Blog Santo Antônio
Notícias
Brasil receberá 7 milhões de doses da vacina da Pfizer em julho
Foto: Reprodução / DW

O Brasil receberá 15 milhões de doses da vacina da Pfzier/BioNTech contra a Covid-19 até o final de julho. Segundo o Ministério da Saúde, o número representa acréscimo de sete milhões de doses em relação à previsão inicial, de oito milhões.

 

De acordo com a pasta, a alteração atende pedido do órgão junto à farmacêutica para adiantar o envio de remessas previstas no cronograma ao Brasil.

 

O Ministério da Saúde anunciou a chegada de 2,4 milhões de doses da Pfizer/BioNTech nesta semana (leia mais aqui).. As entregas começaram na quarta e vão até esta quinta-feira (17). Com essa remessa, o total de doses do consórcio enviadas ao Brasil chegará a 10,6 milhões.

Fonte: Bahia Notícias
Alvo de vários processos, Shopping Busca Vida vai a novo leilão na próxima semana
Foto: Reprodução/ Alô Alô Bahia

O Shopping Busca Vida, em Camaçari, vai ser disputado em mais um leilão, pelo menos o quinto, na próxima terça-feira (22). Com lance inicial de R$ 21 milhões, o evento será realizado no auditório da Desenbahia, no bairro de Doron, em Salvador.

 

 

A informação é do portal Alê Alô Bahia, que traz as dimensões do estabelecimento: situado numa área de mais de 5 mil metros quadrados, com diversas lojas, 107 vagas de estacionamento externas, além de dois pavimentos de garagem que juntos somam quase 500 vagas de estacionamento.

 

Após ser inaugurado, comerciantes que compraram ou alugaram lojas no centro comercial começaram a denunciar o abandono do shopping, construído com financiamento da Desenbahia. Fechado desde 2019, o estabelecimento acumula nove processos judiciais, conforme aponta o aviso do certame. O leilão será feito pela RJ Leilões.

Fonte: Bahia Notícias
por Lula Bonfim
Estado reforça racismo religioso histórico ao associar rituais de candomblé a satanismo
Polícia Civil do DF enviou imagens de suposto ritual | Foto: Divulgação

Em perseguição ao baiano Lázaro Barbosa, de 32 anos, nascido em Barra do Mendes e suspeito da chacina que vitimou uma família em Ceilândia, a Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) teria incorrido em racismo religioso ao associar algumas fotos de um assentamento de candomblé com rituais satânicos. Essa é a opinião de especialistas consultados pelo Bahia Notícias sobre o fato, que gerou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (16).

 

 

A PC-DF já tinha declarado, na segunda-feira (14), para o portal G1, que Lázaro era satanista, sem explicar exatamente o que apontava para essa definição, apenas dizendo que foram encontrados indícios de que o suspeito participa desse tipo de ritual.

 

Na manhã desta quarta-feira (16), o órgão afirmou que uma das vítimas foi assassinada por Lázaro em um "ritual satânico". Como provas disso, a PC-DF publicou fotos que seriam de objetos utilizados em cerimônias demoníacas, encontrados perto de um riacho e também no imóvel em que morava a mãe do suspeito, no interior de Goiás.

 

Ao publicar as imagens nas redes sociais, o Bahia Notícias foi alertado por diversos leitores de que muitos dos objetos não tinham relação com rituais satânicos, mas sim com assentamentos do candomblé. Para o advogado e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Samuel Vida, a Polícia Civil se precipitou ao fazer a associação entre as religiões de matrizes africanas e o satanismo.

 

“Algumas das fotos remetem a alguns elementos da ritualística e da simbologia das religiosidades de matrizes africanas. Se de fato foram encontradas na casa da mãe dele, pode ser um indicativo de que a mãe de Lázaro tem alguma conexão religiosa com esse campo. O que não implica que ele tenha. Não dá para imediatamente estender essa relação e ele”, disse o advogado, que também é ogã de Xangô em um terreiro de candomblé de Salvador.

 

Ainda segundo Samuel Vida, as oferendas encontradas na beira de um riacho próximo ao local em que teria ocorrido um dos assassinatos podem não ter qualquer relação com o crime, visto que esses locais são considerados sagrados pelo candomblé e seria natural encontrar esses objetos nas proximidades.

 

“Riachos e cachoeiras são locais tradicionais de oferenda praticados pelo campo religioso de matriz africana. Portanto, o fato de serem encontradas lá, nesse local, evidências do culto não pode ser associado imediatamente a Lázaro. Provavelmente, em qualquer riacho ou cachoeira em locais onde exista a prática do candomblé, você vai encontrar pratos, velas, evidências de oferendas que nada têm a ver com sacrifício humano ou práticas criminosas. Então pode ser uma evidência muito frágil”, afirmou.

 

Para o professor de Direito da UFBA, ainda que Lázaro tenha uma relação com umbanda ou candomblé, isso não autoriza ninguém a conectar a prática delituosa dele com a religiosidade de matrizes africanas.

 

“Até porque, quando um padre é acusado de pedofilia, ninguém vai dizer que a religião católica cultua a pedofilia ou incentiva seus sacerdotes a praticarem. E olhe que isso acontece em casos numerosos! E nem por isso se permite essa associação, porque seria leviana. É evidente que qualquer religião pode ter pessoas criminosas ou pessoas adoecidas mentalmente que pratiquem crimes”, apontou.

 

O historiador e fundador do Coletivo de Entidades Negras (CEN) Marcos Resende também criticou a associação feita entre candomblé e satanismo realizada pela Polícia do DF. Para ele, as polícias brasileiras são redutos tradicionais de reprodução do racismo religioso no país.

 

“Existe uma prática antiga, que ainda se consolida em alguns nichos da Polícia, de que tudo que é do candomblé é tratado como ritual satânico. Mas, no candomblé, nós não acreditamos sequer em satanás. Eles chamam de ritual satânico ou de 'magia negra'. Inclusive, isso não combina, não tem ligação com o que nós somos. Mas é fruto do histórico do nosso país transformar tudo que é do candomblé em algo negativo. Tudo que é de negro, né?”, lamentou Resende.

 

“O que eu acredito que aconteceu aí é justamente mais uma ação do racismo que se estabelece ao longo da história do nosso país, com relação à negritude e às práticas do povo negro. E que demonstram, de novo, que uma parte do que acontece nas decisões adotadas, por alguns policiais e também pelo sistema de justiça, é baseado nesse campo do racismo estrutural, que olha o corpo negro como um corpo em crime. Ou a religião do negro como uma religião de pecado ou de algo negativo”, finalizou o historiador.

 

A CONSTRUÇÃO DO RACISMO

Samuel Vida avalia que o racismo religioso no Brasil tem três grandes motores: a origem no período colonial, com a associação feita pela Igreja Católica; a ampliação do problema com as teses científicas racistas do início do século XX; e o momento atual, com o avanço das organizações neopentecostais a partir dos anos 1980.

 

“Durante o período colonial e imperial, a Igreja Católica sempre desenvolveu práticas de hostilização e desqualificação dessas manifestações religiosas, atribuindo a elas um descrédito, predicados negativos baseados na teologia cristã. Então, associar as entidades divinas das religiões de matrizes africanas a demônio se originam remotamente desse tipo de postura”, analisou o professor.

 

Depois, já na República, no início do século XX, a perseguição às religiões de matrizes africanas ganhou uma máscara científica, com base na tese do criminoso nato, do cientista italiano Cesare Lombroso.

 

“Aqui no Brasil, Lombroso teve um grande seguidor que foi Nina Rodrigues, que reproduz essas teses, junto com sua escola, seus discípulos, sobretudo na Bahia, mas também no Rio de Janeiro. Ele produz uma leitura antropológica que associa as religiões de matrizes africanas a doença mental, a práticas degenerativas, a manifestações que estariam na fronteira da criminalidade”, explicou o advogado.

 

Durante todo esse tempo, o estado manteve-se atuante como reprodutor do racismo religioso, especialmente com a atuação das polícias. O delegado Pedro Gordilho, mais conhecido como Pedrito, ficou famoso em Salvador, na década de 1920, por fechar terreiros de candomblé, confiscar objetos religiosos e prender sacerdotisas afro-brasileiras.

 

“O Estado brasileiro cumpriu um papel decisivo, reforçando essa ideia da criminalização, associando práticas delituosas aos ritos religiosos de matrizes africanas. Até 1976, os terreiros, para praticar qualquer rito público, dependiam de autorização policial. Essa norma foi revogada durante o governo de Roberto Santos, a partir da mobilização do povo de santo”, opinou Samuel.

 

Alguns dos materiais religiosos apreendidos por Pedrito nos anos 1920 estiveram, até o final da década de 1980, no Museu do Crime, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, quando foram recuperados pela atuação de organizações do movimento negro, em conjunto com o Ministério Público.

 

O terceiro motor, segundo Samuel Vida, se inicia nos anos 1980, que coincide com a expansão das religiões neopentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus, que assumiu um discurso agressivo de demonização das religiões de matrizes africanas desde o início.

 

“O bispo da Universal, Edir Macedo, é autor de um livro de ampla circulação chamado ‘Orixás: Deuses ou Demônios’. Nós chegamos a questionar a circulação desse livro no Supremo Tribunal Federal, porque a liberdade de expressão não deveria comportar discurso de ódio”, criticou o advogado.

 

O PAPEL DA IMPRENSA

Perguntado sobre qual seria o papel da imprensa na construção e na desconstrução do racismo religioso, o professor Samuel Vida afirmou que o jornalismo pode ser muito útil pela disseminação de informações qualificadas, devidamente ponderadas e pesquisadas, diferentemente do que já foi feito pelos jornais do passado. 

 

“Ao longo do tempo, nós vamos ter dois papéis cumpridos pela imprensa. No primeiro momento, a imprensa foi aliada da repressão. Se a gente pesquisar os jornais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX, nós vamos encontrar os órgãos de imprensa alinhados com o discurso da Igreja Católica e do Estado, cobrando medidas repressivas e divulgando de forma sensacionalista prisões de lideranças negras”, relatou o ogã de Xangô.

 

“No segundo momento, nós vamos ter o papel destacado de um jornalista, um intelectual negro, que é o Edson Carneiro. A imprensa vai cobrir o Congresso Afro-Brasileiro, realizado na Bahia, de uma forma bem mais respeitosa, dando voz, oportunizando que lideranças religiosas, antropólogos e sociólogos desmistificassem o preconceito”, continuou.

 

Samuel defende a necessidade de se ouvir as pessoas do candomblé e das demais religiões de matrizes africana antes da divulgação de informações que podem atingir os praticantes da doutrina. Por outro lado, apesar disso, ele não espera que a imprensa defenda sua religiosidade.

 

“Nossa expectativa é que a imprensa se mantenha no campo de quem informa. Não tem que tomar partido, nem promover. A imprensa não tem dever nenhum de nos promover, até porque o candomblé não é uma religião de proselitismo. Mas a imprensa tem o dever de informar de maneira isenta, fundamentada, pesquisada e garantindo oportunidade de manifestação das pessoas”, finalizou o professor.

Fonte: Bahia Notícias
por Nuno Krause
Caso se concretize, nova liga não pode repetir erros já ocorridos no Brasil, diz especialista
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A ideia de ter uma liga organizada pelos clubes, aprovada nesta terça-feira (15) por 19 das 20 agremiações da Série A do Brasileirão (lembre aqui), não é nova. Em 1987, o "Clube dos 13", criado para defender os interesses políticos e comerciais de 13 equipes brasileiras, organizou a Copa União, vencida pelo Flamengo. Em 2016, times insatisfeitos com a disputa de campeonatos estaduais desenvolveram a Primeira Liga do Brasil, que se encerrou três anos depois por falta de espaço no calendário. Dessa vez, porém, a promessa é de união entre os clubes para de fato organizar o Campeonato Brasileiro, que sairia do "guarda-chuva" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

"Há muito o que fazer, e isso começa já. Por novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas. Por democracia, com equilíbrio, união e trabalho. Sem conflitos, sem ressentimentos. Nós, clubes de futebol, queremos chegar mais próximo do que cada brasileiro espera de nós", escreveu o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, em seu Twitter, nesta terça.

 

Os clubes da Série B já foram convidados para participar. O Sport, único clube que não tinha assinado o termo de criação da liga, por estar passando por um processo de renúncia na presidência (veja aqui), emitiu um comunicado avalizando o plano. Para Amir Somoggi, sócio da Sports Value Marketing Esportivo, empresa que estuda o mercado brasileiro de futebol, esse tipo de liga pode movimentar até R$ 10 bilhões por ano. A média, antes da pandemia de Covid-19, era de R$ 6,1 bilhões. Durante a crise sanitária, diminuiu para R$ 5,1 bilhões.

 

Porém, para que dê certo, é preciso que o modelo de negócio se inspire em grandes ligas que já fazem sucesso. "[É preciso fazer] Um novo modelo de divisão. Hoje, pelo modelo brasileiro não existe nenhuma possibilidade de isso acontecer. É uma criação. Temos que olhar para a NBA, Premier League, La Liga. Só os times brasileiros não perceberam a mina de ouro que é administrar um negócio como o futebol, (...) mas eu quero ver o modelo de empresa, quem são as lideranças, se tem gente com uma visão mais disruptiva ou se é uma coisa mais básica", analisa Amir.

 

Esse novo modelo de divisão passaria por criar uma forma que organize tudo o que hoje é responsabilidade da CBF: arbitragem, direitos de TV, calendário de campeonatos, possibilidade de amistosos, etc. Além disso, fazer com que a diferença de renda de clubes maiores e menores diminua. 

 

"É preciso ajudar os menores. Como a Liga Espanhola ganhou dinheiro? Quando Athletic Bilbao, Sevilla e Villarreal, por exemplo, começam a deixar de receber só 30 milhões (de euros) de TV. Vamos dar o exemplo em moedas. Cem milhões de moedas é o sonho do Figueirense. O Flamengo já recebe 300 milhões. Na Espanha, o Barça e o Real recebiam 150 milhões enquanto os outros estavam ganhando 35. Hoje, esses clubes estão perto dos 80 milhões e Barça e Real não cresceram tanto. O Flamengo não vai ganhar mais dinheiro com TV, e sim com outras coisas, como marketing", destaca.

 

Amir também cita como exemplos de sucesso o Campeonato Inglês, conduzido pela Premier League, com uma divisão de cotas quase igualitárias; a Liga Norte-Americana de Basquete, a NBA; e o Novo Basquete Brasil (NBB). "A diferença é que o basquete não tem o mesmo apelo popular por aqui que o futebol", lembra. 

 

Outra pauta colocada pelos clubes é a da participação igualitária na eleição da CBF. Atualmente, as federações estaduais possuem peso 3 no voto. Equipes da Série A têm peso 2, e da Série B têm peso 1. Ou seja, as entidades têm 81 votos no total, contra 60 dos times.

 

As entidades estaduais participarão da votação na CBF para levar ou não a liga adiante. Ou seja, terão de escolher se desejam ter menos poder. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, afirmou que ainda não pode tomar uma posição sobre o assunto, por não ter sido comunicado pela CBF, mas que "tudo o que for bom para que o futebol brasileiro seja melhor sucedido tem que ser bem aceito".

 

A CBF ainda não prevê uma data para apreciar o projeto. 

Fonte: Bahia Notícias
Esclarecimento de Wagner não teria convencido moradores de ribeirinhos do São Francisco
Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

Depois da crítica lançada por deputados ligados ao governo federal e da tentativa de esclarecimento do senador Jaques Wagner (PT), a polêmica parece não ter fim.

 

Isso porque os ribeirinhos do Rio São Francisco reagiram ao vídeo publicado pelo senador petista em suas redes sociais, acusando de fake news as críticas nas quais parte dos parlamentares baianos vem recebendo por terem votado contra a Medida Provisória que aumenta o capital da Eletrobras e que prevê a aplicação de R$ 3 bilhões na recuperação e revitalização do Rio São Francisco, além do prosseguimento dessas intervenções após 2031, com recursos assegurados pela venda de energia oriunda da hidrelétrica de Itaipu.

 

No vídeo, o senador tergiversa ao fizer que na verdade está votando apenas contra a privatização da Eletrobras, mas não afirma que, após o aumento de capital, a parte estatal ainda continuará com 45% das ações com direito a voto e que a União receberá uma ação denominada “ação ouro”, que dá superpoderes ao governo para evitar o esquartejamento do patrimônio da empresa, além de participação quase igualitária no Conselho de Administração e na Diretoria Executiva da Eletrobras desestatizada.

 

Definitivamente, caso a MP não seja aprovada, a Bahia perde a grande oportunidade de recuperar, de uma vez por todas, o Rio São Francisco e suas cidades ribeirinhas.

 

CRÍTICAS
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) atacou a posição de Wagner e também fez críticas a Otto Alencar (PSD).

 

“É inegável que alguns parlamentares da Bahia são a favor de um Estado gigante, de estatais, de manter privilégios. É notório. Agora, seria surpresa que esses mesmos parlamentares são contra destinar R$ 3 bilhões para revitalizar o São Francisco. Não é apenas ideologia arcaica. É também ser contra uma fonte vital para a economia da Bahia, de renda, inclusive para pequenos produtores. Votar contra a MP da Eletrobras é privilegiar poucos que têm muitas benesses em detrimento de muitos que ganham pouco”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

“Eu tenho uma relação muito forte com Bom Jesus da Lapa. Eu sei que é um pedido muito crucial para a região e para os pequenos produtores por conta de problemas do próprio rio, como assoreamento, tomada ilegal de água. Estamos falando em R$ 3 bilhões para o rio. Estamos falando de coisas que beneficiarão os pequenos produtores”, acrescentou.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia registrou, nesta quarta-feira (16), 5.885 novos casos da Covid-19 e 119 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

De acordo com o boletim epidemiológico da pasta, dos 1.077.784 casos confirmados desde o início da pandemia no Estado, 1.040.809 já são considerados recuperados, 14.153 encontram-se ativos e 22.822 tiveram óbito confirmado. 

A Sesab contabiliza ainda 1.322.982 casos da Covid-19 descartados e 237.815 em investigação. Do número total de óbitos causados pelo coronavírus na Bahia desde o início da pandemia, 55,80% ocorreram no sexo masculino e 44,20% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,83% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,20%, preta com 15,49%, amarela com 0,43%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,91% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,27%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,10%).

Situação da regulação de Covid-19

Às 12h desta quarta-feira, 112 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Além desses, outros 61 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. 

Vacinação

Com 4.243.404 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.639.809  receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. 

Fonte: BNEWS

Fonte: Grupo Santo Antonio
Em meio a casos de 'fungo negro', Anvisa faz alerta sobre coinfecção fúngica e de Covid-19
Foto: Peter Ilicciev/Biomanguinhos

A Anvisa publicou um documento em que faz um alerta para a importância da vigilância e do diagnóstico de coinfecção fúngicas em pacientes com Covid-19. Essa possibilidade e a gravidade já vem sendo alvo de estudos científicos que destacam que a pandemia criou condições ideais para aumento dos casos de fungos nos pacientes hospitalizados.

 

No fim do ano passado a Bahia registrou o primeiro caso de emergência do Candida auris. O superfungo fatal, resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares foi identificado na UTI de um hospital de Salvador (lembre  aqui). Os casos registrados na Bahia foram descritos no Journal of Fungi por um grupo de pesquisadores do Laboratório Especial de Micologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (leia mais aqui).

 

Os pesquisadores apontam que diversos fatores tornam os pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 alvos ideais para o superfungo, entre eles a internação prolongada; o uso de sondas vesicais e cateteres para acesso venoso central; uso de corticoides, que suprimem a resposta imune; e antibióticos, que desequilibram a microbiota intestinal.

 

Diante disso a Anvisa publicou uma nota técnica na segunda-feira (14) em que chama a atenção para a vigilância, identificação, prevenção e controle de infecções fúngicas invasivas em pacientes com Covid-19 internados em unidades hospitalares.

 

O documento foi elaborado por especialistas da agência com colaboração do Ministério da Saúde, e ressalta a importância da vigilância e do diagnóstico de contaminação simultânea fúngica e do coronavírus. A nota chama atenção para a necessidade de tratamento precoce, a fim de prevenir o agravamento do quadro clínico ou a morte do paciente.   

 

O Brasil e outros países do mundo estão em alerta após o surgimento dos primeiros casos de mucormicose em pacientes da Covid-19. Foram iniciadas pesquisas para o tratamento da doença, conhecida popularmente como “fungo negro” (entenda melhor aqui).

 

O documento da Anvisa destaca que o interesse na discussão do tema assumiu nova dimensão com o crescimento de casos de Covid-19 na Índia, onde cerca de 15 mil casos de mucormicose foram documentados até recentemente.

 

O Brasil registrou casos no Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mas a Anvisa ressalta que “não é esperado que a mucormicose assuma a mesma proporção no Brasil que a observada na Índia”. “Antes mesmo do advento da Covid-19, a Índia registrava taxas de incidência de mucormicose cerca de 70 vezes maior que o restante do globo”, sinalizou a Agência na nota técnica.

 

A Anvisa também faz orientações para os laboratórios de microbiologia para a identificação de fungos e reforça a necessidade da adoção de medidas preventivas e recomenda o monitoramento dessas infecções por meio de ações de vigilância nos serviços.    

 

A publicação também chama a atenção para a similaridade entre os sintomas de algumas doenças fúngicas com os da Covid-19, a exemplo da febre, tosse e falta de ar. Diante disso, reforça a necessidade de testes laboratoriais.

Fonte: Bahia Notícias
Baiano autor de chacina no Distrito Federal sacrificou vítima em ritual satânico
Foto: Reprodução

Investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal apuram circunstâncias macabras que envolvem o assassinato de Cloenice Marques de Andrade, de 43 anos, no Distrito Federal. Lázaro Barbosa de Sousa, 32, também é o responsável por matar o marido e dois filhos da mulher, que teria sido morta em um ritual satânico.

 

Segundo informações do Metrópoles, a vítima teve mechas de cabelo cortadas e uma orelha arrancada às margens do córrego próximo ao Incra 9, Ceilândia, local do crime.

 

As equipes de busca também encontraram perto de um riacho, objetos que supostamente foram utilizados na cerimônia. Lázaro distribuiu os mesmos itens em dois acampamentos montados por ele durante a fuga, que já dura dias.

Foto: Reprodução

 

Policiais também fizeram buscas no imóvel em que a mãe de Lázaro morava e encontraram altares e tigelas de barro com dinheiro e cachaça. No local, também havia desenhos de pentagramas e uma cruz invertida.

 

De acordo com a Polícia Militar de Goiás, o homem afirma estar possuído por um espírito e que "vai levar o tanto de gente que puder". Há indícios de que Lázaro pratica os rituais desde a adolescência.

 

Na úlima segunda-feira (14), o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, classificou o homem como "psicopata".

 

"Ele, além de ser psicopata, é da região. É o que nós chamamos de ‘mateiro’, acostumado a se emburacar no mato. Ele deve ter outra motivação psicótica. Está muito focado em seguir na trajetória criminosa. Mas vamos chegar até ele", disse Miranda.

Fonte: Bahia Notícias
CPI da Pandemia ouve Wilson Witzel, ex-governador do Rio, nesta quarta
Foto: Carlos Magno/Gov. do Estado do Rio de Janeiro

A CPI da Pandemia ouve, nesta quarta-feira (16), Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro. Os requerimentos de convocação são dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

 

Segundo Randolfe, o motivo para a convocação é a série de denúncias de que Witzel se beneficiou de um esquema de corrupção no início da pandemia. Em setembro de 2020, o ex-governador sofreu impeachment em processo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

 

Wilson Witzel entrou com um pedido de habeas corpus junto ao STF para ter o direito de decidir sobre seu comparecimento à CPI. O ministro Kássio Nunes Marques decidiu na véspera do depoimento que deixou Witzel livre para comparecer ou para responder as perguntas feitas.

Fonte: Bahia Notícias
Primeiras cidades a receber Sputnik V devem estar próximas de Salvador, diz Rui
Foto: Reprodução/ Facebook

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira (16) que as primeiras cidades baianas a receber doses da vacina russa Sputnik V devem estar próximas de Salvador.

 

"Devemos pegar cidades sem muita distância de Salvador para fazer o monitoramento. A Anvisa pediu que centros de pesquisas acompanhem. [Serão] Cidades em torno de 50 mil habitantes, vamos definir hoje com a Sesab (secretaria de Saúde do Estado)", disse Rui em entrevista ao Jornal da Manhã.

 

O gestor também confirmou que a ideia é levar a primeira remessa de doses para cinco municípios e vacinar toda a população entre 18 e 60 anos nesses locais, e observar os resultados da vacinação em massa.

 

Nesta terça-feira (15), o governador participou de uma reunião com representantes do Fundo Soberano Russo e outros governadores do Nordeste. O Fundo informou que o envio das primeiras doses será feito no início de julho (lembre aqui).

 

De acordo com a Anvisa, cada estado vai receber o suficiente para a imunização em duas doses de 1% da população. Os estados vão poder aplicar nas seguintes quantidades: Bahia 300 mil, Maranhão 141 mil, Sergipe 46 mil, Ceará 183 mil, Pernambuco 192 mil e Piauí 66 mil doses.

 

A restrição teria motivação de controlar e analisar os efeitos.

 

NOVOS ESTADOS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no final desta terça-feira (15), a importação excepcional da Sputnik V por mais sete estados. São eles: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás (veja aqui).

Fonte: Bahia Notícias
Suspeito de homicídio qualificado é preso em Teixeira de Freitas
Imagem ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom-PC

Um homem de 27 anos foi preso pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Teixeira de Freitas), nesta terça-feira (15). Ele é suspeito de ter matado Jaqueline de Jesus Souza, em fevereiro, no bairro Ulisses Guimarães.

 

 

As equipes o capturaram no bairro Jardim Beira Rio, ao cumprir o mandado de prisão temporária expedido no último dia 7 pela 1ª Vara do Júri e Execuções Penais de Teixeira de Freitas. Jaqueline foi morta a pauladas, e as investigações apontaram para o suspeito, que deve responder por homicídio qualificado por motivo torpe.

 

De acordo com a 8ª Coorpin, o suspeito é uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro onde cometeu o crime. Ele agora está custodiado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Bahia Notícias
Huck anuncia que substituirá Faustão em 2022: 'Desafio mais importante da minha carreira'
Foto: Reprodução / TV Globo

Após especulações na política, Luciano Huck anunciou seu destino para 2022: as tardes de domingo da TV Globo. 

 

Em entrevista ao programa 'Conversa com Bial', o apresentador confirmou que será o substituto de Fausto Silva no comando da nova atração da emissora para cobrir o espaço que será deixado pelo veterano no final do ano.

 

"Acredito muito na força da TV aberta num país como o Brasil, um país continental onde a TV ainda é o que mais nos conecta", justificou sua decisão.

 

Sem dar detalhes de como deve ser a produção, o apresentador afirmou que a ideia é trazer esperança para o brasileiro e resgatar a autoestima do público.

 

"Tenho certeza que eu posso contribuir muito para o país estando nos domingos da Globo e fazendo um programa que se conecte com as pessoas, que ouça as pessoas, que traga a esperança de volta e resgate nossa autoestima. Mas isso não quer dizer que eu tô fora do debate público. Poder fazer um programa popular, que tenha a mensagem positiva, de esperança, que as pessoas se divirtam, se inspiram, se emocionem, eu tô vendo esse desafio como o mais importante da minha carreira e vou dedicar cada dia, cada minuto pra que ele seja um espelho da nossa sociedade e de tudo que a gente tem de bom."

 

Na conversa, Huck ainda ressaltou que não é certo afirmar que ele desistiu da política, já que ele não se lançou oficialmente como candidato a nenhum cargo.

 

"Acho bom eu deixar a fotografia bem clara e ser o mais franco e o mais sincero possível: eu nunca me lancei candidato a nada, não estaria retirando nada porque nunca me lancei."

Fonte: Bahia Notícias
Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V por mais sete estados
Foto: Reprodução / DW

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no final desta terça-feira (15), a importação exepcional da Sputnik V por mais sete estados. São eles: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

 

A autorização segue as mesmas restrições impostas a outros seis estados em que já havia liberação para importação excepcional, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

 

De acordo com a Anvisa, cada estado vai receber o suficiente para a imunização em duas doses de 1% da população. Os estados vão poder aplicar nas seguintes quantidades: Bahia 300 mil, Maranhão 141 mil, Sergipe 46 mil, Ceará 183 mil, Pernambuco 192 mil e Piauí 66 mil doses.

 

Entre as condições impostas ela Agência, estão que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis; todos os lotes das vacinas importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo INCQS; a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; a vacina deverá ser utilizada em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Anvisa e executado conforme Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no Voto do relator.

 

A deliberação também informa a quantidade de doses a serem importadas para 1% da população dos novos estados liberados:

  • Rio Grande do Norte - 71.000 doses;
  • Mato Grosso - 71.000 doses;
  • Rondônia - 36.000 doses;
  • Pará - 174.000 doses;
  • Amapá - 17.000 doses;
  • Paraíba - 81.000 doses;
  • Goiás - 142.000 doses.
Fonte: Bahia Notícias

No final da tarde desta terça-feira, 15, por volta das 17h, foi encontrado o corpo de um homem no interior da carroceria de um veiculo Fiat Strada em um matagal a cerca de um quilômetro da BR 242, no trecho entre aterro sanitário e o trevo para Baianópolis, em Barreiras, na altura do KM 764.

O corpo na carroceria fechada já estava em estado de gigantismo foi encontrado por um caçador que acionou a polícia militar que esteve no local, juntamente com as polícia Civil, Técnica, e delegado de plantão. Após perícia, o corpo foi removido para o IML do DISEP para a realização de necropsia e identificação.



A Polícia Civil vai investigar o crime.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No dia 06 de abril o prefeito Junior Marabá esteve em Brasília na Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, onde se reuniu com Coordenador–Geral de Outorgas Fabiano Gonçalves de Carvalho, para discutir a viabilidade de voos domésticos para LEM.

Após a decisão para realização da obra de requalificação do Aeroporto de Barreiras, o Governo do Estado decidiu investir na reforma do Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães para atender aos voos domésticos já existentes no município vizinho.

“Esse projeto já foi abraçado pelo nosso Secretário de Planejamento João Leão, que inclusive foi quem viabilizou a obra de entrada do aeroporto quando era deputado federal, e nós estamos trabalhando firmes para iniciar as obras e entregar esse equipamento o mais breve possível. Hoje Luís Eduardo Magalhães é responsável por 60% da ocupação dos voos que partem do Aeroporto de Barreiras”, disse o deputado Antônio Henrique Junior.

Hoje o prefeito Junior Marabá já comemora o início dos estudos topográficos da área onde acontecerá a obra de ampliação e reforma do Aeroporto. “Temos o deputado Antônio Henrique Junior empenhado no andamento desse importante equipamento para a nossa cidade. Estamos acompanhando de perto todas as etapas desse processo. Ver que a equipe da topografia já está aqui trabalhando é entender que as coisas não estão paradas”, comemorou o prefeito.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Na Tarde de ontem, segunda-feira, 14, os agentes de trânsito que representam a AGTBRASIL se reuniram no Clube de Tiro Javali com o deputado federal Eduardo Bolsonaro para tratar de pautas que tramitam no congresso nacional como o PORTE DE ARMAS FUNCIONAL E ESTATUTO NACIONAL DA CATEGORIA.

O encontro foi mediado por Maicon Pepilesco e Éder Almeida. Os agentes SANTANA e BARBOSA, da SUTRANS de Luís Eduardo Magalhães, ficaram satisfeitos com o encontro, pois as pautas requeridas pela categoria são as mesmas defendidas pelo governo federal e pela bancada da Segurança pública.

Fonte: SigiVilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |