Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa Borboleta que é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Trabalho e Assistência Social e Saúde, se tornou modelo na região Oeste da Bahia no combate e prevenção às violências cometidas contras as mulheres em Luís Eduardo Magalhães.

Lançado no dia 08 de março de 2017, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, de lá para cá, o Programa atendeu e está assistindo 289 mulheres que foram vítimas das mais variadas e terríveis formas de violência.

Destes casos, a maiorias aconteceu no bairro Santa Cruz com 69 casos registrados, seguido pelo Mimoso II com 30 agressões, Jardim das Acácias com 25, Conquista com 18, Mimoso I com 17, Residencial Sol Cerrado com 15, Jardim Paraíso com 4 e o restante das ocorrências nos demais bairros da cidade.

Para o prefeito Oziel Oliveira, o Programa Borboleta é mais do que combater a violência contra a mulher, ele é um local onde as mulheres recebem todo o apoio de uma equipe multiprofissional e preparada para dar o amparo psicológico e físico necessário às vítimas, além de manter as mulheres em um local seguro e encaminhá-las para a realização de todos os procedimentos cabíveis contra o agressor junto à Polícia Civil.

“O Programa Borboleta é mais um projeto que nasceu no coração na nossa primeira dama, Jusmari Oliveira. Com muito trabalho e investimento de recursos próprios da Prefeitura, nós hoje temos um local em que as mulheres podem recorrer com toda a segurança neste momento tão sofrido e complicado das suas vidas”, comentou o chefe do executivo.

O Programa Borboleta criou uma rede em Luís Eduardo Magalhães com protocolos de atendimento onde a vítima é atendida com prioridade, impedindo assim que a mulher agredida seja constrangida e exposta à olhos curiosos, tanto na delegacia de polícia quanto na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Além disso, a UPA conta com uma equipe especializada para o atendimento das mulheres vítimas de violência todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

“Hoje o trabalho realizado pelo Programa Borboleta com as mulheres vítimas de violência já ultrapassou as fronteiras do nosso município. Constantemente outras prefeituras buscam com o nosso Programa informações sobre o trabalho realizado aqui, a equipe que compõe o programa e a rede de atendimento para aprender como enfrentar a violência doméstica e evitar que o número de feminicídios aumentem em suas cidades”, concluiu Oziel Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

O secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, acompanhado da subsecretária Larissa Barbosa, estiveram reunidos com os integrantes do Rotary Club Barreiras na noite dessa segunda-feira (10) no Hotel Solar das Mangueiras, em Barreirinhas. O encontro, que contou a presença da presidente Diane Aparecida, teve como principal objetivo compartilhar com Rotary o novo reordenamento feito no município da rede de urgência e emergência dos serviços ofertados no Hospital Municipal Eurico Dutra, Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e do Centro de Atendimento a Criança, agora Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel.

Durante a reunião, outros assuntos foram pertinentes como a chegada dos novos médicos que irão substituir os médicos cubanos através do Programa Mais Médicos em Barreiras, além do trabalho desenvolvido pela Atenção Básica do Município.

O Rotary Culb é uma associação de líderes de negócios e pro?ssionais, que há mais de 110 anos une pessoas de diferentes culturas e continentes para promover a paz, combater o analfabetismo, a pobreza, fornecer água limpa e saneamento, prevenir e tratar doenças, desenvolvendo importantes ações na disseminação de uma saúde mais humanizada. Tendo entre suas determinações acabar com a pólio bem como educar e capacitar comunidades para evitar o alastramento de doenças e ampliar o acesso à assistência médica.

“Esse foi um momento muito oportuno, o Rotary Club de Barreiras é uma entidade que tem credibilidade a nível internacional, são formadores e multiplicadores de opinião, e também são parceiros importantes nas ações de saúde, especialmente nas campanhas de vacinação. Por isso fizemos questão de nos reunirmos com os rotarianos para socializar com eles as medidas tomadas pelo município dentro do reordenamento que estamos promovendo na saúde, com o objetivo de proporcionar um atendimento mais eficiente e mais humanizado”, destacou Anderson Vian.

Fonte: Dircom

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, está intensificando as rondas da Guarda Municipal neste final de ano, visando inibir crimes no município e oferecer mais segurança e qualidade de vida para os cidadãos.

“As rondas preventivas são realizadas a pé e em viaturas garantindo uma maior proteção à população, principalmente nesse período de final de ano, onde muitas pessoas viajam e a cidade fica mais vazia”, comentou o secretário da pasta, Daniel Alvares.



Em 2017, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães adquiriu novas viaturas para a Guarda Municipal e atualmente os agentes contam com cinco automóveis e nove motocicletas para a realização do patrulhamento da cidade. As viaturas circulam todos os dias junto às unidades escolares, de saúde e administrativas do executivo municipal, além das rondas que também acontecem nas praças, avenidas e ruas do município.

A Guarda Municipal desde o início desta gestão foi completamente reestruturada e aparelhada. Além da aquisição de novas viaturas com recursos próprios da Prefeitura, os servidores também receberam novos uniformes e foi aprovado o Estatuto e Plano de Carreira da Guarda Civil de Luís Eduardo Magalhães, que também regulamentou o uso de arma de fogo e criou a ouvidoria e corregedoria.

“Além de aumentar a sensação de segurança das pessoas com a presença dos agentes nas ruas, a ação também inibe ocorrência de crimes em Luís Eduardo Magalhães”, explicou o secretário. “Alguns dos pontos que estão recebendo patrulhamento todos os dias são a Praça Santo Antônio II, localizada entre os bairros Florais Léa e Santa Cruz; a Praça Matriz Sérgio Alvim Motta no Centro da cidade e as Feiras Livres dos bairros Mimoso II, Jardim das Acácias e Santa Cruz”, continuou.

As rondas acontecem em todos os bairros da cidade e para a população solicitar o auxilio de uma guarnição, basta ligar para o número 153.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST – Barreiras) participou em parceria com a Vigilância em Saúde da cidade de Luís Eduardo Magalhães, de encontro para articular ações em saúde do trabalhador.

O encontro que foi promovido pela diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo de Sousa, aconteceu na última segunda-feira (3) também contou com a participação de coordenadores e profissionais da saúde nas diversas áreas de atuação do município de LEM, como da Secretaria de Saúde, equipe do NASF, CAPS-AD, UPA, VIEP, Policlínica, Clínica Sã Camilo e clinica Silvestre, entre outras.

A coordenadora do CEREST, Janaina Oliveira, iniciou sua apresentação informando que a vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes riscos e danos à saúde de pessoas que vivem em determinados territórios, garantindo assim, a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

“O CEREST – Barreiras tem justamente essa função de mostrar os pontos positivos e negativos do dia a dia na saúde do trabalhador para toda região Oeste, mostramos nesse encontro as ações compartilhadas de vigilância em saúde que têm como objetivos aproximar as vigilâncias em saúde, a fim de torná-las efetiva e concreta no âmbito do SUS, bem como articular ações voltadas para área de saúde do trabalhador e da trabalhadora no município”, destacou Janaina.

O encontro abordou também sobre o Sistema de Informação de Notificação e Agravos - SINAN relacionadas ao trabalho, bem como sua importância para a saúde pública. O SINAN é um sistema informatizado, alimentado pela ficha de notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional (estadual e municipal) de doenças de notificação compulsória pela (Portarianº104/11e Portaria nº125/11 SESAB).

A coordenadora do CEREST enfatizou ainda, que a identificação e diagnóstico de agravos relacionados ao trabalho requerem o reconhecimento e valorização do trabalho enquanto fator determinante de saúde, sendo a notificação compulsória desses agravos obrigatória a todos os profissionais de saúde bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino.

Fonte: DIRCOM/PMB

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães - SPRLEM em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizou de 03 a 05 de dezembro, no SPRLEM o treinamento de “Processamentos de Vegetais em Conservas, Desidratados e Temperos”, ministrado pela profissional, Ariclene Souza.

De acordo com Ariclene os três dias de treinamentos foram bastantes proveitosos e sem dúvida fará diferença na vida dos 15 treinandos que participaram do curso.

“Passamos esse dias aqui ensinando aos nossos treinandos a agregar valor as coisas que eles possuem na suas comunidades, coisas que eles não valorizavam e que com certeza hoje saberão valorizar e irão aproveitar, com a fabricação de temperos e picles que imediatamente estarão prontos para a venda garantindo um lucro”, destacou.

Para Maria Célia dos Santos que participou do treinamento, esta foi uma experiência única para todos os participantes.

“Através desse curso teremos a oportunidade de futuramente nos tornar um microempresário, pois acredito que sonhar é possível e ter uma oportunidade como esta que tivemos aqui é muito bom. Hoje temos formação para seguir com os nossos projetos. Agradeço a professora Ariclene, o Sindicato e todos os colegas que participaram dessa capacitação”, falou Maria Célia.

“O treinamento foi bastante importante, tanto para agregar conhecimento profissional, quanto pessoal. Com certeza colaborará bastante para o crescimento dos profissionais que aqui estiveram. Foi muito proveitoso”, falou Letícia Barbosa Bada.

Tatiana Carla da Silva falou do desejo de criar no bairro onde mora uma associação.

“Como no meu bairro não tem uma associação, eu gostaria de poder criar a nossa associação e assim poder passar para mais pessoas o conhecimento que adquiri aqui para juntas fazermos um negócio onde possamos expandir e comercializar nas feiras livres e mercados da nossa cidade”, destacou.

Ronaldo Nascimento Ribeiro ainda destacou que o treinamento foi muito bom, pois foi possível adquiri conhecimentos nessa área que com certeza poderá agregar uma renda extra no futuro.

Ao fim do treinamentos os concluintes expuseram os produtos produzidos por eles nos dias de capacitação: conservas de picles, picles mistos, cebolinha, pimenta, catchup, temperos para frango, peixe, carne e pasta de alho.

Fonte: Ascom SPRLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio



A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito através do Programa Borboleta, iniciou na última quinta-feira (6), no dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres, promover o debate e estimular as pessoas a denunciarem situações de violência.

“A população precisa agir e não ficar calada mediante uma situação de violência doméstica. Muitas vezes, por falta de conhecimento, muitas pessoas que poderiam ajudar denunciando um caso através do Ligue 180, não sabem a quem recorrer, para quem ligar. Por isso a realização desta campanha é de extrema importância para as mulheres que infelizmente ainda sofrem com a violência” comentou a Coordenadora do Programa Borboleta no município, Flávia Rizkalla.

E a Coordenadora do Programa Borboleta está coberta de razão. Denunciar os crimes contra a mulher é uma tarefa fundamental para reduzir o quadro da violência, pois segundo um levantamento realizado em 2015, pelo Instituto DataSenado, duas em cada dez mulheres não tomam qualquer atitude em relação à agressão sofrida. As causas mais apontadas para justificar esse comportamento foram preocupação com a criação dos filhos (24%); medo de vingança por parte do agressor (21%); e acreditar que aquela seria a última agressão (16%). Em geral, os agressores são os companheiros das vítimas, o que dificulta a comunicação dos casos de violência.

Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 38 mil denúncias de violência contra mulheres foram registradas no País pelo Ligue 180. A maior parte das denúncias foram relacionadas à violência física (43,31%) e psicológica (33,22%). Nestes casos, os registros são encaminhados para os órgãos competentes, que realizam os procedimentos necessários.

“É necessário que as pessoas próximas a casos de abuso ou as próprias vítimas tomem a iniciativa de fazer a denúncia. Apenas com o conhecimento do abuso é possível tomar providências”, explicou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Alvarez. “As denúncias de atos violentos cometidos contras as mulheres em nossa cidade, também podem ser registradas no número do Programa Borboleta: 77 9 8802 3662”, finalizou o secretário.

Sobre o Ligue 180 - O número 180 da Central de Atendimento à Mulher é o canal criado para receber denúncias e orientar mulheres vítimas de violência. As denúncias recebidas são encaminhadas aos sistemas de Segurança Pública e Ministério Público de cada um dos estados e Distrito Federal. A central dá início à apuração das denúncias ao mesmo tempo em que mantém a função de prestar informação e orientação a quem ligar. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.

Agressores são pessoas próximas - Em 62% dos casos que chegaram ao Ligue180, a violência é cometida por companheiros, cônjuges, namorados ou amantes das vítimas. Os relatos de 19% apontaram como autores das agressões os ex-companheiros, ex-maridos e ex-namorados. Apenas 6% da violência têm como autores pessoas externas às relações afetivas.

Fonte: ASCOM/PLEM

Fonte: Publicidade

As matrículas para a rede municipal de ensino em Luís Eduardo Magalhães, para o próximo ano letivo, estão abertas a partir desta quarta-feira (12) até a sexta-feira (14), para os pais que desejam matricular os seus filhos nas creches maternal I e maternal II.

As inscrições devem feitas conforme as datas acima descritas, por meio do sitewww.matriculalem2019.com.br​. Quem estudou em uma das unidades este ano já teve a matrícula renovada, portanto, não precisa realizar o procedimento.

No portal, os pais ou responsáveis devem informar a série que o estudante vai cursar em 2019. Em seguida, um mapa exibe as unidades mais próximas da residência do estudante que têm vagas disponíveis e então se deve clicar em uma dessas creches para imprimir o comprovante de matrícula.

Finalizado o processo online, o responsável pelo aluno deve ir à unidade confirmar o cadastro entre os dias 17 e 18 de dezembro. É preciso apresentar o comprovante de matrícula, duas fotos 3 x 4 e cópias da certidão de nascimento ou RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Quem for beneficiário do programa Bolsa Família deve levar cópia do Número de Identificação Social (NIS).

Segundo o secretário de Educação, Leandro Santos, quem tiver dificuldade para efetuar a matrícula online pode fazer o cadastro em qualquer escola municipal, ou qualquer terminal com internet disponível. “O sistema online de matrículas foi criado para acabar com uma cultura de acampamento que acontecia em frente às escolas municipais todos os anos”.

“Através do sistema online, os pais matriculam os seus filhos de uma forma rápida e eficaz, sem precisar ficar dias acampados em frente a um estabelecimento de ensino como acontecia antigamente, para garantir um direito que é de todas as crianças e adolescentes, que é o direito ao estudo”, finalizou o secretário Leandro dos Santos.

Fonte: Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

 

 

 

 

 

Fonte: JB Notícias
10
Dez / 2018

Documentos Encontrados!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Luís Eduardo Magalhães pode ser a próxima cidade da região Oeste da Bahia a ter um aeroporto comercial. A iniciativa do Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira e da primeira dama do município, a Deputada Estadual Eleita, Jusmari Oliveira, caminhou a passos largos na manhã da última quinta-feira (6) em uma reunião com o Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Felipe Lindemann; o Técnico de Regulação de Aviação Civil da (ANAC), Lúcio Claudio de Araújo e o Gerente de Segurança de Aviação Civil e Coordenador de Aeroportos da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA), Jorge Faria.

Tornar o Aeródromo Luís Eduardo Magalhães, localizado na saída para Barreiras, com acesso em frente ao complexo da Bahia Farm Show em um aeroporto de tráfego aéreo comercial é mais do que um sonho para o prefeito Oziel Oliveira, constitui a oportunidade de transformar as condições econômicas da nossa região, proporcionando ligação da cidade para o mundo, tornando referência urbana para os cidadãos.

Hoje o aeroporto que atende à demanda da região é o aeroporto de Barreiras e todos que já precisaram pegar um voo sabem a dificuldade que é o deslocamento, sem contar os constantes voos cancelados e remarcados para o outro dia. “A população de Luís Eduardo Magalhães conhece bem o transtorno que é depender exclusivamente de um único aeroporto para pouso comercial na localidade”, comentou o chefe do executivo.

“Nós sabemos que o aeroporto de Barreiras, devido a sua localização, possui alguns problemas para o pouso e decolagem de aeronaves. Com o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães liberado também para esta finalidade, mais do que um ponto alternativo para o pouso, nós almejamos inserir a cidade na rota comercial de voos”, continuou o prefeito Oziel Oliveira.

Para a liberação do aeroporto no município, uma das obrigatoriedades que era a existência de um corpo de bombeiros no local já foi viabilizada pelo prefeito Oziel Oliveira. O tamanho da pista comporta desde aeronaves do porte de turbo hélice tipo ATR, utilizadas atualmente na aviação regional, até aeronaves de grande porte, a exemplo dos aviões de carga.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM

O potencial produtivo do Oeste baiano será apresentado aos chineses, durante a Missão Empresarial Bahia-China, que acontecerá em Shangay, entre os dias 7 e 17 de abril de 2019. Na ocasião, cerca de 10 prefeitos da região irão ao país asiático na tentativa de buscar investidores interessados em empreender, trazendo recursos, desenvolvimento e emprego para o Oeste.

Na semana passada, o assunto foi tratado em âmbito Estadual, em Salvador, onde os organizadores debateram com empresários e integrantes do governo. Nesta segunda-feira (3), o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Carlos Costa, levou a discussão para a Aiba, estendendo o convite de participar da Missão aos produtores rurais, por entender a importância da categoria no evento, uma vez que a vocação da região é majoritariamente agrícola. O presidente a Aiba – principal entidade de classe da Bahia –, Celestino Zanella, deve embarcar na Missão para representar a cadeia produtiva regional.

A China há tempos está de olho no Bahia e é um dos principais consumidores da produção do Oeste. Parte da soja e do algodão cultivado na região é exportada para o mercado chinês.

Fonte: Ascom Aiba

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia compõe a lista dos estados que ainda não aprovaram o currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental tendo como referência a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Secretaria de Educação (SEC) ainda não submeteu o texto ao Conselho Estadual de Educação, o que dificulta o cumprimento da meta estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), cuja expectativa era de que todas as unidades federativas aprovassem seus textos ainda em 2018.

De acordo com o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, o texto com a nova orientação curricular da Bahia está previsto para ser entregue ao Conselho Estadual de Educação da Bahia na segunda-feira (10). Ainda conforme Campello, currículo foi construído ao longo de um ano. “Contou com a colaboração de comitê de governanças, grupo composto por entidades protagonistas da educação básica na Bahia”, esclareceu.

A expectativa da Secretaria de Educação é de que o texto seja aprovado pelo Conselho até o início de janeiro para que o novo currículo comece a ser implementado ainda em 2019. De acordo com Campello, as mudanças seriam executadas de maneira progressiva e seriam apresentadas aos profissionais da educação estadual durante a semana pedagógica, que acontece entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

No entanto, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Tércia Contreiras, afirmou que mesmo recebendo o currículo na segunda, a entidade só deverá submetê-lo a apreciação após o recesso de 30 dias, cujo início está agendado para o dia 18 de dezembro.

A respeito do processo de avaliação, Contreiras afirmou que o texto será subordinado ao crivo dos 24 conselheiros, com atenção maior da Câmara da Educação Básica, que é o foco principal do currículo referencial. Quanto ao tempo que levará para que o texto enviado pelo governo do estado seja aprovado pelo Conselho, a presidente diz que não tem como prever, uma vez que, caso haja discordância da entidade sobre algum ponto, poderão ser feitas recomendações e o texto deverá ser devolvido para a Superintendência de Políticas para a Educação Básica para revisão.

CURRÍCULOS MUNICIPAIS

Quando aprovado, o currículo referencial servirá de parâmetro para as escolas estaduais e poderá ser adotado pelas secretarias de educação municipais do Estado. No entanto, existe a possibilidade de que cada um dos municípios opte por adaptar o texto estadual e assim criar seus próprios currículos e submetê-los aos seus conselhos municipais de educação para aprovação. Deste modo, a Bahia poderá ter até 417 currículos referenciais da educação básica, além do estadual. “É como se existisse um currículo geral, que é a referência, e currículos específicos de cada cidade. As locações culturais, econômicas e sociais podem ser incorporadas a esse currículo geral”, explicou Ney Campello.

O superintendente garantiu que entre as vantagens de cada cidade baiana criar seu próprio texto está a possibilidade dos estudantes terem acesso e conhecimento das peculiaridades da sua região. Um dos argumentos utilizados pelo superintendente é a diversidade cultural encontrada no estado. “Elas [as cidades] podem dar luz às suas características locais. Não podem ser proposições genéricas para um estado que é uma nação, porque é tão diverso”, defendeu.

Fonte: Bahia Noticias





A prefeitura de Barreiras vem investindo forte no cuidado com a saúde bucal no município, atualmente todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde ofertam atendimento odontológico, e no dia 1º de novembro o prefeito Zito Barbosa entregou à população o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que funciona na Rua Dudu Coité, nº 119, Jardim Ouro Branco. 

Como forma de ampliar esses cuidados em todo o município, cerca de 80 crianças, de 5 a 10 anos, participaram de um dia de orientação e cuidados relacionados à saúde bucal. A atividade foi realizada pela Secretaria de Saúde de Barreiras, nessa quinta-feira, 06, na Escola Municipal Adroaldo Fernando de Moraes, localizada na comunidade do Cerradão. Além de escovação coletiva, todas as crianças ganharam kits de higiene bucal.





“Sabemos que cuidar bem da boca e dos dentes é essencial para prevenir doenças, manter uma boa mastigação e formar um adulto saudável, por isso esse dia aqui no Cerradão é muito importante. Já estivemos aqui duas vezes, nos últimos trinta dias, e sempre somos acolhidos com muito carinho”, disse Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

Distante cerca de 70 km de Barreiras, a presença da unidade móvel de atendimento, no Cerradão, tem facilitado a vida dos moradores da comunidade e entorno. Além da programação educativa, 30 pacientes foram atendidos para procedimentos de extração, limpeza e restauração dentária.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também aproveitaram para dar retorno à parte do público atendido na Caravana da Cidadania, em novembro, com entrega de medicamentos, exames não laboratoriais e marcação dos procedimentos.  

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Publicidade

O primeiro Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada com recursos próprios do município, teve início na manhã dessa sexta-feira, 07, e se estenderá até o próximo domingo, 09, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Ao todo, 100 pacientes que estavam na fila de espera, alguns com mais de oito anos, irão realizar a cirurgia de catarata.

Antes do início das primeiras cirurgias, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, deu boas-vindas aos pacientes, apresentou a equipe que fará parte dos procedimentos cirúrgicos e destacou também a realização de outras cirurgias que são feitas diariamente no Hospital Eurico Dutra.

“Hoje estamos realizando o primeiro mutirão de cataratas com recursos próprios do município. Existia uma demanda reprimida de 1.500 pacientes que esperavam há muito tempo por esse momento. Desde o início da gestão do prefeito Zito Barbosa, já foram realizadas mais de 1.400 cirurgias e acreditamos que nesse fim de semana estaremos praticamente zerando a fila de espera. Esse é o resultado da saúde humanizada que tanto priorizamos no nosso município, continuaremos realizando outras cirurgias que já acontecem rotineiramente aqui no Hospital Eurico Dutra, como vesícula, varizes, hérnia, nas especialidades de otorrinolaringologia, urologia, cirurgias ortopédicas, oftalmológicas e pediátricas”, destacou.

Serão atendidos dois grupos de pacientes por dia, na manhã dessa sexta-feira 35 pacientes passaram pelo centro cirúrgico e dona Iracema Rodrigues, 60 anos, foi a primeira da fila. A moradora do bairro Arboreto I operou o olho direito e estava acompanhada de sua filha que avaliou como positivo todo o processo do atendimento.

“Essa foi uma ótima oportunidade, antes desse momento final da cirurgia realizamos todo procedimento pré-operatório através também do SUS, os exames foram encaminhados pelo próprio médico que realizou a cirurgia de catarata, esse processo de acompanhamento foi muito significante. Agradeço a atenção especial que tiveram com minha mãe, esperamos por quase um ano por esse momento, agora é preparar para a cirurgia do próximo olho”, disse Áustria Rodrigues.

Os mutirões da catarata favorecem o bem-estar e a saúde de pessoas que sofrem de uma doença silenciosa, como é o caso da catarata. Além disso, ajuda a identificar outras patologias, como glaucoma, retinopatia e oclusões arteriais. Atualmente, a catarata afeta cerca de 46 milhões de pessoas e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. A doença pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento efetivo é a intervenção cirúrgica.  “O processo pode demorar anos e em alguns pacientes levam apenas meses, depende muito de cada paciente, geralmente acontece nos dois olhos”, destacou médico oftalmologista, Samuel Reis.

A chefe de gabinete, Marileide Carvalho, o secretário municipal de infraestrutura João Sá Teles, secretário de segurança, cidadã e trânsito, Luiz Vidal, coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda, assessora especial da Secretaria de Saúde, Maria Messias Furtado e a diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Helena Luísa, e vereadores deram as boas-vindas aos pacientes nesse primeiro dia do mutirão.

“É com muita satisfação que recebemos todos esses pacientes nesse mutirão de catarata, sabemos da espera de muitos deles por esse momento. Pensando nisso, a secretaria de saúde elaborou um projeto que prontamente foi aceito pelo Prefeito Zito Barbosa, que não tem medido esforços para proporcionar à população de Barreiras uma saúde cada vez melhor. Esse mutirão irá devolver às pessoas plenas condições de realizar suas atividades diárias, o que nos deixa imensamente felizes”, destacou Ana Paula.

Fonte: DIRCOM

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, se reuniu nesta quarta-feira (5), com o Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Américo Tristão Bernardes e com o Coordenador da Área de Engenharia, Luiz Gadelha, para tratar sobre o aprimoramento da instalação e manutenção da fibra óptica no município e soluções de tecnologia para uma gestão pública mais econômica e eficiente.

Na ocasião, o gestor solicitou a troca do cabeamento de fibra óptica no município. “Hoje, em Luís Eduardo Magalhães, todo o cabeamento da fibra óptica é aéreo e isso tem vários pontos negativos, como rompimento dos cabos e consequentemente da internet causado por ventos, chuvas fortes, descargas elétricas, acidentes causados por automóveis e caminhões, entre outros fatores. A segurança das redes subterrâneas é sabidamente superior, além de colaborar para a despoluição visual da cidade, sem cabos pendurados nos postes, resistentes a rompimentos por intempéries, e mais eficientes contra as conexões clandestinas”, comentou o chefe do executivo para os representantes do MCTIC.

Segurança também foi tema do encontro. Foram discutidos o mapeamento e varredura completa da rede da Prefeitura, objetivando aprimorar a segurança e o monitoramento da mesma; e a estratégia de segurança de instalação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras do tipo OCR, no intuito de reduzir as ocorrências policiais nas entradas e saídas da cidade, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Na reunião, da qual também participaram primeira dama do município e deputada estadual eleita, Jusmari Oliveira e o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nill Teixeira, foram avaliados os softwares desenvolvidos pelo MCTIC para dar mais agilidade para a gestão, a exemplo do i-Educar, que é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal e o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) que promove a eficiência administrativa, diminuindo a utilização do papel além de proporcionar o compartilhamento de novos eventos em tempo real.

Além das discussões no gabinete, o chefe do executivo acompanhou o grupo em visita às instalações e o funcionamento do CCO (Centro de Controle Operacional) do município.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |