Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade


A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está realizando um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, as formas de contágio, o combate ao preconceito e o tratamento correto da hanseníase. A iniciativa antecede o último domingo de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Doença.


Profissionais da área de saúde iniciaram hoje (17) um trabalho educativo em todas as unidades de saúde da rede municipal para orientar os pacientes sobre a necessidade de apoio médico imediato, caso sejam identificados os sintomas mais comuns.

“O aparecimento de áreas dormentes na pele, manchas brancas dormentes ou avermelhadas, caroços pelo corpo, dor nos nervos do braço, das mãos, pernas e pés, partes do corpo com formigamento ou dormência e ausência de dor em caso de queimaduras ou corte são características que não podem ser ignoradas”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde e Coordenadora do Programa de Combate a Hanseníase da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Arisleide Bispo de Sousa. 


O tratamento contra a hanseníase dura de seis meses a um ano  e não deve ser interrompido,  mesmo que o paciente apresente melhora. Ano passado, foram diagnosticados 16 casos em Luís Eduardo Magalhães e os tratamentos atingiram 100% de cura, quando o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 85 %.

De acordo com o Prefeito Oziel Oliveira, o sucesso é resultado da reestruturação do Programa de Combate a Hanseníase no município, que descentralizou o atendimento para as Unidades Básicas de Saúde da Família. “Temos uma equipe preparada para atender a essa demanda e encaminhar todos os pacientes para o tratamento adequado. Os dados mostram a nova realidade de Luís Eduardo Magalhães. Em 2017, todos os pacientes foram curados”, comemorou o gestor do município.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Para manutenção do reservatório elevado localizado no bairro Jardim das Acácias, a Embasa informa que será necessário interromper temporariamente, nesta sexta-feira (19), a partir das 7h, o abastecimento de água em dez bairros da sede de Luís Eduardo Magalhães: Campos Elíseos, Florais Léa 1 e 2, Jardim Imperial, Jardim Ypê, Jardim Paraíso, Jardim das Acácias, Santa Cruz, Sol Nascente, Tropical Ville I e II, Vereda Tropical.  

A previsão é que os serviços sejam concluídos no final da tarde do mesmo dia, sendo retomado gradativamente o abastecimento nestes bairros a partir das 18h. A Embasa recomenda que, durante todo este período, a população utilize a água dos reservatórios dos imóveis de maneira racional e sem desperdícios priorizando as atividades básicas. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato no 0800 0555 195.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte: Ascom Embasa


COZINHEIRA 
Ensino médio completo
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA 

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

SOLDADOR
Não exige escolaridade
Experiência em molas
01 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino Médio Completo
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA 

ELETRICISTA DE PIVÔ
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE SECADOR
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE CALDEIRA
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE LAMINADOR
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

As crianças e os adolescentes beneficiados pelo Projeto de Inclusão Social Rede do Bem, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, estão aproveitando as férias escolares de uma forma diferente. De segunda à sexta- feira, eles participam de diversas atividades desenvolvidas no Centro Unificado de Esportes, no Bairro Santa Cruz.

As aulas de informática, por exemplo, reúnem diariamente cerca de 60 alunos distribuídos em 6 (seis) turmas. Durante as atividades, que têm uma hora de duração, eles aprendem noções básicas e como usar a internet de forma correta, principalmente no auxílio aos estudos.

“A informática é uma ferramenta básica para quem pretende ter uma boa colocação profissional. E é esta oportunidade que oferecemos com os cursos da Rede do Bem”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

Quem preferir pode participar das aulas de reforço em matemática. São 3 horas semanais, divididas em duas. Todas as segundas e quinta- feiras, 20 alunos aprimoram os conhecimentos na área.

“A matemática é uma das matérias mais temidas e aqui eles podem tirar todas as dúvidas e apresentar bons resultados durante o ano letivo”, destacou o prefeito.

As atividades esportivas atraem um grande número de alunos. Durante toda a semana, são realizadas aulas de capoeira, futsal e tênis de mesa. Quem gosta de dança, pode participar das aulas de zumba e hip hop. Os interessados em desejar outras informações, deve ligar para 77- 3628-5064.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show, que acontece anualmente em Luís Eduardo Magalhães, vai contar com uma grande novidade na edição 2018.

Em viagem a Salvador, o prefeito Oziel Oliveira anunciou através das suas redes sociais, o que ele chamou de “um incremento incrível”: “estive em Salvador tratando da realização do salão internacional de negócios dentro da BAHIA FARM SHOW. Para 2018, vamos acrescentar ao evento a possibilidade de ampliação das relações de turismo e negócios, e principalmente do turismo do agronegócio”, disse.

O prefeito Oziel se reuniu com o subsecretário do Turismo do Estado, Benedito Braga. “Tratamos dos detalhes deste novo acontecimento que irá promover negócios e estimular a cooperação entre empresários exportadores e importadores, além de fortalecer a divulgação da Região Oeste como destino turístico”, complementou.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Conforme decisão judicial ocorrida no fim do ano, a Prefeitura de Barreiras obteve a reintegração de posse de parte da área externa do Estádio Geraldão, que há mais de 40 anos vinha sendo utilizada indevidamente para fins particulares. A desocupação do bar, que funcionava no local, já foi concluída pelo antigo usuário e o município inserido na posse.

O Governo Municipal, por meio do Programa Cidade Legal, pretende coibir ações de uso e ocupação irregular do solo em diversas áreas da cidade. Na Praça Castro Alves, comerciantes já foram orientados sobre a organização e regularização dos trabalhos. A iniciativa será ampliada a outros locais com o objetivo de devolver a população ambientes de lazer organizados e democráticos.

“A Prefeitura já tem um projeto de lazer concebido para a área do Estádio que será retomado tão logo o novo galpão da feira livre seja reconstruído. Nosso objetivo é que todas as áreas públicas sejam utilizadas em benefício da população, proporcionando a autoestima e a criação de mais ambientes de interação social”, declarou o procurador Dr. Tulio Viana.

Outro local com readequação prevista é a Praça de Alimentação 24 horas. Uma comissão foi criada para realizar o planejamento e a fiscalização das atividades comerciais em toda a cidade, principalmente em praças e vias públicas.

Fonte: DiIRCOM Prefeitura de Barreiras







Na manhã de ontem, terça-feira, 16, a 85ª CIPM recebeu a visita do Coronel Ozival, que assumiu recentemente o comando do CPRO; acompanhado do Tenente Coronel Uzêda, subcomandante do CPRO.

Durante a visita, o Coronel Ozival visitou as instalações sede da PM em LEM, conheceu o Posto Policial da Rodoviária e se reuniu com todo o efetivo da 85ª CIPM.

Ao final da reunião, a 85ª CIPM ofereceu um almoço aos visitantes e contou também com a presença do Major Anselmo e do Capitão Quesado, Comandante e Subcomandante da CIPE/Cerrado.

Fonte: 85ª CIPM

Com clima favorável às culturas plantadas no oeste baiano, as perspectivas para a safra 2017-18 são bastante otimistas. Foi o que apontou o 1º levantamento, realizado na última segunda-feira (15), pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Até o momento, a produtividade média da soja foi estimada em 56 sacas por hectare, a melhor já alcançada. “Se a chuva continuar a ser boa e a colheita ocorrer com sucesso, esse valor deve se confirmar”, afirmou Luiz Stahlke, assessor de Agronegócio da Aiba. Já em relação à área cultivada, a oleaginosa teve um acréscimo de 1,3% em relação ao ano passado, saltando de 1,580 milhão de hectares para 1,600 milhão. 

O algodão baiano também possui uma boa projeção e deve repetir o sucesso da safra 2016-17. Além do aumento da área plantada em 35%, a produtividade deve alcançar a marca de 310 arrobas por hectare, a mesma da safra anterior. Já a produção deve ser superior, sendo estimada em 1,209 milhão, 35% a mais que o ano passado. Números mais precisos devem ser estimados no próximo levantamento, já que, até o momento, apenas as áreas de sequeiro foram plantadas. As irrigadas devem finalizar o plantio até o dia 10 de fevereiro.

Para o milho, as perspectivas também são boas. Com o desenvolvimento equilibrado e nenhum problema apresentado até o momento, o grão deve chegar as 165 sacas por hectare, um aumento significativo comparado com as 130 sacas da última safra e a retração de área de 22%.

O Conselho Técnico da Aiba é formado por representantes de associações de produtores, sindicatos, multinacionais, instituições financeiras e órgãos governamentais. As previsões são feitas sempre considerando fatores como perspectivas de mercado, nível tecnológico, condições climáticas e controle fitossanitário.

Fonte: Ascom Aiba







O lançamento oficial do Barreiras Folia 2018 tornou público a grande mistura de ritmos que tomará conta dos três circuitos de carnaval. A programação completa dos circuitos Zé de Hermes, Aguinaldo Pereira e Rio de Ondas foi apresentada na manhã desta terça-feira, 16.

Na quinta-feira, 08 de fevereiro, a Praça Landulfo Alves será dominada pela corte momesca, que será escolhida a partir das 20:00 horas, em um concurso aberto ao público. Na sexta-feira, 09, a abertura oficial do Barreiras Folia será feita nesse mesmo local às 18:00 horas. Às 21:00 horas, Armandinho sobe ao palco do Circuito Zé de Hermes.

Já no Circuito Aguinaldo Pereira, a primeira atração desce a avenida a partir das 21h30 e a festa segue até as 2:00 horas, na sexta-feira, 09.  Quem optar pela folia à beira do Rio de Ondas, poderá conferir as apresentações a partir de sábado, 10, às 12h30.

Fonte: DiIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães adquiriu 4 (quatro) novas mini carregadeiras que serão integradas às frentes de trabalho do município. Os equipamentos são conhecidos pela versatilidade e podem ser utilizados em atividades como limpeza de ruas, terrenos, carregamento de caçambas e retirada de entulho. De acordo com o prefeito Oziel Oliveira a aquisição foi com recursos próprios e é resultado do atual equilíbrio das contas públicas municipais.

“Com a administração responsável do dinheiro proveniente dos impostos é possível proporcionar esse tipo de benefício à população”, explicou o gestor.

O processo de reestruturação da frota de veículos pesados da Secretaria de Infraestrutura começou no ano passado, com a compra de importantes equipamentos para a usina de asfalto. Entre as aquisições, estão dois espargidores (equipamentos utilizados na implementação de emulsão asfáltica), uma vibroacabadora (máquina utilizada na aplicação, nivelamento e pré-compactação do concreto asfáltico) e um rolo compressor, que fazem parte da usina de asfalto.

“Esses equipamentos, vão garantir trabalhos mais ágeis, conforto aos operadores, economia e principalmente melhor atendimento ao cidadão que precisa dos serviços”, enfatizou o prefeito Oziel Oliveira.

O chefe do executivo municipal salientou ainda que desde o início da administração, muitos veículos já tinham sido adquiridos. Foram 5 ambulâncias para a Secretaria de Saúde e 8 motos e 9 viaturas para a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Ainda assim, segundo Oziel Oliveira, em 2017 houve uma economia de R$ 1,5 milhão em gastos com combustível de carros oficiais, em relação ao ano anterior.

“Tudo isso consta nos relatórios do Tribunal de Contas do Município, que são de acesso livre para qualquer cidadão”, encerrou.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

O prefeito Oziel Oliveira acompanhado do secretário de Infraestrutura, Marciano Paulleti visitaram o canteiro de obras das passarelas na BR 242, na última sexta-feira, (12). "Nos próximos meses a população que necessita atravessar de um lado para o outro da cidade não terá que enfrentar os riscos provocados pela ausência das passarelas. Essa obra tão sonhada pelo nosso povo começou a ganhar forma e já é uma realidade", disse em sua página no Facebook. 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Iniciou hoje e segue até a próxima sexta-feira, dia 19 as matrículas os alunos que pretendem ingressar na rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães.

Esse ano, o procedimento é feito via internet, no endereço eletrônico www.matriculalem2018.com.br. As vagas são destinadas a todas as unidades de ensino, incluindo as creches.

Após a solicitação da vaga, o sistema disponibiliza um número de protocolo e a relação dos documentos necessários, que precisam ser apresentados nas escolas entre os dias 22 e 26 de janeiro.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, a matrícula dos alunos que já faziam parte da rede municipal, foram efetuadas automaticamente. Em 2018, serão 18 mil estudantes assistidos pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Moradores de LEM enfrentaram problemas na manhã desta segunda-feira, (15), para realizar a matrícula de alunos novos através do site: http://www.matriculalem2018.com.br. a previsão era que a matrícula fosse liberada às 8h, o que não aconteceu. Ás 8h15 já haviam pessoas reclamando de não conseguir acessar o sistema. Na página tem o seguinte aviso: "Tivemos problemas técnicos, voltaremos às 14h. Desculpe o transtorno". 

Já era de se imaginar uma sobrecarga no sistema, já que milhares de pessoas iriam acessar o site ao mesmo tempo.

Fonte: Douglas Batista



Produtores do Oeste Baiano se uniram para recuperar as nascentes dos rios existentes na região. O primeiro município beneficiado é São Desidério, que vai receber recursos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) para recuperação de nascentes em 11 comunidades.

“O Oeste Baiano é uma prova de que é possível produzir em grande escala, atendendo a legislação ambiental e investindo na recuperação e preservação das nossas riquezas naturais”, ressaltou o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, ao assinar, juntamente com o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o acordo de cooperação técnica com o prefeito José Carlos de Carvalho.

Pela parceria firmada, os produtores rurais garantem o aporte financeiro. Em contrapartida, a Prefeitura se responsabiliza pelo projeto e a mão de obra.

Ainda este ano, além de São Desidério, os produtores do Oeste vão investir na recuperação das nascentes de rios em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Correntina. Mas, segundo o presidente da Aiba, não está descartada a inclusão de outros municípios:
“Já trabalhamos em parceria com prefeituras da nossa região recuperando e pavimentando estradas, num trabalho que tem beneficiado, sobretudo, as comunidades rurais. Vamos utilizar essa mesma estrutura para recuperar as nascentes dos nossos rios”.

Em São Desidério, a parceria dos produtores com a prefeitura prevê a recuperação de nascentes em áreas de preservação permanente (APP’s), que somam mais de 80 hectares, localizadas nas comunidades de Alegre da Pontezinha, Cabeceira do Salto, Alegre, Conceição de Baixo, Marias, Boqueirão do Palmeiral, Estiva, Canabravão, João Rodrigues, Baixa Bonita e Pindaíba.

Fonte: Ascom AIBA

Jusmari vem de longa trajetória na política regional. Foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual, deputada federal e prefeita de Barreiras. Neste último cargo experimentou sua primeira derrota. Mas perdeu aquela eleição de uma forma digna dada as circunstâncias políticas e eleitorais daquele momento.

Com inteligência, ela se retirou do cenário por um breve período e meditou sobre os passos que iria dar. Religiosa ela costuma dizer que nada acontece sem que seja a vontade de Deus. Retemperou as forças e nas eleições estaduais passadas voltou ao cenário e mostrou que estava muito viva. Se candidatou a deputada federal e quase se elege. Teve quase 20 mil votos em Barreiras mostrando que continuava sendo uma das mais fortes lideranças políticas da cidade. Depois, nas eleições municipais seguintes, alcançou duas vitórias significativas: Foi um dos esteios para que o seu marido Oziel Oliveira vencesse as eleições em Luis Eduardo Magalhães e apoiou e eleição de Zito Barbosa em Barreiras, ajudando este último a conquistar uma significativa vitória. Paralelo a isso,  Jusmari conseguiu na Justiça, a anulação da rejeição de suas contas perpetrada pela Câmara Municipal de Barreiras em 2015. A ex-prefeita alega que não teve direito de defesa. A Justiça considerou legítima a sua argumentação e uma nova avaliação deve ser feita pelo Legislativo

Mas os avanços de Jusmari não pararam por ai. Em meados de 2017 ela é convidada pelo governador Rui Costa para assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Um feito e tanto visto que, da região de Barreiras, o último secretário foi o saudoso Tarcilo Vieira de Melo, nos distantes anos 50 do século passado. Por ai se pode calcular a importância que o cargo tem para a região, para história de Jusmari e para desdobramentos futuros da política do Oeste Baiano.

No comando de uma das mais fortes secretarias da Bahia, a estrela política de Jusmari continuou a brilhar. Ela se mostrou muito tranquila no cargo, arregaçou as mangas e vem se destacando como uma das secretarias mais importantes do atual governo. Seu nome também é cotado como certo para ocupar uma cadeira no parlamento – seja como deputada federal ou estadual – e, sabe-se, passará por ela, as projeções para o futuro político e eleitoral de algumas cidades do Oeste Baiano.

Por tudo isso o ano de 2017 teve um sabor especial para a secretária Jusmari Oliveira. Já agora, quando estamos apenas no início de 2018, muitos nomes importantes da política de nossa região estão se agregando em torno dela. Jusmari robusteceu o seu capital político e, em razão disso, é um dos nomes que terão papel importante na condução da campanha de Rui Costa no Oeste Baiano. Isso sem falar nas variantes que poderão acontecer de agora por diante.

Fonte: ASCOM

Bombeiros civis com apoio dos bombeiros militares realizaram um café da manhã e uma caminhada neste domingo, (14), para lembrar o dia do bombeiro civil, comemorado na última sexta-feira, (12). Bombeiros civis atuam em inúmeros locais do cotidiano, como shopping, condomínios e shows. Mas aqui em Luís Eduardo Magalhães, a categoria é uma aliada importante junto ao subgrupamento de bombeiros da cidade, comandada pelo subtenente Rodrigues. O reporter José Bonfim acompanhou a ação e fez alguns cliques. Confira: 

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |