Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria de Saúde de Barreiras recebeu da Secretaria de Saúde do Estado – Sesab, através do Núcleo Regional de Saúde/Oeste, 72 Kits de trabalho para os agentes municipais de combate às endemias. Os kits contém uma bolsa padronizada com 26 itens indispensáveis para a realização do trabalho de campo no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Em Barreiras, são vistoriados permanentemente 80 mil imóveis, incluindo cemitérios, terrenos baldios e residências. O secretário de saúde, Anderson Vian, após receber os kits da coordenadora do NRS/Oeste, Suzete Dias, enfatizou a importância do material e os cuidados que a população deve tomar nesse período de verão.

“Nossa equipe de agentes de endemias está realizando um trabalho eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti, em Barreiras. Os novos Kits de trabalho facilitarão ainda mais as ações, mas a população também precisa ficar de olho, se preocupar com o acúmulo de água parada em vasilhames, terrenos baldios com recipientes e pneus, e caso identifiquem larvas ou mosquitos entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses”, disse o secretário.

Para o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Ubirajara Marques, os kits chegam em boa hora, pois com aumento da temperatura e das chuvas de verão, os cuidados têm que ser redobrados. “Estamos à disposição para atender as demandas, e eliminar os focos de mosquito e para isso, contamos com a colaboração dos moradores. Em caso de denúncias, podem ligar para o Disk Denúncia 0800 284 50 88 ou no telefone 3613 9574”, disse.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

A tarde dessa quarta-feira (13) foi de meditação e relaxamento para os pacientes que fazem acompanhamento no Ambulatório do Programa de Fibromialgia da Secretaria de Saúde em Barreiras. A nova metodologia no atendimento, faz parte das terapias integrativas que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), como procedimentos terapêuticos que auxiliam no tratamento de algumas síndromes.

Desde que foi aberto em agosto de 2017, o Ambulatório do Programa de Fibromialgia oferece atendimento diferenciado aos pacientes que sofrem com essa síndrome todas as quartas-feiras no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, no bairro Morada Nobre, com o apoio dos profissionais de psicologia, nutrição, educação física, medicina reumatológica e medicina osteopática.

Comum em pessoas que sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidades nas articulações, nos músculos e até em tecidos moles, a Fibromialgia está diretamente ligada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Pensando na contribuição que a prática das terapias, reiki e a meditação oferecem ao grupo, o terapeuta integrativo, Renilson Freitas Júnior, realiza técnicas de controle de respiração e da mente.

“Nossa mente muda quando damos comandos, assim, a meditação nesse processo com os pacientes de fibromialgia dará mais equilíbrio, porque além das dores que normalmente sentem devido à severidade da síndrome, também existem as consequências do mundo moderno, então, tudo isso prejudica o funcionamento do corpo. Na meditação, eles aprendem a esvaziar um pouco a mente e focar no bem estar e na saúde, e a resposta é o equilíbrio do corpo, da respiração, dos batimentos cardíacos e até hormonais. O exercício de esvaziar a mente é realizado com orientações direcionadas, música para relaxar e outras técnicas que diminui o excesso de pensamentos negativos”, explicou.

A moradora do Loteamento São Paulo, Selma Rodrigues, participa do grupo de Fibromialgia há três anos, e relata que tinha dificuldade em controlar a respiração devido fortes dores frequentes no quadril, agora no segundo encontro da prática da meditação, conseguiu controlar a respiração, o que aliviou um pouco suas dores.

“Antes dessas novas intervenções disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, não conseguia controlar minha respiração e as minhas dores. Estou satisfeita com a atenção que estamos tendo, poder sentar e sentir meu quadril tocar no chão é maravilhoso”, disse.

De acordo com o secretário Anderson Vian, para participar do Programa de Fibromialgia, o paciente precisa ser encaminhado pela Atenção Básica após a consulta médica atestando a doença para o início do acompanhamento e tratamento.

“O SUS está reconhecendo essas terapias integrativas, como ações de promoção e intervenção à saúde, dessa forma, estamos inserindo essas novas metodologias na rede municipal de saúde, auxiliando a medicina clássica. Começamos com o grupo de Fibromialgia e estenderemos também para outros grupos alvos na rede de saúde no município, que precisam desse auxílio no tratamento das dores crônicas”, ressaltou.

Fonte: Dircom



A nova Secretária de Educação do município de Luís Eduardo Magalhães, Maria Rosilene Rodrigues Sertão Ruschel, empossada na manhã da última quarta-feira (14), se reuniu ainda no mesmo dia com membros do SINPROLEM (Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães), para se apresentar oficialmente e ouvir a pauta de reivindicações da classe.



Durante a reunião, Rose Ruschel deixou claro que as mudanças na educação do município serão realizadas de forma planejada e com diálogo entre a gestão, diretorias escolares e o Sindicato, em busca da consolidação de um plano de educação no município.

“Eu também sou professora e tenho conhecimento de todos os desafios enfrentados pela classe diariamente. As mudanças acontecerão. Nós vamos sentar, conversar, planejar e estudar todas as reivindicações dos professores em consonância com os objetivos e possibilidades do município”, comentou a secretária.



“A partir de amanhã, nós já estaremos nos reunindo internamente para traçar novas estratégias. Essa reunião de hoje foi o primeiro passo. Faço questão de receber também os professores da rede municipal de ensino que queiram conversar sobre as suas situações de forma particularizada. A qualidade do nosso ensino e a satisfação do professor em sala de aula são os meus principais objetivos”, concluiu.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: ASCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A cerimônia foi prestigiada pelos secretários municipais de Segurança Cidadã e Trânsito; de Indústria, Comércio e Serviços e, de Meio Ambiente e Turismo

O 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), de Barreiras está sob novo comando desde esta segunda-feira (11). A solenidade que marcou a despedida do Tenente Coronel PM Ricardo Medeiros Santos do posto de comandante da instituição, agora sob o chancela do Tenente Coronel PM Paulo Henrique Ribeiro Brandão foi realizada na sede do batalhão e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O secretário interino de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio acompanhou a solenidade e levou as boas-vindas ao novo comandante da corporação, representando o prefeito Zito Barbosa. “Desejamos ao Ten. Cel. Paulo Henrique êxito na função que ora assume, assim como, estendemos nossa gratidão ao Ten. Cel. Ricardo Medeiros, pelo excelente trabalho realizado desde 2017, em nossa cidade. Certamente a parceria com o poder público municipal será mantida em prol da segurança dos cidadãos barreirenses”, ressaltou.

Também representando a Prefeitura de Barreiras estiveram na cerimônia os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Costa e de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior, além da gestora de recursos financeiros da Secretaria de Segurança Cidadã, Maria Guimarães.

Sobre o 10º BEIC – Há 44 anos atuando em Barreiras e região Oeste da Bahia, desde 2017 o 10º BEIC passou a exercer a função de unidade de ensino, com a formação de turmas de soldados, cabos e sargentos. Atualmente estão em processo de formatura 156 soldados e uma turma de seis sargentos. O 10° BEIC encontra-se subordinado diretamente ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar da Bahia (CFAP), de Salvador (BA).

Fonte: Dircom/PMB

Na manhã desta terça-feira, 12, o secretário interino de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, secretária de educação, Cátia Alencar, a subsecretária Emília Moreno, o comandante da Guarda Municipal, Gilmar Rodrigues e o diretor da Cootrans, Cristiano Rans, se reuniram com o subcomandante da CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda para discutir medidas ostensivas e o plano de ação para proporcionar segurança aos foliões nos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas, durante o Barreiras Folia 2019.

No encontro, que aconteceu na Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, o subcomandante Uzêda colocou todas as unidades militares operacionais à disposição, garantindo a presença das forças de segurança, durante os cinco dias de festa momesca. Ele ainda citou que o saldo positivo do esquema preventivo utilizado em 2018, com as portarias disciplinadoras, vigilantes, detectores de metais e revista corporal, além da presença de policiais em pontos estratégicos, foram imprescindíveis para a diminuição da violência no Circuito Aguinaldo Pereira.

Os mapas dos três circuitos foram analisados, e assim definidos os últimos detalhes dos pontos estratégicos para base móvel e de operação da PM, acompanhamento dos blocos e os pontos elevados para os Policiais Militares. O diretor de trânsito, Cristiano Rans apresentou informações sobre bloqueios de acesso aos circuitos e desvio/fechamento de ruas para facilitar a passagem do público, moradores e trios elétricos.

O subcomandante do CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda, explicou que o planejamento do esquema de segurança para o carnaval deve começar antecipadamente porque a PM realizará “um ostensivo e amplo patrulhamento com operações no período pré-carnavalesco”. Também para garantir que o evento transcorra de forma a permitir que população e turistas “tenham tranquilidade para brincar o carnaval de dia e a noite”.

Para a secretária e membro da Comissão Geral do Carnaval, Gislaine Barbosa, o planejamento antecipado, a parceria com as forças de segurança e o envolvimento da sociedade serão fundamentais para mais um carnaval com segurança, paz e alegria para os foliões. “Estamos preparando com antecedência e detalhadamente o Barreiras Folia 2019, para que todos os nossos foliões, sejam eles, crianças, idosos ou jovens, possam ir à avenida, se divertir com muita segurança e brincar durante os cinco dias, repetindo o sucesso do ano anterior”, disse.

Após apresentação das definições da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, o secretário interino, Júnior Sampaio, informou que o contingente da Guarda Municipal estará reforçando o aparato de segurança do carnaval, além dos agentes de trânsito que estarão coordenando o fluxo de veículos.

“Conjuntamente com as forças de segurança, criamos um plano de ação com a Guarda Municipal e Cootrans. Tudo está sendo preparado a varias mãos e estamos focados em proporcionar segurança aos moradores, turistas e foliões, porque o Barreiras Folia é o maior carnaval do interior da Bahia, e também já está confirmado como o carnaval mais seguro para se brincar”, finalizou o secretário.

Fonte: Dircom

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social informa que as inscrições para participar dos cursos e oficinas oferecidas pelo Programa Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo estão abertas.

De acordo com o secretário da pasta, Fábio da Rocha, a Rede do Bem proporciona para a comunidade, cursos e oficinas gratuitas, com o objetivo de levar mais cultura, esporte, entretenimento e desenvolvimento social para crianças, jovens e adultos.

“Na Rede do Bem, nós pensamos em todas as pessoas! Por isso, oferecemos cursos e oficinas pela manhã, à tarde e também à noite. Desta forma, crianças e adolescentes podem realizar atividades no contra turno escolar e os adultos, que trabalham durante o dia todo, tem a possibilidade de realizar uma oficina no período noturno”, explicou o secretário.

Este ano, os cursos e oficinas oferecidos pela Rede do Bem são: futsal, futebol, informática básica, manutenção de computadores, violão, artesanato, dança, hip hop, zumba, capoeira, teatro e skate.

Os interessados em participarem devem procurar uma das unidades descentralizadas do programa, localizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU’s), no bairro Santa Cruz; Academia da Saúde, no bairro Mimoso II; Praça da Juventude, no Vereda Tropical e nos Centros de Capacitação dos bairros Vista Alegre, Sol do Cerrado e Jardim das Oliveiras.

As inscrições de crianças e adolescentes menores de 18 anos devem ser realizadas pelos pais e/ou responsáveis, que devem estar munidos com o RG ou certidão de nascimento do participante. Os adultos devem apresentar um documento de identificação com foto, a exemplo do RG ou CNH.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, começa a Pesagem do Programa Bolsa Família em Luís Eduardo Magalhães. O procedimento é obrigatório para as famílias beneficiadas com crianças de zero a sete anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.

No momento da pesagem é necessário apresentar o RG, certidão de nascimento, cartão de vacina, cartão do Bolsa Família ou Cidadão e a caderneta de gestante.

A pesagem será realizada no posto de saúde das zonas urbana e rural mais próximo da residência do beneficiário. Quem não cumprir a etapa de pesagem pode ter o benefício cancelado. Mais informações sobre os dias e horários que o procedimento será realizado, estarão disponíveis nas unidades de saúde.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |