Blog Santo Antônio
Notícias

Membros da Igreja Santo Antonio da Comunidade Bom Jesus da Mata da Cachoeira, dão continuidade ao trabalho voluntário na Operação Tapa Buraco da BA-459, Anel da Soja, Barrerias-BA, a 20KM de Luís Eduardo Magalhães-BA.

Esta é a terceira fase da Operação Tapa Buracos naquela região e estão trabalhando duro durante essa semana para poder encerrar a mesma neste próximo sábado, dia 30/01.  O intuito é deixar o transito mais seguro tanto para os moradores da Comunidade Bom Jesus da Mata da Cachoeira, como para turistas que visitam as cachoeiras e os caminhoneiros que realizam o escoamento da colheita dos produtos, que são de grande importância para o desenvolvimento da região.

Pedimos atenção aos motoristas que estão transitando entre o Km 110 ao Km 120, para que reduzam a velocidade, a fim de evitar acidentes, devido os voluntários estarem trabalhando neste trecho no momento.

Aqueles que desejarem doar cestas básicas aos voluntários, entre em contato com o Lázaro do Hiper Santo Antonio no número: 77 99932-0126.

Fonte: TV Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com os juros baixos, ficou mais difícil encontrar boas opções de investimento a curto prazo. Segundo Michael Viriato, professor de finanças do Insper, existem, sim, bons investimentos para aqueles que precisam resgatar o dinheiro em até 12 meses. 

Ele alerta, porém, que é preciso refletir se o resgate no curto prazo é mesmo uma necessidade. “É perfil do brasileiro querer investir tudo a curto prazo, para ter um rápido retorno, ainda que não tenha nenhuma razão que justifique este tempo", diz. Ou seja: se não precisa do dinheiro em até um ano, dê preferência a investimentos de prazos mais longos, que tendem a remunerar melhor.

Para o curto prazo, o objetivo é conseguir pelo menos a mesma quantidade de recursos que foi depositada, segundo o analista de investimentos da corretora Warren Igor Cavaca. Por isso, esses investimentos tendem a ser sempre mais conservadores --e menos rentáveis. 

Confira abaixo as recomendações para quem precisa resgatar o dinheiro em até 12 meses.

Investimentos a curto prazo de baixo risco

Ao analisar investimentos de baixo risco, o mais importante para o investidor é a certeza de que sua quantia inicial de dinheiro não irá diminuir, ainda que a rentabilidade seja menor que em opções mais arriscadas.

As principais indicações de baixo risco incluem Tesouro Direto e CDBs.

O professor Michael Virato recomenda o Tesouro Selic ou fundos de investimento atrelados à Selic. Em ambos os casos, os ativos acompanham a taxa básica de juros, que atualmente está em 2% ao ano.

"Os fundos Selic são melhores que o Tesouro Direto caso o investidor pretenda aplicar mais de R$ 10 mil. Nesse caso, um Fundo Selic sem taxa pode trazer uma rentabilidade maior que a do Tesouro", afirma Virato.  

Os CDBs, segundo Igor Cavaca, podem apresentar uma rentabilidade um pouco maior e têm seguro pelo Fundo Garantidor de Crédito para até R$ 250 mil.

Investimentos a curto prazo de médio risco

Para investimento a curto prazo, as opções de médio risco também costumam ser conservadoras. Porém, podem apresentar uma rentabilidade um pouco maior do que as descritas anteriormente (e um risco de perda um pouco maior). 

Neste caso, ambos os especialistas concordam que médio risco a curto prazo significa renda fixa de crédito privado, como debêntures de empresas privadas de alta confiança. "Para se proteger, o mais recomendado é procurar empresas com bastante credibilidade e com uma estrutura financeira menos suscetível ao choque", orienta Cavaca. 

Uma debênture de uma empresa como a Vale, exemplo utilizado pelo analista, apresenta bastante segurança, porém paga uma rentabilidade menor do que empresas mais novas e com menos credibilidade. Tudo depende do perfil do investidor e do risco que ele está disposto a correr. 

O acesso a esses ativos também pode ser feito por meio de um fundo de investimento, que inclui títulos de diversas empresas e, por possuir maior diversidade, tende a apresentar mais rentabilidade e menos risco. 

“Os fundos são interessantes a curto prazo pois o investidor pode entrar e sair deles sem ter de esperar a data de vencimento de cada título, que pode estar mais longe do que o tempo interessado para o resgate”, diz Cavaca. 

Ainda sobre fundos de curto prazo, o professor do Insper Michael Viriato recomenda que o investidor busque aqueles com rentabilidade maior que a do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Segundo ele, é possível encontrar boas opções de fundos pré-fixados atrelados à inflação, e com vencimento de cerca de dois anos --prazo relativamente curto. 

Investimentos a curto prazo de alto risco 

Para o investidor que precisa ter a certeza de que poderá resgatar de forma completa o valor investido, Cavaca não recomenda a alocação em nenhum ativo de renda variável. 

Viriato afirma que é, sim, possível investir uma dose na bolsa de valores, porém de forma bastante moderada. “Se o investidor precisa resgatar seu aporte em poucos meses e quer apostar em renda variável, ele deve colocar apenas 5% ou 10% nesses ativos, mas sempre sabendo que há risco de perda e tomando cuidado para não se frustrar”, afirma.  

A principal recomendação do professor é evitar comprar ações de alto risco e tentar ao máximo diversificar o portfólio. “Ao investir apenas 5% de seu aporte em uma carteira de ações bastante diversificada, a possibilidade de perda diminui e é muito mais difícil sofrer com uma crise”, orienta Viriato. 

Outra boa opção, de acordo com ele, é apostar em investimentos internacionais. “A China, por exemplo, está em uma situação muito favorável em relação a outros países, principalmente em relação ao Brasil. A bolsa na China é algo que as pessoas deveriam tentar mais”, diz Viriato. 

Outra recomendação é apostar em fundos, e não em ações isoladas. No caso de investimentos internacionais, os fundos também são uma boa opção. Sejam aqueles criados pelas próprias corretoras (fundos abertos), ou os chamados ETFs, negociados na própria bolsa de valores (fundos fechados). 

“Se o investidor dividir seus aportes da bolsa em diferentes fundos de ações, fundos internacionais abertos e fundos internacionais fechados, a possibilidade de erro é muito menor”, diz Viriato.  

Quando vale a pena sair da poupança? 

Mesmo existindo opções de investimento com rentabilidades mais vantajosas, é comum encontrar pessoas que insistem em manter o dinheiro na poupança, seja por medo de perder dinheiro ou por falta de planejamento. 

Porém, o analista Igor Cavaca afirma que a poupança segue sendo um dos piores locais para investimento –mesmo a curto prazo. “Não é difícil encontrar um fundo ou CDB que pague 100% do CDI, ou um título de Tesouro Direto que pague 100% da Selic. A poupança, para efeito de comparação, só remunera 70% desses valores”, explica. 

Ou seja, mesmo em comparação com os investimentos mais conservadores do mercado, a poupança está rendendo menos, e apresenta o mesmo risco. 

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

A TV Walter Abrahão adquiriu os direitos de transmissão de 56 jogos da fase eliminatória da Copa do Mundo de 2022. Com a compra, a Globo só poderá exibir partidas da Seleção Brasileira realizadas no Brasil.

A TV Walter Abrahão substituiu a Play TV (2006-2020). O novo canal pertence a Walter Abrahão Filho, filho do narrador Walter Abrahão, faz parte de pacotes básicos de serviços de TV paga, como Sky, Claro e Oi TV.

O contrato obtido pela TV Walter Abrahão foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo jornalista Milton Neves, segundo informou o site NaTelinha.

A previsão é que o novo canal exiba os jogos do Brasil contra a Colômbia, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador e Bolívia.

Walter Abrahão Filho comprou o canal de Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Fonte: Pleno News

Segundo informações do colunista Leo Dias, do portal Metrópoles, com o fim do contrato de Faustão com a Globo em dezembro, existe a expectativa de que o apresentar volte à Band. Fontes disseram que o retorno de Fausto Silva ao canal em que ele despontou é “dada como certa”.

Dias apontou que os proprietários da Band teriam dado carta branca para Faustão escolher o horário que quiser, caso vá mesmo para a emissora.

Se acontecer, a ida do apresentador par a Band será nos moldes do acerto entre Ratinho e o SBT: o apresentador poderá ficar com parte dos lucros.

Fonte: Pleno News

Em um novo capítulo da disputa entre o governador João Doria e o presidente Jair Bolsonaro, o governo paulista divulgou nota, na noite desta segunda-feira (25), negando que o governo federal tenha tido participação na liberação dos insumos para a produção de 5 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, conforme anunciado mais cedo por Bolsonaro no Twitter.

Nas redes sociais, o presidente afirmou que a exportação da matéria-prima foi autorizada pelo governo chinês e destacou que os insumos devem chegar ao Brasil nos próximos dias. No anúncio, ele agradeceu a “sensibilidade” do governo chinês e o “empenho” dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Eduardo Pazuello (Saúde) e Tereza Cristina (Agricultura).

Em um vídeo divulgado pelo Ministério da Saúde minutos depois, Pazuello disse que o problema foi solucionado “graças à ação diplomática do governo federal com o governo chinês por intermédio da Embaixada chinesa no Brasil”.

De acordo com a gestão Doria, porém, “não é verdade” que a importação de insumos da China tenha sido uma realização do governo federal.

“Todo o processo de negociação com o governo chinês para a liberação de 5.400 litros de insumo para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo governo de São Paulo, que vem negociando com os chineses a importação de vacinas e insumos desde maio do ano passado”, disse a nota.

Ainda de acordo com o governo paulista, a negociação é contínua e nunca foi interrompida, “mesmo quando o governo federal, através do presidente da República, anunciou publicamente, em mais de uma ocasião, que não iria adquirir a vacina por causa de sua origem chinesa”.

Na nota, o governo paulista confirmou que houve autorização do governo chinês para o envio dos insumos e esclareceu que eles estão nas instalações da Sinovac em Pequim.

Em sua página no Twitter, Doria afirmou ainda que ataques de membros do governo federal à China dificultaram o processo.

– Se não fosse o esforço de São Paulo e a excelente relação de respeito que mantemos com a China, o principal parceiro comercial do Brasil, não teríamos iniciado ainda a vacinação dos brasileiros – declarou.

O governador subiu o tom e acusou a gestão Bolsonaro de oportunismo.

– Sem parasitismo dos negacionistas e oportunistas. Até aqui só atrapalharam nosso trabalho em prol da ciência e da vida. São engenheiros de obra pronta. Vergonha! – escreveu.

Doria terá uma reunião virtual nesta terça-feira (26), às 10h30, com o embaixador chinês, Yang Wanming, e prometeu apresentar à imprensa os detalhes logísticos do recebimento dos insumos após o encontro.

Até agora, o Butantan já liberou 6,9 milhões de doses da CoronaVac para distribuição aos estados e promete entregar, nos próximos dias, mais 3,2 milhões de unidades do imunizante, o que totalizaria 10,1 milhões de doses, suficiente para a vacinação de 5 milhões de pessoas. A promessa do Butantan é entregar 46 milhões de doses até abril.

Após a reação de Doria, o ministro das Comunicações de Bolsonaro, Fábio Faria, publicou no Twitter uma carta do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming enviada a Pazuello nesta segunda comunicando a autorização do envio dos insumos para a Coronavac.

“Venho pelo presente cumprimentá-lo cordialmente e em continuidade da nossa conversa do dia 21 do mês corrente, aproveito para informar que a exportação ao Brasil do novo lote de 5.400 litros dos insumos da Coronavac acabou de ser autorizada pelos órgãos competentes da China”, diz o comunicado do embaixador.

Em seguida, Faria escreveu, sem citar nomes, que “tem gente que quer holofote a todo custo”. “É caso de psicanálise! Hoje será que veremos lágrimas de crocodilo de novo? A conferir…”

 

Fonte: Pleno News

Uma portaria publicada nesta terça-feira (26), pelo governo federal, proíbe a entrada no Brasil de passageiros vindos da África do Sul. Segundo a medida, a ação foi tomada, entre outras razões, para evitar o impacto da nova variante do coronavírus. Os viajantes vindos do Reino Unido continuam impedidos de entrar no país.

De acordo com o texto, ficam proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul. Também fica suspensa a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul nos últimos quatorze dias.

Quanto aos demais estrangeiros que queiram viajar ao Brasil, a entrada está autorizada por via aérea desde que os viajantes comprovem, por meio de teste RT-PCR, que não estão com Covid-19. O exame precisa ter sido realizado 72 horas antes do embarque.

Quem não cumprir as regras estipuladas pela portaria estará sujeito à: responsabilização civil, administrativa e penal; repatriação ou deportação imediata; e inabilitação de pedido de refúgio. O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).

Fonte: Pleno News

Uma operação realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, iniciada na manhã desta terça-feira (26), tenta prender os assassinos da jovem Bianca Lourenço, de 24 anos. Bianca foi retirada à força de um churrasco com amigos no início de janeiro pelo ex-namorado Dalton Santana, conhecido como DT, chefe do tráfico na Favela da Kelson’s, na Zona Norte do Rio, e encontrada morta dias depois.

As investigações apontam que Bianca realmente foi morta no início do mês pelo ex-namorado, que não aceitava o fim do relacionamento. Por conta disso, a Justiça expediu mandados de prisão contra dois suspeitos: Dalton Luiz Vieira Santana, o DT, e Edgar Alves de Andrade, o Doca. Dezenas de carros e dois blindados foram mobilizados para a operação desta terça. A Polícia Rodoviária Federal dava apoio aos agentes civis.

O CASO
Segundo testemunhas do caso, Bianca estava em um churrasco com amigos no dia 3 de janeiro quando Dalton apareceu e a retirou à força. A jovem então nunca mais foi vista com vida desde então. No dia 12, o corpo dela foi encontrado, mutilado, em um tonel boiando na Baía de Guanabara, perto da Ilha do Fundão, na região da Kelson’s. Um exame de impressões digitais confirmou a identidade.

O pai de Bianca contou que conseguiu que Bianca deixasse a favela e terminasse o namoro. A jovem estava vivendo com ele há dois meses em outro bairro. Também segundo o pai, o ex-namorado nunca a deixou em paz e jamais aceitou o fim da relação, mesmo sendo ele o autor do término. O Portal dos Procurados divulgou um cartaz para ajudar a Delegacia de Homicídios da Capital com informações que levem à prisão de Dalton.

Dalton Vieira Santana é procurado pela polícia Foto: Reprodução
Fonte: Pleno News

O aplicativo de transporte 99 decidiu ajudar na campanha de vacinação. Segundo a empresa, foi criado um fundo de R$ 4 milhões para doar cerca de 60 mil corridas para profissionais de saúde que estão na linha de frente da vacinação.

Essa é a segunda vez que a empresa faz um movimento de ajuda aos profissionais da saúde. No ano passado, durante o início da pandemiam a companhia distribuiu vouchers para médicos e mães com filhos recém-nascidos. Na época, foram distribuídos R$ 2,2 milhões.

Segundo estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, os motoristas da 99 movimentaram R$ 2,4 bilhões em corridas na capital paulista em 2020. No Brasil, o total foi de R$ 12 bilhões.

A empresa espera um crescimento mesmo em ano de pandemia.

"Embora ainda estejamos compilando o total de 2020, já sabemos com certeza que esse número será superior em dois dígitos percentuais, na comparação com o ano anterior", diz Davi Miyake, diretor de operações e produtos da 99.

Paulistanos generosos

A empresa ainda divulgou o tamanho das gorjetas que os paulistanos deram para os motoristas em 2020: R$ 1,3 milhão. Todo o valor da gorjeta, segundo a empresa, é repassado ao motorista.

No ano passado, o aplicativo teve mais de 45 milhões de corridas avaliadas e a média das notas foi de 4,9 estrelas – de um total de cinco.

"Essas são comprovações da solidariedade e empatia dos passageiros paulistanos, que reconheceram a função fundamental prestada por esses motoristas", diz Miyake.

A 99 é um dos unicórnios brasileiros, empresas que são avaliadas acima de US$ 1 bilhão.

Fonte: CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou filiação a um novo partido político em março. Após não conseguir tirar o Aliança pelo Brasil do papel, o chefe do Planalto passou a negociar a filiação a uma outra legenda para tentar a reeleição em 2022 e também levar aliados a uma nova sigla.

Nesta segunda-feira (25), Bolsonaro foi questionado sobre o partido em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. "Em março eu decido: ou decola o partido ou vou ter que arranjar outro", disse o presidente. "Se não decolar, a gente vai ter que ter outro partido, se não, não temos como nos preparar para as eleições de 2022".

Em 2019, Bolsonaro saiu do PSL após um racha no partido. Parlamentares da legenda se dividiram em uma disputa por espaços internos entre o presidente da República e o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar. No ano passado, Bolsonaro passou a oferecer cargos e verbas federais a partidos do Centrão em troca de apoio no Congresso.

Sem partido, Bolsonaro é assediado pelo Centrão para uma filiação. Os convites vieram de integrantes do Progressistas, PL, PTB, Patriota e Republicanos. Os filhos Flávio Bolsonaro e Carlos Bolsonaro migraram para o Republicanos, partido ligado à Igreja Universal. O presidente da República não disse em qual partido pretende se filiar agora.

Na última quarta-feira (20), Bolsonaro recebeu o senador Jorginho Mello (PL-SC), vice-líder do governo no Congresso, no Palácio do Planalto para uma conversa sobre filiação. A bancada da legenda no Congresso preparou uma carta oficializando o convite. Atualmente, o PL tem 43 deputados federais e três senadores.

Para tirar um partido do papel, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige 492 mil assinaturas recolhidas em todo o País. Apoiadores do presidente tentaram recolher as assinaturas necessárias para as eleições municipais, sem sucesso. A mobilização foi feita em praças e em igrejas evangélicas. Na conversa com apoiadores, Bolsonaro admitiu a dificuldade para cumprir os critérios.

"Muita burocracia, é muito trabalho, certificação de fichas, o tempo está meio exíguo", disse o presidente. "Não é por mim, eu não estou fazendo campanha para 2022, mas o pessoal quer disputar e queria estar em um partido que tivesse simpatia minha."

Fonte: CNN Brasil

Um tribunal na Índia decidiu que apalpar uma criança através de suas roupas não constitui agressão sexual, gerando indignação em todo o país e frustrando ativistas que lutam contra o abuso sexual de mulheres e crianças.

Em um julgamento na semana passada, a juíza da Suprema Corte de Mumbai, Pushpa Ganediwala, concluiu que um homem de 39 anos não era culpado de agredir sexualmente uma garota de 12 anos, pois não havia tirado suas roupas, o que significa que não havia pele em contato com sua pele.

 

De acordo com os autos, o homem trouxe a criança para sua casa com o pretexto de lhe dar goiaba em dezembro de 2016. Enquanto estava lá, ele tocou no peito dela e tentou tirar sua calcinha, de acordo com a sentença.

Ele foi considerado culpado de agressão sexual e condenado a três anos de prisão em um tribunal inferior, mas depois apelou ao Supremo.

Em seu julgamento em 19 de janeiro, a juíza Ganediwala concluiu que o ato "não se enquadraria na definição de 'agressão sexual'", que acarreta uma pena de prisão mínima de três anos, que pode ser estendida para cinco anos.

“Considerando a natureza severa da punição prevista para o delito, na opinião deste tribunal, são necessárias provas mais rígidas e alegações sérias”, escreveu ela. A Lei de Proteção às Crianças Contra Crimes Sexuais na Índia, de 2012, não afirma explicitamente que o contato pele a pele é necessário para constituir o crime de agressão sexual.

A juíza Ganediwala absolveu o acusado de agressão sexual, mas o condenou sob a acusação menor de abuso sexual e o condenou a um ano de prisão. “É o princípio básico da jurisprudência penal que a punição por um delito seja proporcional à gravidade do crime”, disse ela.

O problema das agressões sexuais na Índia

Os indianos recorreram às redes sociais depois que a decisão da Suprema Corte de Mumbai foi divulgada para questionar a lógica da decisão do tribunal, que abre um novo precedente. Outros tribunais superiores e inferiores em todo o país agora precisarão seguir essa decisão.

A Comissão Nacional para Mulheres disse que planeja entrar com um questionamento legal à sentença, que considerou que terá um "efeito cascata em várias disposições que envolvem segurança e proteção de mulheres".

Karuna Nundy, uma advogada da Suprema Corte da Índia, a mais alta corte do país, pediu que os juízes que proferirem sentenças "completamente contrárias à lei estabelecida" e aos direitos básicos sejam retreinados.

“Julgamentos como esse contribuem para a impunidade em crimes contra meninas”, tuitou Nundy.

Ranjana Kumari, diretora da ONG Centro de Pesquisa Social, que defende os direitos das mulheres na Índia, disse que a sentença é "vergonhosa, ultrajante, chocante e desprovida de prudência judicial".

A agressão sexual é um grande problema na Índia, onde os crimes sexuais costumam ser brutais e generalizados, mas costumam ser mal tratados pelo sistema de Justiça do país. Com base em números oficiais de 2018, o estupro de uma mulher é relatado a cada 16 minutos.

Após um caso de grande destaque em 2012, quando uma estudante de 23 anos foi estuprada e assassinada em um ônibus de Nova Delhi, reformas de leis e penas mais severas foram introduzidas.

Esses medidas incluíam uma tramitação acelerada dos casos nos tribunais para que os casos de estupro passem rapidamente pelo sistema de Justiça, a alteração da definição de estupro para incluir penetração anal e oral e a publicação de novas diretrizes governamentais destinadas a acabar com o teste de dois dedos que supostamente avaliava se uma mulher teve relações sexuais recentemente.

Mas os casos de estupro continuaram a chegar às manchetes. No ano passado, vários casos geraram indignação, incluindo o de uma menina de 13 anos que foi estuprada e encontrada estrangulada até a morte em um campo, e uma mulher de 86 anos que teria sido estuprada enquanto esperava pelo leiteiro.

Ativistas apontaram para os problemas contínuos no sistema de justiça. No sistema legal da Índia, por exemplo, abusar sexualmente de uma pessoa trans acarreta uma pena máxima de dois anos de prisão.

Fonte: CNN Brasil

A empresa farmacêutica espanhola PharmaMar disse nesta terça-feira (26) que o artigo publicado na revista Science confirma que sua droga Plitidepsina tem uma "eficácia pré-clínica potente" contra a Covid-19

Um estudo realizado in vitro e in vivo por uma equipe de cientistas em Nova York, São Francisco e Paris mostrou que a droga leva a uma redução da replicação viral, resultando em uma redução de 99% das cargas virais nos pulmões de animais tratados com Plitidepsina, de acordo com uma nota da PharmaMar.

"Acreditamos que nossos dados e os resultados positivos iniciais do ensaio clínico da PharmaMar sugerem que a Plitidepsina deve ser fortemente considerada para ensaios clínicos expandidos para o tratamento de Covid-19", disse a PharmaMar, citando a revista Science.

O medicamento, já autorizado em alguns mercados para o tratamento de tumores, bloqueia uma proteína associada ao vírus da Covid-19. A toxicidade da droga é bem conhecida e as doses usadas nos ensaios contra o novo coronavírus são bem toleradas em humanos, disse a empresa.

A PharmaMar disse que está em negociações com várias agências regulatórias para iniciar os testes de Fase 3.

(Com informações da Reuters)

Fonte: CNN Brasil

Se tudo tiver corrido bem com seu ensaio clínico, a vacina Covid-19 da Johnson & Johnson (J&J) provavelmente será a próxima disponível nos Estados Unidos.

Na semana passada, o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Dr. Anthony Fauci, disse que a Johnson & Johnson está "bem próxima" de buscar autorização de uso de emergência para sua vacina Covid-19 da US Food and Drug Administration.

A empresa disse que está a caminho de ter dados provisórios de seu ensaio clínico até o final de janeiro. A J&J tem uma convocação de acionistas sobre seus resultados do quarto trimestre nos próximos dias.

Ainda assim, pode levar semanas para que a vacina passe pelo processo de autorização da Food and Drug Administration dos Estados Unidos e ainda não está claro quando qualquer uma dessas etapas principais ocorrerá.

As duas vacinas já disponíveis nos Estados Unidos são altamente eficazes, mas todos os olhos estão voltados para a Johnson & Johnson, que é apenas uma dose e seria muito mais fácil de administrar.

"Se esta vacina provar ser segura e eficaz, pode ter grandes implicações para o lançamento da vacina, porque a J&J se comprometeu a produzir e implantar pelo menos um bilhão de doses de vacina durante este ano civil, incluindo pelo menos 100 milhões de doses para a população dos EUA ", disse o Dr. Dan Barouch, da Harvard Medical School, que ajudou a desenvolver a vacina candidata da Johnson & Johnson.

"Se for uma vacina de dose única, então um bilhão de doses de vacina se traduziriam em um bilhão de pessoas vacinadas", disse Barouch na segunda-feira (25).

Fonte: CNN Brasil

Cerca de 0,01% de um grande grupo de pessoas que receberam duas doses da vacina Covid-19 da Pfizer testaram positivo para o novo coronavírus após a segunda injeção - e esses pacientes tiveram apenas uma doença leve, de acordo com dados preliminares de um sistema de saúde israelense.

O Maccabi Healthcare Services descobriu que, de aproximadamente 128.600 pessoas que receberam duas doses da vacina, 20 foram infectadas e tiveram resultado positivo mais de uma semana após a segunda dose.

O Maccabi não testou todos os pacientes após receberem a segunda dose. Em vez disso, eles testaram um número não especificado de pessoas que desenvolveram sintomas ou que foram expostas a alguém com Covid-19.

Os ensaios clínicos para a vacina da Pfizer/ BioNTech mostraram que ela é cerca de 95% eficaz.

O comunicado de imprensa afirmou que os dados são “preliminares”, mas que “os números são muito encorajadores”.

Dos 20 pacientes com resultado positivo, 50% sofrem de doenças crônicas. Todas as 20 pessoas apresentaram uma doença leve com sintomas que incluem dores de cabeça, tosse, fraqueza ou fadiga. Ninguém foi hospitalizado.

De uma população de pouco mais de 9 milhões de pessoas, Israel deu as primeiras doses da vacina para cerca de 2,5 milhões de pessoas e as segundas doses para cerca de 1 milhão de pessoas.

Fonte: CNN Brasil

A Polícia Civil do Distrito Federal, em conjunto com o Exército e o Ministério Público Militar, realizou nesta terça-feira (26) a operação "Cricket" para combater integrantes de uma quadrilha especializada em fraudar o Certificado de Registro de Arma de Fogo a Caçadores (Cacs). Pelo menos 9 pessoas foram presas e diversas armas e munições foram apreendidas.

A polícia cumpre 26 mandados de busca e apreensão e prisões nas cidades satélites de Samambaia, Ceilândia, Riacho Fundo, Planaltina, Cidade Estrutural, Núcleo Bandeirantes e Gama, todas no Distrito Federal, e em Luziânia, em Goiás.

As investigações mostram que a quadrilha era formada por militares da ativa do Exército, e as fraudes aconteciam no Distrito Federal, Tocantins e Goiás.

Segundo a Polícia Civil, as informações falsas eram colocadas pela quadrilha no certificado e dessa maneira o documento chegava para quem não preenchia os pré-requisitos.

Ainda de acordo com as investigações, 18 pessoas integram o grupo que facilita o documento de posse, porte e comercialização clandestina de armas.

Fonte: CNN Brasil

Com a saída de Donald Trump da Casa Branca, o governo iraniano está pronto para retomar as negociações para a compra de aviões da Embraer. Foi o que disse à CNN o embaixador iraniano em Brasília, Hossein Gharib. 

"O mercado iraniano de aviação é muito bom”, disse o embaixador. Ele contou que, logo depois do acordo nuclear de 2015, que pôs fim às sanções internacionais contra o Irã, o país começou negociações com várias fábricas de aviões: Boeing, Airbus, ATR, Bombardier e Embraer. 

"Nossas negociações com a Embraer estavam avançadas em 2017, e pretendíamos comprar entre 40 e 50 aviões, creio que do modelo E-190”, lembrou Gharib. Um avião foi levado ao Irã, para test drive. "Depois que Trump chegou ao poder, em 2017, as negociações foram interrompidas.” 

O então presidente americano rompeu o acordo nuclear firmado por seu antecessor, o democrata Barack Obama, e voltou a impor sanções ao Irã. Os países europeus continuaram no acordo, assim como a Rússia e a China, mas nenhuma grande empresa com negócios nos EUA se atreve a enfrentar as sanções.

"Já informei o CEO da Embraer [Francisco Gomes Neto] que, assim que ele estiver pronto, estou pronto para tentar retomar as negociações do ponto em que foram interrompidas em 2017”, declarou o embaixador. 

Acordo nuclear

As sanções americanas continuam em vigor. É provável que o novo presidente Joe Biden queira retomar o acordo nuclear, mas serão necessárias renegociações. O Irã atingiu recentemente o grau de 20% de enriquecimento do urânio, quando o limite previsto no acordo é de 3,67%.

À pergunta sobre se o Irã estaria disposto a retroceder, o embaixador, que já trabalhou diretamente com o chanceler Mohamed Javad Zarif em Teerã, afirmou: “Com certeza, porque o acordo é claro em relação aos compromissos de cada parte. Houve, se não me engano, 15 relatórios da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) atestando que o Irã implementou totalmente seus compromissos. 

Gharib acrescentou: "Ainda somos parte do acordo, com os europeus, China e Rússia. O primeiro passo que os EUA precisam dar é implementar suas obrigações de acordo com a resolução do Conselho de Segurança”.

 

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Publicidade

Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nova diretriz nesta terça-feira (26) para o tratamento de pacientes com Covid-19, incluindo aqueles que apresentam sintomas persistentes após a recuperação, e disse que aconselha o uso de anticoagulantes em baixas doses para prevenir coágulos sanguíneos.

"As outras coisas novas nas orientações são que os pacientes com Covid-19 em casa devem ter o uso de oximetria de pulso, que é a medição dos níveis de oxigênio, para que você possa identificar se a saúde está se deteriorando e seria melhor receber cuidados hospitalares", disse a porta-voz da OMS Margaret Harris em uma entrevista coletiva na ONU, em Genebra.

A OMS aconselhou os médicos a colocarem os pacientes acordados em decúbito ventral (posição de bruços) para melhorar o fluxo de oxigênio, disse a porta-voz.

"Também recomendamos, sugerimos o uso de anticoagulantes em baixas doses para prevenir a formação de coágulos sanguíneos nas veias. Sugerimos o uso de doses mais baixas em vez de doses mais altas porque doses mais altas podem levar a outros problemas", disse Harris.

A porta-voz afirmou ainda que uma equipe de especialistas independentes liderada pela OMS, atualmente na cidade chinesa de Wuhan, onde os primeiros casos do novo coronavírus em humanos foram detectados em dezembro de 2019, deve deixar a quarentena nos próximos dois dias para continuar seu trabalho sobre as origens do vírus.

Ela se recusou a comentar os relatos de atrasos na disponibilização de vacinas na União Europeia (UE), disse que não tinha dados específicos e que a prioridade da OMS era que os profissionais de saúde de todos os países fossem vacinados nos primeiros 100 dias do ano.

A AstraZeneca, que desenvolveu seu imunizante com a Universidade de Oxford, disse à UE na sexta-feira que não poderia cumprir as metas de fornecimento acordadas até o final de março.

Fonte: CNN Brasil

A baiana Lígia Pires, de 11 anos, que participou da seletiva nacional do balé Bolshoi em 2019 está precisando de ajuda para se manter em Santa Catarina. A bailarina é de Salvador e mora há cerca de um ano com a mãe, que é diarista, em Joinville

Em entrevista ao G1, Liginha, como é chamada carinhosamente por amigos e familiares, contou que o sonho dela é ir para a Rússia e ser referência para as crianças.

Para continuar em busca do sonho de ser uma grande bailarina, em meio às dificuldades a família de Lígia decidiu criar uma vaquinha online para que a garota permaneça em Santa Catarina e dê continuidade aos estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.


Baiana que estuda no Bolshoi tenta arrecadar dinheiro para se manter em SC — Foto: Reprodução / Vakinha

Baiana que estuda no Bolshoi tenta arrecadar dinheiro para se manter em SC — Foto: Reprodução / Vakinha

 

Ainda segundo a mãe, a Escola do Bolshoi prepara a criança desde o primeiro momento em que começa a fazer as aulas.

Daniela Pires trabalha como diarista e ganha R$ 150 por diária, tendo uma média de R$ 1 mil mensal. Entretanto, por causa da pandemia os trabalhos diminuíram e afetaram a renda da diarista.

Apenas no final de 2020, que Daniela conseguiu ter novamente a quantia que recebia por mês antes da pandemia, mas a situação já tinha abalado as economias de mãe e filha, que de março a setembro, estavam vivendo com a quantia de uma primeira vaquinha que fizeram também para que Lígia pudesse ir para Joinville, em 2019.

Daniela revela ainda, que trabalhando como diarista não possui o valor suficiente para pagar as despesas, por isso pede ajuda através da arrecadação online. Entre as contas estão: aluguel, condomínio, luz, IPTU, taxa de lixo, internet para as aulas virtuais, alimentação, vestuário e transporte.

Lígia não paga mensalidade no Bolshoi, já que a escola vive de doações de parceiros e colaboradores, que são chamados de "Amigos do Bolshoi". Além disso, toda roupa clássica de dança das crianças não são brasileiras e o material vem da Rússia, conforme conta a mãe da garotinha.

O tempo de estudos na Escola do Teatro Bolshoi dura cerca de oito anos e Lígia acabou de passar para o segundo ano. Logo, ela e a mãe precisam permanecer em Santa Catarina por mais seis anos para que a bailarina saia de lá formada.

 

Atualmente, Lígia e a mãe estão em Salvador para ver a família. Segundo Daniela, sua mãe está passando por problemas de saúde em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, e o pai de Lígia faz tratamento para um quadro avançado de câncer.

Diante dos problemas de saúde do pai e da avó da bailarina, a garotinha tem que contar com o apoio presencial apenas da mãe. Juntas, elas devem voltar para Joinville ainda neste mês, já que de acordo com Daniela, a aula do Bolshoi começou na segunda-feira (25) para as crianças que já são alunas.

De acordo com Daniela, a Escola do Teatro Bolshoi adotou o ensino híbrido, onde Lígia tem aulas presenciais e online.

Grand jeté dos sonhos

 

Baiana de 11 anos, Lígia Pires, que estuda no Bolshoi tenta arrecadar dinheiro para se manter em Santa Catarina — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Baiana de 11 anos, Lígia Pires, que estuda no Bolshoi tenta arrecadar dinheiro para se manter em Santa Catarina — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Assim como em um grand jeté, o clássico passo do balé onde o bailarino dá um grande salto com as duas pernas esticadas no ar, Lígia dá saltos em busca dos seus sonhos. Ela começou a dançar sozinha, em casa e ainda criança. Aos quatro anos, quando estudava em uma escola particular, começou a ir para aulas de balé.

A mãe, Daniela Pires, conta que com o passar do tempo não conseguiu mantê-la nas aulas por muito tempo por causa do valor da mensalidade.

Quando Lígia fez cinco anos foi a vez de dar oportunidade a capoeira. Por lá, a criança se desenvolveu e ganhou mais elasticidade. Enquanto estava na capoeira, Daniela foi incentivada pelo professor a matricular Lígia em um grupo de ginástica rítmica.

Segundo a mãe, a pequena já tinha o desejo pela atividade, só que mais uma vez não havia dinheiro para pagar as mensalidades. Foi então que Lígia conseguiu uma vaga na Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que oferece cursos gratuitos de dança.

Durante o tempo que passou na Funceb, Lígia conheceu uma professora convidada que foi realizar uma aula experimental. A professora viu o seu desempenho e convidou ela para frequentar um grupo de dança.

A primeira audição aconteceu em um hotel no bairro do Itaigara, na capital baiana. Lígia foi aprovada e seguiu para a segunda etapa em Joinville (SC).

Para participar da segunda etapa, a família da menina precisou fazer uma vaquinha online, em 2019. Ela precisava de R$ 3 mil para viajar e conseguiu arrecadar cerca de R$ 20 mil.

Em janeiro de 2020, Lígia se mudou para Santa Catarina com a mãe e o cachorrinho Bueno.

Fonte: G1 Bahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |