Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na noite da terça-feira (19), o 17° Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para enfrentar um incêndio na Clínica Santa Mônica, localizada no bairro Sandra Regina, em Barreiras. Por volta das 19h50, quatro viaturas do 17° BBM foram mobilizadas em resposta ao chamado de emergência. Ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com a clínica envolta em densa fumaça, desencadeando uma ação imediata.

Os funcionários presentes no momento perceberam o incêndio e conseguiram evacuar do edifício, acionando imediatamente o socorro. Felizmente, não havia pacientes na clínica no momento do ocorrido. A equipe de bombeiros adentrou a estrutura para localizar e conter os focos do incêndio, constatando que o fogo provavelmente teve início devido a um curto circuito no ar-condicionado da recepção, propagando-se para alguns móveis. A intervenção ágil dos bombeiros resultou na rápida extinção das chamas, evitando sua propagação para outros compartimentos.

Durante a operação, os bombeiros verificaram minuciosamente todos os cômodos da clínica, assegurando que não houvesse vítimas. Além disso, foram realizados os procedimentos para ventilação do ambiente, e as devidas orientações foram fornecidas para garantir a segurança e integridade do local. A ação eficiente da equipe do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foi crucial para conter o incêndio e evitar maiores danos na Clínica Santa Mônica.

Fonte: 17º BBM

Os jogos do Segundo Campeonato Interbairros de Futebol Society de Luís Eduardo Magalhães estão chegando ao fim, com a quartas de final, que serão disputadas no próximo sábado (23), no Campo Society do Ottomar Schwengber.

Iniciado em 17 de agosto, com 64 equipes, a competição reúne times de diversos bairros da cidade, valorizando os atletas locais.

O evento esportivo é promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio da Liga Desportiva, com uma premiação total de R$ 5 mil, mais troféus e medalhas. 

Confira os jogos:

- 16h ESPAÇO PET x MEC;
- 17h AMIGOS DO BABA x HONORIOS;
- 18h VILLE 2 x MACLAREM;
- 19h AMAS x TAMANDARÉ.

Fonte: SECOM, Prefeitura de LEM

Na madrugada dessa terça-feira, 19 de setembro de 2023, ao ser acionada pelo CICOM, a guarnição de radiopatrulha deslocou até o centro para averiguar o informe de arrombamento de uma ótica.

No local, confirmada a informação, a guarnição manteve contato com os proprietários do estabelecimento e colheu imagens e informações dos suspeitos.

Diligentemente, a guarnição fez rondas pela área onde os suspeitos poderiam estar e obteve êxito em os localizar.

Durante a abordagem da guarnição aos suspeitos, os mesmos confessaram o arrombamento da loja, mas que fracassaram em subtrair algum bem ou valor, pois evadiram do local do crime ao soar o alarme de segurança.

Ambos os suspeitos foram conduzidos à 11ª Coorpin para a adoção das providências cabíveis.

Fonte: 83ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio







Na tarde desta terça-feira, 19 de setembro, um sinistro no trânsito chamou a atenção de motoristas que trafegavam pela BR 020, em Luís Eduardo Magalhães, mais especificamente em frente ao posto São Gonçalo, na saída para Brasília. Um Rodocaçamba, que seguia sentido Brasília e estava fazendo um retorno em frente ao posto para seguir em direção a Barreiras, protagonizou o tombamento de sua parte traseira.



Conforme informações obtidas, parte traseira do veículo já havia tombado alguns dias antes e estava sendo levada para reparos quando, infelizmente, ocorreu o segundo tombamento. Felizmente, a boa notícia é que não houve feridos no incidente. No entanto, o acidente afetou o trânsito na região, causando lentidão em ambos os sentidos da BR 020.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Um incêndio de grandes proporções atinge extensa área de vegetação da Serra do Mimo, que fica no município de Barreiras, região oeste da Bahia. Não há informações sobre o que causou as chamas, que surgiram na tarde de segunda-feira (18). Nesta terça (19), profissionais do Corpo de Bombeiros atuam para controlar do fogo.

Ainda não há detalhes quanto ao tamanho da área afetada. Inicialmente, 15 bombeiros e duas viaturas estão no local e foi solicitado reforço de dois aviões para ajudar nos trabalhos, segundo a corporação. Não há previsão para a chegada das aeronaves.

O fogo se espalhou rapidamente por causa das altas temperaturas e dos ventos fortes, de acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo). Nesta semana, a última do inverno, uma nova e intensa onda de calor atinge diversas regiões brasileiras, entre elas o oeste da Bahia.

Além de Barreiras, o Corpo de Bombeiros atua em outras cidades da região com registros de incêndios florestais, neste momento: Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra, onde o fogo começou há duas semanas e permanece, mesmo com duas aeronaves no combate.

No total de recursos empregados pelo Corpo de Bombeiros na região, estão 100 bombeiros, quatro aviões e quatro drones, além de 21 viaturas.

Altas temperaturas 🥵

Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano enfrenta estiagem. Em 2023, os moradores passaram mais de 120 dias sem chuvas. A combinação entre ventos fortes e tempo seco colaboram com o surgimento e, principalmente, a rápida propagação das chamas, em casos de incêndios florestais.

Nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, as mais importantes da região, mais de 300 ocorrências de queimadas em áreas de vegetação foram registradas até o último mês de agosto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros superam os 35ºC nesta terça-feira (19), em ambas as localidades.

Outro município do oeste, Formosa do Rio Preto registrou 39.7°C de temperatura há poucos dias, no início da onda de calor - prevista para durar até o próximo dia 21. Por causa do fenômeno, o Inmet emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para a Bahia e mais 15 estados brasileiros.

 

Fonte: G1

Na noite de ontem, terça-feira, 19, ocorreu uma tentativa de homicídio na rua Itabuna no bairro Santa Cruz, em LEM.

Segundo informações, um homem de 25 anos, foi alvejado a tiros em frente a quadra da praça Onero Costa, sendo o autor, um indivíduo a pé, efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima, em seguida, evadiu do local.

Uma equipe do SAMU socorreu o rapaz no local que ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o Hospital do Oeste em Barreiras.

A 85ª CIPM registrou o caso e fez a segurança no local e a motivação do crime é desconhecido.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

No dia de ontem, terça-feira (19), pouco depois das 13h, a 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Posse-GO foi acionada via 193, para atender um grave acidente de trânsito na BR-020, km 14, zona rural de Correntina.

O veiculo Fiat Strada, deslocava de Correntina-BA para Aparecida de Goiânia-GO quando a condutora perdeu a direção do veículo e capotou. Ao chegar no local haviam 4 vítimas, sendo uma grave, duas estáveis e uma em óbito presa nas ferragens. Nossas equipes deslocaram em duas viaturas, resgate e salvamento, para realizar o atendimento.

As vítimas foram atendidas conforme protocolo e logo em seguida transportadas para o Hospital Municipal de Posse para receber atendimento médico.

Fonte: CBMGO

Fonte: Grupo Santo Antonio
O Programa de combate a incêndios florestais também em municípios do oeste da Bahia

Em uma incansável luta contra os incêndios florestais que têm afetado o estado, o programa Bahia Sem Fogo está atuando em diversas partes do território baiano, com foco na região Oeste e na Chapada Diamantina, envolvendo nove cidades. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao todo, 175 bombeiros e, pelo menos, 50 viaturas estão envolvidos para realizar o combate de forma célere, e também para a prevenção.

“Dispomos de recursos suficientes para atuar de forma rápida, e estamos conseguindo atender as demandas com combates eficientes, o que, para nós, é muito positivo. Mas, nossa atuação ocorre principalmente na prevenção, quando vamos de casa em casa explicando sobre os riscos das queimadas, e o que fazer caso o incêndio aconteça”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marcehsini.

No município de Barreiras, a operação enfrentou múltiplos focos recentes, mas conseguiu extinguir todos eles, incluindo um incidente próximo à policlínica, no domingo (17). No mesmo dia, em Santa Rita de Cássia, um incêndio foi controlado, mas um novo foco surgiu no Assentamento Primavera, onde equipes do Bahia Sem Fogo já estão em ação. A situação nos municípios de Barra e Buritirama é desafiadora, com dois focos persistentes, mas o programa está atuando com duas aeronaves no combate às chamas, além dos serviços de dez bombeiros, dez brigadistas da reunião e duas viaturas.

A operação também se mantém em Baianópolis, com esforços contínuos de combate, e em Riachão das Neves, no distrito de Cariparé, onde equipes enfrentam ventos fortes. As operações contam com o monitoramento de bombeiros, viaturas, drones e aeronaves do programa. Na Chapada Diamantina, Morpará segue sob combate ativo com bombeiros e viaturas, enquanto Piatã mantém o incêndio sob controle, apoiado por aeronaves e um drone. Em Uibaí, o foco já está controlado.

Todas as áreas mencionadas são rigorosamente vigiadas por equipes de fiscalização. O uso das aeronaves é estritamente monitorado pelo Inema e pela Sema. Como reforço, 28 bombeiros estão sendo mobilizados para a região Oeste, e 35 para a Chapada Diamantina, com previsão de chegada para fortalecer as operações nesta segunda-feira (18).

De acordo com a diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, a pasta também atua na aquisição e distribuição de equipamentos para as brigadas voluntárias. “O Bahia Sem Fogo conseguiu, ao longo dos anos, diminuir o tempo de resposta do Estado, e contribui também na organização das ações de forma sistêmica. Essa semana temos a programação de entregar 4.177 equipamentos de proteção individual e mais 629 de proteção coletiva, para atender o Oeste e a Chapada Diamantina”, explicou.

Combate

Três bases de prevenção e combate aos incêndios florestais já estão em funcionamento na Bahia. As ações são realizadas com ferramentas, como por exemplo sopradores, mochilas costais, pás, foices e enxadas. Muitos deles acontecem em áreas íngremes e de difícil acesso, o que faz com que o bombeiro precise percorrer longas distâncias a pé. As bases florestais estão sendo ativadas de acordo com as demandas de cada região. Elas atuam como uma central, onde são concentradas todas as ocorrências e ações preventivas em cada área.

Causa e Prevenção

A principal causa dos incêndios florestais, sejam acidentais ou intencionais, está ligada a atividades humanas. A população recebe alertas diários sobre a importância de evitar práticas como queima de pastagens e lixo, que podem desencadear incêndios. Esses avisos ocorrem simultaneamente às operações de combate.

O período de seca, marcado por baixa umidade do ar e ventos fortes, aumenta o risco de incêndios florestais, especialmente quando combinado com o uso imprudente do fogo em áreas urbanas e rurais. Para prevenir tais incidentes, o Inema intensifica a fiscalização na região, buscando identificar possíveis infratores.

Bahia Sem Fogo

O programa “Bahia Sem Fogo” foi criado em 2010 e desempenha um papel crucial na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Sema, em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), fornecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate.

A Sema disponibiliza equipamentos de proteção, financia despesas para servidores, motoristas, aluguel de veículos e aeronaves. Além disso, o programa trabalha na prevenção, oferecendo cursos de formação, treinamento de brigadistas, campanhas de sensibilização e envolvimento das comunidades rurais na causa.

Fonte: SECOM BA
Entre os dias 18 e 25 de setembro, a PRF BA promoverá um cronograma de ações que inclui palestras em escolas e em empresas interessadas em debater o tema; Cinema Rodoviário nas unidades da PRF no Estado e fiscalizações educativas para àqueles que circulam nas BRs baianas.

“Somos Todos Responsáveis Por Um Trânsito Melhor”. Esse foi o compromisso firmado no evento de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2023, realizado nesta segunda-feira (18), no auditório da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, em Salvador.

A cerimônia contou com a presença do superintendente da PRF BA, Vagner Gomes, além de integrantes de órgãos ligados ao trânsito, segurança, saúde e representantes de outras instituições, autoridades, membros da sociedade civil e convidados, que muito engradeceram o evento.

Para o ano de 2023, o tema escolhido é "No Trânsito, Escolha a Vida", com foco na promoção da conscientização coletiva e o cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade.

De 18 a 25 de setembro, a PRF BA preparou um cronograma de ações que inclui palestras em escolas e em empresas interessadas em debater o tema; Cinema Rodoviário nas unidades da PRF no Estado; distribuição de material informativo e fiscalizações educativas para àqueles que circulam nas rodovias baianas.

Além das atividades educativas, as equipes estarão mobilizadas em todas as regiões do estado e realizarão comandos com foco na travessia segura de pedestres, no pedal legal para os ciclistas, segurança no transporte de cargas e passageiros, além das já conhecidas condutas que potencializam as chances de acidentes como alcoolemia, não uso do cinto de seguranças, celular ao volante, ultrapassagens proibidas e transporte irregular de crianças.

Também serão intensificadas as postagens sobre trânsito nas redes sociais.

O intuito é somar forças na preservação da vida e chamar a atenção da sociedade para a segurança no trânsito, internalizando valores que contribuam com ações e comportamentos de valorização da vida.

A PRF convida todos a participarem ativamente da Semana Nacional de Trânsito, respeitando as regras e sinalizações, praticando a direção defensiva e sendo parte da solução para um trânsito mais seguro. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas no trânsito.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente e é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

A iniciativa da Semana Nacional de Trânsito está alinhada à promoção da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, proposta pela Organização das Nações Unidas. Nesse contexto, o Brasil e outros países comprometeram-se a reduzir a violência no trânsito, estipulando uma meta de redução de 50% das mortes para o período. O país encontra-se em conformidade com o Plano Nacional de Redução de Mortes (PNATRANS) e com o Plano de Contingência para Prevenção e Enfrentamento aos Acidentes Graves (PCPEAG), com o objetivo de reduzir os índices de Acidentes Graves e Mortos nas rodovias federais no período de junho de 2023 a dezembro de 2023.

Fonte: PRF
Ônibus com destino a Irecê/BA

A 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi acionada, via 193, informando de incêndio veicular na BR-020.

A guarnição deslocou e verificou que um ônibus da empresa Índio Turismo, que transportava 42 passageiros de São Paulo com destino a Irecê-BA foi consumido por um incêndio na Rodovia BR-020, entre o trevo de Posse-GO e o povoado Rodovilândia.

As causas do incêndio ainda não foram apuradas, mas felizmente, todos os passageiros saíram ilesos, sem nenhum ferimento. Entretanto, suas bagagens não puderam ser salvas, resultando em perdas materiais consideráveis.

O incidente causou a obstrução de parte da rodovia, gerando transtornos para os viajantes e demandando uma resposta ágil do Corpo de Bombeiros. O combate ao incêndio durou cerca de 3 horas, com a pista paralisada para garantir a segurança das equipes e dos usuários da via.

Para controlar as chamas, foram necessários aproximadamente 8000 litros de água, utilizando as reservas de duas viaturas de combate à incêndio. As condições climáticas desfavoráveis, caracterizadas por ventos fortes e temperaturas elevadas, dificultaram o trabalho dos bombeiros.

Após um esforço conjunto e incansável, as chamas foram finalmente extintas e a pista foi lavada para possibilitar a retomada do tráfego com segurança.

Fonte: CBMGO

Fonte: Grupo Santo Antonio
Em uma das ocorrências, 10 pessoas viajavam em pé no corredor do ônibus.

Policiais rodoviários federais intensificaram a fiscalização na BR 242, com ações voltadas à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade, durante as celebrações dos 332 anos de romarias ao Santuário do Bom Jesus da Lapa que ocorre na cidade de Bom Jesus da Lapa, distante 800 quilômetros de Salvador.

E neste sábado (16), durante fiscalização de trânsito em trecho sob circunscrição da unidade operacional de Seabra, foram flagrados irregularidades no transporte de passageiros. Muitos deles viajavam sem o cinto de segurança.

Foram abordados 4 ônibus que foram fretados para o transporte dos romeiros que retornavam do evento religioso e durante a checagem da documentação e vistoria dos veículos foram constatadas diversas irregularidades, entre elas:

. falta da autorização de viagem emitida pela AGERBA;

. motoristas abordados não possuíam curso obrigatório para a condução desse tipo de veículo;

Em uma das ocorrências, 10 passageiros viajavam em pé no corredor do ônibus. Eles desembarcaram e tiveram que seguir viagem em outro veículo.

 Diante dos fatos, ficou caracterizado o crime de exercício ilegal de profissão/atividade, previsto no art. 47 da Lei de Contravenções Penais. Além das notificações e multas emitidas em razão das infrações de trânsito constatadas, os motoristas dos veículos assinaram o termo de compromisso de comparecimento em juízo e foram liberados.

A PRF alerta que segue com suas ações de fiscalização com a finalidade de garantir a segurança dos usuários nas rodovias federais do estado.

Fonte: PRF

Ontem, domingo, 17, a 38ª CIPM, apreendeu duas motos com sinais de identificador adulterados no município de bom Jesud da Lapa.

Durante abordagens para verificação documental e de regularidade, realizada pela Polícia Militar, policiais da 38ªCIPM identificaram um veículo com a numeração do chassi remarcada. Ao observar a numeração do motor, foi notado que o último número do motor aparentava estar remarcado.

Condutora e veículo foram apresentados na delegacia de polícia civil, a Moto Honda CG 150 FAN, vermelha, placa ESG6151

A outra ocorrência que aconteceu no mesmo dia, foi durante uma blitz realizada pela Polícia Militar, policiais da 38ªCIPM identificaram um veículo em que a numeração do chassi estava remarcada, ao observar a numeração do motor, pode constatar que também foi adulterada.

Em seguida a condutora e o veículo foram apresentados na delegacia de polícia civil, onde foi localizado outro veículo que estava apreendido com a mesma placa, confirmando que se tratava de veículo clonado, uma otocicleta Honda 160 Titan, azul, placa ARC5D99.

Fonte: :Blog do Sigi Vilares/38ª CIPM

Desde o início da tarde do último sábado (16), equipes do 20º Batalhão (20º BBM) atuam em um incêndio que atingiu uma área de vegetação à altura do povoado de Codorna, às margens da BA-160, a cerca de 29 km da sede de Bom Jesus da Lapa. A ocorrência é registrada  sentido Paratinga.

Militares a bordo de dois caminhões e uma viatura de deslocamento rápido atendem à ocorrência. Vários combates foram realizados ainda no sábado (16), o que eliminou focos de grandes proporções e riscos a propriedades.

O trabalho foi retomado na madrugada deste domingo (17), com o monitoramento da área já atingida e o combate direto a novos focos de incêndio. Até o fim da tarde, as equipes e os caminhões permanecerão no local com o objetivo de debelar completamente as chamas.

Além das viaturas equipadas com milhares de litros de água, materiais como mochilas costais abastecidas e instrumentos de sapa são utilizados para combater o fogo onde não é possível chegar a bordo dos veículos.

Não há informações sobre o que deu início às chamas, mas o alerta é para que a população, de maneira geral, continue vigilante quanto ao uso indevido do fogo para queimar lixo ou limpar propriedades, ao descarte de bitucas de cigarros ao lado de rodovias, ao uso de fogos de artifício em áreas de mata ou qualquer outra ação que possa dar início a um incêndio florestal.

Fonte: 20º BBM

Na manhã desta segunda-feira, 18, uma internauta do Blog do Sigi Vilares, flagrou um "pesque e pague", na rua Guiomar Porto, na rua em frente a feira livre no centro da cidade de Barreiras.

De forma inusitada, colocaram uma placa de "pesque pague", para chamar à atenção das autoridades, num enorme buraco e esgoto correndo as margens da rua, que acaba prejudicando os feirantes e transeuntes que passam pelo local.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na manhã de ontem, quarta-feira, 13, por volta das 10h15min desta quarta-feira (13), a guarnição de serviço do PETO da 28ª CIPM, durante rondas na rua 1º de janeiro, centro de Ibotirama, visualizou um indivíduo em atitude suspeita, que ao avistar a viatura policial demonstrou nervosismo, diante disso a equipe realizou a abordagem ao suspeito e fora verificado que o mesmo possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.

Sendo assim, o acusado foi conduzido e apresentado à autoridade policial competente, para que fosse tomada as medidas pertinentes.

Fonte: ASCOM/28ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |