Blog Santo Antônio
Notícias



Com a missão de oferecer mais eficiência ao Sistema Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde de Barreiras implantou o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, com objetivo de verificar, avaliar e analisar todos os serviços ofertados à sociedade. O SGQ começou a ser implantado em dezembro e mensalmente os coordenadores e diretores das unidades de saúde do município se reúnem para discutir os resultados obtidos, como a produtividade, desafios, melhorias implantadas, problemas a serem superados, acessibilidade e inovações.

Através dessa nova metodologia adotada pela Secretaria será possível tomar decisões de forma mais segura, devido ao gestor e todos os colaboradores da rede, avaliarem juntos o desempenho em cada unidade.

Na tarde dessa terça-feira (29) a reunião aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no bairro Morada Nobre. Dessa vez, 34 coordenadores participaram do encontro e puderam conhecer as ações do Programa de Fibromialgia, CER II e Ouvidoria Pública.




De acordo com o secretário Anderson Vian, uma das principais metas do SGQ é garantir a qualidade dos serviços ofertados ao público no Sistema Municipal de Saúde, bem como na atuação dos profissionais, seja nas unidades básicas de saúde, na UPA, em programas sociais como o Idade Viva, CAPS, Farmácia Cidadã e até mesmo na Ouvidoria Pública.

“Todos os meses, iremos nos reunir para avaliar a produtividade de cada setor da Secretaria de Saúde, mostrando os pontos positivos e negativos. Essa também é uma oportunidade de todos ao mesmo tempo, conhecerem o que é realizado na rede de saúde pública de Barreiras. Para isso, cada coordenador e/ou diretor dispõe de um momento para relatar e tirar dúvidas para que possamos dessa forma garantir a satisfação no atendimento dos nossos munícipes”, destacou o secretário

Fonte: Dircom

Fonte: Publicidade

O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. As equipes estão percorrendo os bairros da cidade orientando a população sobre os riscos da doença e as formas corretas de evitar o aparecimento de focos.

De acordo com a coordenadora Cristina Barreto em 2019 foram registrados apenas dez casos da doença e a situação está controlada. “O trabalho tem surtido excelentes resultados e tenho certeza que a dengue não será mais um problema na nossa cidade”, comentou Cristina.



Um importante trabalho que está sendo realizado é o bloqueio, feito de acordo com a necessidade de cada região. O procedimento consiste na aplicação de inseticida e pulverização de uma determinada área, como um quarteirão, por exemplo.

Outro reforço importante no combate ao mosquito é o trabalho do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A equipe do NEPS ampliou o número de palestras e vistoria em pontos específicos, como bueiros e água acumulada em algumas ruas. Apesar de todo o esforço do poder público municipal no combate a dengue, a coordenadora do Núcleo de Endemias explica que todo o trabalho não apresentará resultados ainda melhores se a população não colaborar.



“Vamos evitar o acúmulo de água perto das plantas, em garrafas plásticas, pneus e vasilhas sem tampas. O armazenamento correto do lixo em sacos plásticos fechados também é fundamental. A falta de cuidados favorece o aparecimento de ambientes ideais para a proliferação do Aedes aegypti e qualquer descuido pode proporcionar sérios danos a saúde das pessoas próximas”, concluiu.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A geração de emprego e renda para Luís Eduardo Magalhães continua sendo um dos principais objetivos do prefeito Oziel Oliveira.

A implantação do polo têxtil que agregará valor à produção do algodão da região e otimizará os benefícios de geração de emprego e renda do setor, tem sido planejada juntamente à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que será a grande parceira do projeto.

Um dos maiores gargalos que impediam os avanços na busca de empresas parceiras, era a falta de capacidade em energia elétrica, o qual já está sendo superado pelo projeto de ampliação da oferta de energia a ser executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA) do Governo do Estado da Bahia.

Em visita aos estados de Pernambuco e Paraíba, o gestor mostrou as vantagens e as oportunidades que o município oferece para a implantação do polo têxtil.

“O encontro foi muito positivo e tivemos a oportunidade de mostrar a grandeza do agronegócio de Luís Eduardo Magalhães para proprietários de indústrias de fiação, tecelagem e confecções”, exclamou o prefeito.

Durante a viagem, Oziel Oliveira também conheceu o Centro de Tecnologia da Indústria Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e iniciou as tratativas para a capacitação e formação técnica de mão de obra para o polo. Além do prefeito, também estavam na comitiva, empresários do setor e a deputada estadual Jusmari Oliveira.

“Todos ficaram admirados com o potencial da nossa região e não tenho dúvidas que em pouco tempo colheremos os frutos do que foi semeado durante estas visitas”, complementou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, por meio do Programa Borboleta, realizou na tarde da segunda-feira (28) no Hotel LG, um treinamento para os novos alunos do Núcleo de Soldados da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O treinamento ministrado pela equipe do Programa Borboleta objetivou qualificar os novos policiais para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães.

Alguns dos assuntos abordados durante a capacitação foram a postura policial frente a uma situação de violência contra a mulher; o funcionamento e os protocolos do Programa Borboleta; os diferentes tipos de violência doméstica; especificações da Lei Maria da Penha e o descumprimento de medidas protetivas de urgência.

De acordo com a coordenadora do Programa Borboleta, Flávia Rizkalla, a Polícia Civil em grande parte dos casos, é a primeira forma de atendimento às mulheres vítimas de violência e por isso é de fundamental importância que esse organismo esteja preparado para realizar esse primeiro acolhimento.

Também participaram do treinamento, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares; a diretora de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Sonia Portela; a psicóloga Deuziene Cruz; a assistente social Celestiana Rocha e a advogada Dayse Garcia.

Reunião com a OAB – Ainda na manhã da segunda-feira, a equipe do Programa Borboleta também realizou uma reunião com o presidente da OAB de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Arthur Granich, objetivando firmar parcerias e realizar ações conjuntas para prevenir e coibir a violência doméstica no município

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

 

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A 1ª Vara Cível da comarca de Luís Eduardo Magalhães, presidida pelo Juiz de Direito Dr. Flávio Ferrari, recebeu na manhã desta quinta-feira (23), o Selo Prata do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A premiação, denominada Selo Justiça em Números do TJBA, objetiva premiar as unidades judiciárias do estado que tiveram os melhores desempenhos em produtividade no ano de 2018.

De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, o certificado é voltado para as unidades de 1º e 2º Graus, categorizadas por competência, onde a premiação confere os Selos Diamante, Ouro, Prata ou Bronze, conforme a taxa de congestionamento apurada no período de um ano.

Em Luís Eduardo Magalhães, a taxa de congestionamento foi de 63,4%, o que conferiu à 1ª Vara Cível, o Selo Prata. “Todos os servidores da 1ª Vara estão muitos felizes com o reconhecimento dos serviços prestados e dos resultados alcançados. Isso é retrato do nosso esforço conjunto e é uma notícia a ser comemorada, considerando principalmente, a situação caótica que encontramos, com dezenas de processos parados” comentou o Juiz de Direito Dr. Flávio Ferrari.



A premiação está regulamentada pelo Decreto Judiciário nº 798, de 28 de novembro de 2018, que determina a porcentagem da taxa de congestionamento que as unidades devem alcançar para obter o Selo Ouro, (igual ou menor que 61%), Prata (entre 61,1% e 65%) ou Bronze (entre 65,1% e 69%). Já o Diamante é conferido àquela que obtiver a melhor classificação dentro do Selo Ouro de sua competência.

“Nós estamos no caminho certo! E com muita dedicação e apoio do Poder Executivo Municipal, que nos cede dezenas de servidores e estagiários, nós entramos no seleto grupo de unidades judiciárias que receberam a gratificação este ano. Ficamos muito próximos de recebermos o Selo Ouro, o que nos motiva a trabalhar ainda mais para sermos mais produtivos em 2019”, finalizou.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães informa que os resultados dos exames realizados durante a campanha de arrecadação de sangue “Doar Faz Bem”, organizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA), em parceria com a Prefeitura Municipal através do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), estão disponíveis para a retirada, na Diretoria de Assistência à Saúde (DAS).

A Secretaria comunica ainda, que o laudo e as informações para a coleta de uma nova amostra de sangue para os doares que apresentaram alguma alteração nos exames, serão fornecidos exclusivamente apenas para os doares, que deverão retirar os exames munidos com um documento de identificação com foto, a exemplos da carteira de identidade (RG) e de habilitação (CNH).

A Diretoria de Assistência à Saúde está localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no andar superior da Policlínica Municipal, situada na Avenida Tancredo Neves, nº 11, bairro Florais Léa, em frente à Praça da Bíblia. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA


Apesar da previsão do tempo dizer que não vai chover, o tempo está fechado em LEM. A esperança é de que a previsão esteja errada e que a chuva cai no município

Após alguns dias de tempo ensolarado e altas temperaturas, porém sem chuvas, o clima mudou nesta quinta-feira (24), em Luís Eduardo Magalhães. Apesar das nuvens carregadas o Instituto Clima Tempo não tem a previsão de chuva para hoje, somente a partir de amanhã, sexta-feira (25).

Por conta da falta de chuva, já tem agricultores preocupados com a lavoura que pode colher menos soja do que os anos anteriores.

Apesar de ter chovido em LEM ao ponto de derrubar árvores, toldos, placas, destelhar residências e arrancar forro de postos de combustíveis, não foi o suficiente para as lavouras de algumas fazendas da região. Em alguns lugares não chove há aproximadamente 40 dias, segundo informações de agricultores passadas a reportagem do Blog do Sigi Vilares.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |