Blog Santo Antônio
Notícias

O Centro Cultural de Barreiras irá sediar, de 15 a 22 de julho, uma série de atividades voltadas para a criação e a apresentação cênica de músicas, teatro e poesias. Serão doze oficinas oferecidas, nos três turnos, por professores da UFOB e da Rede Municipal de Ensino. 

As inscrições, gratuitas, já estão abertas a toda a comunidade e devem ser feitas pessoalmente na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFOB, localizada no antigo Colégio Padre Vieira, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho ou pelo e-mail musicaepoesia@ufob.edu.br até o dia 17 de julho.

No ato da inscrição, o participante deve informar nome completo, telefones, e-mail, Escola ou curso superior que frequenta, ou seu local de trabalho. É preciso ainda indicar suas opções de turmas de oficinas. 

Os Encontros contarão com a participação do professor Juvino Alves Filho, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e com músicos residentes em Barreiras. Na segunda (17), às 19 h, eles farão um Concerto Musical, que marcará a abertura dos Encontros e das Oficinas, que ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de julho. 

As apresentações musicais e cênicas integradas, que acontecerão nos dias 21 e 22 de julho, também são abertas à comunidade e constituem uma parte importante da formação artística e pedagógica. As oficinas, por sua vez, serão oferecidas em três modalidades: música, poesia e teatro, todas elas com oferta de 40 vagas, nos três turnos.

Fonte: Ascom UFOB

Nesta quinta, 06, a Sociedade Unidos dos Gerais de Lem, participaram de um encontro especial para pessoas da terceira idade no Centro de Eventos Santo Antonio.

Houve danças, jogos, brincadeiras, passeio nas trilhas tudo com muita diversão e um delicioso almoço que foi feito por voluntários do Grupo Santo Antonio.

Voluntários que fizeram o delicioso almoço.

 

No final do encontro, Sr. Tadeu foi presenteado pela Sociedade Unidos dos Gerais de LEM.

Antonio Tadeu Muterle e família agradece a todos por sua presença.

Fonte: Grupo Santo Antonio

 Compre uma cartela do Bingo, além de estar ajudando a APAE, ainda concorrerá a estes lindos prêmios!!!

 

Fonte: Publicidade

Os estudantes da Escola Municipal Roskildi Oliveira e Silva, de Angical, no oeste da Bahia, visitaram, no final do mês passado, a estação de tratamento de água (ETA) da Embasa. Divididos em grupos, eles conheceram as etapas de tratamento da água captada no rio Grande e distribuída no município. Acompanhados do operador da estação e de representante da área social da Embasa, cerca de 60 estudantes visitaram também o laboratório onde são realizadas as análises que atestam os padrões de qualidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde.

Para a assistente social, Geisa Mendes, as visitas às instalações da Embasa são essenciais para que se possa conhecer o trabalho desenvolvido para levar água até a casa das pessoas. “A ação também estimula a incentivar o consumo racional de água e combater os desperdícios em casa e na escola”, afirma. A área social da Embasa também promoveu duas palestras na escola para 40 estudantes focando sobre a importância do uso racional de água, além de entregar cartilhas educativas sobre o tema.

Fonte: Ascom Embasa

Agentes e assistentes do setor de Tributos da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães estão há mais de uma semana em greve.

Até o momento, não houve a abertura de uma mesa de negociação com os grevistas, por parte da gestão.

Nesta terça-feira, (04), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães, Marcelo Rufino oficiou o prefeito Oziel Oliveira, solicitando uma agenda para tratar especificamente sobre esse assunto.

“Eu até fiquei sabendo que o prefeito não estaria tendo conhecimento desses ofícios, mas tomei a liberdade de enviar no WhatsApp pessoal dele”, contou.

No início da paralisação, 11 trabalhadores aderiram, mas atualmente, apenas oito continuam parados.

Os grevistas questionam a retirada de uma gratificação que era paga desde 2008, mas que foi cortada no início deste ano.

“Do nada, sumariamente, aquele valor é retirado dos vencimentos dos trabalhadores. Agora, eles nem pedem mais a volta da Geprod, mas que recebam algum tipo de gratificação”, explicou Rufino.

“A gente já se manifestou junto ao Ministério Público e também na Justiça do Trabalho”.

Entramos em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos resposta.

Fonte: Douglas Batista





O prefeito de Barreiras Zito Barbosa, ao lado da vice Karlúcia Macêdo, secretários, vereadores, imprensa e populares, lançou nesta tarde de quarta-feira, 05, em ato realizado na sala de reuniões do gabinete da prefeitura a segunda etapa do Programa Pavimenta Barreiras.

Foram anunciados 100 mil m2 de pavimentação asfáltica, deste que já é o maior programa de pavimentação asfáltica da Bahia. As obras anunciadas beneficiarão os bairros São Miguel, Loteamento Mimoso, Flamengo, Vila Rica, Morada da Lua de Cima e a Baraúna.

A primeira etapa do programa já contemplou os bairros Santa Luzia, Av. ACM, Bandeirantes, Barreirinhas, e segue com obras em andamento na Boa Sorte, Morada da Lua de Cima e Vila Amorim, e alcançará também o bairro Bela Vista.  

Durante a coletiva, o prefeito anunciou também a continuidade do programa de requalificação asfáltica que nesta fase beneficiará as avenidas José Bonifácio, Castelo Branco, Rua Marechal Deodoro, ruas do bairro Vila dos Funcionários e a Rua Otacílio Franca na Vila Amorim.

Já nesta quinta-feira, às 17h, o prefeito fará o lançamento oficial da pavimentação asfáltica na comunidade Baraúna, para que as obras possam iniciar na sexta-feira.

Fonte: DIRCOM- BARREIRAS
06
Jul / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou, na noite da última sexta-feira, 30/06, no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, a solenidade que marcou o encerramento das turmas inaugurais dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Hospedagem. Os cursos foram iniciados em 2015, após uma iniciativa da Abapa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa – UFV, Agrosul - John Deere e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Ambos os cursos tiveram duração de dois anos e carga horária de 1.200 horas. Formatados no modelo EAD (Educação à Distância), contaram com aulas online, encontros presenciais e avaliações. Para Sérgio Brentano, gerente do Centro de Análise de Fibras da Abapa, também formando e orador do Curso Técnico em Agropecuária, foi uma experiência única. “A qualidade do curso é inquestionável e o mesmo abre muitas possibilidades para as pessoas que já atuam na área ampliarem seus conhecimentos. Os professores são realmente capacitados e se mostraram presentes e dispostos a ajudar e tirar dúvidas sempre que os alunos precisaram”, afirmou.



O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, destacou que a inciativa foi realizada pela associação por meio do Centro de Treinamento e que a ação agrega muito ao desenvolvimento do agronegócio regional, além de melhorar os índices sinalizadores da qualidade de vida dos habitantes. “É importante que cursos como estes sejam realizados em nossa região, para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e possam crescer e cooperar para o desenvolvimento de nossa região. Fizemos de tudo para que esse projeto acontecesse e acreditamos que ele tem muito a agregar”, disse.



Para o diretor da Agrosul - John Deere, Olmiro Flores, os cursos representam um grande passo na capacitação da mão de obra especializada no agronegócio. “Estar aqui hoje, compartilhando este momento com os alunos formados, é algo que nos deixa muito realizados. Acredito que a missão da Agrosul não é apenas vender máquinas, e sim ajudar a capacitar a mão de obra da região. Estamos dando um passo muito importante para o desenvolvimento do oeste da Bahia”, afirmou.



A seriedade de uma parceria como essa, confirma os benefícios que a região pode receber a curto e longo prazo. Essa é a primeira vez que a UFV fecha parceria com uma empresa e leva seus cursos para outro estado. “É muito gratificante ver que a qualidade de nossa instituição é reconhecida e pode oferecer benefícios em outro estado, ainda mais fora de Minas Gerais. Estamos em uma região muito promissora, que tem uma perspectiva de crescimento muito grande, e a Universidade está aqui, hoje, para graduar pessoas interessadas em colaborar com esse crescimento”, concluiu Diego Antônio França de Freitas, Diretor de Ensino da UFV.



Entre os alunos, de ambos os cursos, muitos já atuam na área, como é o caso da bacharel em direito e formanda do curso Técnico em Agropecuária, Cláudia Lermer Oliveira. Com 27 anos e atuando na fazenda da família, buscou o curso para ampliar seu conhecimento técnico sobre o ramo. “Aprender a teoria e os ensinamentos passados no curso foi de extrema importância para mim, já que trabalho diariamente nesse meio. A qualidade é excelente, tanto em relação à universidade como ao conteúdo e professores. O curso superou todas as minhas expectativas”, contou. Também é o caso da formanda, Luana Corsi dos Santos, que trabalha no ramo de hotelaria há 15 anos e agora conquistou o diploma de Técnico em Hospedagem. “Aplicar os ensinamentos do curso ao meu dia a dia só tornará o meu trabalho mais completo. Conheço o ramo há muitos anos, mas é bastante importante ter propriedade para trabalhar e exercer a minha função”, disse.

A solenidade contou também com a presença do coordenador do Curso Técnico em Agropecuária e Ensino à Distância da UFV – Campus Florestal, Hebert Leonard Lehner, da Presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio e do vereador Carlos Koch.

Fonte: Abapa

Com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e do SENAR, a Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI), realiza durante esta semana uma capacitação voltada para cozinhador profissional de alimentos. O curso, que é gratuito, aborda a temática “Cozinha Agrícola Avançada”, e teve início na manhã de segunda, 03, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A capacitação tem 40 horas, ministrada pela técnica em gastronomia e instrutora do SENAR, Laura Nunes Batista. “Este treinamento compreende mais a parte teórica, e os participantes irão aprender todos os procedimentos, tendo como foco, o modo correto de congelar, descongelar, armazenar e de higienizar os alimentos. É importante porque muitas vezes, as pessoas não sabem a importância de cada um destes procedimentos, e de como manipular os alimentos de forma correta e segura”, explicou a instrutora.

Para a participante Leidiane Matos, o treinamento trará mais segurança para seu empreendimento. “Tenho muito interesse, pois com o aprendizado vai ampliar meus conhecimentos e fazer com que tenha mais segurança em desenvolver o que já conheço”, afirmou a microempresária.

O curso encerra na sexta-feira com uma aula prática na cozinha do sindicado no município de Luís Eduardo Magalhães. “Somos parceiros do SENAR, e através dele, ofertamos este treinamento, tanto ao produtor quanto para a população que precisa entrar no mercado de trabalho, ou, para aqueles que já estão inseridos se atualizarem. Oferecemos por meio da parceria com a Prefeitura, todo material e a didática, porque o produtor contribui com o SENAR e reverte esse valor para o produtor”, afirmou a mobilizadora do SPRLEM, Marissi Ruschel.

De acordo com a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha, neste mês de julho a secretaria buscou a realização de quatro cursos que contemplam a sede e o distrito de Roda Velha. “Firmamos esta parceria com o Sindicato e o SENAR, porque eles têm muito a ofertar, e por se tratar de uma área que tem demanda no município, é uma boa oportunidade para capacitar essas pessoas”, frisou a secretária.

Roda Velha – No distrito de Roda Velha, localizado a cerca de 130 km da sede, teve início também na segunda, 03, um curso para tratoristas. De acordo com a SEAGRI, na semana que vem no distrito, será ofertado o curso para cozinhador profissional de alimentos.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Fonte: Publicidade

Estão abertas as inscrições para 464 vagas na Prefeitura Municipal de Correntina, no oeste da Bahia. Interessados devem se candidatar até as 23h59 dia 16 de julho, por meio do site http://concursos.msconc.com.br/informacoes/57/.

Os valores da taxa de inscrição são de R$ 30 (Nível Fundamental), R$ 35 (Nível Médio ou Magistério), R$ 40 (Nível Médio/ Técnico) e R$ 70 (Magistério e Nível Superior).

Com remunerações que variam de R$ 937 e R$ 3.100,00, os cargos disponíveis estão abaixo descritos conforme a escolaridade exigida:

Nível Fundamental - Auxiliar de Higiene Bucal (3), Auxiliar de Limpeza Hospitalar (20), Auxiliar de Serviços Gerais (20), Copeira (8), Facilitador de Oficinas – Programa Social Federal (12), Merendeira (20), Monitor – Caminho da Escola (5), Porteiro (12), Vigilante (70) e Zelador (50);

Nível Médio/ Técnico - Assistente de Farmácia (7), Auxiliar Administrativo (10), Auxiliar Administrativo – Digitador (14), Auxiliar de Biblioteca Escolar (6), Auxiliar de Secretaria Escolar (8), Motorista (8), Motorista – Caminho da Escola (9), Motorista – SAMU – 40h (3), Orientador/ Facilitador – Programas Sociais (2), Recepcionista (14), Técnico Agropecuário (6), Técnico de Enfermagem (20) e Técnico em Radiologia (1);

Nível Superior - Assistente Social (16), Cirurgião Dentista – Clínico Geral (3), Cirurgião Dentista – Periodontista (1), Cirurgião Dentista – Traumatologista Bucomaxilo Facial (1), Cuidador – Creche (5), Enfermeiro (6), Engenheiro Agrônomo (1), Farmacêutico (2), Fisioterapeuta (4), Terapeuta Ocupacional (1), Fonoaudiólogo (1), Nutricionista (5), Professor – 40h (75), Professor de Educação Física (3), Psicólogo (9) e Psicopedagogo Clínico (1).

Seleção - A avaliação dos concorrentes constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos; prova de títulos, de caráter classificatório para candidatos de Nível Superior; e prova de sanidade física e mental, de caráter eliminatório, também para todos os candidatos, previstas para o dia 3 de setembro de 2017.

Fonte: ASCOM - Correntina

Fonte: Publicidade











O Grupo Santo Antonio doou oito lixeiras para a praça Ana Zapponi, no bairro Jardim Ipê, em LEM. A praça está sendo reformada pela Galvani e preocupado em manter a limpeza do local e colaborar com o meio ambiente, o empresário Tadeu Muterle fez a doação e colocação das lixeiras. O Blog do Sigi Vilares parabeniza o Grupo Santo Antonio pela iniciativa.

Fonte: Grupo Santo Antonio
04
Jul / 2017

Há Vaga!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os 45 anos de trabalho e serviços prestados pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção – 4º BEC, “Batalhão General Argolo”, em prol da região Oeste da Bahia foram comemorados na manhã desta sexta-feira, 30. Presente ao evento, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice Karlúcia Macêdo, levou o seu abraço ao comandante do batalhão, Cel. Jonny Ferreira Machado. “O 4º BEC que acompanho desde menino quando ele se instalou em Barreiras, se funde com a história do oeste baiano, ao concluir a BR 020/242, de Ibotirama a Formosa (GO), o batalhão abriu uma das estradas mais importantes para o desenvolvimento regional, além de construir pontes e outras obras que ajudaram a projetar nossa região no cenário nacional. Os meus parabéns a todos os homens e mulheres que escreveram esta história e aos que continuam a escrevê-la, especialmente a comunidade cearense que veio com o 4° BEC de Crateús”, declarou Barbosa.

Sobre o 4º BEC – Em 31 de março de 1972 foi instalado em Barreiras o Posto de Comando do 4º BEC no prédio da Firma Sertaneja. Em 03 de julho deste mesmo ano a assinatura do decreto 70.777 pelo Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, transferia oficialmente a sede do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, de Crateús-CE, para Barreiras. Em 25 de setembro de 1972, o 4º BEC inicia a construção da estrada entre Formosa-GO e Ibotirama-BA, o longo trecho que faltava para a ligação asfáltica Brasília-Salvador. A mão-de-obra nada mais foi que os militares e, principalmente, servidores civis que vieram de Crateús-CE para desbravar o Oeste Baiano, totalizando cerca de cinco mil pessoas, contando com os seus familiares. Aos poucos toda a estrada do trecho Barreiras/Ibotirama foi sendo concluída, até sua inauguração solene, a 09 de novembro de 1982. Ao logno dos 45 anos de atuação o 4º BEC foi responsável pela abertura de estradas, construão de pontes e obras que melhoraram a vida da população do Oeste. Neste ano de 2017, com o processo de assoreamento do Rio São Francisco, surgiu a necessidade de revitalizar o ‘’Rio da Integração Nacional’’, cuja bacia hidrográfica é a mais importante do Nordeste. O 4º BEC recebe então a missão de atuar na obra de revitalização do Rio São Francisco.

Fonte: Dircom/PM

O motorista de um caminhão baú morreu após um grave acidente na noite deste domingo (02), na BR 020, em Luís Eduardo Magalhães. O fato aconteceu a aproximadamente 10 km da cidade, na saída para Brasília. 

O corpo da vítima ficou preso às ferragens e precisou ser resgatado por uma equipe do 2° Subgrupamento de Bombeiros Militar. O caminhão, que transportava produtos químicos, foi encontrado no acostamento da rodovia. Não havia outros veículos no local.

De acordo com informações, o motorista era natural de Minas Gerais e tinha 59 anos de idade. Ele era habilitado para transportar produtos perigosos e exercia atividade remunerada.  Os bombeiros militares fizeram o isolamento da área. A PRF registrou a ocorrência.

Fonte: Douglas Batista

Como divulgado em março do ano passado, o prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), surpreendeu a população da cidade ao matricular sua filha numa creche pública da rede municipal de ensino.

Quase um ano e meio depois, a menina,agora com 03 anos, segue estudando na rede municipal de ensino, o que revela uma atitude não muito comum entre a maioria dos gestores públicos :usar do serviço que eles mesmos oferecem à populacão.

Embora o caso seja incomum, não é  inédito.Outra atitude semelhante foi noticiada no ano de 2014, na cidade  de Conceição do Coité-BA. Por lá, o prefeito Francisco de Assis, também do PT, mantém, há três anos, os seus dois filhos matriculados numa escola pública do município.

Nos dois casos, os gestores relatam não se arrepender da decisão tomada e enaltecem os trabalhos dos profissionais de educação de ambos os municípios.

Fonte: Sigi Vilares













Vem se tornando hábito, a cada semana a Prefeitura de Ibotirama, inaugurar uma nova obra na cidade.

Desta vez, na noite de ontem (29), a Praça Elenita Coité, com pista de skate, foi entregue com grande festa à população Ibotiramense. A Praça, que leva este nome em homenagem, a senhora que sempre morou (na popular rua de baixo), na região do Cais, foi uma mulher determinada, que sempre lutou para ver o bem do próximo e a evolução da cidade, principalmente do Cais.

Um mix de emoções, tomaram conta dos corações ibotiramenses nesta noite, principalmente por parte da família Coité, por ver o reconhecimento de uma guerreira, estampando o nome da Praça. Ralph, neto de Elenita, ressaltou o orgulho que sentia: “Minha avó foi uma mulher do bem, com o coração sempre disposto a fazer o melhor ao próximo, todos que moram aqui, na Rua de Baixo, sabem bem quem foi Elenita Coité, e o quão bem fez a todos em sua vida”.

Seguindo o cronograma de inaugurações, que irá até o mês de agosto, no aniversário da cidade, o Prefeito de Ibotirama, Terence Lessa, já reforça o convide para na próxima semana, dia 7 de julho, realizar mais uma grande inauguração, onde na comunidade de Várzea, na zona rural, será entregue uma quadra poliesportiva para a população.

Confiram o vídeo de inauguração da Praça Elenita Coité, na página oficial do YouTube de Terence Lessa. Acessem o link abaixo e inscrevam-se no canal.

Fonte: CECOM, prefeitura de Ibotirama

Moradores do Loteamento Boa Vista reclamaram de que a energia no local teria sido ligada na semana passada, mas que horas depois se apagou. Entramos em contato com a Coelba nesta quinta-feira, (29), para entender o ocorrido.

A regional do Oeste da Concessionária de Energia nos informou, que a maior parte da energização está quase concluída, ou seja, quase a totalidade da energia das casas já teria sido ligada. No entanto, não apresentou uma porcentagem. Mas lembrou também que o compromisso firmado foi de entregar 100% do serviço até o dia 25 de julho.

Os moradores do loteamento sofrem há anos com a falta de energia no local. Grande parte do problema se deu pelo vai e vem de documentações dos responsáveis pelos Empreendimentos Noventa. Pelo jeito, a comunidade ainda terá que aguardar mais 30 dias para respirar aliviada.

Fonte: Douglas Batista
30
Jun / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |