Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Uma reunião realizada no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães definiu os preparativos finais para a viagem de uma comitiva do município que participará da Canton Fair 2019, a maior feira de negócio da Ásia, que será realizada na cidade de Guangzhou, na China.

A viagem para a segunda maior economia do planeta será no dia 7 de abril. O encontro reuniu o prefeito Oziel Oliveira; os secretários de Indústria e Comércio, Célio Oliveira e de Administração e Finanças, Ricardo Knupp; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, Joter Arcanjo e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia, Clóvis Cedraz.

Além de conhecer a feira, a comitiva apresentará um plano de viabilidade para a atração de indústrias têxteis para o município, que é um dos maiores produtores de algodão do Brasil, nas cidades de Shangai e Pequim. Na programação consta ainda um seminário com empresas chinesas dispostas a investir em Luís Eduardo Magalhães.

“Desde o trabalho pela emancipação do município e da implantação do Centro Industrial do Cerrado, nossa luta sempre foi pelo crescimento de Luís Eduardo Magalhães. Já crescemos 300% em 10 anos, já fomos a cidade que mais cresce no Brasil. Estamos recuperando este título, empenhados em atrair indústrias para a nossa cidade. Tudo isso feito em paralelo aos esforços de atração de faculdades, universidades e instituições de educação e profissionalização. O plano é aproveitar nossa vocação para o agronegócio, capacitar nossa gente e crescer de forma sustentável. Temos uma grande área produtora de algodão e a vinda de empresas do setor têxtil impulsionará a economia local, gerando emprego e renda. Tenho certeza que traremos excelentes resultados”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

Recentemente, o chefe do executivo municipal de Luís Eduardo Magalhães visitou os estados de Pernambuco e da Paraíba, onde apresentou projetos de atração de indústrias para o município.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: ASCOM de LEM



A Câmara de Vereadores prestigiou na manhã de hoje, 05, o evento que marcou um dos grandes avanços da educação barreirense. O transporte escolar recebeu uma frota de 60 novos veículos, comprados com recursos próprios do município. São 50 ônibus e 10 vans que vão atender com qualidade alunos de toda a zona rural. No total serão 4.251 estudantes beneficiados.

O presidente da Câmara, Eurico Queiroz, o vice-presidente, João Felipe, e os vereadores, Cezar da Vila, Silma Alves, Otoniel Teixeira, Francisco Bezerra Sobrinho, Hipólito, Ben- Hir, e Alcione Rodrigues, estiveram presentes. “ Este é um dia de muita alegria, pois, o que vemos é que a cidade de Barreiras conta com um governo que tem planejamento, responsabilidade e comprometimento com o povo. O transporte escolar, além do conforto, traz segurança para os alunos. A Câmara parabeniza toda a equipe pelo empenho”, disse o presidente Eurico Queiroz.





O dia foi considerado histórico pela gestão municipal, já que até hoje Barreiras não tinha recebido um investimento deste porte no que diz respeito ao transporte escolar. A frota própria para este fim era de apenas 14 veículos, e para atender a demanda era necessário pagar pela locação de ônibus e vans, o que agora torna-se indispensável e é sinônimo de economia para o município.





Outra novidade é que vão chegar mais 03 ônibus, vindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e 06 vans, compradas pelo município, totalizando 69 novos veículos. “Agradeço aos vereadores pelo apoio que nós temos tido na Câmara, que tem permitido as coisas acontecerem em Barreiras, e o dia de hoje não é diferente com o apoio incondicional dos vereadores que amam Barreiras, vereadores que querem ver o bem da população. Estamos muito felizes com a entrega desta frota, destinada à Educação”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: Dircom

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária realizou uma operação na manhã da segunda-feira (04), para fiscalizar o despejo irregular de esgoto no canal localizado entre os bairros Jardim Paraíso e Florais Lea. A secretária da pasta, Izabel de Paula, acompanhou a ação.

De acordo com a Secretaria, a fiscalização foi programada assim que o órgão tomou conhecimento do crime ambiental. A denúncia foi registrada em vídeo por moradores que realizavam atividades físicas no local neste último final de semana e relataram o mau cheiro das águas que escorriam pelo canal que deságua no Rio de Pedras.

Durante a operação, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães constataram que o esgoto despejado irregularmente no canal é proveniente do sistema de coleta de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Ainda de acordo com a Secretaria, o cano que está despejando os dejetos é de um sistema extravasor da empresa, que foi acionado após um problema com o equipamento de bombeamento do esgoto. Entretanto, a referida empresa não possui um sistema de contenção para o armazenamento temporário dos resíduos, enquanto o problema com o equipamento é sanado.

“Nós presenciamos um crime ambiental que gerará um impacto enorme para os animais silvestres, para os peixes do rio e para todas as comunidades ribeirinhas assentadas ao longo do rio” comentou a secretária da pasta, Izabel de Paula. “A nossa equipe já está realizando a valoração do impacto ambiental e a empresa será multada pelo dano causado” continuou.

Denúncias de Crimes Ambientais – A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária informa que a população pode ser parceira e ajudar o órgão a fiscalizar possíveis crimes ambientais cometidos no município através de denúncias.

As queixas podem ser realizadas através dos telefones: (77) 3628 3800 e (77) 9 8802 0800, sendo que este último também é WhatsApp. “O auxílio da população através de denúncias é essencial para a melhor fiscalização dos atos realizados no município”, finalizou Izabel de Paula.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



A manhã dessa sexta-feira (01) foi considerada histórica para a comunidade barreirense. O prefeito Zito Barbosa, acompanhado do secretário de saúde, Anderson Vian, entregou à população, a Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel e o Sistema de Informatização da Saúde do município. As novas conquistas foram celebradas com a presença da sociedade civil organizada, da Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Profª Drª Iracema Veloso, presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (SINDACS), Luciano Pereira, do representante da PR Sistema, Luciano Damasceno, vereadores, secretários e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Após o período de reestruturação, a UBS Emilly Raquel, que fica no centro da cidade, continuará com o atendimento pediátrico e outras especialidades como: clínica médica, pré-natal, odontologia, preventivo, vacinas, enfermagem, e também acompanhamento ao nutricionista. Com a ampliação de serviços, a UBS irá atender além das crianças, os moradores dos bairros Renato Gonçalves, Aratu, Vila Jurí, Vila Regina, Sandra Regina I e II.

“Essa nova Unidade Básica de Saúde foi restruturada com o objetivo de ofertar um leque maior de especialidades, passando a atender além das crianças, seus pais e a população em geral. A oferta ampliada de especialidades com certeza irá diminuir as filas em outras unidades da cidade, evitando assim que as pessoas fiquem muito tempo à espera do atendimento básico de saúde”, disse o secretário Anderson Vian.

De olho na inovação e agilidade necessária aos serviços e atendimentos de saúde no município, a Prefeitura implantou o Sistema de Informatização da Saúde. Foram entregues aos 263 Agentes Comunitários de Saúde, tablets que serão usados a partir desse mês, como ferramenta principal de trabalho. O equipamento servirá para alimentar o sistema de monitoramento que será realizado continuamente nas residências.





Toda capacitação dos servidores da Secretaria de Saúde, dentre eles os Agentes Comunitários, está sendo realizada pela empresa PR Sistema, especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão em saúde. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Luciano Pereira, o aparelho eletrônico irá contribuir de forma positiva nos acompanhamentos realizados pelos agentes.

“Este ato representa hoje uma grande evolução na saúde pública de Barreiras, o SINDACS atende uma média de 40 municípios na nossa base territorial e tem acompanhado ativamente as reivindicações de melhoria no ambiente de trabalho. A entrega desse novo instrumento de trabalho que visa absorver os dados, sincronizar em tempo real todas as informações necessárias, irá contribuir para um melhor acesso à saúde pela população. A visita dos agentes de saúde estava perdendo a essência e agora as suas atribuições estarão integradas junto à equipe das unidades de saúde”, avaliou.

Destacando a prioridade com que a gestão vem cuidando da saúde no município, o prefeito de Barreiras, enfatizou o esforço desempenhado pela administração para reestruturar a atenção básica e ofertar uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade à população barreirense.



“Assumimos a Prefeitura em 2017 com apenas 39% da cobertura da atenção básica, já elevamos para mais de 60% e o nosso objetivo é chegar aos 90% ao final da nossa gestão. Com a implantação da Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel, ampliaremos nosso atendimento para mais de 15 mil pessoas por mês, sem deixar de priorizar o atendimento pediátrico as nossas crianças. Iremos iniciar a construção de mais 11 unidades de saúde em Barreiras, cinco na zona rural e mais seis na zona urbana, e assim iremos ofertar um serviço de qualidade e mais humanizado para aqueles que realmente precisam, esse é o nosso compromisso”, destacou Zito.

Fonte: DIRCOM/Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio





A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Conquista, realizou na manhã da quinta-feira (31), uma palestra sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da Hanseníase. A palestra ministrada pela técnica de enfermagem da Vigilância Sanitária, Ana Luiza dos Santos Lima, na sede da unidade, objetivou esclarecer as principais dúvidas dos pacientes sobre a doença.





Durante toda a semana, esses pacientes foram triados através de uma busca ativa realizada pelos agentes de saúde da UBS durante as visitas domiciliares. Além da palestra informativa, todos os moradores passaram por uma consulta clínica com o médico Itamar Rios e realizaram o teste de sensibilidade para o diagnóstico da doença.



De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os pacientes atendidos que foram diagnosticados com a hanseníase, já saíram da Unidade de Saúde com o tratamento em mãos. “A hanseníase é uma doença curável, cujo diagnóstico e tratamento precoces evitam sequelas e a transmissão para outros indivíduos. Além disso, o tratamento é gratuito, simples, indolor e eficaz” explicou o secretário da pasta, Felipe Melhem.



Sobre a doença - A hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Quem não concluiu os estudos, tem agora uma nova chance através do Programa EJA (Educação para Jovens e Adultos), que está com as matrículas abertas em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os interessados podem realizar suas matrículas em uma das seguintes escolas municipais: José Cardoso de Lima, Cezer Pelissari, Aldori Luiz Tolazzi, Marlei Terezinha Pretto e Vânia Aparecida Santos Ribeiro, que são as unidades onde serão ministradas as aulas do EJA, a partir do dia 06 de fevereiro.

Para realizar a matrícula o aluno precisa levar o documento de identidade, a certidão de nascimento, um comprovante de residência e duas fotos 3×4. A matrícula pode ser feita em qualquer horário, da manhã até a noite, enquanto a escola estiver aberta.

Segundo o Secretário de Educação, Leandro dos Santos, a idade mínima para ingressar no EJA e terminar o ensino fundamental é de 15 anos. “Esta é uma boa oportunidade para concluir os estudos e se qualificar para o mercado de trabalho. As aulas são gratuitas e realizadas no período noturno”, comentou o secretário Leandro.

Sobre o EJA – A Educação de Jovens e Adultos, antes conhecida como Supletivo, é uma modalidade educacional criada com o objetivo de democratizar o ensino do Brasil, possibilitando que pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional concluam seus estudos nos ensinos fundamental e médio.

A modalidade permite que os estudantes concluam a formação em menos tempo do que a educação regular. Ele é composto por módulos, e cada uma das etapas do EJA equivale a uma série ou ano do ensino tradicional, com duração de seis meses.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |