07
Mai / 2020 |
LEM: ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS- NOTA OFICIAL |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje, dia 07 de maio, foram notificados 02 (dois) novos casos com sintomatologia que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).
Tratam-se de duas pessoas do sexo masculino, de 41 e 40 anos. Um testou positivo através de teste rápido realizado na rede particular e outro procurou a rede pública apresentando sintomas característicos da Covid-19.
Ambos tiveram amostras coletadas pela Vigilância em Saúde, que foram encaminhadas ao LACEN, para realização do exame RT-PCR.
A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos exames dos casos suspeitos notificados enviados para o LACEN/BA, e informa que manterá a publicação de um boletim diário devidamente atualizado para que a população fique informada sobre o cenário epidemiológico do município.
Lembrando que apenas com o retorno do RT-PCR positivo, os números de notificação são alterados. Enquanto isso, todos os casos citados permanecem nos boletins como suspeitos notificados.
Luís Eduardo Magalhães/BA, 07 de maio de 2020.
Felipe Morgan Melhem
Secretário Municipal de Saúde
06
Mai / 2020 |
Junior Nogueira. Em breve novo Single! |
06
Mai / 2020 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
06
Mai / 2020 |
Promoção Especial Dia das Mães! |
06
Mai / 2020 |
Agora é lei. Uso obrigatório de máscaras na Bahia. |
Ontem, segunda-feira foi realizada a reativação do PPM do Sítio do Rio Grande. Um anseio da comunidade local que já aguardava por esse evento por mais de 12 anos.
A realização foi feita em parceria com a prefeitura municipal que disponibilizou toda a estrutura logística para que essa inauguração fosse possível, disponibilizando uma viatura além de ter feito a reforma completa e alocado a mobília no imóvel onde agora funciona o PPM.
O evento contou com a participação dos policiais militares que serão responsáveis por oferecer segurança para os moradores do distrito, bem como com a presença do Comandante de Policiamento da Região Oeste, o Cel PM Osival, do Comandante da 85ª CIPM, Cap PM Giovanni, do Prefeito Municipal José Carlos, além de alguns vereadores, secretários municipais e autoridades locais que prestigiaram o descerramento da placa de inauguração.
A ação está alinhada aos objetivos estratégicos da corporação e visa principalmente fortalecer a imagem da Polícia Militar e intensificar as ações de policiamento comunitário aproximando cada vez mais a polícia da comunidade, fazendo valer o slogan do Comandante Geral da Polícia Militar – “PM e Comunidade na Corrente do Bem”
Num momento em que as atenções de todos estão voltadas à pandemia de coronavírus, a Região Oeste da Bahia celebra um marco histórico na área de saúde nesta segunda-feira (4): a formatura da primeira turma de médicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Os 29 novos profissionais tiveram sua colação de grau antecipada devido às ações de combate à Covid-19.
A cerimônia, ocorrida no Campus Reitor Edgard Santos, da UFOB, em Barreiras, contou apenas com a participação de autoridades acadêmicas e dos estudantes. A medida foi para evitar aglomerações. Criado sem setembro de 2014, o curso de medicina numa instituição pública em Barreiras era um desejo antigo da população e possibilitou que muitos estudantes da Região não precisassem mais buscar essa formação em outros locais.
Deyse Câmara é uma delas. Natural de Cotegipe, a jovem de 24 anos, realizou dois sonhos: o de ingressar no curso e retornar para perto da família, após uma temporada de estudos no estado de Goiás. Agora formada, ela pretende retribuir a chance dada e seguir o trabalho já desenvolvido nas unidades de saúde. “O sentimento que prevalece, sem dúvidas, é o de gratidão. Por isso, pretendo trabalhar aqui, não apenas por ser filha da região e ter a oportunidade de conviver com todas as pessoas que eu amo, mas porque realmente precisamos de mais profissionais médicos, principalmente especialistas”, pontua a médica, que já planeja a residência em 2020.
A ibotiramense Ludnna Baraúna, de 26 anos, está feliz por escrever seu nome na história da saúde do Oeste da Bahia e cumprido seu dever. Segundo ela, apesar das dificuldades comuns em primeiras turmas de Medicina, a UFOB possibilitou uma maior proximidade com professores e servidores gabaritados, o que nem sempre acontece em instituições maiores. “Poder aprender e estar ativa em projetos nos bairros de Barreiras me possibilitou experiências que marcaram minha formação ”.
O médico Rhamon Lacerda, 31 anos, também ressalta o papel dos estudantes na construção do curso. “Não foi fácil ser a primeira turma de Medicina no Oeste da Bahia e também numa universidade nova. Todos tinham o dever de ajudar a construir o curso. Sempre fazíamos reuniões, participávamos de conselhos, estudava como funcionava o curso e a grade das outras instituições. A UFOB sempre nos ouvia e, mesmo com as burocracias, a gente conseguia adequar as disciplinas, professores, estágios, dentre outras coisas”.
Para o coordenador do curso, o médico e professor Lancaster Diniz, os novos médicos contribuirão para a melhoria da saúde regional. “Para o Oeste da Bahia, contar com profissionais médicos formados aqui é uma coisa muito importante. Esses ex-estudantes, agora médicos, têm uma noção boa das dificuldades e limitações enfrentadas no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles terão um papel importante e ocuparão espaços em Barreiras e municípios do entorno”, destaca.
A formatura da primeira turma do curso de medicina da UFOB é ainda um marco para a consolidação do processo de interiorização do ensino superior público federal no oeste baiano. De acordo com o reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, “baseado em todo o conhecimento e experiências adquiridos em quase 6 anos de vivência universitária, esses novos médicos estão preparados para reafirmar nossas esperanças, salvar vidas e contribuir para o fortalecimento do sistema brasileiro de saúde.”
O curso de Medicina da UFOB conta atualmente com 384 estudantes. O ingresso ocorre por meio do Enem/Sisu, com 80 vagas anuais. Desde o começo da graduação, os estudantes desenvolvem atividades em bairros de Barreiras e em alguns municípios do Oeste.
Formandos primeira turma de Medicina da UFOB:
Alexandre Lacerda; Alex Mendes, Bruna Gontijo; Bruno Clécio; Camille Lavigne; Deyse Camara; Denise Oliveira; Eduardo Soares; Fabrício Ataídes; Iana Kátia; Ingridy Caroline; Jaisa Leite; Jessica Guache; Júlia Lima; Lara Fonseca; Kaio Santana; Lorrany Franco; Luanna Pimenta; Lucas Guimarães; Ludnna Baraúna; Maria Luiza Rigo; Mariana Dias; Mariana Montalvão; Milena Mendonça; Rhamon Lacerda; Sissi Borges; Thales Rodrigues; Thayze Brito e Wallace Dantas.
05
Mai / 2020 |
Promoção Especial Dia das Mães! |
05
Mai / 2020 |
Agora é lei. Uso obrigatório de máscaras na Bahia. |
05
Mai / 2020 |
ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS: PREFEITURA DE LEM INTERDITA TRÂNSITO NAS IMEDIAÇÕES DA CAIXA |
Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, interditou a Rua Pernambuco, entre as Ruas Ruy Barbosa e Clériston Andrade, no Centro da cidade.
De acordo com o secretário da pasta, Daniel Álvares, a medida pretende garantir o distanciamento entre as pessoas que estão em busca de atendimento na agência da Caixa Econômica Federal para o saque do auxílio emergencial.
"Desta forma diminuímos o risco de contágio da Covid -19 e organizamos a fila para tentar agilizar o atendimento", explicou Daniel Alvares.
Ainda de acordo com o secretário, a Sutrans e a Guarda Municipal estão desde as primeiras horas da manhã organizando a logística e o ordenamento das pessoas nas filas. Conforme o fluxo for diminuindo ao longo do dia, os agentes de trânsito liberarão meia pista no local.
A medida poderá ser realizada ao longo desta semana conforme a demanda do banco. Hoje a interdição parcial da Rua Pernambuco acontece até o término dos atendimentos na agência. Ainda nesta terça-feira, a Secretaria também realizará a demarcação dos lugares no asfalto respeitando o distanciamento entre os clientes.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Saúde, segue com a vacinação contra a gripe nas salas de vacina nas Unidades de Saúde do município. Estão sendo vacinados idosos, profissionais das áreas da saúde, segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, gestantes e puérperas até 45 dias.
O Departamento de Vigilância em Saúde alerta que as pessoas com doenças crônicas devem apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico da doença.
Entre as doenças consideradas crônicas estão cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias e diabetes, além de pacientes classificados como imunodeprimidos, aqueles que possuem o sistema imunológico debilitado devido à doenças como câncer, HIV/Aids, imunodeficiências congênitas ou pelo fato de terem se submetido a algum tipo de transplante.
A vacinação para gestantes e puérperas que iniciaria no próximo dia 09 de maio, foi antecipada e acontece até o dia 17 de maio em todos os postos de saúde e para as pacientes do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá.
A próxima fase da campanha inicia no dia 18 de maio e beneficiará adultos de 55 a 59 anos de idade, crianças de 06 meses a menores de 06 anos e professores das escolas públicas e privadas. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
04
Mai / 2020 |
NOTICIA |
04
Mai / 2020 |
Agora é lei. Uso obrigatório de máscaras na Bahia. |
04
Mai / 2020 |
Promoção Especial Dia das Mães! |
A Caixa Econômica Federal vai abrir duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira (4). A mudança, válida para todo país, visa agilizar o atendimento e evitar grandes filas e aglomerações devido ao saque do auxílio emergencial de R$ 600. Assim, as agências funcionarão das 8h às 14h. Segundo a Agência Brasil, o banco também anunciou o aumento no número de vigilantes. Serão mais 2,8 mil que vão se juntar aos 2 mil já existentes. Outras 389 recepcionistas também vão reforçar orientação e atendimento ao público.
Ainda segundo informações, o pagamento da segunda parcela do benefício, deste mês, será reformulado e divulgado após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, prevista para esta semana.
Canais Digitais - A Caixa informou que a prioridade é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo “Caixa Tem”. Por isso, só devem ir pessoalmente às agências os usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e querem receber o benefício em dinheiro.
O banco orienta que aqueles que receberam o crédito por meio da “Poupança Digital Caixa” devem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo.
01
Mai / 2020 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |