importante salientar que a lei municipal não obriga o pagamento das vantagens incorporadas ao 13º salário desses servidores, no entanto, a decisão do gestor considerou a política de valorização dos mesmos.

CRONOLOGIA

2016 – Professores contratados da rede municipal de ensino lutam na justiça para ter assegurado seu direito ao 13º salário e concursados lutam na justiça para terem asseguradas as vantagens, progressões e regências.
2017 – Oziel Oliveira concede pagamento de 13º salário para todos os professores da rede municipal de ensino.
2018 – Oziel Oliveira cumpre calendário de incorporações de titulação, regência e outras vantagens, acordado junto ao Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães.
2018 – Pela primeira vez na história do município, professores contratados e concursados receberão 13º salário integral, acrescido de todas as vantagens.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães


O Prefeito Oziel Oliveira anunciou em primeira mão na noite da quarta-feira (5), uma boa nova que deixou todos os professores da rede pública municipal em júbilo: pela primeira vez na história do município, professores efetivos e contratados receberão seu 13º salário integral, isso é, inclusas vantagens e adicionais de regência incorporadas aos salários recebidos mensalmente.
O anúncio aconteceu durante a transmissão ao vivo do Programa da Prefeitura “A Voz do Povo” transmitido pela rádio Moderna FM e retransmitido pelas redes sociais da gestão.

Foi compromisso de campanha do prefeito Oziel, pagar o 13º salário a todos os professores do município, incluindo os contratados, que lutavam na justiça para ter reparado o erro da gestão anterior, que os deixou sem esse direito. Ao final de 2017, já à frente da cadeira do executivo municipal, todos receberam o tão sonhado salário adicional. O feito só foi possível graças ao enxugamento da máquina e ajustes de gestão que devolveram ao município a condição de acessar programas, convênios, verbas e financiamentos das esferas estadual e federal; condição essa perdida na gestão anterior.

“Estamos trabalhando desde o 1º dia da nossa gestão para que a educação seja aprimorada e para isso, é fundamental que os professores estejam felizes e motivados dentro da sala de aula. Nós começamos essa mudança com o pagamento do 13º salário para os professores contratados, no ano passado.“ Disse o prefeito.

Já em 2018, e sem anunciar o plano, o gestor convocou os secretários de Educação, Leandro dos Santos; e de Administração e Finanças, Ricardo Knupp; para um novo e enorme desafio: pagar a todos os professores o 13º integral, inclusas as vantagens e regências. Passaram então ao replanejamento nas pastas, cortando o que não era essencial e buscando soluções alternativas para chegar até aqui na condição de comunicar essa conquista.

“Através de um planejamento rigoroso ao longo deste ano, vamos conseguir pagar o 13º salário de todos os professores de forma integral! E repito, é de todos! Concursados e contratados! O pagamento realizado desta forma, nunca aconteceu antes em Luís Eduardo Magalhães e eu tenho a certeza de que as festas de final de ano para essas famílias serão ainda mais especiais. Nossa educação já é a melhor do oeste, caminharemos agora para transformá-la na melhor da Bahia!”. Comemorou Oziel Oliveira.

Importante salientar que a lei municipal não obriga o pagamento das vantagens incorporadas ao 13º salário desses servidores, no entanto, a decisão do gestor considerou a política de valorização dos mesmos.

CRONOLOGIA

2016 – Professores contratados da rede municipal de ensino lutam na justiça para ter assegurado seu direito ao 13º salário e concursados lutam na justiça para terem asseguradas as vantagens, progressões e regências.
2017 – Oziel Oliveira concede pagamento de 13º salário para todos os professores da rede municipal de ensino.
2018 – Oziel Oliveira cumpre calendário de incorporações de titulação, regência e outras vantagens, acordado junto ao Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães.
2018 – Pela primeira vez na história do município, professores contratados e concursados receberão 13º salário integral, acrescido de todas as vantagens.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Luís Eduardo Magalhães está na lista dos municípios que devem ter atenção nas próximas 24 horas, por causa das chuvas, segundo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema).

Outras cidades da região fazem parte da lista: Cocos, Coribe, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, Barreiras, São Desidério, Baianópolis, Angical, Correntina, Formosa do Rio Preto e Catolândia.

Nesta quinta (06), o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, esclareceu alguns pontos do alerta.

Segundo ele, a emissão do alerta foi baseada nas condições climáticas dos últimos dias e com o objetivo de evitar que a prefeituras fossem pegas de surpresa.

“É um relatório técnico que indica uma probabilidade numa determinada região. Alerta as áreas técnicas, principalmente no interior, que não tem suporte meteorológico nenhum, de que eles têm que ficar atentos as alterações bruscas climáticas, para que fiquem atentas, e que evitem desastres maiores. E atenda as populações em áreas mais susceptíveis a deslizamento de encostas, alagamentos, ribeirinhas, entre outras”, explicou.

Fonte: Por Raquel Santana/ Blog Douglas Batista

Até 28 de fevereiro de 2019, a pesca irregular nos rios da Bacia do São Francisco sujeita o infrator à perda do produto capturado, apreensão dos apetrechos de pesca e multa de R$700 a R$100 mil, com acréscimo de R$20 por quilo do produto apreendido, além da aplicação das penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais. Trata-se do período de defeso da Piracema, época da reprodução dos peixes, e que exige uma fiscalização redobrada por parte de órgãos ambientais.

Como forma de fazer cumprir a legislação e evitar a pesca predatória nesta época, a Secretaria de Meio Ambiente Turismo (Sematur) em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o apoio da Polícia Militar, realizou, na sexta-feira (29), uma mega operação de fiscalização da Piracema. Cerca de 800 metros de redes de pesca que estavam sendo utilizadas de forma ilegal, foram apreendidas. Vale destacar que neste período a pesca com redes e tarrafas também estão proibidas.

De acordo com o coordenador técnico da Secretaria de Meio Ambiente, as fiscalizações serão semanais, até o final de fevereiro. “As ações fiscalizadoras serão contínuas durante os quatro meses de proibição da pesca em nossos rios. Não vamos permitir a pesca predatória e venda de peixes que forem capturados durante o defeso, precisamos sim, é proteger e obedecer o defeso da Piracema, para que nossos rios sejam repovoados”, disse Ronaldo Ursulino.

No período da Piracema somente é permitida a comercialização dos estoque de peixe in natura, resfriados ou congelados, proveniente de águas continentais, armazenados por pescadores profissionais, e os já existentes nos postos de venda. Os estoques devem ser declarados até o quinto dia útil após o início do defeso ao órgão competente. A norma estabelece ainda, para fins de subsistência, o limite de captura e transporte diário de 5 kg de peixes mais um exemplar por pescador desde que não estejam na lista de extinção, porque esse tipo de pesca não caracteriza pesca 

Fonte: Dircom/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães foi indicada, no último dia 29 de novembro, ao Prêmio de Gestão Ambiental promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em conjunto com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). O anúncio dos municípios indicados foi realizado pela secretária de Articulação e Cidadania Institucional do MMA, Rejane Pieratti, na 131ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília.

Entre os 5.570 municípios do Brasil, Luís Eduardo Magalhães está entre as 100 cidades que mais adotaram medidas sustentáveis na gestão pública e entre as 10 dos 417 municípios da Bahia.

No total, foram 100 municípios contemplados, mais os 27 que integram as secretarias de Meio Ambiente das capitais do Brasil e do Distrito Federal. A premiação está prevista para junho de 2019, no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que será realizado em Campinas (SP).

Entre os critérios de escolha, os municípios precisaram comprovar a existência do órgão municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente; o percentual de Cadastro Ambiental Rural (CAR); a realização de ações de educação ambiental; a adoção de compras públicas sustentáveis; a elaboração do plano municipal de saneamento e de resíduos sólidos e as iniciativas voltadas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Quando nós fizemos o cadastro da Prefeitura Municipal no programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo; quando recebemos o Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente e o Atestado de Regularidade do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e recebemos o certificado e quando nós enviamos as informações ao MMA, nós ficamos habilitados para a premiação por gestão ambiental” explicou a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula.

Para o prefeito Oziel Oliveira, o fato de Luís Eduardo Magalhães estar entre as 100 cidades do Brasil eleitas pelas melhores práticas sustentáveis e entre as 10 no estado da Bahia, é motivo de muito orgulho e reconhecimento de uma gestão organizada que presta um trabalho sério no município.

“Ser indicado a um prêmio a nível nacional, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, prova que o nosso município está no caminho certo! Desde o nosso 1º dia de gestão, estamos planejando e executando políticas públicas sustentáveis em Luís Eduardo Magalhães e buscando as melhorias ambientais em vários pontos da cidade que são aguardadas e almejadas à anos pela população”, comentou o chefe do executivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA



Servidores da diretoria de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães estão participando entre os dias 04 e 05 de dezembro, de uma capacitação sobre o Programa de Controle das Leishmanioses no Estado da Bahia. O evento que é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS Oeste), está acontecendo no auditório do CETEP em Barreiras.

O objetivo do encontro é aprimorar as ações de controle das leishmanioses nos municípios do oeste da Bahia, através da capacitação dos técnicos da vigilância epidemiológica, entomológica, controle vetorial, atenção básica e núcleos de vigilância hospitalar.



Alguns dos temas debatidos na capacitação são a situação epidemiológica das leishmanioses no estado e na macrorregião Oeste da Bahia; a vigilância entomológica aplicada à prevenção e controle das leishmanioses; a vigilância e controle de reservatórios das leishmanioses com as recomendações, limites e legislação vigente; a apresentação dos dados de vigilância canina regional e apresentação de projetos e programas de controles de leishmanioses executados pelos municípios.

O município de Luís Eduardo Magalhães foi destaque no primeiro dia da capacitação, com a apresentação do Programa Amigo PET, realizado pelo médico veterinário do município, Adenizar Delgado Chagas Junior. Na apresentação, o veterinário ministrou a palestra “Resgate das ações de controle dos reservatórios das leishmanioses em Luís Eduardo Magalhães”, demonstrando as ações que o Departamento de Vigilância em Saúde está realizando junto aos cães e gatos domésticos e de abrigos no município, que muitas vezes são os principais vetores da doença.



Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo, além do Programa Amigo PET ser pioneiro na região Oeste da Bahia e inovar na política pública de cuidado com cães e gatos, ele também é um modelo de referência para as demais cidades que desejam implantar um programa com este benefício para a população.

“Através do Programa Amigo PET, nós estamos castrando os gatos e os cachorros das pessoas que não possuem condições de realizar esta cirurgia em clínicas particulares. Além da castração gratuita, nós também realizamos a vacinação contra a raiva e consultas veterinárias para a verificação da saúde dos animais”, comentou Arisleide Bispo.

Fonte: ASCOM/PMLEM

[

"Quero aqui agradecer ao secretário de infraestrutura de LEM pela limpeza de entulhos em nossa Rua Santana, no bairro Santa Cruz... Esperamos que os moradores ajudem a manter a rua limpa."

 

Fonte: Cidadão

Fonte: Publicidade



O Hospital da Mulher, em Barreiras, recebeu Menção Honrosa na II Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS-BA. O evento organizado pela Coordenação Estadual de Humanização/DGTES, em parceria com o Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da SESAB, reuniu 26 experiências exitosas no estado na área de saúde do trabalhador, entre os dias 29 e 30 de novembro, em Salvador.

O trabalho apresentado pela diretora administrativa do Hospital da Mulher, Marta Andrade, e pelas colaboradoras Mara Queiroz, Marciana de Alencar e Thainara Rodrigues, trouxe como tema “A importância da saúde física e emocional dos servidores do Hospital da Mulher”, abordou também o tema da II Mostra “Valorização do trabalhador e defesa do direito dos usuários da Saúde”. O objetivo foi compartilhar e reconhecer a melhores práticas de valorização do trabalhador e direito dos usuários do SUS-BA.

De acordo com a diretora administrativa, as ações trabalhadas no ambiente do Hospital da Mulher, ao longo de 2017 e 2018, têm tido impactos positivos no nível de satisfação e comprometimento do quadro funcional, bem como na melhoria da qualidade na prestação dos serviços ao público.

“É com grande satisfação e alegria que o Hospital da Mulher recebe essa homenagem em reconhecimento das boas práticas de humanização que estão sendo desenvolvidas no âmbito da saúde do trabalhador dentro da rotina de trabalho no Hospital. Trata-se de um projeto de valorização do servidor no ambiente de trabalho, onde são desenvolvidos programas para alimentação saudável, exercícios físicos regulares, prevenção de doenças físicas e de saúde mental”, destacou Marta.

A II Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS-BA destacou também em 2018 as categorias: Valorização do trabalhador; Direito dos usuários; Articulação entre Humanização e Saúde do Trabalhador.

Fonte: DIRCOM

Acontece nesta quarta-feira (5), mais uma palestra ministrada pelo médico geriatra do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), Dr. Carlos Perkueny, sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Desta vez, a iniciativa da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, será voltada diretamente para o público-alvo, o grupo da terceira idade atendido pelo Programa.

Na última palestra, realizada no dia 28 de novembro para os servidores da Rede Municipal de Saúde, o médico abordou temas como a importância do preenchimento correto dos dados dos idosos que podem auxiliar nos atendimentos médicos; os riscos do uso incorreto das medicações; as consequências da complicação de alguns quadros de saúde e tirou todas as dúvidas dos presentes.

A palestra de amanhã, que acontece na sede do PROMATI, localizado no bairro Santa Cruz, será focada na importância de os idosos levarem a caderneta nos atendimentos realizados nas unidades de saúde, a exemplo da UPA, Postos de Saúde, Policlínica Municipal, entre outros.

Sobre a caderneta - A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde (SUS). É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde, pelos idosos, familiares e cuidadores. Na caderneta constam informações sobre dados pessoais, sociais e familiares; condições de saúde e seus hábitos de vida

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Sendo em vista a expansão das atividades agrícolas na Bahia e a maneira como a sociedade enxerga a produção alimentícia em grande escala, representantes da Aiba, Abapa e Faeb se reuniram, em Salvador, para debater o assunto. Um dos temas mais polêmicos, a pulverização aérea, entrou na pauta do dia. Esta prática é injustamente vilanizada, uma vez que, quando respeitada todas as normas de aplicação, se mostra a maneira mais eficaz e segura de combater pragas e doenças que afetam as lavouras.

Desmistificando o vilanismo deste recurso, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, esclareceu que ela é a única forma de manter saudável a produção em larga escala, uma vez que a aplicação terrestre seria menos eficiente, mais lenta e onerosa, além de exigir o uso de mais produtos quí micos. “Com o passar dos anos foram realizadas muitas pesquisas e a tecnologia tem melhorado, o que ainda não melhorou foi a burocracia na liberação de defensivos mais estudados. Nos Estados Unidos, por exemplo, a demora é de dois anos, aqui leva-se de oito a dez anos para se obter a liberação”, pontua.

O presidente da Abapa, Júlio Busato, rebateu as críticas sofridas pelo setor. “Muito se fala contra os defensivos agrícolas, mas pouco se sabe sobre o tempo de ação dele. Daí cria-se um terrorismo psicológico que não corresponde com a realidade. Para se ter uma ideia, nos anos 70 a expectativa de vida do brasileiro era de 45 anos, e hoje é de 75 anos, o melhoramento nas lavouras só traz benefícios”.

De acordo com o deputado estadual Eduardo Salles, líder da Comissão da Agricultura na Assembleia Legislativa, não existe produção em larga escola sem a utilização de defensivos. “Temos que mostrar para nossa sociedade, começando pelas nossas crianças, que os defensivos ajudam a produção a se livrar das pragas. Não existe outra maneira de produzir alimento para a humanidade se as pragas tomarem conta das lavouras”, disse.

Também participaram da reunião o presidente da Faeb, Humberto Miranda; a vice-presidente, Carminha Missio; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt; o presidente do Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), Jones Yasuda; a deputada estadual Jusmari Oliveira, além de representante das secretarias de Meio Ambiente, e Indústria e Comércio.

Fonte: Ascom Aiba

Neste final de semana Jusmari Oliveira retornou aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Correntina e Jaborandi, reencontrou lideranças, agradeceu e planejou ações para Seu futuro Mandato!

“O simples ato de agradecer é capaz de aumentar nosso nível de felicidade pessoal e mudar nosso destino!” Com estas palavras a Deputada Eleita Jusmari Oliveira anunciou o seu retorno aos Municípios de Bom Jesus da Lapa, Correntina e Jaborandi onde ela reencontrou as lideranças e correligionários que, segundo ela, ajudaram-na a conduzir os companheiros que construíram a conquista do Mandato.

Bom Jesus da Lapa, Jaborandi e Correntina foram responsáveis por uma significativa votação para Jusmari Oliveira e os compromissos de campanha também foram relembrados nos encontros deste final de semana.

“Ela nos deixa muito feliz quando reafirma os compromissos com cada comunidade.” Disse a Líder Correntinense, Vanusia.

Sérgio do Bandeira se manifestou desta forma:” Aqui para nós isto é novidade, nossa comunidade nunca mais viu nenhum Deputado em quem votou.”

Em Jaborandi os Vereadores Poeirinha, Edson Queiroz, Edson Galego, o Vice-Prefeito Danúbio e sua Esposa Marcia receberam Jusmari com muito entusiasmo.

“Este gesto de gratidão e esta forma humilde dela nos encontrar nos anima demais. Acreditamos que teremos coisas muito boas para nosso Município no decorrer deste Mandato que como ela diz, é de todos nós.” Disse Márcia

Fonte: Blog Douglas Batista/Ascom Jusmari Oliveira

Com início do ano letivo 2019 previsto para 11 de fevereiro, a Secretaria de Educação de Barreiras abriu o cronograma de matrículas para alunos da casa e novos estudantes que pretendam frequentar as escolas da rede municipal. Desde o dia 26 de novembro até a próxima sexta-feira (7), é o período de renovação interna, para os estudantes que já estudam em escolas municipais. De 02 até 11 de janeiro será o prazo destinado para as transferências internas, entre escolas do Município. Finalmente, a partir de 21 de janeiro serão abertas as matrículas para novos alunos.

Segundo a secretária de Educação, Cátia Alencar, a quantidade certa de vagas disponíveis aos novos alunos, somente será divulgada após essa movimentação interna dos alunos da casa, porém serão oferecidas vagas em todas as séries/anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Nossa média é de 23 mil alunos na Rede Municipal, para 2019, este número não deve sofrer grandes alterações. Vamos priorizar os estudantes que já estão na casa, porém, todos que buscarem uma vaga, serão atendidos, mesmo que em unidades mais distantes de suas residências, no caso de não haver mais vagas em escolas próximas”, esclarece.

Uma novidade para 2019 é a criação de cinco núcleos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona no período noturno. Estes núcleos serão distribuídos em pontos estratégicos de Barreiras, visando atender clientelas existentes em todos os bairros. Para se matricular no Programa, os interessados devem apresentar cópia do RG ou registro civil, CPF, duas fotos 3X4, histórico escolar ou Declaração do Estudante e comprovante de residência.

Para os alunos da casa, basta apresentar a carteira de vacinação atualizada, no ato de renovação da matrícula. É importante, para os novos alunos, apresentar a documentação conforme a série pretendida. Para a Educação Infantil é necessário levar cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF (se tiver), duas fotos 3X4, cópia do cartão de vacina atualizado, comprovante de residência com data não superior a 90 dias, número de NIS se o aluno receber benefício da Bolsa Família e cartão do SUS. Para as matrículas no Ensino Fundamental: cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF (se tiver), duas fotos 3×4, comprovante de Residência com data não superior a 90 dias, cópia do Cartão Bolsa Família quando cadastrado, histórico ou declaração escolar (validade de 90 dias); exceto para o 1º ano.

Fonte: Dircom/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, informa que as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no município, têm até o dia 21 de dezembro para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A inscrição é obrigatória e pode ser realizada na sede do Programa Bolsa Família localizado na Prefeitura Municipal e nas Unidades Descentralizadas do Programa localizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no bairro Conquista e no Centro de Capacitação do Residencial Vista Alegre.

O coordenador do Bolsa Família no município, Nelton Castro, explicou que o benefício mensal no valor de um salário mínimo é voltado para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência e renda familiar de até um quarto de salário mínimo por pessoa.

“Caso o beneficiário do BPC tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta ele ser maior de 16 anos, que tenha a capacidade de prestar as informações e deve apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário. Outras informações como o RG e comprovante de residência, também podem ajudar no momento da inscrição”, comentou Nelton Castro.

Sobre o Cadastro Único – É a porta de entrada para mais de 20 programas sociais e instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

 

Fonte: ASCOM/PMLEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |