Neste final de semana , 8,9 e 10 de fevereiro , o Prefeito Oziel Oliveira cumpriu mais uma missão com o objetivo de atrair investimentos para o Município de Luís Eduardo Magalhães desta vez no Oeste do Estado do Paraná .
Acompanhado do Vice-Prefeito Vanir Kolhn e da Deputada Jusmari Oliveira , o Prefeito participou das programações do Showrural -Feira agrotecnológica no Município de Cascavel onde manteve contactos com inúmeros empresário e diretores de Cooperativas e aproveitaram a imprensa paranaense presente no evento para promover o potencial do Município de Luís Eduardo Magalhães.
A Comitiva também visitou vários empreendimentos , entre eles a FIASUL Industria de fios Ltda , com foco na atração de investimentos para a consolidação do Polo Têxtil .
O Vice -Prefeito Vanir Kohln afirmou estar animado com as conversações mantidas na missão .
“ São boas as perspectivas de recebermos investimento no nosso Município e as ações desenvolvidas aqui terão efeitos a médio e longo prazo também .”
Disse Vanir, que continua por mais tempo no Paraná cumprindo a agenda de contatos .
O Prefeito Oziel destaca que a busca de investimentos é parte importante no projeto político administrativo.
“ As indústrias que temos hoje no Município são resultado de ações como esta , que fiz no passado , agora estamos prontos para avançar novas etapas e gerar emprego e renda para nosso povo .”
Afirmou o Prefeito.
12
Fev / 2019 |
Promoção Semanal do Santo Antonio Atacadista! |
12
Fev / 2019 |
Barreiras: Comando regional da PM realiza palestra sobre incidente de múltiplas vítimas |
O Comando de Policiamento da Região Oeste promoveu junto a outros órgãos do Sistema de Defesa Social do município de Barreiras o 1º Seminário sobre Incidentes de Múltiplas Vitimas (IMV).
O evento ocorreu no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) de Barreiras, onde participaram integrantes do 17º GBM, SAMU, Sec. Municipal de Saúde, Guarda Municipal, PRF, CICOM, 83ª e 84ª CIPM, CIPT-Oeste e CIPRV e CPR-O, sob a coordenação do Tenente Coronel PM Camilo Uzêda, Subcmt do CPR-O.
A Capitão Bombeira Rejane, do 17º GBM e o enfermeiro Henrique, do SAMU, procederam com as apresentações sobre o tema de onde surgiram indagações e vasta discussão.
Desse encontro ficou agendado novo evento quando serão discutidos os trâmites e logística para a elaboração do Plano de Ação em IMV do município de Barreiras, assim como a execução de um simulado envolvendo outros órgãos e comunidade.
O Coronel PM Osival Moreira Cardoso, comandante do CPR-O, em sua alocução, frisou a importância da integração dos órgãos do SDS e elogiou o grupo pela iniciativa na realização desse evento fortalecendo o seu comando.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, informa que o Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu novos prazos para que os idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), se inscrevam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com a Portaria nº 2.651/2018, a inscrição será realizada de forma escalonada ao longo de 2019, de acordo com a data de aniversário do beneficiário. Dessa forma, o beneficiário de cada período terá três meses para efetuar o cadastro, e caso não realize terá o benefício suspenso por até 30 dias, e caso não regularize sua situação nesse prazo, o benefício será cessado.
Desta forma, quem nasceu no primeiro trimestre do ano, entre janeiro e março, tem até o dia 31 de março de 2019 para se inscrever. Caso contrário, fica previsto o bloqueio do pagamento realizado no mês de abril. O prazo para quem nasceu entre abril e junho vai até 30 de junho, com bloqueio previsto para o mês seguinte para quem não se cadastrar. Quem nasceu entre julho e setembro deve se inscrever até 30 de setembro, passível de cancelamento em outubro. Já quem nasceu entre outubro e dezembro, tem até o dia 31 de dezembro para realizar o cadastro e pode perder o benefício em janeiro de 2020.
O coordenador do Bolsa Família, Nelton Castro, explicou que o cadastro é obrigatório e a inscrição pode ser feita pelo próprio beneficiário ou por qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos e resida com uma pessoa idosa ou com deficiência. “No ato da inscrição, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e comprovante de residência de todas as pessoas que residem na casa. No caso de crianças, é preciso portar a certidão de nascimento”, explicou Castro.
Em Luís Eduardo Magalhães, as inscrições podem ser realizadas na sede do Programa Bolsa Família na Secretaria de Trabalho e Assistência Social, localizada na Avenida Barreiras, nº 825, no Centro, ou ainda em uma das Unidades Descentralizadas do Programa localizadas no CRAS do bairro Santa Cruz; SCVF no bairro Conquista e nos Centros de Capacitação dos bairros Jardim das Oliveiras, Vista Alegre e Sol do Cerrado.
Benefício de Prestação Continuada - O Benefício de Prestação Continuada consiste no pagamento de um salário mínimo para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem a incapacidade de se manter, mesmo que esses não tenham contribuído com a previdência social. Para receber o benefício, a renda per capita da família deve ser menor do que R$ 238,50 - um quarto do salário mínimo.
09
Fev / 2019 |
Fim de Semana Hiper Bacana no Grupo Santo Antonio!!! |
08
Fev / 2019 |
LEM: Começou a Operação Sossego |
Na noite desta quinta-feira (07), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, Poder Judiciário por meio do Juiz Titular da 1º Vara Cível da Comarca de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Flávio Ferrari, agentes da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e Polícia Militar começaram a colocar em prática a Operação Sossego de combate à poluição sonora em Luís Eduardo Magalhães.
A equipe da “Operação Sossego” percorreu estabelecimentos comerciais em vários bairros mostrando aos proprietários a importância e a necessidade do cumprimento da lei que regulamenta o uso de equipamentos sonoros e música ao vivo. De acordo com o planejamento, a partir de agora será permitida apenas a utilização de som nos locais que apresentarem as autorizações e licenças dos órgãos ambientais e todas as exigências tributárias, da vigilância sanitária e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
“Nesse primeiro momento estamos alertando os comerciantes de que a situação vai mudar. O trabalho de conscientização é importante para que ninguém seja surpreendido”, comentou a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula.
A intensidade do som será verificada por um aparelho chamado decibelímetro e o limite tolerado é de 70 decibéis. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, quem não se adequar à legislação e insistir no uso indevido, terá os equipamentos apreendidos e em casos extremos, os proprietários poderão ser multados e conduzidos para a delegacia de polícia.
“A situação está insuportável e a população não pode ser prejudicada. Em algumas situações as famílias perderam o direito do descanso e as nossas operações têm o objetivo de reverter esta situação”, explicou Daniel Álvares.
08
Fev / 2019 |
Centro de LEM passa por limpeza |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães intensificou as ações no Centro da cidade. Homens e máquinas da Secretaria de Infraestrutura realizaram o serviço de limpeza de terrenos baldios, recolheram o lixo e os entulhos descartados de forma irregular e roçaram os canteiros centrais de importantes avenidas, como a JK, Salvador e Brasília.
De acordo com o secretário de Infraestrutura esta é a continuação do trabalho que vem sendo desenvolvidos em diversos pontos da cidade.
“Elaboramos um cronograma que vai contemplar todos os bairros de Luís Eduardo Magalhães. As nossas equipes estão trabalhando durante toda a semana para deixar a cidade limpa e bem mais agradável”, comentou Marciano Pauletti.
Quem passa pelas ruas e avenidas do centro da cidade também pode observar a operação tapa buracos, que está melhorando as condições de tráfego. O secretário de Infraestrutura destaca que apesar do planejamento previamente elaborado, a população pode solicitar os serviços por meio do telefone (77) 3628 0770.
“Estamos aqui para atender a nossa comunidade da melhor forma possível. Não mediremos esforços para deixar a cidade mais bonita e agradável para os moradores e visitantes”, finalizou o secretário.
08
Fev / 2019 |
Promoção Semanal do Santo Antonio Atacadista! |
08
Fev / 2019 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
08
Fev / 2019 |
Acompanhe a agenda do Ministério Roberto&Junior! |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães avança na atenção à saúde da população com planejamento, reorganização dos setores, medidas estruturantes e parcerias de sucesso com o Governo do Estado. Exemplo disso são os mais de 4.500 procedimentos cirúrgicos realizados em 2018.
De acordo com o Departamento de Controle e Avaliação (DPCA), somente no ano passado, o Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira realizou 1.578
partos normais e cesáreas e ainda nesta mesma unidade, foram realizadas 1.248 cirurgias eletivas e de urgência.
“Cirurgias para a cura da hérnia abdominal, fraturas e luxações; remoção da vesícula biliar, do apêndice, do útero e de hemorroidas; remoção total ou parcial da glândula tireoide e das mamas, retirada cirúrgica de um dos rins, cirurgias plásticas (não estéticas), oftalmológicas e pediátricas são alguns dos procedimentos que realizamos no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira”, explicou o secretário de Saúde, Felipe Melhem.
Além das cirurgias realizadas na rede municipal de saúde, a gestão também encaminhou 1.441 pessoas para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Esses pacientes foram encaminhados pela Secretaria de Saúde para realizarem os procedimentos cirúrgicos nas regionais de saúde, localizadas em Salvador, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Onde além da Secretaria de Saúde realizar o encaminhamento dos pacientes, também presta todo o suporte com ajuda de custo, transporte e estadia para pacientes e acompanhantes.
Ainda segundo o secretário da pasta, 2018 foi um ano muito positivo para a saúde de Luís Eduardo Magalhães e uma das ações de destaque foi o trabalho para diminuir as filas para cirurgias eletivas. “Conseguimos aumentar a oferta de cirurgias eletivas graças ao planejamento e empenho da Secretaria de Saúde e de parcerias bem sucedidas com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a exemplo dos mutirões. Entre maio e junho nós realizamos 506 através desse tipo de atendimento”, concluiu o secretário.
07
Fev / 2019 |
FROTA DA PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES E VEÍCULOS COLETIVOS PASSAM POR AVALIAÇÃO |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária e da Secretaria de Segurança, Ordem Publica e Trânsito, recebeu na manhã da terça-feira (05), a equipe do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), que realizou a avaliação veicular ambiental da frota do governo municipal e dos transportes coletivos e escolares do município.
A ação, que aconteceu em frente à Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRANS), através de uma unidade móvel do Despoluir, objetivou medir os índices de emissão de gases poluentes dos veículos movidos a diesel, com o propósito de melhorar a qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas, cuidar da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do setor de transporte e estimular o uso racional de combustíveis.
Para aferir e avaliar os gases poluentes emitidos pelos veículos, os técnicos do Despoluir contam com diversos instrumentos, em especial o opacímetro, que faz a medição dos gases emitidos e o tacômetro, que conta o número de rotações do motor. Após a realização dos testes, o veículo recebe um selo de aprovação válido por 90 dias, caso o índice esteja dentro do limite aceitável. Em caso de reprovação, o Despoluir emite um relatório com recomendações para que o veículo seja submetido a uma manutenção.
De acordo com o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvarez, que acompanhou a ação de perto, o Programa além de contribuir para a melhoria do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores, também auxilia a gestão a identificar problemas mecânicos nos veículos, evitando maiores prejuízos.
Também participaram da avaliação ambiental dos veículos, a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula, fiscais, guardas municipais e agentes de trânsito de garantiram a segurança e a trafegabilidade dos veículos para os testes.
Sobre o Programa – Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.
A Câmara de Vereadores abriu os trabalhos legislativos deste ano durante Sessão Solene, realizada na noite desta terça-feira, 05, com a participação de autoridades civis e militares, representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, e parentes e amigos dos vereadores que seguem para o terceiro ano de atividades.
A sessão foi conduzida pelo presidente Eurico Queiroz, que junto com o vice-presidente, João Felipe, o primeiro secretário, Alcione Rodrigues e o segundo secretário, Hipólito dos Passos de Deus, vai conduzir o Legislativo no biênio 2019/2020. A Mesa Diretora recebeu os visitantes com satisfação e com o compromisso de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade.
A abertura dos trabalhos foi marcada pela presença do prefeito Zito Barbosa e da vice-prefeita, Karlúcia Macedo. O Executivo, como prevê o Regimento Interno, deixou a mensagem ao Legislativo. Durante o pronunciamento, o prefeito Zito Barbosa destacou a importância do momento para os Poderes, enfatizando, logo nas primeiras linhas que a Câmara de Vereadores ajuda a promover ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas, e agradeceu a parceria.
O prefeito Zito Barbosa falou dos resultados obtidos com o trabalho conjunto nos dois primeiros anos de mandato. Avaliou que o governo conseguiu avançar em todas as áreas, a exemplo da Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, e Infraestrutura, além do município hoje ser referência por pagar em dia servidores e fornecedores. A prefeitura não tem mais problemas com crédito.
“Em 2019 vamos avançar muito mais, desenvolvendo ações em diversas áreas que aumentarão, em muito, a quantidade de realizações em nossa gestão. Sempre afirmei que não conseguiríamos resolver todos os problemas de Barreiras, mas temos a certeza que vamos fazer muito mais do que o povo espera”, disse o prefeito.
O presidente Eurico Queiroz fez um discurso afirmativo, deixando a certeza que o Legislativo vai caminhar com o cidadão. Disse que, junto com os colegas, vai trabalhar também pelo fortalecimento da Câmara Municipal, em prol do bem comum, e frisou a importância da plena parceria com o Executivo para que a população continue sendo beneficiada com as obras que tanto deseja.
“Tenho por dever ressaltar que um de meus objetivos centrais na condução desta Casa é não deixar para segundo plano o diálogo transparente, verdadeiro e sincero, o respeito por quem quer que seja, pois afinal, estamos na Casa do povo, e sendo assim, as portas jamais estarão fechadas. Em cumprimento ao princípio democrático o Legislativo estará de prontidão e receptivo aos anseios da população”, finalizou.
A educação no município de Luís Eduardo Magalhães vem ganhando importantes posições no ranking da qualidade de ensino estadual, nos últimos dois anos. Reflexo da determinação da gestão que prioriza a pasta, trabalhando para que gerações sejam formadas em igualdade de oportunidades de ensino frente a qualquer outra cidade da região e quiçá muito em breve, do país.
Para atingir este objetivo, dentre outras ações, o prefeito Oziel Oliveira investe mais uma vez na construção de novas unidades escolares, não apenas para acomodar melhor os luiseduardenses em idade escolar e criar melhores condições de trabalho para os professores da rede, mas para garantir que no futuro, nenhuma criança fique fora da sala de aula.
Na manhã desta quarta-feira (06), antes de ir para o gabinete despachar normalmente, Oziel foi ver de perto como está o andamento de uma das obras de construção de escolas, a unidade do bairro Vista Alegre, com capacidade para 720 alunos que serão distribuídos em 6 salas de aula que funcionarão nos 3 turnos. O custo da obra está estimado em R$ 2,6 milhões e os recursos provêm de um convênio da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal.
“Este é um tipo de construção que sempre me emociona. Aqui não está sendo construído um simples prédio. Isso aqui é uma fábrica de esperança, de onde sairão meninos e meninas capazes de buscar a realização de seus próprios sonhos, bem como de suas famílias. Construir escolas é como edificar pontes para o futuro”. Disse o prefeito.
Além da unidade do Vista Alegre, com previsão de funcionamento já para o próximo ano letivo, outra escola encontra-se em fase de construção, a unidade do Sol do Cerrado, com capacidade e estrutura ainda maiores.
É importante salientar que os convênios que permitem a realização dessas e de tantas outras obras só puderam ser celebrados graças ao planejamento da gestão e à priorização de utilização dos recursos públicos, que criaram condições de saneamento de dívidas do município, geradas entre 2008 e 2016. A negativação do município junto às fontes de recurso impedia o mesmo de acessar qualquer linha de crédito. Problema resolvido, agora é hora de trabalhar!
VOCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
A priorização da educação apesar de importante para a construção das sociedades, não pode ser imposta a nenhuma gestão. É uma questão vocacional. As administrações anteriores do gestor atual foram marcadas pelo empreendedorismo, pelo estímulo ao crescimento do município e, sobretudo, pela priorização da educação. Haja vista que entre os anos 2000 e 2008 o município ganhou 16 unidades escolares. Na gestão atual duas estão em construção. Novos investimentos em reformas e ampliações continuam sendo feitos. Programas de atração de unidades de ensino superior também seguem a todo vapor. Não é à toa que já podemos ouvir (e nos orgulhar) por aí, que Luís Eduardo Magalhães está se transformando no novo polo educacional do oeste baiano.