Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na última sexta-feira (09) a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizou uma reunião com todas as instituições que compõem a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. A iniciativa faz parte das ações do Agosto Lilás do Programa Borboleta. O programa instalado no município em março de 2017 é fruto de uma parceria entre as secretaria de Segurança, Ordem Pública Trânsito e de Trabalho e Assistência Social, que proporciona apoio as mulheres vítimas de violência doméstica.

Participaram do debate o prefeito Oziel Oliveira; a deputada estadual, Jusmari Oliveira; o capitão da 85º Companhia da PM, Giovani Damasceno; o promotor de Justiça, Bruno Pinto, a presidente da comissão da OAB Mulher, Dra. Tayanne Martins, além de representes da sociedade civil organizada e instituições que compõe a rede de enfrentamento.

O tema do encontro foi “Construindo Laços”. De acordo com a coordenadora do programa Borboleta, Flávia Rizkalla, a reunião objetivou promover o estreitamento de laços entre todas as instituições que podem proporcionar à proteção a mulher.

“Em nosso município temos uma rede de enfrentamento sólida, mas ainda há muito que fazer e para isso, no mês de agosto, nós aderimos a campanha Agosto Lilás, que promove a conscientização da população e o combate da violência contra a mulher”, explicou Flávia.

Na reunião foram anunciados diversos avanços para o município nesta temática, como o comprometimento do ministério público em destinar parte dos valores recebidos pelas transações penais para a construção de um abrigo para as mulheres em situação de violência.

Durante a reunião o prefeito anunciou que já foi licitada a compra de um veículo para o programa Borboleta e que disponibilizará um terreno para a construção da casa de abrigo. O líder do executivo ainda se comprometeu em providenciar um abrigo, via convênio com a secretaria de Saúde, para atender a demanda dessas mulheres, enquanto a obra da construção não se concretiza.

“Nosso município tem crescido, atraído muitas pessoas e temos observado famílias vivendo conflitos sérios. E para garantir uma rede de proteção mais efetiva para as mulheres vítimas de violência doméstica estamos disponibilizando estrutura para que essas mulheres sejam amparadas e as providências ao agressor sejam tomadas”, afirmou o gestor.

Foram firmados protocolos de atendimento entre as instituições, todos com o intuito de priorizar o acolhimento das mulheres em situação de violência. O Programa Borboleta atende no prédio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Para denunciar casos de violência doméstica disque 180 ou (77) 9 9701 1617.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura do Magalhãde Luís Eduares/BA

Neste domingo, 11, o senhor José Alves Queiroz mais conhecido como o "Véi do Cinturão", viajou para Brasília e de lá irá de avião até São Paulo, onde participará do Programa do Ratinho no SBT, no quadro "Vem quem quer" que será transmitido nesta quinta-feira, 15.

Equipe de reportagem entrevistando o "Véi do Cinturão" que com muita animação, falou sobre a realização do sonho, que é de participar do Programa do Ratinho no SBT.

O "Véi do Cinturão" já em Brasília.


O "Véi do Cinturão" visitando a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

 

"Véi do Cinturão" no Aeroporto Internacional de Brasília.

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa Saúde da Mulher e do Projeto de Combate ao Câncer de Mama, se tornou referência no estado e é destaque absoluto no oeste baiano. O motivo: não existe fila de espera para a realização de exames de mamografia, fato inédito na Bahia.

Apenas no primeiro semestre de 2019, o município realizou 371 consultas com mastologistas especialmente contratados para o projeto e 2.090 exames de mamografia. Foram realizadas no município, 125 cirurgias específicas com encaminhamento imediato de material para biópsia.

Outras centenas de pacientes, portadoras de quadros mais delicados, foram encaminhadas para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), na capital, no Hospital da Mulher, no Aristides Maltez ou no Hospital do Câncer de Barretos. Importante salientar que quando há necessidade de TFD, o município arca com despesas de deslocamento e estadia da paciente e de um acompanhante.

Com o objetivo de reduzir os custos com a realização dos exames de mamografia (que são feitos em clínicas conveniadas), o prefeito Oziel Oliveira solicitou ao Governo do Estado a doação de um mamógrafo, para o patrimônio do município.

Graças ao sucesso do programa, o governador determinou ao secretário Estadual de Saúde, que enviasse o equipamento. O mamógrafo foi recebido e infelizmente, chegou avariado. O secretário municipal de Saúde, Felipe Melhem, então comunicou o problema oficialmente e espera-se, para os próximos dias, que o estado recolha o mamógrafo defeituoso e substitua-o por outro em perfeitas condições de uso.

Enquanto isso não acontece, o equipamento está guardado no almoxarifado da Secretaria de Saúde e os exames seguem acontecendo normalmente, para que a saúde da mulher luiseduardense continue recebendo os cuidados necessários, no tempo certo. Afinal, Saúde é Prioridade!

O SENSACIONALISMO

Qual é o papel de um vereador? Elaborar projetos de lei que beneficiem a comunidade, propor e cobrar ações do poder executivo e fiscalizar a utilização dos recursos públicos, correto?

Na manhã desta segunda-feira (12), o vereador Nei Vilares postou em suas redes sociais um vídeo contendo uma suposta situação de abandono de equipamentos da saúde do município, numa clara tentativa de engodo da população.

Nas imagens é possível ver com clareza que funcionários uniformizados executavam no momento da gravação, a mudança dos objetos e equipamentos para um novo almoxarifado, que agora centraliza todo o patrimônio do município no prédio do antigo Hortifruti, onde agora funciona a Secretaria de Administração e Finanças.

No vídeo é notório o esvaziamento do galpão, devido ao processo de mudança, e é possível notar também que os equipamentos da saúde foram propositalmente deixados para o final, devido à sua fragilidade. O galpão estará sendo devolvido ao locador assim que terminados os trabalhos, gerando uma economia significativa para os cofres públicos.

Diante do oportunismo ou total desinformação do edil, retornamos à pergunta: a quem pode interessar o sensacionalismo? Por que o vereador não procurou o secretário de Saúde para perguntar o que estava acontecendo? Qual o objetivo da estratégia de gravar um vídeo malicioso e postar?

Que os munícipes reflitam. As Secretarias de Saúde e de Administração e Finanças e o Gabinete do Prefeito estão à disposição de todos os vereadores e munícipes para qualquer esclarecimento.

Continuaremos trabalhando pela saúde dos luiseduardenses.

 

Fonte: Felipe Melhem - Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na manhã desta sexta-feira (09), o prefeito Oziel Oliveira apresentou a obra da Escola Municipal Lucir Ficanha. Compareceram ao local estudantes da rede municipal de ensino, a secretária de Educação, Rose Sertão; o secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Vanderlino Rodrigues; o secretário de Administração e Finanças, Ricardo Knupp; o presidente da Câmara de Vereadores, Reinildo Nery dos Santos; os vereadores Carlos Koch, Kelmuth Maclarem, Santil Coqueiro, Elton Almeida e Victor do Ferro Velho e o juiz da Vara Crime de Luís Eduardo Magalhães, Claudemir da Silva Pereira.

A unidade localizada na rua Teixeira de Freitas, no bairro Florais Lea II, é uma das 12 modernas escolas em construção no município. Tem uma área total de 3.234 m² e 12 salas de aula. A escola vai atender a 780 alunos do ensino fundamental, distribuídos em dois turnos. A estrutura conta ainda com blocos administrativo e pedagógico, laboratório, sala de informática, auditório, biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, vestiários e quadra poliesportiva coberta.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a construção das escolas está sendo possível graças ao equilíbrio das contas públicas e ao trabalho de planejamento realizado desde o início do mandato. O chefe do poder executivo municipal destaca ainda que as novas unidades melhorarão ainda mais as condições de ensino e reduzirão de forma significativa os gastos do município.

“Além de encerrar os gastos com aluguéis, reduziremos os custos de manutenção, porque os novos prédios serão de alta qualidade e têm um longo período de garantia por parte da construtora que venceu a licitação”, comentou.

O prefeito disse ainda que esta é mais uma demonstração da seriedade da atual gestão com a educação do município, que vem se destacando como uma das melhores da região e todo o estado da Bahia.

“As estatísticas comprovam a qualidade do nosso ensino. Isso é resultado de um trabalho organizado e da qualidade dos nossos profissionais que não medem esforços para proporcionar um serviço de alta qualidade para os alunos assistidos pelas escolas públicas municipais”, encerrou Oziel Oliveira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da secretaria de Saúde inicia no próximo sábado (10), os Mutirões da Saúde na zona rural. A primeira comunidade que será beneficiada com a ação será a Muriçoca. O mutirão acontece das 8h às 12h na Escola Municipal Ivanilde dos Santos Cedro.

A ação contará com consultas de médicos clínico geral e pediatra, atendimentos odontológicos, vacinação, realização de preventivo, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família e vacinação antirrábica para cães.

Para o prefeito Oziel Oliveira, mais uma importante ação que proporcionará múltiplos atendimentos para os moradores. “O trabalho para aprimorar os atendimentos na saúde é contínuo e com a realização dos mutirões na zona rural, nós vamos levar a saúde mais perto dos moradores. Tenho a certeza que esta ação contará com ampla participação dos moradores, beneficiando todos os integrantes da família”, comentou o chefe do executivo.

Os próximos Mutirões da Saúde acontecem dia 24 de agosto na Vila IV do Assentamento Rio de Ondas; 14 de setembro na comunidade Galinhos; 28 de setembro na Vila III; 05 de outubro na Vila I; 19 de outubro na Vila Buriti; 09 de novembro na Vila II; 23 de novembro na comunidade Novo Paraná e 30 de novembro na Bela Vista.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou durante todo o mês de julho, palestras educativas sobre a prevenção do uso de drogas para os adolescentes de 12 a 15 anos assistidos pelos grupos socioeducativos do CRAS e das unidades descentralizadas nos bairros Jardim das Oliveiras, Sol do Cerrado e Vista Alegre.

 

O objetivo foi alertar os jovens sobre os riscos, efeitos e as drásticas consequências causadas pelo consumo de substâncias tóxicas ao organismo. Além de conscientizar os que estão lutando para abandonar o vício e a prevenção à iniciação do uso de drogas a partir do álcool.

Um dos palestrantes foi o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, que falou sobre a prevenção das drogas, a sexualidade, a segurança e a importância da escola na formação de cidadãos de bem e com perspectivas na vida.

Para a coordenadora do CRAS, Gilliane Carvalho da Luz Matos, essas palestras fortalecem decisões positivas para a vida dos adolescentes. “Muitos meninos e meninas atendidos pelo CRAS não recebem informações em casa sobre os malefícios das drogas. Na verdade, alguns são incentivados pelo exemplo de casa ou mesmo de sua comunidade a usar algum tipo de substância entorpecente. E o nosso trabalho é gerar consciência para dar suporte para sua decisão em dizer não ao uso das drogas”, comentou Gilliane.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da secretaria de Cultura e Turismo abriu inscrições para a formação da Cia Municipal de Artes Dramáticas. O objetivo é proporcionar um ambiente de formação para novos atores e reunir aqueles que já atuam para troca de experiências.

Serão oferecidas aulas teóricas e práticas em nível profissionalizante, possibilitando a formação teatral dos seus alunos-atores. De acordo com o secretário da pasta, Leandro dos Santos, estão sendo disponibilizadas 60 vagas, divididas em três turmas.

As inscrições para as audições começaram ontem (05), no Centro Cultural, e enceram no dia 16 de agosto. Já as audições acontecem no dia 23 de agosto em três horários: 09h, 15h e 19h. Qualquer pessoa pode participar, a idade mínima é de 12 anos. A partir da consolidação da Companhia Municipal de Artes Dramáticas, esta estará apta para montar produtos cênicos que alcancem tanto objetivos artísticos quanto socioculturais através das artes cênicas

Para o secretário essa é uma excelente oportunidade para que novos talentos sejam descobertos e lapidados. “A arte cênica é o desenvolvimento de diferentes habilidades e quanto mais cedo começarmos a desenvolver a interpretação, leitura, dramatização, esses fazeres artísticos serão aprimorados e assim poderemos ter grandes espetáculos com apresentações de novos e experientes atores da nossa terra”, finalizou Leandro dos Santos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Associação Comercial e Empresarial do município (ACELEM) lançaram a EXPOLEM 2019. Durante o evento, realizado na noite da quinta-feira (01) na sede da associação, a organização confirmou a realização da exposição de negócios e entretenimento entre os dias 3 e 7 de setembro, na Praça dos Três Poderes.

A estrutura terá 95 estandes, praça de alimentação e parque de diversões. Uma das novidades é a instalação de um auditório para a realização de palestras direcionadas aos comerciantes. O espaço do evento contará ainda com apresentações culturais e outras atrações ainda não divulgadas.

A prefeitura e a ACELEM estimam que 40 mil pessoas passem pelo local durante os cinco dias da exposição e a expectativa é que as vendas atinjam R$ 1 milhão. Em 2019 a segurança receberá uma atenção especial. Agentes da guarda municipal e da Superintendência de Trânsito atuarão em parceria com a Polícia Militar no interior e nas proximidades da feira. A Expolem contará ainda com um posto de saúde preparado para realizar atendimentos médicos.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a boa expectativa de vendas dos comerciantes deve ser confirmada, uma vez que muitos consumidores aguardam a feira para adquirir produtos com preços diferenciados. “A EXPOLEM realmente possibilita grandes oportunidades para comerciantes e consumidores. Muitos deles se programam para fazer as compras nessa época do ano para fazer compras com preços reduzidos”, comentou o gestor.

O horário de funcionamento da maior feira de variedades do oeste baiano será das 18h às 23h, exceto no último dia em que o acesso será a partir das 14h.

Os interessados em adquirir um estande na EXPOLEM devem se dirigir à ACELEM, localizada na rua Alcides Trento Júnior, nº 100, bairro Jardim Imperial. Quem preferir pode ligar para o (77) 3628 3548.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |