Classificada pelos profissionais de saúde como arboviroses, doenças infecciosas transmitidas por insetos e aracnídeos, dengue, zika e chikungunya, contraídas através da picada do mosquito Aedes Aegipty, são combatidas diariamente por meio das ações dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses. Esta semana, em Barreiras, os trabalhos estarão concentrados até a quinta-feira, 01, no Levantamento de Índice Rápido para Infestação do Aedes Aegypti – LIRA.
Os agentes de endemias atuam uniformizados, com bolsa personalizada e crachá. Em 2018, foram notificadas 329 pessoas com dengue, e já nesse primeiro semestre de 2019, até junho, foram atendidos 2.012 pessoas com suspeita da doença
“O trabalho do agente é feito diariamente, de casa em casa e a pé, é muito importante que os moradores atendam esse profissional. É por meio dele que identificamos onde estão os focos do mosquito da dengue e também promovemos o controle de doenças como Leishmaniose e Chagas”, informou Arian Sodré, coordenador de endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras.
Atualmente, Barreiras possui cerca de 100 agentes, são sete equipes em campo, realizando visitas às residências, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas, a população também pode entrar em contato como o Centro de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (77) 3613-6700.
“Sabemos da preocupação dos proprietários dos imóveis com relação à segurança, principalmente depois que uma matéria antiga onde indivíduos se passaram por agente de endemias foi republicada na imprensa do estado e local como se fosse uma ocorrência recente, mas frisamos que os nossos profissionais possuem fardamento e acessórios específicos para atuar nas visitas aos bairros, facilitando a identificação. Em caso de dúvidas verifique primeiro, mas o acesso do agente às residências é fundamental para o controle das arboviroses”, destacou Ubirajara Marques, coordenador da Centro de Zoonoses.
Em viagem à Salvador, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, se reuniu na quinta-feira (25) com o governador da Bahia, Rui Costa e com o presidente da Santana Textiles, Raimundo Delfino. Na pauta, a confirmação da instalação da mais moderna indústria de fios de algodão do Brasil, no Centro Industrial do Cerrado (CIC).
Também participaram do encontro, a deputada estadual, Jusmari Oliveira; o deputado federal Otto Alencar Filho e Dalmary Oliveira, que acompanhará o andamento do projeto em Luís Eduardo Magalhães.
A unidade do grupo Santana Textiles que será implantada no município, terá a capacidade inicial de processar 1.700 toneladas mensais de algodão e de produzir 1.500 toneladas de fios, gerando 300 empregos diretos em Luís Eduardo Magalhães.
Para o chefe do executivo municipal, a instalação dessa empresa além de gerar centenas de vagas de emprego para os moradores, também possibilitará o surgimento de novos negócios para o município.
“Estou muito feliz com esta conquista para a nossa cidade e para o nosso povo! A vinda desta importante indústria estruturará o nosso projeto de polo têxtil para o Centro Industrial do Cerrado. O algodão que é cultivado em nossa região é de excelente qualidade e agora está chegando uma grande indústria para transformar a nossa riqueza em mais empregos, gerando crescimento e desenvolvimento para Luís Eduardo Magalhães”, comentou Oziel Oliveira.
A vinda do grupo Santana Textiles é resultado das arrojadas ações do executivo municipal, que empreende através da captação de empresas e negócios, objetivando a geração de emprego e renda para o município. O grupo, implementará o projeto do polo têxtil, com a visão de que a verticalização da cultura do algodão é a maior oportunidade para o fortalecimento do processo industrial de Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com a deputada estadual, Jusmari Oliveira, a oferta de energia elétrica de qualidade para a instalação da empresa está garantida. Após reuniões realizadas junto à diretoria da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a concessionária se comprometeu e assegurou aos investidores, que fornecerão energia elétrica necessária para o funcionamento do empreendimento.
Vale ressaltar, que a vinda do grupo Santana Textiles, também é fruto dos resultados positivos da implantação do Centro Industrial do Cerrado em nosso município. Criado na primeira gestão do prefeito Oziel Oliveira, somente em dois anos e sete meses, o CIC já atraiu nove novas indústrias, sendo elas: Alfa Transporte e Logística Ltda, Oeste Grãos Ltda, GW Construção e incorporação Ltda, Mauricéa Alimentos, LC Construtora e Pré-moldados, Sacaria e Empacotadora de Cereais Novim, Stipanich & Medeiros Ltda, Proten Produtos Agropecuários Ltda e agora a Santana Textiles.
Sobre a empresa - A Santana Textiles é uma das maiores empresas têxteis das Américas, que ocupa posição de destaque entre as indústrias do setor e consolida sua expertise na fabricação e no desenvolvimento de tecidos denim básicos, diferenciados e inovadores.
A qualidade Santana é garantida através de seus parques industriais de última geração, no rigoroso controle de processos e uma filosofia que valoriza e capacita seus colaboradores atendendo assim com excelência as demandas de seus clientes. Tem presença comercial em todo o Brasil através de uma das maiores equipes comerciais do país.
A Grande Festa do Motorista que teve inicio quinta-feira (25), foi encerrada neste domingo (28), em Luis Eduardo Magalhães com a tradicional carreata que envolveu vários motoristas com seus veículos caminhões. A carreata aconteceu nas principais Avenidas da cidade deste município, saindo do Posto Mimosão BR-242, passando pela avenida JK e terminando na Gruta.
Esta data é uma homenagem muito importante aos autônomos e profissionais que trabalham diariamente nas estradas, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do Município, Região, Estado, Brasil e Mundo.
Eles merecem todo nosso respeito e admiração. Entre um dos organizadores do evento está o empresário do Grupo Santo Antônio - Antonio Tadeu Muterle, que todos os anos faz parte da organização do evento junto com o Grupo São Francisco e o Grupo GNP.
100% do valor arrecadado nesta grande festa é entregue a APAE, para que ela consiga dá continuidade as suas obras e assim poder atender mais crianças especiais. Sendo assim, todo dinheiro arrecadado é bem vindo.
26
Jul / 2019 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
Seguindo no ritmo de lançamentos de obras por toda a cidade, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos e da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, assinou na noite dessa terça-feira (23), mais uma ordem de serviço, dessa vez para a construção de uma Praça Sustentável no bairro Flamengo. A obra que faz parte do Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável, também integra o maior pacote de obras já executado por uma prefeitura em todo estado, que já perfaz 46 obras em execução, entre pavimentação, construções de postos de saúde, escolas, quadras poliesportivas, praças e creches, que seguem gerando emprego e transformando a Capital do Oeste na zona urbana e rural.
De acordo com o secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, a praça que será construída com recursos da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, é a segunda nesse modelo construída pela atual gestão e será baseada no conceito de sustentabilidade ambiental, com ciclovia, pista para caminhada, parque infantil com material oriundo de eucalipto tratado, paisagismo com árvores nativas do cerrado, gramado, iluminação e academia ao ar livre.
Com a recente pavimentação asfáltica concluída em todo o bairro, Jorge Araújo, morador do Flamengo há 28 anos, não esconde a satisfação com mais uma obra. “Esse é um bairro muito bom, e há muito tempo esperávamos por essas melhorias. Com certeza teremos uma melhor qualidade de vida com essa Praça, o que deixará a localidade mais bonita, será também um bairro farto de área pública”, disse satisfeito.
Além de beneficiar crianças, adultos, idosos e a juventude do Flamengo e de bairros próximos como ponto de encontro e diversão diária, a construção da Praça Sustentável também irá garantir aos devotos de Nossa Senhora de Fátima, um espaço mais agradável e bonito para realizações de eventos. Muito satisfeito com a receptividade dos moradores, o prefeito Zito Barbosa garantiu durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de mais um equipamento público, a conclusão dos meios-fios e sarjetas no bairro.
“Agradeço imensamente à Deus por esse momento tão importante em que assinamos mais uma ordem de serviço em nossa cidade. Começamos essa maratona antes do aniversário de 128 anos de Barreiras, quando lançamos o maior pacote de obras já executado por uma prefeitura em toda a Bahia. São mais de 46 obras que estão sendo construídas e a cada semana estamos dando ordem de serviço de mais obras para nossa cidade. A construção dessa Praça Sustentável no entorno da Igreja Nossa Senhora de Fátima irá proporcionar muito mais qualidade de vida aos moradores do Flamengo. Já concluímos a pavimentação asfáltica destes quatro bairros, Novo Horizonte, Bandeirantes, Serra do Mimo e aqui do Flamengo, e em breve estaremos concluindo a aplicação dos meios-fios e as sarjetas, para realizarmos uma grande festa comemorando essa transformação”, destacou Zito Barbosa.
Além do secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior, o ato administrativo contou também com a presença dos vereadores Alcione Rodrigues e Francisco Sobrinho, do secretário de indústria e comércio, Carlos Costa, de infraestrutura e obras, João Sá Teles, de segurança e trânsito, Júnior Sampaio, da administração Gislaine Barbosa, chefe de gabinete Marileide Carvalho, do presidente da Associação de Moradores do bairro Flamengo, João Araújo e demais lideranças políticas.
25
Jul / 2019 |
25 DE JULHO, DIA DO MOTORISTA! |
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde oferece a população atendimentos e acompanhamento odontológico de qualidade. Os postos de saúde fazem os procedimentos básicos que são realizados pela equipe de saúde bucal da rede de atenção básica. Os pacientes com casos de maior complexidade são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
De acordo com o diretor de Promoção da Saúde Bucal, Dr. Gustavo Ribeiro, são realizados mensalmente no CEO, cerca de 900 procedimentos odontológicos e entregues aproximadamente 100 próteses dentárias móveis. O procedimento para a prótese é realizado todo último sábado de cada mês.
A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas é composta por dez especialistas, sendo três endodontistas, dois odontopediatras, um clínico geral, dois cirurgiões buco-maxilo, um periodontista e um dentista especializado em atendimento para pacientes especiais.
“Estamos trabalhando para oferecer a cada paciente um atendimento de qualidade e proporcionando orientações para que esse paciente tenha consciência da importância do cuidado com a saúde bucal”, declarou Ribeiro. “E para melhor atender os trabalhadores, nós também contamos no CEO com atendimentos no período noturno” finalizou.
O Centro de Especialidades Odontológicas de Luís Eduardo Magalhães está localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Policlínica Municipal, entre os bairros Santa Cruz e Florais Léa. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h.
25
Jul / 2019 |
Programa Borboleta realiza capacitação com monitores para a prevenção abuso sexual infanti |
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realizou na última segunda-feira (22), uma capacitação com os monitores das unidades de educação infantil, sobre a importância da prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi organizada pelo Programa Borboleta, que recebeu o apoio da secretaria de Educação.
De acordo com a coordenadora do programa, a ação abrangerá todos os gestores escolares e professores da educação infantil, com o intuito de identificar possíveis vítimas desse tipo de agressão. “As crianças passam boa parte do tempo nas escolas e ninguém melhor do que os funcionários para identificar qualquer tipo de mudança no comportamento dos meninos e meninas”, afirmou Flávia Rizkalla.
Durante a palestra, a equipe do Programa Borboleta elencou alguns sintomas de prováveis vítimas de abuso infantil, como crianças extremamente submissas, agressivas e antissociais, as que apresentam brincadeiras sexuais em excesso, as que resistem em retornar para casa e têm resistências à adultos do sexo oposto, além de meninos e meninas que apresentam dificuldade de concentração, que fogem de casa, depressivas, com comportamento de automutilação e permanente sentimento de culpa.
De acordo com os especialistas, cerca de 80% dos casos envolvem meninas. Destas, 49% têm entre 2 e 5 anos e 33% possuem idade entre 6 e 10 anos. Ainda de acordo com as estatísticas, em 2018 foram registrados através do Programa Borboleta 17 casos em Luís Eduardo Magalhães, sendo 76% envolvendo crianças do sexo feminino.
Para fazer denúncias sobre casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, os moradores podem ligar para o Programa Borboleta através do número (77) 9 9701 1617, para a Polícia Militar através do 190 ou então para o Conselho Tutelar pelo número (77) 9 8802 4773. As próximas etapas do treinamento serão realizadas nos dias 31 de julho, 13 e 15 de agosto.
25
Jul / 2019 |
Alunos das escolas municipais do campo recebem agasalhos do projeto “Algodão que Aquece” |
Os alunos da Escola Municipal Adroaldo Fernandes de Morais, localizada na comunidade do Cerradão, vivenciaram uma manhã de solidariedade na segunda-feira, 22, com a chegada do Projeto “Algodão que Aquece” e os agasalhos que foram doados pelo Núcleo Mulheres do Agro, com apoio das empresas Cia Seeds, FMC, J&H Sementes e da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa). A iniciativa tem como objetivo, atender os alunos em vulnerabilidade social, que nesta época do ano, enfrentam as baixas temperaturas, principalmente nas comunidades ribeirinhas, que chegam a registrar 10 graus no início da manhã.
Alegres, os alunos comemoraram as doações ao lado da diretora da escola, Joeline Caires Soares que dividiu as experiências e a situação de muitas famílias nessa época. “Os agasalhos chegaram em boa hora, e esta campanha exala fraternidade, solidariedade e muito amor. Sei das necessidades dos alunos, e muitos chegam embrulhados em cobertor, mas a partir de agora, ficarão mais aquecidos”, disse.
A madrinha do projeto e diretora da Abapa, Alessandra Zanotto, falou sobre o reforço das empresas, o que possibilitou ampliar a quantidade de crianças beneficiadas. “Essa é uma ação muito feliz, e as Mulheres do Agro pelo segundo ano idealizam a campanha “Algodão que Aquece” com a preocupação de proteger do frio essas crianças, porque sabem que muitas famílias não têm dinheiro para comprar uma blusa. A experiência de hoje mostra o crescimento desse projeto e abre os horizontes para que ele possa chegar ainda mais longe”, afirma.
A subsecretária de educação, Emília Moreno, esteve presente no evento, destacando a importância de ações solidárias e a parceria da Prefeitura de Barreiras com Abapa e empresas que promoveram a ação.
“É necessário que a comunidade e as outras empresas entendam a importância de ações como essa. O “Algodão que Aquece” é um exemplo de responsabilidade social, que traz para as crianças o crescimento do ponto de vista educacional e humano. As comunidades ribeirinhas e da zona rural de Barreiras sentem muito desconforto com a chegada do frio, e podemos conferir aqui que as crianças ficaram muito felizes em receber um presente tão bonito e útil. A Gestão Municipal e a Secretaria de Educação agradecem as parcerias e ações nobres em prol do comprometimento com a qualidade de vida das pessoas”, destacou a subsecretária de educação.
Sete escolas do campo vão receber as doações, num total de 660 agasalhos 100% algodão que serão distribuídos ao longo desta semana. No dia 23, Escola Municipal Monteiro Lobato no povoado de Campuerê, Escola Municipal São Pedro em Cajuarama, Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima na comunidade de Cabecerinha e Escola Municipal Santa Rita no Assentamento Santa Rita. Na sexta-feira, 26, os alunos da Escola Municipal Santo Antônio no povoado de Chico Preto e Escola Municipal Antônio Machado no Vau do Teiú recebem a campanha.
24
Jul / 2019 |
Promoção Semanal do Santo Antonio Atacadista! |
24
Jul / 2019 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
23
Jul / 2019 |
COMUNICADO OFICIAL |
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Trabalho e Assistência Social, informa aos beneficiários do Programa Bolsa Família, que uma falsa notícia sobre as inscrições online para receber o pagamento de 13º salário do programa, que está sendo difundida nas redes sociais é falsa e trata-se de um vírus que pode danificar os telefones celulares.
Quem desejar outras informações deve se dirigir ao setor do Bolsa Família, que fica na secretaria de Trabalho e Assistência Social, na avenida Barreiras, no Centro da cidade.
23
Jul / 2019 |
PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO I |
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Educação está realizando a formação continuada para professores e coordenadores da rede municipal de ensino, com o tema “Todos juntos por uma educação inclusiva”. A capacitação iniciou no dia 09 de julho e acontece até 07 de agosto.
Durante as atividades, a meta da gerência de saúde educacional é fazer com que os profissionais da educação façam uma adaptação curricular e realizem uma avaliação diferenciada para os alunos especiais, e entendam quais os procedimentos para encaminhar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem para avaliação cognitiva com as psicólogas da secretaria de Educação.
De acordo com a secretaria de Educação, quando existe a necessidade, o aluno é encaminhado para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em alguns casos para a rede municipal de saúde, onde recebe acompanhamento com neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo e psicólogo clínico.
Para realizar esse acompanhamento diferenciado junto aos alunos, muitas unidades escolares em Luís Eduardo Magalhães já contam com as salas de Atendimento Educacional Especializado. São elas:
• Escola Municipal Ângelo Bosa;
• Escola Municipal Aldori Luiz Tolazzi;
• Escola Municipal Amabilio Vieira dos Santos;
• Escola Municipal Amélio Gatto;
• Escola Municipal Cecília Meireles;
• Escola Municipal Cezer Pelissari;
• Escola Municipal Dom Ricardo Weberberger;
• Escola Municipal Ivo Hering;
• Escola Municipal José Cardoso de Lima;
• Escola Municipal Onero Costa da Rosa;
• Escola Municipal Ottomar Schwengber;
• Escola Municipal São Paulo;
• Escola Municipal Vânia Aparecida dos Santos Ribeiro.
Segundo a secretária Rose Sertão, um trabalho que vem apresentando excelentes resultados. “Muitas vezes as crianças e adolescentes são inseridas na comunidade escolar e começam a apresentar problemas cognitivos. Esses problemas nem sempre são percebidos pelos pais e é aí que entra o nosso papel. Nossa equipe está dando todo o suporte nos casos em que identificamos a necessidade do acompanhamento da equipe multidisciplinar”, finalizou a titular da pasta.
A I Copa LEM de Futsal Feminino movimentou o fim de semana esportivo em Luís Eduardo Magalhães. A competição foi realizada no Ginásio de Esportes Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber e reuniu 12 equipes.
Além do prefeito Oziel Oliveira, passaram pelo evento a deputada estadual Jusmari Oliveira; o deputado federal Otto Alencar Filho; o diretor de esportes do município, Luciano Soares; secretários, vereadores e representantes da comunidade esportiva local.
O diretor de esportes do município comemorou a realização do torneio. Para Luciano Soares este foi o marco inicial do incentivo ainda maior do esporte feminino em Luís Eduardo Magalhães.
“O poder público municipal está aqui para fomentar a prática esportiva e as competições em todas as modalidades. A Copa LEM de Futsal Feminino é um grande exemplo que organização e incentivo apresentam excelentes resultados”, frisou.
O prefeito Oziel Oliveira comemorou a realização do evento e a presença do público nos dois dias de competição. Para o gestor, o sucesso da competição é o reflexo do novo momento do esporte no município.
“As competições estão movimentando diversos pontos da cidade nas variadas categorias. A partir de agora, estaremos incentivando ainda mais as modalidades praticadas em nosso município”, comentou.
A grande vencedora da I Copa LEM de Futsal Feminino foi a equipe do Terra Agrícola. O vice-campeonato ficou com o CEU’S Rede do Bem e a terceira colocação foi para o Real Santa Cruz.