Blog Santo Antônio
Notícias
INSS encerrou 2021 com 1,8 milhão de pedidos de benefícios em análise

A Previdência Social iniciou 2022 com o desafio de zerar as filas. No fim do ano passado, cerca de 1,8 milhão de brasileiros estava com pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios em análise. A falta de servidores públicos para analisar os processos e a paralisação parcial de perícias médicas provocadas pela pandemia são os principais fatores.

Segundo levantamento recente do Instituto Brasileiro de Direitos Previdenciários (IBDP), 1.838.459 pedidos de benefícios aguardavam uma resposta em dezembro. A organização civil sem fins lucrativos obteve as respostas por meio de requerimento ao INSS.

Do total de pedidos em análise, cerca de 500 mil dizem respeito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência. Em relação às perícias médicas, o INSS informou ao IDBP que 457,8 mil segurados tinham consulta agendada em dezembro.

Por meio de um acordo homologado com o Supremo Tribunal Federal (STF), o INSS comprometeu-se a analisar os processos no prazo máximo de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de benefício pedido, e a fazer as perícias médicas e de assistência social em até 45 dias, podendo chegar a 90 dias nos locais de difícil acesso. No fim de 2021, cerca de 900 mil processos estavam dentro do prazo e 900 mil com atraso em relação ao fixado pelo Supremo.

Ao assumir o cargo, em novembro, o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, prometeu zerar a fila até julho deste ano. A promessa, no entanto, é ambiciosa.

Considerando o estoque de cerca de 900 mil processos em atraso, o INSS precisará analisar 131 mil pedidos extras por mês para eliminar a fila. Atualmente, o órgão recebe, em média, 800 mil pedidos por mês – entre entradas de benefícios, perícias e agendamentos – e processa cerca de 700 mil.

Histórico

O estoque de processos em análise estava em 2,3 milhões no fim de 2019. A fila caiu para 1,5 milhão em 2020, mas voltou a subir em 2021. Em resposta ao IBDP, o INSS informou que está implementando uma série de medidas para acelerar a análise dos processos, como investimento em automação, capacitação de funcionários e remanejamento de servidores de outras áreas para analisar os benefícios, elevando em 22% a capacidade de produção.

Segundo o INSS, 25% da fila deve-se à falta da apresentação de documentos pelos segurados. Em relação às perícias médicas, o órgão informou que havia conseguido diminuir em cerca de 300 mil o total de pessoas esperando consultas desde março do ano passado. Naquele mês, a lista de perícias agendadas estava em 764,2 mil.

Pandemia

O surgimento da variante Ômicron do novo coronavírus representou um obstáculo para zerar a fila das perícias. Há cerca de dez dias, o INSS suspendeu as perícias do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, antigo auxílio-doença. As consultas suspensas foram remarcadas para o segundo semestre, e nenhum segurado deixará de receber o benefício, que continuará a ser pago normalmente até a revisão.

Paralelamente, o INSS tenta investir na telemedicina para manter o fluxo de perícias. O órgão editou uma portaria que autoriza consultas por videoconferência em dez municípios: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D'Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA). A experiência-piloto terá prazo de 90 dias.

Fonte: Agência Brasil
Organização Mundial da Saúde afirmou, porém, que 60% dos europeus ainda devem ser infectados até março



A variante Ômicron pode acelerar o fim da pandemia na Europa, de acordo com o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) . Ele disse, no entanto, que a mutação do vírus ainda pode infectar 60% dos europeus antes de março.

"É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia", disse Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, à agência de notícias AFP. "Assim que a onda Ômicron diminuir, haverá uma imunidade global por algumas semanas e meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também uma queda por causa da sazonalidade", acrescentou, destacando que, mesmo assim, é necessário ter cuidado devido à versatilidade do coronavírus.

A organização espera que haja "um período de calma antes do possível retorno da Covid-19 no final do ano", mas não necessariamente a volta da pandemia.

A Europa, porém, não está em uma "era endêmica", isto é, que é possível prever o que vai acontecer. "Este vírus tem sido uma surpresa mais de uma vez. Portanto, temos que ser cautelosos", afirmou Kluge.

Os casos na África do Sul, onde a Ômicron foi detectada pela primeira vez , vêm diminuindo nas últimas quatro semanas.

Fonte: IG

Kelly Adriana Magalhães, 52 anos, era barreirense e mãe de dois filhos (Maria Eduarda e Felipe). Militante política desde a juventude. Era filiado no partido PC do B. Ao longo de sua trajetória política, disputou várias eleições, nos mais diversos cargos políticos, desde o legislativo Barreirense até a Assembleia Legislativa da Bahia.

Sua primeira disputa eleitoral foi em 2000, quando concorreu ao cargo de vereadora em Barreiras, mas não conseguiu ser eleita naquela oportunidade.  Em 2004 é eleita com 1021 votos, votação está que lhe deu musculatura para disputar e ser eleita presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras no período de 2005 a 2006.

Em 2008 Kelly foi reeleita como vereadora e novamente presidente da Câmara, no biênio 2009 a 2010.  Com apoio político da então deputada Jusmari Oliviera, a vereadora é projetada para um desafio ainda maior, disputar a eleição para deputada estadual em 2010.  O desafio foi vencido com 36 141 votos.

No ano de 2012, Kelly foi convidada por Jusmari Oliveira, para encabeçar a chapa JK, na reeleição da então Prefeita, mas não tiveram êxito.

Em 2014, ela disputou a reeleição para deputada estadual, mas não conseguiu votação suficiente para se manter no cargo.

Nas eleições de 2016, ela voltou a disputar as eleições para vereadora, desta vez, com apoio do então Prefeito Antônio Henrique, infelizmente não conseguiu ser eleita.

Nos últimos dois anos, ela vinha lutando contra o câncer, por vários meses ficou internada no Hospital Santa Isabel em Salvador, teve uma grande melhora e foi liberada para vir para Barreiras.  Mas pouco tempo depois, ela começou a sentir alguns sintomas relacionado ao tratamento e precisou ser internada novamente.

Nas redes sociais, a ex deputada, relatou por várias vezes o seu quadro clinico e sempre demonstrava força e confiança para vencer a patologia.

Mas depois de muitos esforços e muita perseverança, ela não resistiu e faleceu na noite deste domingo, 23.

O corpo de Kelly Magalhães será trazido para Barreiras e será velado na Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: redação do Blog do Sigi Vilares
Corpo do motorista ficou preso às ferragens. Corpo de Bombeiros foi acionado e localizou a vítima por volta das 23h.

Corpo de Bombeiros de Barreiras localizou e retirou das ferragens por por volta das 23h de sábado, o corpo do motorista do caminhão baú carregado com água mineral, que tombou depois das 16h30, também de sábado na BR 135 em Formosa do Rio Preto, na altura do povado de Malhadinha.

A vítima que seguia sozinha, ficou preso às ferragens. O caminhão ficou completamente destruído, depois que saiu da pista e tombou às margens da rodovia federal em uma poça com água formada devido as chuvas que caíram na região até semana passada, dificultando a localização do motorista por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu que foram ao local após o acidente. Moradores da localidade também ajudaram na tentativa, mas dada as condições do acidente, do local e do veículo foi necessário acionar os bombeiros.

A BR-135 foi interditada por mais de uma hora, para que um guincho fosse utilizado para puxar o veículo que caiu cerca de 3 metros em uma ribanceira a esquerda da via. O caminhão baú seguia sentido a cidade de Barreiras. O corpo do motorista de 26 anos foi transferido para o Instituto Médico Legal – IML em Barreiras e será necropsiado para depois ser liberado para sepultamento.

Uanderson Almeida da Silva era natural da cidade de Barreiras. Não há informações oficiais onde o caminhão foi carregado, mas chegou ao Portal do Cerrado que ele havia saído de uma cidade do Sul do Piauí e essa era a sua primeira viagem.

Fonte: Portal do Cerrado

Após ser acionado pela Central da GCM, por volta das 23h30, deste sábado (22), uma equipe do ROMU da GCM-LEM, se deslocou para o bairro Boa Vista, onde teria uma perturbação do sossego (crime), ao chegar no local do fato, foi constatado a veracidade da ocorrência. Em contato com a moradora do imóvel e proprietário do som, foi informado aos mesmos que o som estava perturbando e incomodando os vizinhos e moradores do bairro, sendo solicitado que o som fosse baixado para não haver novos chamados para a ocorrência. Após a viatura sair do local, vários chamados foram feitos para central da GCM, informando que além do som está bem mais alto, os indivíduo afrotava vizinhos com gritarias e algazarra, sendo necessário o retorno e apoio de outras viatura.

Todas as pessoas que estavam no local foram abordadas, já a proprietária da casa e o proprietário do som foram presos e conduzidos ao DISEP.

Além de responder pelo crime de perturbação do Sossego, a proprietária do imóvel também responderá pelo crime de desacato, por agredir verbalmente, inclusive palavras de baixo calão, os Guardas Civis Municipais.

Fonte: Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito
O boletim de ocorrência foi confeccionado, pela locadora de veículos, na cidade de Salvador (BA) em dezembro do ano passado.
WhatsApp Image 2022-01-21 at 16.37.13.jpeg

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na tarde desta sexta-feira (21), por volta das 16h10, o veículo Jeep Renegade, não devolvido à locadora e deteve um homem de 29 anos que circulava com o carro de forma irregular.

A ocorrência foi registrada no Km 800 da BR 242, município de Barreiras, oeste Baiano. Na oportunidade, a equipe da PRF abordou o veículo JEEP/Renegade, e durante a fiscalização, constatou-se que o veículo possuía registro de apropriação indébita e Boletim de Ocorrência, confeccionado pela empresa proprietária, na Delegacia de Salvador (BA), em dezembro do ano passado.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, o crime de Apropriação indébita de Veículo, crime previsto no art. 168 do Código Penal. O condutor foi detido e conduzido para Delegacia de Polícia Civil para continuidade dos procedimentos legais.

SISTEMA SINAL - Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Fonte: PRF

Um indivíduo foi preso pelo ROMU da GCM-LEM, após agredir fisicamente e ameaçar de morte com uma faca a sua companheira de convivo, no bairro Vereda Tropical em LEM.

A GCM (ROMU), foi acionada por volta das 19h30, deste sábado, 22, sobre uma denúncia de suposta violência doméstica (Maria da Penha), chegando ao local a equipe se deparou com a vítima com alguns Hematomas e lesões pelo corpo. De posse das informações do suposto autor das agressões, o ROMU fez diligência na cidade, sendo o mesmo encontrado na casa do irmão da vítima.

Sem esboçar reações ou resistência, o individuo recebeu voz de prisão e foi levado para o DISEP, ficando a disposição das autoridades competentes. Já a vítima que estava bastante machucada e com fratura no nariz, precisou ser encaminhada pra UPA, para receber atendimentos médicos.

Fonte: Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito

Ontem, sábado, 22, guarnições da Rondesp Oeste, CIPE Cerrado e PRF, intensificaram as abordagens a transportes coletivos no Terminal Rodoviário de Luís Eduardo Magalhães, com o emprego de cães farejadores pertencentes ao Canil Setorial da CIPT-O.

A Operação em conjunto teve como objetivo garantir a segurança dos cidadãos que estão em viagem, bem como intensificar o combate ao tráfico de drogas.

Fonte: Coordenador de Área

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi diagnosticado com um câncer generalizado já identificado no intestino, fígado e pulmão. O craque de 81 anos já havia descoberto um tumor no cólon, em setembro do ano passado. Na quinta-feira (20), ele recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após novas sessões de quimioterapia.

De acordo com o ESPN, os médicos constataram ao menos três tumores. O canal de esporte disse ainda que a ida de Pelé ao hospital não foi uma emergência, mas um procedimento para confirmar a localização exata e extensão da doença no corpo - se havia se espalhado mais.

O diagnóstico foi, então, de um tumor no intestino, um no fígado e o início de outro no pulmão. O mais preocupante seria o do fígado, já que não pode ser retirado em procedimento cirúrgico. Pelé recebeu alta, mas segue com acompanhamento e realizando as sessões de quimioterapia para evitar que os tumores se espalhem mais.

No ano passado, ele chegou a ficar um mês internado por causa da cirurgia para a remoção do tumor no cólon.

Fonte: Metro 1

Na madrugada de hoje, domingo, 24, por volta das 3h45, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 85ª CIPM, recebeu denúncia anônima de um indivíduo que estaria vindo do estado de São Paulo, com uma carga de drogas, em Luís Eduardo Magalhães.

De posse das informações, foi feito barreira policial no intuito de localizar o material entorpecente, sendo avistado o ônibus com as características informadas e realizada a abordagem aos passageiros, sendo encontrado uma mochila contendo substância análoga à maconha e cocaína, e confirmado pelos passageiros que a propriedade da mochila seria do suposto autor.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao indivíduo com iniciais D.S.N, e apresentado à Delegacia de Polícia Civil de LEM, juntamente com o material entorpecente, e pertences, relacionados abaixo.

Materiais apresentados:

Foram 10 tabletes de substância análoga à maconha pesando 5,6 kg, 21 pacotes com substância análoga à cocaína, com mais um tablete, totalizando 2,5 kg, 02 mochilas, 01 celular Samsung de cor rosa, 01 celular Samsung de cor branca, 01 carteira com documentos pessoais, 01 relógio dourado, 03 anéis prateados, 01 corrente prateada, $1000,00 bolívares, $200,00 cruzeiros e R$ 82,55 em espécie.

Fonte: 85ª CIPM

Ontem, sábado, 22, a 30ª CIPM realizou blitz educativa de trânsito nas cidades de Santa Maria da Vitória e São Felix do Coribe, visando preventivamente, o combate a irregularidades e crimes de trânsito, realizando abordagens, verificando veículos irregulares, orientando sobre uso correto dos equipamentos de uso obrigatório, conferindo documentações, entre outros, com a finalidade de educar a população e trazer uma maior segurança para região.

Fonte: 30ª CIPM

Nessa sexta-feira (21), equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes realizaram serviços de podas e limpeza na Rua Profª. Guiomar Porto, no Centro da cidade. A ação teve como objetivo promover a limpeza da área afetada pela sujeira provocada por centenas de aves (andorinhas) migratórias que estão utilizando as árvores de maneira temporária.

As ações de podas realizadas na parte inferior das árvores e a limpeza conduzida pelo coordenador de Praças e Jardins, Genivaldo Laurindo, têm por meta dispersar as aves para outros espaços, bem como promover a salubridade do ambiente em frente às lojas e demais pontos comerciais. Esta é uma ação que faz parte da rotina das equipes, contribuindo também para que as copas e os galhos não prejudiquem a fiação da energia elétrica. A limpeza com lavagem em logradouros, pontos de ônibus, praças, hospitais e demais espaços públicos fazem parte do cronograma feito pela Secretaria de Infraestrutura e tem sido também realizado com maior intensidade como forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Essas aves migratórias estão de passagem pelo nosso município, enquanto isso estão utilizando árvores na Rua Profª. Guiomar Porto, e acabam provocando sujeiras que causam incômodos a lojistas e a população em geral. A opção para o momento foi suspender a copa das árvores através de podas, seguindo as normas ambientais vigentes e promover a lavagem das ruas com o objetivo de minimizar a situação até que as aves cumpram seu ciclo migratório”, destaca a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos.

Sobre a Andorinha-azul: Uma ave unindo continentes!

Andorinha-azul é uma ave migratória, que faz um percurso de 8 a 20 mil quilômetros entre a América do Norte, onde vive e se reproduz, e a América do Sul, para onde vem no inverno em busca de temperaturas mais amenas. Dentre as espécies de andorinha encontradas no Brasil, é considerada grande. Tem o bico ligeiramente curvo e largo, e a sua cauda é bifurcada. Seu padrão de voo é típico de andorinhas, com planeios curtos alternados com batidas longas de asas.

No leste e no noroeste da América no Norte, fazem seus ninhos em construções feitas pelos seres humanos, como cabaças perfuradas e caixas de madeira, enquanto no oeste, utilizam cavidades naturais, muitas vezes construídas por espécies de pica-pau (http://www.andorinhaazul.org/index.php/migracoes).

Fonte: 30ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na tarde de ontem, sexta-feira, 21, por volta das 15h30, enquanto realizada rondas na cidade de Bom Jesus da Lapa, uma Guarnição da CIPE/Cerrado foi informada por uma guarnição da 38a CIPM, que no município de Sítio do Mato, um indivíduo de alta periculosidade, contumaz na prática de roubos e suspeito de homicídios estaria armado, ameaçando populares e realizando disparos de arma de fogo no Conjunto Habitacional no município de Sítio do Mato.

As guarnições foram ao local indicado, realizaram a aproximação para fazer a abordagem, mas foram recebidas com disparos de arma de fogo, prontamente, tomaram postura de segurança e revidaram a injusta agressão. O homem que portava um revólver foi alvejado e caiu ao solo.

O resistente foi imediatamente socorrido para o Hospital Maria Pereira de Macedo, ainda com sinais vitais, porém teve seu óbito constatado pelo médico de plantão.

O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: CIPE Cerrado
As inscrições terão início na próxima segunda-feira, (24)

A Prefeitura de Barreiras publicou, nesta quinta-feira (20), o edital com a abertura de inscrições para o Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de restauração e modernização de prédios/monumentos históricos e espaços públicos do município. O Edital completo e as tratativas do documento podem ser conferidos no Portal da Transparência ou pelo link https://portaldatransparencia.barreiras.ba.gov.br/licitacoes/ .

A execução do concurso “História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado” trata-se de um projeto que visa a recuperação de patrimônio histórico e equipamentos urbanos sob a conceituação da requalificação urbana, que compreende em um instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo a recuperação e requalificação de equipamentos e infraestruturas e a valorização do espaço público com medidas de dinamização social e econômica através de melhorias urbanas, de acessibilidade ou centralidade e a revitalização que conceitua-se como um processo de planejamento estratégico capaz de reconhecer, manter e introduzir valores de forma cumulativa.

O concurso versará na escolha espontânea pelo Arquiteto Urbanista de 1 (um) ou até 2 (dois) lotes de equipamentos e espaços públicos, objetivando a revitalização e/ou requalificação por meio de um anteprojeto dos seguintes espaços: Antigo Frigorífico de Barreiras (Matadouro); Antiga Usina Hidrelétrica; Antiga Delegacia; Rua Humaitá e Praça Dr. Augusto Torres; Praça Amphilóphio Lopes e Praça Duque de Caxias.

O Concurso será de âmbito regional e ocorrerá em etapa única. As inscrições iniciam já na próxima segunda-feira (24) e segue até 11 de março, será gratuita e aberta às pessoas físicas e jurídicas com ou sem fins lucrativos, necessariamente de arquitetura e urbanismo. Os interessados devem realizar as inscrições e encaminhar o projeto até meio-dia do dia 11 de março pelo site smecelbarreiras.webnode.com e e-mail concurso.arq.urb@hotmail.com

Poderão participar deste Concurso todos os arquitetos que estejam em situação regular perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e os estudantes que estejam no penúltimo período ou semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na região, desde que sob a orientação de um professor.

A Comissão de Avaliação, composta por cinco representantes do CREA, CAU, IFBA, Prefeitura Municipal de Barreiras e um historiador representante da Sociedade Civil Organizada, avaliará os trabalhos segundo valores arquitetônicos em atendimento ao Edital. O vencedor em primeiro lugar ganhará R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais), o 2º Lugar R$ 3.000,00 (Três Mil Reais) e o 3º Lugar receberão também placas alusivas ao resultado alcançado no concurso.

Fonte: Dircom PMB
Em nota, Governo da Bahia informou que quando for formalmente intimado, vai adotar todas medidas cabíveis para reversão da ordem, seja perante o próprio Tribunal local, seja em instâncias superiores em que caibam providências.

Em nota, Governo da Bahia informou que quando for formalmente intimado, vai adotar todas medidas cabíveis para reversão da ordem, seja perante o próprio Tribunal local, seja em instâncias superiores em que caibam providências.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu o pedido de um policial militar e suspendeu a exigência de vacinação contra a Covid-19 imposta pelo Governo da Bahia para que ele continue exercendo a função. O servidor não tomou o imunizante contra a doença.
 
Além de permitir que o PM exerça a função, o TJ-BA determinou que o governo mantenha o pagamento da remuneração na íntegra, sem descontos pelos dias em que for eventualmente impedido de acessar o ambiente de trabalho.
 
O policial alegou à Justiça que não se vacinou por motivos de saúde e afirmou que se sente inseguro em relação as vacinas disponibilizadas. O servidor afirmou que os imunizantes se encontram em fase de estudos e análises, em estágio de testes, e só foram liberadas em caráter emergencial.
 
Em nota, o Governo da Bahia informou que quando for formalmente intimado, o órgão adotará todas as medidas cabíveis para reversão da ordem, seja perante o próprio Tribunal local, seja em instâncias superiores em que caibam providências.
 
O Governo da Bahia informou que "defende a vida, adota práticas orientadas pela Ciência e compreende a vacinação contra Covid-19 como algo de suma importância para a superação do desafio que essa pandemia representa para todos".
 
Eficácia das vacinas
 
Há pouco mais de um ano no Brasil – as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 eram aplicadas.
 
Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, explica que eficácia e efetividade são conceitos diferentes: "quando você fala nos estudos clínicos, se chama eficácia. Quando você vê o desempenho da vacina na população em geral, isso se chama efetividade".
 
As eficácias das vacinas são diferentes: vacinas de RNA mensageiro e vetor viral são as mais eficazes, enquanto vacinas de vírus inativado tendem a ser menos. No entanto, todas elas se provaram importantes para evitar hospitalizações e mortes.
 
No Brasil, temos vacinas de diferentes tecnologias: Pfizer, de RNA mensageiro; AstraZeneca e Janssen, de vetor viral; e CoronaVac, de vírus inativado.
 
"São as de mRNA, sem dúvida [as mais efetivas]. Todas elas funcionaram. A CoronaVac funciona. O que acontece é que a Pfizer funciona melhor", disse a imunologista Cristina Bonorino, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Fonte: G1

A Bahia atingiu 16.831 casos ativos da Covid-19 nesta sexta-feira (21). De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nas últimas 24 horas, foram registrados 5.101 novos casos da doença (taxa de crescimento de +0,39%), 2.992 recuperados (+0,24%) e 21 mortes.

Ainda segundo a Sesab, de 1.308.146 casos desde o início da pandemia, 1.263.563 são considerados recuperados e 27.752 pessoas tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.720.109 casos descartados e 290.599 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 54.678 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria, a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Vacinação

A Sesab ainda informa que 11.035.327 pessoas foram vacinadas contra a Covid com a primeira dose, 263.587 com a dose única, 9.267.100 com a segunda dose e 2.052.834 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 18.627 crianças já foram imunizadas.

Fonte: BNEWS

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste, designou hoje, 21, o subcomandante da unidade, Ten Cel PM Soares, para proferir a palestra "Combate a Ansiedade" aos alunos a soldados do 10° BEIC.

Na oportunidade, temas fundamentais de saúde mental e desenvolvimento pessoal foram tratados pelo Ten Cel PM Soares, como, por exemplo, síndrome do pensamento acelerado, inteligência multifocal, gatilhos mentais, diferença entre estresse e ansiedade.



No que diz respeito ao desempenho da atividade policial militar, a psicoeducação é fundamental, seja no próprio combate à ansiedade, seja de forma auxiliar no desenvolvimento do controle emocional.

Fonte: Ascom CPRO

As inscrições para o processo seletivo para trabalhar no Censo Demográfico serão encerradas nesta sexta-feira (21), às 16h. A seleção disponibiliza 14.173 vagas de trabalho temporário para este ano, sendo 2.915 em Salvador e 11.258 em outros municípios do estado. Interessados nas oportunidades devem realizar a inscrição pelo site Fundação Getúlio Vargas.

Do total de vagas no estado, 12.485 são para recenseadores. Elas exigem ensino fundamental completo e tem remuneração por produção. As inscrições para o cargo custa R$57,50.

As demais 1.688 vagas são para agentes censitários. Elas exigem ensino médio completo, têm jornada de 40 horas semanais e remuneração mensal entre R$ 1.700 e R$ 2.100. Os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição no valor de R$60,50.

As taxas de inscrição podem ser pagas em toda a rede bancária ou pela internet até o dia 16 de fevereiro. Os processos seletivos permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. O pedido de isenção também deverá ser feito até esta sexta-feira (21).

As provas serão realizadas no dia 10 de abril em todos os municípios. Em seguida, o candidato classificado passará por um treinamento, que será eliminatório e classificatório. O edital está disponível no site do IBGE.

Fonte: Infosaj
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |