Blog Santo Antônio
Notícias







Foco de alagamento todos os anos no período chuvoso, a Avenida Castelo Branco, no bairro Santa Luzia, está recebendo atenção especial em intervenções de infraestrutura executadas pela Prefeitura de Barreiras. Desta vez, as obras se concentram no cruzamento com a Avenida Ilhéus que já recebeu serviços de eliminação de um acentuado declive ao lado das residências que criava uma grande poça de água sem saída, bem como o rebaixamento da via, onde passará o canal. Agora, está sendo preparada a base para a nova pavimentação asfáltica.

O objetivo da Prefeitura é facilitar e diminuir o tempo de escoamento da água da chuvas. As obras também facilitarão a implantação do segundo canal de drenagem do Bairro Santa Luzia.





“A nossa cidade precisa de um amplo trabalho de drenagem em vários bairros e estamos fazendo um grande esforço para captar os recursos necessários para execução dessas obras. No caso da Santa Luzia, além do canal para a drenagem das águas pluviais, já realizamos a atualização do cadastro dos moradores que necessitarão de melhorias habitacionais e construção de banheiros”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Essa semana, as ações do Programa Pavimenta Barreiras concluíram também a pavimentação asfáltica da Rua Santa Helena e mais cinco travessas na Cascalheira, perfazendo um total superior a 9.000 metros quadrados de pavimentação. A prefeitura dará continuidade a pavimentação no bairro com a aplicação de bloquetes nas demais ruas.

Fonte: DIRCOM



O pátio da Escola Municipal Alberto Amorim localizada na Vila Amorim estava lotado de alunos nessa manhã de quinta-feira (25), curiosos para conferir os resultados dos projetos experimentais da Feira de Matemática. Jogos de raciocínio lógico, amarelinhas geométricas, desenhos de super-heróis simétricos, tabuleiros de xadrez, trilhas de matemática, maquetes de cidades com medidas e geometria foram algumas das atividades em exposição nas salas de aula.

O projeto “Matemática por Toda Parte” iniciou em agosto envolvendo 345 alunos da Escola Municipal Alberto Amorim, que gradativamente puderam perceber as operações matemáticas, teorias e formas no dia a dia, facilitando o ensino-aprendizagem. Com toda equipe pedagógica envolvida, a gestão escolar enfocou o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante o projeto, que culminou com a realização da feira.

“Agradecemos todo apoio que recebemos da Secretaria de Educação e o envolvimento de nossa equipe pedagógica, professores e alunos nessa feira de matemática. Podemos perceber que nossos alunos passaram a enxergar a matemática de forma diferente, e o mais interessante é a mudança no comportamento com os professores de matemática, eles deixaram de ser os ‘vilões’ para se tornarem os agentes facilitadores”, disse Rosimeire Barreto, coordenadora pedagógica. 

   

A Feira de Matemática recebeu a visita de alunos das escolas municipais São Francisco e Luzia Gonçalves, e ainda a presença das escolas Cantinho do ABC, Minha Infância e SESC, que visitaram os projetos experimentais elaborados pelos alunos e professores. O aluno do 5º ano, Watma Silva dos Anjos, 12 anos, gostou de participar de todo processo e garantiu que agora assimila a matemática com mais facilidade.

"Eu gostei muito de participar, porque além da matemática, os professores de outras disciplinas também ajudaram as turmas na produção dos trabalhos. Comecei a ver matemática em todos os lugares, com medidas e formas geométricas, e agora minha nota melhorou muito", comemorou Watma.

O trabalho de Graziela Soares de 10 anos, 5º ano, também recebeu muitos elogios, e a proposta envolveu outras disciplinas, tornando a feira um espaço multidisciplinar.

“Todos meus amigos e amigas também gostaram muito de participar, porque aprendemos a matemática brincando e pensando. Gostei muito de ajudar nos projetos, jogos, desenhos, e aprendi muitas coisas diferentes, principalmente com o livro ‘Os problemas da família Gorgonzola’, porque eles ensinam como resolver os problemas através da matemática, é bem engraçado”, disse Graziela.

As professores garantem que o projeto é contínuo, e que os trabalhos já fazem parte da rotina escolar. A partir de agora, todas as produções ficarão à disposição dos alunos em sala de aula, facilitando o estudo de aproximação e incentivando aliar a teoria da prática.

Fonte: DIRCOM

Sob as sombras das mangueiras, às margens do Rio de Ondas, com alegria, interação e muitas histórias para contar. Foi assim que egressos, acadêmicos do Curso de Agronomia e outros colegas de profissão passaram o dia, no último sábado (20), em Barreiras. A confraternização, que marcou o encerramento do 5º Encontro Agronômico (ENAGRO) da Faculdade São Francisco de Barreiras, lembrou também os dez anos de formação da primeira turma. Uma excelente oportunidade para rever os amigos, trocar ideias e comemorar o sucesso de cada um na profissão.

Na ocasião, o coordenador do curso de Agronomia, Jorge da Silva Júnior, falou sobre postura da instituição em relação aos alunos que concluíram o curso desde 2007 e migraram para outras regiões. “A gente mantém esse vínculo, sabe o que a pessoa está fazendo, isso é fundamental para nós sabermos o que está acontecendo na Agronomia em outras regiões. É uma importante forma de trocar informação”. Ele tratou também da necessidade do mercado por profissionais da área. “Além de estarmos na região do Matopiba [fronteira agrícola que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], que tem grande demanda por profissionais desta área, há uma nova realidade aqui no oeste baiano, onde muitos dos agrônomos que se formam, trabalham para empresários do agronegócio que também se formaram na FASB”, explicou.

Um dos muitos casos de egresso da instituição que hoje trabalha fora da região é o do engenheiro agrônomo Yann Pavão. Após a formatura, ele passou a residir em Belo Horizonte (MG), onde atua em projetos de agricultura orgânica e biodinâmica. “Para mim é uma alegria muito grande participar desse encontro. Eu estava há 11 sem vir para cá, e sem essa iniciativa eu demoraria muito mais. É gratificante rever os colegas, professores e ver como a faculdade cresceu e se desenvolveu. Hoje tem Agronomia forte e até curso de Medicina”, disse. O profissional falou também sobre o mercado de trabalho. “Aqui é o polo. Eu aconselho aos novos agrônomos a ficarem na região e criarem identificação com o lugar”, sugeriu.

“Minha família tem tradição na agricultura, trabalhamos com esta atividade desde os tempos em que morávamos no Rio Grande do Sul, de onde saímos 25 anos atrás. Na vida temos sempre um sonho. O meu era avançar, progredir e construir minha trajetória nesse ramo que tanto gosto, então fui estudar na FASB e hoje estou completando 10 anos de formação e atuação na Agronomia”, comemora Henrique Gheller, que trabalha em uma multinacional com forte atuação no cerrado baiano.

Um dos representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Bahia presentes ao evento, Antonio Grespan, aprovou a ideia de transformar a confraternização em um encontro anual. “Para nós é muito bom participar desse evento. São novos ventos que sopram na sociedade atualmente. Essa integração nos dá a oportunidade de juntar a energia do jovem que sai da faculdade trazendo inovações, mas questionando tudo no sistema, com o conhecimento adquirido por profissionais mais experientes”, comentou. Durante o encontro, que teve a animação da cantora Stefany Sabel e banda, as turmas de 2007 e 2008 foram homenageadas com uma placa comemorativa.

Fonte: ARATICUM

Vida digna e produtiva, com independência financeira, sem reincidir na criminalidade após a condição de liberdade. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional), que oferece qualificação a 950 detentos das unidades prisionais da Bahia.

No Conjunto Penitenciário de Lauro de Freitas, 30 internos fazem cursos de panificação e jardinagem e outros 122 trabalham em atividades como lavanderia, horta e fabricação de chinelos e sacolas. “Estou tendo a oportunidade de fazer um curso que eu não pude fazer lá fora, onde muitas vezes a formação é cara. É importante e gratificante essa oportunidade que eu e meus colegas estamos tendo de aproveitar esse tempo”, afirma o interno Cleiton Francis, 31 anos, que participa do curso de panificação.

Segundo o superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luis Antônio Fonseca, as 950 vagas oferecidas neste ano envolvem as unidades prisionais e também as da Central de Penas e Medidas Alternativas. “Nas unidades de regime fechado, aberto e semiaberto, nós temos 350 vagas em 24 turmas em todas as regiões da Bahia, com cursos de marceneiro, pedreiro, cabeleireiro, eletricista, avicultor, entre outros”, explica.

Para Fonseca, o importante não é apenas a remissão, já que o interno tem um dia de pena reduzida a cada três dias trabalhados. “Ele aprende como o trabalho vai dar condições de sobrevivência e de estreitar os laços familiares que foram cortados”, acrescenta.

Os cursos são realizados em duas etapas: teórica e prática. O diretor-geral da unidade de Lauro de Freitas, Arquimedes Benício, destaca que “essas atividades têm reduzido inclusive os problemas de disciplina. Todos os trabalhos são remunerados. Eles recebem 75% do salário mínimo, sendo que 50% desse montante vai para a família e 25% vai para uma conta pecúlio, a qual eles têm acesso quando terminam de cumprir a pena”.

Opções

Com carga horária de 200 a 500 horas, os cursos são realizados em municípios como Salvador, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Itabuna, Feira de Santana, Brumado, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

Entre as atividades oferecidas estão confecção de bolsas em couro em material sintético, estamparia de tecido, manutenção e reparo de computadores, instalação predial de baixa tensão, maquiagem, costura com máquinas overloque, marcenaria, agricultura orgânica, saúde bucal, cerâmica e avicultura.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia



Durante a sessão desta terça-feira, 23, os vereadores aprovaram os projetos 016 e 017/2018, de autoria do Poder Executivo, que solicitou autorização do Legislativo para que a Caixa Econômica Federal faça análise de risco junto ao município comprovando a capacidade de pagamento de valores a serem contratados para investimentos em obras de infraestrutura.

A Câmara considerou as matérias importantes para a melhoria da qualidade de vida da população que espera ansiosa por serviços de infraestrutura, a exemplo dos moradores dos bairros Santa Luzia, Morada da Lua e Loteamento Rio Grande, que vão ser beneficiados com obras de drenagem, pavimentação e calçadas. Este planejamento faz parte do projeto 017/2018 que será executado com a quantia de R$ 21 milhões. O dinheiro servirá também para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

Os recursos são disponibilizados pelo Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal, e a maioria dos vereadores disse que a Câmara estará sempre disposta a colaborar com o desenvolvimento da cidade - em prol de cada cidadão, e que os projetos votados vão alavancar o crescimento do município. Os R$ 21 milhões que serão destinados aos bairros Santa Luzia, Morada da Lua e Loteamento Rio Grande tiveram a aprovação de 17 vereadores, incluindo os votos dos vereadores Marcos Reis e Nereu do Gás, da oposição.

Já o projeto 016/2018 pede a contratação de empréstimo no valor de até R$ 70 milhões. É uma linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, destinada a obras de pavimentação nova, recapeamento de vias e drenagem em bairros e povoados, além da construção e recuperação de praças. A prefeitura vai poder investir, após aprovação da Caixa, aonde achar necessário. O projeto 016/2018 foi aprovado por 14 votos a favor e 05 contra.

“A população quer ser beneficiada com serviços e a Câmara não pode ser empecilho para o desenvolvimento, como já dissemos. Os projetos vão levar não só qualidade de vida, mas também vão gerar emprego e renda para a nossa sociedade, o que também estamos precisando”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

Fonte: Ascom, Câmara de Vereadores de Barreiras

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas do prefeito de Barreiras, João Barbosa Sobrinho, relativas ao exercício de 2017. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (24/10). O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel Andrade de Souza, aplicou uma multa de R$2,5 mil ao gestor pelas irregularidades apuradas durante a análise técnica dessas contas.

O município de Barreiras apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$534.881.056,35 e promoveu despesas no montante de R$355.393.724,93. A despesa total com pessoal representou 37,89% da receita corrente líquida do município, atendendo, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os recursos em caixa, no montante de R$208.844.161,00, foram suficientes para cobrir as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, no total de R$82.519.977,67, evidenciando a existência de equilíbrio fiscal nas contas do município.

O prefeito também cumpriu os percentuais mínimos de investimento em educação, saúde e na aplicação dos recursos do FUNDEB. Houve o investimento de 26,03% da receita resultante de impostos, – compreendida a proveniente de transferências – na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal e 15,86% dos recursos provenientes da arrecadação dos impostos nas ações e serviços públicos de saúde. Em relação aos recursos do FUNDEB, o gestor aplicou 75,66% no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério.

O relatório anual registrou como ressalvas a aquisição indevida de gêneros alimentícios por dispensa de licitação, falhas na publicação de três pregões presenciais, ausência de justificativa de preço nos procedimentos de inexigibilidade e aplicação no ano de 94,66% das receitas de transferência do FUNDEB, quando o mínimo legalmente exigido é de 95%.

Câmara – O pleno do TCM, na mesma sessão, também aprovou com ressalvas as contas da Câmara de Barreiras, da responsabilidade do vereador Gilson Rodrigues de Souza, relativas ao exercício de 2017. O conselheiro substituto Antônio Emanuel Andrade de Souza, relator do parecer, destacou entre as ressalvas o pagamento de diárias sem comprovação – no montante de R$4.875,00 – e a ausência de cotação de preços para compra de bens e serviços. O gestor foi multado em R$1 mil e terá que devolver aos cofres municipais a quantia paga por diárias sem comprovação, com recursos pessoais.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: Ascom, TCM BA





Conforme anunciado em julho pelo prefeito Zito Barbosa, durante a inauguração da primeira Praça do Esporte de Barreiras no Bairro Santa Luzia, a Prefeitura de Barreiras já deu início à construção de mais uma Praça do Esporte. Com a limpeza da área, alinhamento do solo e escavação para implantação dos alambrados em andamento, o local onde está sendo construída a segunda Praça do Esporte no Conjunto Habitacional Arboreto I já começa a ganhar forma.

O projeto está inserido dentro do Programa Brincar e Viver, coordenado pela Diretoria de Esportes, e contará com um campo de futebol society nas medidas oficiais de 40×60m e iluminação de LED, que possibilitará o uso da quadra também à noite. O espaço também receberá uma academia de ginástica ao ar livre, parque infantil produzido com madeira de eucalipto tratado, calçadão para caminhada e arborização do local, proporcionando a prática de esporte, lazer e cidadania aos moradores dos conjuntos habitacionais Arboreto I e II e também São Francisco.

A nova Praça do Esporte contará com uma quadra de areia para vôlei e futevôlei. Acompanhando de longe o início das obras, os amigos Cristiano, Otávio, Plínio e Maxsuel estavam ansiosos para a conclusão da obra.

“Gostamos de passear pelo bairro de bicicleta, mas também gostamos muito de futebol. Estamos felizes com todo esse movimento em nosso bairro, e queremos logo brincar aqui”, disse Plínio.

De acordo com o diretor de esportes, a nova Praça do Esporte garantirá melhor qualidade de vida através da prática esportivas nas modalidades de vôlei e futebol society, além de proporcionar diversão às famílias.

“O prefeito Zito Barbosa assumiu o compromisso de construir diversos equipamentos como este nas comunidades e estamos cumprindo esse compromisso. Já entregamos a primeira unidade na Santa Luzia e iniciamos a construção da segunda Praça do Esporte, desta vez para os moradores do Arboreto I, com intuito de ofertar lazer, esporte e cidadania. Esse equipamento segue as medidas oficiais e garantirá diversão e prática de esportes, com qualidade, seja vôlei ou futebol, para todas as idades. Aqui as famílias poderão ainda, realizar exercícios físicos e as crianças brincarem no parquinho”, disse Fernando Machado.

Fonte: DIRCOM





O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, pilar de atuação social e capacitação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), recebeu um reforço na área de informática com a doação, pela Agrosul Máquinas/John Deere, de 12 computadores que passam a integrar os equipamentos utilizados no treinamento e capacitação de profissionais ligados à cadeia produtiva do algodão no Oeste da Bahia. A doação foi entregue pelo diretor-geral da Agrosul, revendedora da John Deere para o oeste da Bahia, Olmiro Flores, e o coordenador regional da Jonh Deere, Tiago Oliveira, ao diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais.

“Estes equipamentos irão ampliar e potencializar os atendimentos do Centro de Treinamento em cursos destinados a utilização dos softwares da Jonh Deere voltados à agricultura de precisão”, revela Morais. Ele acrescenta que existe uma preocupação social muito grande inserida no trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento e estes investimentos em capacitação se revertem em mais produtividade, segurança e bem estar para quem trabalha no campo e nos escritórios das fazendas.

“Somos parceiros da tecnologia junto ao Centro de Treinamento e contribuímos com a formação e qualificação de profissionais repondo e atualizando os laboratórios com equipamentos de última geração. Essa é a essência do CT qualificar e formar pessoas capazes. Inclusive, já estamos com uma nova remessa de computadores que em breve serão entregues no Centro”, adiantou Olmiro Flores.

Com sede em Luís Eduardo Magalhães, o Centro oferece infraestrutura com modernos laboratórios e salas de aulas para cursos e treinamentos de curta e longa duração aos profissionais em todo o Oeste da Bahia. O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com a parceria da Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, SPRB/SENAR, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Universidade Federal de Viçosa (UFV), além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa



A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, realizou no último sábado (20), o mutirão de pesagem e atualização da caderneta de vacinação dos beneficiários do Programa Bolsa Família, referente à 2ª vigência de 2018, nas Vilas II, III e IV do Assentamento Rio de Ondas.

Na Vila II a pesagem foi realizada na Unidade de Saúde Décio Marques Dias. Já na Vila III a ação aconteceu na sede da Associação dos Moradores do Assentamento Rio de Ondas e na Vila IV, na escola municipal Henrique de Freitas Moreira.

A iniciativa que visa a medição de peso em crianças de zero a sete anos, gestantes e mulheres com idades entre 14 a 44 anos é obrigatória, sendo uma das condicionalidades para que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família mantenham o benefício em dia.

O gestor do Bolsa Família no município, Nelton Castro, frisou a importância do procedimento para as famílias não perderem o benefício. “A prefeitura realiza essas avaliações para facilitar o acesso e evitar que as famílias percam o benefício”.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Levantamento divulgado hoje (23) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que o Brasil perdeu, nos últimos dez anos, mais de 41 mil leitos hospitalares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2008, o total de leitos na rede pública era de 344.573. Em 2018, o total chegava a 303.185.

Já os leitos classificados como não SUS aumentaram de 116.083 em 2008 para 134.380 este ano. De forma geral, portanto, o sistema de saúde brasileiro passou de 460.656 leitos em 2008 para 437.565 em 2018, totalizando 23.091 leitos a menos – o equivalente a seis leitos fechados por dia durante um período de dez anos.

“O estudo mostra comportamentos diferentes se compararmos quantitativos de leitos SUS e não SUS. Enquanto o primeiro teve mais fechamentos que habilitações, o segundo grupo mostrou um aumento de aproximadamente 18.300 unidades. Isso significa que os leitos públicos diminuíram mais drasticamente”, destacou a CNM que usou a base de dados do próprio Ministério da Saúde para lançar o estudo. 

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2008, o Brasil contava com 2,4 leitos (SUS e não SUS) para cada mil habitantes, caindo para o índice de 2,1 leitos na mesma proporção de pessoas em 2018.

“Considerando a quantidade de leitos hospitalares segundo especialidade, identifica-se que os leitos denominados ‘outras especialidades, pediátricos e obstétricos’ apresentaram uma redução considerável”, apontou o levantamento.

Regiões

Os números mostram que, atualmente, nenhuma das regiões do país atinge o índice recomendado pelo próprio Ministério da Saúde – entre 2,5 e 3 leitos para cada mil habitantes. As regiões Sul e Centro-Oeste são as que mais se aproximam, com 2,4 e 2,3 respectivamente. A pior situação é no Norte, com 1,7. Já Nordeste e Sudeste têm, ambos, 2 leitos para cada mil habitantes.

Estados

Ao analisar o quantitativo de leitos por unidade federativa nos anos de 2008 e 2018, o estudo constata que 25 estados apresentaram queda nos índices de leitos por mil habitantes. Somente Rondônia e Roraima conseguiram obter um pequeno avanço na disponibilidade de leitos hospitalares.

“Vale ressaltar que, em 14 estados, identifica-se a abertura de leitos. No entanto, esta ação não satisfaz ao aumento populacional ocorrido para a área no período. Isto é, mesmo com a abertura de leitos hospitalares, houve queda no índice de leitos por mil habitantes em razão do aumento populacional expressivo”, informou o estudo.

Alagoas, por exemplo, tinha 6.146 leitos em 2008 para atender 3.127.557 pessoas. Dez anos depois, o estado passou a contar com 6.424 leitos, um crescimento de 4%. A população alagoana, entretanto, cresceu 8% e passou a contabilizar 3.375.823 pessoas. Nesse caso, o aumento populacional superou a abertura de novos leitos no estado e, consequentemente, diminuiu o índice de leitos por mil habitantes.

Governo

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a redução de leitos públicos, predominantemente psiquiátricos e pediátricos, não afetou a oferta assistencial e a produção aprovada nos sistemas de informação do SUS. A quantidade de internações aprovadas no sistema em 2008, segundo a pasta, foi de 11,1 milhões e, em 2017, de 11,6 milhões. Nesse mesmo período, a produção ambulatorial, de acordo com o documento, cresceu 34%, passando de 2,9 bilhões de procedimentos ambulatoriais para 3,9 bilhões.

“A redução de leitos de internação segue tendência mundial de desospitalização – com os avanços tecnológicos, tratamentos que exigiam internação passaram a ser feitos no âmbito ambulatorial e domiciliar, com ampliação da atenção básica e de ações de prevenção e promoção. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que o Reino Unido e Canadá, países que servem como referência para o SUS, apresentaram quedas de leitos hospitalares de 26% e 20,5%, respectivamente”, informou o ministério.

Ainda de acordo com o governo federal, dos 7.580 estabelecimentos de saúde com leitos que apresentaram produção no Sistema Único de Saúde, 4.146 apresentaram taxa de ocupação menor que 50%, considerando capacidade instalada de leitos e produção aprovada. A baixa ocupação dos leitos, segundo a pasta, está mais concentrada nos hospitais de pequeno porte, com menos de 50 leitos.

O ministério informou investir na habilitação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), que exigem maior estrutura e esforço profissional, assegurando recursos federais para ampliação da oferta no SUS. Em dez anos, de acordo com a nota, o número de leitos de UTI no país aumentou 66,4%, passando de 26.725 em 2008 para 44.484 em 2018. Dessa forma, do total de leitos exclusivamente SUS (332.089), 21.658 são de terapia intensiva, representando mais de 50% do total de leitos de UTI habilitados no país.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA





O curso de Formação Técnica de Arbitragem Esportiva foi realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras, sob o comando da Diretoria de Esportes. A primeira etapa foi em setembro, formando 120 árbitros e mesários para atuarem nas competições de jiu-jitsu, tênis de mesa, Fut 7 e Futsal. No último final de semana, mais 200 profissionais de educação física, recreadores e desportistas receberam instruções teóricas e práticas sobre técnicas inerentes às regras aplicadas durante competições de futebol, vôlei, basquete e handebol.

As aulas teóricas iniciaram na sexta (18) e sábado (19) no Colégio Luiz Vianna Filho. Os árbitros de cada modalidade esportiva passaram informações necessárias à aquisição de conhecimento, regras, metodologia, novidades do esporte, autonomia e comportamento mediante situações dúbias durante as competições. No domingo (21), os participantes foram a campo para aulas práticas com acompanhamento de jogos e os novos árbitros já apitaram o Campeonato Rural Rio Branco de Futebol, sendo acompanhados pelo árbitro profissional Arilson Bispo da Anunciação, que faz parte do quadro da CBF.



As modalidades de voleibol e handebol tiveram as aulas práticas na quadra do Colégio Luiz Viana Filho, e o basquetebol, durante a disputa de jogos no Ginásio de Esportes da FASB. O professor de vôlei, Paulo Feitosa que orienta os estudantes da Escola Municipal Iazinha Pamplona, avaliou como uma formação de qualidade e que valoriza os profissionais.

“Foi uma iniciativa inédita em Barreiras e proporcionou uma formação abrangente com conhecimentos técnicos de arbitragem, abordando áreas como saúde ocupacional, relações interpessoais, treinamento esportivo, psicologia, além de ampliar o quadro de mediadores e árbitros em todas as modalidades esportivas, incentivando ainda mais o esporte e lazer em nosso município”, disse.



De acordo com o diretor de esportes Fernando Machado, a iniciativa atendeu às expectativas na formação de profissionais. “Concluímos esta última etapa com a certeza de termos atingido nossos objetivos. Tivemos um bom número de participantes que receberam uma capacitação de altíssimo nível e agora Barreiras conta com mais de 300 árbitros capacitados para atuar em competições realizadas em nossa cidade”, explica o diretor de esportes, Fernando Machado.

Fonte: DIRCOM



Na manhã dessa terça-feira (23), a ansiedade e alegria eram visíveis nos alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal da Santa Luzia. Mais de 15 estudantes aguardavam a primeira colheita de legumes, verduras e hortaliças do projeto “Horta nas Escolas”, que é realizado com o acompanhamento de profissionais da Secretaria de Agricultura de Barreiras.

Os canteiros produtivos foram delimitados com materiais descartáveis e o verde das hortaliças refletia a dedicação dos alunos que acompanharam todo processo desde a limpeza do espaço, formação dos canteiros, adubação da terra, semeadura e os cuidados como molhar, retirar ervas daninhas e proteção dos raios solares. A diretora Adilma Vilela, disse que além do plantio e acompanhamento, as crianças foram envolvidas num projeto pedagógico de ensino-aprendizagem que integrou as disciplinas de matemática, língua portuguesa e ciências naturais.



“Entendo esse momento de alegria dos alunos, porque diariamente durante esses dois meses, revezamos as atenções à horta, e além disso, eles aprenderam matemática com gráficos e medidas de área, também as receitinhas incentivando a escrita e leitura, e a disciplina de ciências naturais, provocando os questionamentos ambientais, alimentação saudável, uso do solo e da água. Agora chegou a melhor parte, vamos dividir os alimentos colhidos com todos os alunos e professores”, disse a diretora.



O projeto Horta nas Escolas envolve as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Educação e conta ainda com a parceria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que também acompanharam o resultado dessa interação juntamente com as crianças. Alface, acelga, rabanete, cebolinha e rúcula foram colhidos e servidos com uma galinhada preparada especialmente para os alunos e professores.

Alguns estudantes experimentavam pela primeira vez o rabanete e aprovaram o sabor. “Eu nunca tinha comido rabanete, achei diferente e saboroso. Fiquei muito feliz de ajudar na colheita e já pedi para meus pais fazerem uma hortinha na minha casa”, disse a aluna do 3º ano, Bruna Kauane.

O secretário de agricultura José Marques falou da importância de promover conhecimento interdisciplinar e a ampliação do projeto em escolas e comunidades. “Muitas escolas já abraçaram este projeto e estão colhendo hortaliças, verduras e legumes que agora fazem parte da merenda escolar. Já conseguimos realizar mais de seis hortas nas escolas e nossa meta é finalizar este ano com 14 hortas em comunidades e escolas. São muitos resultados observados, principalmente na mudança de comportamento porque o estudantes entendem o sentimento de cuidar, colocam a mão na terra, plantam, cuidam, colhem e se alimentam das hortaliças”, disse o secretário.

Além da Escola Municipal da Santa Luzia, o Projeto Horta nas Escolas foi implantado nas Escolas Municipais Tarcilo Vieira de Melo, Presidente Médici, Maria Castro e Silva, Alcyvando Liguori da Luz, Cleonice Lopes e Paulo Freire; e está em fase de implantação nas escolas Pedro Cavalcante, São João do Riachinho, CAIC, Santa Luzia no povoado Rio de Pedras, Luzia Gonçalves e Manoel Rocha Filho no Km 32.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

O evento traz como tema “Maria Bethânia: o Encanto de Iansã no Cerrado de Zé Buriti”, abordando a obra da cantora baiana sob a perspectiva do entrelaçamento entre arte e ciência. Por meio de expressões artísticas, as apresentações incluem música, dança, poesia e roda de prosa.
 

Será disponibilizado transporte gratuito para os interessados em assistir ao espetáculo. O micro-ônibus da UFOB sairá da Praça das Corujas para o campus, às 17h30 e às 18h.

Fonte: UFOB

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que só são possíveis as prisões em flagrante delito ou crimes que já tenham sentença criminal condenatória. As prisões podem voltar a acontecer normalmente 48 horas depois do encerramento da eleição.

Segundo o Código Eleitoral, a pessoa que for presa no período devem ser "imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator".

Esta terça também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

O segundo turno eleitoral acontece em 28 de outubro deste ano, das 8h às 17h, no horário local. Os eleitores brasileiros voltarão às urnas para escolher o novo presidente do Brasil, cargo disputado entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 46,03% dos votos válidos (49.276.990 votos), enquanto Haddad ficou com 29,28% dos votos (31.342.005).

Eleitores de 13 estados e do Distrito Federal também votam no segundo turno para escolher novos governadores.

Fonte: R7





A população de Luís Eduardo Magalhães já pode contar com dois novos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal. Um deles é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS ADIII), específico para o cuidado e atenção integral para as pessoas com dependência de álcool e drogas. A nova unidade vai atender 14 cidades da região oeste proporcionando acompanhamento clínico e reinserção social por meio de acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e o fortalecimento de laços comunitários e familiares. A estrutura, com 806 metros quadrados, foi construída próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e conta com consultórios médicos, enfermarias, banheiros, posto de enfermagem, cozinha, refeitório, farmácia, sala de convivência, salas administrativas e praça de convivência. De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, o novo serviço representa um grande avanço para o atendimento de pessoas que necessitam de cuidados específicos para se livrar da dependência química.







“Temos uma equipe preparada para prestar todo o apoio e assistência necessária. Tenho certeza que ajudaremos muitas pessoas a ter uma vida muito mais digna”, exclamou o chefe do executivo municipal.

Outra novidade é a Unidade de Acolhimento Marta Fischer, instalada ao lado do CAPS AD III. O local também beneficia pessoas com problemas causados pela dependência de álcool e drogas e oferece abrigo provisório para pacientes em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar que precisem de acompanhamento terapêutico. A estrutura é composta por dormitórios para pacientes e cuidadores, consultório, sala de atividades, sala de convivência, cozinha, refeitório, banheiros e sala administrativa.







“Os dois estabelecimentos estão totalmente equipados e dispõem de uma equipe multiprofissional capacitada composta por médicos, psicólogos e especialistas de outras áreas para prestar um serviço digno e humanizado”, concluiu o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM





Alunos da primeira turma do Curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras organizaram, com o apoio da instituição, um encontro com mulheres, como parte da programação do Outubro Rosa - campanha realizada em todo o Brasil com o intuito de difundir informações sobre a prevenção do câncer de mama. Realizado no auditório da faculdade, na noite de sexta-feira (19), o evento teve palestra, depoimentos de pessoas que venceram a doença, distribuição de brindes e um momento de confraternização.

“Um evento como esse simboliza o compromisso que a instituição tem com a comunidade. É incrível termos uma iniciativa louvável como essa, levada adiante pelos acadêmicos de Medicina. Direcionaram o evento para as mulheres do entorno da instituição, que precisam ser conscientizadas. Esta é uma prova de que tanto a FASB quanto os estudantes entenderam muito bem o papel social dessa profissão”, elogiou a palestrante, Dra. Alba Dias, mastologista





A organização do encontro convidou duas mulheres que venceram o câncer de mama para contar como descobriram os nódulos e os procedimentos que as levaram a vencer a doença. "Nunca me abati. Foi um período longo e difícil, mas consegui superar. Por isso eu peço a todas as mulheres que façam o autoexame. Caso descubram qualquer alteração, não entrem em desespero, procurem um médico", disse a agente comunitária de saúde, Arminda Silvério.

A educadora Vilma Lucena, que enfrentou o câncer de mama cerca de cinco anos atrás, falou das angústias e do impacto que a descoberta do nódulo causou em toda a família. “Toda minha família sofreu junto comigo, mas me deu força para enfrentar o problema. No primeiro momento foi assustador, fiquei arrasada, achando que estava com os dias contados, que não poderia continuar a criar a minha filha, mas com a visita à doutora Alba e, posteriormente, aos médicos de Salvador, entendi que tudo poderia dar certo se eu seguisse todas as orientações. Se eu e tantas mulheres pudemos vencer, as outras que vão enfrentar essa doença também podem”, incentivou.





Na parte final do evento foram sorteados brindes, exames laboratoriais, ultrassonografias, mamografias, sessões de cuidados com a saúde e estética, todos os itens, doados pelos comércio, laboratórios e clínicas da cidade. Uma das organizadoras, a aluna Kellen Katherine, avaliou positivamente o evento. “Ficamos bastante felizes, pelo comparecimento do público. Para elas é importante, pelas informações que recebem, e, para nós, é uma oportunidade para adquirir um pouco de experiência e cumprir o nosso papel na sociedade. A programação foi encerrada com um lanche, servido a todos os participantes.

Fonte: ARATICUM



A comunidade barreirense foi contemplada, de uma vez só, com três importantes equipamentos públicos de saúde. Na tarde da última sexta-feira, 19, o prefeito Zito Barbosa e a secretária de saúde Marisete Bastos inauguraram a Farmácia Cidadã, a Unidade Básica de Saúde da Família XXVI e o primeiro Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de álcool e outras drogas – CAPS AD, do Oeste da Bahia.

As conquistas foram celebradas com a presença da sociedade civil organizada, vereadores, secretários de governo e a vice-prefeita Karlúcia Macêdo. Todas as unidades ganharam estrutura completa, reforma dos prédios, mobiliário novo e climatização.

A Unidade Básica de Saúde da Família XXVI foi a primeira a ser inaugurada. Localizada no Centro, a expectativa é atender mais de 3.000 famílias e diminuir a demanda da Unidade Básica de Saúde Albert Sabin.



“Foi feita uma territorialização com a atenção básica e os agentes comunitários de saúde, Barreiras foi dividida em áreas onde existe a demanda de implantação de unidades de saúde. Aqui teremos um atendimento diferenciado e contamos com o apoio da equipe para desenvolver um trabalho de grande qualidade”, disse a secretária de saúde Marisete Bastos.

Na Farmácia Cidadã, pacientes terão acesso gratuito aos medicamentos e atendimento farmacêutico. “Serão oferecidos medicamentos de atenção básica para hipertensão, diabetes, analgésicos e anti-inflamatórios, além disso medicamentos controlados e insumos como seringas, lancetas e tiras de glicemia para dependentes de insulina”, explicou o coordenador Clécio Ribeiro.

Na Vila Rica, apresentações da Recicla Banda e do Quinteto da Escola Municipal Antoninho Sampaio deram o tom da festa que encerrou as inaugurações do dia. Barreiras ganhou o primeiro CAPS AD da região, que atuará no atendimento psicossocial de dependentes químicos e alcoólicos. “Iremos atender de segunda a sexta das 07h às 17h, o público a partir de 16 anos, oferecendo oficinas de música e construção de instrumentos, educação em saúde, artesanato, educação física entre outras”, informou Denny Samper, coordenadora municipal de saúde mental.

Presente em todas as cerimônias, o prefeito Zito Barbosa destacou o planejamento e os avanços obtidos nas diversas áreas da administração municipal. “Nos últimos 60 dias entregamos seis estruturas de saúde para melhor atender o povo de Barreiras, reformamos as unidades de saúde da Vila Rica e Barreirinhas, colocamos em pleno funcionamento a UPA do Santa Luzia e hoje mais três estruturas estão sendo entregues. Já fizemos mudanças importantes na infraestrutura com o programa Pavimenta Barreiras e transformamos a realidade das escolas do município, tudo isso com planejamento e responsabilidade no uso dos recursos públicos”, concluiu o prefeito.

Fonte: Dircom PMB



Um dos grandes nomes da luta pela extinção da fome no mundo, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Alan Bojanic, veio ao oeste da Bahia exclusivamente para participar do I Simpósio Regional em Agronegócio e Conservação do Cerrado: Ações, Planejamentos e Inovações.

O tema foi amplamente debatido pelo especialista, que aproveitou a sua passagem na região Oeste para visitar, ao lado da equipe técnica da Aiba, Ufob, UFV e NaanDanJain Brasil, a Unidade de Conservação APA da Bacia do Rio de Janeiro, localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.




A visita técnica pôde proporcionar aos participantes o conhecimento sobre a pluralidade de ambientes encontrados na Unidade de Conservação que tem aproximadamente 352 mil hectares.

Na ocasião, a equipe visitou propriedades rurais, associações de pequenos produtores e um dos cartões postais e parque ambiental mais bonitos da região: a Cachoeira do Redondo. Tudo isso para aprofundar o conhecimento sobre a atividade agrícola praticada no oeste da Bahia, tanto na área de sequeiro quanto irrigadas.

De acordo com um dos organizados do Simpósio, o professor da Ufob Ricardo Reis, a visita do representante da FAO (Food and Agriculture Organizatio) no Brasil é de extrema relevância. “A presença dele estimula uma maior aproximação entre os pequenos produtores rurais e associações de produtores, bem como das universidades, empresas privadas e instituições financeiras. A presença da FAO na região, representada pelo Dr. Bojanic, será lembrada como um marco de aproximação entre as diversas partes interessadas no desenvolvimento da Agricultura Familiar no Vale do Rio Grande”, avalia.

A diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, destaca que este foi um momento ímpar para o oeste da Bahia, uma vez que a região vem se destacando no cenário nacional e internacional pela produção Agrícola. Chaves ressalta ainda que "as ações pactuadas pela Aiba corroboram compromissos da FAO e destaca três pontos: o desenvolvimento agrícola, a produção cada vez mais sustentável e o esforço continuo para ampliar a segurança alimentar de maneira justa. Lembrando, ainda, que o Brasil tem uma legislação ambiental rígida e bastante complexa quando comparada com outros países do mundo”.

Fonte: Ascom AIBA



Durante sessão realizada nesta terça-feira, 16, os vereadores de Barreiras aprovaram por unanimidade o projeto de Lei Ordinária nº 008/2018, que torna de Utilidade Pública a Associação dos Médicos da Região Oeste da Bahia, de autoria da vereadora Graça Melo, que desta forma contribui diretamente para o fortalecimento da Associação, composta por 40 profissionais das mais diversas especialidades.

A Associação tem a finalidade de promover o crescimento da classe médica, transpondo conhecimento para a população e oferecendo serviços com preços acessíveis. Atualmente 10 mil pessoas estão cadastradas e conseguem descontos de até 60 por cento em consultas, exames e cirurgias. Isto para facilitar o aceso à saúde já que a maioria depende do Sistema Único.

“Com a concessão do Título de Utilidade Pública teremos condições de expandir a nossa atuação. Os vereadores entenderam a importância do trabalho não só para Barreiras como também para a região. A população precisa dessa abrangência para que possa ter melhor bem estar em termos de saúde”, afirmou o presidente Ricardo Mesquita.



A Associação dos Médicos da Região Oeste da Bahia também trabalha com projeto social que faz parte do MEDSAÚDE, com a oferta de atendimentos gratuitos junto com outras instituições. A Caravana da Cidadania, realizada em Barreiras já na 4ª Edição é um dos exemplos. Patrocinar simpósios, estruturas para congressos e cursos via CREMEB, fazem parte dos planos da diretoria.

“Agradeço aos meus colegas vereadores pela aprovação do projeto. É importante a sociedade saber o quanto esta Associação, tão pequena, tão nova, mas o quanto já contribuiu para o povo barreirense. Através deste Título, com este reconhecimento, nós poderemos firmar convênios com a prefeitura de Barreiras, e teremos condições de levar as ações para as comunidades mais carentes. Com certeza hoje esta Casa mais uma vez está prestando Ação Social para o povo através da nossa Associação. Quem ganha com este Título é a sociedade ”, disse a vereadora Graça Melo.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores de Barreiras
 
A Operação Ronda Maria da Penha acaba de chegar ao oeste da Bahia. A sede da unidade de combate à violência contra a mulher foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (18), o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão. Barreiras é o 12º município da Bahia a receber o atendimento especializado.

Com funcionamento em caráter de estágio desde maio deste ano, o serviço da Operação Ronda Maria da Penha já atende 69 mulheres que possuem medidas protetivas contra os agressores. “Nós temos uma rede de enfrentamento muito forte e muitas demandas. Além do trabalho repressivo e de acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica, também investimos em prevenção, promovendo palestras informativas”, explicou a comandante da ORMP de Barreiras,  tenente Nina Marques. 



Além de Barreiras e Salvador, os municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Paulo Afonso, Itabuna, Jacobina, Conquista, Lauro de Freitas, Guanambi e Itaparica também já prestam o serviço especializado. 

“Combater os casos de violência contra a mulher está entre as prioridades da Secretaria da Segurança Pública [SSP]. A cada ano reforçamos as iniciativas para impedir este tipo de crime, mas não podemos esquecer que a melhor forma de lutar contra a violência doméstica é educar as nossas crianças, sermos exemplos de respeito”, ressaltou Maurício Barbosa, reiterando a importância do combate à cultura da violência e do machismo.



 
Valorização policial - No mesmo espaço da sede do Ronda Maria da Penha, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros estarão à disposição de policiais e familiares, com o lançamento da Seção de Valorização Policial. O espaço prestará atendimento nas especialidades tanto para os profissionais que comparecerem  espontaneamente, quanto para aqueles apresentados pelos superiores. 

“O atendimento é uma inovação na região Oeste. A ideia é oferecer uma atenção maior aos profissionais da segurança, para que eles estejam cada vez mais preparados para atender à população”, destacou a capitã Edlane Soares, chefe da seção.
Fonte: Governo da Bahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |