07
Jun / 2021 |
LEM: Mergulhadores do 17º GBM recuperam corpo de jovem que desapareceu no Rio de Ondas |
Ocorrência foi atendida na zona rural, a cerca de 22 km da sede do município.
Mergulhadores do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM) recuperaram o corpo de um jovem de 20 anos que desapareceu em um trecho do Rio de Ondas, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde do último domingo (6).
Os bombeiros foram acionados por volta das 14h, com a informação de que a vítima havia desaparecido após entrar na água. Outras pessoas estariam na companhia do rapaz, mas não conseguiram o socorro.
Depois de cerca de 20 min de buscas, os mergulhadores obtiveram êxito e encontraram a vítima presa a raízes, no fundo do rio. Os militares, então, trouxeram o corpo às margens e o encaminharam à perícia.
07
Jun / 2021 |
Parque Vida Cerrado e Galvani distribuem mudas nativas durante Semana do Meio Ambiente |
Na manhã deste domingo, 06, por volta das 8h15, ocorreu uma colisão entre um veículo GM Monza e uma moto Honda CG, no cruzamento das ruas Abílio Faria e Avenida Benedita Silveira, Centro de Barreiras. Um casal que estava na motocicleta ficou ferido e foi atendido por uma equipe do SAMU e encaminhado para uma unidade de saúde da cidade. Uma equipe da Cootrans, esteve no local registrando o acidente e organizando o transito.
De acordo com informações levantadas pelo blog Sigi Vilares, o veículo do Monza teria invadido o cruzamento com sinal vermelho e acabou provocando acidente. O condutor do veículo não se evadiu do local e aguardou o socorro.
O novo Bolsa Família deve ser apresentado em setembro pelo governo Bolsonaro. De acordo com publicação neste domingo (6) na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o Palácio do Planalto vem trabalhando para encorpar o programa e apresenta-lo até esta data.
Contudo, segundo a publicação, ainda não há um novo nome definido para o Bolsa, criado pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através da Medida Provisória 132, de 20 de outubro de 2003. No ano passado, o Planalto cogitou rebatizar o programa para Renda Brasil ou Renda Cidadã. No entanto, a proposta não foi à frente.
Nesta segunda-feira (07), serão vacinadas em Luís Eduardo Magalhães, pessoas acima de 58 anos, profissionais da educação da rede pública e privada, maiores de 34 anos e pessoas com comorbidades, acima dos 40 anos de idade.
A vacinação segue no sistema Drive-Thru, de segunda a sexta-feira, das 8h as 16h, sem intervalo para almoço e aos sábados, de 8h às 12h. No bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI.
A vacinação será escalonada, seguindo determinação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para evitar aglomeração.
Confira as comorbidades: Diabetes; Hipertensão; Doença renal crônica; Insuficiência cardíaca; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Cirrose hepática; Doença neurológica crônica; Doença hepática crônica; Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Portadores de Obesidade mórbida, Índice de massa corpórea (IMC) >= 40).
Além de um documento com foto e a carteira de vacinação, o paciente precisa apresentar um laudo médico, comprovando a doença ou a carteirinha do programa HIPERDIA.
Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).
Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 98 (noventa e oito) resultados, sendo que 40 (quarenta) testaram negativos e 58 (cinquenta e oito) testaram positivos. Os 40 (quarenta) casos que testaram negativos trata-se de 27 (vinte e sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 58 anos. E 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 12 e 61 anos.
Já os 58 (cinquenta e oito) casos que testaram positivos, trata-se de 35 (trinta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 12 e 70 anos. Destas, 30 (trinta) foram sintomáticas, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 23 (vinte e três) pessoas do sexo masculino, com idades de 09 e 58 anos. Destes, 18 (dezoito) foram sintomáticas, 02 (duas) tiveram contato com caso confirmado e 03 (três) preencheram requisitos para coleta.
Dos 58 (cinquenta e oito) casos positivos, 54 (cinquenta e quatro) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 40 (quarenta) que testaram negativos, totalizando 94 (noventa e quatro) que não foram diminuídos dos 57 (cinquenta e sete) que aguardavam resultados.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 15.985 (quinze mil novecentos e oitenta e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 14.924 (quatorze mil novecentos e vinte e quatro) estão recuperados, 781 (setecentos e oitenta e um) estão em isolamento domiciliar, 28 (vinte e oito) pacientes estão internados e o município registra 252 (duzentos e cinquenta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 53 (cinquenta e três).
Barreiras contabiliza hoje 40.879 (quarenta mil oitocentos e setenta e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 23.784 (vinte e três mil setecentos e oitenta e quatro) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
Barreiras – BA, 06 de junho de 2021.
Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira, com várias condicionantes, a importação excepcional e temporária de 4 milhões de doses da vacina Covaxin contra a Covid-19 e de doses da Sputnik V pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí. Após o uso das 4 milhões de doses autorizadas, a agência vai analisar os dados de monitoramento do uso da vacina para poder avaliar os próximos quantitativos a serem importados. No entanto, o Ministério da Saúde fechou um acordo de compra de 20 milhões de doses.
Ambas vacinas receberam quatro votos favoráveis e um contra. A única a apresentar voto contrário à aprovação foi a diretora Cristiane Jourdan.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 51 (cinquenta e uma) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 30 (trinta) pessoas do sexo feminino com idades entre 08 e 58 anos. E 21(vinte e uma) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 58 anos.
Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 261 (duzentos e sessenta e um) resultados, sendo que 147 (cento e quarenta e sete) testaram negativos e 114 (cento e quatorze) testaram positivos. Os 147 (cento e quarenta e sete) casos que testaram negativos trata-se de 87 (oitenta e sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 meses e 87 anos. E 60 (sessenta) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 86 anos.
Já os 114 (cento e quatorze) casos que testaram positivos, trata-se de 52 (cinquenta duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 66 anos. Destas, 42 (quarenta e duas) foram sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta. E 62 (sessenta e duas) pessoas do sexo masculino, com idades 12 e 62 anos. Destes, 43 (quarenta e três) foram sintomáticas, 12 (doze) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.
Dos 114 (cento e quatorze) casos positivos, 110 (cento e dez) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 99 (noventa e nove) dos 147 (cento e quarenta e sete) que testaram negativos, totalizando 209 (duzentos e nove) que não foram diminuídos dos 56 (cinquenta e seis) que aguardavam resultados.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 15.867 (quinze mil oitocentos e sessenta e sete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 14.924 (quatorze mil novecentos e vinte e quatro) estão recuperados, 662 (seiscentos e sessenta e dois) estão em isolamento domiciliar, 29 (vinte e nove) pacientes estão internados e o município registra 252 (duzentos e cinquenta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 55 (cinquenta e cinco).
Barreiras contabiliza hoje 40.652 (quarenta mil seiscentos e cinquenta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 23.673 (vinte e três mil seiscentos e setenta e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
Barreiras – BA, 04 de junho de 2021.
Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde
04
Jun / 2021 |
PIB da Bahia cresce 1% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com último trimestre do |
PIB da Bahia cresce 1% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com último trimestre do ano passado — Foto: Divulgação/AIBA
Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, relativos ao primeiro trimestre de 2021, mostram que a atividade econômica baiana teve crescimento de 1% na comparação com o quarto trimestre de 2020. Os resultados foram calculados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), divulgados nesta sexta-feira (4).
De acordo com a SEI, no 1º trimestre de 2021, o PIB totalizou R$ 86,4 bilhões, sendo R$ 75,8 bilhões referentes ao Valor Adicionado (VA) e R$ 10,6 bilhões de impostos arrecadados sobre Produtos líquidos de Subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou Valor Adicionado de R$ 7,5 bilhões, a Indústria R$ 18,0 bilhões e os Serviços R$ 50,3 bilhões.
A expansão aponta que a atividade econômica baiana está em recuperação, visto que nos dois trimestres anteriores também se observou crescimento neste tipo de comparação.
Ainda segundo o levantamento, na comparação com o primeiro trimestre de 2020, o PIB da Bahia registrou diminuição de 0,5% no primeiro trimestre de 2021. O Valor Adicionado apresentou variação negativa (-0,5%) e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios caíram -0,3%.
O destaque positivo do resultado do PIB ficou com a agropecuária avançando 6,8%, nos três primeiros meses deste ano. Os setores com as maiores participações na economia baiana foram os responsáveis pelo resultado negativo do PIB: os serviços registraram retração de -0,2% e a Indústria queda de -3,3%.
Em relação ao quarto trimestre do ano passado, o crescimento em volume do setor agropecuário baiano nos três primeiros meses deste ano foi de 6,8%,com destaque para as taxas de crescimento da soja e cana-de-açúcar, que segundo a SEI, devem-se à confiança dos produtores associadas às condições climáticas favoráveis na Bahia.
Além dessas atividades, a Eletricidade e água registrou variação positiva de 9,9% e as Indústrias Extrativas com alta de 8,0%.
No lado contrário, o setor industrial registrou queda de -3,3%, sendo que as maiores retrações foram observadas nas atividades da Indústria de Transformação (-8,5%) e na Construção Civil (-3,0%).
O setor de serviços do estado caiu -0,2% no primeiro trimestre do ano. A queda foi amenizada pelas taxas positivas em volume das atividades de Comércio (+7,4%), Transportes (+1,4%) e Atividades Imobiliárias (+1,6%). As maiores retrações foram Administração Pública (-0,1%) e Outros Serviços (-4,6%).
Quatro homens foram presos na noite de quinta-feira (3) durante operação da Polícia Militar, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Com eles foram encontrados cinco armas de fogo, entre outros itens.
A abordagem foi feita na avenida Transnordestina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as equipes faziam rondas no bairro Cidade Nova, quando perceberam um veículo suspeito.
Com o quarteto, foram encontradas três pistolas calibres 40, 380 e 9 milímetros, dois revólveres calibre 38, munições, dois coletes balísticos, quatro balaclavas e três aparelhos celulares. O automóvel possuía restrição de roubo e também foi apreendido.
Os quatro indivíduos foram conduzidos à Central de Flagrantes da cidade e foram autuados por porte ilegal de arma de fogo. Eles estão à disposição da Justiça.
Com o aumento das desigualdades ocasionadas pela crise sanitária e econômica a cada dia, infelizmente, cresce o número de pessoas que estão entrando em situação de vulnerabilidade social, aumentando assim, as demandas do Sistema Único de Assistência Social-SUAS.
Tendo em vista a importância da atuação dos profissionais do SUAS em Angical, os quais estão na linha de frente para o atendimento à população mais vulnerável, o prefeito - Mezo, após promover um estudo com o secretário municipal de Saúde - Vanilton Ferreira e a coordenadora de imunização e atenção básica - Mayara Dayube, autorizou a inclusão da categoria no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.
"Nossa gestão reconhece a importância desses trabalhadores para fomentar a diminuição das desigualdades sociais em Angical. Por isso, hoje os profissionais da Assistência Social, do CRAS e Conselho Tutelar foram imunizados com a primeira dose da vacina. Consideramos a política de Assistência Social como fundamental nessa pandemia, por meio dela a Prefeitura atende toda população com entrega de cestas básicas, cadastramento em programas sociais, entre outros suportes”, destaca o prefeito.
A secretária de assistência social - Engrácia Vasco reforçou o depoimento do gestor relatando que a vacinação garante a continuidade dos serviços da pasta. “Nós já tivemos trabalhadores infectados ou com suspeitas. Para esse serviço, que é essencial a toda sociedade, continuar funcionando com qualidade precisamos de uma equipe saudável. Por isso, agradecemos ao apoio e sensibilidade do prefeito Mezo e da Secretaria de Saúde”.
O QUE É O SUAS? O SUAS é um sistema constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente por órgão e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta, ou ainda indiretamente, por meio de convênios celebrados com organizações sem fins lucrativos. O sistema faz parte da nova Política Nacional de Assistência Social, que visa proporcionar às famílias em vulnerabilidade social e pessoal garantias de maior acesso aos programas sociais.
A sanha perseguidora do Ministério Público da Bahia, que não se conforma com a liberação da vacinação para jornalistas como grupo prioritário, não para. O MP baiano ingressou com reclamação constitucional contra o Estado da Bahia no Supremo Tribunal Federal (STF) no intuito de barrar a aplicação das doses. Em Salvador, por exemplo, a vacinação para profissionais acima de 40 anos começou nesta sexta-feira (4).
A decisão caberá ao ministro Dias Toffoli que ainda não decidiu se acata os argumentos da petição assinada pela procuradora geral adjunta do MP, Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo. O ministro deu prazo para o governo do Estado, através da procuradoria, possa se manifestar sobre o caso.
“Necessário, portanto, que sejam prestadas informações pela autoridades reclamada, bem como que seja instaurado o contraditório prévio à análise liminar, a fim de que seja esclarecido em que momento o Estado da Bahia pretende concretizar a vacinação dos profissionais de comunicação. Notifique-se a autoridade impetrada para que preste informações prévias acerca do pedido de liminar, no prazo de 72 (setenta e duas) horas”, publicou Toffoli no despacho da medida cautelar da reclamação.
Enquanto o ministro do STF não toma a decisão final, segue em vigor o entendimento da liminar do TJ-BA, através do desembargador Cícero Landim, que rejeitou o pedido do MP pela negativa da aplicação da vacina e assim abriu procedência pela liberação das doses.
04
Jun / 2021 |
Força para a pecuária local: prefeitura e associações de Luís Eduardo Magalhães se reúnem |
04
Jun / 2021 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
Foi concluída nesta terça-feira (02), a primeira etapa de requalificação da Avenida Salvador, em Luís Eduardo Magalhães, com a abertura dos retornos e fechamento dos cruzamentos.
“Neste local não vai haver nenhuma mudança de sentido”, alertou o superintendente de Trânsito, Adê Cerrado. Os agentes de Trânsito estão no local, para orientar os motoristas. “Hoje os agentes de Trânsito estão ali para orientar sobre essas mudanças e não pegar o condutor de surpresa”.
A via também passou por melhorias como sinalização horizontal e vertical com os conjuntos de semáforos e a reordenação de trânsito.
O prefeito Junior Marabá, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Franklin Willer estiveram no local, na manhã de hoje, para conferir o resultado das intervenções.
“Os nossos projetos têm como objetivo trazer mais segurança e mobilidade a nossa cidade, resguardando a vida das nossas famílias”, concluiu o prefeito.
O sistema Drive-Thru retoma as atividades nesta sexta-feira, dia 04, após o feriado, com a vacinação contra Covid-19, apenas para pessoas com comorbidade, acima de 44 anos e profissionais da educação, a partir de 36 anos de idade.
O município recebeu do governo do estado, nesta quarta-feira (03), um novo lote de vacina Oxford/AstraZeneca para primeira e segunda dose. A vacinação será escalonada, seguindo determinação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para evitar aglomeração.
Confira as comorbidades:
- Diabetes; Hipertensão; Doença renal crônica; Insuficiência cardíaca; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Cirrose hepática; Doença neurológica crônica; Doença hepática crônica; Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Portadores de Obesidade mórbida, Índice de massa corpórea (IMC) >= 40).
Além de um documento com foto e a carteira de vacinação, o paciente precisa apresentar um laudo médico, comprovando a doença ou a carteirinha do programa HIPERDIA.