Apesar da previsão do tempo dizer que não vai chover, o tempo está fechado em LEM. A esperança é de que a previsão esteja errada e que a chuva cai no município
Após alguns dias de tempo ensolarado e altas temperaturas, porém sem chuvas, o clima mudou nesta quinta-feira (24), em Luís Eduardo Magalhães. Apesar das nuvens carregadas o Instituto Clima Tempo não tem a previsão de chuva para hoje, somente a partir de amanhã, sexta-feira (25).
Por conta da falta de chuva, já tem agricultores preocupados com a lavoura que pode colher menos soja do que os anos anteriores.
Apesar de ter chovido em LEM ao ponto de derrubar árvores, toldos, placas, destelhar residências e arrancar forro de postos de combustíveis, não foi o suficiente para as lavouras de algumas fazendas da região. Em alguns lugares não chove há aproximadamente 40 dias, segundo informações de agricultores passadas a reportagem do Blog do Sigi Vilares.
Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), a Secretaria de Infraestrutura de Luís Eduardo Magalhães está realizando serviços de limpeza das ruas com a retirada de areia das vias, roçada e capinação de calçadas, canteiros e lotes baldios, retirada de entulhos, além da troca de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública.
A iniciativa foi idealizada pelo prefeito Oziel Oliveira que incluiu todas as ruas do bairro na operação. “Todo mundo vai ser beneficiado e podem ter certeza que o bairro terá um novo aspecto”, comemorou o gestor.
O chefe do executivo municipal destaca a importância da população para manter o local limpo e organizado. Atitudes simples como manter o lixo em local adequado, não colocar entulhos em áreas inadequadas também ajudam na manutenção da saúde, porque evita o aparecimento de locais favoráveis para a reprodução de insetos, como o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Dona Celeste dos Santos mora no local há quatro anos e está contente com a iniciativa da prefeitura. A rua onde reside foi uma das primeiras a receber as equipes da secretaria de infraestrutura. “A prefeitura está de parabéns e todos aqui gostaram muito da iniciativa”, comentou a dona de casa.
24
Jan / 2019 |
Barreiras: Abastecimento será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (24) de tard |
A Embasa informa que, para a instalação de uma nova bomba na captação, o fornecimento de água ficará temporariamente interrompido nesta quinta-feira (24), a partir das 15h da tarde, na sede e povoados de Barreiras. A previsão de conclusão do serviço é na noite do mesmo dia (24), às 22h, quando o abastecimento começará a ser retomado gradativamente.
A previsão de regularização completa em todos os bairros da cidade é de até 24 horas, e acontecerá ao longo da sexta-feira (25). Recomendamos que, durante o período, os moradores façam o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.
Não sentirão os efeitos da interrupção os imóveis com reservatório domiciliar cuja capacidade seja suficiente para atender as necessidades diárias de consumo de seus moradores.
No dia 20/01, no período vespertino foi realizada mais uma Operação Blitz todo dia no município de LEM, operação iniciada junto com o novo ano, tem por objetivo proporcionar aos moradores de Luís Eduardo Magalhães uma maior sensação se segurança, já que a ostensividade das ações das forças de segurança atuando principalmente com ações preventivas, vem alcançando grandes resultados impactando diretamente nos níveis de violência na cidade.
A Operação aconteceu na avenida marginal da BR 020/242 e teve um grande fluxo de veículos. Os locais escolhidos são estudados previamente de acordo com a mancha criminal da cidade, buscando locais recorrentes de trânsito para praticantes de delitos que utilizam veículos automotores em suas empreitadas. Ao final da operação foram obtidos os seguintes resultados:
– 267 pessoas abordadas
– 119 veículos abordados 04 rodas
– 135 veículos abordados 02 rodas
– 04 veículos 04 rodas removidos ao pátio;
– 13 veículos 02 rodas removidos ao pátio;
– 04 CNH recolhidas
– 18 Autos de Infração de Trânsito
22
Jan / 2019 |
LEM: SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA NO BAIRRO JARDIM DAS OLIVEIRA |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Infraestrutura, dá continuidade ao mutirão de limpeza dos bairros da cidade. Nesta quarta-feira (23) a ação beneficiará os moradores do bairro Jardim das Oliveiras.
Estão previstos os serviços de limpeza das ruas com a retirada de areia das vias, roçada e capinação de calçadas, canteiros e lotes baldios, retirada de entulhos, além da troca de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública.
Segundo o secretário da pasta, Marciano Paulleti, o bairro receberá um tratamento especial que contemplará 100% das ruas. “Nenhuma rua ou avenida do Jardim das Oliveiras ficará de fora do mutirão de limpeza. Nossa equipe está empenhada e trabalhará o dia inteiro para deixar o bairro mais bonito e organizado”, explicou Pauletti.
“Após os serviços serem realizados, nós solicitamos encarecidamente que a população também faça a sua parte! Evitando principalmente, o despejamento de entulhos nas vias que podem causar acidentes e se tornarem potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya”, finalizou o secretário.
A Secretaria de Infraestrutura de Luís Eduardo Magalhães realiza diariamente os serviços de manutenção das vias públicas, objetivando a manutenção da limpeza, a organização, segurança e o bem estar dos moradores . Somente em 2018, as equipes da pasta realizaram a coleta de mais de 53 toneladas de entulhos despejados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios do município.
22
Jan / 2019 |
Prefeitura de Barreiras lançará dia 1° de Fevereiro a programação do Barreiras Folia 2019 |
O desafio de fazer um evento ainda melhor do que o realizado em 2018, quando pesquisas apontaram um índice de aprovação entre o público participante de 93%, está sendo levado a sério pelos integrantes da Comissão Permanente de Eventos da Prefeitura de Barreiras. Na última quarta-feira (16), uma reunião definiu a data de 1º de fevereiro para o lançamento da programação oficial do maior carnaval do interior da Bahia em 2019, com as datas, horários, atrações dos blocos, além de reforçar a já divulgada, grade de atrações da Prefeitura. O Barreias Folia será realizado no período de 1º a 5 de março.
Como forma de atrair um número maior de turistas para Barreiras, desde setembro de 2018, durante o Festival Primavera, o prefeito Zito Barbosa revelou as atrações contratadas para o carnaval. “Assim como fizemos em 2018, estamos lançado com antecedência as atrações do Barreiras Folia 2019, preparando uma grande festa para receber os turistas, visitantes e foliões de todo Brasil. Com certeza, vamos realizar o maior carnaval do interior da Bahia e Barreiras será o destino de todos que desejam um carnaval com total segurança e grandes atrações que irão garantir a diversão de todos nos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas”, destacou o prefeito Zito Barbosa, na época.
Ainda segundo a pesquisa realizada sobre o evento em 2018, 200 mil pessoas estiveram nos três circuitos do Barreiras Folia durante os cindo dias da festa. Destas, 70% de Barreiras, 19% de cidades da região e 11% de outros estados. O evento promoveu uma movimentação financeira de quase 20 milhões de reais (R$19.768.831,88). Deste valor, pouco mais de 15 milhões em compras e participação em blocos e mais de 3 milhões e novecentos injetados diretamente na festa em gastos com comida e bebida.
O planejamento prévio, segundo o integrante da Comissão Permanente de Eventos, Rider Castro, permite aos blocos, foliões e turistas se programarem para o evento. “A Prefeitura já divulgou suas atrações desde setembro do ano passado, agora, faremos a divulgação da Programação Oficial, inserindo as atrações dos blocos. A partir daí, daremos início a uma campanha de divulgação do Barreias Folia, incluindo cidades como Goiânia, Palmas (TO) e Brasília”, finaliza.
Atrações da Prefeitura no Barreiras Folia 2019:
Luiz Caldas, o rei do axé, abrirá o Barreiras Folia no Circuito Zé de Hermes, que concentra a força do Carnaval Cultural. Já no circuito Aguinaldo Pereira as atrações serão: Chiclete com Banana, Babado Novo, Márcia Freire, Humberto e Ronaldo, Papazzoni, Margareth Menezes, Manú, Timbalada e Cláudia Leite.
Uma grande operação de fiscalização e combate à poluição sonora em comércios do município está sendo planejada pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o Poder Judiciário e com a Segurança Pública do Estado. Os detalhes para a ação foram definidos em uma reunião na tarde desta segunda-feira (21), no Fórum da Comarca, juntamente com o Juiz da 1ª Vara Cível, Dr. Flávio Ferrari.
A ação contará com o apoio da Polícia Militar e envolverá a Guarda Civil Municipal e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Economia Solidária e Administração e Finanças. Esta última, averiguará as licenças e os alvarás de funcionamento dos comércios.
“Nós vamos realizar essa operação em conjunto porque recebemos muitas reclamações sobre o desrespeito à Lei do Silêncio, que acaba perturbando o sossego público”, explicou a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula. “Os comércios que forem flagrados desrespeitando a lei, receberão autos de infração, que podem ser advertências, multas ou apreensão dos equipamentos de som”, continuou.
Para identificar as irregularidades, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Tributos, juntamente com a Guarda Civil Municipal, utilizarão o decibelímetro, que é um equipamento que mede os níveis de intensidade do som, para verificar se o som gerado ultrapassa os limites da legislação.
A poluição sonora está enquadrada como crime ambiental e de perturbação da ordem pública. É considerado abuso o volume do som acima de 70 decibéis, conforme a Lei Municipal nº 74/01, de 21 de dezembro de 2001.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, a população pode denunciar as situações de poluição sonora através dos telefones (77) 3628 3800, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e após esse horário, finais de semana e feriados para o (77) 9 8802 0800, que também é WhatsApp.
Participaram da reunião a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula; o Secretário de Administração e Finanças, Ricardo Knupp; a Secretária de Governo, Katerine Rios; o Diretor de Captação de Recursos, José Carlos Barbosa de Souza; O Coordenador e Assessor Jurídico, Vinicius Reis; o Juiz da 1ª Vara Cível de Luís Eduardo Magalhães, Flávio Ferrari; o Comandante da 85ª CIPM, Capitão Giovanni Damasceno e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Gandis da Silva Lopes, que representou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Alvares.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada estará realizando o Mutirão de Especialidades Médicas. A primeira etapa do mutirão, que acontece entre os dias 29, 30 e 31 de janeiro, terá Reumatologia como foco dos atendimentos. Com objetivo de priorizar as demandas reprimidas do município, a Etapa Reumatologia irá contemplar crianças, adultos e idosos que têm encaminhamento para o especialista competente em diagnosticar e tratar doenças autoimunes, que podem acometer articulações e outros órgãos, como os rins.
O atendimento dessa primeira etapa do Mutirão acontecerá no Centro Municipal de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, no bairro Morada Nobre pela manhã e tarde, com total de 95 vagas. Segundo o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, o agendamento das consultas deverá ser realizado nos Postos de Saúde da Atenção Básica.
“Já organizamos vários mutirões ao longo desses últimos dois anos, esse Mutirão de Especialidades Médicas é o primeiro de 2019 e acontecerá em várias etapas, contemplando diversas especialidades. A determinação do prefeito Zito Barbosa é que possamos dar prioridade às demandas reprimidas no município e a procura pelo profissional em Reumatologia tem sido frequente, assim, os pacientes que têm o encaminhamento do clínico devem procurar os postos de saúde e agendar o atendimento que acontecem já na próxima semana”, destacou.
Além do encaminhamento ao especialista, é importante os pacientes estarem munidos dos documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência.
22
Jan / 2019 |
Promoção Semanal do Santo Antonio Atacadista! |
21
Jan / 2019 |
Prefeitura de LEM promove campanha contra a Hanseníase |
Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado anualmente sempre no último domingo do mês de janeiro, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, promoverá em Luís Eduardo Magalhães, orientações e ações educativas de combate e prevenção a hanseníase, objetivando alertar a população sobre os principais sintomas e riscos da doença, além de incentivar a procura pelos serviços de saúde para o início do tratamento.
As ações começaram nesta segunda-feira (21), com palestras e busca ativa para diagnóstico da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural do município, e orientação dos agentes de saúde e de combate às endemias nas visitas domiciliares realizadas junto à população.
Segundo o Ministério da Saúde, a hanseníase (Lepra) é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.
Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos. A transmissão da doença ocorre por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente com hanseníase que não está sendo tratado.
“Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo que não sabe que está doente, como avós, pais, irmãos, cônjuges, etc. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo.
Os principais sintomas são manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Quando o nervo de uma área é afetado, surgem dormência, perda de tônus muscular e retrações dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos, cotovelos e pés.
Em Luís Eduardo Magalhães, o Programa de Hanseníase se encontra descentralizado em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os casos que necessitam de exames laboratoriais para o diagnóstico da doença são realizados no LACEN com demanda aberta, ou seja, sem necessidade de passar pela regulação do município. Todos os pacientes diagnosticados com hanseníase são acompanhados pelas UBS e pelo departamento de Vigilância Epidemiológica. Este último atua com a realização de visitas domiciliares e controle de todos os contatos do paciente.
“Constando os sintomas, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, para confirmar o diagnóstico da doença e iniciar o tratamento”, alertou Arisleide Bispo. “O tratamento é gratuito, varia de seis meses a um ano, é eficaz e cura. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares, colegas de trabalho e amigos, além de apoiar o tratamento, também devem ser examinados”, concluiu.
19
Jan / 2019 |
Fim de Semana Hiper Bacana no Grupo Santo Antonio!!! |
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo já está matriculando os interessados em participar das oficinas. Há vagas para as aulas de violão, orquestra, iniciação musical, sopro, canto, teclado, bateria, teatro, muay-thai, ballet, jazz, ritmos, hip hop e capoeira.
Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural, munidos de RG e comprovante de endereço. O horário de atendimento é de segunda a sexta- feira, das 8h às 14h.
O Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães fica na Avenida Enedino Alves da Paixão, próximo à antiga rodoviária.
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já estão disponíveis para consulta. As notas individuais podem ser acessadas pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2018. É preciso informar CPF e senha.
Também é possível consultar os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da redação, no portal da autarquia.
Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em língua brasileira de sinais (Libras).
O Inep divulgará, no dia 18 de março, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.
A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.
Com o Enem, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Seguem até amanhã as matrículas para a rede municipal de Luís Eduardo Magalhães, para alunos novos. Os interessados devem acessar o site: matriculalem2019.com.br. Após realizar a inscrição, com o protocolo em mãos, se dirigir à escola escolhida.
Segundo o secretário de Educação, Leandro dos Santos, algumas escolas são preferidas pelos pais de alunos. "Essas escolas já estão com as vagas preenchidas e aí cabe agora aos interessados buscarem uma outra escola nas proximidades da sua residência", explicou.
Algumas outras reclamações estão chegando à secretaria, de alunos que já fazem partre da rede e querem mudar de escola. "O momento não é para transferência de escolas. São apara os alunos novos", esclarece.
Até o meio dia de ontem (16), 702 matrículas já tínham sido realizadas.
O Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães, em sua primeira reunião colegiada do ano, elegeu na tarde de ontem, quarta-feira (16) a nova coordenação. Na ocasião, foi renovado o mandato da Conselheira Shirlei Bernardes como sua coordenadora e o Conselheiro Uedmateus Ribeiro foi colocado como na Vice coordenadoria do órgão.
O Coordenador do Conselho Tutelar tem a função de representar o Conselho e suas deliberações perante outros órgãos e instituições além de colaborar com os direcionamentos internos cuidando para o bom andamento dos trabalhos e deliberações.
17
Jan / 2019 |
Promoção Semanal do Santo Antonio Atacadista! |