A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está complementando a pavimentação da Avenida Salvador. Além do asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado A Quente), o meio fio também está sendo colocado ao longo da via que é uma das mais importantes da cidade.
A Avenida Salvador liga a BR 242 aos bairros Cidade Universitária, Residencial 90, Luar do Cerrado, Parque São José, a condomínios e as comunidades da zona rural, Galhinho e Muriçoca. A obra está sendo realizada com recursos próprios do município e regularizará o tráfego no local, uma vez que muitos motoristas utilizavam o sentido proibido para evitar o trecho sem asfalto.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, esta é mais uma etapa do projeto de pavimentação de diversas ruas e avenidas da cidade.
“Assim que passar o período chuvoso, executaremos todo o planejamento de asfaltamento de diversas vias de Luís Eduardo Magalhães. Também realizaremos uma grande operação para recuperar todos os pontos prejudicados pelo grande volume de chuvas na nossa cidade”, explicou Marciano Pauletti.
Realizada na última quinta-feira (05), a Audiência Pública para tratar sobre a elaboração das políticas e do plano municipal de enfrentamento e monitoramento da população em situação de rua em Luís Eduardo Magalhães contou com grande participação popular, além de entidades da sociedade civil organizadas e órgãos do Poder Público, como a Prefeitura Municipal e o Ministério Público.
Atendendo ao Decreto Municipal nº 275/2019, que institui a política municipal para enfrentamento e monitoramento da população em situação de rua, a iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Trabalho e Assistência Social; Saúde; Educação; Segurança, Ordem Pública e Trânsito; Cultura e Turismo; Indústria, Comércio e Serviços e de Governo, junto ao Comitê Gestor Para O Enfrentamento E Monitoramento Da População De Rua, teve como principal objetivo discutir com a população luiseduardense, propostas de aprimoramento das políticas públicas para prestar assistência social, de saúde, educação e segurança aos moradores que hoje se encontram nas ruas e praças da cidade.
O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu após um minucioso trabalho de mapeamento do perfil destas pessoas, enfocando suas características e principais problemas enfrentados, gerando um relatório que visa nortear as ações das secretarias envolvidas, prospectando intervenções estratégicas mais eficientes para ajudar essas pessoas a saírem do seu estado de vulnerabilidade social.
Objeto principal da audiência, o projeto do plano municipal de enfrentamento e monitoramento da população de rua de Luís Eduardo Magalhães (pop-rua/lem) foi apresentado ao público interessado levantando as prioridades que contribuirão com as políticas setoriais que devem compor o plano. Após a apresentação do Plano, foram abertos os tempos de fala ao público, mediante prévia inscrição e com tempo máximo de três minutos, onde os interessados puderam manifestar suas opiniões e contribuir com o processo de discussão do tema.
O Comitê Gestor Intersetorial apresentou os resultados das discussões, ideias, propostas e pesquisa oriundas da parceria com entidades assistenciais do município e um corpo técnico multidisciplinar. Inicialmente, o assistente social Marcelo Silva Firme trouxe dados sobre a pesquisa, bem como o diagnóstico da população em situação de rua. Já o psicólogo Edmo Mendes, foi o responsável por apresentar o plano municipal de enfrentamento e monitoramento à população de rua de Luís Eduardo Magalhães. Para fazer a mediação das perguntas e sugestões formuladas pelos participantes, a palavra foi passada ao presidente da Audiência Pública, o secretário de Trabalho e Assistência Social Fábio Rocha, que após cerca de trinta minutos de explanações e dúvidas, deu por encerrado os trabalhos da Audiência Pública para Elaboração das Políticas e do Plano Municipal de Enfrentamento e Monitoramento à População em Situação de Rua de Luís Eduardo Magalhães.
08
Mar / 2020 |
AVISO: PROBLEMAS TÉCNICOS EM NOSSA LINHA TELEFÔNICA |
07
Mar / 2020 |
Promoção Especial dia das Mães! |
07
Mar / 2020 |
Vem ai a 3ª Half Marathon Runners em LEM-BA |
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza nesta sexta-feira (06), a autorização para a abertura do processo licitatório para a pavimentação de ruas nos bairros Mimoso I e Santa Cruz. O evento acontece às 18h, na quadra de esportes da Escola Municipal Ivo Hering e é aberto ao público.
A obra contemplará a pavimentação asfáltica com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), a execução de meio-fio, sarjeta, calçadas com acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e a drenagem das vias nas áreas de intervenção.
No bairro Mimoso I serão 104.752,10 m² de área pavimentada, com 2.567,26 metros de rede de drenagem. Já no Santa Cruz serão realizadas a pavimentação de 9.188,04 m² e a construção de 607,42 metros de rede de drenagem. O investimento total será de R$ 20.646.154,56 milhões.
No bairro Mimoso I serão beneficiadas as Ruas Alagoas, Amazonas, Manoel Gomes, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Rondônia, Rio de Janeiro, Senhor do Bonfim, Jorge Amado, Dorival Caymmi, Castro Alves, José Cardoso de Lima, Tancredo Neves e Avenida JK e no bairro Santa Cruz a obra contempla a Rua Itabuna.
07
Mar / 2020 |
TODOS CONTRA A DENGUE: SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO EM LEM |
A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães continua intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Uma das medidas é a realização de mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade, com a retirada de lixo e pneus, que acumulam uma grande quantidade de água, favorecendo a propagação do mosquito. Outra ação importante é a distribuição de folhetos informativos e a divulgação do trabalho nos meios de comunicação, além do trabalho de conscientização nas escolas e feiras livres do município.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Felipe Melhem, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias visitaram 2.217 imóveis em Luís Eduardo Magalhães. Segundo as estatísticas, 80% dos focos do mosquito foram encontrados em residências.
“Isso é uma clara demonstração da importância do apoio da sociedade na luta contra o mosquito. Se a população não colaborar, a situação pode ficar ainda pior”, comentou Melhem.
O departamento de Vigilância em Saúde ampliará neste mês de março, as ações de combate à dengue, em virtude do volume de chuvas intercalado com períodos de sol, requerendo desta forma, mais atenção de todos.
“A umidade e as temperaturas elevadas facilitam a proliferação do Aedes aegypti, por isso a união de todos os esforços é fundamental”, complementou o secretário.
Algumas medidas simples são de extrema importância no combate ao mosquito transmissor da dengue. Entre elas não permitir o acúmulo de água em baldes, vasos de plantas, latinhas, garrafas pet e pneus; colocar o lixo apenas no horário da coleta para evitar a ação de animais e o acúmulo de água da chuva; manter as garrafas emborcadas para baixo; colocar areia nos vasos de plantas e manter as caixas d’água cobertas.
Para denunciar possíveis focos do mosquito, basta ligar para o Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães. O número é o (77) 3628 3684.
06
Mar / 2020 |
Bahia registra primeiro caso de coronavírus |
A Bahia registrou o primeiro caso de coronavírus. O caso foi divulgado nesta sexta-feira (6) pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, nas redes sociais.
Segundo Vilas-Boas, trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. "Comunico a confirmação do primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje", disse o secretário.
A Bahia é o quarto estado a registrar a doença. Também há casos em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde informou que há, ao todo, oito casos no país (saiba mais aqui).
06
Mar / 2020 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
05
Mar / 2020 |
Bahia Farm Show 2020 está chegando |
Faltando mais de dois meses para o início da Bahia Farm Show 2020, a feira internacional de tecnologia agrícola e negócios contabiliza a marca histórica de vendas dos espaços oferecidos aos expositores – considerando o mesmo período das edições anteriores – já ocupados, totalizando 90% da área. O número revela, mais uma vez, a força do evento e a sua consolidação como feira internacional, com participação cada vez mais efetiva de expositores de outros países interessados em mostrar suas marcas, produtos e serviços. A Bahia Farm será de 26 a 30 de maio, no município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.
Em 2019, quando comemorou 15 anos, a BFS contabilizou um resultado superior a R$ 1,9 bilhão em volume de negócios, cifras que posicionaram a feira entre as principais da América Latina. Os mais de 68 mil visitantes que passaram pelo evento se depararam com uma feira 30% maior em relação a 2018, graças ao segundo pavilhão coberto, inaugurado no ano passado e que abrigou 62 expositores que nunca haviam participado do evento, mas que gostaram tanto da experiência que já confirmaram o retorno. Para esta edição de 2020 a expectativa dos organizadores é que os espaços oferecidos se esgotem em breve. Dos já comercializados, 20% são de expositores estreantes.
“A grande procura e a consolidação das vendas para esta edição da Bahia Farm Show se atribui ao bom desempenho da agricultura na região, com expectativa, mais um ano, de uma safra promissora. Costumo dizer que se a agricultura vai bem, a economia vai bem. Atrelado a isso está uma equipe de pessoas comprometidas que trabalham duro e que ao final de cada edição, começam a organizar a próxima. O resultado não poderia ser outro a não ser um evento que atrai cada vez mais expositores e que movimenta toda a economia regional, com geração de empregos, renda e oportunidades”, destaca a gerente comercial da feira Regiane Oliveira.
Além de contratos em fase de fechamento, para esta edição já estão confirmados 210 expositores nos segmentos de maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, aviação, veículos, software, tecnologia de irrigação, entre outros produtos e serviços. O Complexo Bahia Farm Show compreende uma área total de 144 mil m2, moderna e completa infraestrutura com ruas 100% asfaltadas, restaurantes, auditórios, amplos estacionamentos, posto médico, sanitários e segurança 24 horas.
A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.