Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje foram identificados 07 (sete) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de três pessoas do sexo masculino de 19, 33 e 41 anos e quatro pessoas do sexo feminino, de 44, 51; e duas de 20 de anos.

Informa ainda que dos 39 (trinta e nove) casos suspeitos que aguardavam resultados, 04 (quatro) foram concluídos. Destes, dois testaram negativo e dois testaram positivo. Os casos negativos tratam-se de uma pessoa do sexo feminino de 33 anos, que teve contato com caso confirmado de Brasília e uma pessoas do sexo masculino, de 21 anos, que teve contato com suspeito.

Já os casos positivos, tratam-se de uma pessoa do sexo masculino, de 33 anos, sem histórico de viagem recente que iniciou os sintomas no dia 08 de maio, foi atendida no PA Coronavírus (HMED) no dia 12 e passou por coleta. E, uma pessoa do sexo feminino, de 50 anos, moradora da zona rural, que teve contato com caso suspeito de São Paulo, iniciou os sintomas no dia 06 de maio e foi atendida na UBS dia 12, notificada e encaminhada ao PA Coronavírus (HMED), onde realizou a coleta para exame.

No momento, a Secretaria de Saúde está monitorando 128 (cento e vinte e oito) casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos exames dos demais casos suspeitos para divulgação. Assim como manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 13 de maio de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Equipes de limpeza da Secretaria de Infraestrutura de Barreiras estão redobrando os trabalhos de poda de árvores, recolhimento de entulhos e higienização de ruas e espaços públicos da cidade. Tudo, para, além de combater o novo Coronavírus, evitar a proliferação das chamadas arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela). Os trabalhos contam com os esforços de mais de 160 homens e mulheres que integram as equipes de limpeza, divididas em diferentes pontos da cidade.



Nesta terça-feira (12) as ações estão no bairro Novo Horizonte e na BR 135, mas recentemente passaram pela praça do Flamengo, bairro Morada Nobre, BR 242 (próxima a barreira sanitária), Recanto dos Pássaros, além de higienização da feira da Vila Rica e todos os becos do Centro Histórico da Cidade. Estes trabalhos são ininterruptos, porém, neste período, considerado de maior incidência de novos casos das arborivores, são intensificados.



O secretário municipal de infraestrutura que traz detalhes sobre os trabalhos, também chama a atenção dos munícipes para o cuidado com a limpeza pública. Para que a cidade fique limpa a contribuição da população deve ser ativa através de atitudes simples e eficazes como: manter lotes limpos e murados, fazendo a capina sempre que necessário, evitar jogar lixo em calçadas, ruas, praças, terrenos e até mesmo dentro dos Rios, bem como fazendo o descarte correto de resíduos sólidos, evitando colocar materiais de construção nos passeios, o que prejudica o trânsito de pedestres e pessoas com deficiência.



“Cumprimos um cronograma de ação que abrange toda a cidade, este ano, além de combater a disseminação das doenças já conhecidas, lutamos contra um novo inimigo: o coronavírus. Para isso, nossas equipes estão se desdobrando nas varrições e capinas diárias, inclusive aos sábados e domingos. O trabalho não para e conta com 10 pessoas nas roçagens de matos, 40 nas capinas e 110 varredores. Além disso, contamos com as equipes fixas de coleta de lixo”, diz o secretário João Sá Teles.



Covid-19 – Desde o início da pandemia do coronavírus a Prefeitura de Barreiras adotou ações estratégias de combate e controle. O município adotou as barreiras sanitárias no aeroporto, terminal rodoviário e rodovias, vacinação em domicílio e “drive thru”, higienização de pontos estratégicos, distribuição de medicamentos para idosos em domicílio, assim como a emissão de decretos com medidas de prevenção e controle para enfrentamento à doença, tendo o isolamento social como principal recomendação da autoridade sanitária.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Agrosul Máquinas – John Deere, realizou na manhã desta sexta-feira (08), um mutirão de desinfecção contra o novo coronavírus no bairro Vereda Tropical e nos Residenciais Sol do Cerrado e Solar dos Buritis.

De acordo com o departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a solução utilizada na desinfecção foi a amônia quaternária, que é um desinfetante altamente efetivo contra bactérias, fungos, vírus, algas, apresentando ainda propriedades detergentes, sendo eficaz contra a Covid-19.

A ação continua esta noite no Centro da cidade, com ênfase nas agências bancárias e em locais de grande movimento e fluxo de pessoas e amanhã (09), a partir das 7h, na área comercial do bairro Santa Cruz.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, destacou o apoio da Agrosul e solicitou que os moradores permaneçam em casa para a sua segurança e a da sua família. 

“Agradeço a empresa Agrosul pela doação do trator para a aplicação do produto, fortalecendo mais uma vez as ações que visam amenizar os impactos da pandemia. E reforço que a população permaneça em casa. O isolamento social é muito importante para evitar a circulação do vírus e que o sistema de saúde sobrecarregue, colocando em risco o atendimento das pessoas”, comentou o secretário.

Na tarde da última quarta-feira (06), a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães entregou a UCC – Unidade de Controle Covid-19, localizada próximo à UPA 24h, para o tratamento de pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus. Até o momento, o município tem três casos confirmados da doença, sendo que dois já tiveram alta, e outros cinco casos suspeitos notificados aguardam o resultado da amostra por parte do LACEN/BA de Salvador.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

CORONAVÍRUS – NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar o terceiro caso positivo de #COVID19 (novo #coronavírus) no município. Trata-se de uma pessoa do gênero feminino, de 41 anos, que chegou de viagem ao Piauí, onde manteve contato com uma pessoa infectada.

Todos os familiares de contato intradomiciliar foram testados e nenhum apresentou resultado positivo. A paciente está sem sintomas que indiquem necessidade de internação hospitalar, permanecendo em isolamento domiciliar, seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A família também permanece isolada e sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica. Os familiares de contato extradomiciliar, também permanecem isolados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Até o momento Luís Eduardo Magalhães não possui casos de transmissão comunitária. Ressaltamos a importância do distanciamento social para que continuemos mantendo o controle da Covid-19 no município.
Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde entregou nesta quarta-feira (06), a UCC – Unidade de Controle Covid-19, para o tratamento dos pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus.

O rito rápido seguiu os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Participaram, além do gestor municipal e do secretário de Saúde, Felipe Melhem; a deputada Jusmari Oliveira; vereadores; o diretor da UCC, Dhiogo Melo; representantes da equipe que vai trabalhar na unidade e representantes das empresas e entidades parceiras.

Entre os parceiros da UCC estão a Agrosul, ASSOMIBA, Bahia Port , BUNGE, Casa de Dormir, COOPROESTE, Coringa, Galvani, Mauricéa, SLC e Governo da Bahia. Durante a solenidade, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que também apoia a iniciativa, doou 1.000 metros de tecido para a confecção de máscaras de proteção.

O Hospital de Campanha foi montado em tempo recorde na sede do CAPS AD III, localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Com grandes adequações para atender as normas técnicas de saúde para o enfrentamento do vírus, bem como, investimentos em equipamentos e instalações, a UCC conta com 21 leitos, sendo 06 com respiradores mecânicos e outros 15 para pacientes moderados que precisem de internamento; e mais um respirador mecânico portátil, que pode ser adaptado a outro leito. Lembrando que a rede municipal de saúde possui 16 respiradores e destes, 07 estão na UCC.

A equipe que trabalhará no Hospital de Campanha é composta por 14 médicos plantonistas, 01 infectologista, 32 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 04 fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 farmacêutico, 04 técnicos de farmácia, 07 técnicos de radiologia, 10 auxiliares de limpeza, 04 copeiras e 08 vigias.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, explicou que os pacientes serão atendidos na unidade através de encaminhamentos da Central de Regulação.

“Estamos preparados para o enfrentamento ao coronavírus no nosso município com a UCC. Esperamos não precisar usar os leitos, mas caso seja necessário, aqui os moradores terão todo o suporte de saúde. Os atendimentos acontecerão por meio de encaminhamentos da nossa Central de Regulação.” comentou Melhem.

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães conta com dois números de telemedicina, cujo objetivo é realizar atendimentos médicos via telefone. São eles: (77) 9 9835 7147 e 9 9835 4235. Assim, os moradores que apresentarem sintomas do novo coronavírus, não precisam se deslocar de suas casas até uma unidade de saúde, colocando em risco a sua saúde e a saúde de toda a comunidade.

Mais informações sobre o funcionamento da UCC podem ser sanadas através do 0800 010 2330.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |