Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Feira de Artesanato foi inaugurada nesta quinta-feira (11). Os trabalhos dos artesãos e artesãs do município trouxeram a marca da diversidade cultural da cidade. A feira funcionará quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 17h, em frente ao Centro Cultural.

Os apaixonados por artesanato puderam conferir peças em tecido, crochê, ovos de galinha pintados com a temática da páscoa, peças com pastilhas de vidro mosaico, fonte de água artesanal, entre outros. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos, a intenção da feira é valorizar as produções dos artesãos locais e dar visibilidade aos trabalhos produzidos na cidade.

“É tempo de cultura em Luís Eduardo Magalhães, e a feira de artesanato tem o objetivo de incentivar e valorizar os artistas de nosso município. Não tenho dúvida que a partir de agora, eles ficarão ainda mais motivados para demonstrar toda a técnica e habilidade para a confecção das mais variadas obras”, comentou o secretário.

A Feira pretende ainda incentivar a comercialização das obras, garantindo assim, renda extra para os expositores como a artesã Silvia Garcia, que começou a trabalhar de forma despretensiosa e o que era um hobby, virou fonte de renda.

“Eu gostava muito de fazer peças com pastilhas de vidro mosaico, e meu filho montou uma floricultura, lá precisava de peças que eu fui fazendo e mais pedidos foram chegando”, lembra Silvia.

Quem foi a Feira aprovou a iniciativa e se surpreendeu com os trabalhos. A professora Chayene Siqueira foi acompanhada de uma amiga e levaram arte para casa.

“Estou encantada com as peças e todos os trabalhos expostos. Tudo muito lindo, os artesãos estão de parabéns”, declarou a professora.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã e tarde desta quinta-feira (11), no auditório do SENAR, a VIII Conferência Municipal de Saúde, cujo tema foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Através das representações dos usuários, profissionais de saúde, gestores, prestadores de serviços, autoridades públicas e sociedade civil, foram avaliadas a situação da saúde a níveis municipal e estadual e propostas as diretrizes para a formulação da política pública de saúde para os próximos quatros anos.

O secretário de Administração e Finanças, Ricardo Knupp, que na oportunidade representou o prefeito Oziel Oliveira, disse em seu discurso que gerir a saúde é sempre um grande desafio.

“Ano passado em Luís Eduardo Magalhães, nós aplicamos os 15% da arrecadação dos impostos em ações e serviços de saúde, conforme preconiza a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 e investimos outros R$ 15 milhões para a manutenção das unidades de saúde, realização de cirurgias, tratamentos e outros procedimentos”, comentou Knupp. “Os investimentos em saúde são pesados e a cada dia nós aprimoramos mais os nossos serviços”, continuou.

Na oportunidade, o secretário de Saúde, Felipe Melhem, relembrou a aprovação do Hospital Municipal pela Câmara de Vereadores esta semana, dizendo que a construção da unidade consolidará a saúde em nosso município e que são poucas as cidades, que com menos de 20 anos de existência, já possuem esse equipamento de saúde.



Ao final do evento, os três grupos que debateram os eixos da conferência definiram as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual que acontece de 09 a 13 de junho em Salvador e elegeram os delegados que representarão Luís Eduardo Magalhães.

Também participaram do evento o secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha; o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares; o procurador Geral do Município, Teófilo Jerônimo; o vereador Carlos Koch; servidores da Secretaria Municipal de Saúde e trabalhadores da saúde de outros municípios.

Fonte: ASCOM/PMLEM





A secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães, por meio do programa de inclusão social “Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo”, entregou ao longo desta semana, abadás de capoeira e roupas de balé para as crianças e adolescentes que participam das oficinas nos bairros Conquista e Mimoso II.

Na quarta-feira (10), as meninas de 03 a 14 anos que participam da oficina de balé realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Conquista, receberam muito emocionadas as roupas de balé, entregues pelo secretário da pasta, Fábio da Rocha, pelo coordenador do Bolsa Família, Nelton Castro e pela instrutora de dança Uiny de Oliveira Santos. De acordo com a secretaria, foram entregues 70 uniformes.



“É muito gratificante ver a felicidade estampada no rostinho de cada menina. Para a gestão, a entrega da roupa é uma forma de incentivo, já para muitas crianças e adolescentes, é a realização de um sonho. A maioria das meninas que atendemos aqui são carente e os pais dificilmente teriam condições de adquirir essa roupa. Hoje, elas estão se sentindo verdadeiras princesas!” comentou Fábio Rocha.

Já na quinta-feira (11), foi a vez das crianças e adolescentes que participam da oficina de capoeira realizada na Academia da Saúde, localizada no bairro Mimoso II, receberem gratuitamente os abadás. O gerente de Unidades Descentralizadas e instrutor de capoeira, Erik Café, também participou da entrega e comentou que os abadás proporcionarão aos participantes melhor desempenho durante as aulas, pois agora eles tem roupas adequadas para a realização dos movimentos da capoeira.

Fonte: ASCOM - PMLEM

Secretários de agricultura de vários municípios da região têm visitado Luís Eduardo Magalhães para conhecer como foi desenvolvido e instaurar o Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.). O serviço público de inspeção é responsável pela realização da prévia fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

Nesta semana, nos dias 10 e 11, o secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Haiala e a coordenadora de Vigilância Sanitária, Luciana Neves, fizeram uma visita ao secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Franco Bosa, e conheceram os passos para implantação do S.I.M. no município.

“Há pouco mais de sessenta dias foi inaugurado um frigorífico em nosso município e começamos ver a necessidade de buscar o S.I.M., pesquisando detectamos que o município de Luís Eduardo que está a frente no uso do selo e viemos conhecer para implantar em nossa cidade”, afirmou Haiala.

Para o secretário Franco Bosa, os processos devem ser seguidos com precisão, pois garantem a saúde da população. O S.I.M. foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade da produção de alimentos. Este serviço visa promover a saúde pública e a segurança alimentar, e inclui o abate de animais e seus produtos; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; ovos e seus derivados; mel e cera de abelhas e seus derivados.

Com a criação do Selo de Inspeção houve a profissionalização e abertura de abatedouros de aves, suínos, ovinos, peixes; produção de mel, queijos e embutidos, além da produção de bebidas lácteas.

“No passado não tão remoto, aqui em Luís Eduardo era possível ver nos açougues esquartejamento de animais no balcão, e o risco de contaminação era enorme. Hoje, todo o consumo que temos de produtos de origem animal e vegetal segue um padrão de qualidade, proporcionando saúde à população”, assegura o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM

Na tarde da última terça-feira (09), o prefeito Oziel Oliveira, a secretária de Governo, Katerine Rios; os vereadores Santil Coqueiro, Kelmuth Maclarem e uma equipe da secretaria municipal de Educação, receberam pais e alunos que no início da semana participaram de um protesto em frente a prefeitura. Durante a manifestação, eles pediram o fim da greve e a melhoria na estrutura de algumas escolas.

Após ouvir todas as observações, a equipe do governo informou que o Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães não compareceu a duas reuniões agendadas e que está aberto ao diálogo. Os integrantes apresentaram ainda todas as conquistas da educação municipal e os projetos que serão implementados a partir de agora.

O prefeito aproveitou para explicar que a ampliação da hora/aula de cinquenta para sessenta minutos, é uma determinação do Governo Federal. Oziel Oliveira também parabenizou os alunos pela atitude e apresentou os documentos que comprovam a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal por parte do município, o pagamento em dia dos servidores e os investimentos em educação.

“Para mim é muito importante conversar com os alunos e ouvir o que eles dizem sobre a realidade das salas de aula. Também foi muito proveitoso explicar para os pais como estão sendo utilizados os recursos da nossa educação. Todos sabem que construiremos dez escolas que vão melhorar de forma significativa a nossa estrutura e a capacidade de atendimento”, comentou o prefeito.

Outro assunto abordado foi a realização das Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães (OILEM). Os gestores da rede municipal apresentaram todos os detalhes da OILEM, que envolverá milhares de alunos das escolas públicas e particulares. O estudante David Ramon participou do encontro e ficou satisfeito com o que foi apresentado.

“Aguardamos o diálogo para a solução da greve. Alguém terá que ceder para que os alunos não continuem sendo prejudicados. Hoje tive a oportunidade de tirar muitas dúvidas e gostei muito do que aconteceu aqui”, declarou o estudante.

 

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães















Cerca de 160 estudantes que frequentam as sete turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Santa Luzia em Barreiras participaram, na noite desta terça-feira (9), de uma palestra sobre primeiros socorros. As orientações foram repassadas pelo sargento Reis do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, com o auxílio dos soldados BM Araújo, Hélio e Alonso. A palestra integra o Projeto “Gente da Gente – Fortalecendo a EJA”, desenvolvido pela coordenação da escola e que prevê uma série de outras abordagens educativas, ao longo do ano.

“Nós temos avós, pais de famílias e jovens. É um público adulto e nosso objetivo é ajudar na vida das pessoas com assuntos estratégicos do dia a dia. Buscamos ainda, com esses cursos, trazer os jovens para a escola e aqui oportunizar ações que modifiquem a vida deles, porque muitos não têm perspectivas de trabalho e de evolução pessoal fora da escola”, destaca a coordenadora pedagógica Luzimar Santos que junto à diretora Adilma Vilela desenvolvem o projeto.

Durante a abordagem, os bombeiros ensinaram técnicas de salvamento e procedimentos preliminares que podem ser feitos em casa, no trabalho ou na escola e que se bem executados, são decisivos para manter uma vida. “Para nós, repassar essas informações têm um significado de aproximar a comunidade do Corpo de Bombeiros levando estes conhecimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar, serão eles que farão a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa”, explica o Sgt BM Reis.

Ainda como parte do Projeto macro da escola, está prevista uma palestra sobre economia doméstica e renda extra. Em março passado foi realizada uma abordagem sobre violência contra a mulher.

Fonte: Dircom/PMB

A partir da próxima quinta-feira (11), quem gosta de arte terá a oportunidade de apreciar os trabalhos dos artistas de Luís Eduardo Magalhães. Será a abertura oficial da Feira de Artesanato do Centro Cultural, que funcionará a princípio quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 17h, em frente ao Centro Cultural.

De acordo com Secretário de Cultura e Turismo Leandro dos Santos, a intenção é apoiar e valorizar as produções dos artesãos locais e dar visibilidade aos trabalhos produzidos na cidade. A Feira pretende ainda incentivar a comercialização das obras, garantindo assim renda extra para os expositores do município.

“Entendemos que essa é a melhor forma de incentivar os artistas de Luís Eduardo Magalhães, que tanto se empenham para mostrar a força e a pujança da indústria criativa local. Não tenho dúvidas que a partir de agora, eles ficarão ainda mais motivados para demostrar toda a técnica e habilidade para a confecção das mais variadas obras”, comemorou o Secretário Leandro.

O Centro Cultural fica na Avenida Enedino Alves da Paixão, próximo à antiga rodoviária.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), publicou no Diário Oficial de sexta-feira, 05, edição nº 2927, o Edital do Processo Seletivo para a escolha de candidatos à eleição de Conselheiros Titulares e Suplentes conforme previstas nas Leis n° 8.060/90, 417/98 e 808/2008.

Os interessados em participar das eleições do Conselho Tutelar de Barreiras têm até o dia 09 de maio para registrar a candidatura nas dependências do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, situada na Casa dos Conselhos, rua Capitão Manoel Miranda, s/n, centro, de segunda a sexta-feira das 09h às 18h.

Serão eleitos cinco conselheiros titulares e suplentes, por ordem de votação, com mandato de quatro anos. Os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar devem ter mais de 21 anos, ensino médio completo, comprovar idoneidade moral, ter ainda residência no município há mais de dois anos, estar em gozo dos direitos políticos e ter a aprovação prévia nas provas de suficiência sobre os conhecimentos dos princípios e normas gerais do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, conforme a Lei 8.060/1990.

A prova de suficiência será realizada no dia 07 de julho, com duração de quatro horas. Já a eleição dos Conselheiros Tutelares 2019 acontecerá no dia 06 de outubro. De acordo com a presidente do CMDCA, Karlúcia Macêdo, o processo seletivo é fundamental para a escolha de novos conselheiros.

“Este processo seletivo é regido e norteado pela Lei Federal n° 8.060/90, e Leis Municipais nº 417/98 e 808/08 que tratam das atribuições dos conselheiros e também do regulamento do processo de escolha. O trabalho do Conselheiro é essencial para a proteção à infância, assim, é importante seguir as normas e critérios no momento da inscrição, bem como serem avaliados pela população no dia da eleição, onde serão escolhidos os novos conselheiros”, destacou Karlúcia Macêdo.

A Resolução que regulamenta o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, bem como o que institui a Comissão Especial Eleitoral para a eleição e o edital da Eleição 2019, incluindo o modelo da ficha de inscrição podem ser conferidos através do endereço eletrônico: https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2019/diario2927.pdf

Fonte: Dircom

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |