Blog Santo Antônio
Notícias

Teve início nesta quinta feira, 22, a solenidade de inauguração do curso de ODONTOLOGIA da Sulamérica Faculdade.

O evento contou com a presença de grandes autoridades, toda a equipe de colaboradores da Sulamérica Faculdade e convidados ilustres, tais como: Deputado Federal Drº Damião Feliciano, Deputada Estadual Jusmari Oliveira, Prefeito Oziel Oliveira, Secretário de Saúde Drº Felipe Melhlem, Secretário da Educação Leandro dos Santos e Secretária de Governo Katerine Rios.

Com o objetivo de promover os cursos da instituição, foi anunciada a abertura do VESTIBULAR 2019, o qual se realizará em 09/12/2018 às 9h.

As inscrições para os cursos da Sulamérica Faculdade já estão abertas.

ODONTOLOGIA chegou a Luís Eduardo Magalhães através da Sulamérica Faculdade com CONCEITO SUPERIOR. Alcançamos “nota máxima” do MEC. Investimos em desenvolvimento de estudos, pesquisas e sistemas adequados as necessidades atuais, isso é tecnologia absorvida pelo aluno, promovendo melhorias nas formas de aprendizado e aplicação.

Trouxemos os melhores campos de prática. Firmamos convênio com a rede SUS, com o objetivo de utilizar os serviços de saúde municipal na educação, aprimorando a qualidade do ensino.

Durante a cerimônia, nossa mantenedora discursou sobre a importância do ensino Superior para a qualificação e como nos esforçamos para congregar ainda mais valor à cidade de Luís Eduardo Magalhães, acrescentando inovação, auxiliando seu crescimento e desenvolvimento.

Se você sonha com a graduação, saiba como funcionam os cursos e o que vai precisar para estudar: faça-nos uma visita. Agende pelo telefone (77) 3628-0165 ou (77) 998660404.

Fonte: Ascom
Uma das obras mais esperada pelos moradores dos bairros Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim, será concluída em tempo recorde.

As obras de ampliação da capacidade de drenagem do canal de captação de águas pluviais, que margeia a BR 135, em frente aos bairros Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim, estão em ritmo acelerado e as aduelas que formam a galeria já foram instaladas. Após a intervenção no leito da rodovia, as equipes de trabalho finalizaram nessa manhã de sexta-feira (23), a concretagem e colocação de 24 metros de peças de concreto, que vai ampliar significativamente a capacidade de escoamento das águas das chuvas que se precipitam no canal ao longo da Avenida Barão do Rio Branco e que provocavam sérios alagamento na região.

Com essa intervenção, a Prefeitura espera resolver os problemas das inundações no canal e áreas próximas, já que a antiga tubulação não tinha capacidade suficiente de drenagem no período das cheias, promovendo assim o represamento das águas e consequente alagamento da avenida e ruas próximas. Além disso, toda estrutura já estava comprometida em decorrência de erosões e com a nova galeria, a capacidade de escoamento será maior, aprimorando o sistema de drenagem.

O trabalho segue durante o fim de semana, e a expectativa do subsecretário Enoque de Souza é que na próxima semana a obra seja finalizada. “A determinação do prefeito Zito Barbosa é que trabalhemos diuturnamente para dar celeridade na obra, que demanda tempo para compactação. Dependemos apenas do clima, caso as obras não sejam paralisadas em função de chuva nesse fim de semana, estaremos finalizando e liberando a BR 135 até a próxima semana”, disse.

A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito informou ainda que a BR 135 continua interditada e o tráfego no local requer atenção redobrada dos motoristas e pedestres, devido o fluxo de carretas nas avenidas laterais.

Fonte: DIRCOM



A sexta edição da Feira Oeste Genética e o XVI Fórum de Pecuária foram abertos nesta sexta-feira (23), com o propósito de apresentar novas tecnologias para a pecuária do Oeste da Bahia e incentivar os pecuaristas regionais a investiram na profissionalização da gestão dos seus negócios. A cerimônia que abriu os trabalhos aconteceu no Tatersal Deputado Sebastião Ferreira, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e contou com a presença de organizadores, estudantes, pesquisadores e técnicos do setor agropecuário.

Representando o prefeito Zito Barbosa, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo destacou que pelo fato do Brasil concentrar o maior rebanho comercial do mundo, necessita do apoio e de parcerias para fazer da atividade pujante e sustentável, com profissionalização. “A tecnologia é fundamental para fazer da pecuária, que há tempos deixou de ser uma atividade de subsistência, em um negócio capaz de gerar bons resultados econômicos para os criadores. Para a Prefeitura, participar desta parceria que busca uma pecuária cada vez mais fortalecida com sustentabilidade, é uma honra. Estaremos sempre presentes e apoiando inciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

O presidente interino da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) – entidade realizadora do evento junto com a Prefeitura de Barreiras -, José Maria de Albuquerque Júnior, foi direto ao ponto de destaque do evento. “Nosso maior desafio hoje não é tecnologia, isso temos junto às Universidades e empresas de pesquisas, tampouco fatores climáticos porque nossa região possui um clima favorável para a atividade. Nossa meta é fazer com que o produtor acredite nesta tecnologia e mude sua forma de administrar os negócios, essa sim é nossa proposta com este evento. Sabemos que gerir o negócio com profissionalismo é imprescindível para o fortalecimento e a eficiência da pecuária regional”, disse.

O pecuarista com tradição na atividade no Oeste baiano e diretor de eventos da Acrioeste, Antônio Balbino de Carvalho Neto, reforçou as palavras de José Maria destacando que a Oeste Genética nasceu pela necessidade de oferecer este apoio técnico aos criadores. “Esta parceria entre Prefeitura e a Acrioeste é pela melhoria da pecuária regional, e assim como a agricultura no Oeste se fortaleceu e hoje é destaque mundial, a Oeste Genética quer oferecer aos pecuaristas locais um espaço de apoio e troca de experiências para fazer da atividade, tão forte quanto a agricultura”, destacou.

Ao destacar a importância da agropecuária para o Oeste baiano, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt reforçou a importância das parcerias e da realização de eventos como o Oeste Genética. “O que temos observado é que a pecuária também vem adotando as tecnologias esperada e hoje no Oeste da Bahia temos excelentes representantes. Esse evento é sem dúvida necessário e vem pra contribuir com a pujança desse setor”, comentou Schmidt.

Após a abertura oficial, a programação teve sequência com a palestra “Eficiência Alimentar”, proferida pelo médico veterinário, Frederico Bessa. Até o domingo (25), o evento oferecerá aos interessados, um cardápio de palestras, eventos técnicos, mesas redondas e debate. Destaque ainda para o Leilão Acrioeste Bezerras, Bezerros para Cria, Recria e Engorda, no sábado (24) e o 13º Leilão da Prova de Ganho de Peso à Pasto, no domingo (25) e transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

Além da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do diretor de eventos da Acrioeste, Antônio Balbino de Carvalho Neto, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moises Schimdt, presidente interino da Acrioeste, José Maria de Albuquerque Júnior, o secretário de agricultura de Barreiras, José Marques, o subsecretário Rider Castro e a vereadora Beza compuseram a mesa de abertura.

Fonte: Dircom/PMB

Com o fim do período do vazio sanitário, encerrado nesta quarta-feira, 21, tem início a nova safra de algodão do oeste da Bahia. Os produtores já podem começar o plantio, depois do fim da restrição de 60 dias, que visa a eliminação de plantas vivas do campo. A medida, estabelecida por meio da portaria Nº 253/2018, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é uma das mais eficientes estratégias para a prevenção e combate às principais pragas na lavoura do algodão, principalmente o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis).

Para a safra 2018/19, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prevê o crescimento de 25,8% na área plantada de algodão, com a previsão total de 331,9 mil hectares, sendo 319,6 mil no oeste, e 12,3 mil no sudoeste baiano. Na safra passada, a Bahia produziu um total de 1,270 milhão de toneladas de algodão (caroço e pluma) em uma área de 263.692 mil hectares. A Bahia é o segundo maior produtor da fibra no Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, o momento é de otimismo para quem decidiu investir no aumento da área de algodão. “Estamos vindo com uma produtividade média de 322,6 arrobas/hectare na Bahia, chegando a 330,3 arrobas/hectare no oeste do estado. Com a retomada da regularidade das chuvas e dos preços, com o maior interesse e valorização da fibra natural no mercado nacional e internacional, o que pode trazer preços mais vantajosos para os agricultores”, afirma.

Busato também cita como fundamental o trabalho desenvolvido pelo programa fitossanitário da Abapa, que vem trabalhando na orientação dos produtores para o manejo adequado na prevenção e combate ao bicudo do algodoeiro. A expectativa da Abapa é que, neste ritmo de crescimento de área e produtividade, seja retomada a capacidade já instalada no oeste da Bahia de 400 mil hectares, levando os agricultores a investirem na cadeia produtiva, gerando mais renda, emprego e desenvolvimento socioeconômico para o Oeste da Bahia.

Fonte: Blog Douglas Batista/Ascom ABAPA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) garantiu, nesta segunda-feira (19), que vai cumprir a liminar da Justiça que suspende a remoção de veículos em operações de fiscalização, por causa do atraso no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O Detran acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para recorrer da decisão.

O órgão de trânsito esclarece que a quitação do IPVA, tributo de competência da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), é uma das exigências legais para o licenciamento anual do veículo, que inclui ainda taxa administrativa, seguro obrigatório DPVAT e multas, se houver.

Segundo o departamento, o licenciamento atesta se os veículos estão em condições de trafegar nas vias, de acordo com as normas de segurança, e a atualização do documento é obrigatória, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A liminar, na prática, nos impede de checar se o documento do veículo está em dia. A fiscalização coíbe infrações e evita acidentes, trabalho que será prejudicado pela possibilidade de o cidadão dirigir sem o licenciamento, já que a emissão do documento depende do pagamento do IPVA. Por isso, confiamos na revisão da decisão judicial”, explicou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Fonte: Detran-BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social através do Programa Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo, realiza neste sábado (24), a partir das 14h, a 2ª Feira de Arte e Cultura Afro-brasileira, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs).

A Feira foi criada em novembro de 2017 em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro, com o objetivo de combater o preconceito racial, trabalhar a questão de valores com a comunidade, estimular o respeito mútuo e a igualdade e valorizar a cultura afro-brasileira em Luís Eduardo Magalhães.

O evento que é gratuito e aberto à participação de toda a população, contará com diversas apresentações de capoeira, teatro, dança, música e poesia com docentes e alunos das oficinas do Programa Rede do Bem e estudantes da Rede Municipal de Ensino e o tão esperado desfile da Beleza Negra, que elegerá a representante da cultura Afro-brasileira deste ano.

“Além disso, quem prestigiar o evento também poderá conhecer um pouco mais sobre o artesanato e a culinária local, os trabalhos realizados pelos alunos dos grupos socioeducativos do CRAS através da exposição de obras artísticas sobre o tema e poderá participar também das pinturas faciais e da sala de brinquedoteca com os alunos do Curso de Formação de Brinquedistas da UNOPAR”, comentou a coordenadora do CRAS, Gilliane Carvalho.

Fonte: Ascom.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS), realizaram na manhã e tarde desta quarta-feira (21), um trabalho de combate, prevenção e investigação sobre os casos de aparecimento de escorpiões nos bairros Cidade Alta e Tropical Ville II.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, terrenos abandonados com mato e restos de construção são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, além de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais, para evitar a proliferação.

“Os escorpiões são mais ativos no período noturno e aparecem mais nos meses quentes e úmidos do ano. É neste período que eles encontram maior abundância de alimento, sobretudo, baratas e outros insetos atraídos por lixo e alimentos expostos e mal acondicionados” comentou a Coordenadora de Controle de Endemias, Cristina Barreto.

A Secretaria de Saúde também esclarece a população que o controle químico (uso de pesticidas) não é eficaz como medida de combate aos escorpiões. A aplicação de pesticidas pode apenas desalojar os escorpiões, afugentando-os para o interior das residências, o que aumenta a possibilidade de acidentes.

“Por esse motivo devemos priorizar a eliminação de condições que ofereçam abrigo e alimento a estes animais”, explicou Barreto. “Manter os lotes limpos, além de contribuir para o não aparecimento de mais animais peçonhentos, também evita as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a exemplo da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus” alertou Barreto.

Os animais encontrados pelos agentes de combate às endemias e pela equipe da DIRES foram capturados e encaminhados para Barreiras para a verificação do gênero e da espécie dos mesmos. Durante a procura e captura dos escorpiões, os agentes orientaram os moradores sobre a importância de manter os lotes limpos e sem acúmulo de entulhos.

Outras recomendações são: manter armários, mesas, camas e outros móveis afastados pelo menos um palmo das paredes; verificar roupa de cama antes de usá-las, além de roupas e sapatos, antes de vesti-los; vasculhar frestas em rodapés e paredes e providenciar o reparo, se houver; usar tampa 'abre e fecha' ou outra cobertura para manter ralos tapados quando não estiverem em uso; manter gramados bem aparados; ao entardecer, utilizar 'cobrinhas de pano' ou rodinhos em frestas de portas.

Nos casos de aparecimento de escorpiões – mesmo quando não há ocorrência de picadas – a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do telefone (77) 3628 3099.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM

Fonte: Publicidade

Nesta sexta-feira, (23), das 13h às 17h, acontece na Policlínica, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães um mutirão para ações do Novembro Azul, que visa a saúde do homem. Segundo o secretário de Saúde do município, Felipe Melhem, urologistas e clínicos farão a triagem dos pacientes. “Nós vamos atender todos os homens que chegarem e fazerem a sua triagem”, pontuou. Ainda segundo Melhem, serão realizados exames complementares, como o PSA, que se faz a partir do sangue do paciente. O exame serve para identificar alterações na próstata, e será coletado pela equipe do Laboratório Central, o Lacen. Lembrando que homens a partir dos 50 anos devem fazer o exame físico, e a idade diminui para 45 se ele estiver nos grupos de risco (casos na família, pai e irmão).

Fonte: Blog Douglas Batista

Resultado de insistente reivindicação de sua atuação política , a chegada da Delegada Especial da Mulher e a instalação do NAM- Núcleo de Atendimento a Mulher no DISEP de Luís Eduardo Magalhães significa para a Deputa Eleita Jusmari Oliveira uma grande vitória .

Jusmari que em toda sua vida pública dedicou-se á luta no combate á violência contra a mulher e pela efetivação da lei Maria da Penha sendo , inclusive destacada no Congresso Nacional no acompanhamento de casos de repercussão nacional e que é a idealizadora do Projeto Borboleta que tem sido destaque no atendimento a mulheres agredidas e/ou violentadas no Municipio ,comemorou com entusiasmo a chegada da Dra. Elizangela .

A Delegada foi recepcionada oficialmente pelo Prefeito Oziel Oliveira , o Delegado Regional Rivaldo Luz e os Delegados Joaquim Rodrigues, Leonardo Mendes de Almeida por Jusmari Oliveira e pela Secretaria de Governo do Município Katerine Rios .

Na oportunidade Jusmari afirmou com a Dra Elizangela o compromisso de apoio irrestrito à sua atuação e agradeceu de forma especial o apoio do Delegado Regional Dr Rivaldo e do Prefeito Oziel Oliveira.

“ Sem estes não teríamos realizado este intento . Nossa reivindicação junto ao Governador só pode ser viabilizada com o apoio dos dois , o Delegado Regional Dr Rivaldo Luz e do Prefeito Oziel Oliveira .”

Jusmari destacou também a atuação da Ex - Vereadora e atual Secretária Katerine Rios que fez varias indicações na busca da instalação da Delegacia da Mulher em Luís Eduardo Magalhães .

“ O importante é termos os serviços especiais seja através do Núcleo ou de uma Delegacia . Dra Elizangela é um alento na nossa luta e na parceria do Projeto Borboleta . A Delegacia vira em breve , não temos dúvida .” Afirmou Jusmari .

 

Fonte: Ascom Jusmari

A reconstrução do Anel da Soja (BA 460) com recapeamento em CBUQ foi autorizada pelo Governador Rui Costa em atendimento às solicitações do Prefeito Oziel Oliveira juntamente com os produtores da região. A obra ja está sendo executada e tem tranquilizado seus usuários. Mas, o Prefeito Oziel Oliveira ouvindo os produtores, levou ao Governador algumas solicitações para melhorar ainda mais as condições da estrada que é tão importante para a região produtora, não só da Bahia como dos estados limítrofes.



Hoje, 22 de novembro, o prefeito recebeu o Engenheiro do Governo do Estado, Dr. Jader Coelho, e engenheiros da Construtora Jurema que comunicaram o atendimento das solicitações do prefeito pelo Governador e serão executadas na continuidade da obra:
-Construção de rotatória entre as BAs 460 e 469 nas Placas.

A reconstrução dos 10 Km que vão do posto fiscal á divisa com Tocantins.
- Construção de refúgios de drenagem ao longo da estrada, evitando a umidade do solo e consequente deterioração da malha viária.



“Já agradecemos ao Governador Rui Costa pela obra de qualidade que vem sendo executada, agora com estas melhoras ficamos ainda mais tranquilos pois teremos mais segurança na nossa estrada ,” disse o prefeito Oziel Oliveira que acertou com os engenheiros os últimos detalhes dos andamentos das obras.

O encontro contou com a presença de xeputada Estadual eleita Jusmari Oliveira que acompanhava com os engenheiros a evolução das obras.

Fonte: Assessoria de Comunicação





A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está levando mais qualidade de vida para os moradores do Residencial Vista Alegre, a partir de hoje (22), com a instalação da iluminação pública em LED, da Avenida que proporciona o acesso dos moradores da BR 242 até às unidades habitacionais.

“Esse é um dos principais sonhos desta comunidade, que foi instalada em um local sem o mínimo de condições de vida. Além da falta de iluminação no acesso, que causava transtornos na mobilidade dos moradores no período noturno, as unidades habitacionais também foram instaladas longe de escolas”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

O investimento da iluminação do acesso da comunidade gira em torno de 87 mil reais e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) está realizando a finalização da instalação e ainda esta noite, o acesso já estará completamente iluminado.

“Além do investimento com a iluminação pública, nós já começamos a construir a Escola Municipal do Vista Alegre. Esses foram dois compromissos que firmei junto aos moradores do Residencial, que com muito trabalho e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, nós estamos concretizando”, finalizou o chefe do executivo.

Fonte: ASCOM | Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Começou nesta terça-feira (20) a campanha “Papai Noel existe, e ele pode ser você”, realizada pelo 17º Grupamento de Bombeiros Militar em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Até o dia 15 de dezembro, como aconteceu no ano passado, roupas e brinquedos em boas condições de uso serão arrecadados na sede dos dois grupamentos.

Os pontos de coleta funcionarão em Barreiras, na Rua Capitão Manoel Miranda, no Centro, e em Luís Eduardo Magalhães, na Avenida JK, Loteamento Mimoso I.

Todo o material arrecadado será doado para instituições beneficentes das duas cidades que cuidam de crianças carentes. As doações serão entregues ainda este ano, pelo Papai Noel do Corpo de Bombeiros.

Fonte: 17º Grupamento de Bombeiros Militar
Exposição fotográfica. Foto: José Bomfim

A Universidade do Oeste da Bahia, Ufob campus Luís Eduardo Magalhães realizou nesta terça-feira, (20), uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, com a temática: “As reflexões para a construção de uma consciência crítica”. As ações foram coordenadas pelas professoras Vanessa Magalhães e Maria Felícia.

Houve exposição de fotografias de personalidades e figuras que lutaram e lutam contra o racismo, como Lázaro Ramos, Bob Marley, Martim Luther King, Zumbi dos Palmares e a vereadora carioca, Marielle Franco, entre outras.

Quem foi ao campus da Ufob pode participar também de oficinas sobre estética afro e debates, como a proferida pela coordenadora do curso de história da Ufob, professora Vanessa Magalhães, “Reflexões sobre racismo no Brasil e sua perspectiva histórica”. 

Professoras Vanessa Magalhães e Maria Felicia. Foto: José Bomfim 

“Falei um pouco da morte do Zumbi dos Palmares, o que são os Quilombos, de onde vem esse dia, quem foi  Zumbi e o quilombo dos Palmares, falei da África como berço da civilização, da sua importância enquanto continente que tem diversas culturas, diversas línguas, etnias, costumes. Falei um pouco para a plateia como entender a África não só do em sua história e de como essa África se relacionou com o Brasil na expansão marítima. Povos que tinham conhecimento científico, matemático, conhecimento que conhecemos hoje como medicina (povos que tem, mas falando essencialmente desse momento histórico). Desmistificando esse discurso de que eram povos supersticiosos, animais selvagens, de como foi passado para a gente a ideia dos colonizadores. E a gente falou de todo esse período de escravidão, das leis que foram criadas para pôr fim a essa escravidão, a lei do ventre livre, a lei do sexagenário, depois até a abolição da escravatura, em 1888 pela princesa Izabel. Mas descontruir como essa coisa muito bonita, mas como um movimento de luta. A abolição só chegou a acontecer como um movimento de luta, dos próprios povos escravizados e de ex- escravos. E a gente passa a falar de como surge o racismo nesse momento, são negros libertos, mas que obviamente não tem para onde ir. Não são criadas políticas públicas para que esses negros sejam inseridos na sociedade de forma digna. Daí a gente começa todo um processo de marginalização, de racismo, um processo que a gente vive até hoje, de povos largados, a margem do poder público”.

Fonte: Por Raquel Santana/ Cobertura José Bomfim/ Blog Douglas Batista

Em Luís Eduardo Magalhães, o cuidado com as pessoas da terceira idade também é prioridade! Com ações integradas nas áreas da saúde e da assistência social, a gestão do prefeito Oziel Oliveira possibilita mais qualidade de vida à população idosa do município.

No Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa (PROMATI), os idosos contam com o atendimento especializado de um médico geriatra, que realiza consultas médicas toda quarta-feira, das 8h às 16h, na sede do Programa, localizado na Avenida Ayrton Senna, bairro Santa Cruz, ao lado do Mercado Municipal.

Além de promover terapias preventivas e realizar atendimentos médicos no local, o Dr. Carlos Perkuenny também realiza visitas domiciliares para atender os idosos que estão acamados, com restrição de movimentos ou que apresentam outras vulnerabilidades, objetivando prestar um atendimento humanizado e especializado para aqueles que mais precisam.

O PROMATI também conta mensalmente com a realização de palestras informativas e preventivas, ministradas por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos, sobre temas diversificados, a fim de prestar informações de qualidade voltadas à terceira idade e de sanar eventuais dúvidas que a maioria dos idosos possui nesta etapa de suas vidas.

Os serviços médicos na unidade ainda incluem verificação de pressão arterial, medição de glicose e peso corporal, além do agendamento de exames, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, efetuados pela Coordenação do Programa.

Além dos serviços acima descritos, também são realizados na unidade atividades de capoterapia, artesanato e intervenção com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) toda segunda-feira. Pilates e exercícios para incontinência urinária com acompanhamento de fisioterapeuta nas terças-feiras. Zumba e coral são oferecidos nas quartas-feiras. Nas quintas-feiras, acontecem os exercícios de coordenação e equilíbrio e também pilates. Já nas sextas-feiras, os idosos participam de atividades de zumba, artesanato, intervenção com o CRAS e tarde dançante com música ao vivo, dança, jogos, brincadeiras e dinâmicas socioeducativas.

“Acolher, informar e promover atividades que proporcionem a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da interação social para os idosos como parte de uma política inclusiva e que respeite as peculiaridades deste público. Neste caminho, a nossa gestão desenvolve ações voltadas para as pessoas da melhor idade de Luís Eduardo Magalhães. Além de possibilitar a convivência social, as ações somam para sensibilizar a sociedade no combate às diversas formas de violência contra a pessoa idosa”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

O senador Walter Pinheiro (sem partido) acompanha de perto o texto do projeto de Lei para a revisão do contrato de cessão onerosa da União com a Petrobras, que está na pauta do Senado. Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), Pinheiro alertou que a proposta pode tirar da Bahia cerca de R$ 6 bilhões.

“Uma conta muito rápida que me vem à cabeça no caso da cessão onerosa é que a Bahia deixará de receber seis bilhões [de reais]. Isso, estou compondo em duas parcelas, ou seja, uma parte expressiva dos seis bilhões, quase a metade, coisa de 40%, 60%, vai para os Fundos de Participação dos Municípios, e outra para o Fundo de Participação dos Estados. Então, imagine em uma operação dessa?”, questionou o senador.

Pinheiro deixou temporariamente a Secretaria da Educação da Bahia para reassumir o mandato no final de outubro, sendo destacado pelo governador Rui Costa para outras tarefas de interesse da Bahia, como a articulação das emendas impositivas de bancada nas áreas de Educação, Saúde e Segurança. Hoje ele acompanhou Rui no encontro de governadores do Nordeste.

No encontro, segundo o senador, os governadores destacaram a cobrança de providências do governo federal quanto à distribuição dos royalties do petróleo, do salário-educação e da diferença do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Walter Pinheiro declarou não temer “perseguição” de Jair Bolsonaro a governadores oposicionistas, pois espera que o presidente eleito tenha acumulado um amadurecimento em suas relações e possa trabalhar dentro da lógica do diálogo.

“Eu fiz oposição, ou seja, participei do outro lado da campanha, mas tem um governo e, a partir do dia 1º de janeiro, aí são instituições e instituições que se relacionam. O desejo nosso é o desejo de resolver os problemas, inclusive, da nossa gente”, afirmou.

Fonte: Blogbraga

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quarta-feira (14) uma programação especial com palestras, rodas de conversa e distribuição de folders informativos sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata, em alusão à Campanha Novembro Azul, que este ano conta com o tema: Troque o preconceito pela vida!

A primeira Estratégia de Saúde da Família (ESF) a realizar as atividades preventivas foi a unidade Nair Idite Poganski, localizada no bairro Florais Léa. Durante a ação, a médica Ana Angélica alertou os homens sobre a importância da realização do exame do toque anualmente para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, através de uma palestra informativa. O coordenador do Bolsa Família, Nelton Castro, também participou da ação incentivando os homens a perderem a vergonha e a realizarem o exame que é de extrema importância para a manutenção da saúde.

Além da realização de palestras nas unidades de saúde, na próxima sexta-feira (23), acontecerá das 13h às 17h na Policlínica Municipal, atendimentos de triagem para a realização dos exames de toque e oferta de exames laboratoriais de PSA (antígeno prostático específico) para homens acima de 50 anos e a partir de 45 anos para pacientes com histórico de câncer de próstata na família e homens negros, que são as pessoas que possuem maior predisposição para desenvolver a doença.

“Está na hora dos homens vencerem preconceitos e cuidarem mais da sua saúde! O Novembro Azul é um mês dedicado ao diagnóstico preventivo do câncer de próstata e nós estamos dando todas as condições para que os homens de Luís Eduardo Magalhães realizem os exames para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença”, comentou o prefeito Oziel Oliveira. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo” continuou.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil estima-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

A região oeste da Bahia ganhou destaque nacionalmente pela produtividade de grãos, mas a fruticultura está se destacando consideravelmente, principalmente a banana. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a região produziu cerca de 240 mil toneladas da fruta.

Com o destaque da bananicultura da região, foi idealizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) o Fórum Baiano do Mercado da Banana, realizado nesta terça-feira (20), na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras. O evento debateu sobre desenvolvimento econômico da região em torno da bananicultura, e reuniu agricultores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na atividade.

O presidente da Aiba, Celestino Zanella, destacou a importância de alavancar a produção do Oeste. “Há uns dez anos não tinha essa inovação da produção da região, o que deve ser pensando agora é na organização, união do setor. Dentro da Aiba tem uma cadeira que permite a inscrição de outras associações, e estamos de portas abertas para quem tiver interesse”, declarou.

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) marcou presença no evento através do assessor técnico em fruticultura da CNA, José Eduardo Costa, que declarou a associação da Abrafrutas à Aiba. “Pelo grande número de associados da Aiba e por trabalhar diretamente com irrigação e não existe fruticultura sem irrigação, acreditamos que a melhor forma de desenvolver a fruticultura aqui dentro de Barreiras e da região oeste como um todo é através da parceria com Aiba e com os Sindicatos do Produtores Rurais. Por isso, estamos articulando para, além da parceria com a Aiba, também nos tornamos um dos associados. Como a CNA já atua em outras regiões agora chegou a vez de atuarmos aqui na região Oeste”.

Fonte: AIBA

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |