Blog Santo Antônio
Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
19
Mai / 2020

VAGA DE EMPREGO

Fonte: GRUPO SANTO ANTONIO

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais DOIS NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO.

O sétimo e oitavo casos confirmados são, respectivamente: uma pessoa do gênero feminino, 39 anos, funcionária da saúde, que teve contato com caso positivo no estabelecimento de trabalho, notificado em Cristópolis; uma pessoa do gênero masculino, 55 anos, operador de máquinas no Novo Paraná, que teve contato com caminhoneiro sintomático, vindo de São Paulo.

Ambos estão com sintomas que não indicam necessidade de internação hospitalar e permanecem em isolamento domiciliar, seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Os contatos intradomiciliares estão assintomáticos, permanecem em isolamento obrigatório, no aguardo da realização dos testes e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos a importância do distanciamento social para que continuemos mantendo o controle da Covid-19 no município.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde

 

A Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães já realiza de segunda à sábado, nos períodos matutino e vespertino, o atendimento médico especializado junto à população do município. Mas neste último domingo (17), a unidade ampliou os seus atendimentos e realizou consultas dermatológicas, beneficiando 81 pacientes.

Além de dermatologia, atualmente a Policlínica conta com 17 especialidades médicas, entre elas: cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, ginecologista, obstetra, mastologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra e urologista. Para complementar os atendimentos, a unidade conta também com especialidades não médicas como psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêutica e assistente social.

Tanto no domingo, quanto durante a semana, os atendimentos na Policlínica Municipal acontecem com toda a segurança, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus. O distanciamento seguro de 2 metros é mantido, com a oferta de álcool em gel na entrada da unidade, nas salas de consultas e demais repartições e o uso de máscara de proteção é obrigatório.

De acordo com a Secretaria de Saúde, este ano a Policlínica Municipal já realizou cerca de 28 mil atendimentos, nas diversas especialidades. Sendo cardiologia, ortopedia, pediatria e obstetrícia, as especialidades mais procuradas e com mais atendimentos. Para o secretário de Saúde, Felipe Melhem, os atendimentos na Policlínica demonstram a forma séria que a gestão municipal trata a saúde dos luiseduardenses.

“Nós temos a única Policlínica do Oeste da Bahia que é mantida com recursos próprios do município. Oferecemos serviços médicos especializados com qualidade e contamos com recursos tecnológicos avançados para o diagnóstico de doenças, como um aparelho novo de ultrassonografia que realiza inúmeros exames como obstétrica, obstétrica com doppler, obstétrica morfológica, transvaginal, tireoide, próstata, músculos, articulações, mamária, axilas, rins e vias urinárias, abdômen, entre outros”, comentou o secretário.

“Também realizamos eletroencefalograma, eletrocardiograma, coleta de material para exame preventivo do câncer de colo de útero, colposcopia, audiometria, holter, mapa e nasolaringoscopia”, finalizou Felipe Melhem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Cristópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa dois novos casos positivos para o novo Coronavírus, identificados dentro do município. O primeiro novo caso trata-se de uma adolescente, 15 anos, que apresenta sintomas leves e teve contato com o caso positivo. O segundo novo caso trata-se de um caminhoneiro, 40 anos, oriundo da cidade de Riachão do Jacuípe, atendido no Hospital Municipal Antônio José de Araújo, apresentando, no momento, sintomas leves (sem relação com os casos anteriores). Foram coletadas amostras dos dois pacientes e enviadas para a realização de RT-PCR na UFOB/Barreiras, apresentando resultados positivos. Os pacientes encontram-se estáveis, com sintomas leves, e em isolamento conforme orientações da Vigilância Epidemiológica do município. 

Por se tratar de casos positivos, já estão sendo adotadas todas as medidas conforme orientam os protocolos do Ministério da Saúde, realizando monitoramento de todos os contatos e familiares da paciente do município. Informamos, ainda, que acionamos a Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Saúde da cidade de Riachão do Jacuípe para adoção de medidas quanto ao segundo caso.    

O Comitê de Gestão e Enfrentamento do Coronavírus da cidade de Cristópolis ressalta que já estão sendo adotadas medidas mais restritivas. 

Reforçamos a importância da população respeitar o isolamento social, evitando aglomerações e mantendo o uso de máscaras, além das demais medidas de proteção e higienização.

Cristópolis, 18/05/2020
Comitê de Enfretamento ao Coronavírus 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Cristópolis
A fiscalização contou com apoio da PRF, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal



A Secretaria de Saúde de Barreiras vem desenvolvendo uma série de ações no combate à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, em todo o município. No último sábado (16) as fiscalizações, através da barreira sanitária, realizadas de maneira integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, foram intensificadas na BR 020, nas mediações do KM 30, com orientação aos condutores de vans e ônibus que fazem rota interestadual.

De acordo com o coordenador das barreiras sanitárias, Dorimar Almeida, foram realizadas a aferição da temperatura corporal de condutores e passageiros, observação de sintomas de Covid-19 e orientações sobre a doença. Já a PRF e a Polícia Militar garantiram a segurança durante a inspeção, com sinalização da via e parada de veículos.



Adotadas pela Prefeitura de Barreiras há mais de dois meses, a implantação das barreiras sanitárias é uma das medidas preventivas que tem se revelado extremamente positiva no enfrentamento à disseminação do novo coronavírus. Nas fiscalizações alcançadas diariamente pelas equipes de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses, são realizadas orientações, aferição de temperatura nas rodovias que dão acesso ao Município, bem como o acompanhamento e monitoramento de casos suspeitos de Covid-19.

“Em nosso município os transportes de ônibus intermunicipais foram temporariamente suspensos pelo governo estadual, mas os transportes interestaduais continuam acontecendo, dessa forma estamos monitorando e orientando os motoristas e passageiros sobre os locais adequados para desembarcarem, bem como realizando a fiscalização de ônibus e vans com orientação de retorno ao local de origem. Esse monitoramento faz parte do controle do novo coronavírus adotado pela Prefeitura de Barreiras e que tem surtido efeitos positivos, agradecemos também a colaboração da PRF e PM nesse combate”, pontuou Dorimar Almeida.

Fonte: DIRCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar o SEXTO caso positivo de COVID-19 (novo coronavírus), no município.

Trata-se de uma pessoa do gênero masculino, com 64 anos, autônomo, que trabalha com o transporte de cargas, tendo chegado no município há 90 dias e sem história de contato com caso suspeito ou confirmado da doença.

Após melhora do quadro sintomático, o paciente realizou o teste rápido (TR) em um laboratório particular do município no último dia 12 de maio, com resultado positivo. O paciente está sem sintomas.

Seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e SESAB, os casos confirmados por TR IGG e IGM positivo + Clínica e a epidemiologia, são classificados como COVID-19.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do distanciamento social para que continuemos mantendo o controle do novo coronavírus no município.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio



Reaberta na segunda-feira (11), a Policlínica Regional de Barreiras atendeu em três dias um total de 227 pacientes em nove especialidades médicas e exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética e eletroencefalograma. A unidade foi a primeira a retomar os serviços desde que as policlínicas foram fechadas em toda a Bahia no início da pandemia de covid-19, como forma de conter o avanço da doença no Estado.

Em alinhamento com os gestores municipais, o Governo do Estado iniciou o processo de abertura gradual dos equipamentos. Como critério estabelecimento, apenas as cidades que não tiverem registro de novos casos do coronavírus durante 14 dias poderiam retomar as atividades. As unidades de Teixeira de Freitas e Senhor do Bonfim estão previstas para abrir na próxima segunda-feira (18). As policlínicas de Valença, Irecê e Guanambi também estavam previstas para abrir na mesma data, mas por conta do aumento de casos positivos de covid-19, os prefeitos optaram por um adiamento.

"Os prefeitos se reuniram e decidiram que irão aguardar a diminuição do número de casos confirmados de coronavírus entre os municípios consorciados. Eles voltarão a realizar assembleias no final de maio para reavaliar a situação e debater a possibilidade de fazer a abertura das unidades em junho", explica Joana Molesini, coordenadora de gestão regionalizada da Secretaria da Saúde (Sesab).

As unidades de Jacobina, Juazeiro, Alagoinhas, Itabuna, Jequié, Paulo Afonso e Vitória da Conquista não possuem previsão de reabertura, pois ainda apresentam casos confirmados recentemente. A Bahia conta com 16 policlínicas regionais, que atendem a cerca de dois milhões de pessoas.

Critérios de segurança

A Sesab também estipulou a testagem das equipes como critério para a reabertura dos serviços e atendimentos das policlínicas. As equipes médicas e de apoio administrativo, incluindo agentes de segurança e motoristas, que atuam nas policlínicas estão sendo submetidos a exames para detecção da Covid-19 e a cada 15 dias os exames serão repetidos. Os funcionários que tiverem o diagnóstico confirmado ficarão em isolamento domiciliar.

Além destas ações, para diminuir o risco de contaminação, as unidades deverão reduzir o fluxo de pessoas, manter os assentos das recepções organizados de modo que os pacientes se acomodem intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro, minimizando o possível contato entre os pacientes. Também será reduzido o acesso de pessoas nos refeitórios simultaneamente para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, com manutenção do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Transporte

Os pacientes transportados nos micro-ônibus das policlínicas passarão por uma triagem no seu município de origem antes de entrar no veículo. As pessoas que apresentarem mais de um sintoma compatível com a doença, como temperatura acima de 37.8, não poderão embarcar e serão encaminhadas a uma unidade de referência. A lotação máxima do micro-ônibus será reduzida para 50%. As janelas devem ficar abertas para circulação do ar e o uso do ar-condicionado evitado. Os usuários do veículo devem ficar distantes uns dos outros, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa.

Fonte: Secom BA

Fonte: ASCOM, prefeitura de Cristópolis

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das Secretarias de Saúde e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e Vigilância,iniciou na manhã desta quinta-feira (14), barreiras sanitárias nas entradas e saídas do município.

Os pontos de abordagem foram montados na entrada do bairro Tropical Ville (vindo de Barreiras), no Posto Mimosão (vindo do Tocantins) e na BR 020 (vindo de Brasília).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo, a operação terá o apoio da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), Guarda Municipal e Polícia Militar.

"Todos estão envolvidos para evitar o aparecimento de novos casos da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães", explicou Arisleide Bispo.



A diretora de Vigilância em Saúde explicou ainda que não haverá testes rápidos nos locais. Todos os veículos serão parados, motoristas e passageiros terão a temperatura verificada e quem apresentar possíveis sintomas do novo coronavírus, será encaminhado para o isolamento domiciliar e monitoramento.

No caso de pessoas de outras cidades, todas as informações serão encaminhadas para as autoridades sanitárias do município de destino.

"Estamos prontos para adotar os procedimentos necessários para ajudar na luta contra a Covid-19. Não mediremos esforços para garantir o bem estar e a saúde de nossa população", complementou Arisleide Bispo.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje foram identificados 07 (sete) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de três pessoas do sexo masculino de 19, 33 e 41 anos e quatro pessoas do sexo feminino, de 44, 51; e duas de 20 de anos.

Informa ainda que dos 39 (trinta e nove) casos suspeitos que aguardavam resultados, 04 (quatro) foram concluídos. Destes, dois testaram negativo e dois testaram positivo. Os casos negativos tratam-se de uma pessoa do sexo feminino de 33 anos, que teve contato com caso confirmado de Brasília e uma pessoas do sexo masculino, de 21 anos, que teve contato com suspeito.

Já os casos positivos, tratam-se de uma pessoa do sexo masculino, de 33 anos, sem histórico de viagem recente que iniciou os sintomas no dia 08 de maio, foi atendida no PA Coronavírus (HMED) no dia 12 e passou por coleta. E, uma pessoa do sexo feminino, de 50 anos, moradora da zona rural, que teve contato com caso suspeito de São Paulo, iniciou os sintomas no dia 06 de maio e foi atendida na UBS dia 12, notificada e encaminhada ao PA Coronavírus (HMED), onde realizou a coleta para exame.

No momento, a Secretaria de Saúde está monitorando 128 (cento e vinte e oito) casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos exames dos demais casos suspeitos para divulgação. Assim como manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 13 de maio de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |