Blog Santo Antônio
Notícias

Com o agravamento da crise política, áudios que circulam no WhatsApp afirmam que a presidente Dilma Rousseff irá, no dia 15, sequestrar o dinheiro dos brasileiros nas poupanças. De acordo com a Exame, tal feito não acontecerá. Especialistas argumentam que a Emenda Constitucional nº32/2001, que modificou o artigo 62 da Constituição Federal, não permitirá a ação da presidente.  Ela afirma que é vedada a edição de medida provisória “que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”. “No governo Collor, havia tolerância por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), a Constituição tinha acabado de entrar em vigor e o Brasil vivia um período de hiperinflação.

Hoje as instituições avançaram muito e, apesar das dificuldades, a economia em nada se compara com a de 1990, nós temos bilhões de reais em reservas internacionais”, diz Claudio Souza Neto, advogado e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ainda de acordo com a publicação, outros fatores pesam contra: uma medida desta envergadura demoraria meses para tramitar no Congresso e, se os bancos ficassem fechados por tanto tempo, o país poderia quebrar. Além disso, a medida poderia ser considerada "um tiro no pé".

Mesmo que não existisse uma emenda proibindo o confisco de recursos, o sequestro da poupança seria algo completamente insano do ponto de vista econômico, diz Simão Silber, professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e doutor em economia pela Universidade Yale. Além disso, ao realizar um confisco o governo não teria mais nenhum resquício de credibilidade. Portanto, se o objetivo fosse sequestrar os recursos para ajustar as contas, a medida seria um tiro no pé. “O efeito contábil de uma medida assim seria dramático, simplesmente não entraria mais dinheiro no Brasil e investidores fugiriam. Quem acredita que isso poderia acontecer só pode estar maluco”, diz Silber.

Fonte: bh notícias

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante dentro de uma agência do Banco do Brasil (BB) na Avenida Sete, no centro de Salvador por volta das 16 horas desta quinta-feira (14). De acordo com informações da polícia, a dupla aplicava golpes que chegavam a valores de R$ 10 mil por dia, podendo chegar a valores milionários.

Segundo informações da polícia, o cearense Antonio Josival Souza Magalhães e a pernambucana Rafaela de Azevedo Brito, que trabalha em uma agência do Banco do Brasil (BB) em Pernambuco, estavam aplicando um golpe na agência do BB via internet. Os dois acusados estariam furtando valores de contas de terceiros via transferências on-line, quando foram presos por policiais civis. A dupla foi encaminhada para Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), onde estão sendo tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: g1

Os moradores dos povoados Fazenda, Sucuriú e Val da Boa Esperança, em Barreiras, participaram na última quinta-feira (7) de uma ação direcionada ao atendimento à saúde básica. Foi realizada uma palestra informativa para a prevenção de doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) além de aferidas a pressão arterial e glicemia capilar das famílias presentes. A ação integrou a atividade do estágio curricular em saúde pública do curso de Enfermagem da FASB desenvolvida no Posto de Saúde da Família (PSF) Herculano Faria, no bairro Barreirinhas, em Barreiras.

O conteúdo das palestras surgiu de um diagnóstico produzido depois de visita às famílias do povoado. Desenvolvido pelos acadêmicos de Enfermagem Ana Rosa, Eli Batista, Gizeli Silva, supervisionados pela professora Cleide Maria Fernandes, eles identificaram as principais patologias que acometem os moradores dos povoados. Na oportunidade, eles orientaram a população para se preocuparem com alimentação saudável e desenvolvimento de atividades físicas. Ao final do evento, foi entregue material educativo e servido um café da manhã.

Fonte: ARATICUM





Na terça-feira, 12 de abril, o presidente da Câmara, vereador Elton Almeida, visitou a obra de contenção da erosão que dá acesso ao Rio de Pedras. A obra em questão, segundo o parlamentar, é mais uma vitória do município, oriunda das classes sociais, instituições, sindicatos, autoridades e especificamente da luta da Câmara de vereadores juntamente com o clamor popular. “Tendo em vista que a população se manifestava através das redes sociais e protestos pedindo providência aos responsáveis e causadores dessa erosão, devido à obra de duplicação da BR 242. Sendo que foi irresponsabilidade e incompetência da construtora que contribuiu para o assoreamento do Rio por completo”, afirmou o vereador.







Eltinho assegura que os vereadores por unanimidade cansaram de cobrar providências às autoridades competentes, porém somente com o apoio da população as obras estão acontecendo. "Quando a câmara tem apoio da comunidade às melhorias acontecem. Acredito que todos estejam felizes com esta obra", garante o vereador.

“Finalizando as obras de contenção esperamos de imediato que comecem a obra de dragagem e recuperação de nosso rio”, avalia o vereador. Além de elogiar a qualidade da obra o vereador afirma que "o povo quer o rio de volta". Para o vereador Eltinho, que acompanha a obra, os investimentos mostram o compromisso com o Rio.

Fonte: Ascom Câmara


A capacitação foi ministrada pela enfermeira Ana Alzira Sobral, do Hospital Geral Roberto Santos de Salvador

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Baiana de Amigos da Mucopolissacaridose (ABAMPS), realizou na manhã desta quinta-feira, 14, no plenário da Câmara de Vereadores, uma capacitação sobre as mucopolissacaridoses (MPS) para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e servidores das secretarias municipais de Saúde e de Educação.
 
As MPS são doenças genéticas graves, causadas por erros inatos do metabolismo, que afetam a produção das enzimas responsáveis pela síntese de proteínas das células, afetando diretamente o funcionamento de todos os órgãos.
 
A capacitação ministrada pela enfermeira Ana Alzira Sobral, do Hospital Geral Roberto Santos de Salvador, teve como objetivo transmitir informações pontuais, para que os profissionais da saúde de Luís Eduardo Magalhães identifiquem o mais precocemente possível, a síndrome, principalmente nas crianças.
 
“A ideia é levar essa capacitação para todos os municípios da Bahia. Hoje nós já temos conhecimento de pessoas com a MPS em São Desidério, Ibotirama e Correntina aqui na região oeste. Quanto antes o diagnóstico acontece, melhor é a expectativa e a qualidade de vida dessas pessoas”, comentou a presidente da ABAMPS, Márcia de Oliveira.


O objetivo foi transmitir informações para que os profissionais da saúde identifiquem o mais precocemente possível a síndrome na população
 
Sintomas da doença - Como os sinais e sintomas são muito variados, ela pode afetar cada indivíduo de modo diferente. As manifestações clínicas da MPS I, por exemplo, mostram uma evolução crônica e progressiva; são de natureza multissistêmica e incluem aumento do fígado e do baço, deformidade óssea, limitação articular, baixa estatura, face característica, infecções sucessivas do trato respiratório, hérnia umbilical e/ ou inguinal, problemas nas válvulas cardíacas, opacidade da córnea, falta de ar durante o sono (apneia), cabeça aumentada. As funções auditiva, visual, respiratória (vias aéreas) e cardiovascular são todas afetadas; a mobilidade das articulações fica gravemente diminuída. Pode haver ainda o comprometimento do Sistema Nervoso Central. 
 
Tratamento - O principal foco para tratamento da MPS é a reposição enzimática, impedindo, assim, seu acúmulo no organismo. Além do tratamento medicamentoso, é necessária uma terapia multidisciplinar. Dependendo dos sintomas apresentados, pode envolver profissionais das seguintes áreas: geneticista, pediatra, pneumologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo e psicólogo.  

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM













A Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretária Municipal de Agricultura realizou na manhã de ontem, 13, no auditório da câmara de vereadores de Ibotirama uma reunião com membros escolares e representantes municipais para falar sobre a importância da agricultura familiar na alimentação escolar.

Na oportunidade, o Sr. Darlan Gomes dos Santos, Superintendente de Planejamento e Organização da Rede Escolar da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, argumentou o quão importante é para o município investir cada vez mais nos produtores ibotiramenses, mantendo sempre a qualidade de seus produtos em variados aspectos que respeitem a cultura e tradições dos hábitos alimentares escolares.  Com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados e conseqüentemente transformando os alimentos em merenda escolar.

Darlan Gomes respondeu ainda a diversos questionamentos do seu publico alvo, produtores da agricultura, equipes da merenda, representantes das escolas municipais, secretarias municipais e prefeitura, assim como, apontou algumas soluções cabíveis para facilitar o projeto e todo o seu desenvolvimento na cidade.

Fonte: CECOMM IBOTIRAMA

Pai e filho foram presos na noite dessa quarta-feira (14), na BR-262, em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, com 112 quilos de cocaína. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (15) pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF), ambos confessaram o tráfico de drogas.

De acordo com o DOF, homem de 45 anos dirigia um caminhão com placas de São Gabriel do Oeste que foi abordado por policiais no posto Lampião Aceso. A droga estava escondida em fundo falso do tanque de combustível.

O motorista, que mora na capital sul-mato-grossense, disse aos policiais que deixou o caminhão em um posto de combustíveis de Corumbá, outra pessoa pegou, escondeu o entorpecente e devolveu o veículo.

Ele disse que entregaria os 106 tabletes da droga em um posto de combustíveis, em Campo Grande.

O filho do motorista, de 23 anos, estava em outro veículo, uma caminhonete, e atuava como batedor. Ele foi abordado após o pai, na mesma rodovia, e, pelos registros telefônicos, foi constatado que os dois viajavam juntos.



Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e afirmaram à polícia que receberiam dinheiro pelo transporte da cocaína.

Fonte: g1

Uma manifestação realizada por funcionários da multinacional McDonald’s ocupa duas faixas da Avenida Paulista, na região central de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (14). O ato é realizado em outras cinco cidades do Brasil e em cerca de 40 países.

A passeata teve início por volta das 10h, a partir do vão do Masp, segundo a Polícia Militar. O grupo anunciou que pretendia seguir até uma loja da rede na Praça Ramos, onde o ato terminaria.

Às 11h50, duas faixas da Avenida Paulista estavam interditadas no sentido Consolação, na altura da Rua Frei Caneca, segundo a CET. O trânsito estava travado na via desde a Praça Oswaldo Cruz.

Os organizadores explicaram em nota que o protesto é contra os problemas enfrentados pelos funcionários do setor de fastfood e visa “alertar a população sobre o desrespeito recorrente e contínuo dos direitos trabalhistas”. A manifestação conta com o apoio de diversos sindicatos de trabalhadores.

O Ministério Público Federal em São Paulo abriu um inquérito civil para investigar uma série de denúncias contra a Arcos Dorados, empresa que controla as operações do McDonald's no Brasil. O órgão vai analisar a suspeita de práticas como a concorrência desleal, violação de leis antitruste e sonegação fiscal.

Outro lado
Em nota, a Arcos Dorados, operadora do McDonald's no Brasil e na América Latina, afirma que cumpre a legislação desde a inauguração da primeira loja da rede no país e que o McDonald's é uma das melhores empresas para se trabalhar.

Confira abaixo a nota da empresa na íntegra:

"A companhia informa que respeita manifestações de cidadãos e sindicais e esclarece que os 35 mil funcionários da empresa são representados por 80 sindicatos em todo o País, conforme orientação do Ministério do Trabalho. Especificamente na cidade de São Paulo, o sindicato em questão, que organiza as manifestações com o amparo de outras entidades, não possui legitimidade para representar os trabalhadores do setor, conforme decisões recentes no Tribunal Superior do Trabalho (TST).  Trata-se de uma disputa sindical, que já dura quase 20 anos, a respeito da representatividade do setor, e que utiliza o McDonald’s como bandeira para ganhar visibilidade. As manifestações de hoje simbolizam mais um capítulo desta batalha entre sindicatos e não tem adesão de funcionários da empresa.

Temos convicção do cumprimento da legislação, seguida pela companhia desde a abertura do seu primeiro restaurante brasileiro, há 37 anos. Em mais de três décadas de Brasil, a Arcos Dorados, maior franqueadora da marca McDonald’s no mundo, é uma das melhores empresas para se trabalhar no país e trata seus funcionários com ética e respeito. Tanto que suas práticas laborais são premiadas e reconhecidas por instituições respeitadas pelo mercado. Ao longo desses anos, a empresa já capacitou mais de 1,5 milhão de pessoas tanto para as funções operacionais, quanto para valores como trabalho em equipe, comunicação, liderança e hospitalidade. O investimento anual superior a R$40 milhões em treinamento possibilita que esses jovens tenham oportunidades de carreira e crescimento profissional e pessoal e rápido avanço salarial."

Fonte: g1

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam às 10h de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio com uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões.

"Queremos ter o tempo necessário para que ninguém perca a inscrição. Vamos divulgar o período de inscrição até 9 de maio, e eles terão 11 dias para se inscrever", declarou Mercadante.

Será isento da taxa o estudante que concluir o ensino médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente.

Participantes que obtiveram isenção no ano passado, mas não compareceram à prova, perdem esse direito na edição deste ano. Ele pode apresentar uma justificativa "de força maior" para justificar a ausência, mas o MEC vai analisar caso a caso e poderá negar o recurso.

Data da prova do Enem
No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Segundo Mercadante, o exame foi adiado para novembro por causa das eleições, para que as provas sejam realizadas em um "clima de tranquilidade".

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

Atendimento diferenciado
Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado em função da religião, farão as provas às 19h no horário local - Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília.

Para autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e algumas outras situações, listadas pelo Código Internacional de Doenças (CID), é preciso que o aluno apresente um parecer assinado por um médico da área. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não precisa repetir o procedimento.

Participantes que desejarem tratamento pelo nome social deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. Os cartões de confirmação, mais uma vez, estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios. Segundo Mercadante, a experiência do ano anterior deu certo e está "consolidada".

Segurança e tecnologia
A segurança no local das provas terá novidades em 2016. Além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame, ainda não determinado. O intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, para dificultar vazamentos de questões, será mantido.

Em 2015, o MEC diz ter identificado 1.570 ocorrências de maior ou menor porte, incluindo "algumas tentativas de fraude bem sofisticadas". Entre os casos, também havia pessoas se passando pelos estudantes inscritos para fazer a prova em nome de outra pessoa. Com o registro biométrico, o MEC espera evitar esse tipo de infração.

O MEC também criou um aplicativo "Enem 2016" para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para iOS, Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. Não foi divulgado quando o sistema vai estar disponível para download.

A Hora do Enem
O MEC criou uma ferramenta online chamada A Hora do Enem que traz simulados, videoaulas, planos de estudo, exercícios e resumos direcionados ao Enem. O primeiro simulado será no dia 30 de abril e o prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (15).

"A Hora do Enem tem um simulado agora em 30 de abril, e são 2,2 milhões de estudantes. A vida deles depende de eles se prepararem para o Enem agora, é neste mês. Nós não vamos adiar o simulado porque temos uma crise política. A Hora do Enem é uma forma de ele ter um cursinho gratuito dentro de casa", diz o ministro.

Além deste primeiro no dia 30 de abril, haverá simulados em 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada, e nos dias 8 e 9 de outubro, num "esforço concentrado" com 180 questões. A cada simulado, segundo Mercadante, o estudante poderá verificar as áreas de maior dificuldade para orientar o plano de estudos.

O resultado dos simulados também será enviado aos diretores de escolas, para que possam monitorar o desempenho dos alunos em cada área de ensino.

Fonte: g1

Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) criticou, nesta quinta-feira (14), aliberação da produção e uso da fosfoetanolamina, afirmando em nota que a aprovação "encerra um dos capítulos mais tristes da saúde pública brasileira".

A sanção da lei número 13.269, de 13 de abril de 2016, que autoriza o uso e a produção da substância para pacientes com câncer, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). O artigo 1º destaca que "esta lei autoriza o uso da substância fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna".

"O Brasil, a partir de hoje, entra na história da ciência mundial e da indústria farmacêutica como o primeiro país a legalizar a irresponsabilidade, anular a importância da ciência e a igualar o remédio com o não remédio. Uma decisão tão sem sentido que informa que a droga, que não foi testada nem aprovada pela Anvisa, só pode ser produzida por quem tem autorização para fabricação de medicamentos pela mesma Anvisa", afirma a nota divulgada pela entidade, que reúne 56 laboratórios que são responsáveis por 82% dos medicamentos de referência disponíveis no mercado.

A Interfarma afirma, ainda, que a aprovação deve prejudicar a imagem científica do país.

Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não se pronunciou sobre o caso. Mas já tinha manifestado que recomendaria que a presidente Dilma Rousseff vetasse o projeto de lei.

Quando o Senado aprovou o projeto de lei, em março, a agência divulgou uma nota criticando a iniciativa. "A única coisa inusitada em relação à fostoetanolamina é o fato de que uma substância que foi desenvolvida há 20 anos, e vir sendo usada de maneira ilegal durante esse largo período, nunca ter suscitado em seus desenvolvedores a preocupação em fabricá-la em local adequado, realizar ensaios clínicos de acordo com os protocolos e, por fim, pedir seu registro", dizia a nota divulgada pela agência.

A substância fosfoetanolamina é apontada por pesquisadores que desenvolveram um método de síntese do produto como possível cura para diferentes tipos de câncer, mas não passou por testes em humanos e não tem eficácia comprovada, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Anvisa e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos.

Pelo lei aprovada, pacientes com tumor maligno poderão usar a “pílula do câncer”, desde que exista laudo médico que comprove a doença. O paciente ou seu representante legal terá ainda que assinar um termo de consentimento ou responsabilidade. A proposta vai além e também permite a fabricação da fosfoetanolamina sintética mesmo sem registro sanitário.

Fonte: Bem Estar

Um sorteio realizado nesta quinta-feira no Maracanã definiu os três adversários do Brasil na fase de grupos do futebol masculino nos Jogos Olímpicos do Rio. O primeiro rival no caminho em busca do ouro inédito será a África do Sul, dia 4 de agosto, às 16h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em seguida, a seleção brasileira duelará com Iraque e, por fim, Dinamarca por uma das duas vagas do Grupo A nas quartas de final.

Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo abrigarão jogos da disputa, que começa em 4 de agosto e termina no dia 20, com a decisão no Maracanã. Assim, o caminho do Brasil na primeira fase fica o seguinte: após encarar a África do Sul na estreia em Brasília, a Seleção volta a jogar na capital federal em 8 de agosto, às 22h (de Brasília), para enfrentar o Iraque. A última partida da primeira fase será três dias contra a Dinamarca, na Fonte Nova, em Salvador, às 22h (de Brasília). 

O Grupo B, de onde sairá o adversário do Brasil nas quartas caso a Seleção passe de fase, é o mais equilibrado, com Japão, Colômbia, Nigéria e Suécia. Cabeça de chave no D, a Argentina terá Argélia, Honduras e Portugal como adversários na primeira fase. O atual campeão México, Coreia do Sul, Fiji e Alemanha, formam o Grupo C.

Caso avance na primeira colocação do grupo A, a seleção brasileira jogará as quartas de final na Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 13 de agosto, às 22h (de Brasília). Nesta hipótese, se avançar, o time joga a semifinal no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 17, às 13h (de Brasília). Se a Seleção se classificar na segunda colocação do grupo, disputará as quartas na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 13, às 16h (de Brasília). Neste caso, se passar, jogará a semifinal na Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 17, às 16h (de Brasília). 

A princípio, o time será comandado pelo técnico Dunga durante a competição e contará com a participação de Neymar em uma das três vagas para atletas acima de 23 anos. A CBF tenta negociar com o Barcelona a liberação do capitão para a disputa dos Jogos e da Copa América Centenário, que será realizada em junho, mas o clube já se manifestou alegando que só pretende dar o aval para que o camisa 11 dispute apenas uma das competições. 

O Barça tem a obrigação de permitir a participação de Neymar na Copa América, competição prevista no calendário oficial da Fifa. Entretanto, o clube desejaria que a CBF abrisse mão de contar com o atacante no torneio nos EUA para poder deixar o caminho livre para sua participação nos Jogos do Rio - que ocorrerão quando a temporada europeia já terá começado. A prioridade de Dunga e da confederação seria a briga pela medalha de ouro inédita.

O Brasil ainda busca a conquista do ouro no futebol olímpico. No masculino, são cinco medalhas até o momento: prata em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012; bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008.

Fonte: Globo
14
Abr / 2016

Carregue sua Cruz

Fonte: YouTube


A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer conseguiu aprovar junto ao Ministério do Esporte, três importantes projetos: Luta pela Cidadania, Vida Saudável e o Programa Segundo Tempo Padrão. 

Os projetos que ficaram entre os melhores do estado, atenderão crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos durante os 24 meses de duração do convênio. Após a fase de estruturação e implementação, toda a população será beneficiada com a ampliação e democratização do acesso à prática e à cultura do esporte saudável, especialmente as pessoas da terceira idade e os jovens que se encontram em áreas de risco e vulnerabilidade social.   

Os responsáveis pela elaboração dos projetos, o Gerente de Lazer Weder Nogueira e o Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude Anderson Barbosa, da secretaria, comemoraram a conquista, ressaltando a importância do trabalho em equipe.  

O prefeito Humberto Santa Cruz agradeceu o empenho do ex-secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Alecrim, que é vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães. Ressaltou ainda que “para conseguir esse tipo de parceria é preciso ter credibilidade e estar em dia com as obrigações, apresentando toda a documentação exigida, inclusive as certidões negativas”.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Luan O. L., e Danrley. A. M., ambos de 20 anos, foram detidos na prática do crime de contrabando de produtos falsificados. A prisão ocorreu por volta das 18h30 desta quarta-feira, 13, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.

Durante abordagem foram encontradas duas caixas grandes contendo grande quantidade de cigarros importados e cartelas de isqueiros, nos carros que eram conduzidos pela dupla. Com ambos foram contabilizados inicialmente a quantia de R$6.662,00 em espécie.

Interpelados pela guarnição, Danrley levou os policiais até uma residência onde vários materiais ilegais foram encontrados. A dupla recebeu voz de prisão em flagrante e todo o material e os detidos foram levados à  delegacia de polícia da cidade.

Segue relação de materiais apreendidos:

– 02 aparelho celular marca Samsung;
– 01 aparelho marca LG;
– 03 cadernos com anotações e contabilidade do contrabando;
– 01 automóvel GM/VECTRA, prata, placa JQN 4644;
– 01 automóvel GM/ASTRA, prata, placa JQG 1743;
– 160 caixas de cigarros, marca Broadway, contendo 200 unidades cada;
– 03 caixas de cigarros, marca Mighty, com 200 unidades cada;
– 02 caixas de cigarros, marca Downtown, com 200 unidades cada:
– 01 caixa de cigarro, marca Derby, com 200 unidades;
– 05 carreiras de cigarro avulsas, marca Downtown, com 20 unidades cada;
– 12 pacotes de 1kg de fumo, marca Maratá, com 20 unidades cada;
– 06 pacotes de 1kg de fumo, marca Clarão, com 25 unidades cada;
– 09 cartelas de isqueiros, marca BIC, com 12 unidades cada;
– 57 camisas masculinas, tamanhos variados, marca QuickSilver;
– 21 camisas masculinas, tamanhos variados, marca Hollister;
– 05 camisas masculinas, tamanhos variados, marca Dudalina.
– 16 folhas de cheques preenchidas num valor total de R$31.550,00;
– 01 relógio dourado, marca Technos;
-01 relógio prata, marca Orient.

Fonte: Jornal Nova Fronteira



Na manhã desta quarta 13, de abril, o Vereador Irmão Deusdete foi conferir de perto o início da construção da sede do poder executivo de Luís Eduardo Magalhães. Para Deusdete é um motivo de alegria esta construção.



“Este é sem dúvida um presente para nosso povo, há anos o povo sonha com a construção da sede própria da prefeitura e o Prefeito Humberto está mostrando que cumpre o que promete.” Concluiu. Segundo Deusdete, o projeto é moderno e será mais um motivo de orgulho para os luiseduardenses.

Fonte: ASCOM

A TV Câmara de Barreiras iniciou suas atividades em caráter experimental em 17 de novembro de 2015 transmitindo as sessões legislativas e testando propostas de formatos e conteúdos. Está em processo de criação de uma programação diferenciada e independente e vem conquistando a simpatia e audiência local.

Com pouco tempo de existência a TV já mostrou a que veio, embora esteja em funcionamento há poucos meses e em caráter experimental quanto à produção de conteúdos, o canal já possui uma programação própria transmitida no período de 24 horas com conteúdo inteligente e de produção local. Além dessa proposta pioneira na cidade e região quanto ao formato, também veicula materiais de intercambio e parceria com outras TVs Câmara.

A Câmara Municipal de Barreiras através da TV Câmara já é palco de destaque para os artistas da cidade e região. É inédito termos um canal público de televisão, com sinal aberto que além de transmitir as ações do Poder Legislativo, sendo um importante veículo de informação, dá espaço para produção cultural local valorizando a identidade regional.

Temos uma produção cultural local riquíssima, no entanto, muitos dos nossos artistas não encontram espaço para visibilidade na mídia televisiva. E esses artistas que não tem condições de investir em divulgação não encontram obstáculos para chegar até a TV pública. O canal está de portas abertas para exibir a produção artística da nossa terra de forma gratuita, o que ainda possibilita a descoberta de novos talentos.

Além da exibição de clips musicais ao longo da programação, atualmente está em destaque o programa de entrevistas “Barreiras Minha Terra”, apresentado por Pablo Rodrigo e que por enquanto está focado na música, já recebeu nomes como; Deniel Velutti, Luciana Lynn, Coração do Brasil, Isaías Cardoso e Cristiane, Adriano Casanova, Gustavo Braga, Ilson Santos e Lucas Senzala.

Segundo o presidente Tito, a orientação dada à equipe da TV Câmara é que priorizem e valorizem ao máximo os nossos artistas, que fazem com muita dedicação e trabalho se tornar rica a nossa cultura regional.

Tito destaca que os cantores que ainda não gravaram o seu clip ou mesmo não concederam entrevista para a TV Câmara que basta entrar em contato com a direção na sede da Câmara Municipal de Barreiras ou pelo fone 3611-9600.

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras

Mais uma parceria Iniciada entre o Projeto Skate em Ação e a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Trabalho e Assistência Social com o objetivo de cuidar daqueles que cuidam de nós, de nossos filhos ou dos netos, os PROFESSORES...
O Projeto Cuidando do Cuidador, visa melhorar a qualidade de vida  dos profissionais da área da Educação, e diminuir o stress que Professores passam durante sua rotina de trabalho e a Escola Municipal Ottomar Schwengber que fica no bairro mimoso 1, foi a primeira a receber o Projeto, e ficamos impressionado com a animação e disposição das das Professoras, mesmo após um longa jornada de trabalho durante o dia....


A Escola Municipal José Cardoso também já  está sendo beneficiada com o projeto que oferece as Aulas semanais de Dança de Ritmos Variados, que vão do Street Dance, Pagode á Zumba.

Com certeza teremos uma alivio no Stress Psicológico dos nossos Educadores, possibilitando uma melhor qualidade de vida e um melhor relacionam, entre professores e alunos, pois levando mais saúde e pratica de atividade física saudável, esperamos influenciar diretamente na melhora da qualidade de nosso ensino na rede publica, valorizando ainda mais nossos Professores.

Parabéns a todos os Professores pela disposição e pelo acolhimento ao projeto que a cada dia vem crescendo em numero de adeptos.

Em Breve inscrições abertas para novas escolas e para os servidores públicos... 
AGUARDEM!

Fonte: Henderson Aires

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), está com as inscrições abertas para a Oficina do Empreendedor 2016, que acontece nos dias 27 e 28 de abril, a partir das 14h, no Sindicato dos Produtores Rurais.

A Oficina do Empreendedor tem como objetivo oferecer soluções empresariais e qualificar as pessoas que desejam montar seu próprio negócio ou melhorar os resultados da sua empresa. Além de buscar novas oportunidades de mercado e capacitar os empresários que participarão da quarta edição da Feira de Negócios e Entretenimento (EXPOLEM), nos dias 10 a 14 de maio, na Praça dos Três Poderes.

A programação inicia na quarta-feira, 27, com as oficinas: controles financeiros; como formar o preço de venda; qualidade no atendimento ao cliente; como vender mais e melhor; gestão de recursos humanos; qualidade de atendimento ao cliente; como vender pelas redes sociais; planejamento para feiras e eventos; como iniciar seu próprio negócio e formalização como microempreendedor.

Na quinta-feira, 28, acontecem as capacitações: Como formar o preço de venda (turma 2); controles financeiros (turma 2); higiene e manipulação de alimentos; práticas de estocagem de alimentos; liderança empresarial: metas, vendas e motivação; workshop de inovação: como fugir da guerra do preço; como vender mais e melhor (turma 2); técnicas de exposição de produtos e merchandising; oficina de crédito para microempresa e microempreendedor e como iniciar seu próprio negócio (turma 2).

As inscrições para participar das oficinas são gratuitas e podem ser realizadas na sede da SEIC, localizada no Centro Administrativo e na ACELEM, em horário comercial, ou então na loja virtual do SEBRAE, através do endereço:http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O município de Luís Eduardo Magalhães realiza na próxima terça-feira, 19, no auditório do SENAR a 3ª Conferência Municipal das Cidades, em preparação para a 6ª Conferência Estadual e 6ª Nacional, em conformidade com a Resolução Normativa nº 19/2015 do Ministério das Cidades e Conselho das Cidades. Este ano a conferência terá como temática: “A função social das cidades e da propriedade” e como lema: “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

De acordo com o prefeito Humberto Santa Cruz a Conferência é um espaço livre de encontro e discussão sobre o desenvolvimento da cidade. “É a oportunidade de realizar um amplo levantamento das demandas coletivas do nosso município, propondo soluções a curto, médio e longo prazo”, observa, reiterando que a construção de uma política que vise o desenvolvimento urbano deve ser pensada e gestada com a participação social.

Segundo o texto de apresentação da Conferência Nacional, marcada para junho de 2017, O Brasil, desde a metade do século passado, deixou de ser um País rural e passou a ser uma nação intensamente urbanizada. “Cerca de 160 milhões de brasileiras estão vivendo nas cidades. Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual, comprometendo a sustentabilidade no futuro”.

A ideia é que a conferência oportunize o debate de soluções para esses problemas. O credenciamento para a 3ª Conferência Municipal das Cidades começa às 13h.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Realizou-se no dia 12 de abril, a 9ª Sessão Ordinária do 7º período Legislativo da 4ª legislatura na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, presidida pelo Presidente da casa Vereador Elton Almeida.

Foram apresentados três projetos de Lei, todos de autoria do poder executivo, e vinte indicações.

No pronunciamento do presidente da Câmara, vereador Elton Almeida, chamou a atenção para a questão da obra parada das valas no Bairro Jardim das Acácias, e salientou; “Não é competência da câmara fazer esse trabalho, o que a câmara faz é um trabalho totalmente diferente desse cobrado. O prefeito que abriu essas valas em 2012 foi o mesmo que vocês elegeram na reeleição em outubro, e seria de quem a população deveria cobrar”. 

Na oportunidade, ele disse que espera que a verba seja liberada para termino das obras. “Esperamos que essa verba liberada seja para ajudar o bairro a resolver esse problema grave das valas. Além, da má qualidade dos asfaltos com um ciclo grande de acidentes e também a questão da dengue no Brasil e no nosso município”, frisou o vereador.

Disse que o município foi contemplado, sendo liberado para Luís Eduardo Magalhães o recurso vinculado para investir no bairro Jardim das Acácias de R$ 14 milhões e 900 mil. “Agora só depende exclusivamente do município para poder juntar o restante da papelada e obter o dinheiro”, conclui Elton.

Por fim, o vereador afirma que o município tem crédito e parabenizou Luís Eduardo e a Câmara que aprovou a liberação. Restando exclusivamente a espera do Poder Executivo em fazer apresentação de projeto para que a verba venha devidamente para a conta do município.

 

 Votado e aprovado em 1ª discussão o projeto de lei nº05/2016 de autoria do vereador Sidnei Giachini, que: “Dispõe sobre a criação do programa aniversário com saúde para atender os funcionários públicos no município de Luís Eduardo Magalhães, e da outras providencias”.

O vereador Wangles Glicério no uso da tribuna salientou a importância de se investir em inovação tecnológica, em vista disso, apresentou cinco indicações sugerindo ao executivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, criando bolsa de estudos para jovens participativos, feira de tecnologia, onde os jovens com melhores ideias sejam premiados, e conceder passagens para pesquisas no Brasil e exterior visando aprimorar a eficiência na produção de alimentos no oeste da Bahia. Solicitou também incentivos fiscais às micro e pequenas empresas e ampliação do setor industrial com a doação de lotes as empresas que vierem a se instalar no município.

O vereador Vôga Pelissari, solicitou ao executivo uma farmácia municipal próximo a UPA, porque atualmente a mesma funciona na policlínica o que gera muitas vezes custos de transporte a pessoas que vivem em outros bairros, inviabilizando assim que se tenha acesso a essa medicação.” As pessoas já saem da UPA com suas receitas, então colocando a farmácia ali em ponto estratégico fica mais fácil retirar esse medicamento”.

Destacou também, a má qualidade do asfalto localizado na rua acre mais precisamente entre as ruas Bom Jesus da lapa e a Rua Tancredo Neves, que em menos de dois meses de concluída a obra já esta intransitável. “Nem os obstáculos que colocaram quando estavam em obras eles retiraram por completo”. À vista disso encaminhará um oficio solicitando informações sobre o andamento dessa obra. Se já foi ou não concluída e se a prefeitura recebeu a mesma; sendo esse o caso cobrará que reparos sejam feito o quanto antes.

O vereador Mardônio Rocha, atento a problemática e ouvindo as reivindicações dos moradores do Bairros Sol do Cerrado, Jd. Das oliveiras e adjacências mais uma vez solicitou que suas indicações em beneficio desses bairros fossem atendidas. Ressaltando que já faz mais de um ano que ele reivindica junto ao executivo que o acesso ao bairro Sol do Cerrado seja concluído e a iluminação publica daquela região efetuada, evitando assim acidentes e roubos que são muito frequentes naquela localidade. “O Jd. das Oliveiras à noite não tem iluminação nenhuma, no trecho ate o Sol do Cerrado pior ainda e as pessoas em sua maioria não têm veiculo, andam a pé se expondo a violência que acomete aquela região”.

Buscou junto ao representante do governo, vereador Jarbas Rocha, que levasse ao executivo sua solicitação de asfaltamento das ruas Senhor do Bonfim e a Bom Jesus da Lapa no Bairro Mimoso, pois o fluxo de pedestre naquela região é muito grande.

E para finalizar, reafirmou que estará atento com o destino dado aos 14 milhões de reais liberado para a construção do asfalto no Jd. Das acácias e a qualidade do mesmo. “Estou muito preocupado com a má qualidade dos asfaltos que estão sendo feitos na cidade, e estarei fiscalizando essa obra” ressaltando que se acaso não estiver nos padrões de qualidade pedira a paralisação da mesma.

O vereador Claudionor Machado, no uso da tribuna cobrou mais uma vez celeridade na investigação do desaparecimento de documentos importantes da construção desta casa legislativa, ressaltando que esses documentos fazem parte do patrimônio da câmara. “Como estamos em um momento em que o Brasil arranca coisas do fundo do baú, de repente isso seja bom para se arrancar também”. Ratificou a fala do vereador Sidnei Giachini no que diz respeito ao processo movido por ele e que apura a responsabilidade do vereador Jarbas Rocha; “Também gostaria de vê resultado”.

Fez um requerimento ao vereador Jarbas Rocha e a secretaria de saúde e educação para que em conjunto realizem vacinação dos professores do município contra a gripe N1H1, porque eles por lidarem com inúmeras pessoas no decorrer do dia, muitas vezes em ambiente fechados tem um risco bem maior de serem contaminados.

Por fim solicitou ao presidente da casa Elton Almeida, que enquanto há prazo final (02/07/16), outra sessão itinerante como a que foi realizada na comunidade Novo Paraná e que gerou resultados interessantes fosse realizada em outras comunidades, para que as reais necessidades da população que os elegeu fossem atendidas.

Fonte: Ascom Câmara
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |