Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, está realizando uma série de ações visando o combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A iniciativa foi intensificada com o objetivo de diminuir os potenciais criadouros, reduzindo a possibilidade do aparecimento de casos das doenças no município. 

O trabalho educativo já foi realizado em pontos estratégicos, como as feiras dos bairros Jardim das Acácias, Mimoso II e Santa Cruz. Os agentes também conscientizaram passageiros que embarcavam e desembarcavam no terminal rodoviário de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, um trabalho de extrema importância, principalmente nesta época do ano em que o calor e a umidade favorecem o aparecimento de focos do inseto.
 
“Se cada um fizer a sua parte não há dúvidas de que o município não enfrentará problemas com o aumento do número de casos das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, principalmente a dengue”, exclamou Arisleide Bispo. 

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e jarros de plantas. Outras medidas também são fundamentais, como limpar sempre as calhas dos canos, não jogar lixo em terrenos baldios, acondicionar o lixo sempre em sacos fechados e deixar materiais que possam acumular água ao abrigo da chuva. 

“Estamos trabalho intensamente para que a nossa população não tenha problemas com a dengue. Estaremos realizando esse trabalho educativo em vários pontos da cidade para que a população saiba o que fazer e ajude nossas equipes nesse trabalho permanente de saúde pública”, finalizou Arisleide Bispo.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA











Ontem, segunda-feira, 3, uma cerimônia marcou o primeiro dia letivo do Colégio da Polícia Militar em Barreiras.

Após a semana de adaptação, período em que aprendem noções do regimento escolar, hierarquia e disciplina, os alunos novos apresentaram-se aptos a incorporarem ao corpo discente da escola.

"Os integrantes da família CPM são recebidos de braços abertos e desejam a todos um ano significativo e de muito aprendizado.", disse a coordenação.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa Cidade que te Quero Verde, realizou no último sábado (1º), um mutirão para o plantio de árvores nativas do Cerrado, no loteamento Cidade Alta. A ação aconteceu na área do campo de futebol da localidade e em frente às residências dos moradores, reunindo servidores da secretaria, catadores do programa Coleta Seletiva Solidária e pessoas da comunidade.

De acordo com biólogo e secretário da pasta, Alcides Meira, a iniciativa visa incentivar a preservação do meio ambiente através do plantio de mudas e do cuidado com as árvores, envolvendo a participação dos moradores para a criação de uma consciência ecológica e sobre a importância da existência de árvores para a melhoria da qualidade de vida na zona urbana.

“Neste mutirão, juntos com a comunidade, plantamos mudas de diversas espécies, entre elas, ipê-rosa, pata-de-vaca, moringa e jacarandá-mimoso. Essas árvores vão trazer oxigênio, conforto térmico, vida e embelezamento para o bairro”, comentou o secretário.

Além de realizar o plantio das mudas, o programa Cidade que te Quero Verde também visa a oferta e a entrega de mudas para as pessoas que desejam contribuir com o meio ambiente e plantar uma árvore em sua residência. Para tanto, basta preencher o formulário de adesão na Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, localizada na Rua José Cardoso de Lima, no Centro da cidade ou então diretamente no Viveiro Municipal, que se encontra na rua Teixeira de Freitas, no bairro Santa Cruz, próximo da Escola Municipal Amélio Gatto, e retirar a muda de árvore nativa do cerrado.

O mutirão contou ainda com o trabalho de divulgação junto aos moradores sobre o programa Coleta Seletiva Solidária, que realiza o recolhimento do lixo reciclável no município. Os catadores conscientizaram a população sobre a importância da sua participação não somente para a contribuição à economia solidária, como também, para a diminuição dos resíduos sólidos que são descartados no lixo comum e que poderiam ser reaproveitados e/ou reciclados. Os catadores também realizaram a coleta de materiais recicláveis nas residências dos moradores e recolheram os materiais depositados de forma incorreta nos terrenos baldios do loteamento.

Mais informações sobre os programas Cidade que te Quero Verde e Coleta Seletiva Solidária podem ser solicitadas através do telefone: (77) 3628 3800.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Na manhã desta segunda-feira (03), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Educação, abriu a Semana Pedagógica 2020, com o tema Ensinar: Inovar, Avançar, Cooperar. O evento foi realizado no Quatro Estações Hall e reuniu professores, coordenadores, diretores e vice-diretores escolares. Também compareceram secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada e do Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Maria Rosilene Sertão, destacou sua importância que proporciona ainda mais qualificação para os educadores de Luís Eduardo Magalhães.

"Este é um momento muito importante para os nossos profissionais da educação. Com certeza eles sairão daqui mais preparados para garantir um ensino de qualidade para os milhares de alunos da rede municipal de ensino", comentou Maria Rosilene Sertão.

Neste primeiro dia, os profissionais da educação participaram das palestras ministradas por Leandro Alves de Carvalho Júnior da Capelania Escolar; pelo diretor da WWI no Brasil, Eduardo Athayde; pela diretora executiva do Fórum Nacional das Mantenedoras de Educação Profissional e Tecnológica, Cleunice Rehem e pelo renomado palestrante Dado Schneider. A Semana Pedagógica continua até a próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro.

O prefeito Oziel Oliveira enfatizou o esforço do poder público municipal no sentido de melhorar as condições de trabalho e atender às reivindicações dos professores. O gestor também comemorou a construção de doze escolas e anunciou que as inaugurações começarão nos próximos dias, sendo a unidade do bairro Vista Alegre, a primeira a ser entregue.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
O desempenho do Comércio Exterior baiano, em 2019, foi puxado pelo crescimento de 27,2% do saldo comercial e pelo aumento para 48,5% do total das exportações do estado na região Nordeste. Já a participação das exportações para China caiu para 27,4%, apesar do país asiático continuar sendo o principal destino de saída de mercadorias baianas. A diminuição dessa dependência no total exportado pelo estado é positiva, pois significou a elevação na participação das exportações para outros países como Cingapura e Suíça, que mais que dobraram, saltando de 3,8% para 8% e de 1,3% para 2,9%, respectivamente. Os dados constam do Informe de Conjuntura Econômica, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta segunda-feira (3).
 
Os números positivos não são somente do Comércio Exterior. O volume de investimentos privados, implantados em 2019, com incentivos do Estado, foi de R$ 4,5 bilhões com a geração de 4,6 mil empregos. De acordo com o vice-governador e titular da SDE, João Leão, a tendência é o avanço continuar. Dados do informe mostram que a estimativa para o Brasil assinalou elevação de 1,1% em 2019 e projeta crescimento acima de 2% em 2020. “O desenvolvimento econômico aqui é forte. Mantemos o ambiente de negócios saudável e trabalhamos focados na atração de investimentos. Até o próximo ano, estão previstos investimentos privados de R$ 18 bilhões e a geração de 27,8 mil empregos”, afirma Leão.
 
O diretor de Desenvolvimento e competitividade Industrial da SDE, Paulo Henrique de Almeida, destaca que "normalmente, quando se fala em conjuntura no Brasil, os dados são focados nas estatísticas e elas, em geral, são dados do passado. Quando, na verdade, a análise de conjuntura interessante é a que aponta para o futuro, contendo indicadores antecedentes. E é isso que estamos fazendo neste informe”. 
 
Para exemplificar os indicadores antecedentes, o diretor cita um índice que ajuda na análise futura: o movimento de caminhões em estrada pedagiada no Brasil, dado nacional publicado pela Associação de Concessionária de Rodovias, ajuda a avaliar a dinâmica de crescimento da economia em um horizonte de curto prazo. Se o número de caminhões na estrada cresce, significa que as mercadorias, os insumos e matérias-primas estão circulando mais, apontando uma produção maior alguns meses à frente.
Fonte: Ascom SDE













Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu pacientes que fazem tratamento e acompanhamento contra o glaucoma dos municípios de Mansidão, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Cristópolis, Cotegipe, Angical, Luís Eduardo Magalhães e de São Desidério. Organizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o mutirão teve como principal objetivo o diagnóstico, tratamento da doença, bem como um atendimento específico para quem abandonou o acompanhamento médico.

“Esse evento organizado pela Sesab ofereceu atendimento clínico com o médico oftalmologista que trabalha frente ao estado para alguns pacientes pela primeira vez. A Prefeitura de Barreiras, por meio do Projeto Saúde Humanizada, ofereceu toda estrutura para a concretização desse mutirão. Mais de 600 pessoas passaram pela sede do Idade Viva e antes do atendimento ao clínico, tiveram acompanhamento das equipes da Atenção Básica, também na organização e logística”, pontuou Anderson Vian, secretário de saúde.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que pode provocar lesões no nervo ótico, quando não tratado adequadamente, pode levar à cegueira. No mutirão, foram realizados exames de medição da pressão ocular e avaliação do fundo de olho, além da dispensação de colírios. Dona Corina Marçal faz tratamento há mais de 10 anos, aproveitou para atualizar a receita e adquirir o colírio. “Fazer o acompanhamento é muito importante, sabemos que é uma doença que precisa ser monitorada o tempo todo, por isso estou na fila para receber o medicamento adequado para o meu problema”, disse.

Já Alex Thiago acompanhou o sogro Aurelino José de 69 anos na consulta oftalmológica. “Moramos em Cristópolis e chegamos aqui bem cedinho. Essa é uma grande oportunidade e fomos bem atendidos em Barreiras, agora é monitorar de perto essa doença”, destacou.

DIRCOM

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |