Blog Santo Antônio
Notícias



Aconteceu na tarde do último domingo, 16, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida – Gruta, em Luís Eduardo Magalhães, o Bingo - Show de Prêmios Beneficente do Abrigo São Francisco e Santa Clara.

O Bingo Beneficente acontece pelo sétimo ano consecutivo, em prol do Abrigo, entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, referência em acolhimento institucional no município de Luís Eduardo Magalhães/BA e região.

Para o presidente da Associação São Francisco e Santa Clara – ASFESC - Abrigo São Francisco e Santa Clara, Luís Antonio Montechieze o Bingo beneficente do Abrigo superou todas expectativas.

“Estamos muito felizes, o evento foi muito bom, reunimos muitas pessoas aqui no Centro de Eventos, que puderam se divertir e participar do bingo. A equipe diretora da ASFESC agradece a todos que adquiriram suas cartelas, aos vendedores, aos colaboradores que se dedicaram bastante para a realização do Bingo. Nesta edição tivemos um grande diferencial, o apoio de empresas parceiras com a doação dos prêmios. Agradecemos a cada um, e afirmo que sem colaboração dessas pessoas seria impossível realizar este evento, que sem dúvidas, foi um sucesso. Que Deus abençoe a todos”, falou.

Durante toda tarde, além do bingo de cinco motos, os presentes participaram também de sorteios de diversos brindes.

De acordo com a administradora do Abrigo, Vilma Mass de Mello, que iniciou seu trabalho há cinco anos, seu propósito era alcançar dois grandes objetivos: o primeiro, organizar toda documentação da ASFESC, e o segundo, agregar pessoas da comunidade que dessem continuidade ao trabalho, tão grandioso iniciado há 14 anos pelos fundadores, em prol desta instituição, que tanto bem vem realizando aos mais necessitados.

“Posso afirmar que neste ano estamos alcançando nossos objetivos. O Conselho Administrativo da ASFESC está 100% renovado e estão todos de parabéns pelo trabalho. O Bingo do Abrigo foi sem dúvidas, um sucesso”, destacou a administradora do Abrigo, Vilma Mello.

Bingo Beneficente do Abrigo São Francisco e Santa Clara . Ganhadores: 

1º Prêmio-1 Moto Honda CG FAN 160cc: Euzebio Luíz Manggioni
2º Prêmio-1 Moto Honda Biz: Tiago Guilherme Pagliaso
3º Prêmio-1 Moto Honda CG 125: Leandro Almeida Andrade
4º Prêmio-1 Moto Honda CG 125: Eduarda Quesinski Dahmer e Odair Oliveira Santos
5º Prêmio-1 Moto Honda Pop: Lucas Brichmann

O Abrigo São Francisco e Santa Clara

O Abrigo São Francisco e Santa Clara é um ambiente acolhedor e de muita paz que oferece aos seus acolhidos toda tranquilidade, cuidado e conforto. Está localizado na Estrada Bom Recreio – Lt 38 – Bairro: Chácara Bom Recreio, zona –rural, em Luís Eduardo Magalhães – Bahia - Fone: (77) 3639-3270.

Fonte: ASCOM ASFESC

A Bahia possui a maior rede de Educação Profissional e Tecnológica do Nordeste e a quarta do país, considerando todas as redes de ensino, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/2017). Somente neste ano, estão sendo ofertadas mais de 160 mil vagas na rede estadual, em 340 municípios, com cursos em diversas modalidades que estão relacionados ao perfil econômico e cultural de cada localidade.

Dentro do novo perfil de oferta da Secretaria da Educação do Estado, cursos que antes tinham duração de quatro anos foram reduzidos para três anos, com a finalidade de agilizar o contato dos estudantes com o mundo do trabalho, além da inserção de cursos de curta duração, inclusive de qualificação profissional.

A oferta dos cursos é contextualizada nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, considerando a pluralidade e diversidade cultural, bem como as características socioeconômicas e ambientais. Deste modo, os estudantes são preparados para uma inserção no mundo do trabalho e também para serem empreendedores sociais e agentes de transformação nos locais onde vivem.

Fábricas-Escolas - Na perspectiva da educação empreendedora, um dos projetos na Bahia é a implantação das Fábricas-Escolas. Instaladas nos centros de Educação Profissional e Tecnológica, elas servem como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional.

Cinco unidades estão em funcionamento: as Fábricas-Escolas do Chocolate, nos municípios de Gandu, Ilhéus e Arataca, além das Fábricas-Escolas do Couro, em Ipirá, e da Construção Civil, em Salvador. As fábricas ficam abertas à comunidade local (produtores, cooperativas e agricultores familiares, por exemplo) para a capacitação e certificação de trabalhadores e para a incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos.



Regime de alternância - Os estudantes, especialmente pescadores, marisqueiras e agricultores familiares, estão sendo beneficiados ainda com cursos técnicos em regime de alternância, por meio dos quais eles passam parte do tempo na escola e parte nas suas comunidades.

Em parceria com a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), a oferta é do curso técnico em Aquicultura e de cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), para a difusão e transferência de tecnologias de produção de pescado e pesca.

Primeiro Emprego - Para promover a inserção de jovens no mundo do trabalho por meio de contrato de estágio, aprendizagem ou ocupação formal, o Governo do Estado criou o Programa Primeiro Emprego. A meta é beneficiar 9 mil egressos da rede estadual de educação profissional.

Desde dezembro de 2016, mais de 6,4 mil egressos foram contratados até maio de 2018, o que corresponde a 71% da meta pactuada. Os estudantes são selecionados mediante classificação pelo critério do rendimento médio escolar durante todo o período do curso.

Fonte: ASCOM

A partir desta terça-feira (18), uma caravana organizada pela Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres realizará uma série de atividades em Luís Eduardo Magalhães. Amanhã, às 8h, a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher estará na Vila II do Assentamento Rio de Ondas, onde será feito atendimento jurídico e psicológico, vacinação de mulheres e crianças, recadastramento do programa Bolsa Família e uma palestra sobre o autocuidado das mulheres.

Na quarta-feira (19), no mesmo horário, o trabalho será realizado na Praça da Bíblia, no bairro Santa Cruz. Já no Centro Cultural que fica na Avenida Enedino Alves da Paixão, haverá oficina para 100 alunos da rede municipal de ensino, professores da Escola Onero Costa da Rosa, rede de atuação e apresentação da equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher - CRAM. Na oportunidade, o prefeito Oziel Oliveira e a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Julieta Palmeira, assinarão o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

“Essa parceria com o Estado é mais um passo importante para garantir os direitos, a saúde e a integridade das mulheres de Luís Eduardo Magalhães”, afirmou o prefeito Oziel Oliveira.

Já na quinta-feira (20), o atendimento será prestado em frente ao posto de saúde do povoado do Novo Paraná. No local, também haverá vacinação de crianças e mulheres, palestras sobre prevenção à violência, direitos e saúde da mulher, além de recadastramento do programa Bolsa Família.

SPM-BA - A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) foi criada em 04 de maio de 2011, através da Lei 12.212. Com a medida o Governo da Bahia atendeu à justa reivindicação da luta feminista e dos movimentos das mulheres, dando um importante passo na consolidação da democracia. A secretaria atua em diversas áreas, como a economia e inclusão produtiva no campo e na cidade, empoderamento das mulheres, enfrentamento à violência e educação inclusiva.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

A manhã de ontem, quinta-feira (13) foi dedicada à realização de semeadura de árvores nativas do cerrado. A ação faz parte da programação da Semana do Cerrado e acontece até nesta sexta-feira no Viveiro Municipal, localizado dentro do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras.

Foram 15 dias de colheita de sementes nativas das árvores de jacarandá e de ipês amarelo, lilás, rosa e o branco, considerado o mais raro na região. Desde a colheita das sementes até o processo de semeadura, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo contou com o apoio dos estudantes do 8º semestre do curso de Agronomia da
Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, dos estudantes do Programa Despertar, do SENAR, equipe da brigada PrevFogo e Secretaria de Agricultura.





Em média, mais de três mil sementes estão sendo plantadas e posteriormente serão distribuídas para a população.

“Os Ipês são os mais procurados pela população aqui no Viveiro Municipal, devido à beleza e a variedade em cores vivas. Com essa ação conjunta podemos mostrar para a população que no Viveiro Municipal todos também podem contribuir de alguma forma, por isso a Secretaria de Meio Ambiente faz a distribuição das mudas de forma gratuita, além da arborização nas praças e avenidas. Consideramos muito importante a sociedade fazer parte desse ciclo de produção das mudas”, disse o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, Ronaldo Ursulino.





Para o professor e coordenador do curso de Agronomia da FASB, essa participação dos acadêmicos, traz além da consciência em cuidar do meio ambiente, a experiência e aprendizado na prática, mostrando como é simples fazer uma muda de planta nativa, contribuindo dessa forma, para o reflorestamento e beleza do município.

“Esse é um processo que ajuda o acadêmico a ter conhecimento na prática do que é aprendido em sala de aula. É tão bonito passar em alguns pontos da cidade e ver os ipês e jacarandás floridos, além de saber reconhecer as sementes, fazer as mudas e depois plantá-las. O simples ato de estarmos juntos fazendo essas mudas, nos proporciona o sentimento de poder fazer parte das ações de revitalização do cerrado, bioma tão importante e diversificado”, relatou o professor Jorge Junior.



Recuperação de nascente

Na última segunda-feira (11), Dia Nacional do Cerrado, as equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Prevfogo, realizaram a recuperação de uma nascente na comunidade de Boqueirão do Cirico, que fica cerca de 20 km da cidade.

Ainda segundo o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, no local foi feito um cercado de 200 metros quadrados em torno da nascente para evitar o assoreamento causado pelo excesso de areia próximo ao local e acesso de animais, minimizando o risco do pisoteamento.

“Além de mil metros de arames, utilizamos também 54 estacas de eucaliptos tratados e tivemos ajuda dos parceiros e dos moradores. Serão recuperados até o final desse ano mais 19 nascentes, projeto que tem a parceria da Abapa e Aiba. Essas ações foram propostas para essa Semana do Cerrado e entre tantos benefícios, estamos fazendo o processo educativo para que as pessoas se conscientizem da importância da água e a preservação dessas nascentes”, frisou Ronaldo.

Para encerrar a Semana do Cerrado, a equipe da SEMATUR realiza no próximo sábado (15), o mutirão de limpeza no Rio Grande, no trecho entre o Cais até a Ponte Ciro Pedrosa a partir das 08h.

Fonte: Dircom/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio



A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou, nessa última quarta-feira (12), por meio da sua secretaria de Saúde, mais uma “Ação do Bem”, iniciativa que tem como objetivo promover a descentralização de diversos serviços à população, dentre estes, atendimento médico e emissão de documentos.



A Ação do Bem realizada nesta semana levou atendimentos na área da saúde até a comunidade da Muriçoca e atendeu mais de 650 pessoas. O mutirão fez cerca de 10 de coletas de preventivo, proporcionou aproximadamente 100 consultas, entre clínicas e pediátricas e aplicou quase 80 testes rápidos (HIV, hepatites C e B e Sífilis). No setor odontológico, perto de 120 atendimentos com entrega de kits de higiene bucal. Foram realizadas ainda, mais de 20 pesagens para a segunda vigência de 2018 do programa Bolsa Família e feitas visitas domiciliares.



Com o intuito de levar conscientização até a população, a prevenção é parte importante da Ação do Bem, neste sentido aconteceram ações educativas que reuniram centenas de pessoas. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou um trabalho de promoção acerca do Setembro Amarelo no combate ao suicídio para 120 pessoas, orientando também sobre hábitos mais saudáveis na alimentação. Já o Núcleo de Endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde orientou aproximadamente 140 pessoas sobre formas e cuidados no combate a dengue.







As atividades tiveram início às 7h e foram concluídas às 15h, envolvendo as diretorias de Promoção a Saúde e de Vigilância em Saúde, além da Gerência de Atenção Básica. “O projeto leva saúde, educação e qualidade de vida às comunidades carentes, oferecendo melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. A comunidade Muriçoca recebeu com grande entusiasmo e alegria a equipe de profissionais multidisciplinares da Secretaria Municipal de Saúde, pois nunca antes receberam uma ação como esta. Este é um reflexo da preocupação do gestor municipal em cuidar do seu povo”, afirmou a Diretora de Assistência à Saúde, Charlene Queiroz Pereira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio













O ambiente escolar é um importante espaço que contribui na formação das crianças e adolescentes em várias vertentes, dentre essas, a interação com o meio ambiente. Pensando nessa formação social, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, estão desenvolvendo ações de interação no ambiente escolar através do Projeto Horta na Escola.

O projeto é implantado nas escolas municipais com o intuito de promover conhecimento interdisciplinar através da participação da gestão escolar e estudantes, desde a implantação da horta, plantio até a colheitas dos produtos, como a cebolinha, coentro, alface, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, entre outras. De acordo com as coordenadoras do Projeto, Lucy Lopes e Ingrid Karen, a área média dos canteiros é de 200m² propício para o plantio de hortaliças.

“Nosso principal objetivo é fazer com que os estudantes do município tenham o sentimento de cuidar, seja do meio ambiente através das plantações na horta, ou com o cuidado também do próximo. Em 2017 implantamos o Projeto Horta na Escola em 04 escolas municipais e esse ano mais dez escolas foram contempladas, e aqui eles plantam, cuidam, colhem e se alimentam das hortaliças”, disse Lucy.

Na tarde dessa segunda-feira, 10, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo, bairro São Pedro, colher o coentro e a cebolinha da horta. A Escola que também foi contemplada com a reforma e requalificação do espaço esse ano, conta agora com as hortaliças na merenda escolar.

“Essa é outra ferramenta pedagógica dentro da escola que contribui muito no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que eles têm a oportunidade de sair da sala de aula e saber o passo a passo o processo dos produtos, que normalmente são consumidos em seus lares. É um momento muito importante, que contribui de forma positiva no dia a dia de cada um”, destacou Sheila Maria, diretora da Escola.

Além da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo, o Projeto Horta na Escola já foi implantado nas Escolas Municipais: Santa Luzia, Presidente Médici, Maria Castro e Silva, Alcyvando Liguori da Luz, Cleonice Lopes e Paulo Freire. E já estão em fase de implantação nas escolas Pedro Cavalcante, São João do Riachinho, CAIC, Santa Luzia no povoado Rio de Pedras, Luzia Gonçalves e Manoel Rocha Filho no km 32.

Segurando a bacia cheia de coentro, o estudante Juliedson de Oliveira, afirma que esse é um dos melhores momentos nas tardes de aula. “Gostei demais dessa horta na escola, estava ansioso pelas primeiras colheitas. A gente vêm toda semana fazer a limpeza e regar as hortaliças, e acompanhar o crescimento é muito bom”, disse.

Ainda segundo as coordenadoras, o Projeto Horta na Escola, conta com a parceria da Aiba, Arroz Barreiras e o Grupo Porto Brasil.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Utilidade Pública





A noite dessa segunda-feira, 10, foi de aprendizado e início das aulas. De acordo com professor que é o idealizador e coordenador do curso, Marcelo Cortez, os inscritos no projeto social Cursinho Pré Enem Popular participaram da aula inaugural ministrada por ele, juntamente com a participação dos professores voluntários da UFOB e UNEB, que aproveitaram esse primeiro momento para fazer a integração na semana de adaptação, momento considerado importante para orientações de estudo e dicas de como ganhar ritmo e rotina nos estudos.

O cursinho será ministrado na nova sede do CRAS I (Santa Luzia), na Avenida Clériston Andrade, em espaço adequando e climatizado. Totalmente gratuito, terá aulas de segunda a sexta-feira até o início de novembro, mês da aplicação das provas do Enem. As aulas ministradas pelos professores voluntários contemplam as disciplinas de matemática, português, física, biologia, química, inglês, atualidade e redação, sempre à noite, das 18:30h às 21:15h.



A secretária de assistência social e trabalho também fez questão de participar da acolhida aos egressos na aula inaugural. “Nosso principal objetivo é oferecer aos jovens e adultos a possibilidade de ingressar em uma universidade, inclusive nas que temos em Barreiras. Em alguns casos, muitas pessoas não possuem condições econômicas suficientes para custear um cursinho particular, e aqui no CRAS I através do trabalho voluntário dos professores da UFOB e UNEB oferecemos uma boa base para o Enem, e pela primeira vez também ofereceremos lanche, uma vez que alguns dos inscritos vêm direto do trabalho para estudar”, destacou a secretária Karlúcia Macêdo.

O projeto assiste cerca de 40 alunos de baixa renda e que já confirmaram a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. Todos os inscritos terão ainda, a oportunidade de participar das aulas com exposições teóricas e práticas de simulados.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, anunciou na manhã desta terça-feira (11), que vai ingressar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida provisória do governo que retirou R$ 200 milhões do orçamento da instituição para a criação da Agência Brasileira de Museus (Abram). O corte de recursos afetará o atendimento de mais de 608 mil pequenos negócios ao ano, o que corresponderia a toda região Norte do país, por exemplo. O Sebrae também estuda entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra a MP.

“Os recursos do Sebrae são oriundos de uma contribuição de domínio econômico, cuja finalidade de aplicação está no artigo 170 da Constituição Federal”, afirmou o presidente do Sebrae. “A exploração de museus está fora desta finalidade e não podemos pagar a conta sozinho”, acrescentou Afif, explicando que foi surpreendido com a informação de que a verba seria retirada do Sebrae. A instituição chegou a sugerir como alternativa o investimento de R$ 100 milhões no setor, por meio de projetos de economia criativa com a finalidade de atender as micro e pequenas empresas e de melhoria da gestão em museus, acordo semelhante ao feito, recentemente, com o Ministério do Turismo.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, os recursos retirados do Sebrae podem causar grave prejuízo à instituição e aos pequenos negócios. “Representa a diminuição de 608,6 mil atendimentos no Sebrae. Seria como excluir o Norte da atuação da instituição. É como se toda a região ficasse sem atendimento de uma hora para outra”, afirmou a diretora, ressaltando que são os pequenos negócios que seguram o emprego no Brasil. “Eles responderam por 93% dos empregos com carteira assinada no primeiro semestre”, ressaltou. “A MP gera uma insegurança institucional e nos preocupa, pois temos acordos e metas a cumprir. O déficit público nunca vai caber no orçamento do Sebrae”, acrescentou o diretor de Administração e Finanças, Vinicius Lages.

Guilherme Afif ressaltou, durante entrevista coletiva, que a recuperação dos museus é uma causa importante, devido à situação atual de alguns deles, mas que os recursos do Sebrae não são para essa finalidade. “Todos são solidários com o que aconteceu, mas só quem deu o dinheiro foram os pequenos negócios, únicos a terem a verba cortada”, disse o presidente do Sebrae.

Fonte: Ascom Sebrae

Baião, alegria e muita afinação não vão faltar na comemoração de um ano do projeto de extensão “Canto Coral”. Para comemorar a data, haverá uma apresentação em homenagem ao Nordeste e ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, nesta quarta (12), às 20h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, em Barreiras.


A entrada é gratuita. Prestigie

Fonte: UFOB

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na tarde dessa segunda-feira, 10, um encontro com os gestores e coordenadores escolares para entrega da devolutiva do Simulado ANA e Prova Brasil, realizado nos 3º, 4º e 8º anos de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Ao todo 6.109 alunos da zona urbana e rural participaram do simulado no mês de julho, para avaliar a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos, elencando um diagnóstico e indicadores da aprendizagem em toda rede. Com os resultados em mãos, agora os gestores escolares poderão aperfeiçoar as práticas docentes para melhorar o desempenho em todos os índices de avaliação do MEC para 2019.

A apresentação dos resultados foi coordenada pelo assessor técnico Aparecido Freitas, que expôs a realidade de municípios do Ceará, como Sobral, que após aplicação de ferramentas pedagógicas e envolvimento da docência, mudou totalmente os indicadores do município, sendo destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB.

“Nosso objetivo é a qualidade educacional, o resultado da Prova Brasil, ANA e IDEB serão uma consequência de toda a transformação que estamos realizando em nossa estrutura educacional, motivando os nossos professores para que isso reflita diretamente em nossos alunos”, disse Freitas.

A secretária de educação, Cátia Alencar, apontou os simulados como ferramentas eficazes no processo para melhorar os indicadores da aprendizagem, disse ainda, que a Secretaria de Educação tem procurado manter a boa qualificação de seus professores, com permanente acompanhamento e apoio as gestões escolares.

 “Temos mantido prognóstico curricular e de ensino baseado nesse estreitamento entre a gestão escolar e a equipe pedagógica, com o objetivo de ampliarmos as ferramentas pedagógicas para assegurar excelentes resultados, e essa é nossa meta. Com esses resultados dos simulados, conseguiremos a partir de agora, medir o conhecimento dos alunos em matemática e língua portuguesa, e buscar reforçar conteúdos ainda não fixados, incentivando melhores resultados de forma contextualizada e interdisciplinar”, explicou a secretária de educação, Cátia Alencar.

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |