Blog Santo Antônio
Notícias











Uma cerimônia realizada hoje pela manhã (19), marcou a reabertura da Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães. A unidade, que atende cerca de 400 pacientes por dia, em 20 especialidades médicas, recebeu nova pintura, identidade visual adequada e sistemas elétrico e hidráulico em perfeitas condições de uso, bem como 15 consultórios totalmente equipados. As duas pistas da Avenida Tancredo Neves, que dão acesso ao local, foram pavimentadas. “O objetivo é oferecer melhores condições de assistência à população e de trabalho aos profissionais da área”, exclamou o secretário da pasta, Felipe Melhem.

A reforma do estabelecimento faz parte do processo de restruturação da saúde implantado pela atual administração municipal desde o ano passado. De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, outras iniciativas aperfeiçoarão ainda mais a qualidade do serviço prestado aos cidadãos luíseduardenses. “Estamos modernizando todo o sistema de marcação de exames e consultas e aqui também será instalado um painel eletrônico para otimizar o atendimento”, ressaltou. “Também adquirimos um aparelho de ultrassonografia de última geração para o diagnóstico preciso de algumas doenças, que possibilitará o encaminhamento para o tratamento necessário o mais rápido possível”, acrescentou.

Segundo o chefe do executivo municipal, toda a reforma, aquisição de equipamentos e a melhoria das vias de acesso à Policlínica foram realizadas com recursos próprios do município. “Tudo isso é o reflexo da gestão responsável dos recursos públicos de Luís Eduardo Magalhães. Tenham certeza que em pouco tempo, vamos comemorar novas conquistas para a nossa rede municipal de saúde”, encerrou.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

 

 

Com a chegada da data limite para a semeadura do algodão, agora é a vez dos produtores se preocuparem com o combate às pragas como os nematóides e o bicudo do algodoeiro. Para orientar sobre a melhor forma de combate no campo, os técnicos do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) estão promovendo reuniões com apoio técnico aos agricultores dos 18 núcleos agrícolas do oeste e sudoeste baianos. Na última quinta-feira (8), foi realizada uma segunda rodada de reunião para os agricultores da região agrícola das Placas, em Barreiras; na quarta (7), no Novo Paraná, em Luís Eduardo Magalhães, e na terça (6) no Núcleo Ceolin, na região da Roda Velha, em São Desidério. Nesta fase, os técnicos também monitoram a incidência das pragas e doenças e vem orientando na tomada de decisões para o uso controlado de defensivos nas lavouras.

Na segunda-feira (5), os técnicos do programa participaram juntamente com gerentes, agrônomos das fazendas e agricultores da reunião para a 2ª fase do Diagnóstico e Manejo de Fitonematóides, espécie que apresenta maiores riscos de perdas para o cultivo do algodoeiro. O encontro contou com a expertise do pesquisador Dr. Fabiano Perina, da Embrapa – Fundação Bahia. O coordenador do programa fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, explica que, com o algodão plantado no campo, as equipes retornam para uma segunda rodada de reuniões nos núcleos agrícolas. “Já fizemos o primeiro monitoramento durante o vazio sanitário, de setembro a novembro, quando instalamos as armadilhas em todas as linhas dos 18 núcleos das regiões oeste e sudoeste baianos.  O objetivo é garantir um indicador para controle das pragas e evitar a redução da produtividade e danos econômicos aos produtores”, explica.

Com a colaboração dos produtores, a equipe técnica do Programa Fitossanitário vem acompanhando a destruição dos restos de cultura de algodão, também conhecidas como tigüeras, nas margens das rodovias e estradas vicinais. “Existe um compromisso firmado entres os produtores nos núcleos que se responsabilizam pelos perímetros nas suas linhas, onde são erradicadas as tigueras do algodão e também da soja, medida que vem sendo essencial para o combate às pragas nestas culturas”, afirma. Na safra passada, foram mais de três mil quilômetros de dessecações de restos de culturas de algodão nas margens das rodovias.

No ano passado, somente nas áreas produtivas de algodão do oeste da Bahia, foram realizadas 668 visitas nas 181 propriedades de algodão e áreas de rotação, para as 74 algodoeiras foram 68 visitas. Já a região sudoeste do Estado recebeu 618 visitas nas 583 propriedades, a maioria de pequenos produtores. Financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Fundeagro, o Programa Fitossanitário da Abapa oferece apoio operacional e logístico aos projetos de pesquisas de instituições como Universidade de São Paulo (Usp – Esalq), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Embrapa, Aiba, Fundação Bahia empresas do agronegócio e produtores de algodão associados da Abapa.

 

Fonte: ASCOM ABAPA

Proprietários de imóveis em Luís Eduardo Magalhães devem começar a pagar o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2018, em março. Pelo menos de acordo com o novo calendário fiscal do município, sancionado no final do ano passado.  

Quem realizar o pagamento em uma única parcela até o dia 29 de março terá um desconto de 20% sobre o valor do imposto.

Para imóveis em que os valores cheguem até R$ 300, será possível parcelar em cinco vezes, com vencimentos em 29 de março, 30 de abril, 30 de maio, 29 de junho e 31 de julho. Para impostos acima dos R$ 300 será possível a divisão em 10 parcelas.

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Publicidade





Na noite de ontem, 17, por volta das 19h, a 85ª CIPM participou da solenidade de lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, realizada na Igreja Católica da comunidade de Roda Velha, município de São Desidério.

A campanha tem como tema a Fraternidade e a Superação da Violência. O evento teve a participação de membros da Comunidade; do Conselho de Segurança de Roda Velha; da professora Divina Farias, palestrante de Barreiras; do padre Onildo e do Aspirante Santana, oficial integrante da 85ª CIPM, que estava representando o Capitão Giovanni, Comandante da unidade.

Durante o discurso, o Aspirante Santana falou sobre a superação da violência na ótica da Segurança Pública e respondeu a questionamentos dos membros da comunidade ali presentes.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE

Depois de passar por uma ampla reforma, a Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães terá o atendimento normalizado a partir de amanhã (19). A unidade de saúde realiza cerca de 400 atendimentos diários, distribuídos em 20 especialidades médicas. Durante a obra, os 15 consultórios foram totalmente remodelados e adquiriram novos equipamentos. O local recebeu nova pintura, identidade visual adequada, manutenção hidráulica e elétrica, bem como nos condicionadores de ar. “A nossa rede está muito bem preparada para atender à demanda do município e agora, com o retorno das atividades na Policlínica, a população pode ter certeza de que o sistema de saúde vai ficar ainda melhor", comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Outra novidade é no acesso ao prédio. A prefeitura pavimentou as duas pistas da Avenida Tancredo Neves, em frente ao estabelecimento de saúde; a Rua Itacaré até o posto do INSS e realizou serviços de melhorias na Praça da Bíblia. "Com essas iniciativas, chegar à Policlínica ficou muito mais rápido e confortável para quem precisa de atendimento", afirmou Oziel.

A cerimônia de reabertura da Policlínica Municipal está marcada para amanhã, às 8 horas.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

A distribuição de repelentes para gestantes cadastradas no programa Bolsa Família continua acontecendo em Barreiras. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF disponibiliza dois frascos de repelentes por mês para cada gestante nas unidades de saúde do município, tanto na zona urbana como rural.

 

Para receber os repelentes as gestantes deverão portar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua), o Número de Identificação Social (NIS), que é impresso no Cartão do Bolsa Família do titular do benefício é importantíssimo para assegurar a retirada do produto.

 

Os produtos combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças. De acordo com o quantitativo previsto pelo Ministério da Saúde, foram distribuídos na Bahia, mais de 120 mil repelentes, cuja substância ativa é o DEET (N,N-dietil-meta-toluamida), que oferece proteção contra insetos como o Aedes Aegypti, Culex e Anophelesaquasalis, de até 10 horas.

Em Barreiras, a proteção contra o mosquito Aedes Aegypti e de outros insetos é realizado também pelo Centro de Controle de Zoonoses do município, que em 2017 realizou 38 mutirões, com o objetivo de combater o mosquito que transmite além da dengue, achikungunya  e a zica. A parte educativa é realizada com palestras e em visitas domiciliares através dos agentes de endemias, onde é feito vistorias e entregue panfletos informativos.

“Esses repelentes é mais uma ação preventiva contra esse mosquito transmissor de várias doenças, as gestantes tem o direito de receber dois frascos do repelente. São mais de seis mil repelentes, o procedimento para receber esse produto é simples, basta participar do programa Bolsa Família, procurar uma unidade de saúde munida dos documentos necessários e retirar o produto”, explica Clécio Ribeiro, Coordenador da Assistência Farmacêutica.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras















O aumento de milhares de foliões no carnaval de Barreiras na edição Barreiras Folia 2018, não teve consequência nos registros de criminalidade durante os cinco dias de folia em todo o município. Estimativas da Policia Militar apontam que aproximadamente 150 mil pessoas passaram pelo circuito oficial Aguinaldo Pereira, e 20 mil pessoas no circuito cultural Zé de Hermes.

Os dados do balanço positivo emitido pela Policia Militar, Guarda Civil Municipal, Policia Civil, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Samu, nesta quinta-feira (15) sinalizam reduções nos índices de violência, furtos, porte de armas, abuso sexual contra menores, morte ou lesão corporal grave.

A justificativa das forças de segurança para a diminuição da violência no carnaval foi a instalação das portarias com barreiras disciplinadoras, vigilantes, detectores de metais e revista corporal, além da presença de policiais em pontos estratégicos, que deram suporte de segurança nos três circuitos do Barreiras Folia.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Luiz Vidal, foi feito um grande planejamento para garantir a segurança dos foliões na festa deste ano.

De acordo com as informações levantadas pela Policia Militar, este ano foram registradas apenas 42 ocorrências durante os cinco dias, sendo que na última edição em 2015, 105 ocorrências foram registradas.

Trabalharam neste carnaval 851 PMs em regime de plantão que realizaram 23.822 abordagens durante o período.

A Guarda Civil Municipal também foi acionada para a operação Barreiras Folia, com 60 servidores, que durante os cinco dias estiveram nos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas, operando em serviços como apoio às portarias, patrulhamento de segurança, apoio na fiscalização das barracas com as equipes de Fiscais de Postura e Vigilância Sanitária, vigilância de stands e camarotes, além da manutenção da vigilância ao patrimônio público.

Segundo a Policia Civil, durante a festa momesca, apenas onze ocorrências foram registradas nos circuitos, sendo 02 casos de lesão corporal, 02 furtos simples, 06 furtos de celular e 01 caso de via de fato com lesão leve
Já o Juizado da Vara da Infância e Juventude que trabalha em conjunto com o Conselho Tutelar, registrou apenas três casos de crianças que se perderam de seus respectivos responsáveis e um caso de situação de risco. Ambas situações, foram resolvidas rapidamente com emprenho das equipes dos dois órgãos

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), realizou 100 atendimentos nos cinco postos montados, nos três circuitos do carnaval, destes, apenas dez pessoas precisaram serem encaminhadas para outras unidades de saúde

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães iniciou nesta quinta-feira (15), a recuperação de ruas e avenidas prejudicadas pelas chuvas das últimas semanas. Na rotatória da Câmara de Vereadores, homens e máquinas taparam os buracos. O mesmo serviço foi realizado na Rua Mato Grosso, e, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, será estendido aos diversos bairros da cidade.

“O tempo firme permite a realização das atividades. A quantidade de chuva foi bem acima da média e prejudicou muitos pontos do município que serão recuperados”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

Ademais, a Prefeitura está intensificando a limpeza da cidade. Na Rua Tancredo Neves, no bairro Jardim Primavera, homens e minicarregadeIras retiraram o excesso de areia acumulada com a chuva, melhorando as condições de tráfego. No Santa Cruz (Ruas Piritiba, Paulo Afonso e Ayrton Senna), materiais descartados de forma incorreta, como galhos de árvores e entulhos, foram recolhidos. Já na Avenida Tancredo Neves, próximo à Policlínica Municipal e à Praça da Bíblia, o trecho não pavimentado foi preparado para receber a camada asfáltica. “Com esta iniciativa, facilitaremos o acesso à Policlínica, que recebe um grande número de pacientes todos os dias”, exclamou o gestor municipal.

As ações não se restringem ao perímetro urbano. A BA-460, principal estrada de acesso à comunidade Bela Vista, está sendo patrolada. “A zona rural é muito importante e não poderia ser excluída do nosso planejamento. A partir de agora, com a redução das chuvas, as nossas equipes agirão em várias frentes de trabalho para melhorar ainda mais o nosso município”, encerrou Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

















A terça-feira de carnaval, última noite do Barreiras Folia 2018, deixou gostinho de saudade em quem visitou o Circuito Aguinaldo Pereira. As atrações principais da noite, Jammil e Araketu, trouxeram o melhor do axé ao folião pipoca. Com duas vozes comandando a banda Araketu, Tonho Matéria e Linnoy mostraram entrosamento e alegria.

“A gente está encerrando o carnaval com chave de ouro, percebemos nas atrações do Barreiras Folia um carnaval tão grandioso quanto o de Salvador e o Araketu está muito feliz de estar inserido nessa grade.de
GraDE.de Firmen-Information
last update: 2017-05-08
grade.de
músicos”, disse Linnoy.

À frente da Banda Jammil e uma noites, Levi Lima participou pela primeira vez do carnaval em Barreiras. “Acho que essa é uma oportunidade de encerrar esse carnaval em um lugar onde as pessoas têm realmente uma vontade muito grande de se divertir e acho que esse é um espírito nosso, o espírito do baiano”, comentou Levi.

O prefeito Zito Barbosa que mais uma vez caiu na folia junto com a multidão da pipoca, aproveitou para agradecer a população de Barreiras e os visitantes pela participação no carnaval. “Realizamos uma grande festa. Agradeço os integrantes da Comissão Organizadora, pelo empenho e comprometimento, agradeço a parceria dos blocos, das instituições de segurança, aos turistas que nos visitaram nesta festa que não é só de Barreiras mais de todo o Oeste da Bahia, de modo especial agradeço a nossa população pela confiança e apoio”, disse.

Barreirenses e turistas aprovaram a estrutura, as atrações e a segurança do circuito. O funcionário público Gustavo Cardoso, morador de Brasília, trouxe a família para aproveitar o feriado na cidade e não se arrependeu. “Foi tudo bem organizado, com ótima estrutura, inclusive no que se refere a manutenção da segurança e limpeza. A presença constante do policiamento e bombeiros nos dá uma sensação muito boa de segurança”, comentou Gustavo.

Já a barreirense Giselle Alves aprovou o planejamento feito pela Prefeitura de Barreiras. “A divulgação antecipada das bandas foi uma coisa muito interessante, já saímos de casa com a programação definida”, disse a foliã.

No início da programação da noite, os Blocos Raparigas e Nigrinhas abriram a noite com toda a irreverência dos homens travestidos. Teve ainda o Bloco Kimarrei finalizando a passagem dos blocos oficiais ao som de Toinho e Cia. Os artistas Gustavo Braga, Bruno Paiva, Remanescentes, Jorge Fernandes e Liz Sandra enceram a folia já na madrugada de quarta-feira de cinzas.

Fonte: DiIRCOM Prefeitura de Barreiras







“Valeu demais o carnaval desse ano aqui no famoso Rio de Ondas”, foi com essa animação que o Gerente de Produção, Rafael Souza, destacou o último dia do circuito Rio de Ondas no Balneário das Três Bocas em Barreiras. Ele veio junto com o um grupo de 15 pessoas entre amigos e familiares para curtir o melhor carnaval do interior da Bahia e fez questão de participar todos os dias da alegria que a festa mais democrática e popular do país proporciona nas margens do Rio de Ondas e fez questão de levar algumas lembrancinhas de Barreiras.

“Todos os anos costumamos vim para Barreiras, mudamos nossa rota nos últimos dois anos porque não teve a festa, mas a estrutura do carnaval desse ano está ótima, estamos inclusive comprando algumas lembrancinhas para levar de recordação”, frisou Rafael.

Outras centenas de pessoas marcaram presença nessa terça-feira de carnaval e puderam se contagiar com a animação das bandas Ki Dueto e N&N. Os foliões curtiam dentro do rio e entre amigos, ao som do axé e do samba.

Foram quatro dias de festa no circuito Rio de Ondas onde buscou-se a valorização dos artistas de Barreiras e Região, bem como proporcionar aos foliões muita alegria e diversão às margens de um dos mais queridos cartões postais de Barreiras. Emília Moreno, Diretora de cultura, afirma que essa estrutura diferenciada será ainda melhor no Barreiras Folia 2019.

“O circuito Rio de Ondas foi planejado para receber os turistas e também os nossos foliões de forma segura, alegre e com variadas opções de alimentação. Aqui no Balneário Três Bocas, a proposta foi justamente a da continuidade a alegria da folia durante o dia, em um dos nossos melhoras ambientes turísticos, para 2019, essa estrutura será ainda melhor”, disse.

Fonte: DiIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Publicidade

Em plena segunda-feira de carnaval, homens e máquinas trabalham na continuidade da requalificação da Avenida José Bonifácio. Uma das mais longas avenidas da cidade, a JB é uma importante alternativa de acesso ligando o Centro a bairros como: Vila Dulce, Vila Brasil, JK, São Miguel, Novo Horizonte, Sombra da Tarde e Vila Nova.

Após o período chuvoso, a Prefeitura retomou as obras de requalificação da avenida, na altura do bairro São Miguel e já adentrou o bairro mais populoso de Barreiras, o Santa Luzia, as obras proporcionarão melhor qualidade de tráfego na via, que passará a atender às centenas de pessoas que utilizam a avenida todos os dias com mais conforto e segurança.

“Estamos no quarto dia de carnaval, consolidando o sucesso de uma festa que começamos a planejar com mais de seis meses de antecedência, mas como dissemos, nosso compromisso de cuidado com a administração não se resume a realização do carnaval. Avançar na pavimentação, reformar e requalificar as escolas da rede municipal, bem como planejar a construção de novas unidades, são compromissos que manteremos na ordem do dia mesmo realizando o maior e melhor carnaval do interior da Bahia, o sucesso do Barreiras Folia, se consolida na satisfação da população também com outras áreas do governo”, afirmou o prefeito Zito Barbosa.

A atual Administração recebeu a cidade em 2017, com graves problemas na infraestrutura e de imediato já em janeiro foi implantado o programa Pavimenta Barreiras, considerado o maior programa de pavimentação asfáltica do interior do Estado. Atuando em três frentes, requalificação e tapa buracos voltados para as vias já pavimentadas e a pavimentação, destinada aos bairros que ainda não receberam pavimentação asfáltica. O programa além de requalificar as principais ruas do centro da cidade, já beneficiou bairros como Santa Luzia, Morada da Lua de Cima, Vila Amorim, Bela Vista, Novo Horizonte, Bandeirantes e Cantinho do Senhor dos Aflitos e Baraúna na zona rural.

Fonte: DiIRCOM Prefeitura de Barreiras

Laçamento HOJE (13) às 18h na Gruta - LEM

Fonte: Publicidade

 

 

 

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães iniciou na última sexta-feira, 09, a tão sonhada e esperada operação Tapa Buracos.

Segundo informações, os trabalhos estão se concentrando no centro da cidade e logo após será realizada nos bairros mais afastados.

A nossa reportagem clicou a equipe da operação tapa Buracos na manhã desta segunda-feira, 12, realizando os reparos da Rua Castro Alves, centro da cidade.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

 



Vestida de gatinha estilizada, Alinne Rosa foi a primeira atração da Prefeitura de Barreiras no circuito Aguinaldo Pereira, nesta noite de domingo (11). De botas brilhantes, meia arrastão, calça rasgada, top jeans e uma orelhinha de gatinha, Alinne puxou o trio pancadão arrastando uma multidão pelas avenidas ACM e Clériston Andrade. Ela que tem a marca da alegria e ousadia, trouxe um repertório eclético com sucessos do Cheiro de Amor, Jojo Todynho, Daniela Mercury e outros hits de verão.

Logos após, a banda Babado Novo também invadiu o espaço da folia. A simpatia de Mari Antunes e o corpo de bailarinos encantou o público que pulou atrás do trio. Cantando “Molinha”, Bolas de Sabão e outras músicas da banda, Mari disse que preparou um repertório e um look especial para cantar pela primeira vez no carnaval de Barreiras.

“Estou muito feliz! Essa energia e calor humano que estou sentindo em Barreiras é incrível. Uma festa organizada, com milhares de foliões, com segurança e excelente estrutura, sinceramente eu pulei, cantei e me diverti muito na avenida, espero voltar no próximo carnaval”, disse a cantora Mari.



Domingo de blocos na avenida - O terceiro dia de festa foi animado para quem gosta de bloco. O domingo de carnaval iniciou cedo no circuito Aguinaldo Pereira, e às 18h já desfilava o bloco infantil Príncipe e Princesas. Animado pela banda Super Heróis do vocalista Aender Olywer, o bloco contou com a presença de centenas de crianças e pais, que acompanharam de perto a grande festa e animação dos pequenos foliões.

As 21h foi à vez do bloco “As Nigrinhas” desfilar puxado pelo cantor Alcenor Ramos. Músicas bregas, arrocha, piseiro e baladas românticas fizeram a alegria dos marmanjos que se vestem de mulher para curtir a folia. O prefeito Zito Barbosa acompanhou o bloco, brincando com os foliões na avenida.





“Superamos todas as nossas expectativas, e o Barreiras Folia é sucesso. Estamos no terceiro dia de carnaval com a cidade lotada de visitantes, muitos blocos, carnaval com segurança e a população veio para rua curtir. Nossa equipe está conduzindo essa festa com muito profissionalismo e espirito de união”’, disse o prefeito Zito.

Logo após, o bloco Beijou Pegou, um dos mais antigos da cidade, desceu o circuito com centenas de foliões que curtiram Felipão da Bahia. Outro bloco que desceu a avenida ao som do sertanejo elétrico foi o Pilek, que trouxe a mistura do sertanejo universitário com axé da dupla Willian e Marlon.

Mas a noite não acabou por aí. Desceram ainda puxando a galera, os cantores Íkaro e Hugo, Jorginho Vidal e Thiago Elétrico. A segunda-feira ainda promete, com o axé baianíssimo de Margareth Menezes, além de blocos e atrações esperadas como Parangolé e Papazzoni.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |