Blog Santo Antônio
Notícias

Os gastos das famílias com transportes passaram de uma elevação de 1,82% em setembro para um aumento de 2,62% em outubro, um impacto de 0,55 ponto porcentual sobre a taxa de 1,25% registrada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no último mês, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A principal pressão foi dos combustíveis, que subiram 3,21%. A gasolina aumentou 3,10%, item de maior impacto individual sobre o índice do mês, 0,19 ponto porcentual. A gasolina teve a sexta elevação consecutiva, acumulando altas de 38,29% no ano e de 42,72% em 12 meses.

Em outubro, também ficaram mais caros o óleo diesel (5,77%), etanol (3,54%) e gás veicular (0,84%).

Os preços das passagens aéreas subiram 33,86% em outubro, com altas em todas as regiões pesquisadas: desde 8,10% em Rio Branco até 47,52% no Recife. O item deu a segunda maior contribuição para a inflação, 0,15 ponto porcentual.

O transporte por aplicativo aumentou 19,85%. Os preços dos automóveis novos subiram 1,77%, enquanto os automóveis usados aumentaram 1,13%, acumulando elevação de 12,77% e 14,71% em 12 meses, respectivamente.

Fonte: UOL

Um grupo de intelectuais e ativistas nicaraguenses que vivem no Brasil enviou uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, manifestando “surpresa, frustração e indignação” em relação a uma nota do partido que celebrou a vitória do ditador Daniel Ortega em eleições de fachada no país centro-americano.

Na carta aberta, eles afirmam que o partido está sendo conivente com a repressão de Ortega à população, que já deixou mais de 300 mortos, milhares de feridos e ao menos 140 mil exilados.

“Com essa postura, o PT faz vista grossa a inúmeras reclamações de instâncias democráticas e redes de organizações de direitos humanos, que em diversas ocasiões já questionaram e denunciaram a escalada autoritária de Ortega e a ilegitimidade do recém-encerrado processo de votação”, diz o texto.

No último domingo (7), Ortega disputou o comando do país contra cinco outros candidatos —todos parte do teatro do pleito de fachada, já que são aliados do governo. Nos últimos seis meses, o regime prendeu outros sete postulantes de oposição, acusados de lavagem de dinheiro e traição à pátria. O pleito também não contou com observadores internacionais, vetados pelo ditador.

Na segunda-feira (8), o PT divulgou uma nota classificando a eleição como “uma grande manifestação popular e democrática” e dizendo que o resultado confirma “o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”.

Nesta quarta-feira (10), Gleisi publicou um tuíte no qual afirma que a nota não foi submetida à direção partidária. Ela, porém, não condena o que está escrito no texto divulgado, afirmando apenas que a posição da legenda em relação a qualquer país é a “defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição” e que a prioridade é debater o Brasil.

​O grupo que escreveu a carta assina como Coletivo de Nicaraguenses no Brasil e é formado por cerca de 15 imigrantes, que atuam como professores universitários, pesquisadores e “militantes do campo progressista latino-americano”, em sua própria definição. Eles afirmam que optaram por não assinar seus nomes por temores de que familiares que continuam na Nicarágua sofram retaliações —algo que já aconteceu com alguns deles.

O coletivo diz que há mais de três anos vem tentando dialogar com a direção do PT, sem sucesso.

“Não apenas o partido tem se fechado a dialogar com os ativistas, líderes de movimentos sociais e intelectuais nicaraguenses no Brasil como, numa ação sem precedentes, resolveu ficar calado a uma carta que organizações de mães de presos políticos enviaram ao ex-presidente Lula em setembro de 2021, apelando a sua sensibilidade, histórico de luta e vocação democrática”, diz o texto.

“A onda repressiva do nosso país interroga à esquerda brasileira sobre a existência de limites práticos na defesa dos direitos humanos no contexto de práticas autoritárias, mas interroga principalmente se tudo é permitido quando essas práticas são realizadas em nome de um suposto campo anti-imperialista”, diz a carta. ​

Para um dos membros do coletivo, Humberto Meza, doutor em ciência política pela Unicamp e pesquisador na UFRJ, a nota do PT contradiz a história do partido.

“O PT tem histórico de presos políticos na ditadura. O próprio Lula foi preso recentemente em um processo questionado. Isso é o que está acontecendo hoje na Nicarágua. O PT não pode ser acrítico em relação a um governo que vai na contramão de uma esquerda democrática”, afirma.

Fonte: Flávia Mantovani, Folhapress

O Governo do Estado publica, no Diário Oficial desta quarta-feira (10), alterações no decreto número 20.780, que regulamenta a realização de eventos com presença de público na Bahia. Conforme foi antecipado pelo governador Rui Costa no Papo Correria desta terça-feira (9), estão autorizados eventos com até 3 mil pessoas, a partir da data de publicação da atualização do decreto. O limite permitido era de 2 mil pessoas.

Continua sendo obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Além disso, devem ser respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelos Municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

A presença de torcedores em eventos desportivos na Bahia também terá alterações, de acordo com a nova publicação. Foi autorizada pelo governador Rui Costa a ampliação da lotação máxima de 50% para 70% da capacidade dos equipamentos esportivos. Os torcedores também devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

O novo decreto revoga a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios, que passam a ter autorização para comercializar esses produtos durante os jogos. O novo decreto do Governo do Estado tem validade até o dia 19 de novembro.

Fonte: Secom BA

Ontem, terça-feira, 9, foram realizadas instruções de Policiamento Tático aos Policiais recém transferidos para a CIPT-O.

Durante o dia, as instruções ficaram a cargo dos Patameiros da unidade, que passaram técnicas e táticas policiais próprias do policiamento tático , destacando entre as instruções, a manutenção do armamento, tiro policial e progressão em área de alto risco.

Fonte: Rondesp Oeste

Sem geladeira, nem televisão. A luz vem da lamparina e a notícia do radinho de pilha. Tudo isso em plena Bahia, no final do ano de 2021. A vida de quem não tem acesso à energia elétrica ainda é realidade. Cerca de 30 famílias vivem sem energia elétrica, em uma comunidade há cerca de 51 KM de Barreiras, entre as Cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, próximo à fazenda Marfim.

Nas comunidades conhecidas como Condomínios Rio de Pedras e Jardim do Éden (Alfredo Mendes), em Barreiras-BA, cerca de trinta famílias vivem na escuridão. Alguns resolveram sair do local e abandonaram as suas casas, outros adotaram a lamparina e o pote.

Dona Maria conta que, no desejo de voltar a morar na zona rural, comprou um terreno no condomínio Rio de Pedras, em 2015. Ao todo, investiu R$ 60 mil num pequeno pedaço de chão, onde poderia voltar a cultivar suas plantas, frutas e legumes. O que era sonho — voltar a morar no campo — se tornou pesadelo.

A agricultora e outras famílias de lá amargam, há mais de cinco anos, a ausência de energia elétrica. “Eu sabia do problema, mas achei que esse problema iria ser resolvido rápido, até mesmo porque a COELBA veio aqui no inicio, fez o projeto Luz para Todos e até hoje, nada”, confessa Dona Maria.

Sem energia, a rotina dos moradores é diferente. Alguns, passam o dia na casa de familiares, nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, inclusive, para garantir o ensino remoto de crianças, que têm que aprender por meio das tecnologias. No caso de Maria, opta por ficar na casa da filha, onde espera o seu celular fazer recarga. “É muito complicado”, admite.

Seus aparelhos eletrodomésticos, como geladeira, televisão, liquidificador, também foram deixados lá. “Sem água gelada eu já me acostumei. Coloca nos potes e numa garrafa térmica”, detalha. Ainda se ressente de assistir seus programas e telejornais preferidos, não larga o inseparável rádio para se manter informada. É seu entretenimento. “O radinho de pilha dura é muito”, comemora.

Sem luz artificial, utiliza da velha lamparina. “Eu já até me acostumei. Como nasci e me criei na roça, é mais fácil”, confessa. A situação é similar ao seu vizinho, o agricultor Clodoaldo Batista, que convive com a falta de energia elétrica há quase cinco anos. “Também acendo uma lamparina, faço um fogo a noite. Quando quero carregar o celular, vou para casa do outro vizinho que tem uma placa solar. Não dá pra ter uma geladeira”, desabafa. Ele mora com mais duas pessoas.

O pedido de instalação de energia elétrica, foi feito junto à COELBA por vários moradores, há mais de quatro anos. Na época, segundo João Batista. “Em três meses falaram que colocaria os postes”, lembra. Acesso à energia elétrica, um direito social.

A universalização dos serviços públicos de energia elétrica foi estabelecida em 26 de abril de 2002, pela Lei nº 10.438. Com isso, garantiu o serviço sem ônus de qualquer espécie para o solicitante. Além disso, desde 2017, tramita no Senado Federal uma Proposta de Emenda à Constituição, de nº 44, que torna o acesso à energia elétrica um direito social.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Blog Bahia/Jornal O Expresso

Na noite de ontem, terça-feira, 9, por volta das 18h20, a guarnição do PETO da 83ª CIPM efetuava ronda nas imediações do Residencial São Francisco, em Barreiras, tendo como apoio a guarnição do PETO da 84ª CIPM, quando avistaram dois indivíduos não identificados a bordos de uma motocicleta de cor preta, sendo que o garupa segurava uma caixa de isopor, e que estes ao perceberem a aproximação das viaturas empreendem fuga e conseguiram do local.

Durante a fuga, a caixa de isopor foi dispensada pelos suspeitos na via pública, ao verificar o interior do recipiente foi encontrado grande quantidade de drogas ilícitas e balanças de precisão.

Todo o material apreendido foi apresentado na delegacial de polícia de Barreiras, para medidas cabíveis.

Fonte: 83ª CIPM

O Governo do Estado vai conceder, nesta quarta-feira (10), uma premiação total de R$ 9,9 milhões para servidores da área de segurança pública. Serão contemplados Policiais Civis, PMs e Peritos do Departamento de Polícia Técnica, por redução da criminalidade nas suas respectivas áreas de atuação. O pagamento faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), iniciativa que visa reconhecer o comprometimento das forças de segurança no combate à criminalidade no Estado.

Um total de 11,3 mil servidores receberá o Prêmio Por Desempenho Policial, neste semestre. Destes, 9,2 mil são Policiais Militares, contemplados com uma premiação total de R$ 8 milhões, enquanto que 1,7 mil Policiais Civis ganharão R$ 1,6 milhão. Também serão premiados servidores que atuam no Departamento de Polícia Técnica. Os contemplados terão os prêmios pagos em conta corrente nesta quarta-feira (10).

O governador do estado, Rui Costa, frisou que este é um prêmio importante porque reconhece e valoriza o trabalho de homens e mulheres que se dedicam a cuidar dos baianos. O dinheiro entra na conta nesta quarta e continuará sendo pago a semestralmente aos servidores.

Dentre os 52 Áreas Integradas da Segurança Pública (Aisp), 23 apresentaram redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. Três Áreas Integradas conseguiram manter a taxa de CVLI dentro da meta estabelecida para o Estado (Pituba, Barra e Brumado).

São classificados como CLVI: o homicídio doloso (Artigo 121 do Código Penal Brasileiro); roubo seguido de morte (Artigo 157, parágrafo 3º do CPB); lesão corporal dolosa, seguida de morte (Art. 129, § 3º do CPB).

As Áreas Integradas da Segurança Pública são regiões que contam com a atuação conjunta de unidades da Polícia Militar, da Polícia Civil e do DPT, realizando ações, planejamento, estratégias em comum, além de possuírem metas para redução da criminalidade também conjuntamente.

Redução - Entre as Áreas Integradas de Segurança Pública, destaque para a Aisp 24 (Simões Filho), que apresentou uma redução de 50% do CVLI no primeiro semestre deste ano, em comparação com os primeiros seis meses de 2020. No interior do Estado quem alcançou resultados positivos foi a Aisp 42 (Itapetinga), que obteve uma queda de 55% nos CLVI. Outros destaques foram a Aisp 11 – Tancredo Neves (-36,2%); Aisp 41 – Itabuna (-30,4%); Aisp 52 – Seabra (-29,4%); Aisp 38 – Guanambi (-25,9%); Aisp 26 – Candeias (-22%).

Os policiais que atuam nessas áreas receberam pagamentos do Prêmio de Desempenho Policial (PDP) pela atuação no combate a criminalidade, que resultou na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais ou na manutenção taxa de CVLI por grupo de 100 mil habitantes, de acordo com a meta pré-estabelecida.

"Parabenizo todos os policiais militares, civis e técnicos que doam suas vidas, diariamente, para dar mais segurança a baianos e turistas. Reduzir as mortes violentas continua sendo nossa prioridade", declarou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Fonte: Saeb

Fonte: JOVEM PAN

Na madrugada desta quarta-feira, 10, pouco depois das 2h, um homem colocou fogo em uma motocicleta Yamaha XTZ após ser informado que o Bar do Grego, localizado na avenida Paraná, em Roda Velha, distrito de São Desiderio, já estaria fechado.

Revoltado, o homem em visível estado de embriaguez jogou gasolina na moto da funcionária do bar e ateou fogo que se expandiu rapidamente e a alta temperatura acabou atingindo o parachoque de uma caminhonete S10 que ficou danificado.

Uma guarnição da 85 CIPM de Roda Velha recebeu denúncias que o suspeito estava escondido em uma residência no mesmo distrito. Ao chegar no local, encontrou o rapaz com uma grande queimadura. Ele recebeu voz de prisão. Após ser apresentado pela PM na UPA de LEM pela, o suspeito foi encaminhado ao DISEP, porém, sua apresentação não foi possível e o acusado foi encaminhado para ser apresentado na Polícia Civil de São Desiderio.

As vítimas também estavam acompanhando a guarnição. "Por pouco A tragédia não tinha sido maior, pois o fogo poderia atingir um hotel", contou  uma das vítimas.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
Texto-base da PEC é aprovado em 2º turno com 323 votos. Eram necessários pelo menos 308. Margem foi mais folgada do que no 1º turno, quando PEC teve 312 votos favoráveis.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira, 9. A questão, que é um dos principais ponto de pauta do Palácio do Planalto, segue agora para o Senado, onde também terá que ser avaliada em dois turnos para ser efetivamente aprovada.

No segundo turno de votação na Câmara, o placar ficou em 323 votos favoráveis contra 172 contrários. Eram necessários 308 votos para aprovação. No primeiro turno, foram 312 votos a 144.

Os destaques estão sob análise neste momento, o que pode modificar o texto final a ser enviado ao Senado Federal. A proposta é vista como crucial pelo governo de Jair Bolsonaro para permitir o pagamento do programa social Auxílio Brasil no valor de R$ 400 até dezembro de 2022.

Na votação de 1º turno, na semana passada, a proposta foi aprovada por 312 votos, ou seja, quatro a mais que o necessário. Naquele momento, 15 deputados do PDT e dez do PSB foram favoráveis ao projeto.

 

Desta vez, o PDT fechou questão contra a PEC. No entanto, na última semana, o quórum pós-feriado de Finados eram menor do que o registro de presença desta terça-feira. Cerca de 500 deputados registraram presença na Casa.

A única derrota do governo ocorreu durante votação dos destaques de 1º turno, que são propostas para modificar o texto final de um projeto. Neste caso, um dos destaques, que foi apresentado pelo partido Novo, retirou do texto a flexibilização da regra de ouro. Eram necessários 308 votos para flexibilizar a regra de ouro, mas apenas 303 deputados votaram junto com o governo, ou seja, cinco votos a menos que o necessário.

A regra de ouro tem como meta objetivo de evitar endividamento para pagar despesas correntes. Para cobrir gastos correntes, o governo precisa pedir autorização do Congresso.  A tentativa da base governista era conseguir o descumprimento da regra junto com a votação do Orçamento do ano seguinte.

Fonte: Isto É
Anúncio foi nesta terça-feira (9), durante o Papo Correria

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que deve assinar um decreto para exigir o atestado de vacinação de servidores estaduais ainda nesta semana. A data, no entanto, não foi detalhada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9), durante o Papo Correria, programa onde o gestor responde perguntas através das redes sociais.

Rui Costa anuncia que servidores públicos só poderão trabalhar se tiverem tomado duas doses de vacina

Sem patrocinador, sem festa: prefeito diz que Réveillon de Salvador pode não acontecer por falta de investimento privado

"Hoje [terça-feira] tive reunião com a Procuradora do Estado. Amanhã [quarta-feira, 10] vou ter outra reunião, que eu quero assinar ainda essa semana o decreto exigindo a apresentação do atestado de vacinação para todos que trabalham no estado, sejam efetivos ou trabalhadores terceirizados. Para entrar no hospital ou em uma escola vai ter que apresentar o atestado médico", disse o governador.

O governador também detalhou outras flexibilizações que estarão presentes no decreto.

"Hoje estamos com 2 mil pessoas em eventos, nós vamos subir um pouco para 3 mil pessoas. Hoje estamos com 50% de limite no estádio, nós vamos subir para 70%".

"A 'cervejinha' no estádio, eu conversei com a Secretaria da Saúde, e a constatação é que a turma está tomando a cerveja do lado de fora do estádio e isso está provocando aglomeração na hora de entrar. Então também vamos fazer a liberação do consumo de bebida no estádio", explicou.

Fonte: G1 BA

Foi com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do senhor Francisco Marques de Almeida, aos 75 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira (9), em Barreiras.

Natural de Boninal – BA, Chicão como era carinhosamente conhecido, morava há mais de 50 anos no Centro Histórico de Barreiras. O comerciante aposentado deixa para a família, o legado de bondade, dedicação, carinho e bons exemplos a serem seguidos.

Francisco Marques de Almeida deixa saudades na viúva Ezautina de Souza Rêgo Marques, nos filhos Daniel Marques Rêgo, Davi Marques Rêgo e Francisco Vitor Rêgo, também nos netos Heitor, Daniel Filho, Isis além das noras e demais familiares e amigos.

Neste momento de dor e tristeza, nos unimos aos familiares, parentes e amigos de Francisco Marques de Almeida transmitindo nossas condolências e solidariedade, rogando a Deus força e união para superar tão irreparável perda.

Barreiras, 09 de novembro de 2021.

Zito Barbosa

Prefeito de Barreiras

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio
Energia Limpa, conectividade, bicicletas e carros compartilhados mantém padrão da Europa e promete inclusão e senso de comunidade

A primeira cidade inteligente construída do zero no país promete modificar nossa forma de viver e de pensar empreendimentos imobiliários.

O Ceará já vem se mostrando potencial para se tornar uma das capitais tecnológicas do Brasil. Com grande destaque na energia eólica, ele agora vem se destacando ao apresentar cidades que se destacam no ranking Connected Smart Cities, divulgado pela consultoria Urban Systems, que vem ajudando o Brasil a se desenvolver em diversos aspectos.

Apenas para se ter um exemplo, a grande Fortaleza se destacou nos seguintes aspectos: governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, mobilidade e acessibilidade, urbanismo, segurança e economia.

Agora o Estado está dando mais um passo em busca do seu destaque nacional e até internacional como um estado tecnológico com a Smart City Laguna, a primeira Smart City construída do zero, a cerca de 70 Km da capital.

Vamos mostrar mais sobre esse projeto, a empresa responsável e outros detalhes relevantes, para que você possa conhecer melhor essa revolução que vem acontecendo no nordeste brasileiro.

O que podemos dizer de Laguna, a Cidade inteligente aos moldes europeus mas em solo brasileiro?
Laguna tem cerca de 330 hectares, podendo ser considerada uma cidade pequena ou um bairro bem grande, mas toda planejada para gerar qualidade de vida e diferenciais para quem mora dentro dos seus limites. Além de energia limpa e uma série de ações em favor das políticas ecológicas, a cidade ainda será um experimento de cidadania e inclusão.

Por ser uma smart city , teremos energia limpa, carros compartilhados, bicicletas e uma série de outros aparelhos comunitários, que vão permitir que as pessoas vivam uma vida comunitária mais intensa e possivelmente permitam que esse processo possa ser expandido para o resto do país e do mundo no futuro.

Alinhada à realidade brasileira, Laguna não sera uma smart city exclusiva para pessoas de alto poder aquisitivo. O projeto contempla pessoas de classes ais humildes podendo se mudar para essa cidade incrível da mesma forma, mas todos os processos estão sendo pensados com cuidado e pensando em todos os moradores.

Cerca de 200 famílias já vivem no empreendimento. “As pessoas pensam que uma cidade inteligente é voltada apenas para a classe A, mas criamos algo com infraestrutura de alto padrão e tecnologia com preço acessível”, afirma Susanna Marchionni, CEO no Brasil da Planet Smart City, empresa responsável pelo projeto.

Sem pagamentos adicionais, a estrutura inclui academia ao ar livre, campo de futebol, playground, hub de Inovação com wi-fi gratuito e aplicativo gratuito do bairro. Comércio com farmácias, mercadinhos, padarias, lojas de suplementos, feiras livres e lojas de roupas e calçados.

Conheça mais sobre a Planet Smart City, a empresa que trouxe a cidade dos sonhos para a realidade.
Pelas fotos, pudemos perceber que Laguna é uma cidade incrível, daquele tipo que você só acreditou que veria fora do país ou nos filmes, mas você pode se mudar para essa cidade agora mesmo, se desejar!

A Planet Smart City é uma empresa iniciada por italianos, com seu escritório central em Londres, mas que vem trazendo inovação e bem estar para seus clientes em empreendimentos pelo mundo todo, e agora chegou ao Brasil!.

Além de da Smart City Laguna, ainda existem outros projetos sendo desenvolvidos no Brasil:

Smart City Natal (RN), Smart City Aquiraz (CE) – e verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos com o parceiro local InLoop com a marca Viva!Smart.

A melhor parte de todos esses projetos é que faz parte do DNA da Planet Smart City sempre prezar por projetos de smart cities com valores acessíveis, além de permitir todas as possibilidades de financiamento.

Fonte: Click Petroleogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã de hoje (09), aproximadamente às 8h, um homem de 25 anos transportando 3kg de maconha que seria comercializada em Barreiras/BA. O flagrante ocorreu durante abordagem a um ônibus interestadual de passageiros que fazia a linha Goiânia/GO x Barreiras/BA, no KM 800 da BR 242, oeste da Bahia.

Na conversa de verificação, os policiais notaram nervoso excessivo em um dos passageiros, comportamento que motivou a verificação da sua bagagem, onde foram encontrados quatro tabletes com a substância. O homem admitiu ser o dono da mala, disse que comprou a droga em Goiânia e revelou a intenção de vendê-la na cidade de Barreiras.

O passageiro e o ilícito foram levados para a Delegacia de Polícia Federal de Barreiras, onde a ocorrência de tráfico de drogas terá prosseguimento.

Fonte: PRF

“Um dia muito esperado por todos nós, graças a Deus estamos voltando a nossa rotina, que todos nós possamos ter bom rendimento. Estou muito feliz por poder rever amigos, colegas e nossos professores”. Foram essas palavras de entusiasmo que a aluna Maria Clara Menezes do 9º ano usou para descrever o seu retorno às aulas presenciais, que foram retomadas hoje, dia 08 de novembro. São quase 07 mil alunos matriculados nas modalidades, ensino infantil, fundamental I, fundamental II, educação de jovens e adultos (EJA) em 35 escolas, localizadas na sede, distritos e comunidades rurais.

O retorno às aulas presenciais foi programado pela Secretaria de Educação (SEDUC) para atender todos os direitos dos alunos e os protocolos de segurança contra a Covid-19. “Nos organizamos para atender os direitos dos alunos adequadamente, alimentação escolar de qualidade, transporte escolar regular, manutenção e reforma dos prédios escolares, e estratégias de segurança contra a pandemia do novo Corona Vírus”, ressaltou a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Todas as unidades escolares estão reforçando as medidas de segurança, como uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos

Cerca de 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino em Barreiras, puderam voltar em sua totalidade às salas de aula, nesta segunda-feira (08). A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer preparou, às 72 unidades escolares para o recebimento de todo alunado, mantendo todas as medidas sanitárias estabelecidas de prevenção a Covid-19, para garantir a saúde e a segurança de todas os alunos matriculados na rede municipal.

Os estudantes que foram para as escolas encontraram um clima alegre, de descontração, reencontros e principalmente de cuidados. A aluna do 9° ano, Marcele Brito, destacou a importância da volta às aulas com todos os colegas e enfatizou os cuidados que estão sendo adotados pela Escola Municipal Iazinha Pamplona. “Estou muito feliz de poder rever os meus amigos, eu particularmente, me concentro mais na sala de aula com a presença do professor, ainda estamos na pandemia, mas todos nós estamos colaborando em manter o distanciamento e seguir as orientações dos nossos professores. E essa sensação de poder retornar às aulas e reencontrar colegas que há muito tempo não via, é muito bacana”, disse Marcele.

Estudante da rede, Gabriel Santos do 7° ano, diz está com um misto de sentimentos, feliz de voltar para rever os colegas, mas também, afirma que aproveitou bastante quando estava em casa no ensino remoto, segundo ele, o processo de aprendizagem foi bem proveitoso e que realizava todas às atividades.

“Há muito tempo, professores e alunos estavam fora das salas de aula de forma presencial, por mais que o trabalho desempenhado pela rede municipal de ensino em Barreiras tenha sido de excelência, tanto no ensino remoto, quanto no híbrido à interação não é a mesma quanto na forma presencial. É de suma importância esse contato do professor e aluno para que possam desenvolver as habilidades e promover diálogos de assuntos abordados em sala de aula de forma mais lúdica”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Cleonice Lopes, Lívia Nascimento.

Para a secretária de Educação Gabriela Nogueira está sendo tranquilo o retorno dos alunos de forma 100% presencial, principalmente porque todas as unidades escolares estão seguindo o Plano Geral de Retomada das Aulas. “É fundamental assegurar um retorno seguro às aulas presenciais. Nós temos hoje em todas as escolas da rede municipal, o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção a covid-19. Essa decisão foi tomada com base na observação do quadro epidemiológico do nosso município, o que nos deixa tranquilos em relação ao retorno 100% presencial. Estamos preparados e acolhendo alunos e professores para que eles se sintam seguros”, disse a secretária.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |