Continua hoje quinta-feira 5, com a vacinação para a segunda dose da Coronavac e Oxford. A imunização acontece no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, das 8h às 16h.
05
Ago / 2021 |
Suspeito de tráfico morre em confronto com policiais da CIPE/CERRADO E 85ª CIPM em LEM |
Na tarde desta quarta-feira, 4, por volta das 15h10, policiais da CIPE/Cerrado e do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 85ª CIPM realizavam uma operação conjunta preventiva no Bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, quando visualizaram um indivíduo com características físicas semelhantes às de um traficante perigoso que atua na cidade.
As guarnições então decidiram abordá-lo, porém o mesmo não atendeu a ordem legal policial e fugiu para o interior de imóvel, ao passo que foi acompanhado pelos policiais. Nesse momento o infrator efetuou disparos contra as guarnições, que revidaram atingindo-o. Foi prestado o imediato socorro ao alvejado, que após entrada e atendimento na UPA de LEM foi declarado morto.
No local do confronto foram feitas várias apreensões, dentre elas, uma arma de fogo usada pelo resistente, além de vasta quantidade de drogas. Todo o material foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública de LEM. Ninguém foi preso.
Ontem, por volta das 13h30, policiais da CIPE/Cerrado realizavam o patrulhamento no bairro Florais Léia, quando visualizaram uma mulher que havia fugido de uma abordagem no bairro Santa Cruz, tendo deixado cair a sua cédula de identidade. Na ocasião, a guarnição apreendeu entorpecentes com uma dupla no local.
Diante da situação, a guarnição realizou a abordagem na mulher de 24 anos e encontrou uma quantidade de drogas, além do dinheiro oriundo da movimentação do tráfico de drogas.
A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida ao Distrito Integrado de Segurança Pública de LEM, onde foi autuada por tráfico de drogas.
05
Ago / 2021 |
Caminhão tomba na BR 242, perto de Ibotirama |
Nesta quarta-feira, 4, um caminhão carregado de soja tombou na BR 242, próximo Da localidade de Beira Rio, após Ibotirama.
O motorista perdeu o controle do veículo para evitar uma colisão frontal, vindo a tombar as margens da rodovia. O motorista nada sofreu.
04
Ago / 2021 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
04
Ago / 2021 |
Conselheiro de Segurança dos EUA vem ao Brasil para visita com foco nas mudanças climática |
Conselheiro de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em foto de arquivo — Foto: Leah Millis/Reuters
O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, chega ao Brasil na próxima quinta-feira (5) para uma visita à região com foco na Amazônia e mudanças climáticas. Esta é a 1ª vez que um representante do governo de Joe Biden vai se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro.
Além de encontro com o presidente brasileiro e com o governo brasileiro, Sullivan vai se encontrar com governadores da região da Amazônia para dar continuidade às conversas iniciadas pelo enviado especial do governo americano sobre o Clima, John Kerry, na semana passada.
Kerry coordenou uma conversa com o grupo dos governadores brasileiros da Região Norte para tratar de possíveis financiamentos americanos para programas estaduais voltados para combater o desmatamento ilegal.
Uma alta autoridade do governo americano disse em entrevista à TV Globo que os temas ambientais são uma prioridade para o presidente dos EUA na região, e que o Brasil é um "líder natural sobre o tema"
Um comerciante de Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru, foi preso por furto de energia elétrica. O caso foi descoberto nesta terça-feira (3). O homem, que atua no ramo de cimento, foi liberado após pagar uma fiança de R$ 30 mil.
Conforme a Polícia, a ação ocorreu como parte de uma operação de combate a furto de energia cometido por grandes empresários e envolveu a 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (19ª Coorpin), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Segundo o G1, ainda não há estimativas dos valores roubados pelo empresário de Campo Formoso.
Em comunicado desta terça, a Coelba disse que recuperou nos seis primeiros meses do ano 157 milhões de kWh. O volume é o maior já registrado pela companhia para o período. Segundo a empresa, a energia furtada no período seria suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por um mês ou Feira de Santana, durante dois meses e meio.
A Coelba também informou que a energia recuperada no primeiro semestre deste ano é cerca de 40% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A empresa realizou, de janeiro a junho de 2021, foram realizadas 176 mil inspeções na Bahia, com a substituição de mais de 141 mil medidores obsoletos ou com defeito.
No mesmo período, a companhia identificou 55 mil irregularidades nas operações de combate ao furto de energia. Do total de energia, cerca de 79 milhões de kWh foram recuperados em fazendas e propriedades agrícolas e 27 milhões em residências.
O pedido de exoneração do agora ex-secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi oficializado em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4). A decisão foi tomada após uma reunião com o governador Rui Costa, onde Vilas-Boas entregou uma carta com o pedido, aceito por Rui (leia mais aqui).
A saída se deu após o caso de ofensa contra a chef do restaurante Preta, Angeluci Figueiredo (reveja aqui).
Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador que lhe fez o convite e que "me deu a oportunidade de contribuir para uma verdadeira revolução na saúde visando atender a quem mais precisa". Fábio também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária Angeluci Figueiredo.
Após ficar sabendo sobre o pedido de exoneração, Angeluci Figueiredo falou com o Alô Alô Bahia sobre o episódio. "No fundo, eu não queria isso, mas tenho minha consciência tranquila. Sempre o tratei bem, como um amigo que visita um outro em uma casa. Sempre o acolhi da melhor forma em todas as vezes que ele foi ao Preta", disse.
Ela também explicou o motivo de ter divulgado as mensagens. O mundo mudou, a gente tem que trabalhar a empatia e revelei o que aconteceu não mais por mim, mas por todas as mulheres que já foram de alguma forma assediadas e não tiveram chance de serem ouvidas", afirmou.
Depois do caso, Fábio foi alvo de muitas críticas, entre elas, de parlamentares e entidades, que repudiaram as ofensas do secretário da Saúde contra empresária (veja aqui). O então titular da Sesab chegou a ser flagrado por câmeras invadindo o estabelecimento (veja mais aqui).
O governador Rui Costa realizou uma live na noite desta terça-feira (3), em suas redes sociais, o Papo Correria. O gestor estadual ignorou o tema e não falou sobre a saída de Vilas-Boas (veja aqui).
04
Ago / 2021 |
Luis Miranda diz à PF que Pazuello relatou ter sofrido pressão de Lira por repasse de verb |
O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) disse, em depoimento à Polícia Federal, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello lhe relatou ter sofrido pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para enviar recursos da pasta para regiões que desejava.
O depoimento, realizado na semana passada, foi divulgado pelo jornal O Globo e confirmado por Miranda à Folha.
No relato, Miranda contou que ouviu o desabafo de Pazuello durante um voo, poucos dias antes de ser exonerado da pasta. O general da ativa teria dito ter sofrido pressão grande do presidente da Câmara e que não sabia como resolver.
"Arthur Lira botou o dedo na minha cara e falou assim: 'Eu vou te tirar dessa cadeira' porque eu não quis liberar a grana para a listinha que ele me deu dos municípios e lugares que ele queria que recebesse", teria dito Pazuello a Miranda, segundo a versão do deputado.
A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) emitiu nota para negar pressão sobre Pazuello. Lira, também em nota, disse que o ex-ministro deveria ser questionado sobre o assunto.
Miranda disse ainda à PF que teria questionado Pazuello se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sabia que o então ministro teria sofrido esta abordagem. Segundo o deputado, Pazuello teria respondido que sim.
"Eu falei: 'Mas o presidente sabe disso?' [Suposta resposta:] 'Lógico que o presidente sabe, eu falei pro presidente'", afirmou o deputado em depoimento.
"Eu falei: 'Pazuello, você não tem noção do que você está falando para mim'. Aí, ele: 'Luis, eu não duro essa semana, eu tô fora, eles vão me tirar, o cara falou para me tirar'", prosseguiu Miranda no relato do suposto diálogo.
Surpreso com a resposta, o deputado perguntou se esta seria a referência que Pazuello teria feito sobre o "pixulé", em seu discurso de despedida do ministério. Na ocasião, ele ligou a saída do ministério a pedidos negados por "pixulé".
"Aí, eu falei: 'Ah, é isso. É então aquele desabafo que você fez do pixulé?' E ele falou: 'É, porra, aquela história que eu falei, do tal do pixulé", disse o deputado no depoimento ao relatar a conversa com o então ministro.
Em nota de sua assessoria de imprensa, Lira afirmou ainda que vai acionar Miranda no Conselho de Ética da Casa.
"A respeito das declarações dadas pelo deputado Luis Miranda, as mesmas devem ser respondidas pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Sobre as demais informações propagadas, o deputado deverá responder no foro adequado, que é o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados", afirmou.
A Secom negou as afirmações feitas por Miranda à PF. "O secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Eduardo Pazuello, esclarece que não sofreu qualquer pressão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante sua gestão no Ministério da Saúde, para disponibilizar recursos da pasta em atendimento a demandas do parlamentar", disse o órgão.
Miranda disse à CPI que teria relatado a Bolsonaro suposta irregularidade na compra da vacina indiana Covaxin, que entrou na mira do colegiado. Seu irmão, Luis Ricardo Mirando, é servidor da Saúde e relatou pressão atípica ao MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal.
No dia 2 de julho, a Folha mostrou que Pazuello disse a aliados que sofreu pressão de Lira e do atual ministro da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos, para liberar dinheiro ao centrão. Ramos estava à frente da Secretaria de Governo.
A ofensiva sobre o ministério buscava o repasse de recursos que restavam no Orçamento no fim de 2020. A ideia seria contemplar acordos feitos entre a gestão Bolsonaro e o centrão.
A divergência foi exposta nas entrelinhas do discurso de despedida de Pazuello do ministério. Na ocasião, ele ligou a saída da pasta a pedidos negados por "pixulé".
"Chegou no final do ano uma carreata de gente pedindo dinheiro politicamente. O que fizemos? Distribuímos todo o recurso do ministério. Foi outra porrada, porque todos queriam um pixulé no final do ano", disse o general em 24 de março.
Segundo autoridades que acompanharam as discussões, um dos conflitos ocorreu quando a Saúde recebeu listas de estados e municípios que deveriam obter cerca de R$ 830 milhões em verbas de emendas do relator --ou seja, indicada pelo Congresso.
Assinados pelo relator do Orçamento daquele ano, o deputado Domingos Neto (PSD-CE), os ofícios foram elaborados com aval de Ramos, então ministro da Segov, segundo apurou a Folha com congressistas que acompanharam as discussões.
Aliados de Pazuello dizem que o Ministério da Saúde não seguiu o acordo político e aplicou a maior parte dos recursos dentro dos próprios programas.
Em plena disputa pelo comando da Câmara, a decisão da pasta incomodou Lira e Ramos. Ao deixar o ministério, Pazuello disse que ficou "jurado de morte" por se opor a acordos políticos.
"E aí começou a crise com liderança política que nós temos hoje, que mandou uma relação para a gente atender e nós não atendemos. E aí você está jurado de morte", afirmou Pazuello há três meses.
Quando da publicação da reportagem, Ramos e Pazuello não se manifestaram. Lira disse que só fez pressão sobre o ex-ministro da Saúde para a compra de vacinas.
"Quando assumi a presidência da Câmara dos Deputados, solicitei ao ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que trabalhasse pela ampliação da vacinação no Brasil, como única forma de retomarmos a vida normal. Da mesma forma, falei com o ministro Pazuello", disse Lira, por meio de sua assessoria.
Senadores da CPI da Covid pediram de Pazuello explicações sobre o seu discurso de despedida do ministério. O general modulou a fala e disse que não houve pedidos ilegítimos por verbas.
"No final do ano, é normal ter recursos não aplicados em projetos, programas. Chega final de ano, começa prefeitura, hospital [a fazer pedidos]... Não tem nada aí ilegítimo", disse. "Não havia ninguém recebendo nada", afirmou ainda o general à CPI.
A Prefeitura de Salvador anunciou a nomeação de 114 professores aprovados em concurso da rede municipal, que vão atuar nas escolas municipais da capital baiana. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (3).
Segundo o decreto, os professores nomeados foram aprovados no concurso com edital nº 02/2019. Os profissionais serão alocados na educação infantil e educação artística.
Os aprovados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), situada na Rua Horácio César, 64, bairro Dois de Julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para a posse. O prazo é de 30 dias, contados a partir da publicação. A lista com a relação de aprovados pode ser consultada aqui.
Os professores devem se apresentar munidos da mesma documentação original entregue no ato da convocação, porém, os documentos que possuem validade deverão ser entregues originais e cópias atualizadas.
O candidato que já for ocupante de cargo público, caso de acumulação legal de cargos, deverá trazer uma declaração original expedida pelos Recursos Humanos/Departamento de Pessoal do órgão/entidade informando o cargo, carga horária e o horário de trabalho exercido pelo candidato para que se possa atestar a compatibilidade de horários.
Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) controlaram um incêndio que atingiu uma área de vegetação na Serra da Bandeira, em Barreiras, na tarde desta terça-feira (3). A situação aconteceu às margens da estrada que dá acesso ao aeroporto.
A guarnição de serviço foi acionada por volta das 15h e levou cerca de 2 horas para debelar as chamas.
No combate, os militares utilizaram técnicas de combate a incêndio florestal, além de mochilas costais para adentrar à mata e combater o fogo em áreas de difícil acesso. Não há informações sobre o que causou o incêndio nem registro de feridos.
04
Ago / 2021 |
LEM: Homem sofre tentativa de homicídio no Mimoso II |
CGM, SAMU e PM no local da ocorrência
Na tarde desta terça-feira, 3, pouco depois das 14h, o angicalense Carlos da Silva Domingues, de 45 anos, foi baleado durante uma tentativa de homicídio ocorrido em uma residência localizada na Rua São Francisco, proximo a rua Espírito Santo, no bairro Mimoso II, em LEM.
De acordo com as informações, o principal suspeito é um suposto amigo que efetuou o disparo na cabeça da vítima, fugindo em seguida. Carlos foi socorrido diretamente para o Hospital do Oeste, em Barreiras, após ser entubado pelo SAMU.
Polícia Militar e GCM estiveram no local da ocorrência colhendo informações afim de chegar no paradeiro do criminoso. A Polícia Civil investiga o crime.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta segunda-feira (2) a abertura de um inquérito para investigar as acusações de que há possibilidade de fraude nas eleições do país.
A decisão ocorre em meio à escalada do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e com ameaças golpistas ao pleito de 2022.
Todos os ministros da corte votaram a favor da instauração da apuração de ofício, ou seja, sem solicitação da Procuradoria-Geral Eleitoral, a exemplo do que fez o STF (Supremo Tribunal Federal) com o inquérito das fake news.
A sugestão de abrir um inquérito administrativo partiu do corregedor-geral Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão.
Na sessão, o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a investigação envolverá colheita de depoimentos de "autoridades" que atacarem o sistema eleitoral, além da possibilidade de haver medidas cautelares, ou seja, mandados de busca e apreensão e outras ações para aprofundar as investigações.
A abertura do inquérito leva em consideração "relatos e declarações sem comprovação de fraudes no sistema eletrônico de votação com potenciais ataques à democracia".
O Brasil tem mais uma medalha no boxe, dessa vez com Bia Ferreira. Na manhã desta terça-feira (3), a baiana foi para cima da uzbeque Raykhona Kodirova e venceu por decisão unânime dos juízes nas quartas de final da categoria feminina peso-leve (até 60kg) nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na semifinal, a adversária será a finlandesa Mira Potkonen.
No primeiro round, Bia tomou a iniciativa e buscou os golpes, mas a adversária não deixou barato e também tentou atacar. Na segunda parte, a tônica foi similar, com a baiana sendo mais precisa - e mais forte - nos golpes. Por fim, o último round foi marcado por um amplo domínio de Bia, que não poupou força para atingir Kodirova.
Após a luta, a atleta destacou o trabalho que vem sendo realizado e apontou a missão de conquistar o primeiro lugar.
"Foi do jeito que eu esperava, já tinha planejado o jogo e deu certo. Foi uma luta que eu precisava me impor mais, por ser uma adversária que não desiste. A gente vem treinando há cinco anos para isso aqui, então estamos que ter todos os jogos", disse.
"Já temos três medalhas e a gente está treinado para o ouro. Ninguém pode se contentar só com o bronze, a gente quer mais, mas já estamos felizes de estar no pódio", completou.
Essa é a terceira medalha que o boxe consegue nessa edição dos Jogos. Além de Bia, o baiano Hebert Conceição e Abner Teixeira já haviam garantido um lugar no pódio.
Até o momento, o Time Brasil tem 12 medalhas. São três ouros, três pratas e seis bronzes. Nessa madrugada, o verde e amarelo ganhou destaque com o ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na vela (confira aqui), e o bronze com Alison dos Santos nos 400 metros com barreira (veja).
Após uma corrida impecável, Martine Grael e Kahena Kunze são medalha de ouro na classe 49er FX da vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Campeãs na Rio-2016, as brasileiras repetiram o feito nesta terça-feira (3), nas águas de Hiroshima.
Elas ficaram com a terceira colocação da "medal race" (corrida da medalha), mas, por resultados acumulados anteriormente, garantiram o lugar mais alto do pódio, com 76 pontos perdidos (na vela, o país que perde menos pontos vence).
A prata ficou com a Alemanha, que perdeu 81 pontos, e o bronze com a Holanda, que perdeu 86.
A vela se mantém como um dos esportes que mais traz medalhas ao Brasil. Agora, são 19, no total, sendo a terceira modalidade no ranking, atrás do judô (24) e do vôlei (23).
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil chega a 12 medalhas. São 3 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.
O brasileiro Alison dos Santos, o "Piu", conquistou a medalha de bronze nos 400 metros com barreira, nesta terça-feira (3), nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Com o tempo de 46s72, novo recorde sul-americano, ele ficou atrás apenas do norueguês Karsten Warholm, que bateu o recorde mundial, com 45s94, e o americano Rai Benjamin, medalha de prata com 46s17.
É o primeiro pódio alcançado pelo Brasil na história da prova, e também o primeiro do atletismo nesta edição dos Jogos. Agora, o país possui 11 medalhas em Tóquio, sendo 2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.
Os baianos Isaquias Queiroz e Jacky Goodman ficaram, nesta segunda-feira (2), com a quarta colocação na prova C2 1000 metros da canoagem velocidade e não conquistaram a medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Eles fizeram o tempo de 3min27s603.
O ouro ficou com a dupla cubana, Madrigal Torres e Jorge Henriquez, que quebraram o recorde mundial, com 3min24seg995. A prata foi a China, de Liu Hao e Zheng Pengfei, que fizeram 3min25seg198, e o bronze com os alemães Sebastian Brendel e Tim Hecker, que terminaram a prova em 3min25seg615.
Isaquias Queiroz ainda disputará nova medalha nessa Olimpíada, na categoria C1 1000 metros. As eliminatórias começam na próxima quinta-feira (5).