03
Fev / 2017 |
Prefeito Oziel Oliveira quer a cidade de LEM limpa |
Em um café da manhã realizado nas primeiras horas desta quarta-feira (30), o Prefeito Oziel Oliveira deu boas vindas aos novos colaboradores da limpeza urbana de Luís Eduardo Magalhães.
O Prefeito deu abertura ao café da manhã explanando aos presentes sobre a importância e a responsabilidade desse trabalho, pois manter a cidade limpa e organizada é uma obrigação de todos (servidores e cidadãos) e impacta muito no dia a dia da população.
Ressaltou a necessidade do exercício das atividades com segurança, utilizando os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e proteção solar, garantindo segurança e dignidade a todos os trabalhadores.
Após o café da manhã, o Prefeito Oziel e o Secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti, acompanharam a equipe de limpeza que deu continuidade ao mutirão de limpeza – parte do programa “Cidade que te Quero Limpa”, no Centro da cidade, partindo da sede prefeitura municipal.
“Hoje integramos à equipe do mutirão de limpeza, peças chave para seu funcionamento pleno – o pessoal de coleta e varrição de ruas, praças, feiras e cada canto da nossa cidade. São quase 80 pessoas, bravos homens e mulheres que emprestarão seus esforços para manter Luís Eduardo na mais perfeita ordem. Claro que o trabalho deles só terá efeito se cada um de nós, cidadãos luiseduardenses, nos conscientizarmos que lugar de lixo é no lixo e cuidarmos na nossa cidade como fazemos na nossa casa.” Ressaltou o prefeito.
O programa “Cidade que te Quero Limpa” prevê também a conscientização da comunidade. Para isso serão desenvolvidas campanhas educativas em parceria com a iniciativa privada.
03
Fev / 2017 |
Nota da prefeitura de LEM |
A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde informa:
A ZONA RURAL do município receberá de 03 a 10 de fevereiro, programa de INTESIFICAÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA, no período da manhã, conforme calendário abaixo:
MURIÇOCA E GALHINHOS:
03 de fevereiro (sexta-feira)
BELA VISTA:
06 de fevereiro (segunda-feira)
ASSENTAMENTO VILA II:
08 de fevereiro (quarta-feira)
ASSENTAMENTO VILAS III E IV:
09 de fevereiro (quinta-feira)
NOVO PARANÁ E ASSENTAMENTO VILA I:
10 de fevereiro (sexta-feira)
A vacinação ocorrerá cotidianamente em todos os demais locais de vacinação já divulgados e TODOS OS LUISEDUARDENSES serão vacinados (exceto os que estão impedidos de receber a vacina, por orientação médica, gravidez ou lactação).
Estamos trabalhando para garantir que nossa cidade esteja livre da FEBRE AMARELA, com a atenção e o cuidado que a nossa gente precisa e merece.
01
Fev / 2017 |
Promoção no Diva\'s Charms!!! |
26
Jan / 2017 |
Promoção Cremer no Hiper Santo Antonio! |
Oziel se reuniu na última sexta-feira (20), com os estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) a fim de discutir acerca do retorno do serviço de transporte escolar.
Os estudantes expuseram alguns dos transtornos e dificuldades a que foram submetidos no passado, quando o serviço era de “responsabilidade” do antigo gestor: a disputa travada diariamente com professores, funcionários públicos e até trabalhadores residentes em outras cidades, por lugares nos ônibus, o péssimo estado de conservação dos veículos que os colocavam em situações constantes de risco, a ameaça constante de sinistros graves em razão de falhas mecânicas (sinistros leves foram registrados), o desconforto e a ilegalidade de viagem de pé e outras queixas tão absurdas quanto as já citadas.
Alana, discente do curso de História e porta-voz do grupo, afirmou que os 45 (quarenta e cinco) estudantes que se deslocavam para Barreiras conviviam diariamente com a falta de segurança, a superlotação, o perigo, a falta de controle dos passageiros que terminava por cercear o direito da classe em prol de outros grupos que destoavam da proposta e do direito adquirido. O pior: o serviço, mesmo de péssima qualidade, fora cortado imediatamente após as eleições, fazendo com que muitos perdessem o período e fossem obrigados a trancar o curso.
Vale lembrar que o Prefeito Oziel, desde sua primeira gestão, firmou e cumpriu o compromisso de oferecer transporte escolar intermunicipal gratuito de qualidade aos estudantes universitários. Enquanto Deputado Federal trouxe para Luís Eduardo Magalhães a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que passou a oferecer dois cursos de graduação: Engenharia de Produção e Engenharia de Biotecnologia.
Oziel afirmou aos estudantes que apesar de todos os problemas financeiros herdados do gestor anterior, inclusive o sequestro por parte da União do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), colocará à disposição dos estudantes 2 (dois) ônibus para assegurar o transporte dos mesmos e que serão implantados procedimentos de identificação pessoal.
“As revelações e reivindicações dos estudantes traduzem no descaso com que o gestor anterior tratou o mais importante pilar para construção de uma sociedade – a educação. No meu governo a educação é pauta prioritária, inquestionável. A reivindicação é justa e será atendida de pronto. No início das aulas eles terão dois veículos em perfeitas condições para fazer o transporte de Luís Eduardo até as instituições de ensino superior e de lá, voltando para nossa cidade.” Salientou o Prefeito Oziel.
Os alunos pareciam embevecidos com o tratamento recebido e com o pronto atendimento as suas reivindicações: “Essa foi a primeira vez em 2 (dois) anos, desde que comecei a faculdade, que eu e meus colegas fomos recebidos pelo Prefeito. E o melhor: obtivemos resposta imediata e compatível com as nossas demandas.” Acentuou Alana.
O presidente do Legislativo de Luís Eduardo Magalhães, vereador Reinildo Nery na companhia dos demais Edis recebeu nesta segunda feira, 23, a primeira visita do ano do Exmo. Sr.Prefeito Municipal Oziel Oliveira.
Durante a visita de cortesia, os chefes dos dois poderes salientaram a importância de fortalecer o diálogo entre os poderes municipais (Legislativo e Executivo). Na oportunidade o Exmo. Sr.Prefeito Oziel Oliveira cumprimentou a nova mesa Diretora e conversaram sobre inúmeros projetos e suas expectativas para o ano 2017.
24
Jan / 2017 |
Motivacional! |
Um policial militar ferido em Bom Jesus da Lapa, no oeste, foi encaminhado para Salvador na tarde desta segunda-feira (23). José Cardoso Pereira está hospitalizado no Hospital Geral do Estado (HGE), após chegar à capital.
Na ação criminosa deste domingo (22), um grupo armado entrou em confronto com a PM e dois militares morreram na ação: Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior. Segundo a Polícia Militar (PM), o militar transferido para Salvador foi atingido na região da virilha e perna. Ele recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de saúde da própria cidade, mas precisou de acompanhamento complementar e, por isso, foi removido para a capital.
De acordo com a PM, a polícia informou também que intensificou as buscas pelos criminosos. O grupo, composto de 20 a 30 homens, entrou na cidade para atacar uma agência bancária. Durante a ação, os criminosos estouraram transformadores na entrada da cidade e fecharam as saídas de Bom Jesus da Lapa, usando um caminhão para impedir o acesso ao município.
No momento, uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estava na região, ao se deparar com os criminosos houve troca de tiros, um dos integrantes da quadrilha morreu no confronto. Os demais conseguiram fugir do local. O bandido morto na ação estava com fuzil e colete. Quando o Bope chegou a cidade, os policiais já tinham sido levados como reféns.
24
Jan / 2017 |
Em encontro com o governador, agricultores do Oeste baiano reivindicam melhorias para a re |
O governador Rui Costa entregou, no último sábado (21), a BA-225, no trecho que liga a BR-135 ao distrito da Coaceral, totalmente restaurada. A via é umas das mais importante para o escoamento da produção agrícola da região, mas há tempos não passava por manutenção, dificultando a logística e onerando o frete dos produtos, além de colocar em risco a vida de quem por ela trafegava. A intervenção é uma reivindicação antiga da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ao governo do Estado.
Ao todo, aproximadamente 215 mil pessoas foram beneficiadas com a obra, que custou cerca de R$ 13 milhões aos cofres públicos. A recuperação deste trecho vai melhorar a vida de gente como Nivan Santiago, motorista do transporte escolar, que passa diariamente pelo local. “Eram tantos buracos na pista que sempre tinha carreta quebrada. Agora, a realidade vai ser outra, vai melhorar muito, além de representar uma economia de tempo e dinheiro para os donos de veículos, pois não tem mais negócio de pneu estourado, carro quebrado, e o trecho que a gente fazia em mais de três horas, agora se faz em 50 minutos”, relatou.
Os quase 80 quilômetros da rodovia receberam Tratamento Superficial Simples (TSS), mas o governador já anunciou que, ainda neste ano, o mesmo trecho vai ganhar uma pavimentação mais resistente: o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), um pavimento com uma durabilidade maior. “É um compromisso que temos com o Banco Mundial para fazer várias estradas com vida útil maior. Como aqui transita muitos caminhões pesados vale à pena. Para tanto, pedimos aos produtores que nos ajude no controle das cargas para que não exceda o máximo permitido”, disse.
Novas Demandas
O evento foi palco, ainda, de novas reivindicações. Os produtores rurais aproveitaram o encontro com o governador para apresentar a ele mais demandas da categoria. Os dirigentes da Aiba, Abapa, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Aprochama e Cooperfarms entregaram um ofício a Rui Costa.
O documento, assinado conjuntamente, solicita atenção especial do governador no que diz respeito ao combate à grilagem de terras, ao reforço à segurança pública, ao déficit de energia elétrica e à construção do rodoagro – um corredor viário que ligará a BA-459 (Anel da Soja) à BA-225 (Coaceral), cujo convênio já foi assinado entre a Aiba e o governo do Estado.
“A intenção deste documento entregue pelas cinco entidades representativas do agronegócio local é solicitar a ajuda do poder público no enfrentamento a sérios problemas que o setor enfrenta, além de viabilizar a execução de uma importante obra de infraestrutura, que precisa apenas sair do papel. Entregamos essas reivindicações ao governador e vamos marcar uma audiência nos próximos dias para aprofundar as discussões”, explicou o presidente da Aiba, Celestino Zanella.
A família Odebrecht não terá nenhum membro participando da administração nem dos conselhos da companhia homônima. A informação é do portal Valor Econômico, segundo o qual a decisão é um esforço para a organização sobreviver aos desdobramentos da Operação Lava Jato. Emílio Odebrecht deixará a presidência da empresa dentro de dois anos e a família terá papel de investidor, não mais de gestor. O grupo planeja abrir o capital da Odebrecht Engenharia em 2018, opção que o ex-presidente Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba, rejeitava.
24
Jan / 2017 |
Sindicato Rural de LEM encaminha lista de prioridades do agro ao poder público municipal |
O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) encaminhou ao poder público, na última semana, um documento contendo as principais reivindicações da categoria para a área rural do município. Dentre as demandas emergenciais apresentadas à administração municipal, estão questões como energia elétrica, comunicação, infraestrutura, impostos, segurança e órgãos governamentais.
Conforme explica a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, a elaboração deste documento é resultado de uma reunião junto ao secretário de Agricultura, Franco Bosa, que solicitou a apresentação das ações que os produtores consideram prioritárias. “Esperamos que esta lista de prioridades possa nortear as ações do poder público municipal para, efetivamente, melhorarmos a vida do produtor rural. Muitas dessas ações até não dependem de uma ação exclusiva do poder público, mas acreditamos que uma vez solicitadas pelo gestor municipal, teremos maiores chances de sermos atendidos”, disse.
Para melhorar a vida dos produtores rurais, de acordo com a presidente, é preciso resolver assuntos que são problema há tempo considerável. “Precisamos aumentar a oferta da energia na região. Por isso, pedimos a implantação, pela Chesf, de uma linha de transmissão paralela e a construção de novas subestações. A comunicação no município de Luís Eduardo é outro problema que afeta diretamente o agronegócio. São muitas as dificuldades e prejuízos em virtude das constantes quedas de sinal, deixando o produtor sem telefone e sem internet – instrumentos essenciais nas empresas para diversos procedimentos, como por exemplo, a emissão de notas fiscais eletrônicas”, evidencia.
A presidente destaca ainda que o precário estado em que se encontram as estradas é de conhecimento notório e público, devendo esta questão ser resolvida ou amenizada, com a máxima urgência. “Em vista das constantes ações de criminosos na zona rural, o policiamento mais ostensivo mostra-se indispensável, bem como a implantação de um serviço de inteligência que leve à desarticulação das quadrilhas que estão agindo na região. Também pedimos que haja intervenção do município para que a unidade da Secretaria da Fazenda tenha mais autonomia, para que o produtor não precise, por exemplo, se deslocar ao município vizinho para obter autorização para impressão do bloco de notas fiscais de produtor rural. Além disso, pedimos também a instalação de um escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)”, informa.
Outra reivindicação importante diz respeito ao Imposto Territorial Rural (ITR), na qual se pede a definição do Valor da Terra Nua, respeitando-se os critérios estabelecidos na instrução normativa RFB n° 1562, de 29 de abril de 2015, bem como o estabelecimento da contrapartida do município em infraestrutura para a zona rural.
20
Jan / 2017 |
Sorteada da Promoção Massas de Bolo Finna! |
O presidente eleito nos EUA, Donald Trump, nem iniciou seu mandato como presidente e já pediu para seu advogado para registrar o slogan de sua campanha eleitoral em 2020. Trump não perdeu tempo após a eleição presidencial em 2012 para escolher seu slogan para 2016 e agora também não esperou muito tempo para escolher seu slogan para sua reeleição em 2020: "Keep America Great" ou, na tradução livre, "Mantenha a América Grande", disse ele em uma entrevista ao Washington Post. O slogan de sua campanha presidencial no ano passado foi: "Fazer a América grande de novo".
Apesar de todo político já pensar sobre uma possível reeleição, Trump foi mais além. Ele praticamente continuou sua campanha,mesmo depois de ter terminado, realizando um "tour de agradecimento". Antes mesmo de tomar posse, Trump já havia falado sobre sua intenção de manter um escritório de campanha aberto durante todo o seu primeiro mandato para trabalhar em sua reeleição. "Estou muito confiante de que seremos grandes, e isso vai ser incrível...eu não falaria sobre isso se eu não tivesse a certeza sobre o que vai acontecer. O país será grande", disse o presidente eleito.
19
Jan / 2017 |
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães fomenta criação de projeto de Agricultura Familiar su |
O Prefeito Oziel Oliveira está promovendo juntamente com a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, em parceria com a Associação de Moradores da Vila I - Assentamento Rio de Ondas, a criação de um Projeto de Agricultura Irrigada de 10 (dez) hectares de extensão. O objetivo principal do projeto é incentivar a construção de uma agricultura sustentável, que considere os fatores sociais e ambientais, além dos aspectos econômicos.
A tríade parceria – Agricultura/Meio Ambiente/Associação dos Moradores estabelece papéis definidos para cada parte. A Secretaria de Agricultura está estudando a viabilidade do solo, verificando aspectos como: fertilidade, textura, sustentabilidade e profundidade, para asseverar um plantio de qualidade e bons resultados na colheita.
“O que queremos com esse projeto é incentivar o pequeno agricultor na produção, encorajá-lo a adotar ações ecologicamente equilibradas, e gerar renda e emprego.” Comentou Franco Bosa, Secretário de Agricultura do município.
A participação da Secretaria de Meio Ambiente se justifica pela necessidade de definir as diretrizes e instrumentos que garantam a proteção ambiental, desenvolver ações educativas que suscitem senso crítico de responsabilidade dos envolvidos e garantir os trâmites de regularização ambiental do projeto, sem agressões ao meio ambiente.
“Essa gestão preocupa-se veementemente com aspectos ambientais. Sabemos que a não preservação do solo, das águas, da flora e fauna trazem prejuízos colossais para a própria população. Caminhamos no sentido de orientar o pequeno agricultor a adotar práticas sustentáveis na agricultura familiar e a manejar corretamente o seu território rural.” Explicou Izabel de Paula, Secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária.
A Associação dos Moradores do Assentamento Rio de Ondas – Vila I, através do seu Presidente - Sr. Otacílio de Sá e os 20 (vinte) produtores familiares que compõem o projeto terão a atribuição de estudar e definir as melhores culturas a fim de identificar quais delas são capazes de render resultados satisfatórios para essa política de fomento, tendo em mente a intenção do poder executivo em garantir a compra da produção para utilização na merenda escolar.
ASSENTAMENTO SEMPRE ESTEVE EM PAUTA PARA OZIEL OLIVEIRA
Oziel Oliveira, enquanto Deputado Federal alocou recursos destinados à Vila I do Assentamento Rio de Ondas, colocando fim ao longo sofrimento das famílias que ainda conviviam com a falta de água nessa localidade.
Uma Emenda Parlamentar do então Deputado, disponibilizada para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF; garantiu abastecimento de água para comunidades em vários municípios da Bahia, inclusive para a Vila I por meio da perfuração de um poço artesiano. Na ocasião, a Vila I contava com mais de 80 (oitenta) moradores e cerca de 30% (trinta por cento) deles, não contavam com a água encanada em suas residências.
“Sempre mantive o compromisso de lutar pelo progresso da cidade e bem-estar da população. Tenho muito carinho pelos moradores do Assentamento Rio de Ondas. Nossa equipe levará aos agricultores, assistência técnica, orientação e capacitação para que parte da produção seja destinada para a merenda escolar dos alunos da rede pública de ensino. Dessa forma, estaremos garantindo alimentação nutritiva e variada para os nossos alunos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis e ainda intensificando a economia local, sobretudo na zona rural. O nosso olhar e ações estão voltados para o bem de todos.” Destacou o Prefeito Oziel.
19
Jan / 2017 |
Nota de Alerta da ACELEM ao comércio de LEM |
A ACELEM recebeu nesta quinta-feira, 19, algumas denúncias informando que há um senhor que está ligando nas empresas fazendo um orçamento de um determinado produto e fala que o funcionário dele que trabalha na fazenda vai retirar na empresa, só que antes de retirar os produtos ele fala que vai fazer um depósito na conta da empresa, faz um depósito no valor bem mais alto e liga na empresa falando que foi um erro da pessoa que trabalha no financeiro da fazenda, daí ele pede para estornar o valor que depositou a mais, só que o depósito é feito em um envelope vazio.
Comerciantes fiquem atentos, alertem a todos sobre este golpe.
Na manhã desta quinta-feira, 19, a Guarda Municipal de LEM recebeu uma informação de um corpo encontrado na BR 242, próximo a chácara da empresa Galvani, na saída para Barreiras.
Segundo informações, um motorista parou uma guarnição da GM e informou o fato. Os guardas municipais se deslocaram até o local, confirmaram a informação e acionaram a PM.
Pelo que tudo indica, o corpo é da jovem Jhenyfer Santos, de apenas 15 anos desaparecida desde o último dia 04.
A família da jovem recebeu via Whats App, há alguns dias, imagens do corpo da adolescente e informações de que o mesmo estaria entre as cidades de LEM e Barreiras.
Se confirmada a informação de que o homicídio aconteceu na cidade, Luís Eduardo Magalhães registra o seu 4º homicídio do ano.
19
Jan / 2017 |
LEM vai voltar a crescer: Prefeitura, SEBRAE e ACELEM trabalham a capacitação do comércio |
Na tarde de ontem, quarta-feira, 18, no auditório do Hotel Paranoá, centenas de empresários de micro e pequeno porte, assistiram a palestras proferidas por representantes da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, SEBRAE e ACELEM.
O tema: Capacitação para Participação em Processos Licitatórios do Município.
O prefeito Oziel Oliveira foi pessoalmente reafirmar o compromisso da gestão na capacitação dos fornecedores locais para a participação nos processos de compras públicas.
“Estamos empenhados em fazer com que o dinheiro do município fique dentro do próprio município. Este é o primeiro passo para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado local. Comprar dos luiseduardenses assegura um bom faturamento nas nossas empresas e por consequência, geração de emprego e renda. Esta ação também fortalece a arrecadação do município e cria condições de reinvestimento na própria cidade. É um ciclo vicioso positivo! Crescem as empresas, se estabelecem as famílias, o município cresce de forma sustentável. Esse foi um dos compromissos assumidos no nosso plano de governo e temos a satisfação de estar colocando-o em prática agora.” Afirmou o prefeito Oziel Oliveira.
A Pregoeira da prefeitura, Dra. Lorena Brogliatto, explanou sobre o que estabelece a lei 8.666/93 (dispõe sobre as licitações) e as correlatas, falou sobre a documentação necessária, sobre produção de orçamentos, certidões exigidas e sobre cada modalidade de seleção de fornecedores. A pregoeira também capacitou os presentes para utilizarem o portal da prefeitura – onde são disponibilizados todos os processos de compra e o andamento de cada um, com uma demonstração didática de sua navegação.
“Todos os processos de compra do município obedecerão à risca o que determina a lei. Atendendo ao pleito do prefeito, a modalidade adotada para seleção de fornecedores será o PREGÃO PRESENCIAL, sempre que a lei assim permitir. A publicidade de cada licitação é dada pelos veículos oficiais – Diário Oficial da União, do Estado e do Município, além do portal na internet. Ainda assim, o Pregão Presencial garante ampla competitividade, especialmente para o comércio local, que estará apto a efetuar seus lances dentro de seu limite de atendimento e exequibilidade do fornecimento.” Esclareceu a pregoeira.
Na plateia o que se viam eram olhos e ouvidos atentos e mãos ágeis que transcreviam todas as orientações rapidamente para o papel. Ao final, o otimismo podia ser medido pelos sorrisos espontâneos vistos nos rostos dos luiseduardenses, que há tanto tempo ansiavam por esta oportunidade.
PROTOCOLO DE INTENÇÕES FOI ASSINADO
Na ocasião, as três partes envolvidas no propósito: a ACELEM – Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, representada por seu Presidente, Sr. Jother Lopes Arcanjo; o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, representado por seu Gerente Regional, Sr. Emerson Cardoso; e a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, representada pelo Prefeito Oziel Oliveira, assinaram o Protocolo de Intenções que registra o que foi dito nesta matéria.
A ACELEM e o SEBRAE se colocaram à disposição para acompanhar a preparação cotidiana e detalhada dos empreendedores para participação nos processos licitatórios que devem se iniciar muito brevemente. O Prefeito Oziel colocou a prefeitura e os servidores à disposição para auxiliar no que for necessário.
Agora é fato: Luís Eduardo vai voltar a crescer.