Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Reta final para aproveitar o desconto de 10% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os donos de veículos com placas de finais 3 e 4, que termina dias 28 e 29 de abril, respectivamente. O calendário completo e mais informações estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

Outra opção para os proprietários de automóveis é parcelar o imposto em cinco vezes, sem desconto. Para isso, é necessário pagar a primeira cota na mesma data em que ocorre o vencimento do desconto de 10%, ou seja, dia 28 para placa 3 e dia 29 para placa 4. Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

Outros vencimentos de abril

Nesse mês também vence a segunda cota para os proprietários de veículos que optaram pelo parcelamento do tributo no mês passado. Placa final 1 tem vencimento dia 28, e final 2 no dia 29 de abril. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Descontos e parcelamento ampliados

Com o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação, o Governo do Estado ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022. No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%. Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA

A assinatura digital pelo celular está disponível para população por meio da plataforma de relacionamento do governo federal, o Gov.br. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo e terão validade legal. Atualmente, há 4,9 mil serviços no Gov.br - 74% deles totalmente digitais.

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo Gov.br e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco. Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao Gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

Como assinar

A versão atualizada do aplicativo Gov.br tem um link chamado ‘Assinar documentos digitalmente’, que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma Gov.br. 

Plataforma

A plataforma Gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do governo federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. A plataforma oferece três tipos de cadastro:  as modalidades bronze, prata e ouro.

A plataforma Gov.br é utilizada, por exemplo, para serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como certificado de vacina, inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consulta à Carteira Nacional de Habilitação e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.

Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes, mas também demanda coletas de dados distintas.

Fonte: Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta terça-feira (26), que investiga a contratação de uma empresa pelo Consórcio Nordeste para aquisição de 300 respiradores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Chamada de "Cianose", a operação cumpre 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital baiana, a PF cumpre mandado no Edifício Victory Tower, condomínio de luxo no Corredor da Vitória.

Além da PF, as buscas contam com suporte da Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com a Polícia Federal, o processo de aquisição que se seguiu contou com diversas irregularidades, como o pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato qualquer garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro. Ainda conforme as informações, o caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: Bahia Notícias


Veículos da Polícia Federal e da CGU no Corredor da Vitória, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/TV Bahia

Uma operação da Polícia Federal em um condomínio de luxo no Corredor da Vitória, o Edifício Mansão Victory Tower, levou pânico a políticos e empresário na manhã desta terça-feira (26).

A operação, batizada de Cianose, tem o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e cumpre 14 mandados de busca e apreensão relativos à investigação sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. Os mandados também são cumpridos no Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo a PF, que não divulgou os alvos, a compra dos equipamentos teve irregularidades, como pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada.

Nenhum respirador foi entregue. Diante disso, os envolvidos poderão responder por dispensa de licitação sem observância das formalidades legais, estelionato em detrimento de entidade pública e lavagem de dinheiro.

Não há mandados contra governadores.

Fonte: Política Livre

A Semana do Peixe, realizada de 08 a 15 de abril em Luís Eduardo Magalhães, movimentou R$ 200 mil em volume de negócios, segundo estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa incentivou o consumo de peixes na Semana Santa e aumentou a circulação de pessoas no Mercado Municipal do Bairro Santa Cruz, com descontos especiais nos pescados.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

 

 

 

Aconteceu nesta segunda-feira, 25, o encerramento de mais uma etapa do Projeto Base Net da BCS/Santa Luzia, o curso teve duração de 03 meses e formou 26 alunos.

 

Na ocasião estiveram presentes, o Major PM Araken, Comandante da 83° CIPM e o Tenente PM Éder, Comandante da Base Comunitária. O Instrutor das turmas, Sd PM Alan Alves, também participou da entrega dos certificados aos alunos.

 

Sendo o pioneiro dentre os cursos da BCS/Santa Luzia, o projeto Base Net, já formou 12 turmas e mais de 100 alunos, proporcionando qualificação profissional e conhecimento no mundo da informática.

 

Aqueles que se destacaram durante o curso, foram reconhecidos por seus méritos e ao final do evento foi ofertado um Coffee Break para os presentes.

 

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

 

"PMBA, uma Força a serviço do cidadão!"

 

83ª CIPM/Barreiras

 

"A Paz é Fruto da Justiça"

Fonte: Repórter Paiva/ BCS/Santa Luzia 83 CIPM

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Cultura, está atualizando o Cadastro Municipal de Artistas Culturais em diversas áreas de atuação. O cadastro para atualização está aberto a partir desta segunda-feira (25) e seguirá até a próxima segunda-feira (02) e deverá ser realizado através do link: https://forms.gle/T5bB5ixWmAWg8Jcr7

Esse cadastro de cultura tem como finalidade mapear os profissionais da cultura, bem como geração de indicadores culturais coletivos e espaços culturais em geral para orientar as políticas públicas do município. Para se cadastrar você precisará anexar alguns documentos como: RG e comprovante de residência e portfólio com a comprovação de atividades.

“É importante esse cadastro ou atualização cadastral para construirmos esse mapeamento cultural de Barreiras, então pedimos aos fazedores de cultura do nosso município, que acessem a plataforma e façam a sua atualização ou cadastramento, para que a Diretoria de Cultura atualize o banco de dados para promover futuros projetos e eventos”, pontuou a diretora de Cultura, Emília Moreno.

Fonte: DIRCOM/PMB

Vinte e seis jovens moradores de Barreiras, no Oeste baiano, estão capacitados para o mercado de trabalho, após concluírem a quarta edição do projeto ‘Base Net’, realizado pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Santa Luzia. A cerimônia de encerramento aconteceu nesta segunda-feira (25).

Pioneira na unidade, a iniciativa já formou mais de 100 alunos em 12 turmas, desde que a Base foi inaugurada, no ano de 2019. É através dela que a população apura os conhecimentos no mundo da informática e usa os ensinamentos adquiridos para a qualificação profissional.

Durante três meses, os alunos aprenderam com o instrutor, soldado Alan Alves, as principais técnicas de informática básica – desde a maneira de ligar o computador, acessar a internet e mais sobre os sistemas – até a digitação e o uso de programas como Excel e Word, principais do ‘Pacote Office’.

“Praticamente os nossos alunos chegam com o conhecimento zero de tecnologia. Alguns nem o computador sabem ligar. Além disso, nós os certificamos e fazemos o encaminhamento para o mercado de trabalho”, contou o comandante da unidade, tenente Eder de Sousa Santos.

O comandante da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barreiras), major Araken Ferreira,  também participou da conclusão do curso e parabenizou as primeiras colocadas da turma, Naiara Alencar Lima, 16 anos, e Núbia Alves de Souza, 29.

“É muito importante ver o quão elas estiveram interessadas e comprometidas com essa oportunidade. Precisamos dar os créditos e agradecer sempre a comunidade que a cada dia tem se aproximado da Polícia Militar”, contou Araken.

Fonte: SSP BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro

A assinatura digital pelo celular está disponível para população por meio da plataforma de relacionamento do governo federal, o Gov.br. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo e terão validade legal. Atualmente, há 4,9 mil serviços no Gov.br - 74% deles totalmente digitais.

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo Gov.br e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco. Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao Gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

Como assinar

A versão atualizada do aplicativo Gov.br tem um link chamado ‘Assinar documentos digitalmente’, que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma Gov.br. 

Plataforma

A plataforma Gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do governo federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. A plataforma oferece três tipos de cadastro:  as modalidades bronze, prata e ouro.

A plataforma Gov.br é utilizada, por exemplo, para serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como certificado de vacina, inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consulta à Carteira Nacional de Habilitação e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.

Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes, mas também demanda coletas de dados distintas.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA
Docentes discordam de reajuste aprovado pelo governo Rui Costa (PT)

Os professores das universidades estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) vão paralisar as atividades na próxima quarta-feira (27), para cobrar reajuste salarial. Na data, os docentes realizarão um ato público em Salvador, na Praça da Piedade, a partir das 14h. 

"Ao longo do governo Rui Costa, foram diversos ataques ao Estatuto do Magistério, a lei que regula a carreira docente. Direitos como progressões e promoções estão parados, processos de dedicação exclusiva seguem represados e são recorrentes as decisões que desrespeitam a autonomia das universidades. Tudo isso impacta diretamente a qualidade do ensino e da educação pública no nosso estado", diz panfleto sobre a paralisação. 

De acordo com as associações de docentes das universidades, o reajuste aprovado não repõe a inflação do período após sete anos de congelamento salarial. Outra reivindicação é de que o governador Rui Costa (PT) não retomou a mesa de negociação permanente, inclusa no acordo que finalizou a greve em 2019, após varias tentativas do movimento docente.

"Sem qualquer tipo de diálogo, o governo cedeu um reajuste salarial de apenas 4%, longe de repor as perdas inflacionárias que já ultrapassam 50% em sete anos de arrocho", diz nota da Adusc (Associação de Docentes da Uesc). 

Fonte: Metro 1

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



A nova pesquisa do Instituto Paraná para as eleições baianas não traz questionário unindo o nome dos pré-candidatos ao Governo da Bahia a pré-candidatos a presidente, como os institutos de pesquisa estavam fazendo até então.

A pesquisa foi registrada no último dia 22 e está prevista para ser divulgada no dia 28 (quinta-feira desta semana). O levantamento foi contratado pelo próprio Instituto Paraná e ainda há dúvidas sobre qual veículo de comunicação irá publicar os números.

De acordo com o questionário, disponível no próprio sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para governador, há a pesquisa espontânea (quando não é apresentado nome ao eleitor) e estimulada (quando o nome dos pré-candidatos são apresentados).

Não há questionário que relacione, por exemplo, o nome de Jerônimo Rodrigues (PT) ao de Lula ou o de João Roma a Bolsonaro.

Fonte: Política Ao Vivo

O Brasil registrou 62 mortes por Covid e 8.902 casos da doença, nesta sexta (22). Com isso, o país chega a 662.618 mortes e 30.334.301 casos registrados de Covid-19 desde o início da pandemia.

Os dados de casos e mortes foram atualizados para 22 estados; sete não registraram nenhuma morte nas últimas 24 horas.

As médias móveis de mortes e de casos permanecem em queda. Pela segunda vez na semana, a média móvel de mortes ficou abaixo de cem, com 94, redução de 39% em relação a duas semanas atrás, e a de infecções é de 13.073, queda de 37%.

O recurso estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados, é calculado pela soma das mortes dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus.

As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 23 estados.

O Brasil registrou 559.210 doses de vacinas contra Covid-19, nesta sexta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 56.877 primeiras doses, 112.701 segundas doses e 1.887 doses únicas. Além disso, foram registradas 387.745 doses de reforço (somadas terceiras e quartas doses).

Ao todo, 177.001.577 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Já são 163.419.514 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Quanto às doses de reforço, foram aplicadas 84.700.549 terceiras e 180.632 quartas doses.

Assim, o país já tem 84,6% da população com a 1ª dose e 76,07% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen, e 39,43% da população com reforço vacinal.

O consórcio fez também o registro das doses de vacinas aplicadas em crianças. A população de 5 a 11 anos parcialmente imunizada (com somente a primeira dose de vacina recebida) é de 56,71%. Na mesma faixa etárias, 24,12% receberam a segunda dose ou a dose única.

Considerando toda a população acima de 5 anos, 88,43% recebeu uma dose e 81,65% recebeu duas doses ou a vacina de dose única da Janssen.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Fonte: Política Livre
A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50



Acumulada após ninguém levar a premiação máxima no concurso da última quarta-feira (20), a Mega-Sena sorteia neste sábado (23) um prêmio estimado em R$ 8,5 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.474 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa, no Facebook e no YouTube.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Fonte: IG

A Prefeitura por meio da Secretaria da Juventude e dos Esportes é uma das parceiras para a realização nesse domingo, dia 24, no Estádio Anísio Carvalho, a partir das 20h, do amistoso entre as Seleções de Futebol Masters do Bahia X Formosa do Rio Preto. Antes da partida haverá, às 16:30h, um jogo válido pelo Campeonato Formosense 2022 entre as equipes Barça X Formosinha.

“Sabemos o quanto é importante incentivar o esporte. Não estamos medindo esforços. Por isso, durante o ano inteiro estão sendo promovidas atividades que envolvem as famílias e principalmente os nossos jovens. O jogo deste domingo será um excelente momento de divertimento e confraternização para os formosenses”, afirma o prefeito Neo Araújo.

Conforme o técnico da Seleção Master de Formosa, Valfredo de Souza, a expectativa para o amistoso é grande, porém, sua equipe não facilitará. “Toda cidade espera com ansiedade por essa partida. Será muito bom rever jogadores que fizeram história no futebol profissional, mas, nem por isso facilitaremos o jogo! Estamos treinando com afinco”, destaca. 

“Convidamos toda população de Formosa para prestigiar o evento. Estaremos junto com grandes amigos no Estádio Anísio Carvalho. Desde já, quero deixar um forte abraço para todos os torcedores da cidade e região. Contamos com a presença de vocês!”, disse o ex-goleiro do Bahia, Jean Paulo Fernandes.  

Relação jogadores do Bahia que estarão no amistoso: 

Jean, Bebeto Campos, Zé Carlos, Emo, Robson Luiz, Fausto, Leilton, Rissut, Cláudio Luiz, Mário César, Fabinho, Amauri, Pepito, Marco Antônio, Flávio, Dudu, Gilinho, Gil Sergipano e Marcelo Ramos. 

 

Fonte: Dircom FRP
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |