Blog Santo Antônio
Notícias



Fonte: Publicidade



Na manhã desta segunda-feira (19), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) deu início à 29ª edição da Operação Força Total. A ação tem objetivo de reforçar a segurança pública em todo o estado. Com uma abordagem estratégica e integrada, a operação mobiliza todos os comandos da PM-BA em uma força-tarefa.

Durante a Operação Força Total, o policiamento ostensivo e a fiscalização são intensificados em áreas-chave, com foco na prevenção de crimes.

Segundo a corporação, a tecnologia desempenha um papel central, com o uso de monitoramento em tempo real, drones, e veículos aéreos e terrestres, permitindo uma cobertura abrangente e eficiente.

Desde o início da operação, mais de 600 armas de fogo já foram apreendidas, e quase mil pessoas, flagradas em atividades ilícitas, foram detidas. Além disso, centenas de veículos foram recuperados e devolvidos aos seus donos, enquanto adolescentes envolvidos em atos infracionais foram conduzidos às autoridades competentes.

Fonte: Publicidade

A rede social X, antigo Twitter, anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil após descumprimento de uma suposta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O anúncio foi feito neste sábado (17) em publicação onde a gigante da tecnologia divulgou a decisão sigilosa do ministro.

Apesar do fechamento, o serviço da rede social continua disponível para a população do Brasil.

A veracidade do despacho não foi confirmada pelo STF. Procurada, a assessoria de imprensa do Supremo informou que a Corte não vai se manifestar sobre o tema.

De acordo com o documento publicado pela rede social, a X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime. O suposto despacho mostra que, ao não cumprir a decisão, Moraes determinou a intimação pessoal do representante da X no Brasil. Porém, o oficial de Justiça não conseguiu localizar os responsáveis pela rede social.

No suposto despacho divulgado, Moraes teria afirmado que a representante da empresa X Brasil agiu de má-fé, tentando evitar a intimação da decisão proferida nos autos. Como os representantes da empresa não foram localizados, Moraes teria determinado a prisão da representante legal da X por desobediência à determinação judicial e multa diária de R$ 20 mil contra a funcionária, ainda segundo o documento divulgado pela X.

O setor para assuntos globais da companhia informou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”. A rede social acrescentou que os seus recursos não prosperam no STF e que Moraes “ameaça nossa equipe”.

O dono da rede social, Elon Musk, comentou a decisão. “A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, disse o mega empresário.

Militante global

Não é a primeira vez que o multibilionário Elon Musk desafia o Judiciário brasileiro. Em abril deste ano, Musk acusou Moras de “censura” contra conteúdos da plataforma. Analistas avaliam que essa pode ser uma estratégia da extrema-direita mundial para dificultar as investigações contra a suposta tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 no Brasil.

O dono da plataforma X e de diversas outras empresas, desde satélites a carros elétricos, tem se notabilizado pela militância política em diferentes países do mundo, desde Bolívia, Venezuela, Brasil e o próprio Estados Unidos, onde faz campanha abertamente para Donald Trump.

Musk também se envolveu na crise de violência do Reino Unido, onde grupos de extrema-feira atacaram imigrantes pelas ruas. Sobre o tema, Musk comentou que uma “guerra civil é inevitável” no país europeu. A rede X também tem sido acusada de impulsionar conteúdos anti-imigrantes na rede social.

Fonte: Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (16) qualquer cidadão pode apresentar à Justiça Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal, notícias de infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral irregular. A ferramenta foi disponibilizada de forma gratuita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. O informante deve acessar o Pardal e proceder ao login pelas suas credenciais do aplicativo E-título ou do Portal Gov.br.

Além disso, para encaminhar a evidência da irregularidade, é preciso informar, obrigatoriamente, o próprio nome e CPF, e apresentar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. A Justiça Eleitoral garante a confidencialidade da identidade do denunciante.

Antes do preenchimento, será preciso conferir no aplicativo as orientações sobre o que é permitido ou proibido em matéria de propaganda eleitoral, para evitar comunicações incorretas ou infundadas. Após o registro, o denunciante receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda.

Outros tipos de denúncia

De acordo com a Portaria TSE nº 662/2024, que dispõe sobre o uso do Pardal, caso a comunicação não se relacione com o aplicativo, o usuário pode acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) ou a página do Ministério Público Eleitoral, responsável pelo recebimento de denúncias de crimes e outros ilícitos que afetem a disputa eleitoral. 

 Pra todos verem: sobrepondo um fundo azul e amarelo, estão as figuras de um alto-falante, com três traços abaixo representando ondas sonoras, também um celular com a tela azul e a figura de um pássaro. No canto superior esquerdo, a logomarca do TRE-BA.

Fonte: TRE-BA

O corpo do apresentador Silvio Santos foi sepultado na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. A cerimônia foi restrita a amigos e familiares.

Em razão das tradições judaicas, não houve velório público. O pedido de privacidade também foi reforçado em vida pelo apresentador, que é filho de imigrantes judeus.

Segundo a família de Silvio, ainda em vida, o apresentador afirmou que não queria ter sua imagem explorada após a morte.

“Ele pediu para que, assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer”, disseram familiares, em nota.

O apresentador e empresário morreu às 4h50 deste sábado (17) em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por Influenza (H1N1). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Silvio Santos deixa a esposa Íris, duas filhas do primeiro casamento e quatro filhas do segundo casamento, além de netos e bisnetos.

Fonte: Agência Brasil

Na tarde de sábado, 17, por volta das 13h, a 84ª CIPM, apreendeu uma motocicleta no bairro Santo Antônio, em Barreiras.

Diante de informações do Centro Integrado de Informações da PM, uma guarnição foi averiguar a motocicleta, constatando restrição de furto, no último dia 15, deste mês, no centro da cidade de Barreiras.

A moto estava em posse de duas pessoas, sendo apresentados, juntamente com a moto Honda CG, na delegacia de polícia de Barreiras.

Fonte: 84ª CIPM

Ao meio-dia de ontem, domingo, 18, a CPR-Oeste, apreendeu drogas e balança de precisão, na rua Califórnia, no bairro Vila Dulce, em Barreiras.

As guarnições da CIPT-O realizavam patrulhamento tático quando avistaram dois indivíduos em uma motocicleta trafegando em alta velocidade excedendo os limites da via pública. Diante do crime de trânsito, passaram a fazer o acompanhamento do referido veículo, sendo dado voz de parada ao condutor com utilização de sinais sonoros e luminosos, porém sem êxito. 

Durante a fuga, o carona dispensou ao solo uma sacola que levava consigo, e mais adiante, conseguiram evadir não sendo mais localizados. Ao retornarem para verificar a sacola que havia sido dispensada, foi encontrado pelos policiais substâncias entorpecentes e balanças de precisão. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras.

Material apreendido:

* aproximadamente 800 gramas de substância análoga à cocaína;

* 02 compridos de substância análoga a ecstasy;

* 02 balanças de precisão;

* embalagens para acondicionamento de entorpecentes.

Fonte: Ascom da CIPT-O

Fonte: Publicidade



Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Na tarde desta quarta-feira (07), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por um membro do conselho tutelar de Riachão das Neves para verificar uma denúncia de maus-tratos contra um garoto de três anos. A mãe da criança, de 39 anos, estava ingerindo bebida alcoólica na presença do filho, junto com outras pessoas.

 

O conselheiro tutelar informou que tentou várias vezes entrar em contato com a mãe, mas ela não atendeu às solicitações de comparecimento ao conselho. No local, a mulher foi encontrada em aparente estado de embriaguez, dormindo e sem responder aos chamados da guarnição. 

 

Dois homens também estavam na residência, igualmente embriagados, e o ambiente exalava um forte odor de álcool. A criança estava em um sofá e não havia tomado café da manhã. O dono da casa, primo da acusada, afirmou que havia assumido a responsabilidade de preparar o café da manhã para a criança.

 

Após ser acordada, a mãe foi conduzida à delegacia para que as medidas cabíveis fossem tomadas. A criança foi levada pelo conselho tutelar e entregue à avó paterna. As autoridades continuam investigando o caso para garantir a segurança e o bem-estar do menor.

Fonte: Alô Alô Salomão

 

Na manhã desta quarta-feira (07) na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, foi realizada uma rodada de campo para acadêmicos do 4° ao 8° semestres de agronomia da Faculdade Uninassau, para falar das culturas de safrinha (inverno), no Oeste da Bahia, com ênfase também ao plantio direto.

 

 

O pesquisador da Embrapa, Geraldo Carneiro, ministrou palestra sobre as culturas do trigo, sogro, milheto, destacando o manejo, produção, as principais dificuldades enfrentadas na região e variedades. Foi pontuado também sobre a importância do plantio direto e como é feita a palhada com brachiaria, sua condução até receber a cultura que será plantada diretamente na palha, e ainda questões como umidade, descompactação, melhoramento e temperatura do solo e aumento de matéria orgânica.

Fonte: Ascom Aiba

 

No domingo, dia 4, um mecânico de 50 anos, residente no bairro Morada da Lua, em Barreiras, Bahia, foi vítima de uma fraude eletrônica ao tentar comprar uma máquina esteira anunciada via WhatsApp. O mecânico recebeu mensagens de texto e ligações de um indivíduo que se identificou como Alex Paixão, solicitando o pagamento de R$ 110.000,00 pela máquina.

 

Na noite de terça-feira, 6 de agosto de 2024, a vítima realizou a transferência de R$ 109.000,00 para uma conta fornecida pelo golpista, em nome de uma mulher identificada como Raiane Stefani Santos da Costa, que o estelionatário alegava ser sua esposa. Embora parte do dinheiro tenha sido retida pelo banco, o suspeito conseguiu sacar R$ 40.000,00.

 

As autoridades estão investigando o caso para tentar recuperar o valor restante e identificar os responsáveis pela fraude. A vítima foi orientada a registrar um boletim de ocorrência e a tomar medidas para evitar futuros golpes.

Fonte: Alô Alô Salomão

 

 

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, realizou nos últimos dias 1º, 2 e 3 de agosto um mutirão de cirurgia de hipospádia - que é uma má-formação genética que ocorre nos meninos, tendo como principal característica a abertura anormal da uretra. A condição ocorre durante o desenvolvimento fetal masculino.

 

O mutirão, cujo objetivo foi reduzir o tempo de espera das crianças que aguardam por esse tipo de procedimento, foi conduzido pelo cirurgião pediátrico do HO, Angevaldo Lima, e pela especialista em Urologia Pediátrica, Lisieux Eyer de Jesus, que foi convidada especialmente pelo hospital para integrar a nobre iniciativa. Durante os três dias, foram realizadas 10 cirurgias em pacientes pediátricos que estavam em fila de espera.

 

“Através do mutirão conseguimos ajudar famílias que estavam à espera da cirurgia para suas crianças. Uma ação que só foi possível graças ao envolvimento de todos os profissionais de saúde; a quem agradeço imensamente”, afirma a líder geral do Hospital do Oeste, Marina Barbizan.

 

“Existe hoje um elevado número de meninos que necessitam dessa operação e, muitas vezes, de uma reoperação, pois nem sempre se consegue realizar a correção de uma única vez. Portanto, vale destacarmos a importância dessa iniciativa, a dedicação das equipes e a vinda da doutora Lisieux, que além de professora titular da Universidade Fluminense é provavelmente hoje o maior nome da cirurgia pediátrica no Brasil, sendo reconhecida também internacionalmente”, ressalta o cirurgião Angevaldo Lima.

 

Para a moradora da cidade de Angical, Maria Vilma Araújo, “foi um alívio saber do mutirão. Meu filho aguardava desde 2021 por essa cirurgia, sendo essa sua quinta operação. Estamos muito felizes, pois ele sofre com isso desde bebê. Agradeço ao Hospital do Oeste pelo carinho e atenção com nossa família”.

Fonte: Ascom HO

 

 

 

Na manhã desta quinta-feira (08) de agosto, em deslocamento para realização das atividades, a equipe de proteção e defesa civil avistou uma densa fumaça preta na direção do bairro Vereda Tropical. 

 

Ao chegar no local, um incêndio de médio porte estava em ocorrência consumindo grande parte do material de fácil combustão depositado no terreno. Caminhões pipas que estavam realizando o processo de terraplanagem nas proximidades estiveram no primeiro combate, em seguida outros dispositivos de extinção do combate foram utilizados durante o procedimento padrão.

 

Durante todo o procedimento foram utilizados 04 caminhões pipa e uma pá carregadeira.

 

Estiveram presentes na ocorrência o Corpo de Bombeiros Militar, o Grupamento de Proteção Ambiental GPA e a Guarda Civil Municipal. 

 

“Não houveram perdas, nem feridos no local, apenas danos materiais, salientou o Diretor da Defesa Civil, o rápido deslocamento de pessoal que se dispuseram a combater o incêndio foi crucial para que não houvesse expansão do fogo, pois ao redor haviam residências e um caminhão tanque de diesel estacionado ao lado do estabelecimento de mecânica realizando manutenções que impediam a retirada do mesmo”.

 

O trabalho de prevenção para evitar uma nova situação de incêndio foi realizado, aplicando medidas de roçagem do terreno.

Fonte: Ascom

 

Assim como na área de Mata Atlântica, que a Bahia registrou uma redução de 57% no desflorestamento em 2023, o estado apresentou uma redução de 52,4% no desmatamento no bioma Cerrado, no perímetro que consiste o Matopiba – Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia. Os dados são do sistema DETER-B do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgado nesta quarta-feira (7). Ainda segundo o relatório, somente a Bahia reduziu índices, enquanto os demais estados tiveram um aumento na área degrada, comparando o período entre agosto de 2023 e julho de 2024.

 

De acordo com o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Mendonça Sodré Martins, o resultado do relatório é fruto de um trabalho incansável pela preservação e conscientização ambiental em todo o Estado. “Estamos nos dedicando dia e noite para cumprir as metas do nosso principal programa o Bahia +Verde, criado em 2023, que tem como objetivo realizar ações transversais de desenvolvimento sustentável. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo”, destacou.

 

Ainda segundo o gestor da pasta ambiental, as medidas adotadas para intensificar a fiscalização e o monitoramento ambiental, principalmente com o uso de tecnologias para monitoramento, estão surtindo resultados significativos, além da implementação de análises, ainda mais cuidadosas, dos atos autorizativos. “Com certeza essas ações fizeram a diferença para a redução nas áreas com supressão de vegetação, o que evidência uma tendência significativa de redução que deve se consolidar nos próximos anos”, enfatizou.

 

Vale ressaltar, que as equipes do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), compostas por servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), atuam em parceria com outras instituições no âmbito municipal, estadual e federal, com operações planejadas de fiscalização ambiental, assim como no monitoramento contínuo e na realização de programas de educação ambiental.

Fonte: Ascom/Sema

9438a679-4fc4-45d8-a5e8-d68857e73ba5

 

f09c40af-51f6-4a78-b680-2fe57a1d1268

 

8aa1bc19-dd48-4866-a84d-ad9ffc236b17

 

f0525cc3-d97c-439c-b0c9-18fd0f2be749 

 

Ontem, quarta-feira, 7, foi realizado no auditório da UNEB, em Barreiras, com a presença da Ten Cel PM Denice Santiago a Delegada Drª Marília Durães, que palestraram sobre a Operação Shamar, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública através da Secretaria de Segurança Pública. A referência é pautar o agosto lilás e as ações de proteção à mulher sobre violência doméstica.

 

É uma operação nacional que vai do dia 01 até 31 de agosto, visando promover ações em todas as forças de seguranças, para o combate e prevenção à violência doméstica da mulher.

 

No combate, se tem o cumprimento de mandados de prisão, reforço do policiamento preventivo, das atuações das Rondas Maria da Penha e ações preventivas, desenvolvidas em blitz ou outras atividades.

 

Há também a capacitação do público interno para este enfrentamento, a construção da rede e forma de ajudar as pessoas, em especial as mulheres, a procurarem ajuda em casos de violência.

 

943d657c-ccf7-4016-8a59-c999c4193cf0

 

d2fd7556-2f9c-40b4-a35d-f52ba4677ffb

 

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, após estudo, veio para o oeste, conforme análises dos índices de violência, foram cinco macrorregiões do estado, sendo aqui, uma delas, fazendo de Barreiras a sede para agregar conhecimento e fortalecimento desta operação para toda a região.

 

A Superintendência esteve presente, bem como a Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Guarda Civil Municipal de LEM, ações para o público interno e a rede com prepostos do poder público municipal e estadual para o enfrentamento.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |