Blog Santo Antônio
Notícias



A comunidade do Assentamento Ilha da Liberdade esteve toda reunida na noite desta segunda-feira, 10, na Escola Municipal Domingos Mármore para receber a Quadra Poliesportiva Prudêncio Ferreira da Paixão, anexo do prédio escolar, inaugurada em clima de emoção e alegria. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, presidente da Câmara Eurico Queiroz (autor da indicação para construção da quadra), vereadores e secretários municipais entregaram a segunda quadra poliesportiva construída na zona rural, através do Programa Desenvolve Barreiras por meio do projeto Brincar e Viver.

A quadra poliesportiva tem 778m² e conta com alambrados, arquibancada, portões de acesso, calçamento, iluminação noturna. A obra faz parte do maior pacote de obras já realizado por uma prefeitura em todo o estado, ao todo são mais de 40 obras em andamento sendo 14 quadras poliesportivas que estão sendo entregues gradativamente aos desportistas.

A noite foi marcada pela emoção dos filhos, netos e bisnetos do Senhor Prudêncio Ferreira da Paixão in memoriam, considerado o “patriarca da comunidade”. Morador mais antigo da comunidade, faleceu aos 121 anos, barreirense e homem do campo, Prudêncio criou seus 13 filhos ali mesmo na Ilha da Liberdade, e todos ficaram agradecidos pela homenagem que foi uma indicação do vereador Otoniel Teixeira.



“É um dia de agradecimento e muita alegria para nossa família. Fomos criados na Ilha da Liberdade, acompanhando o trabalho de meu pai e sua luta para que essa terra recebesse a valorização merecida, a prefeitura já havia requalificado a Escola Municipal Domingos Mármore, que foi padrinho do nosso pai e hoje recebemos essa quadra poliesportiva que sempre foi um sonho das famílias que residem aqui e que eterniza o nome de Prudêncio Ferreira da Paixão”, disse emocionada a filha Irene Ferreira.

O prefeito Zito Barbosa que recebeu cumprimento de todos os moradores dentro da quadra poliesportiva e ao lado dos familiares do homenageado, salientou o empenho do Governo Capital do Oeste em promover o esporte e proporcionar qualidade de vida a população de Barreiras.

“Retornamos a Ilha da Liberdade nesta noite, com muita emoção e satisfação para entregar a comunidade essa Quadra Poliesportiva que homenageia o patriarca da comunidade, senhor Prudêncio Ferreira da Paixão, anexo da Escola Municipal Domingos Mármore. Esse é a segunda quadra que inauguramos das 14 que estamos construindo em todo o município, a primeira foi no Barrocão de Cima, agora os jovens dessa comunidade poderão desfrutar de uma local seguro e apropriado para a prática do esporte, mas a comunidade também poderá utilizar esse equipamento para a realização de eventos e manifestações culturais. Agradeço à Deus por essa oportunidade, vamos continuar firmes, trabalhando na construção do futuro de Barreiras, que é a nossa Capital do Oeste”, finalizou o prefeito.

Participaram ainda da solenidade de inauguração os vereadores Otoniel Teixeira, Alcione Rodrigues, Cézar da Vila, Hipólito dos Passos, Silma Alves e B.I Ayres, além dos secretários municipais, Cátia Alencar (Educação), subsecretária Emília Moreno, Gislaine Barbosa (Administração), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), João Sá Teles (Infraestrutura), subsecretário Enock Sousa, José Marques (Agricultura), Anderson Vian (Saúde), a chefe de gabinete Marileide Carvalho, a presidente da associação Andréa Jesus, o vice presidente José Ferreira (Zé de Lazim), Wilsinho da Liberdade o ex-presidente Odilson Santos, família Ferreira e diversas lideranças.

Fonte: DIRCOM

A estrutura para o Arraiá do Cidadão, que vai ser realizado entre os dias 14 e 16 de junho, na praça em frente ao mercado municipal de Luís Eduardo Magalhães, já está sendo montada. A festa é considerada o maior São João do oeste da Bahia e além de proporcionar lazer e diversão, incrementa a economia do município.

De acordo com a secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, estão sendo disponibilizadas 52 barracas de comidas e bebidas. Os vendedores ambulantes também estão sendo cadastrados para atuar nos três dias de festa. A estrutura conta ainda com parque de diversões.

Na sexta-feira, dia 14, serão três atrações musicais. A primeira apresentação será o forrozeiro França, ex-vocalista da banda Mastruz com Leite. Em seguida será a vez da banda Estakazero. O grupo criado pelo vocalista Léo Macedo há dezoito anos, vem com um repertório recheado do autêntico forró nordestino. Encerrando a primeira noite, será vez do cantor Zal.

No sábado (15) as apresentações começam com Henrique Sallys, Forró dos Plays, Toinho e Cia e Ícaro. Já no domingo, a noite de festa inicia com as apresentações das quadrilhas juninas Cai Mas Não Cai, Ki Balanço e Tira o Pé da Brasa. Em seguida sobem ao palco a dupla Dani e Gaby e encerrando o último dia de festa, o cantor Jonas Esticado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Educação realizou entre os dias 03 a 07 de junho, a 3ª Olimpíada da Educação de Jovens e Adultos (OLIMPEJA). O evento teve como objetivos a inclusão social, o direito a participação e ao pleno exercício da cidadania, visando assim, combater a evasão escolar através da prática esportiva educacional.

Além de conceder oportunidade de integração dos educandos de toda a rede de ensino municipal no seguimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o evento também buscou fomentar valores como: respeito, cooperação e inclusão, bem como a socialização da diversidade da cultura corporal, contribuindo desta forma, para a melhoria da qualidade da educação na escola.

A OLIMPEJA deste ano envolveu cerca de 350 alunos de 15 a 50 anos, dos quais teve a inclusão de alunos especiais, nas modalidades esportivas de futsal, queimada, xadrez, dominó e dama. Confira os campeões por modalidades:

FUTSAL
• Categoria I Masculino: Escola Municipal Ângelo Bosa;
• Categoria I Feminino: Escola Municipal Ângelo Bosa;
• Categoria II Masculino: Escola Municipal Aldori Tolazzi.

QUEIMADA
• Categoria Masculino: Escola Municipal Ângelo Bosa;
• Categoria Feminino: Escola Municipal Vania Aparecida Ribeiro.

XADREZ
• Categoria Feminino: Escola Municipal Vânia Aparecida Ribeiro - Aluna: Damaris Ferreira Rocha;
• Categoria Masculino: Escola Municipal José Cardoso de Lima - Aluno: Talisson Nunes da Silva.

DOMINÓ
Escola Municipal Marlei Terezinha Preto - Alunos: Caio Ferreira Cruz e Rafael dos Santos.

DAMA
Escola Municipal Marlei Terezinha Preto - Aluno: Vagner Feitosa de Lima.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer realizou de 05 a 09 de junho, o maior evento esportivo do Oeste Baiano, o Oeste Cup, que contou com 28 modalidades envolvidas. A grande novidade, foi que a capital do agronegócio entrou no circuito nacional do Rally Jalapão/Sertões Series. A competição contou com pilotos de 19 estados e 40 cidades do Brasil.

Foram cinco dias vivenciando a força do esporte na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 12 mil pessoas estiveram na Praça dos Três Poderes, assistindo as aulas expositivas, participando das aulas abertas ao público e acompanhando os campeonatos das modalidades envolvidas no Oeste Cup.

Houve atividades para todas as idades como o Runners Kids, a meia maratona Runners, basquete, vôlei de areia, gateball, tirolesa, aulão das academias, Top 10 de Bike, ciclismo, além das exibições e competições como manobras de moto, veloterra, arrancadão, capoeira, jiu-jitsu, muay thai, karatê, boxe e crossfit.

Para o prefeito Oziel Oliveira, o evento superou todas as expectativas e entrou para o calendário oficial do município. “Foram cinco dias de muitas atividades, competições e demonstrações em quase trinta modalidades. A estimativa de público foi superada e cerca de 12 mil pessoas passaram pela Praça dos Três Poderes. Essa foi mais uma demonstração da força e o incentivo que o esporte recebe do poder público em Luís Eduardo Magalhães”, finalizou o gestor do município.

De acordo com o chefe do executivo, ano que vem a cidade de Luís Eduardo Magalhães também sediará o Rally Jalapão/Sertões Séries, que na noite deste domingo (09) foi rebatizado pela coordenação do evento esportivo como Rally LEM/Jalapão.

Fonte: Ascom Prefeitura LEM
Durante três dias, a implantação do programa nas escolas municipais foi discutida por educadores no Hotel Fiesta, em Salvador



O município de Barreiras é o mais novo integrante do Programa Educação Empreendedora do Sebrae. O termo de adesão foi assinado no final do mês de maio, e as servidoras Neuracy Rosalina e Naiade Tavares representaram a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer na Semana de Educação Empreendedora, que aconteceu de 27 a 31 de maio, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Durante três dias, 56 municípios baianos se reuniram para formação de 160 novos multiplicadores do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem a missão de repassar o conteúdo a professores municipais, que, por sua vez, levarão a metodologia para os alunos em sala de aula. A previsão para a disseminação da metodologia aos professores está programada para julho, e a partir de agosto, o conteúdo já deve ser aplicado em sala de aula.

O JEPP é uma metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora na educação básica, principalmente na educação fundamental II. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.



Em Salvador, as servidoras Neuracy e Naiade participaram das oficinas de aprendizagem e do Fórum de Educação Empreendedora com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, que apresentou casos de sucessos de instituições que receberam as ações do programa do Sebrae na Bahia e em outros estados. O objetivo do fórum foi discutir e disseminar práticas de educação empreendedora existentes no Brasil como forma de incentivar os parceiros locais e professores.

“O programa é surpreendente, estamos ansiosas para iniciar a disseminação do conteúdo teórico e prático com os professores. Durante esses três dias captamos a importância do JEPP, que visa construir um projeto de vida empreendedor com os jovens e até mesmo desenvolver a mão de obra para o mercado de trabalho. Iniciaremos com duas escolas piloto, e vamos juntos identificar o potencial empreendedor e ajudar no protagonismo juvenil, elaborando projetos de vida”, disse a educadora Neuracy.

A secretária de educação Cátia Alencar explicou que o Programa de Educação Empreendedora e JEEP funcionará articulado com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), e será implantado nas escolas municipais.



“Debater educação empreendedora no contexto atual se tornou importante por se mostrar uma alternativa para as gerações que estão sendo formadas agora nas escolas e universidades. Em Barreiras, vamos apresentar aos professores formas de atuação através de palestra e diálogo semanais com os alunos sobre o empreendedorismo, iniciando com duas escolas piloto: o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus e a Escola Municipal Santa Luzia na comunidade de Rio de Pedras, e no próximo ano estenderemos as escolas da rede de ensino”, garantiu a secretária.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Durante uma cerimônia realizada no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, o prefeito Oziel Oliveira anunciou a grade de atrações do Arraiá do Cidadão 2019, que será realizado entre os dias 14 e 16 de junho, na praça em frente ao Mercado Municipal. O evento contou ainda com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes das quadrilhas juninas.

Na sexta-feira (14), as apresentações das quadrilhas abrem a festa às 20h. Em seguida começam as apresentações musicais. O primeiro a subir ao palco é o cantor França, ex vocalista da Banda Mastruz com Leite. Em seguida tem Estakazero e Zal.

No sábado (15), a animação fica por conta de Henrique Sallys, Forró dos Plays, Toinho e Cia e Ícaro. E na última noite de festa (16), se apresentam a dupla Dani e Gaby e o cantor Jonas Esticado.

Segundo o prefeito Oziel Oliveira existe a possibilidade da inclusão de mais uma atração e tudo depende da agenda da banda que não teve o nome divulgado. Durante o lançamento do Arraiá do Cidadão, o chefe do executivo municipal também entregou os cheques no valor de R$ 12 mil para cada quadrilha junina, a nível de apoio cultural.

" Precisamos manter a tradição nordestina e nada melhor do que esse tipo de apoio para garantir a beleza e a empolgação das quadrilhas juninas. Mais uma vez faremos do Arraiá do Cidadão o maior São João do Oeste da Bahia ", finalizou o prefeito.

Arraiá do Cidadão 2019:

14/06:
20h - Quadrilhas Juninas
23h - França
1h - Estakazero
3h - Zal

15/06:
21h - Henrique Sallys
23h - Forró dos Plays
1h - Toinho e Cia
3h - Ícaro

16/06:
21h - Dani e Gaby
23h - Jonas Esticado

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Acontece hoje (07), a grande Largada Oficial do Rally Jalapão, às 8h, na Praça dos Três Poderes!

Venha prestigiar os pilotos de 19 estados e 40 cidades do Brasil, que largarão daqui de Luís Eduardo Magalhães e percorrerão mais de 1.200 km.

Será imperdível! #VemProOesteCup

#IncentivoAoEsporte
#RallyJalapão
#OTrabalhoNãoPara

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Na manhã desta quinta-feira (06), o briefing de apresentação para as equipes de apoio e pilotos do Rally Jalapão, que terá a largada amanhã, em Luís Eduardo Magalhães, confirmou a presença de verdadeiras estrelas das pistas na prova que tem um percurso de 1.200 km.

Pilotos, mecânicos, integrantes das equipes e curiosos prestigiaram atividade, que apresentou a estrutura montada e a programação completa da prova nos três dias de realização, de 7 a 9 de junho. Serão 90 pilotos e navegadores de 40 cidades de 19 estados brasileiros.

O percurso definido pela organização da prova também foi apresentado em primeira mão. Com cerca de 1.200 quilômetros, o percurso proporcionará oportunidade para os pilotos mostrarem as habilidades nas variações do trajeto. A prova passa por Dianópolis e São Félix no Tocantins e retorna para a Capital do Agronegócio. A chegada e a premiação estão previstas para a noite de domingo, dia 9 de junho, a partir das 21h.

O trajeto definido permite também fácil monitoramento pela organização e acessos rápidos para resgate, além de excelentes pontos de acompanhamento para o público e a imprensa.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, o Rally Jalapão além de proporcionar uma disputa entre os grandes nomes do esporte no Brasil, levará o nome e o potencial de Luís Eduardo Magalhães para todo o país.

“Tivemos um número recorde de inscrições e todos estão muito empolgados com a realização da prova em nosso município. Esta é uma grande oportunidade para todos conhecerem um esporte emocionante e que atrai pessoas de todas as idades”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |