Policiais Rodoviários Federais realizavam abordagens com foco na fiscalização de motocicletas, na BR 242, Km 885, na tarde de ontem (22), quando deram ordem de parada ao condutor de uma motocicleta Honda/CG 160 FAN.
Foram solicitados os documentos do veículo e de identificação pessoal. Em consulta ao banco de dados e sistemas policiais utilizados pela PRF, foi constatado que o homem de 36 anos possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo crime de homicídio, delito previsto no art. 121 do Código Penal Brasileiro.
Diante das evidências, foi dada voz de prisão. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos cabíveis.
Daiane Gorgen - Presidente da Associação dos Amigos do Autista AMA-LEM
Hoje, sábado, 23, a AMA/LEM - Associação dos Amigos do Autista, realizou no auditório da Unifaf, Primeiro Seminário de Conscientização do Autismo em LEM.
Com vagas para 240 pessoas que preenchegu em curto período, houve no fechamento de abril, mês do autismo, pela manhã, palestras, já pela tarde, oficinas e práticas.
A presidente da AMA/LEM, Daiane Gorgen, palestrou e esteve a frente do evento, que tratou de inclusão e ensinos sobre o autismo que tem afetado cerca de um pouco mais de 1% da população brasileira ou mais de 2 milhões de pessoas, números que não são cravos, mas é um número aproximado devido as políticas públicas.
O boletim epidemiológico deste sábado (23) registra 374 casos ativos de Covid-19 na Bahia e mais 3 óbitos pela doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados 508 casos de Covid e 331.102 estão em investigação.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), dos 1.541.055 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.847 já são considerados recuperados e 29.834 tiveram óbito confirmado.
Na Bahia, 63.169 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
A pasta ainda informa que os dados podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde pois a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
Vacinação
Até o momento 11.489.953 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.622.765 com a segunda dose ou dose única e 5.358.222 com a dose de reforço no estado. Do público de 5 a 11 anos, 868.596 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 298.540 já tomaram também a segunda dose.
25
Abr / 2022 |
Feira de Santana: Homem armado invade unidade de saúde e obriga profissionais a atendê-lo |
Um homem armado rendeu toda a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Gabriela, em Feira de Santana, ontem, sexta-feira (22), para conseguir atendimento. O rapaz estava com a mão direita baleada e apareceu na unidade por volta das 13h.
De acordo com a Polícia Militar, o homem colocou os profissionais em uma sala, impedindo que eles acionassem a Polícia. Depois que ele conseguiu os primeiros socorros, fugiu da USF.
25
Abr / 2022 |
Apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o título de eleitor até o mês de março |
Apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o título de eleitor até o mês o março. Esse é o menor número registrado desde 2004, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Bahia tem 488 mil jovens com 16 e 17 anos. Em janeiro, apenas 11% (55.810) tinha o título de eleitor. Em março o número chegou a 15% (73.931) do total de jovens aptos a votar pela primeira vez.
Em todo o Brasil, o crescimento do número de novos títulos foi maior. De janeiro a março, o país ganhou mais de um milhão de novos eleitores. Na eleição passada, foram emitidos menos de 900 mil novos títulos.
O aumento veio depois de mobilizações nas redes sociais promovidas pela Justiça Eleitoral na internet.
O secretário de eleições do TRE Bahia, Victor Xavier, lembra que existem possibilidades de atendimento virtual pelo site do órgão e também no formato presencial.
É possível contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível pela internet, e pelos aplicativos de mensagem instantânea Telegram e WhatsApp (71) 3373-7000.
Os jovens têm até o dia 4 de maio para tirar o título e votar nas eleições que acontecem em outubro.a
Os clientes do Banco do Brasil com deficiência auditiva ou de fala passam a ter atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos serviços presenciais e remotos. A novidade vale para as agências, a Central de Relacionamento, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e a Ouvidoria.
Intérpretes em uma central especializada ajudarão os clientes por meio de chamadas de vídeo, tanto no atendimento físico nas agências como no remoto.
Para fornecer o atendimento às pessoas com deficiência auditiva e de fala, o Banco do Brasil firmou parceria com o Icom, plataforma de referência no mercado em tradução para pessoas surdas. A plataforma fornece comunicação em Libras, leitura labial ou texto a qualquer hora e em qualquer dia, para todas as pessoas que precisem de acessibilidade.
Como funciona
O oferecimento da tradução simultânea ocorre por meio de chamada de vídeos com uma empresa especializada. Nas agências, a chamada é iniciada pelo funcionário do Banco do Brasil. No aplicativo ou no site da instituição financeira, o cliente pode iniciar uma chamada de vídeo com um intérprete, que, por meio de uma linha exclusiva com o BB, traduz o atendimento da Central de Relacionamento BB, SAC e Ouvidoria.
Segundo o Banco do Brasil, a iniciativa está alinhada aos dez Compromissos em Sustentabilidade assumidos pela instituição em 2021. O banco tem metas a serem implementadas até 2030 de negócios sustentáveis, investimento responsável e em gestão ambiental, social e de governança.
A instituição também treina os funcionários para melhorarem o atendimento a pessoas com qualquer tipo de deficiência. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva ou de fala no Brasil. Desse total, quase 3 milhões são totalmente surdas e não têm fluência em português, usando a Libras como principal idioma de comunicação.
25
Abr / 2022 |
Barra: caminhão tomba na BA-161 e deixa motorista morto |
Um caminhão carregado com coco tombou na BA-161, rodovia que dá acesso ao município de Barra, na última sexta-feira (22).
O acidente aconteceu próximo a Igarité, no fim da tarde, e vitimou o motorista.
Bombeiros foram acionados para fazer o resgate do corpo, que ficou preso à cabine no caminhão. Um trator precisou ser utilizado para mover o veículo e auxiliar no trabalho.
Após o resgate, o corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Não há informações sobre as causas do acidente nem da identificação do motorista.
Delatores da Lava Jato estão insatisfeitos com cumprimentos de acordos e sinalizam intenção de pedir anulação dos processos nos quais respondem por corrupção e lavagem de dinheiro. Executivos de empreiteiras, doleiros e políticos dizem reservadamente que, entre os principais motivos, estão pesadas multas impostas pela Receita com base em suas confissões. Para delatores, elas extrapolam valores acertados e descumprem termos que definiam os montantes a serem devolvidos no escândalo de desvios na Petrobras. Além disso, as solturas de alguns réus fizeram com que delatores ficassem com a sensação de que são os únicos punidos.
Na lista de insatisfeitos estão executivos da Odebrecht, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, o ex-presidente da UTC Ricardo Pessoa e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Um dos mais arrependidos é o lobista Julio Camargo, que devolveu R$ 40 milhões aos cofres públicos. Sua delação foi um dos pilares da investigação que levou à condenação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha a 15 anos de prisão. A Receita usou a própria delação de Camargo para multá-lo por infrações no Imposto de Renda. O Fisco cobra R$ 120 milhões, além da cifra já devolvida. Camargo, que não se manifestou, está com os bens bloqueados e busca anular o processo.
Em entrevista ao Estadão, o procurador da República, Bruno Calabrich, que atuou em casos relacionados à Lava Jato, afirmou que o STF se defrontará com o problema e terá de decidir se o dinheiro das multas será devolvido. “Porque, a rigor, se não houver nenhum motivo para o dinheiro ser revertido à União ou à empresa lesada, que foi a Petrobras, o dinheiro tem de ser devolvido. Simples”, disse.
Na noite de ontem, sábado, 23, por volta das 20h15, a guarnição da RONDESP OESTE avistou dois indivíduos em uma motocicleta Honda CG 150, cor prata, na rua Presidente Dutra, no Loteamento Rio Grande, em Barreiras.
Segundo informações, o carona estava segurando diversos aparelhos de celulares, o que causou suspeição aos policiais, que diante disso deram ordem de parada realizando em seguida a abordagem e busca pessoal nos supracitados indivíduos.
Durante a busca, foi encontrado na cintura do garupa um simulacro de arma de fogo e interpelados a respeito dos aparelhos de celulares e relógio de pulso, ambos confessaram que era produto de roubos praticado nos bairros São Pedro, Vila Rica e Barreirinhas, horas antes.
A dupla foi presa, juntamente com o simulacro e objetos recuperados, sendo encaminhada para a delegacia de polícia para a adoção das medidas cabíveis.
Organização Mundial da Saúde recomendou a pílula àqueles que possuem quadros leve da doença, mas com risco de hospitalização
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou nesta quinta-feira (21) o uso do antiviral Paxlovid do laboratório americano Pfizer para pacientes com Covid-19 com sintomas leves, mas com "maior risco de hospitalização".
No entanto, o órgão da ONU se mostrou "muito preocupado" porque, como já aconteceu com as vacinas, os países de menor renda terão dificuldade para acessar esse medicamento.
Especialistas da OMS disseram que "recomendam fortemente" a pílula da Pfizer, que combina nirmatrelvir e ritonavir. "É a droga de escolha" para pacientes não vacinados, idosos ou imunossuprimidos, segundo um artigo publicado no British Journal of Medicine.
Para esses mesmos tipos de pacientes e sintomas, a OMS emitiu uma "recomendação fraca" para o fármaco remdesivir do laboratório americano Gilead, que havia desaconselhado até então.Ainda assim, o Paxlovid deve ser priorizado com relação ao remdesivir, à pílula molnupiravir da Merck e aos anticorpos monoclonais, diz a organização, que continua recomendando a vacinação.
"É crucial evitar que as pessoas desenvolvam uma forma grave da doença ou morram. E a vacinação é uma intervenção chave para a prevenção", declarou a Dra. Janet Diaz, chefe da equipe clínica responsável pela resposta à pandemia em Genebra.
O Paxlovid “reduz mais o número de hospitalizações do que as alternativas, tem menos riscos potenciais do que o antiviral molnupiravir e é mais fácil de administrar do que as opções intravenosas, como remdesivir ou tratamentos com anticorpos”, explicou a OMS.
As recomendações são baseadas em dois ensaios com cerca de 3.100 pacientes que mostraram que o Paxlovid reduziu o risco de hospitalização em 85%.
As indicações valem para maiores de 18 anos e não se aplicam a mulheres grávidas ou lactantes. Nem para pacientes com baixo risco de complicações porque os efeitos positivos são mínimos.
Os especialistas se abstiveram de emitir conselhos para pacientes com formas graves da doença devido à falta de dados.
A OMS apontou as limitações desses tratamentos como a necessidade de serem "administrados o mais rápido possível no início da doença", o que exige acesso a um teste e um médico para confirmar o diagnóstico e prescrever a medicação.
O Paxlovid, por exemplo, é administrado por via oral durante cinco dias e, mais importante, menos de cinco dias após o início dos sintomas.
A OMS também solicita à Pfizer que seja mais transparente e aberta sobre o custo e a disponibilidade de seu comprimido e expanda sua licença para que possam ser produzidos mais genéricos.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) prorrogou, até o dia 2 de maio, as inscrições para o processo seletivo de 15 mil vagas do programa Universidade Para Todos (UPT), do ano de 2022. Destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao Ensino Superior, o programa é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).
As vagas são destinadas aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais do Estado da Bahia. Também serão aceitos os alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição pode ser feita neste link e o edital está disponível aqui.
Sobre o UPT
Como uma das ações do governo estadual para o fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, o Programa Universidade para Todos foi instituído enquanto política pública pelo Decreto nº 20.004/2020. Conforme dados oficiais, até o ano vigente, o UPT já proporcionou o ingresso no Ensino Superior de 30.388 mil estudantes concluintes e egressos da rede pública e o exercício à docência a cerca de 29 mil estudantes universitários, que atuam no programa como professor/monitor.
Ao longo desses anos, o UPT se consolidou nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, possibilitando aos estudantes da rede pública de ensino o acesso em diversos cursos, majoritariamente em universidades públicas. A seleção ocorre da seguinte forma: o estudante lança as notas de Português e Matemática e o sistema soma e as classifica de acordo com o local de funcionamento e o turno que ele optou.
Os candidatos aprovados e convocados para o UPT vão realizar a matrícula de 3 a 6 de maio, de forma presencial, no turno e no local que optaram para cursar. No ato da matricula, o candidato deverá apresentar os documentos relacionados no edital, entre os quais carteira de identidade, CPF, cartão de vacinação do Coronavírus e comprovante de residência.
Sigi Vilares bom dia,
O Jardim Paraiso, mais precisamente a Rua Monteiro Lobato está passando por um forte surto da dengue. Várias pessoas da rua já pegaram a dengue inclusive eu e mais 2 pessoas de minha família…
Tentei contato várias vezes com a secretaria da saúde e da vigilância sanitária para que pudessem tomar alguma providência, mas não tive êxito nem no atendimento da ligação.
Poderia repassar tal informação aos departamentos responsáveis, pois acredito que suas postagens possam chegar até os secretários de políticos de nossa cidade.
Não vemos nenhuma ação da prefeitura, secretarias no que diz respeito ao controle do surto, como também penalidades aos cidadãos que não cuidam de suas casas e lotes, mantendo assim focos dos mosquitos.
Att. Morador indignado
O Governo da Bahia continua investindo na melhoria da prestação de serviço para os baianos e no conforto dos servidores, especialmente do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. Do início do ano passado até este momento, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) recebeu 247 novas viaturas, entre veículos Auto Bomba Tanque e Socorro (ABTS), picapes e Auto Escada Plataforma Aérea (AEPA), somando investimentos de cerca de R$ 70 milhões. No mesmo período, foram distribuídas para a Polícia Militar 417 viaturas próprias, operacionais e administrativas além de 67 viaturas locadas, em mais um investimento aproximado de R$ 35 milhões. Já a Polícia Civil contou, em 2021, com a entrega de 40 novas viaturas, que representam investimento de R$ 4,8 milhões.
Somente este ano, já foram investidos mais de R$ 10 milhões na compra de 177 viaturas a unidades operacionais e administrativas para a PM, entre elas 150 motocicletas e 27 automóveis quatro rodas. Já o Corpo de Bombeiros Militar investiu R$ 37 milhões na entrega, também em 2022, de 136 novas viaturas. Outros dez veículos Auto Bomba Tanque e Socorro (ABTS) têm previsão de entrega ainda no primeiro semestre. Com essa aquisição, a corporação pretende manter um tempo resposta ainda menor, priorizando cada vez mais o bem-estar dos cidadãos e dos bombeiros que atuam nas ocorrências, além das atividades internas.
“Para que possamos ter um atendimento de excelência, que é o que prezamos, precisamos de equipamentos de ponta. Com as novas viaturas vamos poder atender as ocorrências de forma mais célere e nossos militares terão equipamentos melhores, com mais segurança. Investimos em cursos de capacitação frequentes para nossa tropa, pois o aprendizado constante faz parte da nossa rotina e aliado a isso precisamos que os equipamentos também sejam modernizados”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
Adquiridas com recursos próprios, as novas viaturas dos bombeiros são levadas para unidades da capital e interior. A renovação da frota vai atender o combate aos incêndios, primeiros socorros e atividades administrativas. As picapes também vão atuar no combate aos incêndios florestais, levando os bombeiros para as áreas mais acidentadas.
Depois de concluídos os testes e a limpeza na rede de esgoto implantada no bairro Santo Antônio, em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou a prestação do serviço de coleta, transporte e tratamento dos esgotos domésticos de 120 imóveis do local. A partir da entrega da notificação, de acordo com a legislação vigente, os imóveis terão o prazo de 90 dias para interligarem os esgotos domésticos para a caixa de inspeção já instalada no passeio/calçada. A Embasa implantou 1.295 metros de rede coletora e de ramais prediais expandindo o sistema de esgotamento sanitário para trecho do bairro onde a maioria do esgoto era despejado diretamente na rua.
Com o sistema pronto para atender estes imóveis, o gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, reforça sobre a importância dos moradores executarem, na prática, essas ligações neste período de três meses. “Ao destinar corretamente toda a água servida [esgoto] dos banheiros, cozinha e lavanderia para a caixinha que fica na frente do imóvel será fundamental para garantir melhor infraestrutura e qualidade de vida para quem vive no bairro. Já a água da chuva que cai das calhas e dos telhados nos quintais deve ser direcionada para rua. A rede de esgoto não é projetada para receber a água da chuva e, quando isto ocorre, temos obstruções e extravazamentos”, reforça.
A expansão da rede de esgotamento sanitário neste trecho do bairro foi solicitada pelo município que, depois de executada a obra, deverá planejar o trabalho de pavimentação. Além do São Sebastião, a Embasa também vem trabalhando na conclusão de obras nos bairros Barreirinhas, Morada Nova e Morada da Lua. Com investimento total de R$ 8,7 milhões, o empreendimento prevê a implantação das redes coletoras e ramais prediais e a construção de duas estações para bombear os esgotos coletados destes bairros para tratamento. A previsão é que as obras sejam concluídas ao longo de 2022 quando a cobertura do serviço de esgotamento sanitário poderá atingir 82% da sede municipal.
O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), desta sexta-feira (22), registra 422 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 36 casos da doença e mais seis mortes.
De acordo com a Sesab, de 1.540.547 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.294 são considerados recuperados e 29.831 pessoas foram a óbito devido à doença. O boletim epidemiológico da secretaria contabiliza ainda 1.840.762 casos descartados e 331.032 em investigação. Na Bahia, 63.157 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A Sesab ainda informa que 11.489.703 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.621.616 com a segunda ou dose única e 5.356.219 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 868.475 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 298.474 tomaram também a segunda.
23
Abr / 2022 |
Realizado no SPRLEM Treinamento para os Técnicos de Campo do FIP Paisagens da Bahia e Toca |
De 18 a 20 de abril, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM recepcionou o treinamento para os técnicos de campo do Programa FIP Paisagens Rurais dos estados da Bahia e Tocantins, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar
O foco do Projeto Fip Paisagens é a gestão integrada da paisagem do Bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente - APPs e Reserva Legal, e incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.
A formação realizada objetivou capacitar os técnicos sobre a utilização do Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas – ISA, além de outras ferramentas importantes para o desenvolvimento da metodologia como Google Earth Pro, Desenhador do Cadastro Ambiental Rural – CAR Nacional e Web Ambiente da Embrapa.
O ISA proporciona uma visão integrada da propriedade rural levando em conta os aspectos produtivo/econômico, ambiental/social e de uso e ocupação do solo.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, instrutor da metodologia ISA pelo Senar Nacional, Leonardo Pirovani SENAR – ES, com a participação da analista técnica do Senar Central, Cristiane Combaim.
Para Leonardo, o método ISA entra na metodologia ATeG em vários pontos, diagnóstico, planejamento estratégico, adoções de práticas tecnológicas, capacitação complementar e avaliação de resultados, presente em todos os cinco passos da metodologia da assistência técnica, essa ferramenta consegue quantificar algumas situações que antes eram bem subjetivas, além de fazer um gerenciamento de riscos dentro da fazenda que eles estão trabalhando.
“Um dos grandes problemas atualmente é a operacionalização da planilha pelo técnico de campo, a visita feita na Fazenda Pratinha foi a oportunidade de mostrar para os técnicos como fazer essa aplicação. Cada técnico atende as propriedades durante 24 meses, nos quatro primeiros meses é realizado o diagnóstico, onde é feito o conhecimento da propriedade e o preenchimento do Isa, em seguida é feito o planejamento com base no que foi coletado. A cada safra (fechamento em 12 meses) os dados são apresentados aos produtores e esses números servem para tomadas de decisões tanto do técnico quanto do produtor rural”, falou Leonardo.
Além da parte teórica do treinamento, os participantes visitaram a Fazenda Pratinha II, e foram recepcionados pelos produtores rurais, Roni Klein e Greice Fontana Klein.
Maxuel Araújo Santos, técnico de campo da região de Tabocas do Brejo Velho - BA, destacou que este alinhamento é muito importante, pois é uma oportunidade para os profissionais tirarem dúvidas.
“Como foi um treinamento prático e presencial foi importante para nós técnicos fixarmos alguns conhecimentos. Durante o FIP cada técnico atende cerca de 30 produtores, nesta visita de campo realizada da Fazenda Pratinha tivemos a oportunidade de simular a aplicação do questionário com entrevista direto com o produtor. É este trabalho que pretendemos fazer em campo, aplicar o questionário para vermos o índice de sustentabilidade de cada propriedade, e assim podermos atuarmos de forma técnica, levando a assistência que irá melhorar os índices das propriedades”, destacou.
O assessor regional do Senar Bahia, Sunny Aaron, destacou que a capacitação vai permitir aos técnicos entenderem a importância da correta utilização da ferramenta ISA.
“Com a ferramenta ISA os técnicos de campo têm uma melhor visão da propriedade como um todo, contribuindo para uma abordagem mais assertiva ao produtor em relação a produção com sustentabilidade, preservando os recursos naturais. Para nós do Senar, a assistência técnica e gerencial - ATeG alinhada à sustentabilidade ambiental, proporciona ganhos para o produtor e para o meio ambiente. O alinhamento foi importante para que os técnicos estejam em sintonia e sinergia com a proposta do Projeto FIP PAISAGENS RURAIS, onde a ferramenta ISA irá contribuir com o trabalho no campo, em consonância com os planejamentos individualizados e personalizados construídos com os produtores. Os resultados já começam a ser observados em função da área de pastagens recuperadas e adoção de práticas conservacionistas, seguindo as tecnologias ABC”, disse Sunny.
Participaram do treinamento 26 participantes entre técnicos e supervisores que atuam no programa FIP Paisagens Rurais.
23
Abr / 2022 |
Empresários do Oeste têm oportunidade de participar da Bahia Expo & Negócios com apoio do |
Considerada como a maior feira de negócios e capacitação empresarial do estado, a Bahia Expo & Negócios começa na próxima quinta-feira (28) e termina no dia 1º de maio. Para apoiar os empresários que desejam participar do evento, o Sebrae em Barreiras vai realizar uma Missão Empresarial, que segue para Salvador na quarta-feira (27). Os interessados em participar e contar com subsídios para transporte e hospedagem podem entrar em contato por meio do telefone (77) 3611-3013.
A feira é gratuita e destinada aos segmentos de Artesanato, Beleza, Moda, Alimentos e Bebidas. Quem quiser participar como expositor pode se inscrever pela internet. Neste. Já os visitantes devem fazer a inscrição no link https://bit.ly/bahiaexpo
A expectativa é que 40 pessoas de diversas cidades da região Oeste viagem com o Sebrae, visando se capacitar e prospectar negócios. A Bahia Expo & Negócios vai reunir mais de 90 expositores e oferecer mais de 160 horas de capacitação, garantindo que mais de mil pessoas por dia tenham a chance de ampliar os conhecimentos e avançar nos negócios. Durante a feira, os participantes vão ter a oportunidade também de conhecer as tendências para cada segmento.
Uma brasileira de 121 anos nascida em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia pode ser a mulher mais velha do mundo, porém falta o reconhecimento do Guinness book, o livro dos recordes.
Maria Gomes dos Reis tem 121 anos de acordo com a carteira de identidade. A moradora do bairro João Paulo II, sede do município, nasceu em 1900.
A idade de dona Maria chamou a atenção dos profissionais do SAMU e também dos atendentes da UPA 24 horas, que prestaram socorro à idosa.
Segundo apurou o site Alerta Bahia junto à publicação da imprensa local, depois da descoberta, o secretário de turismo e cultura de Bom Jesus da Lapa, Adilson Pereira, visitou a senhora e os familiares e afirmou que o município vai buscar todos os documentos exigidos pelo Guinness para que dona Maria possa ser reconhecida como a mulher mais velha do mundo.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deflagra na próxima segunda-feira (25) a operação fiscalizatória “Bem Me Quer 2022” para garantir harmonia no mercado de consumo durante as comemorações do Dia das Mães.
A operação terá duas fases e fiscalizará os fornecedores de produtos e serviços voltados às comemorações, assim como centros comerciais, lojas, shoppings centers e floriculturas.
O objetivo do órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) é garantir aos consumidores baianos mais proteção e segurança nas compras dos presentes e educar os fornecedores acerca de boas práticas, além de reprimir as práticas abusivas.
Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos na esfera do órgão e poderão ser multados em até R$ 6 milhões, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC busca proteger os interesses dos consumidores, parte mais vulnerável das relações de consumo.
As denúncias ao órgão de proteção baiano poderão ser encaminhadas através do Aplicativo ‘PROCON BA MOBILE’ ou pelo e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.
23
Abr / 2022 |
Mangueira de gás rompe e cozinheira sofre queimaduras enquanto preparava merenda escolar n |
Uma cozinheira, identificada como Marli Rabelo dos Santos, de 55 anos, teve 22% do corpo queimado, na quinta-feira (21), durante um incêndio causado pelo rompimento da mangueira do gás, na Escola Municipal Jonas Araújo, na cidade de Barra, no oeste da Bahia.
De acordo com a secretária de Educação do município, Vanúsia Dourado da Silva, a cozinheira preparava a merenda escolar quando foi atingida pelas chamas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e servidora foi encaminhada para um hospital, onde está internada.
Ainda de acordo com a secretária, havia cerca de 300 alunos na instituição no momento do ocorrido. Alguns deles foram atendidos pelo Samu, porque ficaram abalados com a situação, no entanto, dois precisaram ser encaminhados para um hospital para uma avaliação mais detalhada. Eles já receberam alta médica.
Além disso, um das educadoras da escolas, que estava próxima à cozinha, teve uma pequena queimadura no pé. Ela foi liberada após o atendimento.
Segundo informações da filha da cozinheira, a equipe médica mudou a medicação dela, porque a queimadura do braço esquerdo foi mais intensa. Marli tem reagido bem ao tratamento, mas ainda não tem previsão de alta médica.
As aulas foram suspensas no colégio e devem ser retomadas na próxima segunda-feira (25), segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
A Defesa Civil do município, juntamente com a equipe de infraestrutura, fizeram uma vistoria no local e realizaram ajustes para melhorias do espaço.
Além disso, o local onde será colocado o botijão de gás será reestruturado, para que todas as normas técnicas sejam cumpridas, e o fogão será trocado.