Manejo de solo e otimização do uso da água. Estes foram os temas abordados por produtores rurais que participaram, nesta quinta-feira (01), do Workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e iniciativas de Boas Práticas Agrícolas para o Oeste da Bahia. O evento gratuito, que aconteceu no auditório da Abapa/Aiba em Barreiras, foi promovido pela The Nature Conservancy (TNC), a Bunge e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/Ba), da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
As boas práticas na irrigação foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo da Fazenda Decisão e membro do Conselho Técnico da Aiba, Orestes Mandelli. Segundo ele, o manejo correto da água passa pela aferição e ajustes do equipamento, pela decisão certa de quando e onde irrigar e o controle do custo de energia elétrica. Além disso, “os principais fatores para a tomada de decisão são influenciados pelo solo, pelo clima e pela planta. A soma desses fatores forma o que chamamos de balanço hídrico e são fundamentais para uma boa gestão da água na irrigação”, alerta Mandelli. “Essas práticas, aliadas a tecnologia, rotação de culturas e a cobertura do solo através do plantio direto, tornam a agricultura mais sustentável”, reforçou ele.
Em concordância com Mandelli, o produtor rural e componente da diretoria da Aiba, Luiz Pradella, apresentou que é possível ter lucratividade com sustentabilidade ambiental e social. Ele mostrou que as práticas de manejo de solo contribuem para o aumento da produtividade e também beneficiam o meio ambiente. “Os ganhos para a sociedade e para o meio ambiente são muitos. Além da economia que o produtor obtém operacionalmente e na compra de fertilizantes, a produção de grãos através do SPD (Sistema de Plantio Direto) favorece a infiltração e o armazenamento de água - inclusive recarregando aquíferos; a agricultura sequestradora de carbono; a melhora e ampliação da conservação do solo e da água; e o cumprimento das condicionantes ambientais previstas por lei”, afirmou Pradella.
Para Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente da Aiba, as boas práticas agrícolas estão sendo cada vez mais difundidas e adotadas pelos produtores rurais da região. “Eles estão cada vez mais preocupados em aliar boa produtividade com conservação ambiental. A prova disso, é a grande adesão dos nossos Associados no Cefir/CAR, no Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado e a grande aceitação e procura da cartilha, elaborada pela Aiba, sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais na Bahia”, lembrou ela.
O Workshop ainda contou com palestras sobre os Resultados das Iniciativas da TNC e parceiros no Oeste da Bahia; o Programa de Regularização Ambiental da Bahia (PRA) e o Programa Cerrado; e Métodos de Restauração Florestal, essa última, com uma parte prática em uma área modelo no município de São Desidério.
01
Dez / 2016 |
Humberto diz que transição de governo será pacífica e que não pretende ser candidatar depu |
Prefeito Humberto Santa Cruz, ao lado da primeira dama, Dra. Maira de Andrada Santa Cruz.
O prefeito Humberto Santa Cruz disse que da parte dele a entrega de mandato para o prefeito eleito Oziel Oliveira será pacífica. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira, 30, em seu gabinete, durante coletiva de imprensa. Sobre a transição de governo que terá início nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Humberto deu a entender que conduzirá a transição de maneira a fazer com que o próximo gestor tenha a partir de primeiro de janeiro, data da posse, condições de governar.
O chefe do executivo comentou ainda a situação econômica do país, citando como exemplo os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que passam por situações críticas, inclusive havendo necessidade de parcelamento de salários. Humberto fez questão de salientar que no caso de Luís Eduardo Magalhães houve uma diminuição significativa no orçamento, de aproximadamente R$ 20 milhões e por isso, a necessidade de se realizar alguns ajustes até o final do mandato em 31 de dezembro.
“Nós tivemos de fazer alguns ajustes e claro que a população sentiu. eu achava que ia melhorar a situação e os repasses para o município, mas não melhorou” disse o prefeito Humberto Santa Cruz, reiterando que manteve a rotina de ações e andamento de obras até onde o orçamento permitiu e embora não tenha como responder pelo futuro gestor algumas obras iniciadas este ano ficarão para serem realizadas a partir do ano que vem, a exemplo da Quadra Esportiva da Avenida JK, do colégio modelo do bairro Mimoso I, da nova sede da prefeitura e das obras de pavimentação e saneamento no bairro Jardim das Acácias, que, segundo Humberto, devem até o final deste ano estar com 30% concluídas.
O prefeito Humberto Santa Cruz disse ainda que pretende inaugurar nesse mês de dezembro outras sete unidades Estratégia Saúde da Família e o Laboratório Central (LACEN). O gestor também comentou os cortes que tiveram de ser realizados na área de saúde, como a diminuição no número de especialidades da Policlínica Municipal, que passou de 24 para 12. “Durante toda minha gestão 22% dos recursos da prefeitura foram investidos na saúde”, comentou o prefeito, destacando que o teto limite de gastos municipais em saúde é de 15%.
Questionando sobre seu futuro político, Humberto Santa Cruz disse que hoje não é candidato a uma cadeira no Congresso Nacional e que não passam de boatos as informações que o colocam com possível secretário de estado a partir de janeiro de 2017.
“Encerro meu mandato com a consciência tranquila de dever cumprido. Tenho certeza que dei minha contribuição para Luís Eduardo Magalhães, através de uma nova maneira de governar. Não administro olhando para o retrovisor. O município hoje é outro”, finalizou.
Sala cheia para conversar com o Prefeito. O BLOG do Douglas Batista e a Rádio Moderna FM, participaram da coletiva.
30
Nov / 2016 |
\"Embasa não será privatizada\", afirma governador |
“A privatização da Embasa nunca foi, não é e nunca será minha intenção”, garantiu o governador Rui Costa nesta terça-feira (29), durante a formatura de 5 mil crianças participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A declaração de Rui faz referência ao projeto de lei 22.011/2016, encaminhado pelo governo baiano à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para a criação da Empresa Baiana de Ativos S.A. (BahiaInvest).
“Com a BahiaInvest, estamos buscando um modelo que deu certo em alguns lugares de mundo de atrair investimentos privados, num modelo de capitalização que garanta retorno através de investimentos públicos para setores privados que queiram investir nesta empresa. A BahiaInvest vai, por exemplo, capitalizar investimentos do VLT. Então, empresários que não sejam os que vão operar o VLT poderiam comprar uma cota desse investimento”, acrescenta o governador.
Outro objetivo da nova empresa de economia mista é alocar recursos para o abastecimento de água nos grandes centros urbanos, como Salvador e Feira de Santana. O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, lembra que o governo baiano está desenvolvendo ações na área de saneamento visando mudar a política de abastecimento de água que foi implantada na Bahia nos últimos 30 anos.
“Estamos preparando um projeto que começará a ser executado no início de 2017 pela Embasa, com desvio de águas na represa de Santa Helena para o Rio Joanes, uma nova linha de adução e nova estação de tratamento de água. Com isso, em 95% do tempo, nós não precisaremos sangrar Pedra do Cavalo para abastecer Salvador”, explica Dauster. A meta, segundo o secretário, é garantir a autossuficiência hídrica de Salvador pelos próximos 50 anos.
“Estou citando essa obra pela importância dela e da Embasa, porque ela será uma das prioridades da BahiaInvest, que vai receber diversos ativos para poder garantir essas captações de recursos que nós estamos falando”, completa Dauster. De acordo com o projeto de lei encaminhado à Alba, o Estado da Bahia fica autorizado a integralizar o capital da BahiaInvest com até 25% das ações ordinárias e o mesmo percentual das ações preferenciais de que é titular na composição acionária da Embasa, além de outros ativos.
Aconteceu ontem, terça-feira, 29 de Novembro de 2016, a 35ª Sessão Ordinária do 8º período Legislativo da 4ª legislatura na Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães. A sessão foi presidida por Elton Almeida. Estiveram presentes os vereadores Juvenal Canaã, Katerine Rios, Sidnei Giachini, Deusdete Petronílio, Claudionor Machado, Cabo Carlos, Alaídio Castilho, Zezé da Farmácia e Mardônio da Rocha.
ORDEM DO DIA - Em única votação Projeto de Resolução nº 003/2015 de autoria da Mesa Diretora, que: “Altera, inclui e suprime artigos do Regimento Interno da Câmara Municipal Resolução nº 001/2001 e dá outras providências”. (Aprovado por Unanimidade).
O Presidente da Câmara de vereadores, Elton Almeida, em discurso, destacou e deixou claro a Lei dos 15 minutos que protege o cidadão que precisa efetuar pagamento em agências bancárias, limitando o tempo de espera nas filas das agências de Luís Eduardo em 15 minutos. "O cumprimento desta Lei é constantemente reivindicado pelos vereadores, que argumentam que a regra não esta sendo respeitada pelos órgãos fiscalizadores e pelas instituições bancárias que não cumprem a Lei. Os órgãos competentes pela fiscalização precisam tomar providências", pontuou o Presidente da Câmara.
Presidente Elton Almeida
"Outro artigo da lei estabelece que as agências devem oferecer aos clientes estrutura mínima para permanência no local, dando destaque para os banheiros, que também, de acordo com a lei são obrigatórios nas agências", ressaltou Elton.
O vereador garante continuar cobrando o cumprimento desta Lei, e a população permanece esperando um atendimento hábil nas agências bancárias, onde as campeãs em reclamações são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
O presidente Eltinho lamentou a tragédia da queda do avião que transportava a equipe Chapecoense. “Estamos demonstrando extremo sentimento de perda, observado não só no âmbito familiar, mas, também, nas equipes onde cada um fazia parte. Uma equipe que sofreu dificuldades de todas as formas para mostrar o seu futebol, e através de apoio, patrocínio, conseguiu se mostrar forte, e com muita determinação os sonhos se realizaram”, disse o parlamentar. "Minha solidariedade e orações por todos os familiares envolvidos...palavras não definem o que sentimos nesse momento, não tenho dúvidas de que a dor é muito maior para quem pratica futebol. Aproveitem enquanto se tem a luz, porque a qualquer momento ela pode se apagar", finalizou o presidente Elton.
Vereador Claudionor Machado
No uso da sua fala, o vereador Claudionor Machado fez referência ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, questionando o motivo de até hoje não ter sido inaugurado o presídio em Barreiras. Mencionando a morte truculenta de um dos presidiários na cadeia desta cidade, e que poderia ter sido evitada se o novo presídio estivesse em funcionamento. Um segundo assunto ainda foi abordado pelo Edil, onde falou sobre verbas milionárias advindas de recursos federais, para serem investidas em saúde e educação, porém mal administrada pela gestão atual do Executivo desta cidade, que se encontra verdadeiramente abandonada.
Vereador Mardônio da Rocha
O vereador Mardônio eu seu discurso lamentou a morte do seu amigo Jardiel que sofreu infarto fulminante enquanto frequentava aula de cursos profissionalizantes, o Edil deixou suas condolências à família enlutada. Encerrou sua fala comentando sobre a tragédia chapecoense, levando todos a fazer uma reflexão sobre a vida.
Vereador Juvenal Canaã
O vereador Juvenal, como a maioria dos vereadores, lamentou a Tragédia chapecoense e pediu oração pelas famílias enlutadas. Continuou agradecendo a presença de funcionários do Banco do Brasil, aproveitou para ressaltar que tem várias indicações de sua autoria e projetos aprovados de colegas vereadores, para melhorias em Agências Bancárias, no entanto segundo o vereador infelizmente não se vê êxito no quesito fiscalização dessas leis por parte do Executivo do nosso Município.
Quatro indicações foram apresentadas, todas de autoria do Vereador Guinho da Contém, voltadas à infraestrutura do nosso Município.
30
Nov / 2016 |
Motivacional! |
O País segue registrando aumento no número de desempregados. O total de desocupados alcançou o nível recorde de 12,042 milhões de pessoas no trimestre encerrado em outubro - 20 mil a mais do que no trimestre encerrado em setembro -, dentro da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado significa que há mais 2,971 milhões de desempregados em relação a um ano antes, o equivalente a um aumento de 32,7%.
Ao mesmo tempo, o total de ocupados caiu 2,6% no período de um ano, o equivalente ao fechamento de 2,402 milhões de postos de trabalho. A taxa de desemprego só não foi mais elevada porque 1,462 milhão de brasileiros migraram para a inatividade no período de um ano. O aumento na população que está fora da força de trabalho foi de 2,3% no trimestre encerrado em outubro ante o mesmo período de 2015.
Como consequência, a taxa de desemprego manteve-se no patamar recorde de 11,8% no trimestre até outubro, mesmo resultado registrado nos trimestres encerrados em agosto e setembro. O País perdeu 1,323 milhão de vagas com carteira assinada no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor privado encolheu 3,7% no trimestre encerrado em outubro ante o mesmo período do ano anterior, segundo os dados da Pnad Contínua. Já o emprego sem carteira no setor privado teve aumento de 1,6%, com 165 mil empregados a mais. O total de empregadores aumentou 2,1% ante o trimestre encerrado em outubro de 2015, com 85 mil pessoas a mais.
O trabalho por conta própria encolheu 3,2% no período, com 725 mil pessoas a menos nessa condição. Houve redução ainda de 10 mil vagas na condição do trabalhador doméstico, 0,2% de ocupados a menos nessa função. A condição de trabalhador familiar auxiliar também encolheu, 18,8%, com 478 mil ocupados a menos. Em meio à crise na produção, a indústria permanece eliminando empregados no País. A atividade cortou 1,157 milhão de trabalhadores no período de um ano, segundo dados da Pnad Contínua. O total de ocupados na indústria recuou 9,1% no trimestre encerrado em outubro ante o mesmo período do ano anterior.
"Frente ao segundo ano da crise, a indústria ainda encolheu 1,157 milhão de vagas", ressaltou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. A construção demitiu 501 mil postos de trabalho em outubro ante um ano antes, enquanto o comércio dispensou 454 mil empregados. "Justamente o comércio, que poderia estar se preparando para a Black Friday ou para o final do ano", lembrou Azeredo.
Outras atividades que cortaram vagas foram agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-478 mil empregados), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (-585 mil ocupados) e serviços domésticos (-4 mil empregados). Houve aumento no contingente de trabalhadores de alojamento e alimentação (+326 mil empregados), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (+236 vagas), outros serviços (+136 mil pessoas) e transporte, armazenagem e correio (+83 mil ocupados).
Uma equipe de cientistas do Brasil quer enviar a primeira missão do país para a Lua até o ano de 2020. De acordo com a Folha de S. Paulo eles querem lançar um nanosatélite, batizado de Garatéa-L com experimentos científicos em parceria com a iniciativa privada. O projeto é estimado em R$ 35 milhões e o financiamento é considerado o maior obstáculo para que a ideia seja colocada em prática.
A expectativa é que o Garatéa-L seja um equipamento leve e compacto. Com 7,8 quilos, ele será muito menor que satélites convencionais, do tamanho de carros populares e que pesam toneladas. "O fato de eles serem pequenos não os torna menos poderosos. Esta é uma área em que muitas empresas eram bastante céticas, mas que hoje recebe bastante investimento", comentou Lucas Fonseca, engenheiro espacial da empresa Airvantis e gerente do Garatéa-L, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Último dos jogadores da Chapecoense resgatado com vida após o grave acidente de avião na Colômbia na magrudada desta terça-feira (29), o zagueiro Neto passou por uma cirurgia que foi concluída com sucesso. De acordo com o site globoesporte.com, foram encontrados coágulos no cérebro. Com isso, a situação do defensor do clube catarinense é menos grave do que se esperava.
O atleta, no entanto, terá que fazer cirurgias de reparação no joelho, nariz e crânio. Outro sobrevivente, o goleiro Jackson Follmann teve que amputar a perna direita do joelho para baixo. Na outra perna, ele sofre com problemas musculares e vasculares. Por sua vez, o lateral Alan Ruschel passou por uma cirurgia na coluna e segue estável. Por fim, o jornalista Rafael Henzel está em estado instável por causa de problemas no pulmão ocasionados por problemas nas vértebras.
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta terça-feira, 29, uma nova jurisprudência e não viu crime na prática de aborto realizada durante o primeiro trimestre de gestação - independentemente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez. A decisão da 1ª Turma do STF valeu apenas para um caso, envolvendo funcionários e médicos de uma clínica de aborto em Duque de Caxias (RJ) que tiveram a prisão preventiva decretada. Mesmo assim, o entendimento da 1ª Turma pode embasar decisões feitas por juízes de outras instâncias em todo o País.
Durante o julgamento desta terça-feira, os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Rosa Weber se manifestaram no sentido de que não é crime a interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre, além de não verem requisitos que legitimassem a prisão cautelar dos funcionários e médicos da clínica, como risco para a ordem pública, a ordem econômica ou à aplicação da lei penal. Os ministros Luiz Fux e Marco Aurélio Mello, que também compõem a 1ª Turma, concordaram com a revogação da prisão preventiva por questões processuais, mas não se manifestaram sobre a criminalização do aborto realizado no primeiro trimestre.
"Em temas moralmente divisivos, o papel adequado do Estado não é tomar partido e impor uma visão, mas permitir que as mulheres façam a sua escolha de forma autônoma.O Estado precisa estar do lado de quem deseja ter o filho. O Estado precisa estar do lado de quem não deseja - geralmente porque não pode - ter o filho. Em sua: por ter o dever de estar dos dois lados, o Estado não pode escolher um", defendeu o ministro Barroso.
29
Nov / 2016 |
Grande Festa de Santa Luzia, ingressos limitados, garanta já o seu na Farmácia Santo Anton |
29
Nov / 2016 |
Motivacional! |
Durante o julgamento de Elize Matsunaga, acusada de matar o marido, Marcos Kitano Matsunaga, realizado na manhã desta terça-feira (29), uma jurada passou ao ver partes do corpo da vítima. A jurada é uma das quatro mulheres que compõe o júri popular formado por sete pessoas. Ela teve náuseas e se emocionou ao ver as imagens em um telão montado em frente aos jurados. Uma das imagens era da cabeça da vítima. O júri acontece desde esta segunda-feira (28) no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.
Elize responde pelo crime de homicídio qualificado e ocultação e destruição de cadáver. O crime aconteceu após uma briga com o marido em 2012. Ao perceber que a jurada passava mal, o promotor José Carlos Cosenzo pediu que a transmissão das imagens do corpo do empresário fosse momentaneamente interrompida. O próprio promotor iniciara a exibição das fotos, instantes antes, durante depoimento do delegado Mauro Gomes Dias, que investigou o caso à época e indiciou Elize.
O promotor quis confrontar a versão dada pela ré, de que teria atirado no marido em uma distância de dois metros e durante uma briga seguida de perseguição por parte de Matsunaga. O delegado afirmou que o tiro foi de uma distância de cerca de 20 centímetros. A distância impediu que a vítima se defendesse. O juiz Adílson Paukoski Simoni , que preside o julgamento, afirmou, assim que as imagens foram interrompidas, que questionou a jurada se ela teria condições de seguir no julgamento, em função da sua saúde, e se estaria apta a ver as imagens do processo.
Ela teria sinalizado que teria condições sim. Durante a exibição das imagens, Elize pediu para sair do local. Até então, ela abaixava a cabeça e era amparada pelos advogados. A ré ainda chorou em alguns momentos do julgamento. Ainda hoje, é esperado o depoimento do empresário Mauri Kitano Matsunaga, irmão da vítima. Ele também é testemunha da acusação.
A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (29) as gravações feitas por Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, no caso La Vue. A PF fez uma análise do material para saber se os áudios eram nítidos e se sofreram alguma edição. O material contém conversas com autoridades em ligações telefônicas, captadas por Calero com um gravador digital, de acordo com a Folha.
A ferramenta também foi entregue à Polícia Federal. Entre os gravados estão o presidente Michel Temer, em uma ligação apontada como protocolar; o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha; e o assessor jurídico da Presidência, Gustavo Rocha, que teria ligado para Calero com a intenção de orientá-lo quanto ao caso do La Vue. O condomínio que seria construído na Ladeira da Barra, em Salvador, foi o motivo da demissão de Calero do Ministério da Cultura.
O diplomata acusou o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) de tê-lo pressionado para liberar a obra, embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta segunda-feira (28) a Procuradoria Geral da República (PGR) requisitou oficialmente à PF o encaminhamento dos áudios, com o argumento de que teria de ter em mãos todos os elementos probatórios para decidir se pediria ou não ao STF abertura de inquérito contra políticos com foro privilegiado. A Suprema Corte deverá enviar os áudios à procuradoria.
As duas caixas pretas do avião que caiu com jogadores da Chapecoense em Medellín, na Colômbia, matando 75 pessoas, foram encontradas pela equipe responsável pelo trabalho de buscas no local do acidente. De acordo com o G1, a informação foi confirmada pelo chefe da comunicação da Aeronáutica Civil colombiana. Os equipamentos já foram enviados ao grupo de investigação de acidentes do órgão. O diretor-geral da Aerocivil publicou foto de uma delas no Twitter. A bordo da aeronave, estavam 81 pessoas: 72 passageiros e nove tripulantes.
Os sobreviventes foram os jogadores Neto e Alan Ruschel, o jornalista Rafael Henzel e os comissários de bordo Erwin Tumiri e Ximena Suarez. O goleiro Danilo chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos. A aeronave levava a delegação da Chapecoense e jornalistas até a cidade de Medellín, onde a equipe disputaria a final da Copa Sul Americana nesta quarta-feira (30).
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal no Paraná, planeja uma viagem de estudos para os Estados Unidos. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jorna Folha de S. Paulo, ele deve se licenciar da Justiça Federal e da Universidade Federal do Paraná – na última, ele já teria encaminhado o pedido de afastamento.
A secretária de planejamento de ciências jurídicas da instituição confirmou o pedido, mas não detalhou os motivos do magistrado ou se a medida tem relação com a viagem. Apesar das providências, interlocutores do juiz afirmam que ele só deverá sair do Brasil após o encerramento da Operação Lava Jato na primeira instância. A previsão é de uma viagem em 2018 ou 2019. O cargo dele deve ser ocupado pela juíza Gabriela Hardt.
Cerca de 10 mil manifestantes fazem protesto em frente ao Congresso Nacional na tarde desta terça-feira (29), em Brasília. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a manifestação é contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 no Senado e reúne estudantes, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), MST, além de organizações ligadas às universidades federais e grupos indígenas.
O Senado deve votar nesta terça, em primeiro turno, o projeto que cria um teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos. Ainda nesta terça, a Câmara pode iniciar também a votação do pacote de medidas anticorrupção, sem a anistia ao caixa dois. Os manifestantes portam também cartazes com dizeres como “Fora Temer” e pelo combate à corrupção. Eles entraram em confronto com a polícia, que chegou a disparar bombas de efeito moral para conter e dispersar os participantes do protesto.
Segundo autoridades colombianas, há 75 mortos e 6 sobreviventes.
Avião decolou de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) com 81 pessoas a bordo.
Jogador Alan Luciano Ruschel é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Guillermo Ossa/Reuters)
O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há 75 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Segundo comunicado da Aeronaútica Civil da Colômbia, os seis sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e os comissários de bordo Erwin Tumiri e Ximena Suarez.
Segundo o Bom Dia Brasil, o jogador Neto também teria sobrevivido.
O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.
VEJA A LISTA DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES DO AVIÃO
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.
O acidente
O voo que tranportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión.
Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. A imprensa colombiana
chegou a cogitar possível falta de combustível como causa do acidente, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.
Narrador Rafael Henzel foi resgatado com vida do acidente (Foto: Reprodução/Twitter/Rafael Henzel )
Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30). Inicialmente, o voo iria diretamente de Guarulhos (SP) para Medellín, mas o voo foi vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em razão do veto, a equipe tomou um voo comercial até a Bolívia e, de lá, o grupo pegou o voo da LaMia (veja imagens do embarque da Chapecoense em Guarulhos).
Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.
Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: "Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades".
O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A CBF adiou a final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que também estava prevista para quarta-feira.
O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.
O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.
A companhia
A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra). A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte - de passageiros e de carga.
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, prestigiou ao lado do secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim e do deputado estadual Eduardo Salles, a abertura da 29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece de 26 de novembro a 04 de dezembro no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.
Com o tema “Agropecuária da Bahia, Celeiro de Boas Oportunidades”, a Fenagro, considerada a maior feira do Norte-Nordeste, viabiliza oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que vão desde a comercialização de produtos artesanais até leilões de animais com alto padrão genético. A expectativa dos organizadores é movimentar cerca de R$100 milhões em negócios durante o evento.
A Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Acooba), promovida em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), além de outras instituições.
29
Nov / 2016 |
Governador Rui Costa visita estande da Aiba na Fenagro |
A 29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) foi aberta oficialmente, no domingo (27), no Parque de Exposições de Salvador. O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, participou, na Tribuna de honra, da cerimônia de abertura, que foi conduzida pelo vice-governador da Bahia, João Leão, e pelo secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. Já o governador Rui Costa chegou ao Parque acompanhado de sua comitiva, e percorreu alguns estandes, entre eles o da Aiba, onde mostrou à filha caçula os grãos e fibras produzidos no Oeste baiano.
O chefe do executivo estadual foi presenteado pelo presidente da Aiba com um quadro que leva a marca da Bahia Farm Show – evento organizado pela Aiba, Abapa e Fundação Bahia, realizado anualmente no mês de maio, no município de Luís Eduardo Magalhães, do qual Rui já participou duas vezes.
“Obrigado pelo presente e por estarem aqui na Feira, mostrando ao público da capital tudo que é feito no campo. Estou muito feliz com a notícia de chuva no Oeste da Bahia. Torço para que continue chovendo lá, porque isso é bom para o produtor rural da região e para a economia de todo o Estado”, disse Rui Costa.
O presidente da Aiba, que também é produtor rural, se disse otimista com a próxima safra e com a espera do fenômeno natural la niña, que deve trazer muita chuva, favorecendo a produtividade na região. “Por isso, fizemos questão de mais uma vez participar da Fenagro para compartilhar nossa experiência e dizer que nós do campo somos persistente e procuramos nos adaptar às situações mais adversas para continuar produzindo alimentos em quantidade, qualidade e preço baixo, além de gerar emprego e renda à população que tanto precisa”, ressaltou Busato.
Cartilha Ambiental
A Fenagro foi o palco para o lançamento da 2ª edição da Cartilha sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais na Bahia, uma publicação destinada a produtores rurais, consultores, representantes de órgãos públicos e estudantes de cursos agrotécnicos, com o intuito de orientá-los sobre o cumprimento das legislações ambientais vigentes.
Quem passou pelo estande conjunto da Aiba, Abapa e Fundação Bahia pôde conhecer, em primeira mão, a cartilha e levar o seu exemplar inteiramente grátis. Com excelente repercussão e aceitação desde a primeira edição, a nova cartilha foi reformulada, ampliada e agora contempla todo o Estado, não se limitando mais apenas à região Oeste da Bahia.
“A nova cartilha traz esclarecimentos sobre a Lei Florestal Federal nº 12.651/2014 e o Decreto Florestal do Estado da Bahia nº 15.180/2014. Esperamos, com isso, auxiliar o produtor rural em toda questão ambiental”, disse a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, uma das idealizadoras da cartilha.
A cerimônia de lançamento da publicação contou, ainda, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que definiu a cartilha como instrumento orientador sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), além de trazer outros temas relevantes, como o Cefir e Car. Em seu discurso, o secretário falou também sobre a importância de ampliar o debate sobre as questões ambientais, conciliando sobre as discussões econômicas. “Temos que defender a parte ambiental, mas de forma que não estagne a economia. É importante discutir sobre a outorga da água, mas também é importante viabilizar o uso de todo o recurso disponível para a área econômica”, defendeu.
Também participaram do lançamento da cartilha representantes do Incra, Adab, Secretaria Estadual de Agricultura, deputados, além de produtores rurais, agrônomos e população em geral.