O secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, falou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (28), sobre a decisão da Justiça de suspender a volta às aulas presenciais no estado. Ele disse que sua secretaria ainda não recebeu a notificação oficial, mas que tem convicção de que, após apelação por parte do governo estadual, a decisão será revertida.
"Vamos recorrer e estamos convictos de que a Justiça irá rever a decisão e as coisas vão voltar como devem ser, mantendo o decreto do governador,” disse o secretário.
Rossieli criticou o pedido do sindicato em vincular o retorno presencial à vacinação dos professores, e disse que, caso isso aconteça, o estado poderá “perder” mais um semestre letivo.
“O sindicato quer voltar somente com a vacina. Os professores estão no rol de prioridades da vacinação, mas temos muito poucas vacinas. Não há previsão no curto prazo para a vacinação de professores. Vamos perder mais um semestre por isso", questionou.
Em mensagens publicadas em suas redes sociais, governadores de pelo menos 7 estados brasileiros pressionaram o Ministério da Saúde a comprar a produção adicional do Instituto Butantan de 54 milhões de doses da Coronavac.
Aliado do governo federal, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse em sua conta no Twitter que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se comprometeu com a compra das vacinas.
“Pazuello (...) me garantiu que o Governo Federal fará a compra de toda produção de vacinas do Butantan até que todos os brasileiros sejam imunizados e que o Amazonas continuará contando com a atenção do Ministério enquanto for necessário”, disse o governador.
O ministro esteve em Manaus entre o sábado (23) e a quarta-feira (27), onde entregou doses da vacina AstraZeneca, participou de reuniões, deu entrevistas e inaugurou novos leitos em hospitais da cidade.
“Informo que voltei a formalizar ao Instituto Butantan interesse do nosso estado em adquirir diretamente mais doses. Só descansarei quando todos os cearenses estiverem imunizados”, escreveu em sua conta no Twitter o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Já Wellington Dias (PT), governador do Piauí, afirmou não ser razoável o país ficar sem vacinas tendo a possibilidade de adquirir mais doses da Coronavac.
“Esperamos que o Ministério da Saúde entenda a necessidade de adquirir as 54 milhões de doses de vacinas para os estados cumprirem o Plano Nacional de Imunização”, afirmou o político na mesma rede social.
Eduardo Leite (MDB), governador do Rio Grande do Sul, destacou que mobilização da iniciativa privada garantiu a construção da nova fábrica do Butantan que produzirá o imunizante contra o novo coronavírus e também reforçou o interesse do estado no imunizante.
“Confio na aquisição pelo @minsaude. Se não ocorrer, o RS já manifestou interesse”, escreveu, marcando a conta oficial do Ministério da Saúde no Twitter.
Entre os outros governadores que também informado ao Butantan sobre seu interesse em adquirir a Coronavac caso o governo federal não o faça estão Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Waldez Góes (PDT), do Amapá, João Azevêdo (Cidadania), da Paraíba, e Renan Filho (MDB), de Alagoas.
A polêmica das doses extras do Butantan começou nesta semana, quando o instituto aventou a possibilidade de exportar a vacina para países que já demonstraram interesse.
Depois, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse no Twitter na quinta-feira (28) que, caso o Ministério da Saúde não compre as vacinas, elas serão vendidas para os estados e municípios brasileiros que demonstrarem interesse.
Segundo a analista da CNN Thaís Arbex, o diretor-executivo do Butantan, Rui Curi, enviou um ofício à Saúde no último dia 21, afirmando que, se o governo federal deixar para formalizar a compra dessas doses somente em maio, como já foi divulgado, poderá haver “um enorme lapso entre a manifestação de interesse e a entrega das vacinas”.
Os dados de 233 milhões de brasileiros estão expostos na DeepWeb e o Ministério da Justiça ainda não conseguiu descobrir de onde eles vieram.
Inicialmente, a empresa de análise de crédito Serasa foi apontada como a culpada, mas as investigações indicam que uma única empresa não poderia deter todas as informações expostas -- que vão de CPF até fotos, passando por número de telefone, endereço e renda.
Os agentes de Endemias de Luís Eduardo Magalhães estiveram hoje (28), no posto de saúde Luiz Yoshio Shirabe, no bairro Cidade Universitária, com a ação de conscientização sobre a Dengue, Zica e Chikungunya.
Os pacientes que estiveram na unidade, puderam conhecer um pouco mais sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
As palestras iniciaram na terça-feira (26), no posto de saúde Oswaldo Cruz, no bairro Santa Cruz.
Na quarta (28), no Conquista. E hoje (29), às 8h, será a vez do posto Mimoso 1.
Em uma rede social, Justin Bieber deixou palavras de encorajamento para os fãs. Sempre disposto a falar sobre sua fé, o cantor destacou o amor de Deus.
Bieber também falou sobre valor e identidade.
– O amor de Deus por você não é baseado no seu desempenho, é baseado na sua identidade. Você é amado, valioso e escolhido não porque você o mereceu, mas porque Ele disse.
A declaração foi usada como legenda de uma imagem que também mostra uma frase sobre Deus.
– Embora você possa se sentir desesperado, e possa não notar, os braços amorosos de Deus estão envolvendo você, segurando você, afirmando você, consolando você – diz a mensagem compartilhada pelo artista.
Whindersson Nunes utilizou suas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), para celebrar o fato de que será pai. Em sua conta do Instagram, ele publicou um relato entusiasmado sobre “o melhor presente” que poderia ganhar e agradeceu à namorada, a estudante Maria Lina Deggan.
Eu não sei se você vai ser menino ou menina, mas eu quero que você saiba que eu passei a minha vida inteira indo atrás do melhor pra você, não sei se você vai empinar pneu de moto ou balé, mas eu quero que você saiba que seu pai trabalhou muito pra dar a você a opção de poder escolher.
Meu Deus como eu quero que você faça o que você quiser.
Hoje eu penso tanto em como o mundo vai estar quando você nascer, uma preocupação que eu não tinha para mim mesmo.
Obrigado Maria, pelo melhor presente que eu já pude ganhar em toda minha vida. Eu amo tanto você. Meu Deus, Maria, sério. Eu te amo tanto. Parece que eu vou explodir!
Deus nos abençoe, e pode vir que aqui você tem é um paaaaai!
Em sua live desta quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro deu declarações sobre vários temas. Ele também comentou a possibilidade de um processo de impeachment ser aberto contra ele.
– Se acontecer [abertura do processo], a gente vai pra cima. Tomamos todas as medidas preventivas – falou.
Bolsonaro disse que os pedidos que já foram apresentados contra ele, na Câmara, não têm fundamento.
– Se botar no liquidificador e espremer, não dá nada – declarou.
O presidente destacou ainda que a Polícia Federalnão encontrou nenhum indício de que ele tenha cometido ato antidemocrático.
– Não vou entrar em detalhes aqui, mas a Polícia Federal não encontrou elementos para indiciar pessoas por atos antidemocráticos. Se houve algum ato antidemocrático, não foi por parte do povo que estava na rua e nem por parte do Poder Executivo.
Nesta quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro viajou a Sergipe para participar da inauguração de uma obra. Ao chegar no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, o presidente parou para conversar com apoiadores e foi aclamado pelo povo.
Depois, Bolsonaro seguiu para o município de Propriá (SE), na divisa com Alagoas, onde participou da inauguração de uma ponte na BR-101.
Durante discurso, o presidente falou sobre as eleições na Câmara dos Deputados e mostrou confiança na vitória do deputado Arthur Lira.
– Amigos de Sergipe, amigos de Alagoas, se Deus quiser, teremos o segundo homem na linha hierárquica do Brasil, eleito aqui no Nordeste, pela Câmara dos Deputados. O deputado Arthur Lira. Se Deus quiser, o nosso presidente – afirmou.
Durante entrevista ao programa Manhattan Connection, da TV Cultura, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre a nova variante da Covid-19 no país e fez uma previsão, a de que o Brasil pode ter uma “megaepidemia” em daqui a 60 dias.
A nova cepa do coronavírus foi detectada inicialmente em Manaus, no Amazonas, e apresenta maior nível de contágio.
Ao comentar sobre a variante do vírus, Mandetta afirmou que a transferência de pacientes do Amazonas para outros estados brasileiros pode acabar aumentando a disseminação da nova cepa entre a população dessas localidades.
– Hoje nós temos quatro grandes crises sanitárias. E entrando a quinta crise, que é essa história dessa Cepa, dessa variante de Manaus, o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o Brasil está não só aberto normalmente, como retirando pacientes de Manaus e mandando[-os] para Goiás, mandando[-os] para a Bahia, mandando[-os] para outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente, a gente vai plantar essa cepa em todos os territórios da federação e, daqui a 60 dias, a gente pode ter uma megaepidemia – destacou Mandetta.
29
Jan / 2021 |
Gastos do governo federal com alimentos caíram em 2020 |
Após a divulgação, pelo portal Metrópoles, do que seria uma planilha dos gastos do governo federal com alimentos e bebidas em 2020, o assunto se tornou destaque nas redes sociais. No entanto, apesar de o veículo informar que os valores tiveram aumento em 2020, na verdade os gastos do governo Jair Bolsonaro tiveram uma redução no ano passado.
De acordo com o site Poder 360, os cálculos envolvem os valores empenhados, aquilo que é “reservado” do Orçamento para os pagamentos, e os valores que foram efetivamente gastos.
O veículo comparou que foi empenhado pelo governo em 2018, em 2019 e em 2020 e chegou à conclusão de que houve uma queda nos valores.
Em 2018, na gestão Temer, o total reservado para a compra de alimentos chegou a R$ 968,2 milhões, enquanto o gasto chegou a R$ 948,3 milhões.
Em 2019, primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro, o total empenhado foi de R$ 1,223 bilhão, enquanto o gasto alcançou R$ 1,166 bilhão.
Já em 2020, o total reservado foi de R$ 1,027 bilhão, enquanto o gasto foi de R$ 602 milhões.
A reportagem do Metrópoles apontava que o governo federal havia gasto R$ 1,8 bilhão na compra de mantimentos, o que representaria um aumento de 20% em comparação a 2019. Além disso, o veículo deu exemplos dos produtos, ressaltando o gasto de R$ 15,6 milhões em leite condensado.
No entanto, na questão do leite condensado, o Poder 360 informou que o gasto real com o produto no ano passado foi de R$ 13,5 milhões, o que representou uma queda em relação aos valores de 2019, quando os gastos foram de R$ 29,7 milhões.
Os números constam no painel de compras do Ministério da Economia podem ser vistos aqui.
A mãe dos trigêmeos que nasceram na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, na última terça-feira (26), morreu nesta quinta-feira (28) após sofrer complicações hemorrágicas e precisar passar por uma cirurgia de emergência. Camila Cassimiro da Conceição tinha de 32 anos e estava internada na UTI do Hospital Marieta Konder Bornhausen, também em Itajaí.
Camila não teve problemas no parto, mas, na quarta-feira (27), teve sangramentos e, por isso, precisou passar por uma cirurgia de emergência, que a fez ser levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A morte, segundo o hospital onde ela estava internada, aconteceu após uma piora clínica da paciente. A causa do óbito não foi divulgada. Os bebês Breno, Vitória e Valentina permanecem no hospital e estão saudáveis.
Além dos trigêmeos, Camila tinha mais quatro meninas, uma de 13, outra de 11 e mais duas de 3 anos. Com o nascimento de Vitória, Breno e Valentina, ela deixa sete filhos. Segundo a unidade de saúde, os três nasceram com 36 semanas e de parto cesariana.
A chegada dos recém-nascidos foi comemorada por ser considerada um caso raro na unidade de saúde. Segundo a assessoria do hospital, este é o primeiro caso de trigêmeos registrado em 2021. No ano passado, o hospital registrou apenas um caso trigemelar.
O episódio mais esperado da telenovela Gênesis conquistou uma audiência recorde na noite desta quarta-feira (27). As águas do Dilúvio impulsionaram a RecordTV à marca de 19 pontos, superando até mesmo o capítulo de estreia, que obteve índice de 16,1. Cada ponto equivale a 77 mil domicílios na Grande São Paulo.
As cenas contaram com a entrada de inúmeras espécies de animais na Arca de 35 metros construída pela própria Record, além de grandes inundações em efeitos especiais cinematográficos. A trama foi marcada pela tentativa dos moradores da rebelde cidade de Enoque de invadir a arca, para fugir das águas impiedosas, e por uma nova esperança, quando a porta da embarcação se abre, e um novo mundo se revela para os que se salvaram.
Para produzir o episódio, a emissora não contou apenas com efeitos digitais, mas também inundou um estúdio propositalmente para conferir realidade às cenas.
– A quantidade de água que aparece de todos os cantos… Eu nem entendia, nem esperava. Ela começou a subir um metro e meio dentro do cenário. Foi muito impressionante. Trabalho há 40 anos com filmagens e nunca vi uma coisa tão espetacular – disse Oscar Magrini, responsável por interpretar o personagem bíblico Noé.
Gênesis vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h, na RecordTV.
29
Jan / 2021 |
Alemanha não recomenda uso da vacina de Oxford em idosos |
O comitê de vacinas da Alemanha divulgou, nesta quinta-feira (28), uma atualização sobre a recomendação de uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.
Segundo a entidade oficial alemã, o imunizante, ao contrário das vacinas da Moderna e da Pfizer, só deve ser aplicado em pessoas com menos de 65 anos. A justificativa para a decisão foi a falta de dados suficientes sobre a eficácia nos grupos em idade mais avançada.
– Atualmente, não há dados suficientes disponíveis para avaliar a eficácia da vacina a partir dos 65 anos de idade. A vacina AstraZeneca, ao contrário das vacinas de mRNA (Moderna e Pfizer), só deve ser oferecida a pessoas com idade entre 18 e 64 anos em cada estágio – disse o comitê na resolução disponibilizada pelo ministério da saúde alemão.
Horas depois do anúncio do comitê alemão, a AstraZeneca se manifestou publicamente e defendeu o imunizante produzido por ela. De acordo com um porta-voz da empresa, “as últimas análises se baseiam na hipótese de uma eficácia da vacina no grupo de mais de 65 anos”.
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento social como forma de conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo o presidente, o “povo brasileiro é forte e não tem medo do perigo”.
Bolsonaro disse fazer um apelo aos governadores e ressaltou que, segundo ele, “a política de fechar tudo e ficar em casa não deu certo”. “Os mais vulneráveis são velhos e com comorbidades, o resto tem que trabalhar”, completou.
– Reformulem essa política e entendam cada vez mais que o isolamento, o lockdown, o confinamento nos leva para a miséria. Eu sempre disse lá atrás, a economia anda de mãos dadas com a vida. A vida sem recursos e sem emprego torna-se muito difícil – disse o presidente durante discurso.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra até o momento 220.161 mortes pela Covid-19; cerca de 0,1% da população brasileira.
CAGED
Bolsonaro também comemorou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (28), que apontam a criação de 142 mil vagas de trabalho com carteira assinada em 2020 no país.
INAUGURAÇÃO NA BR-101
O chefe do Executivo participou nesta manhã da inauguração de ponte da BR-101, que liga as cidades de Propriá (SE) a Porto Real do Colégio (AL). A cerimônia faz parte de série de viagens que o presidente e a comitiva fazem ao Nordeste para entrega de obras de infraestrutura.
As obras da ponte tiveram início em junho de 2013 e foram concluídas em setembro de 2016. Entretanto restava, para a entrega, o nivelamento das cabeceiras da pista, que começaram em 2019.
Acompanharam o presidente os ministros do Turismo, Gilson Machado, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o senador Fernando Collor (PROS) e o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).
*Estadão
O Brasil encerrou o mês de dezembro de 2020 com um resultado de -67.906 vagas, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Apesar de inicialmente parecer negativo, o resultado foi o melhor desde 1995, o motivo disso é o fato de o último mês do ano ser tradicionalmente de perda de postos, devido à sazonalidade.
Para efeito de comparação, em dezembro de 2019, por exemplo, o número de postos de trabalho fechados foi de 307.311 vagas, número mais de 350% maior que o 2020. O resultado positivo mostrou que, apesar do lockdown, o país conseguiu uma retomada da geração de emprego formal, sendo o mês de novembro o melhor saldo informado pelas empresas para um único mês.
De janeiro a dezembro de 2020, foram 15.166.221 admissões e 15.023.531 desligamentos (com ajustes até dezembro de 2020). O estoque de empregos formais no país chegou a 38.952.313 vínculos. Apenas em dezembro, o Brasil teve 1.239.280 admissões e 1.307.186 desligamentos.
Segundo o governo federal, os resultados mostraram que o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda foi bem-sucedido em evitar demissões, mesmo em um ano afetado pela grave pandemia de Covid-19. O programa foi feito por meio de pagamento de benefício mensal a trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou a jornada e o salário reduzidos.
De acordo com os dados oficiais, o Benefício Emergencial de Preservação da Renda e do Emprego (BEm) permitiu 20.119.302 acordos entre 9.849.115 empregados e 1.464.517 empregadores no Brasil.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou dois ministros do governo federal, que também são deputados federais pelo DEM, para integrar a votação da presidência da Câmara dos Deputados, que acontece na próxima segunda-feira (1°). São eles, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania.
As exonerações constam no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29). A saída temporária dos dois ministros deve servir para facilitar a eleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Casa, apesar do DEM, partido integrado pelos dois, estar alinhado com Baleia Rossi (MDB-SP), principal concorrente de Lira.
Com a exoneração temporária, Bolsonaro repete a estratégia utilizada para aprovar a reforma da Previdência, quando o presidente afastou temporariamente a própria Tereza, o então chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o então ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Em uma disputa pelos direitos do Campeonato Carioca, o SBT venceu a Globo e encaminhou o acerto para a transmissão da competição. O avanço na negociação aconteceu nos últimos dias, segundo informações do portal UOL.
A proposta da emissora de Silvio Santos foi considerada mais flexível e agradou os clubes de futebol.
A previsão é que o SBT faça uma transmissão por semana para grande parte da rede. Fases decisivas do campeonato serão exibidas para todo o Brasil.
A exposição em diversas mídias foi um dos fatores que atraiu os clubes de futebol. Além dos jogos na TV, um pay-per-view deverá ser criado para a exibição de todas as partidas, seguindo um modelo da Conmebol TV. As equipes ganharão uma porcentagem nos pacotes vendidos e receberão também um valor fixo, dividido entre times grandes e pequenos.
O contrato com o SBT deve ser assinado nos próximos dias.
O canal de Silvio pagará cerca de R$ 14 milhões para Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. Já os clubes pequenos receberão em torno de R$ 3,5 milhões cada. Fora isso, uma equipe poderá transmitir seus jogos no YouTube, com cobertura voltada ao seu torcedor.
As buscas realizadas na manhã desta quinta-feira (28), na casa do cantor Nego do Borel, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, resultaram na apreensão de R$ 473 mil em espécie, de aparelhos eletrônicos e do passaporte do intérprete. A ação foi motivada por denúncias de violência e ameaça feitas pela ex-noiva do cantor, Duda Reis, contra o artista.
Segundo os investigadores, os valores estavam em notas de 100 e 50 reais, amarradas por elásticos e empacotadas em vários maços dentro de uma espécie de sotão, localizado no terceiro andar da casa. De acordo com a polícia, no local onde estavam as cédulas funciona um escritório.
O montante, de acordo com investigadores, foi apreendido e será encaminhado para a Justiça de São Paulo, responsável por autorizar a operação contra o cantor. De acordo com as autoridades, o cantor terá que comprovar a origem do valor para retirá-lo.
Além do dinheiro apreendido, os agentes também confiscaram aparelhos eletrônicos. De acordo com o processo que motivou a operação, Nego do Borel teria ameaçado vazar supostos vídeos íntimos de Duda.
– Apreendemos tudo o que foi determinado, inclusive o dinheiro. Conseguimos um HD de um laptop, dois telefones e um videogame. No momento em que chegamos, não tinha ninguém na casa. Fizemos contato com a mãe e o padrasto (do Nego), que chegaram para abrir o cofre que estava escondido. Me espantou ver essa quantia de dinheiro em casa – disse a delegada Sandra Ornelas.
Nego do Borel está em São Paulo. A casa onde ele está também foi alvo dos investigadores. No local, celulares e um computador foram apreendidos. Procurada, a assessoria do cantor disse que ele não vai comentar o caso.
Seguindo a tendência das últimas pesquisas divulgadas para a disputa presidencial de 2022, o presidente Jair Bolsonaro apareceu, com folga, na liderança das intenções de voto para o pleito do próximo ano, segundo pesquisa Atlas, divulgada na quarta-feira (28). De acordo com a análise, o atual chefe do Executivo tem mais de 10% de vantagem sobre o segundo colocado.
A pesquisa indicou que Bolsonaro tem 34,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 22,3%. Nesse cenário, com a presença do petista, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (sem partido), tem 11,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT), que tem 8,8%.
Em quinto lugar, aparece o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3,6% das intenções de voto, situação semelhante à do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), sexto colocado, com 3,4% dos entrevistados.
O apresentador Luciano Huck (sem partido) registrou 1,9% das intenções, e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), 1,4%. Dos entrevistados, 5,5% não souberam responder em quem poderão votar em 2022 ou declararam voto em branco ou nulo. Apesar de ter sido inserido na pesquisa, Lula segue impedido pela Lei da Ficha Limpa de concorrer ao próximo pleito.
A pesquisa Atlas foi realizada com 3.073 pessoas, por recrutamento on-line, entre os dias 20 e 24 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem nível de confiança de 95%.