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No final da manhã desta quinta-feira, 18, por volta das 11h, foi inaugurado no bairro Santa Luzia, em Barreiras, a nova Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar, a primeira no Oeste da Bahia.

Além de ser o bairro mais populoso do município, sua localização estratégica fez com que o bairro Santa Luzia fosse escolhido para sediar essa nova instalação, pois permitirá que as ações pautadas na filosofia de Polícia Comunitária doravante implantadas pela BCS alcance também bairros carentes circunvizinhos.

No evento de inauguração, esteve presente o representante do governo do estado, o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Teles Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia o coronel Anselmo Alves Brandão, o comandante regional do CPRO da Polícia Militar o coronel PM Osival Cardoso, além de outros comandantes, autoridades políticas, dentre outros.

Fonte: SigiVilares











Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, na Rua Barão de Cotegipe, no bairro Vila Regina, em Barreiras, a nova Sede no CPRO (Comando de Policiamento Regional Oeste), órgão gestor das CIPMs do Oeste.

Antigamente localizada na Rua Campos Sales, esta unidade foi criada pela Lei nº 8347 de 27 de agosto de 2002, e hoje, depois de esforços dos comandantes anteriores deste CPR, do Cel PM Osival Moreira Cardoso (atual Comandante) e do Exmo. Comandante Geral um novo espaço para o desenvolvimento das atividades está sendo disponibilizado pelo Governo do Estado da Bahia.

O CPRO, foi a última inauguração de hoje da Polícia Militar. Amanhã terá outra sede a ser inaugurada em Barreiras. Por fim, houve comes e bebes a todos os presentes no evento.

Fonte: SigiVilares

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No mês dedicado às crianças, o Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel em parceira com a Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB está promovendo o projeto ‘Níveis de atenção à criança: conscientizando com humor e amor’ - que tem como principal objetivo orientar pais e responsáveis sobre as classificações e as prioridades de atendimento na unidade de saúde.

De forma lúdica, os acadêmicos do curso de enfermagem demonstraram, na tarde dessa terça-feira (16), através de uma pequena encenação, quais as situações de atendimento merecem prioridade. O projeto é coordenado pela professora Karyne de Sousa, e os acadêmicos também orientam os responsáveis e pacientes sobre a importância da higienização pessoal e das mãos, alimentação saudável, procedimentos em caso queimaduras, crise convulsiva, afogamento, quedas, cortes e uso indiscriminado de antibiótico.

“Estas atividades estão inclusas na disciplina Estágio Curricular Educação em Saúde e estamos orientando os pais e responsáveis sobre a diferença no atendimento e as classificações de risco. Ao longo desse mês acontecerão outras duas tardes com muita troca de conhecimento e orientações à população que procura por atendimento no Emilly Raquel”, destacou Karyne.

 O Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel atende em caráter de urgência, emergência e ambulatorial em pediatria. A clínica que funciona 24 horas por dia, recebe uma média de 150 crianças diariamente e na unidade ainda são realizados curativos, suturas, Raio X e exames de rotina. Para a coordenadora da unidade, Zil Borges, essas orientações possibilitam aos pais e responsáveis distinguir as prioridades no atendimento.

“É a primeira vez que realizamos um projeto com essa finalidade na unidade, voltado para informação ao público. Essas orientações são de extrema importância porque explicam como funciona o atendimento e as prioridades tanto no Emilly como também nas outras unidades de saúde do município”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, o Emilly Raquel adota o sistema de classificação de risco baseado no protocolo Humaniza SUS, onde o atendimento não será realizado com base na ordem de chegada, mas sim, pela classificação definida pelo protocolo que diferencia os atendimentos por cores, a partir da prioridade.

“Gostei demais das orientações, consegui compreender que em algumas situações posso resolver na unidade de saúde próxima de minha casa. Essa foi a primeira vez que vim ao Emilly Raquel e fiquei satisfeita com o atendimento”, disse Maíra de Souza, que mora no bairro Vila Brasil e levou sua filha para o atendimento médico.

Fonte: Dircom PMB

Diretores, presidentes dos conselhos de educação e tesoureiros das Associações de Pais e Mestres das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Barreiras e gestores das secretarias de educação dos municípios de Santa Rita de Cássia, Cotegipe, Luís Eduardo Magalhaes, Jaborandi, Wanderlei, São Desidério, Correntina, Cristópolis, Riachão das Neves e Coribe, participaram nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), de uma formação técnica sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em Barreiras.

Os técnicos em educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE de Brasília, Daêr Mota e Socorro Porfirio acompanham a formação e oficinas sobre os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE. Também estão sendo realizadas abordagem conceitual sobre o PDDE; procedimentos para recebimento, execução, e prestação de contas dos recursos; inovações no PDDE; orientações para busca de assistência técnica; avaliação e certificação. Já as oficinas têm foco na atualização cadastral no PDDE Web e Cartão PDDE -  forma de habilitação e uso.

O técnico Daêr está tirando dúvidas e detalhando como os procedimentos devem ocorrer para que as unidades executoras possam utilizar os recursos, que variam de R$ 1.000 para escolas urbanas até R$ 2.0000 para escolas rurais, acrescidos de fatores de correção, considerando a quantidade de alunos. “Esses encontros facilitam o acesso dos professores, diretores e comunidade escolar aos benefícios do PDDE. Nestes dois dias, vamos conversar com gestores das escolas urbanas e rurais, tirando dúvidas e apresentando as melhores formas de utilizar a verba escolar para aquisição de materiais permanentes e de custeio diário”, disse o técnico.

A diretora Cacau Miranda da escola municipal Valdete Piedade de Holanda, da comunidade do Buritis, participa da formação garantindo que as informações ajudarão a direção escolar a resolver questões relacionadas ao PDDE. “O mais difícil é entender as normas que regem a prestação de contas. Agora, com essa palestra, fica mais fácil, porque os técnicos nos auxiliaram no entendimento global do programa e como aplicá-lo em nosso dia a dia. Aprendi sobre os percentuais do custeio e capital, descobri que pode ser alterado no site, além de outras dúvidas que tinha a respeito da execução e prestação de contas”, comentou a diretora.

A subsecretária Emília Moreno também acompanha a formação e aponta a importância do aprimoramento e orientações para o uso do PDDE.   “Com a vinda dos técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para desenvolver essas atividades de capacitação, os agentes envolvidos na gestão educacional estão atualizados sobre as normas do programa, evitando possíveis falhas na execução e prestação de contas do PDDE, diminuindo erros na aplicação e gestão dos recursos federais”, explicou a subsecretária.

O que é PDDE? - O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), é um programa Federal implantado em 1995, pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele consiste na transferência de recursos financeiros em favor das escolas públicas do ensino fundamental, com a finalidade de promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica da unidade de ensino, levando à elevação do desempenho escolar.

Têm direito aos recursos do PDDE todas as escolas públicas das redes estadual, distrital e municipal que possuam alunos matriculados na educação básica, de acordo com dados extraídos do censo escolar, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), no ano anterior ao atendimento e, também, as escolas privadas de educação básica, na modalidade especial mantidas por entidades sem fins lucrativos e inscritas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. Todas devem ser cadastradas no censo escolar. (BRASIL, 2007)

Fonte: Dircom PMB


Vereador Dr. José Barbosa

Na sessão realizada ontem, 16, o vereador Dr. José Barbosa (PSC) chamou a atenção de todos para os Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, os quais criam uma nova secretaria de governo e permitem ao Município contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal de mais de 90 milhões de reais.

Protocolados no início desse mês o projeto de Lei nº 15, prevê a criação de uma nova secretaria de governo – “Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços”, o Projeto de Lei 16, autoriza a contratação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de até 70 milhões de reais e o Projeto 17, autoriza a contratar operação de crédito também junto à Caixa no valor de 21 milhões de reais.

“É necessária ampla discussão sobre a criação dessa nova secretaria de governo. Somente de salários serão pagos 30 mil reais por mês, além de outras despesas. Sobre os projetos 16 e 17, destaco que não foi apresentado o valor da prestação, juros e nem o impacto financeiro que irão causar no Município. É preciso ter bom senso e planejamento”, afirmou Dr. José Barbosa.

AUDIÊNCIA PÚBLICA- O vereador protocolou na semana passada um pedido à presidência da Câmara para que seja realizada uma Audiência Pública convidando os diversos segmentos da sociedade para discutir os projetos de Lei.

NOVA SECRETARIA – O projeto de Lei nº 15, prevê o desmembramento da atual Secretaria de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio para a criação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços. Nessa nova estrutura administrativa, estão descritos os seguintes cargos:

Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços – Salário R$ 8.000,00

Subsecretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços – Salário R$ 7.000, 00

Assessor de Secretário – Salário R$ 5.000,00

Coordenador de Indústria, Comércio e Serviços – Salário R$ 2.850,00

Subcoordenador de Indústria – Salário R$ 1.608,00

Subcoordenador de Serviços – Salário – R$1.608,00

Folha fixa salarial mensal: R$ 29.282,00

Leia na íntegra os Projetos de Lei 15, 16 e 17:

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador José Barbosa
17
Out / 2018

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem através desta, informar que as obras do canal do Rio dos Cachorros ainda estão em andamento, e, devido ao estágio das obras e ao início do período das chuvas na região, a mesma apresentou problemas parciais em alguns pontos do canal.

Ressaltamos que toda a equipe da Secretaria de Infraestrutura está monitorando diariamente a obra ao longo do canal e trabalhando para solucionar o mais breve possível todas as adversidades causadas pelas chuvas que caíram no município na noite desta segunda-feira, 15 de outubro, e coibindo que novos problemas aconteçam até a conclusão da obra.

A obra é um compromisso da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães junto aos moradores que são afetados diretamente pelo canal, obra esta que está sendo construída com recursos próprios do município e que sanará o problema das águas do canal assim que for concluída.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



O município de Barreiras passará, enfim, a integrar a rede pública de colégios dirigidos pela Polícia Militar da Bahia. O novo Colégio Militar do Estado será instalado no Colégio Estadual Professor Alexandre Leal Costa (Colégio Polivalente) e é mais uma conquista do deputado estadual Antônio Henrique Júnior, que empreendeu esforços junto ao Governo do Estado para que esse sonho antigo da região Oeste se concretizasse. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado juntamente com termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação do Estado e a Secretaria de Segurança Pública. O processo de instalação do colégio já está em andamento e a expectativa é de que deva ser instalado no município em 2019.

Os Colégios Militares se destacam pelo uso de metodologia pedagógica eficiente, com resultados animadores, como o alcance das maiores notas no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e também no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), provando a elevada qualidade do ensino na rede pública.

Segundo o parlamentar, a implantação desta Unidade no município foi uma conquista importante de seu mandato que modificará o contexto educacional da região, uma vez que a escola militar é avaliada como uma das melhores do país, pois além de um ensino de qualidade, a instituição resgata valores e promove a disciplina. “Queremos agradecer publicamente ao governador Rui Costa por esse presente que nos deu. Essa escola será muito importante não apenas para Barreiras, mas para toda a região. Nossa meta é atingirmos uma educação de excelência para nossos jovens, visando a uma formação intelectual, ética, cívica e moral, com o compromisso de preparar cidadãos conscientes para viver em sociedade. Continuar nessa luta é nosso objetivo, propiciando melhorias no ensino e em diversos outros setores para a população da região”, afirmou o deputado.

Fonte: Fala Barreiras





Com o ambiente todo decorado em tons de rosa e com o símbolo da Campanha Outubro Rosa em destaque, a sede do Programa Idade Viva está no clima de prevenção ao câncer de mama. A Semana Rosa que teve início na segunda-feira (15) realiza até a próxima sexta-feira (19), mamografias e ultrassons mamárias, exames que garantem o diagnóstico do câncer de mama conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. O evento, além de atender às participantes do Idade Viva, é aberto à comunidade.





Enquanto as pacientes aguardam o atendimento, integrantes do Idade Viva realizam suas atividades rotineiras de educação física, música e ainda recebem orientações sobre a importância da campanha e do acompanhamento médico. O mastologista João Ricardo Esteves, que atende no Centro de Atendimento à Mulher – CAM, na manhã dessa terça-feira (16), palestrou sobre o diagnóstico, acompanhamento e tratamento do câncer de mama.



“Esse é o câncer que mais mata mulheres, é preciso se tocar e apalpar a mama, principalmente entre os 50 a 69 anos de idade. Os exames de imagem não machucam, além disso, ajudam a prevenir a doença. A chance de cura é de 90% quando diagnosticado precocemente, por isso é importante fazer sempre o acompanhamento”, destacou o médico.





Foi realizando os exames de rotina que dona Iolanda Machado descobriu um pequeno nódulo. “Fazendo a mamografia descobri o início do câncer, sempre faço esses exames de prevenção porque é muito importante cuidar da saúde. Ainda bem que foi no início e hoje estou livre dessa doença”, relatou emocionada. Já dona Claudiene Bispo, descobriu, durante um exame, um pequeno nódulo, que não precisou ser retirado, apenas requer acompanhamento sistemático. “Estou na categoria considerada ‘três’ pelos médicos, é um pequeno nódulo, não precisou ser retirado, por isso faço o acompanhamento todos os anos. Essas campanhas são de extrema importância para a prevenção de doenças”, disse.





Durante a Semana Rosa estão sendo disponibilizados 60 ultrassons de mama por dia. Para passar pelos procedimentos é imprescindível que a paciente leve a via de solicitação médica do SUS. “Essa estrutura montada na sede do Programa Idade Viva faz parte da Campanha Outubro Rosa que trabalhamos desde 2017 no munícipio. Além das ultrassons que serão realizadas até a próxima sexta-feira, disponibilizamos cerca de mil mamografias, tanto no Idade Viva como no Leonídia Ayres e nas clínicas prestadoras de serviço em Barreiras. É uma temática recorrente, por isso é trabalhada também diariamente nas unidades de saúde e no CAM”, disse a secretária de saúde, Marisete Bastos.

A Campanha Outubro Rosa será encerrada no dia 26 de outubro com um abraço coletivo no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. Será um momento de descontração, orientações e apresentações culturais.

Fonte: Dircom/PMB







Idosos e pessoas com deficiência atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC, devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, para efetuar o recadastramento e garantir a continuidade do pagamento do benefício. As atividades foram iniciadas na segunda-feira, 15, pelo CRAS I, na Avenida Clériston Andrade, o horário de funcionamento é das 8:00h às 12:00h e das 13:30 h às 17:00h.

“Os usuários devem procurar o CRAS de seu bairro conforme o cronograma de atendimento e as pessoas que desejam se cadastrar também serão atendidas. O BPC concede um salário mínimo às pessoas com deficiência e idosos de baixa renda”, destacou a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.

A atualização dos dados permite a inscrição no Cadastro Único e a participação nos demais programas como a Tarifa Social de energia elétrica e o acesso ao Cartão do Idoso. Comprovante de residência, RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Cartão do Bolsa Família (caso receba) e Declaração Escolar dos beneficiários e dependentes são necessários para atualização do cadastro.

Confira o cronograma completo:

15 a 19 de outubro – CRAS I, Avenida Clériston Andrade – 2605, Loteamento Rio Grande.

22 a 26 de outubro – CRAS II, Rua Iazinha Pamplona – 912, Morada da Lua.

29 de outubro a 09 de novembro – CRAS III, Rua Paraíso -129, São Pedro.

12 a 23 de novembro – CRAS IV, Rua Nova Olinda – 628, Vila Dulce.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS







Nesta segunda-feira (15), os coordenadores e técnicos ligados aos programas institucionais da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) foram apresentados a um novo banco de dados para sistematizar e facilitar o acesso de produtores, pesquisadores e sociedade civil aos projetos que vem apoiando o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão no Brasil. Em fase inicial de implementação pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), que financia e garante suporte aos projetos junto às associações de produtores de algodão brasileiras, o “Banco do Conhecimento do Algodão” vai permitir também um maior intercâmbio de informações entre as entidades do setor garantindo maior assertividade na proposição de novos ou renovação dos projetos junto ao conselho gestor do IBA.

A assessora da presidência e comunicação institucional do IBA, Natalia Braga, explica que o “Banco do Conhecimento do Algodão” poderá garantir um salto qualitativo ao trazer novas soluções para os problemas enfrentados no dia a dia pelos produtores ou técnicos que trabalham diretamente no campo. “A troca de experiência por meio da plataforma vai permitir, por exemplo, otimizar tempo e recursos financeiro e humano ao atingir de forma mais rápida e eficiente os resultados, espelhando-se nas ações de sucesso já empreendidas em outras áreas agrícolas”, afirma.

Dentre os programas institucionais da Abapa que possuem recursos do IBA estão o Programa Fitossanitário do Algodão para prevenção e combate a doenças e pragas do algodão, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia para capacitação da mão de obra do setor agrícola e o Patrulha Mecanizada para a recuperação de estradas vicinais. Segundo Natalia Braga, estes são exemplos de projetos desenvolvidos na Bahia e cujos resultados, por meio de relatórios, vídeos, gráficos, planilhas e divulgação na imprensa, passarão a estar disponíveis no Banco do Conhecimento do Algodão, e que servirão de amparo às propostas de projetos em outras áreas produtivas do algodão no Brasil.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, acredita que a cadeia produtiva do algodão tem muitos resultados que podem ser apresentados para toda a sociedade, pois não apresentam benefícios somente para os cotonicultores. “No caso da Bahia, temos toda uma agenda de programas institucionais com ações ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, a exemplo da execução do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que certificou como sustentável cerca de 75% da área de algodão, e suporte e apoio aos municípios do oeste da Bahia para a recuperação de nascentes, que vem fazendo a diferença na região”, afirma. Além dos coordenadores dos programas institucionais da Abapa, também participaram da reunião os técnicos da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Fundação Bahia, que participam como parceiros de projetos desenvolvidos pela Abapa com o financiamento do IBA.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa

A partir de amanhã (13), os boletos com valor a partir de R$ 100, mesmo vencidos, poderão ser pagos em qualquer banco. A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho do ano passado.

Para serem aceitos pela rede bancária, em qualquer canal de atendimento, os dados do boleto precisam estar registrados na plataforma. Segundo a Febraban, os clientes que tiverem boletos não registrados na Nova Plataforma, rejeitados pelos bancos, devem procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito.

O novo sistema permite o pagamento em qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos. Além disso, segundo a Febraban, o sistema traz mais segurança para a compensação de boletos, identificando tentativas de fraude, e evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago.

As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo sido iniciada com a permissão para quitação de boletos acima de R$ 50 mil. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.

A previsão inicial era que a partir de 21 de julho deste ano fossem incluídos os boletos com valores a partir de R$ 0,01. A expectativa era de que em 22 de setembro o processo tivesse sido concluído, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações, entre outros. Pelo novo cronograma, os boletos a partir de R$ 0,01 serão incluídos a partir do próximo dia 27 e os boletos de cartões de crédito, doações, entre outros, no dia 10 de novembro de 2018.

Segundo a Febraban, apesar de o sistema passar a processar documentos de menor valor, com volume maior, os bancos não preveem dificuldade na realização dos pagamentos, com base nos testes feitos nas fases anteriores. Com a inclusão e processamento desses boletos no sistema, a Nova Plataforma terá incorporado cerca de 3 bilhões de documentos – aproximadamente 75% do total emitido anualmente no país. Nas próximas fases, serão incorporados 1 bilhão de boletos de pagamento.

A Febraban lembra que a nova plataforma é resultado de uma exigência do Banco Central, com incorporação de dados obrigatórios, como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA

 

Participaram desta Grande Festa o Circo Irmãos Dayllon, com apresentação de malabarismo, muita risada com o menor palhaço do Brasil e outras atrações do circo, fazendo muitas brincadeiras, sorteando brindes e divertindo toda a criançada e os demais ali presentes.

 

Mais fotos veja em nossa página: https://www.facebook.com/grupostoantonio

"Nós do Grupo Santo Antonio agradecemos todos os que marcaram presença neste lindo evento. Isso nos motiva a continuar trabalhando para fazer estas Grandes Festas para vocês, amigos e clientes, que só o Grupo Santo Antonio promove todo ano em nossa cidade Luís Eduardo Magalhães. Muito Obtigado!"

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Ascom / Múscos Cristãos de LEM
14
Out / 2018

CONVITE!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

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