Blog Santo Antônio
Notícias

Para promover a sustentabilidade e reduzir o uso de copos plásticos descartáveis na administração pública, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Empresa Baiana de Saneamento – EMBASA, em mais uma ação comemorativa à semana da água, distribuiu na manhã desta quinta-feira (24), canecas sustentáveis confeccionadas a partir do reaproveitamento da fibra do coco, a todos os servidores públicos. A iniciativa ainda tem como objetivo, a sensibilização ambiental e a responsabilidade coletiva dos servidores municipais para com o meio ambiente.

No ato de entrega, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o secretário e subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e Marisa Costa; a secretária de Administração, Gislaine Barbosa; o chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa; o técnico da área de educação ambiental, Ronaldo Ursulino; a técnica ambiental da Embasa, Joana Tomasi e a estagiária do Comitê de Gestão Ambiental, Jéssica Assis.

No total, serão distribuídas 500 unidades das canecas sustentáveis, a coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental da Unidade Regional da Embasa, Joana Tomasi, destaca a importância dessa ação. “É interessante o fato da Administração Municipal estar preocupada com a conscientização ambiental dos servidores. A distribuição dessas canecas sustentáveis foi exatamente nessa função, de evitar o uso de descartáveis, muito importante pela questão ambiental. Ficamos felizes com essa parceria, e de fazer parte desse momento tão importante”, afirmou.

O Projeto “Adote um copo” trará a redução da geração de resíduos sólidos, além da diminuição dos gastos públicos com material descartável. A utilização de copos plásticos descartáveis em excesso, ocasiona diversos danos à natureza, que reflete na qualidade de vida do ser humano. Estudos comprovam que o plástico não é um material de decomposição rápida, demorando cerca de 400 anos para se dissolver, já o copo de fibra de coco pode ser utilizado durante anos, sendo uma grande vantagem para o meio ambiente.

“Os copos plásticos que são feitos para o seu descarte após a utilização, geram todos os dias uma grande quantidade de lixo nas empresas e instituições públicas, além de não ser uma atitude sustentável, também, é uma decisão que a longo prazo gera alto custo no orçamento, por isso, essa ação está sendo realizada com esse propósito, diminuição dos gastos públicos com material descartável e zelo com o meio ambiente”, falou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.

Fonte: Dircom PMB

Na manhã de quarta-feira, 23, o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), representado pelo subcomandante Ten Cel PM Soares, acompanhado pelo Ten Cel PM Fábio, realizou a entrega de quatro motocicletas para reforçar o policiamento na cidade de Barreiras.

Serão duas motos para a 83ª CIPM, sob o comando do Major PM Araken e duas motos para a 84ª CIPM, sob o comando da Capitã PM Lidiane.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/CPRO

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu diversas ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira, 24. As atividades aconteceram no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre, e ofertou os serviços de verificação de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite e VDRL.

Uma palestra foi ministrada pelo médico responsável do Programa de combate à tuberculose, Dr. Walney Toledo que trouxe um pouco da história da doença, e apresentou toda a parte técnica ligada ao diagnóstico da tuberculose e sobre o funcionamento do Programa, acompanhado da enfermeira responsável pelo programa de tuberculose, Karen Nepomuceno.

A atividade contou com a presença do secretário e subsecretária de Saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues, respectivamente, da coordenadora do Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, Daniele Oliveira, demais enfermeiros e técnicos.

Em Barreiras, todas as unidades de saúde realizam o acompanhamento e o tratamento da doença, tendo a Unidade Leonídia Ayres como referência, a tuberculose tem cura e deve ser confirmada por meio de exames. Ressalta-se que a detecção e o tratamento precoce da doença são fundamentais para a cura e redução da transmissão para outras pessoas, em especial os de convívio regular. Atualmente, Barreiras possui aproximadamente 50 pessoas cadastradas dentro do programa, o tratamento dura no mínimo 6 meses e dependendo da forma clínica da doença, quando iniciado não deve ser interrompido.

“A Secretaria de Saúde, realiza continuamente ações educativas para chamar atenção da população para o diagnóstico precoce da doença. Esse é um processo que deve ser realizado em parceria com a população, a tuberculose é contagiosa, tem cura, mas ela mata, se não for diagnosticada precocemente. Então, pedimos a colaboração da população, caso tenha algum sintoma, procure uma unidade de saúde para investigar e receber o tratamento adequado. Estamos trabalhando para que a nossa população tenha saúde humanizada, integrada e inovadora”, disse o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença transmitida por meio de um bacilo que afeta principalmente os pulmões e que pode agravar-se sem diagnóstico precoce e tratamento adequado, levando até ao óbito. Quando não diagnosticada e tratada precocemente, a tuberculose evolui para o agravamento da condição do indivíduo.

A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores (ao tossir, falar ou espirrar), por pessoas doentes e que não estão em tratamento. Os principais sintomas são o surgimento de uma tosse persistente, com ou sem a presença do catarro, que evolui para a perda acentuada de peso, febre no período da tarde e suor excessivo no período noturno.

Fonte: Dircom PMB

Equipes do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM)  foram acionadas em Luís Eduardo Magalhães, na manhã desta quinta-feira (24), para atuar em um derramamento de óleo ocorrido na Avenida JK, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial.

Para conter a mancha, os militares utilizaram serragem em todo o trecho da pista atingido pelo óleo. O trabalho da guarnição devolveu a segurança da via, tendo em vista que o local registra grande fluxo de veículos.

Não há informações sobre o que causou o vazamento nem informações sobre acidentes.

Fonte: 17º GBM

O combate à poluição sonora em Barreiras foi o tema da reunião na tarde desta quarta-feira (23), na sede do Ministério Público. O encontro promovido pela 8ª Promotoria de Justiça buscou alinhar novas tratativas de ações já pactuadas entre os signatários do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado para os trabalhos de combate à poluição sonora no município em maio de 2011.

A ação conjunta busca coibir a poluição sonora e perturbação do sossego provocadas pela emissão excessiva de ruídos, oriunda principalmente de equipamentos sonoros, utilizados por bares, casas de show, veículos e residências. Conforme o TAC, as rondas motorizadas deverão ocorrer notadamente em dias e horários de maior ocorrência de ações ilícitas, inclusive aos finais de semana, vésperas de feriados e feriados.

Participaram da reunião, o promotor Dr. Artur Rios; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio; diretor de fiscalização Judson Almeida; comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira; representando a 83ª CIPM Ten. Francisco Berto; comandante da 84ª CIPM Capitã PM Lidiane Aquino; subcomandante Lennon de Jesus, o coordenador do Centro Integrado de Comunicação (CICOM), Leonardo Carvalho e o delegado da Polícia Civil, Leonardo Mendes.

Para o promotor do Ministério Público, a reunião visa atender aos anseios da comunidade. “Esse é um procedimento que tem por origem devolver ao barreirense o sossego. A poluição sonora é uma questão de saúde pública e algo de imenso desrespeito de uma pequena parte da população, assim, o objetivo deste TAC é uma ação completa, demanda atuação do MP, Prefeitura de Barreiras, Polícia Militar e Polícia Civil, todas essas equipes estão aptas para realizar a fiscalização e a apreensão dos equipamentos sonoros quando necessário”, explica Artur Rios.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, essa parceria com demais órgãos de fiscalização contribui para um planejamento estratégico e assim, dá continuidade nas operações já realizadas no município. “Essa reunião teve como objetivo reajustar as tratativas para o cumprimento do TAC, celebrado por Barreiras, Ministério Público da Bahia e demais forças de segurança que atuam no município. A poluição sonora é um crime ambiental previsto na Lei 9.605, artigo 54, então, essa reunião foi para esclarecer aos barreirenses que podem solicitar demandas referentes a poluição sonora tanto da Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente pelo número 3612 9600, como também na polícia militar pelo 190, ambos têm a competência de atuar na prática de poluição sonora em Barreiras”, esclareceu Demósthenes Júnior.

Somente em 2019, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou 250 apreensões de equipamentos sonoros. Em 2021 foram 75 apreensões, já nesse início de 2022, a Guarda Civil Municipal fez seis apreensões de equipamentos. “O TAC é importantíssimo para fazer cumprir a Lei, nosso objetivo é continuar com essas fiscalizações contando sempre com o apoio de todos os órgãos competentes. Temos certeza que avançaremos muito mais no que diz respeito ao sossego e bem-estar de todos os moradores”, enfatizou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.

Fonte: Dircom PMB

Na tarde de ontem, quinta-feira, 24, por volta das 14h50, uma carreta baú, carregada com pluma de algodão, tombou na BR 242, trecho entre os município de Barreiras e LEM.

Segundo informações, o motorista seguia sentido LEM, quando ao ultrapassar outra carreta, acabou perdendo o controle da direção, vindo a tombar.

Uma equipe do SAMU e dos Bombeiros Militares chegaram ir ao local, mas o motorista que ficou ferido, já havia sido socorrido por populares.

A carreta ficou tombada junto com a carga as margens da rodovia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Vitor Azevedo, chefe de gabinete do ministro da Cidadania, João Roma, assumiu o Partido Liberal na Bahia. Ao Bahia Notícias, Azevedo reforçou que o ministro ainda irá se filiar a legenda e garantiu que Roma irá disputar o governo do estado em outubro. O atual chefe de gabinete do ministério disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

"O ministro está se filiando ao partido para a candidatura e me convidou. Pessoa de confiança dele. Eu acho que ele fará isso no ato da candidatura do presidente do presidente no final de semana. Os candidatos já vinham sendo filiados desde a última semana. Já tínhamos essa formação", explicou.

Apesar da filiação iminente de João Roma, não existe ainda perspectiva do partido realizar nenhum evento na Bahia para lançamento da candidatura. "Estamos aguardando a filiação no final de semana. Na semana seguinte ele estará se desincompatibilizando do ministério", acrescentou. 

A composição da chapa, além de João Roma, terá a candidatura de Dra. Raíssa Soares, conhecida como Doutora Cloroquina, ao Senado. Porém o vice ainda segue indefinido. "Estamos com a vaga de vice em aberto. O ministro deve está alinhando as composições em Brasília", disse.

Fonte: Bahia Notícias
Desde o início da pandemia foram registrados 1.526.827 casos de Covid-19, com 29.635 pessoas mortas

A Bahia registrou 1.170 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 1.442 casos ativos da doença, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Seasb), divulgado nesta quarta-feira (23). Desde o início da pandemia, foram registrados 1.526.827 casos de Sars Cov 2, com 29.635 mortes em decorrência de complicações com a doença.

Vacinação

Ainda de acordo com a Seasb, a Bahia tem, até o momento, 11.424.258 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.466.555 com a segunda dose ou dose única e 4.567.858 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 754.907 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 95.413 já tomaram também a segunda dose

Fonte: BNews

Em meio às especulações em torno da composição da chapa majoritária encabeçada por ACM Neto (União Brasil), que ainda tem a vaga de vice pendente, o nome do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) começa a ganhar força para o posto. A informação é do site Políticos do Sul da Bahia.

Pesa a favor de Marinho o fato do bispo da Igreja Universal ter base eleitoral em todo o estado. Caso aconteça, será a segunda dobradinha majoritária nas urnas entre os dois, já que em 2008, Márcio Marinho foi vice da chapa de ACM Neto para a Prefeitura de Salvador, sendo derrotados na época.

O Republicanos é o partido do ministro da Cidadania, João Roma, que também é pré-candidato ao governo. Com os sinais de permanência da sigla ao lado de ACM Neto, Roma terá que procurar uma nova casa para abrigar sua candidatura.

Fonte: Política Ao Vivo

Fonte: JOVEM PAN

Com o objetivo de celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e promover a inclusão social, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nesta quarta-feira (23), o Dia D da Síndrome de Down com os pacientes que fazem acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação – CER II. Todo o espaço foi decorado chamando a atenção para a temática e reforçando que a Síndrome não é uma doença, e sim, uma condição da pessoa.

A estrutura da rede de cuidados para esse público é composta por uma equipe de estimulação precoce e de reabilitação intelectual. A fisioterapeuta Jurane Carvalho, a fonoaudióloga Rita Virgínio e a psicóloga Isabella Ayres, promoveram um bate-papo interagindo com as famílias sobre as trocas de experiências e apresentando os diversos espaços na sociedade que também podem ser conquistados por pessoas com a Síndrome de Down.

Dona Solange Augusto mora na comunidade do KM 30 e todas as quartas-feiras, acompanha o pequeno Lorenzo de um ano e quatro meses, no processo de estimulação precoce. “Descobri no parto que tive um bebê com Down, muitos achavam que teria rejeição por ele ter nascido com essa condição, mas o meu amor por ele veio em dobro e a cada dia aumenta mais. Ele faz acompanhamento desde os quatro meses aqui no CER, desenvolve bem os estímulos, é saudável e muito carismático”, destaca.

Já para o pai da pequena Alana, de dois anos, relata que o maior problema é ainda o preconceito em muitas pessoas. “Algumas pessoas são inconvenientes, às vezes por falta de conhecimento. Minha filha é muito esperta, ela faz acompanhamento desde bebê e se identifica muito com esse espaço. Hoje é um dia não só de comemoração, mas também de promover a inclusão social”, disse Kleber Alexandre.

O CER II, habilitado na modalidade física e intelectual, presta atendimentos às pessoas com deficiência que têm impedimentos temporários ou permanentes; progressivos, regressivos ou estáveis; também intermitentes ou contínuos de natureza física, os quais, em interação com várias barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Conforme a coordenadora técnica, Geisa Queiroz Schwambach, também são oferecidos os serviços de reabilitação física e neurológica e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

“Na última segunda-feira, 21, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data bastante importante não somente pelo contexto de falar da inclusão social, como também é um momento de trocar experiência entre famílias, esse foi o nosso objetivo, promover um dia descontraído com café da manhã especial e atividades lúdicas que envolvem tanto as crianças como seus familiares”, pontuou Geisa.

No CER II, a estrutura da rede de cuidados às pessoas com deficiência atende pacientes da macrorregião Oeste, sendo dos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Fonte: Dircom PMB

Militares do 17º Grupamento (17º GBM) ministraram uma instrução sobre medidas de segurança e combate a incêndios florestais ao Grupamento Alfa 2022 do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), em Barreiras, na última terça-feira (22).

As atividades aconteceram no campo de treinamento do Batalhão General Argolo e foram conduzidas pelos soldados BM Jhon Lenon, ex-oficial temporário do Exército, e Almiro.

Durante o treinamento, os militares do Exército puderam aprimorar técnicas de combate a incêndios e utilizar equipamentos específicos para diversas ocorrências.

Uso de extintores, emprego de mochilas costais, proteção respiratória, acondicionamento de mangueiras e incidentes com gás de cozinha estiveram entre os temas abordados na instrução.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ex-campeão do UFC, José Aldo, e o ex-campeão mundial de boxe, Acelino 'Popó' Freitas seguem trocando farpas após o ex-pugilista propor uma luta de exibição, mas que foi recusada pelo lutador de MMA. O manauara respondeu durante entrevista ao BarbaCast, no YouTube, a uma crítica do baiano feita através do filho para o seu treinador Dedé Pederneiras.

 

"Todo mundo me pergunta se eu vou aceitar o desafio e o cara vira e fala que estou corrido. Apenas dei uma resposta que ele está velho, não conseguiu nocautear o cara e ainda está barrigudo. Ele ainda pede para o filho dele falar com o Dedé (Pederneiras). Por que o cara não é homem de falar diretamente? Ele tem nosso contato, não somos crianças. Não sou de discutir em rede social [...] Me mostraram um vídeo dele treinando com o irmão, quase erra a manopla várias vezes e ainda me chama de 'feio'. Coisa de marica", afirmou.

 

Aldo recusou o desafio por ter contrato de exclusividade com o UFC. Diante disso, Popó chamou o lutador de MMA para comer um feijão na casa de sua mãe e depois fazer um treino de boxe na sua academia. O manauara não só aceitou o segundo desafio, como propôs uma aposta.

 

"Ir na casa da mãe, vou amarradão, lógico! Faço sparring! Ele veio na academia, viu a gente treinando, na época ele estava muito mais inteiro e não fez sparring com ninguém. Mas beleza, vou lá e faço. Isso é a mesma coisa que eu fazer isso aqui (e pega o copo d’água e bebe), subir no ringue é a mesma coisa, mesma facilidade. Não tenho medo de tamanho, se é campeão mundial, se não é… Treino Boxe na Marinha com a rapaziada e os moleques me deixam na ponta dos cascos. Se eu for lá fazer com ele uma luvinha, 18, 20, 10, bota 8 onças, que é bem mais fácil!", disse.

 

Aldo ainda fez uma análise da luta de Popó com Whindersson Nunes no final de janeiro deste ano. O baiano massacrou o youtuber, mas a luta, que era de exibição, terminou sem vencedor.

 

"O Popó desde o início da luta com Whindersson ficou jogando a mão forte, rápido, pegando embaixo e não conseguiu acertar o amigo. E o cara é um youtuber também, não vive daquilo. É isso que estou te falando, que falo para os fãs, falo para todo mundo, que foi isso que aconteceu. Jamais vou desrespeitar um cara que é campeão mundial, não importa a organização, não importa onde foi, respeito como qualquer brasileiro", comentou.

 

Popó está afastado do boxe desde 2017 e retornou ao ringue para a luta de exibição com Whindersson Nunes no dia 31 de janeiro. Durante a carreira, o baiano foi tetracampeão mundial da modalidade. Já Aldo, que dominou durante anos o cinturão dos penas, segue em atividade no UFC. Atualmente, ele compete no peso-galo (até 61kg) e vem de três vitórias consecutivas, ocupando a terceira colocação no ranking da categoria e está perto de lutar pelo cinturão.

Fonte: bh notícias

Um trecho da BA-001 em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, ficou interditado após um deslizamento de terra no início da manhã desta quarta-feira (23). Imagens do Ilha Notícias mostram diversos galhos espalhados pela via, o que bloqueou o tráfego nos dois sentidos.

O fato ocorreu em uma curva depois da Ponte do Funil, sentido Tairu. Momentos depois, um espaço no acostamento foi liberado, o que desafogou parcialmente o tráfego.   

Fonte: bh notícias

No final da tarde desta terça-feira, 22, por volta das 17h30, após compartilhamento de informações entre o CPE, CIPE CERRADO, 83ª CIPM e Policia Rodoviária Federal sobre uma quadrilha especializada em roubo de veículos, que teria no dia 19/03/2022 subtraído uma Fiat Toro e estaria prestes a trocar o referido carro por drogas e armas, com um comparsa no bairro Vila Nova.

Guarnições da CIPE CERRADO, 83ª CIPM e CIPT OESTE, deslocaram para a rua H, no bairro Vila Nova, a fim de verificar as informações tendo sido recebidas com disparos de arma de fogo.

Houve revide à injusta agressão, o resistente foi alvejado e imediatamente socorrido para a UPA de Barreiras, ainda com sinais vitais, porém, teve seu óbito constatado pelo médico de plantão. Um outro homem, que fazia a guarda da droga pertencente ao resistente, foi preso com vasta quantidade de maconha e cocaína.

O indivíduo foi preso em flagrante e juntamente com todo material foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Barreiras, onde foram adotadas as medidas de praxe.

Fonte: CIPE/CERRADO
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |